Vaga no G-4 começa a ficar ameaçada

Jael pode estar para Renato Portaluppi o que Bobô foi para Roger Machado. Os dois técnicos não conseguir resistir ao canto dos aipins e seus defensores, gente que não consegue imaginar um time vencedor sem centroavante de carteirinha, tipo o Leandrão, que tentaram colocar no Grêmio no ano passado.

Os dois, por suas características e também por suas limitações técnicas, não encaixam no tipo de jogo que tem dado certo no Grêmio. Se um técnico encontra uma forma de jogar, adota um conceito de futebol, deve defender aquilo que implantou.

Renato parece ter esquecido que o time dele – herança que recebeu de Roger e aperfeiçoou – foi campeão da Copa do Brasil sem um jogador típico de área.

Então, não vejo sentido em começar um jogo com Jael – diria o mesmo se fosse outro centroavante comum, não é nada contra o Jael -, tendo um garoto como Éverton, que talvez só precise de uma sequência – dada ao Pedro Rocha – para afirmar-se como titular.

Renato poderia ter começado com Éverton e Arroyo – que hoje mostrou algumas qualidades – e deixado Jael para entrar no segundo tempo se fosse o caso. O pior é que Jael ficou até o fim. Sua melhor contribuição foi uma bola recuada por ele para Patrick chutar na trave.

A favor de Jael, um jogador de finalização que depende de bolas jogadas para a área, o fato de que até agora não dá pra criticar por ter perdido algum gol, simplesmente porque não foi lhe dada uma oportunidade sequer, que eu me recorde.

Mas o Grêmio, com um time misto, não perdeu apenas por isso. Mais uma vez o time jogou a maior parte do tempo no campo do adversário, mas pouco criou. O goleiro do Bahia quase não trabalhou. Sinal de que o ataque não estava funcionando, e que talvez fosse melhor jogar com atacantes de movimentação para confundir a marcação. Éverton e Patrick entraram e já deram outra cara ao time, mas não foi o suficiente.

No final, um pênalti muito discutível de Edílson, faltando alguns segundos para o jogo terminar. Era um jogo para somar três pontos. O Grêmio estava levando um apenas. Acabou sem ponto na bagagem.

Renato tinha razão sobre o Corinthians despencar na tabela. O problema é que o Grêmio está despencando junto no Brasileirão. A campanha do segundo turno é perturbadora. Mais um pouco o time sai do G-4.

 

 

Se gostou, compartilhe!

  • Paulo Herrmann

    Tá muito difícil acreditar que o Alexandre Mendes e Renato consigam reverter a situação do time gremista.
    É como acreditar na cura gay…

    Os torcedores com quem conversei estão totalmente desiludidos com as escolhas do Renato e a conivência da direção.

    Jael é cruel de ver vestindo a camisa gremista. Da Silva no banco e Jael em campo é crueldade com o torcedor.

    Patrick é realidade e não pode sair do time em nome de mediocridades. Alguns estão trotando em campo sem força e velocidade.

    Não sei o que dizer após uma partida desagradável de assistir. Renato não vai fazer quem não joga nada jogar.

    Não vejo nesta direção quem tenha peito para contrariar o treinador. Vamos ver amanhã os reflexos.

    • Antonio

      comentário fake

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Alguma dúvida ????? (kkkkk)

    • GremioSempre

      Control c Control v e troca o nome kkkkk

      • Ilgo Wink

        to de olho

  • Heraldo

    Volta Espinosa!!!!!

    • Heraldo

      Espinosa não influencia em nada. Foi o episódio do mortadela/Bolanos que desandou a maionese pois os acrocadores não fizeram nada.

    • Dilamar Costenaro

      Concordo, acho muita coincidência o futebol do Grêmio “sumir” ao mesmo tempo que Espinosa, mas tem gente que é cega!!!

      • Alexandre

        Saíram do time Luan, Geromel e Pedro Rocha, mas não, o time piorou por causa da saída do Espinosa.
        É cada uma!!

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          ….. Wallace, Douglas, Barrios …..
          Alexandre, temos por aqui as viúvas do Odone, Felipão, Roger “Joel” Machado e agora do, PASME, Espinosa que conseguiu ser demitido do Metropolitano de Blumenau. Oremos, amigo.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        É sério mesmo que tu pensas isso ?????

    • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

      E outro dia tomei pau aqui por causa da mesma afirmação. Não acho que o Espinosa fosse o expoente técnico Grêmio (lógico que não). Mas nada me tira da cabeça que ele era a “maturidade” por trás das decisões do Renato. Até com time reserva fazíamos boas partidas, mesmo nas que a vitória não vinha.
      Como torcedores, quando o time brigador perde nós entendemos. O problema é quando o Grêmio entra em campo como se fosse um time da Série C.
      Acredito que a saída do Espinosa, sim, teve influência nesta queda de rendimento pelo fator anímico. Penso que ele era uma peça importante nos bastidores.
      Não sou do tipo que torce por dirigente. Torço pelo clube. No entanto, uma equipe não é feita de um técnico ou um “expoente”. É feita de um conjunto de pessoas trabalhando de forma encaixada, mesmo os que não entram em campo.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Amigo Márcio, adivinhe de quem foi a idéia de poupar na Libertadores pra jogar com o Nóia, e quem decidiu por aquele time “D” em Recife, e quem segurou o emprego do Espinosa depois dessas KH…das ?????

        Devagar, amigo ….. o tempo é o senhor da razão, não deixe a (b)IVI(/b) e urubus te contagiarem. Aguarde.

