Vuaden fora. Vantagem gremista

O jogo de futebol não começa quando o juiz apita. Começa antes, bem antes de os times entrarem em campo.

O jogo começa na indicação e/ou sorteio do homem de preto.

Nesse aspecto, o Grêmio larga em vantagem. Márcio Chagas da Silva ganhou o sorteio e será o árbitro do Gre-Nal.

A vantagem nem é tanto pelo Márcio (o Daronco foi muito bem no clássico anterior), que é o melhor hoje no Estado, mas pelo simples e decisivo fato de que o juiz não será o sr. Leandro Vuaden.

Nem vou entrar em detalhes. Vuaden fora é a certeza de um Gre-Nal em que as faltas criminosas como aquela que vitimou Mário Fernandes sem punição ao agressor (o glorioso zagueiro Jackson) serão sinalizadas.

Sem contar o fato de que por alguma razão qualquer o Grêmio não consegue vencer o Inter com Vuaden no apito.

Agora, só falta Luxemburgo escalar uma equipe capaz de enfrentar o Inter no Beira-Rio lotado.

Não vou considerar Mário Fernandes e Marcelo Moreno, que, obviamente, tendo condições plenas irão jogar. Na dúvida, que fiquem no banco.

A questão chave está no meio de campo. Eu não me preocupo com a ausência de Léo Gago. Minha preocupação é: com a presença dele e com quem será seu substituto.

Léo Gago é esforçado, é útil, mas não pode ser titular de um time com ambições maiores. Por enquanto, ele quebra o galho, até por falta de alguém melhor para a função.

Assim, a ausência dele permite que Luxemburgo arme uma equipe mais forte para enfrentar o Inter, que, mesmo desfalcado de titulares importantes, tem um time de qualidade, competitivo. E que terá ainda o apoio maciço da torcida.

Se Luxemburgo optar por Wilson de primeiro volante, liberando mais o Fernando, estará dando um tiro certeiro para vencer o jogo e garantir presença na final contra o Caxias.

Com Wilson, a marcação será mais firme e ele ainda pode ajudar a marcar a bola aérea colorada.

Se ele começar com Marquinhos, aí será suicídio. Aí, terei saudade do Léo Gago. Marquinhos e Marco Antônio juntos, tocando a bola para o lado, matando contra-ataques, deixando a defesa se recompor, é algo que me irrita. Um deles em campo já é insuportável. Os dois, então, é de largar tudo e procurar outra coisa para fazer.

Mas eu acredito na sensatez de Luxemburgo. Com Márcio Chagas e sem Vuaden, o Grêmio larga na frente. É uma vantagem que cabe ao treinador gremista não desperdiçar.

Se gostou, compartilhe!

  • Nivo

    Com a volta do mário o Grêmio fecha o maior buraco da defesa nos últimos jogos, que era as costas do gabriel.

  • Denigelson da Rosa Ismael

    Ilgo!

    Luxa é inteligente, mas – como todo técnico – é teimoso!

    Escalar Marco Antonio é teimosia, o mesmo vale para o GAGO! Já escalar Marquinhos é de uma falta de inteligência gritante!

    Isso é o mal de ter jogador ruim no grupo! Cedo ou tarde eles acabam jogando!

  • Silvio

    Ilgo…
    Discordo em parte contigo:
    Com Vuaden o Grêmio largaria em desvantagem! Agora equilibrou!
    Abraço…

  • João Henrique

    Problema é que já vimos treinadores anteriores tentando adiantar o Fernando por caus das qualidades dele e tal, e ai o cara anão joga nada. Se o time tá jogando com meio campo em losango, acho que o ideal seria colocar o Facundo ali na esquerda como um terceiro homem do meio, deixa o M.Antônio escondido no lugar dele e monta o ataque com Miralles e Moreno.
    Acho que é a coisa mais lógica a se fazer, sem ficar inventando muito..

