Três pontos e os dribles que iluminaram a noite

O drible é das coisas mais bonitas do futebol.

Um drible que deixa descadeirado o marcador vale o ingresso. E se esse drible vier acompanhado de uma vitória, então, em meio a um futebol áspero e sem criatividade, mais merece ser valorizado, festejado, saudado.

Por isso, presto minha homenagem ao jovem estreante Wendel, um neguinho arisco, ousado, driblador. Uma grata revelação. Depois dele, Maxi Rodriguez, que parece ter aprendido que toda a chance que se recebe deve ser aproveitada ao máximo, sem temor, sem medo de ser feliz.

Esses dois foram a cereja do bolo dessa vitória do Grêmio, que bateu o Náutico por 2 a 0 – vingando o coirmão colorado que levou 3 a 0 também em Pernambuco – jogando um futebol angustiante. Mais uma vez um futebol que dá esperança aos secadores, porque fica naquele 1 a 0 e não cria chances de gol para ampliar. Fica-se com a sensação de que a qualquer momento os três pontos podem se tornar apenas um.

O segundo tempo, depois de livrar vantagem com gol de Barcos cobrando pênalti, foi preocupante. No futebol, hoje, qualquer bola alçada na área é perigo de gol, com qualquer ataque e qualquer defesa. Tudo pode acontecer.

Quando Maxi Rodriguez entrou, o Grêmio se limitava a garantir a precária vantagem no marcador. Uma vantagem ameaçada por um jogador apenas, o atacante Hugo, que levou pânico ao sistema defensivo algumas vezes. Está aí um jogador que merece ser melhor observado.

Em sua primeira bola, Maxi não foi aquele jogador tímido e inseguro de outras vezes. Ao contrário, ele fez o que Renato fazia em seu começo de carreira no Grêmio: partia pra cima da marcação como se estivesse jogando uma pelada na beira da praia.

Maxi teve um começo avassalador. E só foi parado com um pontapé que deveria determinar a expulsão do zagueiro, mas que ficou apenas no cartão amarelo.

Mais adiante, Maxi deu uma puxeta de leve para Paulinho, outro jovem promissor que Renato está lançando; Paulinho aparou e chutou forte, a bola desviou no zagueiro e entrou.

Com os 2 a 0, faltando uns dez minutos para terminar, tudo ficou mais tranquilo.

Os 3 pontos estavam garantidos. E isso é o que realmente interessa, jogando feio ou bonito, com dribles ou chutões. Mas com dribles sempre fica melhor.

A noite só não foi melhor porque o Cruzeiro virou contra o Goiás e o Botafogo venceu o Corinthians por 1 a 0, com gol já nos acréscimos. Já o Atlético Paranaense ficou no empate.

Destaco, ainda, em contraste com a habilidade de Wendel e Maxi, o zagueiro Gabriel, que me lembra muito o Wander Wildner. Gabriel foi decisivo. Foi punk como o cantor. Com ele não tem brincadeira. É um seguidor fiel de um velho ditado: bola pro mato que o jogo é de campeonato.

Se gostou, compartilhe!

  • Adriano Schtscherbyna

    O Gabriel com aquele cabelo parece a Ana Maria Braga!!! Hehehehe…A I.V.I deve estar tomando vinho de garrafão no bico, né RW!!!

    Ainda mais se tivermos a competência de ganhar as duas próximas…

    Abraços

  • Marcello

    faltou também lembrar da atuação do Souza, um grande cão de guarda da defesa, jogaria facilmente de terno.

  • alexandre sanz

    Ilgo, tu és FANTASTICO, tudo que escreveste foi igual ao que pensei. Jogador bom; isso é que é importante no futebol, Maxi MARAVILHOSO, Wendell em 22′ MUIIITO melhor que o A. Telles, fico feliz em saber que nós temos o VARGAS, ELANO e RIVEROS para entrar e … WENDELL E MAXI como GRANDES opções. além que o GABRIEL mostrou ser um cara MUITO CONFIAVEL, ou seja, 2 zagueiros é algo bem possível, acho que temos q dar tempo ao RENATO, pois está COM O TEMPO, arrumando, BEM DEVAGARZINHO, o time temos que ficar próximos e nos últimos 8 JOGOS dar a arrancada para a VITÓRIA, sem chamar a atenção, mas, sempre pontuando de forma inteligente. ABRAÇOS, sempre confiante;.