        • Heraldo

          KKKKKKKKK

          Mas foi vc Copião que sempre disse que o Espinosa não fazia nada e tava isolado e não participava de nada, agora vem dizer que foi ele quem decidiu um time D contra o sport e também poupar na Libertadores.

          É por isso que cada vez mais tenho nojo desses chapas brancas.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Sossega aí, jurado fracassado (kkkkk). Segue a tocaia, quem diria.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Espinosa não pode voltar, Heraldo, ele e Roger “Joel” Machado estão estudando inúmeras propostas da Champions League ….. Bah. (kkkkk)

      • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

        hahahahahaha

    • Ilgo Wink

      O Espinosa estava aqui no Gauchão, e não adiantou nada

      • Heraldo

        Esqueceu de dizer que ele tava aqui também no título do penta da copa do brasil.
        Também esqueceu de dizer que até quando ele esteve aqui a equipe era apontada a melhor do brasil.

        Até tu que se converteu ao chapismo…..triste.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Não cutuca as viúvas. A do Roger está sumida desde Julho.

  • nelsongz2

    O pênalti não houve, apesar do lance bizarro Edilson não tocou no jogador que se atirou.

    Quanto ao jogo, concordo com os comentários do Ilgo, mas quero fazer um adendo. Está na hora do PGV “descansar”, está jogando NADA, errando muitos passes, não cria jogadas e nem marca. É um dos que mais jogaram nesse ano, precisa de um banco para voltar a ser o Ramiro de até uns dois meses atrás.

    • Ilgo Wink

      A queda de Ramiro coincide com a saída de Maicon. Aliás, o time todo perdeu o encanto. Pelo menos pra mim.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Wallace, Maicon, Ramiro, Douglas, Luan e Pedro Rocha ….. Estamos sem 4 “encantos”, Ilgo.

        Renato conseguiu elevar Michel e revelar o ótimo Arthur, além de Cortêz e Barrios, mas as lesões atrapalharam.

        Veja como estão Corinthians, Flamengo, Santos, Palmeiras e Galo mineiro, mas os problemas estão só no Grêmio, amigo. OREMOOOOOS ….. !!!!!

      • Rezende

        Everton, Arthur e Patrick devolvem o nosso encanto rapidinho…
        SE juntar o Luan com os três ficaria ainda MELHOR…
        Pelo menos foi o que restou, para mim, do jogo de ontem…
        Acredito também (espero) que a “magia” do encantamento que sentias com o Maicon em campo possa ser conseguida (no todo ou em parte) com a escalação como segundo volante do Cristian; MAS o Renato tem de estrear o cara LOGO e não começar a enturmá-lo com o Bruno Henrique…

      • wilson santos

        Com todo respeito Ilgo, nesse ano, o time passou a encantar exatamente na saida do Maicon e com a entrada do Arthur…mas a partir da saida do Espinoza (parece que ele rogou uma praga) uma nuvem negra parou sobre a Arena e veio lesões, dispensas, jogadores emprestados, venda, com tudo disso, o time desandou.

  • Pedro de Lara

    Coletivos e rachões não sustentam um modelo de jogo baseado na aproximação, no toque rápido, na compactação, na marcação alta, na amplitude. Especialmente quando eventos normais, como ausência de atletas por lesão, por cartão ou por desligamento, começam a se impor. Aqueles que entram não devem desempenhar outras funções senão, primeiramente, aquelas dos titulares. E isso exige treino-treino-treino. Dos reservas inclusive.
    E, pelos meus cálculos, treinamentos específicos para o modelo vencedor da CdoB/16 não acontecem desde agosto do ano passado.

    E.T.: Após um ano, estaria nosso comandante dando sinais de cansaço???
    A retórica boleira ainda motiva os jogadores?? O resgate de alguns clichês esquecidos no século passado como “- até o Stevie Wonder viu”, ainda faz sentido a essa altura??

    • gremiocampeaomundial

      No aguardo da sua sugestão de melhor alternativa.

      Não vou citar o nome do INOMINÁVEL (embora o dono do blog o tenha feito, pra minha infelicidade) em respeito a vossa pessoa. Não podemos passar o resto da vida acusando os outros de opiniões idiotas como gostar do ESTUDIOSO, certo?

      Portanto, respeitosamente, questiono sua sugestão de melhora, sem partir do pressuposto esdrúxulo de que você, tolamente, ainda insiste no FRACASSADO que, no midiático Galo, só ganhou o rural de MG com elenco estrelado (aqui a desculpa pra não chegar nem a finais era o elenco limitado que acabou campeão da Copa do Brasil com Renato).

      E então? Eu não me omito. Fecho com Renato mas, desde sempre, sugeri Bianchi. E você, qual sua sugestão (séria)?

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Amigo, desista desse urubu de teses. Não sei o que ele escreveu porque ele está bloqueado por mim e não leio nada do que esse secador de derrotas do Grêmio escreve a mais de 30 dias por opção minha aqui no Disqus, mas tu estás exigindo ”demais” para a curtíssima capacidade dele. Fato.

  • Antonio

    Lado bom do jogo: Patrick

  • Deny Camargo

    Jael 90 minutos realmente não dá. Ramiro vem mal. Patrick deveria entrar no lugar dele, mas a “politicagem” e o bruxismo que existem no futebol jamais vão permitir que isso aconteça.

