Uma análise da eliminação da Copa SP

Análise do botequeiro Alexandre Sanz sobre a eliminação do Grêmio da Copa SP, já que eu não pude ver o jogo, graças a Deus:

Ilgo e Diletos participantes deste Boteco!

Estou muito triste, pois o Grêmio foi eliminado da Copa São Paulo, por um Botafogo-SP, que se mostrou inferior durante toda a partida, mais uma vez somos eliminados por um adversário inferior, de qualquer forma aceito o desafio de destacar minhas impressões sobre esta partida.
O primeiro tempo começou com um jogo parelho, porém o Grêmio sempre apresentou um conjunto mais homogêneo, apesar da voluntariedade do adversário, que antes dos vinte minutos goleava de 7 X 1 em número de faltas, com a conveniência do arbitro, neste periodo tivemos dois lindos gols, o do Botafogo depois de uma bobeira do Zagueiro Denilson que errou um passe deixando a bola dividida entre Kaio (G) e Willians (B) que venceu a parada e finalizou com a bola no alto, encobrindo o Goleiro Gritti (G), logo após, no primeiro ataque o Grêmio empatou com linda jogada individual do Meia Vico (G), limpou três marcadores e conclui seco no canto de fora da área, após este gol o LE Júnior passou a comandar as ações e cadenciar o jogo, então o Grêmio criou mais 4 oportunidades, sendo 3 delas dentro da grande área frente a frente ao goleiro adversário, 1 sem o goleiro apenas com 3 zagueiros sobre a linha, o Botafogo assustou com alguns chutes de longa distância, nenhum em gol. Os últimos 5 minutos mostraram um Grêmio, inexplicavelmente
tirando o pé e amornando o jogo, termina assim o primeiro tempo.
Análise: O campo possuia dimensões reduzidas e dois tipos de grama, estava em péssimas condições a bola quicava em direções diferentes e não rolava, prejudicando o time gremista que era mais técnico, o time do Botafogo bateu a vontade, o treinador adversário escalou inteligentemente, o jogador Wesley, número 14, jogando nas costas de nosso LD Raul, mesmo sendo bom jogador o Raul conseguiu marcá-lo e deu duas escapadas pela direita que não foram aproveitadas.
O segundo tem po começou, como terminou o primeiro, com o Grêmio dominando as ações, porém de forma muito lenta, aos poucos foi imprimindo um ritmo mais forte, criamos algumas chances interessantes, mas a melhor foi uma jogada muito boa de Raul que  Luis Felippe concluiu sobre a zaga quase na pequena área, o LE Júnior era o melhor em campo, inclusive fez uma jogada espetacular, driblando 3 marcadores desde seu campo, mas quando chegou próximo a área faltou companheiros que não acompanharam a jogada, lamentável. No final do jogo, o jogador Wesley (B), pegou outra bola na cabeça de área do Grêmio e entrou a dribles, com uma facilidade incrível, e na frente de Gritti fez o gol da classificação.
Análise: Só para constar, o goleiro Gritti não tocou na bola o jogo inteiro, as duas que foram em gol entraram, isso mostra a superioridade do Grêmio.
Jogadores:
Melhor em Campo: 14. Wesley (B) – jogou muito bem fazendo uma ação ofensiva que segurou nosso melhor jogador durante quase toda a partida e fez o gol da classificação.
Grêmio:
1. Gritti – Não foi exigido e não teve culpa nos gols;
2. Raul – Não conseguiu jogar como nos jogos anteriores, mas realizou 4 jogadas de qualidade, bate muito bem na bola e esteve bem na marcação;
3. Lucas Dias – É um Zagueiro comum demais para o Grêmio, falhou no segundo gol;
4. Denilson – Este jogador não irá jogar em clube grande, terá 21 anos este ano e não é xerife e nem possui qualidade técnica, é alto e só isso, falhou no primeiro gol;
6. Junior – Foi o melhor do Grêmio hoje, deveria subir para Gramado, fardar e começar a assumir a 6 do profissional;
5. Kaio – Gostei desse jogador durante a campanha, mas hoje foi muito infeliz, perdeu o pé de ferro no 1er e falhou no 2nd gol;
8. Arthur – Começou nos três primeiros jogos como um dos melhores no meio, depois foi caindo de rendimento, hoje encerou para todos os lados sem objetividade, precisa ser treinado para tocar a bola com maior rapidez, tem talento, mas não está pronto nem será o Dener do Ilgo;
18. Vico – tem muita qualidade técnica, lembra o Sávio em seus áureos tempos, mas como o sávio é muito franzino, saiu machucado depois de uma pancada criminosa que sequer mereceu cartão amarelo;
17. Iago – errou tudo hoje, muito mal, bate bem na bola tem força e é veloz mas hoje não esteve bem, também não é o Dener, se for bem tratado pode ser um bom jogador em uns 3 anos;
16. Tilica – Outro que errou tudo inclusive 3 gols na frente do goleiro, nunca seria meu titular;
9. Luis Felippe – Jogou muito bem fez parede pareceu um pouco mais dinâmico, mas não conseguiu concluir com equilíbrio, tem futuro, mas tem que perder peso e se desenvolver mais, acho que em 2 anos teremos um bom centroavante aqui;
7. Ty – Entrou bem, esse jogador tem que ser trabalhado melhor, o problema é a idade, já tem 19 anos, fará 20 este ano e está ainda um pouco verde, gosto da forma como joga, tem velocidade mas é daquieles que pensam ao contrário do Tilica;
21. Guilherme – Tem velocidade e só é um jogador muito fraco;
19. Tontini – Entrou sem tempo, em outras partidas, foi muito mal contra o Paraná errando situações que beiravam o ridículo, mas foi bem contra o Goiania se recuperando com um bonito gol, não tenho opinião formada, mas não parece ser o Dener também.
PS: Achei terrivel o Grêmio ter jogado as primeiras partidas em Rio Preto num estádio grande com campo de grandes dimensões e gramado ralo e duro e depois ir jogar na Rua Javari num campo de pequenas dimensões (um society para 9) e gramado fofo e irregular, enquanto o Corinthians joga na Arena Barueri, é muita diferença de tratamento.
Abs

Se gostou, compartilhe!

