Tolerância zero com os falsos torcedores

Nas duas vezes em que fui assaltado e tive carros roubados, os bandidos vestiam camisas de clube de futebol.

Na primeira vez, foi um torcedor do Barcelona, com a camisa do Ronaldinho. Até que combinou.

Na segunda, eram dois assaltantes, dois moleques. Um vestia a camisa do Real Madrid e outro a do Boca Juniors.

Ontem, no pátio do Olímpico, outro tipo de marginal, também vestindo camisas de clube de futebol, colocou as cores do Grêmio nas páginas policiais.

A diferença entre os dois tipos de marginais ‘torcedores’ era o revólver apontado pra mim.

Confesso que não gosto de ver a camisa tricolor em episódios como o ocorrido no Olímpico. Me dá uma sensação ruim. Futebol é tão bonito, é tão solar, que não merece ser confundido com as trevas, imagem que me ocorreu quando vi as fotos de baderneiros vestindo a camisa do Grêmio, todos de costas, numa lúgubre delegacia policial.

Essas fotos estão na internet, correm o mundo.

A direção do Grêmio, o policiamento e os legisladores precisam dar um basta nisso. A impunidade é talvez o maior mal do Brasil já há muito tempo.

Aquele bando detido ontem em pronta ação dos soldados da BM já estão todos soltos.

“Não vai dar nada”, devem pensar esses falsos torcedores que ficam aí manchando a imagem de Grêmio e Inter.

E não dá nada mesmo. Por isso, eles se mostram tão atrevidos e desafiadores, promovendo brigas mesmo em meio a torcedores pacatos, famílias inteiras que vão aos estádios de futebol.

O Grêmio nada pode fazer para impedir esse tipo de confusão fora do Olímpico ou da Arena. Mas dentro de sua casa, é obrigação sua manter a ordem, custe o que custar.

Fico imaginando essa gente na Arena, jogo decisivo – como esse contra a LDU. Um erro de arbitragem contra o Grêmio. Dificilmente não haverá invasão de campo e aí o dano será irreparável.

Antes que isso aconteça, tolerância zero com esses falsos torcedores, um pessoal que mais prejudica o Grêmio do que o ajuda.

O Grêmio não precisa deles.

DERROTA

A gurizada do Grêmio perdeu. Mas continuo entusiasmado com alguns jogadores. O Lucas Coelho foi muito bem de novo. E voltou a marcar. É goleador. Ponto.

Gostei do Paulinho, que fez uma jogada sensacional, driblando três e chutando colocado rente à trave. O Deretti é outro com grande potencial. Idem o Misael.

O Grêmio foi melhor no primeiro tempo e começou bem no segundo. Mas depois o Canoas reagiu, Galatto fez grandes defesas até sofrer dois gols, sem qualquer culpa dele.

Mérito para o técnico do Canoas, meu amigo Rodrigo Bandeira.

Achei que o Mabília veio com o time muito ‘faceiro’ para o segundo tempo. A marcação foi prejudicada.

Se gostou, compartilhe!

  • Eu moro na Gastão Mazeron e assisti da janela do meu apartamento a briga destes torcedores, a qual me causou o pequeno prejuízo de ter meu carro amassado. Sabe o que acontecerá com estes marginais? Nada, absolutamente nada! No próximo jogo no Olímpico vou tratar de não tirar o carro da garagem e ficar em casa, preso. Isso mesmo, eu estou preso, e a chinelagem solta incomodando a Sociedade.

  • Paulo Eugênio da Costa

    Gallato? Acho que você quer dizer Busatto…

  • walter borba

    Ilgo,

    Ótimo post. Metesse o dedo na ferida e colocasse IODO.
    É inaceitável esses “marginais” continuem freqüentando Estádio.
    O ano passado, acho que relatei para você que tinha ido no Estádio do Cerâmica para ver Grêmio x Cerâmica, acho que era estreia do Bertglio.
    Pois bem, o Estádio estava abarrotado, fiquei junto com meu Pai no segundo lance de arquibancada juntamento com outros torcedores de verdade.
    De repente veio uma cambada da Garra Tricolor colocar aquelas bandeiras e faixas no alambrado, o que por certo, tapava nossa visão. Pedimos para que retirassem a faixa…..
    Ilgo, porque pedimos isso…os tais machões da garra tricolor…começaram a xingar…e chamar para briga, alegando que as faixas tinham que ficar ali….
    Felizmente, veio alguns seguranças e tiraram eles dali.