  • Daniel Scherer

    Brasileiro já foi atirado na lata do lixo na terceira rodada, então minhas atenções estão voltadas somente para a LA. E quanto a isso, estou bastante preocupado. Brasileiro para disputar vaga???? Vaga deve ser consequencia de tentar o título e não objetivo.
    O planejamento de poupar e poupar já mostra uma de suas consequencias nefastas: a falta de ritmo do time como um todo, e em cima disso a teimosia do Renato em desfazer o que ele fez de bom. Porque será que todo o treinador tem essa presunção de ver que está dando errado mas insiste para mostrar que ele está certo???? E para isso afunda com o time junto…
    Fernandinho é jogador para entrar e nunca ser titular absoluto. Não dá. A partir da entrada dele o time afundou (claro que a saída do P. Rocha foi determinante), ele não pode ser o substituto do P. Rocha. Se for, Renato tem que mudar o time e a forma de jogar. Fernandinho é peladeiro, pega a bola, abaixa a cabeça e dribla, dribla até perder a bola ou sofrer a falta. Com ele em campo e Renato insistindo que Ramiro possa ser armador do time, é o que temos visto. Time sem profundidade, toques laterais e uma extrema lentidão para sair de trás. Bastou tirar um dos volantes, e colocar o Patrick, que por mais verde que seja, tem o cacoete de jogar ali na intermediaria de ataque, e o time melhorou. Em 20 minutos agrediu e criou chances que até então não tinha criado. Sem P. Rocha, tem que ter dois volantes e dois meias atacantes . P.Rocha fazia as duas funções, coisa que nem Fernandinho, nem Everton e nem Arroyo podem ou vão fazer.
    Jael é cruel, não precisa dizer mais nada. Mas como foi indicação do Renato, vai jogar. Bobeia no final do ano não renovam com o Barrios porque tem o Jael que pode suprir. Digam que não acreditam nisso?
    Renato meu filho, para com a palhacada e coloca o time titular para se preparar para as semi-finais. Sei que ontem não foi o caso, pouparam os lesionados, mas daqui pra frente tem que ser os titulares sempre que possível.
    Do jeito que está, não passamos pelo Barcelona. E nem é o original.

    • Rezende

      Sim Daniel não dá para CRAVAR com 100% de certeza que o Grêmio passará pelo Barcelona de Guayaquil e depois passará pelo River Plate (ou Lanús) para obter a sonhada classificação à Libertadores 2018… KKK

      A GARANTIA de classificação para a Libertadores de 2018 tem de ser OBTIDA no Brasileirão, já que caímos na semifinal da Copa do Brasil para o poderoso Cruzeiro do Mano Menezes…

      Jogar a toalha no Brasileiro não é solução.

      O MÍNIMO que o Grêmio pode e TEM de fazer é GARANTIR que, se os vermelhos (11 participações na Libertadores) voltarem ao BRASILEIRÃO DE VERDADE que ano que vem, que eles nos assistam na tv disputando mais uma Libertadores.

      E como a perspectiva história SEMPRE é relevante; o Grêmio poderá empatar(quase 100%) com o São Paulo em número de participações na Libertadores (18) e ficaremos sozinhos com os Bambis SE o Palmeiras TAMBÉM não se classificar para a Libertadores de 2018 e ficar junto com 18 participações.

      Um objetivo MENOR, mas ainda sim um OBJETIVO…

  • wilson santos

    Nessa toada, o G4 está ameaçadíssimo e a própria vaga está ameaçada.
    Estamos a 4 pontos do sétimo colocado que é o Flamengo.

    A sorte, para quem comemora vaga como se fosse título, é que Fla e Cruzeiro decidem a CB, então, a linha de corte é o CAP com 34 pontos, estamos com 9 pontos de vantagem sobre eles.

    Para ficar fora da próxima LA, o Grêmio vai precisar se esforçar um pouco mais.

    • Rezende

      Cara não existe mais G4 !
      É G6 se considerar as vagas da pré Libertadores que pode virar G7 se o Grêmio for campeão da Libertadores e um Brasileiro for campeão da SULA MIRANDA estiver na parte de cima da tabela…
      É quase impossível o Grêmio não se classificar neste Brasileirão (tão fraco que nem os vermelhos disputam) para a Libertadores de 2018, teria de se esforçar de verdade para conseguir uma façanha desta…

      • wilson santos

        Acho que vc nao prestou atençao…eu disse G4 porque o Ilgo mencionou no texto…logo adiante eu fiz referencia ao G6 quando disse que o Gremio ainda tem 9 pontos de gordura, já que o Cruzeiro e Fla decidem a CB.

  • Augusto Feltri Carrist

    não conheço nenhum defensor de aipim q defende jael, logo colocar a culpa neles é fugir da realidade.

    • Ilgo Wink

      Eu apenas defendo um time sem o tal ‘aipim’, sejam quem for.
      aliás, são cada vez menos na praça, uma raça em extinção que já teve o seu momento .
      Nada contra Jael, mas a favor de atacantes de movimentação, repetindo o esquema vitorioso de 2016.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Jael não farda no Confiança aqui de Aracaju-SE que ontem foi eliminado na Série C pelo São Bento de Sorocaba.

  • Alexandre

    O calendário nos proporciona um mês e cinco amistosos até o jogo que realmente vale para o Grêmio no ano.
    É uma pena, pois tínhamos time para brigar pelo título. As derrotas para Corinthians e Avaí em casa deixaram o caneco mais distante, e esse início de 2° turno sepultou qualquer esperança que restava na torcida.

