Vaias de lavar a alma e a resposta de Neymar

Não me levem a mal aqueles que se emocionam e vibram com a Seleção Brasileira.

Os jogos do Brasil não me atraem.

Assim como a presidente Dilma que confidenciou recentemente que não se sente atraída por estádios de futebol. Na hora não entendi por que.

Hoje, ao ouvir a vaia ensurdecedora no estádio de mais de um bilhão de reais quando ela e o vovô Blatter não conseguiram esboçar mais do que algumas palavras, descobri o motivo.

Nos estádios, o povo consegue se expressar sem que apareça alguém pra lhe dar um paratiquieto.

É nos estádios de futebol que o verdadeiro pensamento do povo se manifesta sem amarras, sem grilhões, sem censura. É a melhor pesquisa, a mais honesta, a mais sincera.

A vaia no estádio de futebol é um sentimento que jorra espontâneo, sem manipulação de partidos políticos oportunistas como os que estão por trás dessa onda de manifestações que varre as grandes cidades.

Depois de ouvir as vaias para Blatter, que, pateticamente, num portunhol ridículo, pediu fair play e educação ao público, e também para a presidente Dilma, que tratou de declarar aberta essa tal copa das confederações e saiu de cena rapidinho, desliguei a televisão.

Tudo o mais que pudesse acontecer nos 90 minutos seguintes não seriam tão importantes e gratificantes como aqueles segundos de constrangimento das autoridades.

Só lamento não ter visto o Lula, maior responsável por essa orgia de gastos milionários na construção de estádios de futebol gigantescos e que, em muitos casos, logo estarão ociosos como os da África do Sul, onde alguns até estão sendo demolidos.

Mas a vida é assim, a felicidade nunca é completa.

Fui ligar de novo a TV – estava envolvido com minhas cervejas – no final do jogo, a tempo ainda de ver uma jogada belíssima de Oscar para o gol de Jô.

Foi aí que soube da vitória por 3 a 0 sobre o glorioso Japão.

Minha mulher resumiu tudo com uma frase singela: japonês, pra mim, entende de tecnologia, não de futebol.

Não deve ser esse o pensamento de um grupo de homens cobertos de verde e amarelo que acenavam sorridentes para a câmara da Globo durante um boletim ufanista do repórter.

Eles comemoravam a vitória com alegria infantil que até me deu uma certa inveja.

Por que eu não consigo ficar assim? Deve haver algo de muito errado comigo.

Só não fiquei deprimido porque o som da vaia para Blatter e Dilma – com Lula como sujeito oculto da frase – ainda ecoa como uma sinfonia celestial nos meus ouvidos.

Sinto que não estou sozinho.

Vale a pena conferir: http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/06/dilma-e-blatter-sao-vaiados-em-abertura-da-copa-das-confederacoes.html

NEYMAR

Neymar marcou um golaço. Neymar é craque, não pelo golaço, mas por tudo o que consegue fazer com a bola.

Sinceramente, tenho pena daqueles que um dia afirmaram que o guri não está pronto ou que não joga tudo isso – o meu amigo W. Carlet é um deles – e continuam batendo nessa tecla, sem humildade para voltar atrás.

É tão simples, não dói. Todos nós erramos na avaliação de jogadores.

Vamos lá Vianey, repita comigo:

Ney-mar é cra-que!

Viu? Não dói.

Quem ousou comparar Taison e Messi deveria ser um pouco mais humilde.

Se gostou, compartilhe!

  • João Pedro

    Craque é o Barcos. Joga muito!

  • João Pedro

    Que inveja do Wianey! Ele tem emprego e mesmo quando diz bobagem continua recebendo. Já eu não tenho emprego, e mesmo falando um monte de asneiras, julgando-me bom comentarista, não passo de um blogueiro frustrado e de um repórter fracassado. Que ódio!

  • Gabriel

    Ilgo veja isto http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/06/teste-para-2014-mane-garrincha-sofre-com-protestos-bares-e-assentos.html
    Imagine o que o comedor de pipoca diria se trabalhasse neste jogo de Brasília…
    Certo é que se o dono do estádio brasiliense fosse alvirrubro veriam só o lado positivo.
    Quanto ao vídeo do blog do Paulinho, postado pelo corneta, o Grêmio deveria agir urgentemente, pois o nome do clube foi citado EXPLICITAMENTE pelo picareta ; ou se explica ou cobra judicialmente explicações…

  • Ilgo! O João Pedro é o WC? Eu não digo o que estou sentindo, medo da repressão devemos ter.Mas é de se refletir, foi espontâneo, não foi a torcida do Grêmio(a IVI diria que era). Imaginem quando sair a tona a obscuridade do contrato da AG com o remendão imposto pelo estado maior!

