Vitória da insistência e da irresignação

A vitória por 1 a 0 sobre o Bahia é resultado da insistência e da irresignação do time gremista com o empate em plena Arena diante de um adversário que só se preocupou em garantir o 0 a 0.

Conforme estava previsto, o técnico Jorginho fez o que todos vão fazer na Arena: armar um ferrolho e especular contra-ataques, se possível.

Afinal, o Grêmio é hoje o time mais festejado do país. Portanto, não se espere molezinha seja com qual adversário for. Penso até que os jogos contra equipes do mesmo patamar são menos difíceis.

Uma rápida olhada nas redes sociais se percebe revolta contra a decisão de Renato em começar com Maicon. Foi uma opção do treinador. Eu começaria com Éverton, mesmo sabendo que o guri não teria a liberdade e o espaço que teve contra a Chapecoense.

No segundo tempo, quando entrou no lugar de Arthur, se percebeu que Éverton parecia sufocado jogando nos poucos centímetros de campo que lhe restava diante da forte marcação.

Então, as dificuldades não passam por começar com Maicon, como acreditam alguns. Se deve muito mais ao bloqueio armado pelo Bahia.

O time baiano não pode se queixar da sorte, porque, apesar da retranca, o Grêmio só não marcou antes porque Luan fez uma partida ruim na comparação com o que ele costuma jogar. Suas conclusões a gol foram horríveis, ao estilo Pedro Rocha piorado. Aliás, PR desperdiçou a melhor chance do jogo antes do gol.

O atacante do Grêmio mais efetivo foi Fernandinho. Ele entrou em bagunçou um pouco a marcação. Sei que muita gente não gosta dele, mas nesse jogo ele foi bem.

Quando o jogo se encaminhava mesmo para o empate, eis que sai o gol tão chorado. Luan bateu escanteio, Geromel desviou na primeira trave e Bruno Cortês – tão criticado por alguns quando de sua contratação, ‘bruxinho’ do Renato, diziam os de sempre  – mandou para a rede.

Foram três pontos diante de um time que vai dar trabalho aos grandes, com certeza.

SÉRIE C

Julgamento do caso dos e-mails adulterados será hoje à tarde. Reina grande expectativa.

Tensão no ar, nervos à flor da pele.

O risco de punição que resulte em rebaixamento do Inter é real.

Se for uma decisão técnica, a queda é inevitável.

Mas penso que será uma decisão política. E aí multa e talvez mais alguma sanção.

O texto abaixo é muito esclarecedor:

http://cornetadorw.blogspot.com.br/2017/06/o-jurista-que-acertou-em-cheio-no-caso.html

Se gostou, compartilhe!

  • thiago carvalho ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Boa Ilgo!

  • Nilton Oliveira

    Bahêa jogo que nem o Vasco, como previsto.
    O passe que o Desumano deu para o Pedro Rocha fazer aquela patetice foi esplendoroso.
    Entretanto, tenho a leve impressão de que Renato está querendo arrumar um jeito de incluir (no carteiraço) nosso capitão do penta neste time que está dando muito certo sem ele. Espero estar redondamente errado.

    E que amanhã a tarde seja decretado o rebaixamento do inter para a série C.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Que goleada acachapante ….. diante de uma marcação fortíssima do bom time do Bahia, ganhamos 3 pontos muito difíceis na persistência e paciência fazendo 1 x 0 em casa.

    Achei errado ter entrado com Maicon, pois achava que ele entraria com o Gáston Fernández, mas nem foi relacionado pela lesão, e com a retranca do Bahia o time ficou lento. Poderia ter sido o Everton.

    Já era previsível esta retranca e vejo que todos os jogos na Arena serão assim, pois quem se abrir vai levar um toco do Grêmio e assim, vejo o time jogando melhor sempre fora de Porto Alegre e eu já estava aceitando o empate pelas dificuldades de hoje, mas os 3 pontos vieram de novo pelo bom trabalho coletivo.

    • Juliano Flores

      Já discordei sobre o maicon ser erro acima
      Acho que tá enrolado jogar com a gente, se vai pra cima é contra ataques
      Se fiçamento postado é pressionado o tempo todo, como foi hj

      Mesmo se nada der certo pode rolar uma bola parada

  • Daniel Scherer

    Pra mim Renato erra ao colocar Maicon. Se tu perde um atacante goleador, jogando em casa, contra um time que vai vir retrancado, vai colocar um jogador lento e voltando de lesão, compondo com quatro volantes (que sabem jogar, sim eu sei) e deixando somente o Luan para decidir na frente (P.rocha há muito tempo não é atacante, ele mais recompõe do que ataca). Não, coloca outro atacante ou pelo menos outro meia ofensivo. Poderia ser Everton, Beto da Silva, Gaston, Lincoln, Fernandinho, mas jamais Maicon.
    Isso pra mim é apenas sinal de que o bruxismo existe e está solto pelos lados da arena.Precisava colocar o Maicon. Espero e rezo para estar errado, mas o sinal é de que o M. Oliveira volta assim que estiver pronto, assim como Douglas.
    Mas para mim, Renato errou e muito. Ele não é infalivel, tem todos os méritos mas a vitória de hoje deve-se única e exclusivamente a estrela do Renato. Menos mal, ganhamos.
    No mais Ilgo, estás correto. Fernandinho dos que entraram foi o melhor.
    Pra mim existe uma questão fundamental: temos 3 vagas para 4 jogadores. Maicon, Michel, Arthur e Ramiro só três podem jogar, e hoje Maicon é banco.

    • Fernando

      Só sei que o objetivo de vida do Pedro Rocha, no momento, é fazer gol por cobertura.

      • Andre Peixoto – Sarandi/RS

        Ahahahahahsha.
        Boa…

    • Ilgo Wink

      Daniel, tendo os quatro à disposição, acho que sai Arthur ou Michel

      • Daniel Scherer

        Esse é meu temor.

  • diego amaral

    Renato fez cagada, mexeu em 3 setores pra acomodar o Bruxo. Tirar o Luan da onde mais rende foi a maior de todas. Estou preocupado que Renato estrague o que deu maravilhosamente certo.