    Irritante a insistência do treinador no Jael como centroavante e, principalmente, com o Ramiro jogando como meia central. Não só ele não consegue armar as jogadas como perde suas melhores virtudes, a movimentação e chegada surpresa na área.
    Falando em chegar na área, à exceção do chute na trave do Patrick, o Grêmio não consegue mais finalizar de dentro da área do adversário. E isso não é de hoje, desde a saída do PR e do Luan do time, o time praticamente só levanta a bola e tenta chutes de fora.
    O time ontem pareceu muito com o do Roger, nos últimos meses dele, em que, por mais posse de bola que o time tivesse, não conseguia ser incisivo e efetivo.

    Fica minha expectativa para a volta do Luan, que o guri possa voltar no mesmo alto nível de antes da lesão, e traga a criatividade que vem faltando ao time.
    No Brasileiro é tentar ficar entre os 4 e só.

    • Heraldo

      Não foi as derrotas pra corinthians e avaí que deixaram o caneco distantes, estas derrotas foram injustas pelo o que o Grêmio apresentou nelas.

      Agora pega as derrotas para Sport, Botafogo, Vasco, Chapecoense e Bahia ontem, aí são 15 pontos.
      # estamos a 10 atras do corinthians.
      # se tivessemos ganhado apenas 3 jogos desses 5, como esta o campeonato agora ?

      foi nesses derrotas que o brasileirão se foi.

      • Juninho Street

        Eita o Heraldo quebrando teses.
        @Ilgo Wink poderia destacar esse post do Heraldo no topo.

      • Alexandre

        É que nos jogos contra Corinthians e Avaí jogamos bem, em casa e com time completo e tivemos a chance de marcar na cobrança de pênalti. Tivéssemos marcado e a diferença pro líder diminuiria em 6 pts (+4 Grêmio, -2 Corinthians).
        Nos jogos que tu citou, o Grêmio jogou mal, não mereceu vencer. Além de ter desfalques importantes ou um time todo reserva.

        O certo é que, por mais que a campanha do Corinthians seja muito boa, o Grêmio perdeu, pelo próprios erros, a chance de estar, no mínimo, disputando o título ponto a ponto.
        Desperdiçamos muitas chances, muitos pontos, e o Brasileirão se foi.
        Fica a torcida pra que na Libertadores seja diferente.

  • Luis Augusto Waschburger

    Tem uma questão que poucos tem falado.
    Com a opção de Renato por Fernandinho para substituir Pedro Rocha, ele e Ramiro acaba ocupando a mesma faixa de campo.
    Quando isto não ocorre, ou Ramiro joga mais por dentro ou Fernandinho joga pela esquerda, o que prejudica o desempenho de ambos.
    Assim, acredito que Fernandinho e Ramiro não podem jogar juntos.
    Oremos que com o retorno de Luan, Barrios e Geromel o time “desentorte” e volte a ter a capacidade criativa.
    Caso contrário, será um fim de ano melancólico.

    • Luis Augusto Waschburger

      Com isto, segue a escalação que eu penso a melhor, com as opções de substituição:
      Grohe (PV); Edilson (Leo Moura), Kannemann (Thyere), Geromel (Bressan) e Cortez (MO); Michel (Christian), Arthur (Jailson), Ramiro (Fernandinho) e Luan (Patrick); Barrios (Beto da Silva) e Everton (Arroyo).

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Dr. Luis, com Luan inteiro eu colocaria Barrios e Arroyo na frente ou Fernandinho e Everton no segundo tempo.

        Vejo Arroyo com potencial pra assumur a titularidade e Fernandinho como opção, pois Éverton carece de aprender arremates à gol ainda, mas tem futuro, acredito nele.

        Patrick é a “bola da vez” .

        • Luis Augusto Waschburger

          Pra manter o esquema, quem entrar tem que jogar pela esquerda pra não sobrepor a área de campo do Ramiro.
          Se entrar o Fernandinho, ou ele entra na do Ramiro, ou o Ramiro tem que trocar de lado, o que acaba prejudicando seu desempenho.

          • Rezende

            Fernandinho na do Ramiro, pausa para RIR, KKKK…

            Para jogar o Fernandinho com o Barrios e para manter o esquema do Grêmio tem de se ter alguém que faça o mesmo trabalho do Ramiro-Giuliano só que pelo lado esquerdo.

            Só pela hipótese, o único volante de pé esquerdo que temos no time é MICHEL, que não me parece ter os requisitos ofensivos para função e PIOR o Meia-Armador que no Grêmio joga do centro para esquerda teria que jogar mais do centro para DIREITA.
            Inversão Douglas com Giuliano/Ramiro.
            Nem Luan e nem Douglas jogaria invertido… Quem sabe Patrick conseguiria emular um Giuliano se ganhasse um pouco mais de CORPO daqui a um ou dois anos…

            Não tem espaço para o Fernandinho no esquema 01 do Grêmio que não seja pela esquerda no lugar do Pedro Rocha ou pela direita como terceiro atacante com 3 volantes ou dois volantes e um meia (que foi o que o Renato TENTOU em certo ponto durante o jogo com o Bahia)…

            Se pudesse dar UM conselho para o Odorico ou ao Bolzan seria:
            Faça como fez certa feita o Imortal Fábio Koff em relação ao amor sem explicação entre o treinador Felipão e o “craque” Jamir, mandou-o sem aviso prévio para o Botafogo/RJ.
            Não consulta o Renato, vende LOGO o Fernandinho e acaba DE VEZ com esta relação que não leva a NADA… Pro Grêmio…

  • Luis Augusto Waschburger

    Outra coisa: reconheço que tenho um pouco de implicância com o titular, apesar dele ter desempenhado papel importante na vitória sobre o botafogo, mas me parece que Paulo Victor joga melhor com os pés e sai melhor do gol nas bolas aéreas do que Grohe.

