Uma vela para Luxemburgo

Confesso que não tive ânimo para assistir Grêmio x Avenida. Primeiro, porque teria de ficar em cima do muro – torço para os dois; segundo, porque esse era um jogo que nada acrescentaria. Para que serve um jogo desse nível?

Não serve nem para avaliar o potencial desse ou daquele jogador. Golear o meu pobre Avenida, no Olímpico, é quase uma obrigação. Se goleia, fez o que tinha de fazer; se empata ou perde, é fiasco.

Agora, um jogo como esse, e tantos outros do Gauchão, serve para desfalcar o time. No caso do Grêmio, serve para lesionar só os melhores, os mais importantes.

Mário Fernandes e Kleber que o digam. O lesionado da vez é Gilberto Silva, que, bem ou mal, é titular do time de Luxemburgo.

Analisando friamente, a lesão do GS, que teria fraturado o nariz, pode abrir caminho para que Luxemburgo encontre um zagueiro realmente em condições de ser titular e corresponder quando o time tiver pela frente adversários mais poderosos, o que irá acontecer se o Grêmio superar o Ipatinga.

GS, pela sua experiência, quebra o galho no Gauchão, mas não acredito nele contra um Palmeiras, por exemplo.

O Naldo, o Legítimo, parece que ficou mais difícil. Então, é preciso insistir com outra dupla de zaga, deixar jogar e torcer para que alcancem um nível confiável.

Na frente, Facundo – prefiro chamar o argentino pelo primeiro nome, que é como fazemos com os jogadores brasileiros de um modo geral – está calando a boca de uns apressadinhos – secadores todos eles – já alardeavam que ele seria um jogador só de segundo tempo, nunca de jogo inteiro. Essa conclusão, mais apressada que ejaculação precoce, foi tirada em cima de um jogo só. Má vontade. Inveja.

O melhor do jogo, segundo os comentários que ouvi, foi o Marcelo Moreno.

O ataque não me preocupa. E o setor ainda vai melhorar com Miralles, que recomeçou a treinar, agora com mais entusiasmo. Em breve, será mais uma opção importante para o ataque.

O problema mesmo está no meio de campo.

É preciso contratar um articulador urgentemente. E mais um volante de qualidade, que marque forte e saiba jogar.

O sistema defensivo – e também o ofensivo – perde sem Mário Fernandes e Júlio César, é inegável. Gabriel e Pará são bons, mas os outros dois são melhores.

Agora, em meio a tudo isso, é importante destacar o Luxemburgo. Ele está me surpreendendo positivamente, tanto pela forma como arma e comanda o time, como por suas declarações e posições.

Com ele, já acho que mesmo sem reforços, e se não machucar mais ninguém, o Grêmio até pode ficar entre os quatro primeiros da Copa do Brasil.

Título não, porque aí Luxemburgo seria mais que um treinador, seria um milagreiro, um santo. E santo a gente sabe que ele não é.

Mesmo assim, e por via das dúvidas, não custa acender uma vela pra ele.

Se gostou, compartilhe!

  • Roque Fernando

    Ilgo,
    O grêmio esta formando um grupo, onde os méritos já podem ser divididos com o Luxemburgo. Esta escalando bem, boas entrevistas sem frescuras, acho que está indo bem. O que aconteceu com o Groli ? Acho que este cara poderia servir para o gauchão e antes da janela. Tanto ele como o Simon. Eu acho que zagueiro deve se formar na base. Se falava do Douglas pela indolência. Acho que ele caberia neste time como uma luva. Mas ele é página virada. A primeira coisa é lidar com a impaciência da torcida. Temos que dar tempo ao tempo, já estamos com bom técnico, agora precisamos de algumas peças. Antes era um time inteiro que precisava de reparos, agora são 2 ou 3 jogadores, é uma evolução não ?

  • walter borba

    Ilgo e coelgas de blog…

    O luxa está formatando o time do Grêmio, isso é essencial. Há anos temos sofridos com troca de treinadores e esquemas de jogo diferente um do outro. A partir disso, temos que realmente dar tempo a tempo.
    Leo Gago se não é o volante dos sonhos, está quebrando o galho e com o time certinho vai dar resultado. Assim como MArco Antônio que não é meia dos sonhos, mas pelo é esforçado e isso conta muinto.
    Precisos de um zagueiro de primeira, esse é o principaal reforço que precisamos e urgente.
    Quanto ao meia armador, acredito que ele ja esteja contratado: Giuliano ou Carlos Eduardo….
    Carlos Eduardo já está em recuperação…
    E giuliano, segundo alguns, vem em maio..

  • walter borba

    O cacalo falo que o Giuliano vinha em maio… E ontem o wianey carlet tocou no assunto de novo..