  • Andre Peixoto – Sarandi/RS

    Me recuso a discutir o óbvio. Renato vai começar a acomodar os bruxos. Tudo o que temíamos vai acontecer. Aguardem para MO voltar assim que tiver condições. Renato vai estragar tudo aquilo que ele mesmo criou. Ahhh, e Miller será banco do Pedro Rocha.
    Como diria um véio lá de Santa Maria: prá que simplificar se a gente pode complicar…

    • Fabiano SC

      É triste, mas também penso assim.
      Técnicos são especialistas em se auto sabotar, é só ver o que Roger fez para acomodar o Bobô.
      Maicon e Marcelo Oliveira não têm lugar no time titular do Grêmio, só não vê quem não quer ou quem quer acomodar seus bruxos.
      Além de não termos mais avenida pelo lado esquerdo da defesa, Cortez fez até gol de centroavante, mas irá amargar um banco para MO em nome do fortalecimento do grupo, do vestiário, blá blá blá…

  • Juliano Flores

    Pelo jeito os futurologistas já sabem o que o Renato vai fazer

    Ele acertou o time, mas não vai resistir e vai estragar

    Mesmo estando bem há quase um ano

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Juliano, achei que Renato errou ao entrar com Maicon, pois eu imaginava o Gáston Fernández ou o Éverton, mas o gringo nem estava relacionado e vem de lesão.

      Porém, o crédito do Treinador é mesmo muito grande e esta fase tem o mérito pelo trabalho dele onde tem 8 vitórias seguidas com os titulares, e isso cala qualquer um.

      • Juliano Flores

        Errar acho exagero, ele pensou que o Bahia ia congestionar o meio campo, botou mais um

        O maicon deu a bola pro Pedro rocha, a bola do jogo…

        Essa facilidade que teria sem o maicon acho especulativo, tava trancado o jogo

        Acho que poderia ter sido mais fácil sem ele, mas erro acho exagero

        Prazer pessoal, vou passar a comentar aqui,sou mais pra linha ufanista. …

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Então, bem vindo pro lado da maioria que aceita o bom momento técnico e administrativo do time & clube, porém, criticamos também (kkkkk).

          Mas todos tem uma visão Gremista por aqui e surgem sempre bons debates sobre o nosso time, inclusive, até com a urubulândia que são aqueles que foram gentilmente batizados pelo Blogueiro Ilgo quando criticam Renato e o clube o tempo todo. Valeu.

          • Juliano Flores

            Tô ligado, já leio o blog e os comentários há tempo

      • José

        Mas ele tem que saber porque ganhou esses oito jogos. Renato tem muito mérito, isso é óbvio, porém não está imune quando escala mal e isso ficou provado ontem. Arthur foi um achado, mas jogando de volante, dando dinâmica ao time, Luan jogando com alguém de referência na sua frente, nunca ele jogou tanto no Grêmio, desmanchar isso é lesa pátria.

  • Nilton Oliveira

    O bruxismo existe e afeta todo e qualquer treinador no mundo. Jamais subestimem o bruxismo.

  • Fabiano SC

    Ilgo,
    Nenhum time do mundo pode jogar em casa com QUATRO volantes, ainda mais contra um time recém vindo da série B. Mesmo que Arthur seja um grande jogador e faça a função mais à frente, que Ramiro apareça em todos os cantos do gramado, eles são volantes. Se Marcelo Grohe for escalado como meia armador ele não passará a ser meia armador.
    As dificuldades começaram aí, pois o time foi muito mal escalado.
    Aliás, quanto ao Marcelo Grohe, a cada jogo ele vem se empenhando em dar razão aos que o criticam. Ontem sua atuação foi vexatória, pois tomaríamos o gol se alguém não se joga na frente da bola, interceptando-a, quando ele a soltou na cobrança de escanteio.
    Além disso, ontem Luan esteve displicente e Pedro Rocha demonstra que por mais boa vontade que se tenha com ele, ainda que se considere sua importante função tática, ele não pode ser atacante titular de um time como o Grêmio, devendo permanecer como opção no banco.

    • Andre Peixoto – Sarandi/RS

      Fabiano, eu desisti de criticar o Luan, pois ali na frente ele cala a minha boca. Observe que ele é sempre opção. Não se esconde. Não se omite. Tenta o tempo todo. Por isso erra bastante. Ontem ele era uma ilha cercado por 4 volantes. Alguém escreveu que o Renato acertou entrando com Maicon porque sabia que o Bahia congestionaria o meio. Mas enfrentar um meio campo fechado com 4 volantes?

    • Ilgo Wink

      Luan não foi displicente, só errou chutes de forma bisonha

  • nelsongz2

    Renato tem muitos créditos, pelos seus acertos e méritos no comando do time. Mas hoje ele errou feio.
    O meio de campo vinha muito bem, Luan jogando muito na armação de jogadas.
    Barrios machucou-se. Quem botar no seu lugar? Miller, se tivesse condições, mas não tinha, ou Éverton, com alta eficiência no último jogo, que teria dificuldades pela falta de espaços, mas teria Luan como armador atras dele.

    Renato inventou ao colocar Maicon, adiantando Arthur e colocando o Luan na posição do Barrios. Jogando contra um time retrancado, em casa, os quatro volantes de boa técnica não funcionaram. Demorou para se convencer que tinha que trocar.

    Colocar o Maicon foi um erro? Acho que sim, mas se fosse para colocar teria que ser no lugar do Michel ou do Arthur, nunca alterar o esquema mexendo em três posições.

    Mas Renato, além de ser um grande treinador, tem estrela e o Grêmio fez o gol da vitória em jogada ensaiada. Muito bom para o Grêmio, muito bom para Cortês.

    • Fernando

      O Arthur estava tão desconfortável que conseguiu fazer o impossível: errou alguns passes.

      • José

        O menino tava jogando de costas para o ataque, foi injusto o que o Renato fez com ele.

  • Robert Plant

    O Ilgo e os demais comentaristas já abordaram praticamente todos os ângulos da questão, não há muito o que acrescentar. Só sei que ontem passei muita raiva ao ver a possibilidade de começar a mesma lenga-lenga de anos anteriores de perder pontos preciosos para timecos, especialmente em casa. Sim, não me venham dizer que o Bahia é isso, que o Bahia é aquilo, que marca bem, que blá blá blá. Todo mundo por exemplo está ganhando do Atlético-Go em Goiânia, por exemplo. Final do turno pegaremos eles lá. O histórico já demonstrou de forma cabal que o diferencial dos campeões dos pontos corridos é não perder ponto para timeco. Fico do lado de quem acha que o Renato errou ontem. Tenho convicção de que errou. Pela retranca do Bahia, não haveria moleza de qualquer maneira, verdade. Mas Maicon deixou o meio lento demais. Talvez Éverton desde o início não desse certo, mas haveria a possibilidade da jogada aguda, de infiltração entre as linhas. Aliás, o gol é resultado direto de uma investida individual do cebolinha que passa como quer no meio de dois zagueiros do Bahia e ao chutar é interceptado, resultando no escanteio do qual sai o gol. O momento do time é mágico e Renato tem crédito de sobra? Sim, sim, mas isso não me impede de acreditar que ele errou ontem, errou rude ao colocar 4 volantes em casa contra um time retrancado. Dá razão a quem achar que ele quis acomodar o bruxo. Que ele não repita isso no Rio ou o risco de derrota é bem real.