    • Patrick

      O Grohe vem crescendo e muito nas decisões, mas de fato, o PV fez uma intervenção em uma bola cruzada que cheguei me emocionar…kkkk fazia tempo que não via um goleiro nosso fazer com tanta segurança. Parece que temos um ótimo reserva, em nível próximo ao titular.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Patrick, achei que Marcelo Grohe fez um grande jogo contra o Botafogo, mas o contra o Bahia o Paulo Victor mostrou ”de novo” que tem algumas qualidades que faltam ao nosso titular. Acho que com uma boa sombra, o Marcelo tende a crescer naturalmente.

  • Rezende

    Quando vi a escalação fiquei num misto de emoções, não era uma das escalações bizarras como a ivi vinha especulando, entramos com mais de meio time titular, só Bressan na zaga, trio de volantes titular e…
    Mais que droga de novo a desgraça de 3 atacantes “experientes” e Éverton no banco..

    Não vou nem gastar o meu vernáculo, a atuação de Éverton, Patrick e Arthur COMPROVAM que Renato ERROU mais uma vez no seu cascudismo militante.

    Desperdiçou uma oportunidade de OURO para testar Arthur na função de “Ramiro-Giuliano” ao lado de Patrick.

    ANTES do jogo, cheguei a postar que achava que o guri ainda não estava pronto para ser o meia armador solitário no lugar de Luan/Douglas.
    ERREI FEIO, o guri mostrou em poucos minutos em campo como EU E RENATO estávamos ERRADOS.
    Com ele, o Grêmio não só pode manter seu esquema vencedor como aperfeiçoá-lo com Arthur no lugar de Ramiro e Éverton jogando próximo pela esquerda.

    O Companheiro de Éverton pode ser tanto o Arroyo como o Fernandinho (como se eu não soubesse a escolha do Renato). Mas aproximar os três jovens deveria ser a próxima experiência de Renato.

    Como temia pelo jogo contra o Vasco Renato já estabeleceu Bressan como substituto imediato de Geromel e Kannemann, Thiery fica em segundo plano e Bruno Henrique deve ter o mesmo destino do Gata Fernandez e do Bolanõs, Renato não dá espaço para ele. PORQUE PEDIU SUA CONTRATAÇÃO ???

    Jael foi esforçado mas cruel. Escalá-lo e deixar o Éverton no banco (depois de preterí-lo na esquerda pelo Fernandinho é uma destas coisas que NÃO CONFIO nos critérios do Renato. Não entendo suas prioridades TORTAS na escalação. Algum dia ele muda, vê uma LUZ… Se não…

    Por fim não critico o árbitro pelo pênalti patético final.

    Critico a CBF que escala no jogo do Grêmio um dos irmãos Oliveira que a população do UNIVERSO INTEIRO E AS DUAS DIMENSÕES ANTERIORES E AS DUAS DIMENSÕES POSTERIORES sabem que vem de uma família de Corinthianos ROXOS…

    Como disse sobre a SORTE no jogo contra o Botafogo, acho que depois da classificação na Libertadores os Deuses do Futebol reconsideraram sua decisão anterior e decidiram que os dois jogos contra o Vasco e a Chapecoense NÃO PAGARAM integralmente o golo classificador na Libertadores, havia saldo remanescente..
    Só ISSO explica a intervenção de Gasparzinho dando um rapa em Edilson jogando-o em cima do atacante do Bahia…

    O juiz é humano, até se esforçou em fazer uma apitação mais ou menos equilibrada, mas AQUELE MOLE no último minuto foi a última tentação do anti-cristo…
    “Pô meu timão empatou, vamos as favas, vou marcar este pênalti senão a família vai encher o meu saco…”

    Só queria perguntar ao patético do Fagner se agora tá melhor para ele, com uma arbitragem que anula um gol legítimo do São Paulo por perigo de gol contra o Cássio e valida um gol do Corinthians onde Rodriguinho puxa com as duas mãos o Junior tavares para a linha de fundo e cruza para o gol do Corinthians. E se não bastasse um outro apitador no jogo do Grêmio marca um pênalti INEXISTENTE no último minuto. O fato do cara ser Corinthiano ROXO é só incidental…
    Tá melhor pra ti assim meu guri, Fagner ???
    Toma a taça e não enche o saco…

  • Lucio

    O Grêmio ta brincando com o fogo. É obvio que queremos ganhar a Libertadores, mas não depende só do Grêmio, tem outros times do outro lado que também querem ganhar, ainda mais com esse futebol medonho que o time vem apresentando, e se for eliminado da Libertadores, vai remobilizar o grupo de jogadores como? Vamos lá agora é G6???
    Aí coloca no lixo 2017, o Renato e o Bolsan estão dando aula de como jogar fora um dos anos mais promissores da história do Grêmio, por puro erro/ falta de planejamento, inclusive comprometendo todo um bom trabalho bem feito por eles até o meio do ano.

  • Davi Calil

    Os bruxos são algo que me preocupam a muito tempo. Patrick têm que jogar na ausência do Luan no meio campo, ja deu sinais. Não há outro. E na esquerda, Arroyo ou Everton. Sem invenções com Fernandinho, ou joga ele ou Ramiro na direita. Jael nem no meu time de várzea. Como tu citou, o centroavante que afundou o esquema do Roger, só deu certo com Renato por se tratar de Barrios. É muito melhor que Bobô e Jael. Agora sem ele. Coloca o Everton mesmo de falso 9, buscando mais movimentação.