    Pois bem, tem que limar essas torcidas organizada dos clubes. Que vão trabalhar ao invés de ficar querendo brigar em estádio de futebol.

    E digo mais…que benefício a geral nos trás?
    Alguns vão dizer: _ ahhh eles cantam o tempo inteiro, _ ah eles foram fundamental no retorno da serie B em 2005…e na campanha da libertadores de 2007….

    Sejamos francos…quando ganhavamos tudo, fomos campeos sem a geral.
    Cansamos de ganhar campeonato fora de porto alegre, sem a geral.

    Sinceramente, a bancarrota do Grêmio…os fiascos….acompanha a história dessa torcida organizada…

    O Grêmio tem muito a mudar na política interna, na gestão de futebol e, especialmente na torcida organizada;

    Grêmio B: Tem tudo o que o time principal não tem: BREUUUUUU…VONTADE DE VENCER…

  • Antonio

    Ilgo…o M.Saraiva em seu blog afirma que o gramado da Arena está muito ruim, que o Gremio deveria jogar no olimpico. Alguem aqui do Boteco viu se o gramado da Arena está tão ruim assim como o MS falou?

  • Francisco Coelho

    A culpa é do Sarney, Calheiros, Collor, Lula etc. a impunidade que campeia. Alguns do MP também que confundem garantia constitucional do cargo com gosto pessoal. Até um petista gaúcho pretendia dar abrigo aos condenados na câmara. Tinham uns 3 a 4 procuradores que semanalmente apareciam com denuncias contra o FHC e no mensalão assim como nos demais casos petistas sumiram.
    Onde as leis funcionam acabaram estes problemas com cadeia.

  • Francisco Coelho

    Quanto aos vermelhos a cada gestão roubam do Guaíba um quinhão. Um dia o Rio vai cobrar o seu espaço. Caso alguns mais novos não lembrem a Av. Praia de Belas era a margem do Guaíba e o nome vem das moças que ali passavam em seus trajes de banho. A área do shopping e parque foi aterrada. Se descuidarem em breve os vermelhos estarão construindo ilhas no Guaíba como em alguns países para abrigar alguns setores. Uma enchente como a de 65 ou 67 provocaria o caos em muitas áreas da cidade. Com o clima não tem quem possa e ai a coisa engrossa.
    http://www2.portoalegre.rs.gov.br/metroclima/default.php?reg=7&p_secao=12

    Claro que o mesmo pode ocorrer no Humaitá mas alguém deve ter calculado a cota do estádio pela BR creio.

  • Francisco Coelho

    Grêmio B. de bom de bola. Revi a partida e com calma já sabendo do resultado observei melhor. Houve falha e o ponto fraco na partida foi a ala esquerda. Não foi bem na partida o Carlos Alexandre. Não sei onde está o Léo Campos que tem tido boas partidas. Claro que quem escala é o Mabilia mas não impede que eu possa escalar quem eu prefira.
    1-Busatto, 2-Tinga, 3-Gérson, 4-Camilo e 6-Léo; 5-Ramiro, 8-Misael, 7-Rondinelly, 10-Jean Deretti; 11-Paulinho e 9-Lucas Coelho. No banco: Thyere, Matheus Barbosa, Luan, Fabian, Calyson e Gustavo. O goleiro pode ser o Ygor.