  • Lucio

    De positivo: A vitória e o Bruno Cortes;

    De Negativo: O bruxismo, sempre haverá um bruxo, não há como superar essa máxima.

    Um pedido:Odorico venda, doe, se livre do Marcelo Oliveira urgente;

    Uma Pergunta: O Miller volta quando?

  • Robert Plant

    Ah sim, algo que deve ser destacado da partida de ontem: A cera técnica do Bahia. Parece que o único devidamente punido por esta razão neste campeonato será o Marcelo Grohe. No segundo tempo então ficou evidente: Toda reposição de bola era retardada pelos baianos, além de um cai-cai exasperante. Lixo de anti-jogo. Não apenas por nós, mas em que pese nossos erros (escalação de 4 volantes), eles mereciam perder por apatifarem a partida. Por isso não tenho medo de dizer: Timeco. Se comportou como os times do interior do RS no ruralito. O Vasco se compactou atrás, mas tinha saída de bola. O Bahia veio pelo não-futebol mesmo.

    • Fernando

      Sim, se a cera já é constrangedora efetuada por time vencendo, imagina então feita por um time que estava atrás no placar.

  • Gustavo Medeiros

    Novamente, lá me lanço eu, contra a corrente.

    O problema não foi escalar o Maicon. Mas manter Michel, Arthur e Ramiro. Sim, eu sei que Michel, Arthur e Ramiro estão vindo em uma melhor sequência. Só que não dá para colocar todos no time. Eles sabem sair jogando? Sim. Mas eles não são armadores e criadores de jogadas. Podem ser lançadores, pifadores e por ai vai. Mas não carregam a bola no meio de campo. São passadores.

    Não dá para acomodar todos no time, ao mesmo tempo.

    Não vou julgar precocemente, vou esperar mais alguns jogos para saber qual é a nova ideia do Renato. Porque ele vem do time que mais joga bola, para um Frankenstein de ontem. Tudo para pode colocar o capitão em campo.

    Ilgo escreveu que o Everton não tinha espaço e que o Luan não foi bem.

    Sei que é difícil para o Ilgo ver erros no Renato, mas não seria porque o Luan estava totalmente fora de posição?

    Colocar ele como referência no ataque é matar as qualidades dele.

    Enfim, vamos aguardar os próximos jogos para saber como o Grêmio virá.

    O que me dá medo é que sabemos que o Marcelo Oliveira e o Douglas tem lugar certo no time, pela lógica do Renato.

    • Pedro de Lara

      Essa é mais uma das facetas do nosso comandante: o Joel Pardal. Ela nasce quando começam a pipocar elogios daqui, babaovices de lá. Nosso Joel só rende quando questionado, fazendo o que sabe, o simples – foi o que fez o Romildo no fim do gauchão. Aí, começa a valer alguma coisa sua vaidade sem tamanho.
      Aguardem. Vem aí o Joel Harry Potter, quando LOS 3 BARBADOS estiverem disponíveis.
      Como diria o Bufão de Tudo/Sinto Muito(uiuiui): – “kkkk”.

      • Robert Plant

        Sim, Renato é o único treinador do universo dado a representar o personagem Professor Pardal. El Pepe Roger Guardiola não inventou Schuster, não inventou Negueba (cumpria função – a de irritar a torcida), não colocou 4 atacantes contra o San Lorenzo na Arena pela Libertadores ano passado ressuscitando o 4-2-4 da seleção brasileira de 70 e não deu um jeito de escutar os berros dos texanos colocando Bôbô na marra no time e destruindo o que construiu. Aliás, como vai o nosso Guardiola em Minas? E outros grandes estudiosos, como o diplomado pela Uefa Milton Mendes, o genial Ceni? Nem devia me alongar já que o teu problema é pessoal com o Renato. Com outros, toda condescendência do mundo. Era certo que tu irias aparecer hoje. Nos 6 x 3 bem como na vitória contra o Vasco desapareceste. Dá para ser equilibrado, criticando ele quando merece (como por ontem) e elogiando o treinador quando é o momento. Mas isso tu não fazes porque a questão pessoal vem à frente da análise no teu caso. Admita isso para não tentar ficar enganando os incautos por aqui. Ficaria menos feio.

        • Pedro de Lara

          Não entendo porque colocar o Roger no assunto. É passado. Só fez cagadas. Tá se ferrando no Atletico porque é um péssimo treinador. Não vale nada. É um pretensioso por dar entrevistas falando de futebol, do campo de jogo, do esporte futebol e suas nuances, num linguajar que o Luis Henrique Benfica e o Pedro Ernesto não entendem, e que, por isso debocham. Pode um troço desses?? Quem ele pensa que é??

          Sobre o Joel: mas é claro que é uma questão pessoal. Como o Ilgo disse, ele me roubou uma mulher (pelo menos foi uma mulher, né Bufão??) e eu, transtornado que estou, resolvi atacá-lo, desconhecendo que se trata de um gênio da raça. Imagina!! Um cara que trabalha 1 ano e descansa 2, que trabalhou em vários clubes grandes do futebol brasileiro, como o Bahia e o Atlético-PR, em 30 anos de, digamos, treinador. Que já ganhou 2 Copas do Brasil nesse pouco tempo e, também, aquelas outras façanhas como a;;;, … hmm, me ajuda, …qual mesmo?? E depois, com toda sua intuição, seu instinto para a lida de campo, como criticar, mesmo que o futebol custe caro para essas simplicidades e simplóirices??? …o cara do EU GANHO, ELES PERDEM??
          Depois, o cara é uma enciclopedia do futebol. Mesmo que seja um enciclopedia de clichês do futebol.

          Me deixa em paz.
          É só não ler o meu comentário, rapá.
          Já sabe o que vai encontrar.