    Renato na tentativa de achar o time na ausência de Luan e PR32, tá se perdendo por improvisar demais. Ramiro não joga onde mais rende, na direita. Fernandinho ao menos voltou pra direita, mas antes estava na esquerda, não é a dele. Leo Moura, jamais deve jogar no meio ou meia direita. Os três volantes NÃO deu certo. Só que há no elenco, jogadores de mesma característica dos que saíram (podem não ter o mesmo futebol) e que cumpririam mesma função tática. Mas estou pedindo jogadores de 18 anos, caso do Patrick, e 21 caso de Everton. Todos sabemos que a ascensão do craque Arthur é graças a lesão do Maicon. Jamais jogaria caso contrário. Será que teremos que esperar o Cruel e outros bruxos se lesionar de novo, pra natureza escalar?

  • Ricardo

    O pior é jogar com um volante de segundo atacante, lugar do Luan. Soma isso + Jael = 0.

  • GremioSempre

    Acredito e muito na experiência do Renato já provou isso e apesar do time mais esgualepado que do ano passado…ainda acredito. Quem fez Luan se destacar, Arthur, Pedro Rocha, vem agora Patrick,Beto Silva dentre outros…sigo firme. Sobre brasileirão…chover no molhado é G4 o foco e deu. LA que venha..

  • gremiocampeaomundial

    Há MESES atrás eu dizia que:
    – O BR ACABOU!!!!!!!!
    – Futebol é jogado por seres humanos e há questões motivacionais, algumas delas subconscientes, que influenciam no desempenho, sobretudo no tocante ao fator anímico
    – Na LA seria diferente – e foi. Ganhamos e somos semifinalistas
    – O Botafogo fez um jogo PARNASIANO – e perdeu, caiu, já era. Ninguém tá dando a mínima pra essa p*rra. Importa é ganhar.

    Não acreditaram em mim, não gostaram. Faz parte. É divergência de opinião. O brabo é perceber uns contrariados à medida que os fatos vão atestando a teoria. Não por “vaidade intelectual” como poderiam pensar os incautos. E sim porque – pasmem – não basta ganhar. Tem que ganhar JOGANDO DO JEITO QUE ELES QUEREM e EM TODAS, MAGICAMENTE E SEM EXCEÇÃO!

    Tô louco, tô errado, falei mentira??? Prove ou argumente. Ou me mande às favas se preferir, já que a diferença entre este e a maioria dos outros “argumentos” costuma ser só uma questão de educação mesmo.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      A minha dúvida é se eles são colorados enrustidos, urubus ou secadores de derrotas para justificarem teses.
      A verdade é que nas derrotas aparecem sempre, e alterados, mas nas vitórias se acadelam. Normal.

    • Lucio

      Ninguém aqui esta falando em conquistar o BR, mas se Renato e Direção não conseguem mobilizar o time para lutar pelo 2 lugar, quero ver convencerem eles a lugar por vaguinha no G6. E aí, se não ganha a Liberta, faz oque da vida? Convence como o grupo de jogadores que agora terão que jogar o BR as verdas?

    • Rezende

      Futebol é PROFISSIONAL e o Grêmio não tem os maiores patrocinadores e recursos entre os clubes brasileiros.

      O Grêmio tem um estádio para mais de 60.000 lugares e fica com uma capacidade ociosa na maior parte das partidas…
      PODERIA ter uma média de rendas de público melhor SE a instituição entendesse a sua própria situação e se DEDICASSE DE VERDADE para dar show e GOLEADAS em frente de sua torcida SEMPRE E POR ORDEM DA DIREÇÃO ao invés de dar carta BRANCA ao seu treinador partidário do esforço mínimo (e de se poupar ao máximo), não golear um Zamora reserva para ter a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores 2017, não enterrar com uma goleado o rival que encaminhava seu rebaixamento em 2016 e OPTAR por um jogo morno e um tranquilo empate ou entrar de férias antes do tempo e ajudar a classificar o Botafogo para a Libertadores 2017…
      COMO querem estimular o crescimento de uma torcida fanática pelo GRÊMIO para frequentar com intensidade a Arena com este tipo de postura REITERADA ???

      As diferenças de PREMIAÇÃO no Brasileiro são ENORMES e ficarão maiores, pois PARECE a Globo reajustará a premiação este ano, em 20/30%…

      A diferença de premiação entre o SEGUNDO e o TERCEIRO colocado no Brasileirão (o série A o de verdade) pode passar de 3/4 milhões de REAIS !!!

      É RAZÃO mais do que SUFICIENTE PROFISSIONALMENTE para acabar esta choramingação AMADORA dos Gremistas de jogar a toalha no Brasileiro…

      Engole o CHORO, este do campeão antecipado do Corinthians, e se ESFORCE NO BRASILEIRÃO para ser VICE E que o SANTOS não tenha 3 ou 4 milhões de reais a mais que o Grêmio para investir no futebol na próxima temporada…

  • Pedro de Lara

    Alô, Renato Portalupi!!!
    A LIbertadores é uma obrigação. A mais melzinho-na-chupeta dos últimos 30 anos. Não tem colombiano no caminho. Não tem uruguaio nem paraguaio, não tem La Paz, não tem os argentinos brucutus, nem Bombonera. Não tem nem mexicano…
    Só tem o River, que, todo mundo sabe, é o São Paulo de Buenos Aires e o Barcelona, que vem sem o Messi, sem o Suarez e sem o Iniesta. O que facilita bastante, né?