  • Francisco Coelho

    Alexandre Sanz; parabéns pela analise.

    O Grêmio tem pecado por escolher treinadores que até podem funcionar, mas o que eu observo é que alguns não sabem escolher as peças e distribuí-las em campo com treinamento de jogadas.

    No sub 20 tiraram o treinador que mais conhecia o grupo e foi campeão gaúcho para colocar o Raul Cabral que acredito que já tenha caído, pois não está no site.

    James Freitas na sub 19 errou e muito na minha visão. O Grêmio necessita de treinadores que tenham bagagem e muito conhecimento tático para passar.

    Até parece que os que ganham torneios perdem o emprego…

  • alexandre sanz

    Concordo contigo Francisco, o Jaime, cometou os seguintes erros, estou falando na campanha:
    1. Mudou muito o time, iniciamos com Ty, Lima, Luis Felippe e Nicolas, no segundo jogo já estavamos com Tilica, Tontini, Yago e LP, depois sai Tontini e entra Vico;
    2. Não escolheu os melhores como seu 11 titular, Ty é melhor que Tilica e Vico é melhor que Tontini/Lima tem ainda o Nicolas que é melhor que o Yago (o Nicolas machucou depois, mas tinha perdido a posição);
    3. O time mostrou muita oscilação, num periodo amassa o adversário noutro joga como se estivesse passeando no parque, contra o Goiania ficou mais homogeneo, mas ontem voltou de novo esse eletrocardiograma;
    4. Não escalou os jogadores em suas melhores posições, ex: Yago joga melhor vindo de trás;
    5. Seus dois melhores jogadores eram sem sombra de dúvidas o LD e o LE, tinha que priorizar facilitar suas subidas, com cobertura adequada e jogadas de linha de fundo, na minha opinião deveria posicionar os volantes mais atrás e liberar os avanços dos laterais, fechando um terceiro no meio (Ty ou Yago).
    PS: agora se passássemos teríamos muita dificuldade com os sub 25 do Palmeiras ou o sub 30 do Vitória hehehe

  • Roque Fernando

    Parabéns, Alexandre,

    Não seria o caso de o Grêmio investir em técnico de médio para bom, para treinar este pessoal que tem torneios mais atraentes que o clube disputa ?

    Fiquei sabendo pelo blog do Darci Filho que o Homero Belini pediu licenciamento do Conselho e talvez se afaste do Clube ? O que será que acontece que todos estão pulando da barca ?

  • alexandre sanz

    Roque em minha opinião um time de futebol deveria ser dirigido e gerenciado como uma empresa, nessa hipotética e utópica forma o Felipão ou mesmo um Valdir Espinosa, seria(m) um Diretor de Futebol, com o Wortmann como gerente de categorias, e treinadores como o Luciano Dias, Roger Machado ou mesmo o antigo treinador das categorias de base seriam os treinadores tanto dos profissionais como das diversas categorias de base, com as promoções ou demissões baseadas em resultados de campo, mas os times teriam uma forma linear de atuação, com substituições acontecendo sempre de forma assertiva e pontual, vendas daqueles jogadores que se destacam acontecendo para angariar recursos com automática substituição da peça em questão.
    Mas a realidade é termos dirigentes que muitas vezes nada entendem de futebol, e primam pelo paternalismos e trabalham com indicações que melhor convêem a si próprios e não ao clube.
    Obrigado e..
    Abs

  • Andre Peixoto

    Será que um treinador com bagagem e/ou experiente aceitaria ficar anos treinando gurizada? Será que eles não teriam a ambição mais tarde de treinar um clube de médio a grande?

  • marcio tremarin

    Parabéns pela análise.
    Alguém sabe pq o grêmio joga esse torneio com o sub19?
    .
    Esperando q a mídia esportiva do RS noticie q o inter deve 3x mais q o grêmio para o governo federal.
    .
    http://pbs.twimg.com/media/B736fwCIgAAS2fl.jpg

  • alexandre sanz

    André, atualmente o Wortmann é coordenador das categorias de base+auxiliar etc..
    Eu penso que tudo depende do Projeto a ser apresentado, com essa oportunidade de realidade financeira, acho que pode-se pulverizar mais o $$$ investido em futebol, trazendo melhores treinadores para atuar nas várias categorias com uma gerencia centralizada de alguem que entenda de futebol, com os meios de comunicação como rádio e tv próprios, de acordo com a idéia do Francisco, se divulgaria mais todas as categorias, com o sucesso de determinado time junto viria o sucesso pessoal do comandante.
    Particularmente eu acho muito legal trabalhar com categoria de base, é muito mais visível a evolução do trabalho.
    Obrigado Marcio, deve ser pelo fato do sub 20 ter disputado essa última CB ganha pelo Inter e os meninos estarem em férias, de qualquer forma vale lembrar que os principais jogadores da sub 19 estão em Gramado com o grupo principal, que são: Erick, Everton e Luan com 19 anos e Lincoln (16) e Balbino (19).

  • Francisco Coelho

    Alexandre Sanz; faltou o Yuri Mamute que só tem 19 anos e está na seleção brasileira sub 20 salvando a pele do Gallo. Kkkkkkkkkkkkkk

  • Francisco Coelho

    Alguns treinadores de BASE e Clube atual:

    Rogério Micale – Atlético MG
    RODRIGO VICENZI CASARIN – Desportivo Brasil
    Eduardo de Castro Filho – o Duca – Criciúma (SC)
    Marcos Alberto Skavinski – Atlético PR
    Alberto De Azevedo Alves Teixeira – São Caetano
    Rodrigo Fonseca – Botafogo – RP
    Wesley Oliveira Carvalho – Vitória BA

  • alexandre sanz

    Simmm, tem tambem o Liverson, Marcelo Hermes, Walace, Araujo e o Jeferson, que estão com os profissionais e poderiam estar na Copinha.
    Percebi que o Vitória e Atletico PR dão bastante valor as categorias.

  • Francisco Coelho

    Alexandre Sanz; dão valor e revelam muito. Estes treinadores que sito além de bom desempenho jogam para vencer e revelar…

  • Humbertosm

    Como eu digo, “Tudo crack que não sabem fazer gols”, o Grêmio a anos está reduzido a isso.