  • Francisco Coelho

    Já eu assisti a um belo primeiro tempo de Brasil 1 x 0 Gana. No segundo ao apagar das luzes 1 x 1 e nos penais a sub 20 volta com + título e 1 caneco. Claro que os destaques foram Matheus Biteco e Yuri Mamute.

  • Gustavo

    Ótimo texto. As vaias foram a melhor parte do jogo, pricipalmente quando o presdente da fifa pediu ” fair play”….engraçado! A fifa pede fair play, mas a fifa joga limpo??
    Só não entendi a parte sobre o wc.
    É que ,sabe como é, eu nunca leio o wc …não perco meu tempo com bobagens.
    Aliás, alguém lê?Ah sim, o joão pedro lê …..finalmente descobrimos alguém que o lê.

    • Ilgo

      Gustavo, é que o WC vive questionando o Neymar, só por isso.
      agora, há suspeitas de que o Joao Carlos seja o próprio WC prestigiando esse nosso boteco.
      se for, vou dar uma skol pra ele, ehehehe

  • ilgo

    Me disseram que o Matheus é o melhor do time, que o Mamute foi bem e que tem um tal de Edenilson que joga muito.
    Sobre o Mamute, como ele é do Machado, terá chance assim que voltar.
    Vamos ver se ele vai conseguir jogar nessa bagunça que está o time.
    Se conseguir, vai pra seleção principal logo, logo

  • ilgo

    João Machado, qdo li o ‘João Pedro’ nem de longe pensei que poderia ser algo pra mim. É sério.
    Pra ver como continuo sendo um tanto ingênuo apesar da idade e do que já vi e vivenciei.
    Daí fui ler de novo e me toquei que poderia ser pra mim mesmo.
    O problema é que tem alguns erros:
    – não tenho inveja do Wianey, a quem admiro apesar de não ter humildade de reconhecer que as vezes pode errar em suas avaliações e previsões
    – ao contrário do que está dito ali, eu tenho emprego, e muito bom e prazeiroso por sinal, fora atividades que me dão imensa satisfação como escrever neste blog e que mais me dão prazer quando vejo que posso ter atingido determinados objetivos, como irritar uns e outros, E tem ainda as cervejas deliciosas e provocativas
    – sobre meu tempo de repórter, e não apenas esportivo, fui muito bem – o que pode ser confirmado pelos trocentos furos que dei na concorrência – e só larguei por opção pessoal. Não é qualquer um que pode largar um emprego por opção.
    – por fim, duvido que o WC respondesse dessa forma tão infame, usando pseudônimo, não é do feitio dele. Pelo menos do WC que conheci nos tempos do CP e da Guaíba.

    É isso JM. abraço

  • João Pedro

    Puxa! Quanta explicação…

  • João Pedro

    Boteco do Ódio é um nome mais de acordo.

  • ilgo

    Ainda sobre o Wianey, grande figura humana. Tivemos grandes embates na redação do CP, onde ele era colunista de sucesso. Sujeito de grande coração, generoso, humanitário, que dava duro para sustentar a família. Enfim, um trabalhador digno. que eu respeito, mas me dou o direito de discordar diretamente aqui desse reduto ao lado de algumas dezenas de botequeiros.
    Agora, o WC não entende um ovo de futebol e mal consegue disfarçar sua paixão clubistica, ehehehehe

  • João Pedro

    Eu adoro falar mal do Luís. Só tem colorado na casa dele. Mas sempre que ele me convida pra ir lá, na casa dele, eu vou. Levo até cerveja. Será que sou demagogo?

  • Rodrigo

    João pedro=Bi-segundino= adilson=imortal. É o mesmo de sempre, mas como é bloqueado troca de Nick para poder vir aqui levar umas pedradas de volta este é masoquista. Mas acima de tudo é moranga recalcada que adora apanhar, pois se fosse no mundo real ele não apareceria num lugar só de Gremistas para provocar, mas ele é o teu maior admirador Ilgo, talvez tenha uma paixão ressentida, pois troca varias vezes de nome para poder escrever para o “ídolo” dele, então não esquente Ilgo pois no fundo este Colorado te ama.

  • Rodrigo

    O único ódio neste lugar é quando uma babaca que nem tu João Pedro aparece, neste mundo virtual é fácil pra ti mas no mundo real tu é um covarde e duvido que tu apareça.