          • Robert Plant

            Desnecessário ironizar. Ninguém disse que o Roger é mau treinador. Ele é muito promissor inclusive. Dissemos sim que tu tens sido parcial e tão ou mais vaidoso do que o Renato ao não admitir isso. Qualquer pessoa sensata vai elogiar ou criticar serenamente quando os treinadores merecerem, mas o que tu fazes é agir por um ódio pessoal de origem desconhecida. O Renato vem fazendo mau trabalho no Grêmio? Isso tu não avalias porque não te convém! Aliás, avalias: Todo o mérito do bom futebol apresentado pelo Grêmio é do Roger, que deixou o clube há 9 meses ou do Romildo que foi conversar com o time. Talvez seja mérito dos bares dos arredores da Arena, das estrelas, do acaso, talvez seja o Karma do Renato, talvez o sucesso do nosso treinador seja devido ao alinhamento dos astros por ocasião do nascimento dele! Menos mérito do trabalho do próprio! E claro, e discutir futebol enquanto esporte em todas suas nuances é chamar o Renato de Joel, certo?

          • Pedro de Lara

            Me ignora. É um favor que tu me faz.

          • Robert Plant

            Poderias discutir futebol sensatamente sem atacar pessoalmente nosso treinador. E ídolo. Tu podes mais do que chamar o Renato de Joel ou avaliar ele pelo passado. Aliás, todos os trabalhos dele no Grêmio foram bons. E outros que passaram pelo clube e que não levantaram taça nenhuma, que tal?

          • Ilgo Wink

            Acho que o Pedro faz isso para aparecer, chamar a atenção de todos.
            Ele deve ter um altar de louvação ao Renato em sua casa

          • Robert Plant

            Kkkkkkkkkkk, imaginei o altar e a louvação, Ilgo!

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            ….. com a foto da amada que ele perdeu pro nosso treinador ao lado (kkkkk). Oremos.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Tomô de novo ????? (kkkkk).

          • Ilgo Wink

            Copião encontrou um cara para apanhar no lugar dele…

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            É mesmo, e na cabecinha oca do Pedro de ”Windsor” diante do altar de louvação, esse cara é o Cinco Muito de Floripa. Que desespero, Ilgo.
            Até que o Renato tem me salvado de alguns cascudos, mas espere uma derrota do time pra tu ver a sobrevoada dos ”cinco” por aqui, pois eles estão em cima do poste só espiando e aguardando o momento ….. kkkkk ….. !!!!! Mas eu respeito eles.

          • gremiocampeaomundial

            Você quase conseguiu no primeiro parágrafo, vai treinando que você chega lá.

            Por outro lado eu entendo: o sentido da ironia está na sutileza do sentido real da mensagem, logo é difícil ser irônico falando a verdade. Porque você começou o primeiro parágrafo dizendo a verdade. O problema foi o contraste ao tentar fazer ironia. Mas para usar ironia precisaria de outro exemplo, já que o primeiro, que começou o parágrafo, é verdade factual. Tem respaldo nos fatos.

            Tá ficando complicado mas continua tentando. Algum dia ou você vai conseguir fazer um gato virar um pato, ou vai entender e aceitar a realidade: o futebol que você admira não é realisticamente competitivo e muito menos a unanimidade que você pensa ser, MUITO MENOS o ESTUDIOSO capaz de implementá-lo

            Mesmo assim continue tentando. Se você for incapaz de admitir esses fatos sem sarcasmo eu vou querer ver a mágica do pato. Sempre quis ver esse truque mas nunca conheci alguém que tivesse aprendido.

          • Ilgo Wink

            Grande resposta, mas vai entrar num ouvido e sair no outro do P. de Windsor

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            kkkkk, cara, apaga isso aí, que ridículo, estão te ”depenando” por aqui.
            Curta o momento e a fase do time se é que tu tens alguma capacidade de ser feliz.
            Oremos ….. !!!!!

          • Ilgo Wink

            boa sugestão, eheheh

      • gremiocampeaomundial

        Como vai o treinador com método? Aqui o problema era o elenco “ruim”. Lá com Elias, Fred e Robinho deve estar arrebentando.

        E, de fato, está. Mas com a paciência dos atleticanos (como eu já previa).

        • Pedro de Lara

          Tu não entende picas… É só discipulozinho do Algoz.

          • Robert Plant

            Argumento ad hominem. Discuta o Renato treinador, o trabalho que ele vem fazendo no Grêmio. Seja honesto.

          • gremiocampeaomundial

            Já esse teu argumento é irrefutável. Não faz isso que desse jeito eu passo vergonha.

          • Ilgo Wink

            quem contraria a Marcia de Windsor de bigode ‘não entende’ nada de futebol

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Agora tu é o algoz. Que fase.

    • Robert Plant

      Não vejo problema nos três. Tanto que vínhamos com os três e jogando muito, num altíssimo nível. A questão me parece mesmo a colocação do quarto volante que tirou o Luan da armação. Ele vinha sendo esse carregador de bola no meio a que tu te referes enquanto os outros três vinham sendo fundamentais nas trocas de passes que vinham desmontando as defesas adversárias, Gustavo. Poderia ser até o caso de colocar o Gaston e o Luan para armarem, tirando um dos três.

      • Gustavo Medeiros

        Perfeito. Precisamos de uma figura de criação no meio.

        • Ilgo Wink

          o Lincoln tá chegando devagarinho, quem sabe?

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Gustavo Zepka, não acho que os barbudos vão voltar e nem acho que Maicon ficará no time até mesmo com o histórico de lesões que ele vem sofrendo este ano com frequência.

      Vejo o time do Renato do meio pra frente pronto na cabeça do treinador com Michel, Ramiro, Arthur, Luan. Barrios e Bolaños, pois dos volantes para trás não se mexe mais até porque Léo Moura não tem gás para o tempo inteiro neste ano.

      Qualquer outra entrada no time será por necessidade de lesão ou suspensão, e ontem entendi que o Maicon (muito lento e fora de forma) entrou desde o início por ser um jogo em casa e precisava de ritmo para ficar ”no grupo”, mas era mesmo o dia do Éverton recuando Luan ”por mérito” e acho que teríamos menos dificuldades no jogo.