  • Francisco Coelho

    Fui vi e gostei do resultado, mas do jogo em si não gostei. Um jogo muito truncado com falta de disposição de alguns jogadores. A grande surpresa foi uma bela participação do jovem Wendel.
    Muitos jogadores se marcam propositalmente, pois vão em direção ao adversário como se fossem marcar no meio campo quando a bola esta na nossa área. Depois o goleiro não tem com quem jogar e passar a bola tendo de dar um chutão. É quase passar a bola ao adversário.
    O meio campo não esta conseguindo reter as jogadas adversárias que chegam rapidamente na nossa área. Está faltando uma noção melhor de cobertura e visão do jogo. O ideal seria uma câmera sobre o campo onde ficaria bem fácil de evidenciar isso. Eu vi buracos mesmo com o povoamento do meio, pois estava no alto num camarote com amigos de São Bento do Una criadores de galinhas e veterinários sendo único gremista. Claro que não fui com identificação, mas a camisa era azul clara. Kkkk
    O Náutico não é a galinha morte que falavam. Jogadores como os volantes Derley, Rodrigo Souto e Magrão, atacantes como Jones Carioca e Hugo Cabral e Maikon Leite formam um bom grupo. A dificuldade está na zaga e meia de articulação. Collaço não jogou.
    Se o Gideão segura a bola do Barcos a coisa poderia complicar.

  • Francisco Coelho

    Agora entendi o uso de 3 zagueiros, volantes a procura por volante e a insistência na contratação do Willian Farias.
    Se o Maxi mantiver a pegada 90 minutos o Zé é banco. A opção por Alex ou Wendel será complicada. A lateral direita continua sem minha confiança, pois alterna boa jogada com erro primário.
    Destaques para Wendel, Maxi e Gabriel. Destoaram Souza e Barcos.

  • Hahaha, o Gabriel é realmente parecido com o Wander Wildner.

  • walter borba

    Ilgo e colegas de blog.

    Continuo na mesma tocada. O que importa é resultado.
    Mais três pontos na conta.
    8 jogos e 7 vitórias.
    Impressionante o que Renato está fazendo.

    Quanto a “queda de rendimento de alguns jogadores” acredito que seja o excesso de jogos.
    Por ex. Souza, pelo que os médicos dizem está jogando no sacrificio, pois no fim do ano irá se operar.

    Ah, ia me esquecendo, pessoal lembram quando a IVI disse que rodolfo jogava 85 min bem, e depois fazia uma cagada?????

    Até agora, o rodolfo não comprometeu.

  • walter borba

    Ps: Ontem o Sr. Nando Gross disse que o Grêmio não podia de modo alguma desgarrar dos Líderes.
    E o Grêmio está a sete pts do líder.

    Todavia, este mesmo cidadão, e seus pares, está dizendo que o Inter com 13 pts atrás AINDA TEM CHANCES….

  • Rafael M.

    Rhodolfo foi muito bem ontem. O Gabriel melhorou muito durante o jogo, mas ele tem lá as suas limitações. Não sei se o time sentiu o calor, o desgaste pela maratona de jogos ou se apenas quis se preservar, administrando o jogo. Grata surpresa o Wendel, mas ainda sou mais o Alex Telles, está mais pronto. O Maxi ainda erra muito, mas tem talento. O que importa são os 3 pontos.

  • Moretto

    Ilgo wander wildner o gabriel, hahhahhha bem parecido mesmo, pena o cruzeiro nao perder a ultima foi pro gremio. Ate pra ter graca o campeonato seria bom o cruzeiro perder, o gremio joga contra botafogo e cruzeiro fora no segundo turno e isso sera decisivo.
    Quanto ao jogo o para foi muito bem ontem, o souza esta meio fora do compasso, agora o rhodolfo esse foi muito bem, zagueiro seguro ali atras, eu ainda acho que o bressan esta muito inseguro é um problema ainda bem que nao falhou ontem. Agora o wendel esse sim, grata surpresa foi muito bem mesmo, vamos ver se o renato coloca domingo o vargas contra o galo.