  • ilgo

    Rodrigo, acho que tu tens razão.
    É paixão.
    É aquilo, no fundo, no fundo, todo colorado gostaria de ter nascido gremista.

  • João Pedro

    Eu não apelo. Não preciso ofender ninguém.

  • João Pedro

    É que no meu blog costumo só falar só do meu time do coração, Grêmio. Não fico menosprezando o rival. Deve ser defeito meu ou eu deveria justificar os meus fracassos, achincalhando o sucesso dos outros? Estou confuso!

  • Gabriel

    Que sucessos, João Pedro?

  • Gabriel

    Aqui só é postado respostas para questões que a imprensa, que é mais de 90% vermelha não tem coragem de abordar(e não dito por mim mas por Farid Germano Filho)!!!
    Às vezes com uma pitada de emoção é verdade, mas se ELES podem por que nós não?

  • As enrustidas aparecem, mas ignoremo-as. Por tudo isto é que nós somos o que somos, TRICOLOR, IMORTAL, diria também que há fortes indícios de sermos de outro mundo, o nosso nível é outro, eles tentam mas não conseguirão chegar ao nosso nível, nem daqui a 100 anos. Tanto que todo o noticiário negativo que tem saído internamente do GRÊMIO limpinho para os colorados(IVI) tenho pensando e muito analisado que pode ser algum conselheiro que virou colorado, por qual motivo ainda não sabemos. Mas acho que esta na hora de fazer a sindicância e EXPULSAR para que então va se empregar na imprensa (IVI). Acho que alguns estão na folha pgto da mídia.

  • Roque fernando

    Ilgo, permita-me uma cornetinha ? O teu zagueiraço Lugano, ainda bem que não veio, é um perigo. Deu um golpe de japonês no primeiro gol de canela que foi ridiculo. Foi emprestado ao Malaga…ainda bem. O João Pedro deve ser um dos isentos sim. Ilgo se tu esta chamando atenção deles a ponto de estarem escrevendo pra ti, sucesso amigo.Sempre pois não se trata de tua inveja mas sim de analisar o que eles deixam de fora, que é exatamente a imparcialidade. longa a vida ao “boteco”. Quanto a corneta, não deu pra resistir, heheheheh

  • ilgo

    Roque, mas era a seleção da Espanha, que enlouquece qualquer zagueiro com esse toque de bola.
    Achei que o Lugano foi bem, pelo menos no tempo que vi.
    pelo menos não seria como o Cris.
    Ainda acho que o Lugano seria grande reforço, mas depende do custo.
    se for alto demais, não vale a pena

  • MAZEMBIANO

    É verdade, é sempre a mesma coisa com outros “nomes”…mas também eles não tem um outro boteco pra comentar, é como a história do clube deles, não puderam entrar para o Grêmio aí montaram um clube, que história de nascimento bem fraca…eles poderiam nos informar mais, como quem são os nomes da imprensa que estão na folha do clube deles? Se o Fossati ainda recebe direitinho ou tem que brigar na justiça? E essa eu sei que é difícil, mas,aonde se consegue uma camisa do Gabirú?kkkkkkk

  • Roque Fernando

    Eu sei, a Espanha é loucura, mas a aquela bola na canela me lembra jogadas do gauchão…Gostaria do Dedé por exemplo e o Grêmio tem culpa no cartório por ter dispensado o Tiago Silva.

  • Mazembiano, como entender um time que despreza o autor do gol mais importante da sua história?
    Não tem como! Assim como não entendo o motivo que leva seus torcedores a participar de blogs tricolores… será que querem aprender como se faz, ou é só inveja mesmo???

  • Jocelito

    Independente de quem o faça,mas,quanto mais comentários e visitas a esse blog melhor para o Boteco!
    Os próprios coloridos estão nos dando notoriedade e isso é muito bom.Sinal que estamos mexendo na ferida!

  • ilgo

    pior que a indiferença não existe, ehehehe

    Dedé estava aí no mercado, mas o Grêmio deixou escapar.
    O Roque lembrou também o Tiago Silva, que estava aqui do lado.