      • José

        Esse também seria meu time, porém não será do Renato. Aí que vem o problema, ele não saber que o Arthur de volante, com saída de bola qualificada e dinâmica, mudou o time, assim como o Luan vindo de trás, solto, com um jogador a sua frente para abrir espaço. O time estava encaixado era só fazer o óbvio, colocar alguém no lugar do Barrios e deixar o Arthur de volante, o Maicon que espere. Se o time vinha dando show porque fazer alterações desnecessárias.

    • Daniel Scherer

      Então Gustavo, o problema foi exatamente escalar o Maicon. Para fazer isso, o Renato mexeu no posicionamento do Arthur, que ficou sem saber o que fazer e mexeu no posicionamento do Luan. Ou seja, para acomodar o Maicon, desestabilizou o time do meio para a frente. E´o que eu disse, na minha humilde opinião, dos 4 somente 3 podem jogar e hoje o Maicon é banco. Fora isso, é carteiraço e bruxismo. Não quero nem pensar quando o Marcelo “Shinyashiki” Oliveira voltar. Então ontem Renato errou, e espero que tenha se dado conta e não repita.

      • Gustavo Medeiros

        Perfeito também. Li teu comentário anterior. Só dei uma refinada.

      • Fernando

        Sim, aquele meio de campo lotado tirou do tom uma orquestra que estava afinada. Agora acho que a gente aprendeu a lição: Maicon até pode voltar, mas ao natural, aos poucos e dependendo (muito) das circunstâncias da partida.

    • Ilgo Wink

      O Luan foi mal por si mesmo, não pelo esquema. Minha críiica é apenas pelos chutes que ele deu pra acertar o pipoqueiro na arquibancada

  • Alexandre

    Discordo muito da sua avaliação Ilgo. As dificuldades do jogo passam sim – e muito – pela péssima escalação do time. Como você diz no texto, o Bahia veio todo recuado, deixando o Grêmio trocar passes na defesa e intermediária. Jogando com 4 volantes, sendo 3 deles jogadores que têm como principal característica a armação de jogo, faltou ao time presença de área. Nem digo um centroavante, mas um jogador que fizesse a infiltração, entrasse na área adversária para puxar a marcação, abrir espaços. Eu nem gosto do Everton, mas após a partida mágica que ele fez em Chapecó, era natural e até justo que ele recebesse uma oportunidade ontem. Enfim, valeu pelos 3 pontos e também para acabar com essa história de “maior espetáculo da Terra”, “que venha o Real”, etc.

    • Ilgo Wink

      Beleza

  • Francisco Lanferdini Serafini

    Me pergunto o que seria desse time sem as lesões de Maicon, Edilson, Bolanos, Marcelo Oliveira, Jael e Douglas.

    O Grêmio venceu, isso que importa, mas é triste ver o Maicon entrando no jeito que entrou. Além do resultado, de positivo teve o gol, de uma joga ensaiada muito bem trabalhada, o Fernandinho ajudando mais do que atrapalhando e o fato do Léo Moura não deixar a desejar perto do Edilson.

  • gremiocampeaomundial

    Olha falando bem sério: dei uma lida agora no link ao fim do post. Conhecia o caso mas tem muita coisa ali que eu nem reparei (e pelo visto a IVI também não).

    Deixando qualquer clubismo de lado e supondo que o julgamento do mérito baseie-se em critérios puramente técnicos, o rival já está rebaixado. Na prática não é assim mas deu muito mais sorte do que juízo. Impressionante o que parece ser a mentalidade dos ex-dirigentes rivais. Isso não é só má-intenção, é burrice também.

    Penso que a única linha de defesa do rival hoje é alegar até o fim que não sabia, desviar o foco praquelas coisas de dolo eventual e outros quetais do Direito. Mesmo assim estão nas mãos de quem vai julgar. Se entenderem que os ex-dirigentes representavam a instituição, até porque seu envolvimento não era pessoal e sim no interesse do clube, o risco de cair é real. MUITO real. A IVI late mas lá no fundo torce por uma solução amadora, de botequim, “não vai rebaixar um clube assim”, “a torcida vai parar o campeonato com ações na justiça comum” e outras asneiras do tipo.

    • Serrano

      Tu falou tudo: desde que o julgamento do mérito baseie-se em critérios puramente técnicos. É aí que mora o perigo.

      • gremiocampeaomundial

        É aí que mora o perigo mas se não for assim não tem pra onde correr.

        Um torcedor deles transcreveu de forma incompleta o Código Disciplinar da FIFA (no blog deles mesmos, entre colegas, ingenuamente, como se isso fosse resolver algo).

        Os parágrafos 4 e 5 permitem responsabilizar uma associação e/ou clube por uma infração cf. parágrafo 1. Segue:

        “… Em tal caso, uma EXPULSÃO DE UMA COMPETIÇÃO pode ser decidida ALÉM da multa para a associação relacionada.”

        Pro caso de clubes a mesma leitura vale, ainda acrescida da possibilidade de vetar transferências. A esperança deles nasce e morre no “pode”. Até porque, em relação ao referido parágrafo 1:

        “… forjar um documento, falsificar um documento autêntico OU USAR UM DOCUMENTO FORJADO OU FALSIFICADO para enganar…”

        Novamente, a esperança existe mas é tênue: “para enganar”. No momento que o uso em si constitui infração acho que a coisa do Direito comum sobre dolo eventual também cai por terra. Porque o clube tentava obter o efeito legal de enganar. E convencer os julgadores que eles mesmos “não sabiam estar enganados” já não é mais uma decisão puramente técnica.

        Até acho que isso pode não dar em nada mas que a coisa foi feia, foi.

        • Francisco Lanferdini Serafini

          Só pode não dar nada por estarmos no país do 7×1. Num país sério, o Inter já tava lascado.

        • Serrano

          … eeee não deu em nada mesmo.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Amigo, continuo achando que para o BBinter TUDO sempre tem um ”PRE$$O”, pois é só lembrar de 1995 & 2002, aí, depois dessa papagaiada toda da IVI de moral de cuecas pousando sempre como o Paladino da Justiça que vai ”peitar e afrontar” a entidade, agora recuaram e estão costurando uma aproximação com CBF & STJD para evitar represálias no futuro.

      Tens razão quando te referes que um julgamento técnico não abrirá precedentes no futuro, mas temos que lembrar que ”CBF, STJD e Política” sempre andaram de mãos dadas, e é aí que entra o PRE$$O para que tudo seja amainado. Tomara que não, mas isso é po$$ível. Que pena.