    Até agora foi fácil.
    Iquique, Zamora, Godoy Cruz e o surpreendente Botafogo do Jair, que, no final, não passou de um Botafogo. Apesar de todas as nossas dificuldades.

    Então, chega de churumelas. Bota os caras pra treinar, bota os caras pra jogar. Tira lá do fundo alguma nova mensagem redentora.
    E, por favor, pára com as pardalices e bruxices.
    Faz direito teu trabalho de 500 contos/mes.

    Deixemos para uma outra oportunidade ganhar um campeonato de verdade como o Brasileirão.

    • gremiocampeaomundial

      “um campeonato de verdade como o Brasileirão”

      Cara, Libertadores é superior na hierarquia por ser continental e maior instância dele.

      Analogamente, Copa Mundial Interclubes eram dois jogos, passou a ser um em campo neutro. E é a ponta de cima da hierarquia. Esses são os FATOS.

      Agora se VOCÊ gosta mais ou gosta menos, pela SUA responsabilidade e opinião, do formato da Copa do Tatu disputada no interior do Acre, não posso fazer nada.

      P.S.: Já disse pra pesquisar sobre a história das Ligas Européias e o que as fez existir mas… pensando melhor, “pesquisar” nota-se que não é o seu forte. Ainda mais quando o resultado seria inconveniente à sua tese.

      • Pedro de Lara

        Cara. O meu interesse em pesquisar a historia das ligas européias e o tamanho da chuteira do Dirceu Jarrão é zero. Tenho mais o que fazer. Me dedico ao futebol que vejo, quando posso e quero e escolho minhas prioridades.
        Tu não. É um chato que fica pautando os outros pelos teus critérios.

        Larga do meu pé, chulé.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Nem clique no Link abaixo, pois o Demian Diniz hoje endoidou os fãs do Lisca Doido e ”até” do Roger ”Joel” Desempregado Machado. Precisamos de ”Treinador”, amigo.

        http://www.blogdodemian.com.br/2017/09/e-olha-o-ranking.html

  • Antonio

    Renato agora tem que pensar bem a Libertadores. Aquelo nosso futebol de toque tudo indica que não dá certo na Libertadores, Esses times aí que se classificaram marcam muito, pegam muito, batem muito e truncam muito o jogo. Principalmente esse Barcelona. Então precisamos também de muita garra prá ganhar o tri. Os jogos serão muito pegados. Acho que Renato é sabedor disso. Vamos decidir no detalhe técnico e não podemos perder na força (no bom sentido claro)

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Sim, Antônio, isso é visível demais e já falamos sobre esse assunto aqui recentemente, lembras ?????
      Antonio, é evidente que à partir das 8ª da Libertadores as coisas encrespam mais ainda e é por isso que eu acho ter sido fundamental essa queda do time ”à partir” das lesões e da venda do Pedro Rocha, mas entendo que podemos e vamos reequilibrar o time, pois o Roger ”Joel” continua fazendo sélfies na Espanha.

  • Marcos lena

    JAEL NÃO….. não dominou uma bola, não fez uma parede, não cabeçeou uma bola, não abriu um espaço, não sabia nem onde era a grande área. Eu sou defensor do Renato, mas pelo amor dos meus fililhos, JAEL NÃO.

  • Luis Augusto Waschburger

    Domingo, ao que parece, todos vão estar à disposição.
    É chegada a hora de começar a encaixar o time novamente.
    O desafio do fim do ano é achar o substituto pra PR32.
    Insisto: Fernandinho e Ramiro não podem jogar juntos.
    Ou se coloca outro jogador no lugar do Fernandinho que cumpra a função pela esquerda ou, preferindo deixar o Fernandinho aberto na direita, que se encontre um meia capaz de cumprir a função do Ramiro pela esquerda.
    Os dois juntos “entortam” o time, ocupam o mesmo espaço e “truncam” os movimentos de transição e ataque.
    Que Renato encontre a saída!

    • Gustavo Medeiros

      Herr Waschburger.

      Acho que temos que parar de achar um substituo para o Pedro. Não temos.

      Temos sim, é que achar outro esquema. Lembro, que inicialmente, ele foi colocado ali, me corrija se estou errado, para ser bengala do MO, para cobrir a lateral esquerda. Quando o MO se machucou e o Cortez entrou. Desculpe, mas essa é a verdade, Renato não colocou Cortez por merecimento, igual ao Arthur (Maicon machucado), mas esse é outro assunto. Pedro Rocha se viu livre da obrigação de ser babá de lateral e começou a jogar mais. Mais e mais, até certo ponto, que passou a ser o diferencial do time, ao lado do Luan.

      Fernandinho não existe. Ou melhor, existe, na metade do segundo tempo. Quando a maioria dos defensores estão cansados, e ele, pela habilidade, fominha e “vitória pessoal”, ganha do marcador e avança em campo.