  • Thomaz

    Ilgo, o Gabriel faz o estilo becão de fazenda, espana pro lado que tá apontando o nariz, desde que não seja pro gol. Acho que mais um ou dois jogos e ele pega confiança e afina um pouco o jogo. Agora, por favor me apresenta o professor de matemática da IVI, o colorado ia ficar a 7 pontos do Cruzeiro e estava a caminho da liderança, o Grêmio está a 6 e não tem chance nenhuma… não entendo mais nada. Será que com uma derrota ou empate hoje finalmente começa a crise colorada? Semana passada ficaram dias cornetando quando o Grêmio perdeu um jogo fora para o Goiás, com o co irmão fica por isso mesmo, o mesmo Santos que era um time terrível (quiseram derrubar o Luxa quando a gente empatou lá, sendo que o gol deles foi num pênalti roubado) passou a ser candidatíssimo ao título ao ganhar do colorado com o time reserva… quero entender eles, mas eles não fazem o menor sentido…

  • walter borba

    Ilgo e colegas de blog.

    Eles são Invencíveis:
    “Hoje o Internacional tem a volta de Índio a zaga e com Kléber no lugar de Fabrício, encara o Vitória em Novo Hamburgo. Dunga deve andar indignado com o desempenho do time, ele que fica indignado até em peladas entre amigos quando o futebol do seu time não é bom. Damião com apenas 3 gols no Brasileirão está devendo e Scocco também jogou pouco até agora.

    Chance para o colorado sair da sexta colocação, passar pelo menos para a quinta e voltar a brigar pelas primeiras posições. Lembrando que o Cruzeiro que ganhou do Goiás nesta quarta-feira já tem 43 pontos. Ta ficando tarde…” Vide Blog do PAULO COLORADO BRITO.http://globoesporte.globo.com/rs/feito/platb/

  • walter borba

    Agora!!!
    Destaque do Programa do Rech: A saida do Osmar Loss do Sub 20 do Inter.
    Quanta falta de respeito.
    Baita sacanagem.

  • Colegas de blog, o Renato está fazendo um trabalho excelente e isto ninguém pode negar (somente a IVI). Estamos jogando a cada três ou quatro dias e os treinamentos são raros, imaginem quando tivermos mais tempo para arrumar o posicionamento na bola aérea em nossa zaga, jogadas ensaiadas, etc… Acredito muito nesse grupo!
    Tomara que no final do ano possamos lembrar novamente daquela frase do Ranzolin: “Eu disse que acreditassem, eu pedi que acreditassem…”

  • ilgo

    Se o Inter vencer hoje, sai da frente.
    A IVI vai dizer no mínimo que é uma arrancada rumo ao título.
    Sangue de Boi no bico.
    Casillero no bico só o RW, que é um abonado

  • Gabriel

    Ilgo o que foi o drible que Jean levou do Maxi? Foram 2 ou 3 canetas?
    Quanto ao Gabriel só pelo nome merece ser titular!!! Com este pedigree rumo a seleção brasileira.

  • Bruno Gremista

    Baita Blog o teu Ilgo!
    Vou começar a acompanhar as novidades diariamente, assim como faço com o blog Imortal Tricolor.
    Abs!

  • MAZEMBIANO

    Amigos, fico feliz de ver o Gabriel jogando e caindo no gosto, pois a muito tempo aposto nesse jogador, acho que ele deve ser o titular…quanto ao jogo em si, jogamos bem,e matamos o jogo que era o que importava e estamos apenas 2 pontos do vice líder, mas a “imprensa” não comenta esse fato, somente as chances do time “deles” poder alcançar o líder…é muito falta de caráter!!!
    O negócio é irmos devagar…deixa quieto como se diz…que no final a gente vê!
    O Renato tem que mandar o Barcos e o Kleber treinar os penaltis, depois do treino normal, tá sofrível os chutes….

  • MAZEMBIANO

    Amigos, como não engoli aquela história do “assessor colorado”, sigo na investigação, e já que não consigo resposta oficial do Grêmio,então mandei um e-mail pro Cacalo, e a resposta dele abaixo:

    Honestamente, não sei te responder, porque conheço pouco esse senhor. Mas, penso que é funcionário, como foi no Clube dos Treze e o Dr. Fábio o trouxe para o Grêmio.
    att
    LC

    Acho com isso que não é verdade essa história do sr. Darci Filho…mas…

  • Jocelito

    Leio o blog do Darci Filho todo dia,e,a implicância com a diretoria é notória!
    Penso que o Koff (raposa velha),não daria um fora desses!Mas…

  • ilgo

    Se o sujeito é de total confiança do Koff não importa se é colorado.
    Quem de nós não tem um grande amigo colorado?
    Até pq o cara tá realizando o desejo de todos os colorados: se sentir gremista, ehehehe.