  • Luis Augusto Waschburger

    Acho que pouco há a acrescentar.
    Luan já provou que pode jogar mais avançado. Foi goleador ano passado assim.
    Não gosto de falar em 4 votantes porque pra mim nenhum deles é volante.
    São quatro meias com características semelhantes.
    E este é o problema.
    O Luan pode jogar avançado? Pode. Mas é preciso um articular atrás dele. Como o que fazia o Douglas, por exemplo.
    Então, pelo plantel relacionado ontem, para deslocar o Luan pra frente, deveria ter entrado o Lincon.
    Para entrar o Maicon, deveria ter saído Arthur ou Michel.
    Por isto que ontem eu já havia dito que a entrada mais natural seria a do Everton, pois mexeria menos no time.
    Renato alterou o desenho tático e colocou jogadores em funções que não podem cumprir.
    Este foi o erro.
    Espero que perceba.
    Se vai ajeitar os bruxos, o que não duvido, que pelo menos os coloque no lugar certo.
    Pra concluir, se o Grêmio vem de sete vitórias seguidas com Michel, Arthur e Ramiro porque alterar?
    Ele não costuma dizer que joga quem está melhor?
    Maicon que espere sua vez. E que Miller volte logo para substituir o Barrios.

    • Ilgo Wink

      Maicon só entrou porque Barrios não podia jogar. Foi opção do Renato ao Éverton. Eu começaria com Éverton, mas o Renato, diferente de nós, deve ter estudado o adversário para fazer essa escolha

      • Luis Augusto Waschburger

        Se ele estudou o adversário e optou por escalar quatro meias sem que nenhum deles tenha capacidade de infiltração ou drible (“vitória pessoal”), me preocupa um pouco mais, já que a escolha se mostrou equivocada.

    • diego amaral

      Perfeito.

  • Serrano

    Uma lembrança pro pessoal aí: o gol de escanteio que nos deu a vitória ontem já aconteceu, muito parecido, em pelo menos outras duas oportunidades. Das duas, uma: é muita coincidência, ou alguém está pelo menos implementando com algum êxito. Reconheçamos?

    Outra coisa. Ouvi, em muitos lugares, torcedores dizendo algo do tipo “quero ver Maicon e Arthur juntos! Olha o meio que vai ficar!”. Não vi o jogo e não duvido que não tenha dado nada certo, mas porquê não tratar o caso como um equívoco? Porquê levar as coisas ao nível de “acomodar os bruxos”?

    E quem disse que o campeão – o Grêmio, tomara – vai dar espetáculo de primeiro ao último jogo? Não vão aparecer dificuldades, jogos sofridos no caminho?

    Não existe torcida mais patrulhadora e autofágica que a do Grêmio. Jesus.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Grande Serrano, por isso tu faz parte da maioria que vem aqui nas boas vitórias e nas dificuldades também, e critica, mas quando é necessário. Parabéns.
      Eu esperava ontem que ele não entrasse com Maicon, mas com o Éverton devido ao mérito por ter jogado tanto em Chapecó e com isso, o Bahia teria outra postura atrás da linha da bola.
      Outro fator evidente é que nem todos os jogos serão fáceis, pois falei aqui a duas rodadas atrás que passamos a ser O ALVO pela sequência de vitórias do time titular, e isso nos trará mais dificuldades.

    • Ilgo Wink

      Serrano, também não gosto dessa expressão ‘acomodar os bruxos’. Considero uma ofensa ao trabalho de Renato. Resumir decisões sobre este ou aquele jogador a coisa de bruxaria é demais pra minha cabeça

  • Davi Calil

    Não sei aos amigos Gremistas, mas me preocupou muito a permanência do Maicon em campo ontem, em detrimento do jovem Arthur. Normalmente há duas maneiras de furar retranca quando não em bola parada, passes rápidos e jogadores dribladores. Arthur era o jogador que dava maior dinâmica de jogo ontem. Talvez ande iludido com esse jogador, mas pra mim já é craque. Já Maicon e Michel, não deram a mesma rapidez de jogo que o guri. Maicon ta voltando, pegando ritmo, e ele é quem deveria ter saído mais cedo na minha opinião, o que ficou nítido, quando o Grêmio perdeu totalmente o meio campo. Michel, por óbvio, é abaixo dos outros volantes, exerce uma função de mais marcação tb, mas nesse jogo, onde valeria o risco, poderia ter tirado ele também. Errou o Renato. Mas acertou com Fernandinho (como citado no texto do Ilgo), não gosto desse jogador, mas deu algo que o Grêmio precisava ontem, a canseira na zaga. Contra retranca, as vezes vale o risco. Outro ponto positivo do técnico/treinador Renato (já passou da hora de reconhecer) é a bola aérea ofensiva. Voltamos, após muitos anos, a ter essa arma. Vitória na conta do Renato.

    • Fernando

      E falando em Fernandinho, pensava eu que ele só tinha a perna direita para subir no ônibus, mas no finalzinho ele tabelou (será que foi com o Ramiro?) e acertou canhão com a direita, fazendo o goleiro deles jogar para escanteio.

      Não sou fã desse jogador, mas naquelas circunstâncias, para fazer a zaga adversária correr, ele entrou bem.

  • Robson Cembranel

    Vocês viram o Luan Soneca dando bote na do Cortez aos 38 do segundo tempo?

    O jogo acabou antes de o Grêmio bater um escanteio a seu favor aos 48 do segundo tempo, fosse outra época essa hora o escanteio seria pro adversário.

    • Ilgo Wink

      os ventos mudaram mesmo

  • Fabio Scheffer

    Acho que o Renato se equivocou ontem em mexer num esquema que está dando certo, com o Luan jogando atrás de um atacante mais avançado, para acomodar o Maicon.
    O capitão do penta joga bola e vai acabar voltando naturalmente quando o tricolor provavelmente negociar o Ramiro, que tem sondagens e uma clausula de venda a partir de um valor x.
    Com isso Michel, Maicon e Arthur (provavelmente mais avançado) vai acabar sendo a nossa meia-cancha defensiva até o final do ano.
    O negócio agora é ir mantendo o embalo, re-encaixar o Miller no time e esperar o retorno do Barrios para daí termos, se o Renato quiser, o trio de ataque mais poderoso do Brasil (Luan-Miller-Barrios).