  • Walter Borba

    Esse time da copinha é 85% BALAKA (cabelinho igual neymar, brinquinho, cavanhaquezinho, sombrancelha feitinha)….enfim, são umas mocinhas…
    10% dos guri pensam que jogam alguma coisa, mais não jogam nada, jogam uma bolinha de gude.
    5% dos guri se trabalhar, com esforço, com empenho, talvez, talvez, chegam treinar no time principal e assumam a titularidade.

    Ah, que fique claro, essa uma constatação não só do time do grêmio, mas dos outros times também.
    Muita Balaka e pouquissimo futebol.

  • Roque Fernando

    Acredito que tenha técnicos que se destaquem com guris da base, enfim, não é para o cara se eternizar treinando a base, mas sim gabaritado para treinar a base durante um tempo. Olha o Clemer por exemplo, esta fazendo carreira no inter treinando a base. O Grêmio tem vários ex-jogadores que poderiam fazer um trabalho, ou alguém de outro time.

  • marcio tremarin

    Ramiro se machuca e desfalca o Grêmio no Gauchão. Primeiro real reforço de 2015!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Jocelito

    Muito boa tua análise Alexandre,concordo também com a ideia
    de por gente mais graúda para treinar a base.
    Se o GRÊMIO de fato, priorizasse ganhar essa Copa São Paulo,
    colocando um time mais forte,tenho certeza que teríamos ganho
    pelo menos uma.
    O Cruzeiro também não tinha ganho nenhuma vez.Há uns anos
    atrás fez um time forte só para ganhar e ganhou.

  • alexandre sanz

    Walter, balaka sempre existiu no futebol, lembro do Paulo César, virar Cajú por causa da cor do cabelo, Casagrande Maconheiro assumido, moda Black Power nos anos 70, Principe Jajá que virou Jeirrr usava munhequeira, Os Mullets do final dos 80 e inicio dos 90, Cabelos Descoloridos e brincos de Paulo Nunes, Pilantra cabeludo e pagodeiro, Moicanos do time do santos de Neymar, agora são as tatuagens que deixam os caras com cara de cheque sem fundo, o importante na minha avaliação é o futebol que apresentam, eu adoraria ter o Neymar no Grêmio com toda a balaka naquele corpo.
    Roque acho que sim que há espaço (num futebol organizado) para se desenvolver carreira nas categorias de base, o Gunther pode nos dar depoimentos melhores, sobre carreiras de técnicos do futebol universitário nos EUA.
    Marcio, discordo da tua rejeição com relação ao Ramiro, na minha opinião ele é um excelente segundo volante, mas ai sim concordo que é um péssimo armador, no meu time ele teria lugar.
    Abraços

  • Gunther Meyer

    Eu não acompanho o futebol (soccer) universitário mas posso dizer que nos anos 80 ou 90, quando o Ivo Worthman foi contratado para treinar o Miami Fusion (fechou muitos anos depois), ele estava treinando um time universitário nos Estados Unidos. Então, se aprendeu algo pode repassar e usar no Grêmio.

  • alexandre sanz

    Gunther me refiro ao Futebol Americano mesmo.

  • Jocelito
  • RW

    Um grande abraço ao Francisco Coelho e aos botequeiros
    http://www.cornetadorw.blogspot.com.br/2015/01/francisco-coelhoo-botequeiro.html

  • ilgo wink

    Francisco Coelho agora vai dar autógrafo em Recife

  • Gunther Meyer

    Alexandre, aqui o técnico de Universidade muitas vezes é mais valorizado que na NFL. Alguns saem das Universidades e vão para a NFL mas muitos que não conseguem ficar na NFL por mais tempo (aqui seria de 5 a 10 anos) vão para as Universidades onde ficam por um longo período. Para ter uma idéia, aqui está uma lista de Coaches que não ganharam nenhum jogo e todos permaneceram pelo menos 2 anos: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_college_football_coaches_with_0_wins.

    Mas a cultura é outra, vale o espetáculo, o esporte, o ambiente dos jogos (o tale gate party por exemplo) e outras coisas. Enquanto o Brasil teimar em copiar a Espanha e Itália, não var dar em nada. Estes, junto com Portugal são considerados sub-desenvolvidos pelos outros (norte) da Europa.

  • alexandre sanz

    Valeu, Jocelito!
    Tenho certeza que sim, mas na minha opinião, essas Copas servem mais como experiência e vitrine, além de ser uma excelente oportunidade de corrigir eventuais dificuldades que os atletas apresentem em competição, do que uma necessidade de vencer, muitas vezes uma vitória mascara a realidade de jogadores e até mesmo um grupo de atletas, pegue o exemplo da Portuguesa de 91 (essa é pro Ilgo hehe), mas acabou que se sobressairam o Dener que era um cracasso e levou praticamente o time nas costas e o Sinval, que nem se destacou tanto nos profissionais, e o resto? Já o Gremio que foi goleado teve Danrlei, Emersom, Carlos Miguel, Luciano, que foram campeões e fizeram grandes carreiras.

  • alexandre sanz

    É claro que todo mundo gosta de vencer, mas eu acredito que a vitória deveria vir de forma natural, como colocou o Gunther sobre a cultura nos EUA, primeiro os times deveriam buscar realizar o espetáculo e o respeito junto ao seu consumidor, por exemplo: O Grêmio enfrenta um time médio na Arena, o jogo está dificil, mas o time vem atacando e buscando o gol, ai lá pelos 10 min do 2 tempo faz 1 a 0, o que acontece? Isso mesmo o filme de sempre, treinador tira um atacante e põe um defensor, qualquer contato físico vira uma fratura exposta, para bater um tiro de meta se leva 5 minutos, um lateral a bola passa na mão de 3 jogadores até chegar em quem realmente vai bater, e o jogo? bem vem aquela frase “agora acabou o jogo”, e o cara que pagou ingresso para ver no minimo 90 minutos de futebol? Ora eu me sinto lesado, prefiriria que o time ficasse mais dez anos sem ganhar desde que mudasse a mentalidade começasse a praticar o esporte em todas as categorias, vencer ou perder é do jogo, mas se tu vieres desde baixo trabalhando no espetáculo em um determinado momento vais ganhar, só que com base, formarás um circulo virtuoso, onde a vitória virá naturalmente, iras perder também isso não tenho dúvidas, mas estará sempre em condições de vencer e teu torcedor estará ao teu lado sempre, ao invés de 20 mil em média o time terá 60 mil que é a capacidade total do estádio, pelo espetáculo.