  • walter borba

    Desde 1998 para mim a mística da seleção acabou.
    Ronaldo, depois do Dunga, Bebeto e Romário eram meus ídolos.
    Ele literalmente amarelou, até então, nunca explicaram aquela suposta convulsão que houve com ele.
    Por estão razão, larguei a seleção, desgostei do Ronaldo…Romário (que nem foi a copa), Bebeto e Dunga se “aposentaram” da seleção…os ídolos se foram.
    Antes, dos citados havia uma legião de extraordinários jogadores, que o tempo infelizmente não premiou em vê-los jogar… PELÉ…GARINCHA, DIDI, NILTON SANTOS, RIVELINO, FALCÃO, SOCRÁTES, TOSTÃO, CARLOS ALBERTO TORRES, ZICO, CARECA,…
    Estes realmente craques…
    Agora, na minha geração me deparo com Robinho, Neimar, Ronaldinho Gaucho (esse é craque, mas sem o comprometimento de um craque como pessoa), Kaka….
    Todos bons jogadores, mas que não tem COMPROMETIMENTO…..Pensam em R$….R$ ….R$…
    Ronaldinho, já foi levado a efeito de craque…Meu deus…quanto desrespeito a Pele e seus pares…
    Agora é Neymar a esperança!!? Na minha opinião é bom jogador. Craque, jamais…Não tem perfil de craque…
    Ontem o Baba Ovo Galvão Bueno, chegou a dizer que o Neimar voltou a sorrir?????
    O cara que ganha R$ 3.000.000,00, tem um Yate de 26 milhões, PEGA A BRUNA MARQUESINE, joga no Barcelona, e ainda NÃO CONSEGUE SORRIR….
    Perdão pelo palavrão….PUTA QUE PARIU…larguei de mão a seleção…
    Prefiro em 2014 ser TRI da América, do que a seleção ganhar a copa.

  • walter borba

    ** Ps: Quis dizer ROBINHO, quando surgiu quiseram a comparar a Pelé…me deus que eresia….

  • Adriano Schtscherbyna

    Site do Flamengo mostra que RENATO ABREU FOI DEMITIDO..ESSE ME SERVE…

  • Francisco Coelho

    A boiada toma conta das ruas. Há sim um comando pois não poderia haver sincronismo nas ações sem este comando. Da boiada pode sair a cidadania más tem de ser firme e sem violência. Tem de tirar é infiltrados que sempre se instalam para denegrir qualquer ação contrária aos seus…

  • Francisco Coelho

    Adriano Schtscherbyna; Carlos Renato de Abreu tem 35 anos e pé esquerdo o que sobra no Grêmio. Falta ao Grêmio no momento é pé direito bom, pois só temos na BASE e ainda falta confiança do treineiro no seu uso. Matheus Biteco foi usado na sub 20 como 1º volante, 2º volante, lateral direito e meia direita. Deu conta de todas as posições e efetuou a jogada de maior plástica na área de Gana que terminou em gol do Brasil na Valais Youth Cup.

  • Querubini

    Francisco, a respeito das manifestações, considerando que uma das vertentes dos protestos também é a Copa do Mundo, não me surpreenderá se o “símbolo” da Copa em Porto Alegre (Estádio Beira Rio) venha a se tornar o próximo alvo de vandalismos.

  • Francisco Coelho
  • Rafael M.

    Francisco, eu vi a jogada do Matheus Biteco. Esse parece que joga muito. Levo mais fé nele do que no Guilherme.
    Não sei quem pagou os 30 mil, mas em 2004 saiu na coluna Radar da revista Veja que a Sabrina Sato “conquistou 30 000 pontos de audiência na Praça dos Três Poderes, em Brasília”. Parece que para entrar no bbb tem que ser do ramo.
    Concordo com o Walter, também não acho o neimá craque.

  • Antonio

    Projeto “Casa do Grêmio” é lançado e altera cenário financeiro gremista dos próximos 5 anos

    O projeto prevê a implantação de 255 Casas do Grêmio em 5 anos, com a conquista de 155.000 novos sócios, que renderão R$ 35.000.000,00 por ano aos cofres do clube. No mesmo período, a comercialização de produtos da marca Grêmio nas 255 lojas renderá um faturamento de R$ 122.400.000,00/ano.

    http://www.tavarjornalismodigital.com.br/

  • ilgo

    Antonio, muito boa essa ideia Casa do Grêmio.
    Vamos torcer para que de certo.

    Que inveja do Zé Dirceu. Já pensou? o cara no hotel, sozinho, aperta a campainha e dá de cara com a Sabrina Sato – se é que foi ela.
    Demais!

  • Fábio Rübenich

    Ilgo… Também larguei o jogo. Aos cinco minutos do primeiro tempo. E fui assistir filmes. Última vez que torci mesmo, de verdade, pra Seleção, foi em 1991. Na Copa América. Falcão era o treinador, e Renato Portaluppi era titular do ataque.

  • I’d always want to be update on new posts on this internet site , saved to my bookmarks ! .

  • Thanks-a-mundo for the blog post.Thanks Again. Want more.

  • I am always invstigating online for articles that can help me. Thx!