  • Andre

    Francisco,
    O Leo Campos machucou e chamaram as pressas o Carlos Alexandre que estava na taça SP.
    Achei que no jogo contra Esportivo o Carlos Alexandre e o Rondinely foram os jogadores que destoaram do grupo e nesse jogo contra Canoas o Carlos Alexandre estava mal e falhou no gol, mas tambem achei que Busato falhou porque a bola passou no meio das mãos dele e ele não teve reflexo de esticar as mãos, o 2º gol foi no setor da lat. esq. tambem onde estava o Calyson.
    Em relação ao jogo contra canoas achei que um dos maiores problemas foi o excesso de individualismo de alguns atletas querendo aparecer e pensaram no grupo, Calyson e Rondinely queriam jogar sozinhos e não faziam os passes p/ colegas nos momentos certos, faltou Leo Gago ou um jogador que tivesse calma e armasse as jogadas p/ atacantes.
    O Paulinho que fez essa boa jogada comentada chutou desequilibrado nesse lance, eu estava atras da goleira e ele estava de cabeça baixa com jogadores na frente não tinha como entrar a bola e um pouco antes nessa jogada tinha a opção do passe p/ um colega que nao sei qual era, esse Paulinho tem que ensinar ele que futebol é coletivo e que jogar no gremio não é que nem jogar pelada com os amigos na praça, se corrigir esse detalhe tem tudo p/ evoluir bastante.

  • Dias

    Li algo muito interessante e até surpreendente de tão simples numa rede social hoje. Dizia lá o anônimo: Punam-se os instrumentos, as faixas! Que não se castigue os coitadinhos dos brigões! A ironia, por óbvio, escancara a impunidade elevada à sua máxima potência. A sociedade não acredita como é possível que os artifícios legais existentes para punir o “torcedor” que não sabe se comportar não tenham sido utilizados até o momento. O JECRIM é uma medida elogiável, porém paliativa. Providências proativas, que antecipem e evitem os excessos por parte de indivíduos que não estão sintonizados com o comportamento adequado no convívio social devem ser tomadas imediatamente. Detenção, penas de verdade, proibição de comparecimento aos jogos, enquadramento criminal para que, se for encontrado algum em tal situação, o torcedor perca a condição de primário, banimento do quadro social do clube, etc. Gostaria de comentar, ainda, o que acredito ser uma análise equivocada da importância do movimento da torcida que encantou não só o estado como a todo o país. Me refiro ao torcedor de bem que participa da Geral do Grêmio. Não considerar a energia, a força, o entusiasmo e a fé que essa torcida manda para dentro de campo é não conhecer de perto o ambiente do estádio. Ganhar, ser campeão, é uma consequência de planejamento, investimentos, preparo físico/psicológico e até de uma dose de sorte! A dosagem correta de cada um desses componentes vai possibilitar o sucesso. Em minha opinião, a Geral do Grêmio é uma vencedora nesses anos de tantas dificuldades para nós, gremistas de verdade.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; qual a verdade nas informações?

    Com a polemica da lateral esquerda fui consultar a BOLA DE PRATA 2012.

    1 – Carlinhos – Fluminense – 32 JOGOS – PONTOS 5.86
    2 – Anderson Pico – Grêmio – 21 – 5.79
    3 – Júnior C. – Atlético MG – 31 – 5.76
    4 – Fábio Santos – Corinthians – 28 – 5.70
    5 – Márcio A. – Botafogo – 33 – 5.67
    6 – Everton – Cruzeiro – 29 – 5.66
    7 – Marcelo C. – Portuguesa – 24 – 5.65
    8 – Helder – Figueirense – 19 -5.50
    9 – Léo – Santos – 17 – 5.50
    10 – João Paulo C. – Ponte Preta – 25 – 5.48
    11 – Fabrício – Internacional – 28 – 5.46
    12 – Cortez – São Paulo – 35 – 5.43
    13 – Diego Renan – Cruzeiro – 22 – 5.43
    14 – Eron – Atlético GO – 26 – 5.42
    15 – Juninho – Palmeiras – 30 – 5.40
    16 – Douglas S. – Náutico – 21 – 5.40 –
    17 – Ernandes – Atlético GO – 31 – 5.39
    18 – William M. – Vasco -21 – 5.31

    Não poderiam ter dado um chá de Umbu ou estrume de capivara para o Pico? Garanto que rapidinho perdia uns 5 kg. kkk
    Não bastaria a nutricionista acompanhar diariamente e o confinar no Hotel?
    Tem algum gato na tuba e linguiça no carreteiro…

  • ilgo

    Antonio, o gramado pelo que ouvi o Antonini falar não está 100 por cento.