  • Francisco Coelho

    Sobre o jogo Grêmio 2 a 2 com Novo Hamburgo foi um resultado normal. Felipão mudou demais a escalação base.

    Eu sou do tempo que o Grêmio e o Inter perdiam regularmente para times do interior e era nestes clubes que buscavam os melhores jogadores.

  • Gunther Meyer

    Concordo Alexandre! Infelizmente ainda valorizamos mais a malandragem do que o Fair Play, a cera em vez do jogo, o querer aparecer do que jogar futebol e achamos bonito o “jeitinho” e a catimba em vez da técnica. Também tem que eliminar os mal educados, brigões, arruaceiros e drogados dos estádios. Além da segurança dentro e fora do estádio. Para quem já foi em estádios americanos, olhem o entorno e depois olhem o entorno da Arena do Grêmio. Não pode.

  • alexandre sanz

    Claro que com o espetáculo na mão e os melhores artistas, facilita muito, imagine você ter U2, Rolling Stones, Madonna…na tua mão? Tu decide quem entra e quem não entra, mais ainda se tu caminhas para ter uma mídia própria? somando-se a isso que possui um público fidelissímo de em torno 8 milhões de pessoas, então é a faca e o queijo fatiado até a metade, só não monta um timaço quem não quer, só não faz um clube rentável quem não quer ou não pensou nisso ainda.

  • Walter Borba

    Alexandre Sanz, concordo contigo. Balaka sempre existiu no futebol.
    Mas, estes caras que tú citou podem fazer balaka, pois jogavam bola…

    Esses jogadores novos, 80% deles não jogam nada. Pensam que jogam por que o empresário diz que joga, mas na verdade são jogadores de pelada e olhe lá.

    Se nós aqui do buteco, indicar um jogadores que conhecemos na várzea com idade entre 17 e 20 e colocarmos para jogar com sub 20 do grêmio e do Inter, te garanto que nosso time do boteco ganha de lavada…..

  • alexandre sanz

    Hehehe, Walter, ás vezes não é bem assim, tens que levar em consideração que são apenas meninos, com balaka e tudo, mas apenas meninos, Lembro o Renato, quando estava iniciando lá em 81, ele já se destacava nas categorias de base, assim como Carlos Eduardo, Andershow, Lucas, Pilantra, Douglas Costa etc…; mas era muito metido e baladeiro, subiu para os profissionais em 81 mas só no final de 82 começou a entrar no time, sofria muitas críticas, por não conseguir fazer nos profissionais o que fazia na base, lembro da frase do meu pai: “Eles querem que um guri de 20 anos tenha a mesma cabeça de um cara de 30”, hoje o futebol mudou muito, concordo que os treineiros suprem em muito a capacidade criação de nossos jovens, mas hoje eles estão mais profissionais que antes, se cuidam mais, o Grêmio em específico jogou a Copinha sem os seus principais talentos dessa idade, e os que jogaram estavam tendo as suas últimas oportunidade de seguirem no Grêmio, salvo algumas excessões, se os outros times vieram com o que tem de melhor, ai eu concordo contigo que o nível está bem baixo, mas junto tenho o alento de saber que temos os melhores jogadores jovens do Brasil.
    Abração

  • Gunther Meyer

    Tem mais uma grande diferença na NFL ou NBA. Os jogadores deles vem das Universidades DEPOIS de formados. Enquanto jogam nos times universitários, não recebem dinheiro, nem presentes (O time da Universidade de Miami foi punido uma vez porque os jogadores receberam roupas ou algo assim de um patrocinador da universidade), nem bicho por jogo. Ganham estudo, moradia e comida. E quando saem a Universidade não ganha nada da NFL ou NBA.

    Mas, nas universidades são forjados os cidadãos, muito mais que jogadores. Lembro que uma vez um jogador num jogo universitário foi comemorar um touchdown sozinho com a torcida, fazendo dancinhas para aparecer, em vez de comemorar com a equipe. O Coach o chamou de lado e depois mandou que trocasse de roupa porque naquele jogo não jogaria mais. Não tem grande ídolos nas equipes universitárias, tem jogadores que se destacam, mas eles assim mesmo tem que estudar e passar de ano para poder jogar. Claro que uma grande parte estuda Filosofia, Educação Física, etc. Cursos relativamente fáceis. Poucos estudam Medicina, Advocacia, etc., que leva muito mais tempo para se formar e é mais difícil.

    Sabem que tem muita, mas muita gente mesmo, que gosta mais de jogos universitários do que da NFL? Porque jogos universitários não envolve dinheiro, estrelas, prima-donas, etc. É mais jogo mesmo.

    Em Março ou Abril acontece o Draft da NFL, acompanhem pela TV (deve passar na ESPN) e vejam como funciona. O último lugar é o primeiro a escolher jogador disponível e o campeão é o último, para manter equilíbrio. Quem for escolhido ganha o salário estabelecido pela NFL (nãos ei quanto é, mas acho que hoje deve ser uns 500.000 dólares por ano).

    As equipes também tem um limite de gastos com salários. E não tem o “por fora” ou “ficar devendo”. Atingiu o limite, não pode gastar mais.

    Tem limite de jogadores. Não sei bem os números, mas a NFL tem 4 jogos amistosos no início da temporada, marcados pela NFL. No primeiro pode ter uns 105 jogadores, para cada jogo seguinte tem que cortar 10. No primeiro jogo oficial só pode ter 65 (acho que é isso) jogadores. Lembrem que cada equipe tem pelo menos 3 times completos: Ataque, defesa e Special teams com pelo menos 2 para cada posição, mas os kickers que chutam para fazer o ponto depois do touchdown ou os 3 pontos. Claro, se um se machuca e não pode mais jogar, podem colocar outro, mas isso controlado pela NFL.