  • Antonio

    concordo com o Roque. Luxemburgo está começando a tirar o que dá do grupo que tem na mão. Está fazendo um time, não de 11, mas de 15 titulares. Isso é importante pois mesmo que a qualidade não seja grande, pelo menos na hora das substituições não haverá decréscimos. Sem dúvida nenhuma é um grande treinador, e a coisa vai evoluir ainda mais. Só falta ele tirar alguém da base, botar no time e dar certo

  • rauru

    Ilgo, como não viste o jogo, uma contribuição: vai se confirmando o que alguém escreveu aqui nos comments do blog e já está parecendo o argumento encontrado pelos colorados (inclusive o Wianey adotou numa coluna na ZH dia destes). O problema com as agressões (não são lesões, como falam, são agressões mesmo) é que os gremistas não fazem nada pra fugir dos tacapes… Mário Fernandes e Kleber, que o digam, agora também Gilberto Silva: por que ele não fugiu daquele cara do Avenida que subiu nele e lhe aplicou um golpe suficiente pra quebrar o nariz? De novo, foi “acidente”… Minha sugestão: que o grêmio inclua, nos treinamentos, a “cadeira” intitulada “como fugir das porradas inimigas”. Como instrutores principais, se se dispusessem a compartilhar segredos “industriais”, seriam contratados dois “deles”, cujos nomes nem cito, pois não precisa, némesmo? Enquanto isto, olho vivo, pq o Bertoglio já vai se tornando candidato a estrelar o remake de “A Próxima Vítima”.

  • Bi-segundino

    Mais um jogo do grêmio e mais duas baixas; G.Silva com fratura no nariz e Werley com lesão entre as costelas. E desta vez não era Vuadem o árbitro. Isto piora ainda mais a situação. Cria uma série de dúvidas que deverão ser investigadas e esclarecidas. Será que Jean Pierre Lima também está no esquema contra o grêmio? Seria ele apenas mais um membro ou o líder, com aquele estilão Vin Diesel? Os gremistas deveriam solicitar a quebra do sigilo telefônico de J.Pierre e Vuadem. Verificar se houve comunicação entre os dois e, em caso positivo, o que foi conversado. É necessário desbaratar esta quadrilha que está agindo contra o grêmio há mais de dez anos, pelo bem do futebol Gaúcho. Cabe investigar também se há participação de Simon no caso e do presidente da FGF.
    Por falar nisso, agora o Simon é comentarista da Fox, e dos piores. Como árbitro foi o melhor que o RS produziu, com duas copas, mas como comentarista é péssimo. Alemão, já pensou um jogo do teu time sendo apitado pelo Vuadem e comentado pelo Simon? Haja lenço…
    Depois de secarem por meses a assinatura entra o Inter e a AG, agora os gremistas estão secando o caso jurídico Oscar x SP. Se o SP vencer definitivamente haverá avalanche? Virou uma torcida que mais seca do que torce. Seca assinatura, seca processos e não ganha uma. Sugiro até que alterem a parte do hino onde diz “és imortal tricolor” para “és imortal secador”. Condiz mais com esta sofredora torcida…

  • Francisco Coelho

    Até pouco tempo era joelho se desmontando e agora é osso quebrado para todos os lados e gostos.

  • Roque Fernando

    Mas como deixar de secar o inter se dão mancada uma atrás da outra. Quanto ao Oscar, fizeram negócio sabendo que podia dar problema. :Inter e AG foi piada´de mau gosto né ? Pô bi, chorando as pitanga no blog do outro time, hehehe,

  • Antonio

    Acho que o Oscar teria vaga no time do Grêmio

  • WOW! Wonderful and well deserved.

  • Very nice info and straight to the point. I don at know if this is in fact the best place to ask but do you folks have any ideea where to get some professional writers? Thanks

  • Wow, great article.Much thanks again. Cool.

  • Thanks so much for the blog post.Really looking forward to read more. Cool.

  • Thanks for sharing, this is a fantastic post.Really thank you! Really Great.

  • Enjoyed every bit of your article post.Much thanks again. Much obliged.

  • I really enjoy the blog.Really thank you! Cool.

  • Thanks so much for the article post.Really thank you! Awesome.

  • Major thanks for the article post.Much thanks again. Cool.

  • Fantastic article post.

  • Im grateful for the post.Much thanks again. Awesome.

  • I really like and appreciate your article post.Thanks Again. Want more.

  • Major thanks for the article post.Really looking forward to read more. Great.

  • Very neat blog post.Thanks Again. Awesome.

  • Awesome article.Thanks Again. Keep writing.

  • Major thanks for the post. Really Great.

  • Fantastic blog.Much thanks again. Want more.

  • Really appreciate you sharing this blog post.Much thanks again. Will read on…

  • Great article post.Thanks Again. Great.

  • Really appreciate you sharing this blog article.Much thanks again. Awesome.

  • I appreciate you sharing this post.Thanks Again. Awesome.