    Todos os colorados que conheço invejam a Geral. Os da mídia torcem pra acabar com ela.
    Portanto, eu defendo a Geral, mas sem os falsos torcedores.
    Se eles não entrarem nos jogos, tudo tranquilo. Simples.

  • Francisco Coelho

    André; grato por informar. Na partida anterior o Rondinely não conseguia jogar meio perdido em campo. Aparenta-me ser um bom jogador, mas que necessita de certo espaço para desenvolver seus dribles. Cobrou bem faltas e escanteios. Mostrou-me ser útil ao time e tendo com quem jogar deve se aprimorar e mostrar bem mais. Eu gosto do paraguaio Fabian com a 10 más quando ele apaga em campo como o Kaká da vontade de sacar na hora. Fabian também vem errando chutes bestas, mas quando acerta um chute é gol certo e um passe é quase gol. São os melhores meias de pé direito que temos. Deveriam passar por um bom trabalho de passes dribles e arremates aprimorando a técnica. Concordo que com o Gago a cobertura do Carlos seria melhor já que pode fazer a lateral. O Canoas se fechou bem e soube aproveitar as oportunidades. Também concordo que o Busatto não esteve bem nesta partida e falhou. Gosto do Busatto e da forma que joga com as mãos na reposição assim como chuta forte a bola na área adversária, mas estava com a faísca atrasada contra o Canoas.

  • ilgo

    Francisco, o Busato fez duas grandes defesas antes de levar um gol de cabeça, com o cara cabeando em cima dele.
    e depois o outro gol foi talento do centroavante.

  • Francisco Coelho

    A tragédia de SM corre risco de se repetir, pois só se coloca tranca de ferro após a porta ter sido arrombada. Quantos lares choram agora pelos seus…

  • José Roberto

    Caro ilgo entristecido com esta tragédia em Santa Maria, para nos manifestarmos contra
    os orgãos que são responsável por fiscalizar estes espaços como corpo de bombeiros, ministério publico e secretária municipais.Queria dizer neste espaço que o Promotor Publico que esta se manifestando sobre a arena do Grêmio para que ele tire a paixão pelo time dele e se preocupe onde tem maior possibilidade de tregédia que ele realmente fiscalize estes espaços quero ver se ele vai se pronunciar.Estas tragédias acontecem porque o poder publico é OMISSO em não fiscalizar.

  • José Roberto

    Caro ilgo entristecido com esta tragédia em Santa Maria, para nos manifestarmos contra
    os orgãos que são responsável por fiscalizar estes espaços como corpo de bombeiros, ministério publico e secretária municipais.Queria dizer neste espaço que o Promotor Publico que esta se manifestando sobre a arena do Grêmio para que ele tire a paixão pelo time dele e se preocupe onde tem maior possibilidade de tregédia que ele realmente fiscalize estes espaços quero ver se ele vai se pronunciar.Estas tragédias acontecem porque o poder publico é OMISSO em não fiscalizar.

  • ilgo

    Concordo
    se houvesse fiscalização rigorosa não sei quantas casas restariam abertas.
    Poder público se omite, mas agora vai aparecer o MP e outros dizendo que vão
    fiscalizar todas as boates, e blá-blá-blá.
    Poderiam começar pelas grandes casas da praia.

  • But I much prefer the Zune Marketplace. The interface is colorful.

  • The new Zune browser is surprisingly good, but not as good as the http://www.samsunescort.tv

  • the b.e.s.t. p.h.a.r.m.a.c.y.in.g.r.e.e.c.e.idt

  • Yinelenen bir sayfa içeriğinin okuyucunun dikkatini dağıttığı bilinen bir gerçektir

  • I have the worst memory! I’ve had a notebook/planner for years…I really do not understand what I’d personally do with out it!

  • I have read so many articles or reviews concerning the blogger lovers but this piece
    of writing is in fact a pleasant article, keep it up.

  • I truly appreciate this blog post.Really looking forward to read more. Keep writing.

  • If you want to take a great deal from this paragraph then you
    have to apply such methods to your won website.

  • Howdy! I know this is kind of off topic but I was wondering which blog platform are you using for this site?
    I’m getting fed up of WordPress because I’ve had issues with hackers and
    I’m looking at alternatives for another platform. I would
    be great if you could point me in the direction of a good platform.