    As equipes tem donos, são empresas com Presidentes indicados pelo Conselho de Administração ou pelo dono, que se encarrega da gestão da empresa. Creio que a única equipe que pertence aos sócios é o Green Bay Packers, uma cidade pequena onde quase todos da cidade tem ações no time e praticamente toda a cidade vai aos jogos, mesmo com frio de uns 20 negativos.

    Mas uma coisa fundamental: Todos vêem os simpatizantes como CLIENTES CATIVOS (mais ou menos como tem gente que ama uma marca e compra qualquer coisa nova que sai) e não como simples torcedores. E os que tem empresas sabem que cliente tem que ser tratado bem. Tu vais num jogo aqui, sempre tem um presentinho útil pago por algum patrocinador. Pode ser uma espuma para sentar, uma lancheira de escola para as crianças, etc. São coisas únicas, só tem quem foi naquele jogo e por isso valem muito para os clientes cativos.

    Nos intervalos tem show. Imagina um jogo do Grêmio ter um Pedro Ortaça fazendo um show no intervalo? Menos funkeiros, por favor.

    Tem que olhar o clube como uma empresa que tem milhões de clientes cativos e a função do marketing é primeiro não perder nenhum, segundo, fazer com que gastem dinheiro com o clube e terceiro, ganhar mais clientes. O produto dessa empresa? Entretenimento. No caso do futebol, o entretenimento tem que ter futebol. Muitos pensam que o produto é vitória. Se pensarmos que só um pode ser campeão e se ganhar é fundamental, então a cada ano os que não são campeões fechariam as portas.

    Nó gostamos o Grêmio e muitos amam acima de qualquer coisa e todos queremos mais que nada, ser felizes nos momentos que passamos juntos com o Grêmio. Nem sempre ser feliz significa ganhar. Isso se aplica no jogo e na vida.

    Um dia gostaria de ter a chance de trabalhar num clube para tentar fazer no Brasil o que fazer com sucesso em outros lugares.

  • alexandre sanz

    Excelente depoimento, Gunther, no Brasil a questão das Universidades nã funcionaria, afinal hoje tem jogadores com 16 anos já ganhando 10 mil para cima, agora eu percebo que é viavel, iniciar um processo de profissionalização dos departamentos de futebol desde as categorias de base até o profissional, com metas e cobranças, e incrementar o marketing com muitas idéias trazidas principalmente de ligas mais desenvolvidas, independente de tipo esportivo, afinal como bem disseste o produto é o Entretenimento e a marca é o clube, isso não muda de país ou esporte.
    Eu também gostaria e ter a oportunidade de trabalhar alguns aspectos, só que mais voltado para a área desportiva mesmo, no caso, lançamento de jovens.
    Abs

  • Francisco Coelho

    Hoje o sub-17 às 21:30h Independiente Del Valle-Equador x Grêmio
    A equipe sub-17 garantiu classificação para as semifinais da Copa Santiago de Futebol Juvenil, na terça-feira, ao bater o São José por 3 a 2 nas quartas de final, em partida disputada no estádio Alceu Carvalho.
    Renan; Marcos Vinicius (Lucas Penteado), Marcos, Iago e Luiz Henrique; Darlan Mendes (Matheus Velasque), Natan, Jean Pyerre (Léo) e Conrado; Dionathã (Pietro) e Erick (Cassiano).
    Técnico: Luiz Gabardo Júnior.

    Na próxima sexta-feira (23), às 18 horas, no Estádio Municipal, o Figueira decide a primeira vaga na decisão da Copa Votorantim contra o Grêmio. Grêmio x Figueirense passando o Grêmio enfrentará o vencedor entre Flamengo x Corinthians.
    Na terça-feira, a categoria sub-15 garantiu classificação para as semifinais da Copa do Brasil de Futebol Infantil, em Votorantim, ao bater o Atlético-MG nos pênaltis por 4 a 3. No tempo normal, após ter dois jogadores expulsos, o placar ficou no 2 a 2.
    Gabriel Grando; Petterson, Guilherme Abreu, Miguel Alcântara e Matheus Nunes; Carlos Matheus (Antônio Marcos), Vitor Gabriel, Lucas Dezan e Victor Bobsin; Wesley (Iago) (Caio) e João Sávio (Leonardo Chu).
    Técnico: Cesar Lopes.

  • alexandre sanz

    Francisco, esse menino Conrado da sub 17, é outro com muito futuro, não é nenhum craque, mas tem muita garra, ele jogou ano passado junto do Lincoln contra o fragata, já havia visto ele jogar na CB 2014, mas pela TV é diferente, ao vivo se mostrou veloz, driblador e objetivo, tem aquele apetite de quem quer vencer a todo o custo, não é de cavar falta e apesar de pequeno aguenta bem as chegadas duras, deve levar ainda mais uns dois anos na base, talvez participe da Copinha de 2016 e já esteja pronto para subir, vale observar.
    Esse treinador Luis Gabardo Jr. já esta algum tempo comandando esse garotos, gostei do estilo dele, é também um treinador de futuro.
    O que achas?

  • Francisco Coelho

    Alexandre Sanz; eu considero o GRUPO da sub 17 como o melhor formado no Grêmio. Desde a BATALHA do Farroupilha eles se transformaram. O Estádio Municipal Farroupilha é o estádio de futebol de Alegrete onde o GRENAL do EFIPAN marcou esta turma.