  • Bi-segundino

    Há alguns fatores para apontar o favoritismo do grêmio; os desfalques colorados que são no mínimo quatro; Nei, Kleber, D’Alessandro e Dagoberto; o tempo que o “pofexô” teve para treinar o time e saber que é pela esquerda do ataque o caminho; o fato do Inter não vencer nenhum grande em 2012.
    Agora surge outro fator que pesa a favor do tricolor; “9 minutos”, gremista de carteirinha, será o árbitro.
    Quase sempre respeitei o grêmio em grenais. Digo quase porque certa vez achei que ganharíamos fácil e perdemos de um a zero, o gol da lanterna do Christian. Este foi o último grenal que considerei jogo jogado. E algumas vezes tive medo, principalmente nos anos 90. Mas, Alemão, você ultrapassou a barreira do respeito e está com um medo escancarado. Ou está se fazendo para, caso perca, a dor seja menor. Você tem colocado sempre o favoritismo pro lado vermelho, mas desta vez não tem jeito.
    Você colocou em uns dois textos que acha que DJ vai, ou deveria, escalar João Paulo. Ou você nunca viu JP jogar ou está querendo tirar as poucas chances vermelhas de vencer. Na minha opinião, MA joga muito mais que JP, só pra você ter uma idéia da ruindade do guri. O fraquíssimo Elton vai jogar de lateral e você quer JP também? Manera amigão…
    O “pofexô” teve tempo suficiente para treinar e saber como jogar. Ele pode ser tudo de ruim que todos sabem, mas é muito bom quando se dedica a treinar e montar um time e uma estratégia e ele teve a semana toda pra isso.
    Minha esperança fica apenas reduzida às surpresas que o futebol apresenta. Mas com o que o Inter tem apresentado durante todo o ano as chances de vitória de vocês é de 70 x 30.
    Já estou com aquele pensamento de “até é bom que perca para poder focar a Libertadores”. Esta é a minha forma de reduzir o sofrimento de perder grenal. O problema é o efeito da derrota. Pode derrubar comissão técnica. Mas pelo que o Inter vem jogando, completo ou não, pode ser benéfico. Já uma vitória vai mascarar todos os problemas, dos dois lados.

  • Roque Fernando

    Sim o Grêmio ´favorito sim, e acredito que hoje o time do Grêmio é melhor até no papel jogador por jogador. Lógico isso quer dizer que vai ganhar com uma mão nas costas ? Claro que não. Pode perder? Sim pode.
    Mas há muito tempo não vejo o Gremio jogando como um time organizado. Acho que agora esta chegando o momento de aceitar o favoritismo apesar do Ilgo querer empurrar cerveja morna, hehehehe, que desânimo. Que medo de perder. Se ^perdermos tranquilo, se eles perderem, crise. E Celso Roth vem aí olê-olê olá. O Luxemburgo veio cair no lugar certo para retomar sua carreira. Não poderia ser no Framengo com toda a falta de comando que existe por lá. A tal de Patricia Amorim é digna do seu presidente Kleber Leite, Márcio Braga…enfim, não é problema meu. Fomos para o grenal anterior do gauchão com o inter pleno de favoritismo inclusive com possibilidade de goleada segundo a imprensa. O que aconteceu ? ganhamos no B. Rio com facilidade.

  • Denigelson da Rosa Ismael

    Grenal é o um jogo diferente, mas considero o Grêmio melhor no momento, mais focado, mais decidido!

    Também já vou dizendo resultado do jogo: Grêmio 4 a 0 neles! Com golos de Bertoglio, Fernando e Moreno (2)!

  • Denigelson da Rosa Ismael

    26 minutos até agora e péssima partida do Fernando até agora.

  • Denigelson da Rosa Ismael

    Gabriel esta fazendo seu último jogo pelo Grêmio, graças a Deus!

  • Francisco Coelho

    Sem uma meia cancha que consiga marcar e atacar fica complicado. Eles chutaram e o Grêmio raramente. Nas divididas eles tiveram mais vontade. Gago fez falta com seus chutes. Agora é tentar contratar mandando andar quem não funciona.