      • Luis Augusto Waschburger

        Eu concordo.
        Quando digo substituto pro PR32, falo em alguém capaz de manter a dinâmica.
        Se Renato achar que este cara é o Fernandinho pela direita, então tem que sacar o Ramiro e colocar outro meia pra fazer a “extrema” pela esquerda.
        Com isto inverteríamos o desenho do time, mas se mantém a dinâmica com um volante mais fixo, Arthur e Luan fazendo a transição e um aberto na direita e outro mais por dentro pela esquerda.
        Até que Arroyo realmente mostre a que veio, minha opção seria pelo Everton, no lugar do Fernandinho.
        Em outro desenho, se optar por manter o Fernandinho, dá pra colocar o Patrick na vaga do Ramiro, mas jogando pela esquerda por dentro.
        Ficaria mais ou menos assim:

        Michel
        Arthur
        Patrick
        Luan
        Fernandinho
        Barrios

        ou

        Michel
        Arthur
        Ramiro
        Luan
        Everton
        Barrios

        • Gustavo Medeiros

          Michel, Arthur, Luan e Barrios acho que são incontestáveis.

          O sonho do Renato, e desejo, deve passar, pela recuperação do Douglas e mais um fechando o time.

          Dos que eu vi, seria Everton ou Arroyo.

          Mas de todos jogos do Patrick que eu vi, gostei muito.

          Ramiro, na dele, também não seria ruim.

        • Rezende

          Não tem Pedro Rocha no elenco, para mim tem de entrar o Éverton ou o Arroyo se ficar menos tímido.
          O necessário é adaptar o meio subindo o Arthur e um dos dois volantes de trás terá a sobrecarga de fazer o trabalho defensivo que o Peter Rock fazia para proteger o ala esquerdo (MO ou Cortez), Ramiro é destro e não tem CORPO para dar este tipo de cobertura.
          Ou Michel ou Cristian (se for escalado) terá que se preocupar com a recomposição pela esquerda…

  • Gustavo Medeiros

    Me ajudem.

    Por que o Grêmio gostaria de ficar no G4 e jogar outra libertadores em 2018?

    Não está mais que provado que não conseguimos montar um time para jogar duas competições simultâneas?

    Ano que vem teremos, já confirmado, Noveletão (que esse ano poupamos na Libertadores para jogar Gauchão). Brasileirão, que de tantos jogos, nenhum dirigente imagina que o Grêmio passa ganhar, Copa do Brasil e Primeira Liga. Ainda podemos jogar Sula ou Libertadores. Ou seja. Tudo de novo e novamente.

    Eu não quero ver 2017 se repetir. O ano que mais tinha esperança e o ano que mais deixamos vazar entre o vão, vil, dos dedos entrelaçados, em posição de reza, nossas esperanças.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Grande Ilgo !!!!! (a urubulândia pira)

    Deu a louca no mundo esportivo na visão futebol e eles ”estão errados”, é claro. Como ousam contestar as teses dos nossos amiguinhos sofredores que vivem de criticas e cornetas diárias contra tudo e contra todos os Gremistas o tempo todo e nem você que é um Blogueiro realmente consagrado e de ”respeito” consegue arrancar deles um elogio se quer de teus ”amiguinhos” nesta gestão do Renato Pentaluppi ????? Pois é. Então, oremos ….. !!!!!

    http://www.blogdodemian.com.br/2017/09/e-olha-o-ranking.html

    Esta notícia vai chegar aqui na pequena colônia de teses de barco à remo com fortíssima correnteza e haverá choro e ranger de dentes da ”IVI” e de seus seguidores da urubulândia. É só aguardar ….. que fase ….. !!!!!

    • Pedro de Lara

      Copião. Tu és a prova viva de que comer alfafa e construir um pensamento, tudo ao mesmo tempo, não funciona.
      Mas não desiste. Mais 15 mil posts e acho que tu já vais conseguir fazer cocô duro.
      Abraços.

      • Igor Klein

        Ainda acho que o Copião e o Pedro de Lara são alter-egos da mesma pessoa.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Igor, não leio nada do inútil urubu de Lara a mais de 30 dias, pois ele está literalmente lacrado e bloqueado, mas te garanto que com aquela mente de ameba ele está mais para Maria do Rosário numa daquelas discussões com o Bolsonaro, por exemplo (kkkkk).

          Apenas vejo à quem responde ”citando ele”, e cuidado, pare de curtir meus comentários, pois para ele ”todos” que fazem isso são fakes que eu criei porque criticam o time, mas apoiam o clube do coração e naquela cabeça ”intestinal” já existem mais de 20 fakes do Copião por aqui.

          Haja carniça para essa urubulândia, amigo, pois é. Oremos ….. !!!!!

        • Luis Augusto Waschburger

          hahahahahahahahahahah

  • Diogo S

    Não existe a menor chance do Grêmio ficar fora do G4. Os concorrentes vão se enfrentar. O Flamengo vai ganhar a CB. Palmeiras e Santos não são grande coisa, Botafogo e Cruzeiro estão abaixo e também não são nada de mais. Sobre o título, até o Palmeiras acredita. A chance passa por chegarmos ao confronto direto com no máximo 7,8 pontos de distância do Curintia, e ganharmos. Só assim. Não consigo jogar a toalha quando há um time medíocre liderando o campeonato.

    • Pedro de Lara

      Pendura uma meia na lareira e confere todas as noites, até dezembro.
      O papai Noel vai te deixar um presentinho, baby.

      • Diogo S

        Ouvi dizer que ele vai te deixar um “consolo” de borracha, bem grande, escrito “Portaluppi”. é pra tu usar e se “consolar” caso o Grêmio ganhe a Libertadores e tu chore, buá buá. kkkkkk

        • Pedro de Lara

          Ho-Ho-Ho, baby.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Tu respondeu pra quem essa mensagem, não consegui identificar ….. seria para mais um urubu ”de tocaia ”, Diogo ?????