  • Francisco Coelho

    Sobre o Luiz Gabardo Junior isso diz tudo…
    Data de nascimento: 14/01/1983
    Local: Porto Alegre/RS
    Clube atual: Grêmio/RS

    Títulos
    – Campeonato Gaúcho Juvenil (2014)
    – Campeonato Brasileiro Sub-15 – BH Cup (2012)
    – Campeonato Gaúcho (2012)
    – Campeonato Gaúcho – Noligafi (2012)
    – Campeonato Gaúcho (2011)
    – Campeonato Infantil Pan Americano – Efipan (2010)
    – Campeonato Gaúcho (2010)
    – Copa Adidas (2009)
    – Copa Adidas (2008)
    – Copa Umbro (2008)
    – Copa Brasil – Ubiratã – (2008)
    – Campeonato Gaúcho (2008)
    – Copa Umbro (2007)
    – Copa Montenegro (2007)
    – Copa Constantina (2007)
    – Copa Adidas – Nova Bréscia (2007)
    – Campeonato Gaúcho (2007)
    – Campeonato Gaúcho (2006)
    http://www.aguantecomunicacao.com.br/site/portfolio-item/luiz-gabardo-junior/

  • Francisco Coelho

    Sou mais o Lincoln. O jovem Martin Ödegaard joia da seleção norueguesa, o meia de 16 anos foi apresentado oficialmente pelo Real Madrid na manhã desta quinta-feira. De acordo com a imprensa espanhola, o jovem foi comprado ao Stromsgodset por € 2,8 milhões (R$ 8,2 milhões) – que podem chegar a € 5,6 milhões (R$ 16,5 milhões) dependendo de algumas variáveis. Ödegaard receberá cerca de € 100 mil (R$ 295,2 mil) por semana.
    O mesmo vai ficar sob os cuidados do Zidane (Castilla) e deve realizar a pré-temporada no meio do ano com o resto do elenco. Se for bem pode ser chamado por Ancelotti. Castilla é o Real Madrid B.
    O grande diferencial é que este guri já tem formação e provavelmente muito conhecimento tático aliado a uma boa técnica. Já o Lincoln tem muita técnica e muito pouco conhecimento de tática.
    Esta é uma diferença grande que observo entre a formação europeia e a nossa. Nossos treinadores se julgam os SÁBIOS e não aprendem com as pauladas. Enquanto muitos falam mal dos argentinos a cada temporada vemos mais treinadores e jogadores argentinos fazendo sucesso no exterior. Grande parte das seleções sul-americanas e times são treinados por argentinos. Raros são os brasileiros treinando fora.

    Por esta e outras constatações é que sou favorável a treinador do exterior e tem muita gente boa disponível no mercado. Muitos gostariam de ter um dos melhores materiais para trabalhar no futebol o jogador brasileiro.
    Não falo de Italiano ou Alemão, mas algum da Eslovênia, Croácia, Bósnia, Herzegovina, Macedônia, Montenegro ou Sérvia, pois seu futebol é mais o nosso estilo.

    Este no meu entendimento seria um grande passo para o Grêmio voltar a brilhar no cenário internacional. Não importa se para a BASE ou principal e até considero a BASE mais prioritária e necessária. Se o Grêmio pretende (falam a cada inicio de gestão, mas o que se vê é diferente) ser um clube formador tem de ter bons professores. Não vai formar para abastecer o mercado interno e sim aos grandes do planeta. Sem $$ não sobrevive…

  • Walter Borba

    Francisco Coelho,

    Eu já tenho um nome Bora Milutinović…
    kkkkkk

    Quais os teus nomes Francisco?

    Concordo com você Francisco. No entanto, o jogador brasileiro além de ser burro é mocinha.
    Falar em tática para jogador brasileiro, é pior do que ensinar o A, B e C.
    Jogador brasileiro não sabe o que é compactação, jogador brasileiro não sabe o que é marcar por zona, jogador brasileiro não sabe o que é um losango invertido (kkkkk….o nando gross sabe).

    Se um treinador do brasil, OUSAR pedir para um centroavante a “ajudar” na marcação (tipo faz o miller)…Ele não vai saber fazer, e ainda vai fazer corpo mole. E, certamente vai ser demitido.

    No brasil goleiro tem que saber sair do gol.
    Zagueiro tem que dar é bago.
    Volante tem que ser cavalo ervado, correr para tudo que é lado e dar botinada.
    O meia (que deve ser o jogador de qualidade) esse não marca, essa é intocável
    O Centroavante tem que ser o AIPIM tem que jogar lá enfiado entre dois zagueirões…

    Enfim, para trazer um técnico do exterior tem que mudar nosso futebol.Infelizmente.

  • Walter Borba

    * Quiz dizer: Muller (Seleção Alemã)

  • marcio tremarin

    Grande relato Gunther Meyer!!!! Algumas coisas eu já sabia, mas vc escreve de uma maneira simples e objetiva que fica fácil entender. Mt obg por trazer essas infos.

    E mto boa a discussão sobre treinadores…. Acredito que 90% gostariam de ter o muricy como seu técnico. Mas vai olhar o perfil do cara…. arrogante, prepotente, jamais sairá do brasil.

    No Brasil é mto comum técnico cair depois de umas 10 a 15 jogos… Se estiver na zona de rebaixamento então nem se fala…. Na Europa não…Cito como exemplo do Juergen Klopp no Borussia.

  • Gunther Meyer

    Mais uma da NFL. Os Patriots (que agora estão sendo acusados de usar bolas mais murchas e por isso mais fáceis de agarrar, para eles e cheias para os Colts) uma vez foram severamente repreendidos pela NFL porque mandaram uma pessoa assistir o treino dos Jets de NY. Isso é considerado uma ofensa gravíssima para o bem do esporte. Não pode ter trampa. Essa conduta se aplica a tudo nos Estados Unidos. Mentir ou aproveitar-se de atos fraudulentos é uma ofensa grave. Lembram que o Clinton quase teve que renunciar, não porque teve sexo com uma interna, mas porque mentiu sobre o caso. Todos, Republicanos e Democratas, na época diziam que “se o Presidente mente sobre uma coisa assim” o que mais ele seria capaz de fazer? É outra cultura, mas nem sempre foi assim, isso se consegue depois de muito tempo, ensinando e aplicando em todos os setores da sociedade.

  • Gunther Meyer

    Obrigado pelo elogio Marcio Tremarin. Sempre a disposição se precisarem de informações ou dados dos esportes dos Estados Unidos. Não vou a estádios porque é caro, prefiro olhar na TV. Mas, em Setembro e Outubro já combinei com uns amigos, quero ir a um Tailgate party num jogo Universitário, so para ver. Depois eu conto.

    Vou estar no Brasil em Fevereiro e Março. Vai ter algum encontro dos botequeiros?

  • cuca

    Boa Gunther. Sei que nos EUA nunca fica sem punição, o que torna exemplo para os demais. Aqui como todos sabemos, certos clubes nunca são punidos.