    Quanto ao PDF Day tá tenso para os colorados que simplesmente sumiram das redes sociais.
    Mas como acho que não vai dar em nada tão radical, devem serem punidos com multa e alguma sanção do tipo exclusão do Piffero por algum tempo, daqui a pouco eles vão reaparecem todos borrados, arrotando que “enfrentaram a CBF e o STJD e sobreviveram”.
    Mas tomara que eu esteja errado e eles sofram a punição condizente com a patifaria que tentaram aplicar !!!

  • Francisco Coelho

    Equivoco é pouco Ilgo. Kkk

    Foi uma partida de alto risco que poderia ter sido bem mais fácil e de melhor saldo não fosse a “acomodação” proposta por Renato.

    Não foi só o Jorginho e e ferrolho mas sim peças de mesma função travando a evolução. Se a equipe acostumou com velocidade e uma referência na área desta ficou órfã.

    Agora o caminho fica mais espinhoso e qualquer mancada é complicada iniciando pelo Fluminense e Cruzeiro fora.

    Renato não monta bons bancos e as alterações demoram a ser efetuadas onde o relógio não para…

    Agora vamos esperar o

    https://uploads.disquscdn.com/images/c8633735666f339dc9a3a4d85c6ca0a1ea1f891e5dd3318fcaef0e4f2092c19c.jpg

    • Querubini

      O carimbador pode tardar, mas não falha…

      • Gustavo Medeiros

        Carimba todas. O despachante do Boteco não tem vida social. Ops. Do Blog. Boteco é dos antigos.

        • Gustavo Medeiros

          Acho que escrevo muito. Fui ver minhas estatísticas.

          Tenho 455 comentários.

          Logo pensei no Chico, fui ver quantos comentários tem. 1268.

          Só por curiosidade dei uma olhada no despachante. Caiu o mouse da mão. São quase 13.000 comentários, só com esse fake.

          Coitada da mulher dele, se tiver. Deve estar carente.

          • Andre Peixoto – Sarandi/RS

            13.000?????
            Tem mais que o número de cagadas do MO…

    • Marcio Luiz

      Concordo… Maicon não pode entrar no Carteiraço. Espero q Marcelo Oliveira não tome o lugar do Cortês no Carteiraço tb! Abç

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    ILGO, ”QUASE EMPATAMOS”. IMAGINE NUMA DERROTA ….. (kkkkk)

    https://uploads.disquscdn.com/images/42682945b6dd7317341e5c3857f95348279f69bf38d6d013b2cb30bfd0d0285b.jpg

    kkkkk ….. !!!!!

  • Serrano

    E não é que os colorados, Ilgo, tinham mesmo razão?
    O STJD é de fato um câncer.

    Hoje ficou bem claro: no Brasil, pro verdugo descer a lâmina, tu tem que vestir uma camiseta, e apenas uma. Aí são atuações teatrais, campanha de desmoralização e um carnaval na mídia. Pros outros, não pega nada.

  • Fabio Scheffer

    A 5 horas atrás postei isso:
    “Mas como acho que não vai dar em nada tão radical, devem serem punidos com multa e alguma sanção do tipo exclusão do Piffero por algum tempo, daqui a pouco eles vão reaparecem todos borrados, arrotando que “enfrentaram a CBF e o STJD e sobreviveram”.”
    Sou um vidente ???
    Claro que não, é que a “justiça” no Brasil é tão… previsível !!!

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Fabio, como venho falando aqui, tudo no BBinter tem um pre$$o. Normal.

  • Andre Peixoto – Sarandi/RS
    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      kkkkk, boa essa, Andre. Doeu muito, né ????? Sei, me perdoe, Urubu ….. mas tu pediu. Tu é o Merval ou a Miriam ????? Tá bom esse Blog. Grande Renato PENTAluppi, eterno ídolo Gremista, jogando e treinando.

      • Andre Peixoto – Sarandi/RS

        Ué, te serviu o chapéu, otário?

        • Diego Stein

          Não baixa o nível do blog, feioso cara de fuinha. Corneteiro tanga frouxa.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Porque otário, Andre, onde foi que te machuquei tanto assim, foi com o ”congresso” ????? Então o chapéu é teu. Relaxe ….. não te desespere, não precisa disso, todos aqui brincam, inclusive você. Seja adulto, aceite criticas, tu tocas flauta, tens que aceitar também. Não baixa o nível, que feio, e não precisa disso.

          • Andre Peixoto – Sarandi/RS

            Cara, me faz um favor: não me dirige a palavra! Tu é um Zé Ninguém! Não fede e não cheira! Segue aí falando esse monte de estrume e larga do meu pé! Me recuso a discutir com um fake mau intencionado. Sem falar que cria um monte de outros fake e/ou chama os amiguinhos para defendê-lo!

            Outra: para de dizer que o Ilgo é teu amigo, que te conhece e tals. Do contrário vou colar aqui tudo o que ele fala de ti no grupo do whats…

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Opa, Sr. Ilgo Wink ….. temos aqui uma ameaça, ou ciúme ????? Será ?????

  • gremiocampeaomundial

    O que nos resta de consolo é que dificilmente os rivais esquecerão do caso PDF até pela insistência do próprio PIFA em virar a mesa. A mancha será indelével.

    Mas punição não teve. Se fosse conosco… bom, deixa pra lá.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Sim, houve punição por uso e falsificação de documentos, pois a multa máxima seria de 100 mil e foi de 720 mil, mais a suspensão do BBictório BBífero por 540 dias, isso é punição por fraude.

      Está registrado na CBF & STJD este fato e para não haver a aplicação dos artigos 61 da FIFA e 234 do CBJD, eles pagaram o pre$$o conforme foi previsto para escaparem de mais um mico de reBBaixamento. Agora virá a perseguição por afrontamento e isso vai ser longo e muito mais caro.

  • Francisco Coelho

    Eles escaparam.

    Saiu a lista dos que seguem para o RJ. Já dá para ter uma ideia do que será a partida…

    Goleiros: Marcelo Grohe, Bruno Grassi e Leo
    Zagueiros: Bressan, Bruno Rodrigo, Geromel, Kannemann e Thyere
    Laterais: Conrado, Bruno Cortez e Edilson
    Volantes: Arthur, Jaílson, Kaio, Maicon, Michel e Ramiro
    Meias: Gastón Fernández e Lincoln
    Atacantes: Everton, Fernandinho, Luan e Pedro Rocha

    • Luis Augusto Waschburger

      Desculpe a inocência, mas não entendi, Chico!
      Quem escapou?
      Com este plantel o time deve ser o seguinte:

      Grohe; Edilson, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Arthur, Ramiro e Gaston (Everton); Luan e Pedro Rocha.