  • It’s remarkable in support of me to have a web page, which is good designed for my
    experience. thanks admin

  • Pretty section of content. I just stumbled upon your site and
    in accession capital to assert that I get actually enjoyed account your blog posts.
    Anyway I will be subscribing to your augment and even I
    achievement you access consistently quickly.

  • Hi, just wanted to say, I enjoyed this article. It was practical.
    Keep on posting!

  • Its like you read my mind! You appear to know a lot
    about this, like you wrote the book in it or something.
    I think that you could do with a few pics to
    drive the message home a bit, but other than that, this is magnificent
    blog. A fantastic read. I will definitely be back.

  • My brother recommended I would possibly like this web site.
    He was once totally right. This post truly made my day.
    You can not believe just how so much time I had spent
    for this information! Thanks!

  • If some one desires to be updated with latest technologies therefore he must be go to see
    this site and be up to date everyday.

  • This article will assist the internet visitors for building up new website or even a weblog from start
    to end.

  • You actually make it seem so easy with your presentation but I find this topic to be
    actually something which I think I would never understand. It seems too complex and very
    broad for me. I am looking forward for your next post, I will try to get the hang of it!

  • It is not my first time to go to see this web site, i am browsing
    this site dailly and take fastidious information from here all the time.

  • What’s up, its fastidious piece of writing on the topic of media print,
    we all understand media is a wonderful source
    of facts.

  • That is very fascinating, You are an excessively professional blogger.
    I’ve joined your feed and stay up for seeking more of your
    magnificent post. Additionally, I have shared your
    web site in my social networks

  • Greetings from Ohio! I’m bored to death at work so I decided to browse your website on my iphone during lunch break.

    I really like the info you provide here and can’t wait to take a look when I
    get home. I’m amazed at how fast your blog loaded on my phone
    .. I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyways, wonderful blog!

  • If you are going for finest contents like I do, simply pay a quick visit
    this site everyday since it provides feature contents, thanks

  • I always spent my half an hour to read this blog’s posts all the
    time along with a mug of coffee.

  • There’s definately a lot to learn about this subject.
    I really like all the points you have made.

  • I savor, cause I found just what I was taking a look for.
    You have ended my four day long hunt! God Bless you man. Have a nice day.
    Bye

  • I all the time emailed this website post page to all my friends, since if like to read it after that my links will too.

  • My brother suggested I might like this blog. He was entirely right.
    This post actually made my day. You can not imagine just how much time
    I had spent for this information! Thanks!

  • My brother suggested I might like this website.
    He was totally right. This post truly made my day.
    You can not imagine just how much time I had spent for this info!
    Thanks!

  • I think this is among the most important info for
    me. And i’m glad studying your article. However wanna remark on few common issues, The site
    style is great, the articles is actually excellent : D.
    Excellent activity, cheers

  • I’m now not sure the place you’re getting your info, but great topic.
    I must spend a while learning more or working out more.
    Thank you for excellent info I was on the lookout for
    this info for my mission.

  • With havin so much written content do you ever run into any issues of plagorism or copyright violation? My blog has a lot of completely unique content I’ve either written myself
    or outsourced but it appears a lot of it is popping it up all over the web without my authorization. Do you
    know any methods to help stop content from being stolen? I’d
    certainly appreciate it.

  • Thanks for some other informative web site. The place else may I get that kind
    of info written in such a perfect method? I have a venture that I am simply now operating on, and I’ve been at the
    glance out for such info.

  • I am regular visitor, how are you everybody?

    This piece of writing posted at this web site is genuinely nice.

  • I enjoy what you guys are usually up too. This kind of clever work and coverage!
    Keep up the great works guys I’ve included you guys to our blogroll.

  • Have you ever considered publishing an ebook or
    guest authoring on other websites? I have a blog based upon on the
    same information you discuss and would really like to have you share some stories/information. I
    know my viewers would enjoy your work. If you’re even remotely interested, feel free
    to shoot me an e mail.

  • Hello There. I found your weblog the use of msn. This
    is a really smartly written article. I will make sure to
    bookmark it and come back to read more of your useful info.

    Thank you for the post. I’ll certainly return.