  • Thank you for the good writeup. It in fact was a amusement account it.
    Look advanced to far added agreeable from you! However, how
    could we communicate?

  • Its like you read my mind! You appear to grasp so
    much about this, like you wrote the ebook in it
    or something. I feel that you simply can do with some p.c.
    to power the message house a little bit, however instead of that, this is wonderful blog.
    An excellent read. I will certainly be back.

  • But I much prefer the Zune Marketplace. The interface is colorful.

  • The new Zune browser is surprisingly good, but not as good as the http://www.samsunescort.tv

  • My brother suggested I would possibly like this website.
    He was entirely right. This submit truly made my day.

    You can not consider just how so much time I had spent for this info!
    Thank you!

  • Yinelenen bir sayfa içeriğinin okuyucunun dikkatini dağıttığı bilinen bir gerçektir

  • Hello, Neat post. There’s a problem with your site in web explorer, may test this?
    IE nonetheless is the marketplace chief and a good portion of other folks will miss your great writing because of this problem.

  • the b.e.s.t. p.h.a.r.m.a.c.y.in.g.r.e.e.c.e.idt

  • Hello there I am so glad I found your webpage, I really found you by accident, while I was looking on Askjeeve for something else, Anyways
    I am here now and would just like to say thank you for a remarkable post
    and a all round entertaining blog (I also love the theme/design), I don’t have time to look over it all at the minute but I have book-marked it and also added your RSS feeds, so when I have time I will be back to read much more,
    Please do keep up the awesome b.

  • Spot on with this write-up, I seriously believe this amazing site needs a great deal more attention. I’ll probably
    be back again to read more, thanks for the info!

  • Hello! This is kind of off topic but I need some guidance from an established
    blog. Is it very hard to set up your own blog? I’m not very techincal
    but I can figure things out pretty fast. I’m thinking about creating my own but I’m
    not sure where to begin. Do you have any points or suggestions?
    With thanks

  • Appreciate the recommendation. Will try it out.

  • I am really enjoying the theme/design of your website.
    Do you ever run into any browser compatibility issues?
    A number of my blog readers have complained about
    my site not operating correctly in Explorer but looks great in Chrome.
    Do you have any recommendations to help fix this problem?

  • Thanks for sharing, this is a fantastic blog.Thanks Again. Cool.

  • I’d personally appreciate to be anywhere near a beach!

  • Hi, I wish for to subscribe for this website to get newest updates,
    therefore where can i do it please help out.

  • Hi there, I wish for to subscribe for this web site to
    obtain most recent updates, thus where can i do it please assist.

  • I really like your blog.. very nice colors & theme.
    Did you create this website yourself or did you hire someone to
    do it for you? Plz answer back as I’m looking to
    create my own blog and would like to know where u got this from.
    many thanks

  • ibc

    Just desire to say your article is as astounding. The clearness in your post is just nice and i could assume you are an expert on this subject. Fine with your permission allow me to grab your feed to keep up to date with forthcoming post. Thanks a million and please keep up the enjoyable work.

  • An interesting discussion is definitely worth comment.

    I do think that you ought to publish more about this subject matter, it may not be
    a taboo matter but typically people don’t discuss such issues.
    To the next! Best wishes!!

  • I loved your article post.Really thank you! Fantastic.

  • Ручные часы Breitling – breitling emergency на черствее, буква небоскребе да почти соком

    в эту пору Швейцарские Часы Копии Купить мировые спекулянты смотрят буква образованию домашних моделей, вернее во вкусе произведению популярного аксессуара, нежели величавого
    устройства на замера периоду,
    в результате что, уделяют гораздо огромное почтение показному
    дизайну, чем технологические процессы часового механизма.
    Но, такое не относится буква давным извечно швейцарским студийным, Breitling
    For Bentley Цена с целью что подразделение часов – сие домашнее
    дело, сосредоточенное на исследование «вечного механизма»,
    талантливого действовать (а) также сверху вселенной,
    и во небе, Часы Breitling For Bentley и сверху жопе,
    равным образом сверху полюсах, сверху соку равно в безднах океана.

    Место знатного (а) также надежного производителя форменные крепких равно верных
    модификаций в мире, каковым промежуток времени подвластно даже в крайных обстановках, относится прославленной сопровождения Брайтлинг – бывшему официозному поставщику умелых
    хронографов с целью хороший авиации.

    Испытание Мужские Часы Breitling создания авиационных модификаций мало-:
    неграмотный разрешает компании усилить планку свойства, но моральные
    принципы и увлечение семейными обыкновениями потомков известной сильной династии Брейтлингов заставляют от всякой новой коллекцией никак не возобновляться в схемы механизмов, же
    расширять замысловатость равно черта.

    Пора Breitling – Breitling Navitimer Цена единые во всем мире модели,
    тот или другой подвергаются безжалостнейшему тестированию на COSC – швейцарском установлении хронометрии.
    Посреди передовых коллекций
    бренда своеобразной известностью
    во Украине употребляют наручные время Брайтлинг с тенденции Bentley Barnato Racing, влиянием в видах
    тот или иной застыла машинная мелкотемье, равно электромодельный гряда Aeromarine Chrono Superocean, необыкновенно полонивший сердца ценителей дайвинга.

    Да из целых аксессуаров Breitling подчинила себе Унигард коллекция
    Colt GMT, тот или другой на бизнес-аудитории означает мерило прочности,
    стабильности а также вкуса.
    Докупить момент Breitling означает промыслить
    неподменного деловитый партнера.

    Они иметь в своем распоряжении неизмеримо большущим, комплектом функций, кои не
    приспосабливаются во будничной живота,
    так всегда протянуть руку помощи на Наручные Часы Breitling внезапной аварийной ситуации.

    «Запас энергии», ресурсы, дополнительные права – это то, который отличает Брайтлинг через соперников.
    Не бесполезно физиономией единицы длительное время
    обозначал один как перст изо самых густых, полиэдральных, профессиональных (а) также многоречивый
    людишек планеты – великий контрабандист равным образом голливудский лицедей Иван Траволта.

    Завестись продукцию Breitling во Харькове автокефальным оценщикам караульный искусства дает возможность интернет-магазин
    «Watch4You».