      • Francisco Coelho

        Os vermelhos…

        Quanto à escalação também seria a minha. Dependendo do andar da carruagem Everton e Lincoln sem delongas no inicio do segundo tempo.

  • diego amaral

    Sou fã do Renato, mas meu senso crítico não me cega para discordar do treinador. Acho que esse apoio incondicional, inclusive do Ilgo, não é o correto. Mas respeito, quem apoia até quando Bressan é escalado, os 11 titulares mais os reservas imediatos são poupados, quando se escala 4 volantes, oi médio apoiadores, ou meias que marcam, como queiram chamar, somente para acomodar um cascudo com liderança no vestiário. Se Quinta o Renato escalar de novo o time burocrático com 4 volantes, pra mim será um grande erro que demonstra uma má leitura do jogo anterior. O time vinha de 8 vitórias seguidas, pra que mexer, principalmente no esquema? Se Renato continuar inventando, voltaremos aquela bolinha cagada da eliminação pro NÓIA.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Boa leitura do Diego Amaral aqui embaixo e todos nós concordamos com as críticas ao Renato PENTAluppi por causa dos 4 volantes em casa contra o Bahia mesmo com a 8ª vitória seguida dos titulares em suas mãos, mas eu acho impossível o Abel Braga perder três partidas seguidas pro Grêmio do Renato quando já está 5×1 pra nós com duas delas no Maracanã, seria demais para o jogador de futevôlei por ”afrontar” tanto assim todos ”Os Intocáveis” deste Blog.

    Amanhã o Grêmio perde (tá na hora) mesmo jogando com: Marcelo Grohe, Edilson, Geromel, Kannemann e Cortêz. Arthur, Michel, Ramiro, Luan, Pedro Rocha e Éverton ou até Maicon de 4º volante.

    Eu queria mesmo era o Gáston Fernández ou o Lincoln junto com Michel, Ramiro e Arthur no meio, com Luan e Pedro Rocha na frente aprontando aquela correria nos contra-ataque e Éverton no 2º tempo.
    Será ?????

    Na Libertadores pegamos o Godoy Cruz e passando por este, é Botafogo ou Nacional do Uruguay para que o ano se encaminhe ”e” termine muito bem de novo pra nós. Oremos.

  • Rezende

    O problema do Renato ter forçado a entrada do Maicon contra o Bahia e retirado o Arthur no jogo é que a atitude do treinador INDICA que assim que o Marcelo Oliveira for liberado o Bruno Cortez deve ter o mesmo destino do Arthur. As recaídas de bruxismo do Renato sempre preocupam…
    Quanto a goleada de 1 x 0 no Bahia na rodada passada a resposta foi a goleada de 1 x 0 (com suor frio) do Corinthians contra o Cruzeiro nesta quarta. Todo campeão (Palmeiras 2016, Corinthians 2015) quando joga mal ou pega um adversário direto tem de arrumar goleadas de 1 x 0 com gol de xiripa, de mão ou impedido, é assim que se ganha em campeonato de pontos corridos. Fazendo 3 pontos em jogos que você deveria perder e que todo mundo achou injusto, roubado ou que tu teve uma BAITA SORTE como o Atlético-PR contra os galináceos mineiros nesta quarta…

    Quanto ao julgamento do STJD ouvi a leitura do relator e ele mostrou por A mais B que o sci infringiu o art- 61 da maneira mais ampla e consciente, não havia maneira de agravar mais a situação pelo uso reiterado de documento falso, entretanto quando o cara começou a citar os craques do passado do sci deu para ver que a parte jurídica tinha ido para o espaço. A verdade é que o STJD simplesmente não teve coragem de aplicar a lei por entender que fulminaria o clube. Coisa que simplesmente não aconteceu no caso Aranha em que a corte não se privou de ser protagonista.

    Por fim no sorteio da Libertadores a nossa sorte continua brilhando, até a semi-final só há uma possibilidade de uma viagem longa na semi-final a Guayaquil no Equador e sem altitude.
    Pegamos o mais fraco argentino o Godoy-Cruz (mais um cristão no nosso caminho como disse o Odorico na Fox) e cruzamos (se passarmos) o Botafogo ou o Nacional-URU nas quartas.

    Os mineiros e o Lanús caíram com o San Lorenzo e o River Plate e vamos ter que torcer para estes (ou para um segundo surpresa) para que o segundo jogo da final seja na NOSSA ARENA.

    Este chaveamento na Libertadores ajudará bastante o Renato e ao Grêmio a manter-se competitivo no Brasileiro mesmo disputando-a paralelamente.

  • Serrano

    Tem coisa mais vergonha alheia do que o ex-jornalista tentando motivar o próximo adversário do Grêmio na Libertadores? Agora só falta o WC chamando os argentinos de “marrecas”.

    • Andre Peixoto – Sarandi/RS

      AUHAHUHAUHAHAAHUAH…
      Eu vi essa!! Total desespero do cidadão! Grêmio caminha a passos largos para ao menos 1 conquista esse ano e bateu o pânico na ivi.

      Quanto ao time de hoje, Renato irá novamente afrontar os deuses do futebol. Os gremistas em peso são contra a escalação dos 4 volantes, mas o técnico (e digo isso no sentido amplo) sempre se acha o mais sabido! Menos mal que temos 3 no banco para salvar o couro dele no decorrer do jogo…

  • Francisco Coelho

    Ao que tudo indica este será o adversário a ser enfrentado.

    Como já falou alguém tem horas que a vontade é de matar um treineiro.

    Acredito que sem invenções e com muita determinação é bem possível passar o fim de semana longe do frio com mais 3 pontos.

    Não podem cair na pilha do Flu e a serenidade é importante para terminarmos com 11.

    Resta esperar o intervalo e ver como a coisa ficou…

    https://uploads.disquscdn.com/images/6a778c15824b936055bd7bbcede520c4bdf68cd12d6118287d8e70f04530d264.png

  • Luis Augusto Waschburger

    Já está 1×0 para nós!
    Por que O Renato escala uma formação que deu errado?
    Pra que testar a minha fé?
    Não é mais fácil fazer o simples?

  • Francisco Lanferdini Serafini

    Qual é a explicação do Maicon jogar senão o bruxismo?! Se foder, Renato! Teus bruxos são ruim de bola!