  • Denigelson da Rosa Ismael

    Notas do GRENAL:

    Victor: 7,5, não teve culpa nos gols sofridos e fez boas defesas;

    Gabriel: 0 falhou no primeiro gol e não acertou nada durante o jogo, errando passes fáceis;

    Werley: 7, melhor do Grêmio em campo, começou nervoso, mas é o único la atrás;

    Gilberto Silva: 5, isso porque deu alguns chutes nos colorados, mas foi fraco nas bolas áreas;

    Para: 7, foi o melhor no apoio e também bem na marcação;

    Fernando: 5, melhorou no segundo tempo, mas esteve muito longe das outras atuações;

    Souza: 5, marcou, mas faltou apoio;

    Marco Antonio: 0 deu o contra-ataque dos dois gols do inter, bem como não acertou nada, não tem a mínima condição de fazer parte do grupo, que dirá ser titular;

    Bertoglio: 5, apanhou bastante, mas faltou mais coragem para ir para cima dos zagueiros;

    Miralles: 2, correu mas não fez nada;

    André Lima, 2, igual ao Miralles;

    Leandro: 0 não fez nada quando entrou, apenas falta para o inter ganhar tempo;

    Marquinhos: 3, mas é muito ruim, conseguiu ser melhor que o Marco Antonio, mas isso não é parâmetro para nada;

    Moreno: 4, tem qualidade, sofreu a falta do gol de empate, mas não recebeu nenhuma bola, com jogadores como Marquinhos e Marco Antonio, e o Gabriel como lateral, pode jogar a noite toda que não recebe nenhuma bola.

    Luxemburgo: 2, errou na escalação de Gabriel, Marquinhos, Marco Antonio e Leandro! Bem como errou ao começar com Moreno no banco!

    Márcio Chagas deixou o Guina bater o jogo todo, errou neste quesito!

  • Denigelson da Rosa Ismael

    Exatamente Francisco! Tem que mandar alguns pastar!

  • Diego

    E o Mario Fernandes por que nao jogou nem no segundo tempo, ele ja nao estava recuperado?

  • Diego

    E alias, por que os russos nao podem vir aqui para assinar contrato com o Mario, ao invez dele ir la?

  • MAZEMBIANO

    Ilgo, quando o Grêmio vai ter jogadores cuiudos…quando o Grêmio vai botar respeito…quando o Grêmio vai ganhar títulos importantes…essas perguntas eu sei que é dificil…mas aguentar esses teus colegas da imprensa é brabo…o Inter como sempre na história foi favorecido e hoje ficou escancarado,porque no lance da expulsão do Luxemburgo ficou a extrema parte a favor da imprensa contra o Luxemburgo com esses lances dos gandulas do Inter…se o Grêmio jogasse um pouco mais com vontade tinha ganhado porque esse timinho deles fez os gols de barbada…temos que ter jogadores com raiva, com raça, com cobiça senão vamos ficar sempre na mesma…essa m…do M Antonio não fez nada, o Fernando fora a falta do gol não fez nada, o Bertoglio me decepcionou e o demais é a raça inclusive do fora da lei o Leandro…eu confesso q fico sem força, porque a gente olha os jogos do Grêmio e sempre é a mesma coisa…tem q ter nego cuiudo e bater no peito que precisa de velho comraça, de jogador que nem o Dinho que foi brigar fora das 4 linhas como nos anos 90…aquele é o verdadeiro Grêmio, pensem o que quiser, mas aquele time o Guinazu ia pedir pra não jogar contra…pode ter certeza…precisamos te RAÇA…RAÇA….RAÇA…

  • Sol

    I think it’s better not to provide social security number.Do they called you ans ID?

  • I don’t even know how I ended up here, but I thought this post was great. I don’t know who you are but definitely you’re going to a famous blogger if you are not already Cheers!

  • Enjoyed every bit of your post.Really looking forward to read more. Keep writing.

  • Excellent blog, I am going to spend a lot more time reading about this topic