  • Oh my goodness! Impressive article dude! Many thanks, However
    I am encountering troubles with your RSS. I don’t know
    the reason why I am unable to join it. Is there anybody else getting identical RSS problems?
    Anybody who knows the answer will you kindly respond? Thanx!!

  • I am not positive the place you’re getting your info, but great
    topic. I needs to spend a while studying more or working
    out more. Thank you for magnificent info I used to be looking for this
    information for my mission.

  • Hey There. I discovered your blog the use of msn. This is a very neatly
    written article. I’ll make sure to bookmark it and come back to read extra of your helpful
    info. Thank you for the post. I’ll certainly return.

  • When some one searches for his necessary thing, therefore he/she wishes to be available that in detail, therefore that thing is maintained
    over here.

  • My programmer is trying to convince me to move to .net from PHP.

    I have always disliked the idea because of the expenses. But
    he’s tryiong none the less. I’ve been using WordPress on various websites for about a year and am anxious about switching to another platform.
    I have heard great things about blogengine.net.
    Is there a way I can transfer all my wordpress
    posts into it? Any kind of help would be really appreciated!

  • My developer is trying to persuade me to move to .net from PHP.
    I have always disliked the idea because of the expenses.
    But he’s tryiong none the less. I’ve been using WordPress on several websites for about
    a year and am anxious about switching to another platform.
    I have heard excellent things about blogengine.net.
    Is there a way I can import all my wordpress
    content into it? Any kind of help would be greatly appreciated!

  • We are a group of volunteers and starting a new scheme in our community.
    Your web site provided us with valuable info to work on. You’ve
    done a formidable job and our entire community will be grateful to you.

  • I like it when people get together and share ideas.
    Great website, stick with it!

  • I am not sure where you’re getting your information, but good
    topic. I needs to spend some time learning much more or understanding more.
    Thanks for fantastic info I was looking for this info for
    my mission.

  • Howdy just wanted to give you a brief heads up and let you know a few of the pictures aren’t
    loading properly. I’m not sure why but I think its a linking issue.
    I’ve tried it in two different browsers and both show the same
    results.

  • I truly appreciate this blog.Thanks Again. Will read on…

  • I do believe all the ideas you’ve presented to your post.
    They are really convincing and will definitely work. Still,
    the posts are too brief for newbies. Could you please prolong them a little from subsequent time?
    Thank you for the post.

  • I blog frequently and I genuinely appreciate your content.
    The article has truly peaked my interest. I am going to take a note of your site and keep checking
    for new information about once per week. I opted in for your RSS feed too.

  • I love it whenever people come together and share opinions.
    Great site, stick with it!

  • When I originally left a comment I appear to have clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and now
    every time a comment is added I get four emails with the same comment.
    There has to be an easy method you are able to remove
    me from that service? Cheers!

  • magnificent submit, very informative. I ponder why the opposite experts of this sector do not notice this.
    You should continue your writing. I’m confident, you’ve a great readers’ base already!

  • you’re really a good webmaster. The website loading
    speed is amazing. It sort of feels that you’re
    doing any distinctive trick. In addition, The
    contents are masterpiece. you’ve performed a great job on this matter!

  • I’m not that much of a online reader to be
    honest but your blogs really nice, keep it up!
    I’ll go ahead and bookmark your website to come back later
    on. Cheers

  • I have to thank you for the efforts you have put in writing
    this site. I’m hoping to check out the same high-grade blog posts
    from you in the future as well. In fact, your creative writing abilities
    has motivated me to get my very own website now 😉

  • I was wondering if you ever considered changing the layout of your blog?

    Its very well written; I love what youve got to say. But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better.
    Youve got an awful lot of text for only having one or two images.

    Maybe you could space it out better?

  • I cannot thank you enough for the article post. Fantastic.

  • I am genuinely thankful to the owner of this web page who has shared
    this enormous piece of writing at at this time.

  • If some one needs to be updated with newest technologies after that he must
    be visit this website and be up to date daily.

  • Really informative blog.Really thank you! Really Great.

  • What a data of un-ambiguity and preserveness of valuable knowledge concerning unexpected feelings.

  • Today, I went to the beach front with my children. I found
    a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She
    placed the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear.
    She never wants to go back! LoL I know this is entirely off topic but I had
    to tell someone!

  • Pretty section of content. I just stumbled upon your blog and in accession capital to assert that I get
    in fact enjoyed account your blog posts. Any way I will be subscribing to your feeds and even I achievement you access consistently quickly.

  • Thank you for your article.Thanks Again. Will read on…

  • Hi everyone, it’s my first visit at this site, and article is actually fruitful designed for me,
    keep up posting such articles.

  • Help Me! My Website is Failing! | Power Marketing I was suggested this web site by my cousin. I’m not sure whether this post is written by him as nobody else know such detailed about my difficulty. You’re amazing! Thanks! your article about Help Me! My Website is Failing! | Power Marketing Best Regards Cassetta Cassetta

  • wow, awesome blog post.Much thanks again. Great.

  • I am so grateful for your article post.Thanks Again. Cool.

  • Thanks a lot for the blog post.Thanks Again. Great.

  • Have you ever thought about including a little bit more than just your articles?
    I mean, what you say is fundamental and everything. Nevertheless think of if you added some great visuals or videos to
    give your posts more, “pop”! Your content is excellent but with pics and videos, this site could undeniably be one of the greatest in its field.
    Good blog!

  • Hey there this is somewhat of off topic but I was wondering if blogs use WYSIWYG editors or if you have to manually code with HTML.
    I’m starting a blog soon but have no coding expertise
    so I wanted to get advice from someone with experience.
    Any help would be greatly appreciated!

  • I always used to read post in news papers but now as I am
    a user of net thus from now I am using net for content, thanks to web.

  • I really like and appreciate your blog article.Much thanks again. Keep writing.

  • Amazing! Its really amazing paragraph, I have got
    much clear idea on the topic of from this post.

  • Wow, great post. Keep writing.

  • Muchos Gracias for your article.Much thanks again.

  • What’s up i am kavin, its my first time to commenting anywhere, when i
    read this paragraph i thought i could also create comment due to this brilliant post.