  • Jocelito

    Ilgo e amigos:
    Em 1981,o GRÊMIO,quando foi campeão brasileiro,também não vinha jogando assim?
    Se arrastando,ganhando mal aqui,empatando ali?
    E no momento que encaixou,foi firme em direção ao título?
    Eu lembro de algumas coisas.Tinha só 12 anos.

  • Adriano Schtscherbyna

    A I.V.I não sabe o que falar…já querem o Abel…Quem sabe não chamam o Roth??? Hehehehe

  • MAZEMBIANO

    Mas e os jogos atrasados? Celso Roth vem aí la la la la…
    Segundo o Rech eles ainda tem chance he,he,he…
    O Grêmio é que ta mal segundo o Sinoti…é ruim todo dia ter que inventar algo…

  • Querubini

    Para desviar o foco da campanha pífia do SCI2006, lá vem o Zini falar da troca do gestor da Arena e ficar repetindo com ênfase que o novo contrato ainda não foi assinado. A IVI se supera. Nos preparemos para as “novas crises” anunciadas pelo Behs, Benficas, Zini e Diogo Pipoca Oliver…

  • MAZEMBIANO

    O “pagador de cestas básicas” foi chamado de burro hoje he,he,he…e reclamou da temperatura e do desgaste físico…será que jogaram sozinhos? O Vitória disse que não conseguiram almoçar ainda…dando nos dedos dos morangos…aliás o “la boneca” não resolve mais? nem com o badico com grife? sinceramente eu to adorando…ta bom assim…se melhorar estraga!!!!
    O engraçado é a imprensa IVI cheio de dedos pra criticar o seu treinador e dirigentes…
    Mas o melhor elenco do Brasil, com jogadores de seleção, melhor jogador da libertadores, campeão fifa, e nem assim ganham os jogos? Acho que só o Roth salva he,he,he…

  • Gabriel

    Jogaram mal e tiveram de se segurar para não perder para o vitória.
    Isto ocorreu entre aquelas partidas em que empataram, mas a IVI aproveitou duas boas exibições e disse que TODAS foram boas.
    Vamos contar desta vez, contra o Santos só começaram a atacar quando o time do santista recuou.
    Vamos marcar na paleta tchê!

  • What’s up, its pleasant piece of writing concerning media print, we all be aware of media is
    a impressive source of facts.

  • Appreciation to my father who informed me concerning
    this weblog, this web site is truly remarkable.

  • Actually no matter if someone doesn’t understand after that its up to other viewers that they will assist, so
    here it happens.

  • Looking forward to reading more. Great article post.Really thank you! Really Cool.

  • My family always say that I am wasting my time here at web, however I know I am getting
    knowledge daily by reading thes pleasant articles or reviews.

  • Excellent blog here! Also your web site loads up very fast!
    What web host are you using? Can I get your
    affiliate link to your host? I wish my web site loaded up as quickly as yours lol

  • Hey terrific blog! Does running a blog similar to this take a large amount of work?
    I have no knowledge of coding however I had been hoping to
    start my own blog in the near future. Anyhow, if you
    have any suggestions or tips for new blog owners please share.
    I know this is off subject nevertheless I simply needed to ask.
    Many thanks!

  • Appreciating the time and effort you put into your site and detailed information you
    provide. It’s great to come across a blog every once in a
    while that isn’t the same out of date rehashed material.

    Fantastic read! I’ve bookmarked your site and I’m adding
    your RSS feeds to my Google account.

  • Howdy, i read your blog from time to time and i own a similar one and i was just
    wondering if you get a lot of spam responses? If so how do you protect against it,
    any plugin or anything you can advise? I get so much lately it’s driving me insane so any support is very much
    appreciated.

  • Thanks for sharing your thoughts on futebol. Regards

  • I really like your blog.. very nice colors & theme.

    Did you create this website yourself or did you hire someone to do it for you?
    Plz answer back as I’m looking to construct my own blog and would like to find out where u got this from.
    cheers

  • Hi there! I could have sworn I’ve visited this website before but after browsing through a few of the posts I
    realized it’s new to me. Anyways, I’m certainly delighted I came across it
    and I’ll be bookmarking it and checking back
    regularly!

  • I seriously love your site.. Great colors & theme.
    Did you create this website yourself? Please reply back as I’m hoping to create my own personal blog and would
    like to know where you got this from or just what
    the theme is called. Appreciate it!