San Lorenzo e o caminho das pedras

Tudo no futebol gera divergência, debates acirrados e infindáveis. É o que ocorre, por exemplo, quando se trata de um clube que disputa duas competições simultaneamente.

Há quem entenda que o clube deve disputar as duas com igual interesse e determinação; outros defendem que não, que a prioridade deve ser para a mais importante, colocando a outra em segundo plano; uma terceira opção vai pelo caminho do meio, o equilíbrio, e as condições do momento.

No caso do Grêmio, tem gente defendendo time completo contra o Atlético Paranaense neste domingo, estreia no Brasileirão. Uns argumentam que depois dos 4 a 1 no Gre-Nal, o Grêmio mostrou que a Libertadores não passa de um sonho, mais uma vez.

Portanto, seria preciso concentrar-se no Brasileirão, largando com um bom resultado. No fundo, esses receiam até que o Grêmio, do jeito que está, seja candidato ao rebaixamento, fantasma sempre presente depois de duas quedas absolutamente traumáticas.

Eu ainda acredito – mais pelo simples fato de que no futebol a gente sempre acredita – que é possível brigar pelo título. Como a hoje maioria dos gremistas, não vejo muita capacidade no técnico Enderson Moreira, que, além de não ter o tamanho do Grêmio, pelo jeito, a julgar por suas declarações mais recentes, desconhece a grandeza histórica do clube que o abrigou em hora inoportuna.

Sobre o jogo contra o Atlético, penso que Enderson deveria aproveitar para armar o time da forma como gosta, ou seja, sem os três volantes, preferido da direção, não dele.

Ele poderia escalar dois volantes, mais o Zé Roberto, que armaria pela esquerda e mais o Rodriguinho. Na frente, Dudu e Barcos.

Com isso, pouparia um volante – talvez o Riveros – para o jogo contra o San Lorenzo, que é o que realmente importa. O Brasileirão é longo e um eventual resultado negativo pode ser recuperado gradativamente.

Já o jogo de quarta-feira pode encaminhar o time ao título, ou sepultar de vez qualquer pretensão maior.

No momento, Enderson poupa apenas Rodolpho e Wendell. Werley não considero mais titular depois de suas últimas atuações. Então, o Grêmio vai praticamente com força máxima contra o Atlético.

Fosse o contrário, estaria levando uma saraivada de críticas.

Já o San Lorenzo vai preservar praticamente todo o seu time titular na rodada do argentino. Está certo o San Lorenzo. Não é por nada que os argentinos são os que mais comemoram títulos na Libertadores. Uns 20 se não me engano.

Eles sabem o caminho das pedras.

O Grêmio, ficou provado no Gauchão, não tem condições de encarar duas competições da mesma forma. Infelizmente.

INTER

Duas semanas atrás, o BRio recebeu jogo e festa em dois dias, total de 90 mil pessoas.

No fim de semana seguinte, não tinha condições de receber viva alma.

Agora, como num passe de mágica, o estádio foi liberado para estreia colorada no Brasileirão.

Quando se diz que neste terra o Inter consegue tudo o que quer há quem questione.

IMPRENSA

Para quem não acompanha, a ZH publicou no domingo passado texto dizendo que sua cobertura para a dupla era exatamente igual.

A afirmação provocou revolta entre gremistas. Curioso, não entre colorados, que silenciaram.

No link abaixo há o texto da ZH e a análise impecável de um gremista, retrucando o jornal.

http://blogremio.blogspot.com.br/2014/04/desculpas-esfarrapadas.html

Se gostou, compartilhe!

  • Gabriel

    Ilgo a única discordância que eu tenho sobre o texto é que gradativamente recuperamos um insucesso em 39 rodadas. Digo que não, contra esse time do Patético PR, Chapecoense, Sport, Criciúma, Goiás, Figueirense, (somente neste grupo SÃO IMPRESSIONANTES 36 PONTOS, Já dá para livrar do descenso ) não podemos perder pontos, pois a lógica induz que perderão para os verdadeiros candidatos a qualquer coisa no campeonato em casa e fora. Numa situação macro, representam o Nacional do URU no grupo da LA. Por conta de um empate o Atlético Nacional teve de vencer na Argentina para se classificar.

    Contra esses não se pode poupar nada, que se poupe então naqueles jogos, como Cruzeiro, onde se empatar ou perder está na conta.

  • Ilgo

    No caso agora temos um jogo decisivo pela Libertadores 72 horas depois do jogo de domingo.
    Se perder para o Atlético não dá nada agora, mas se perder para o San Lorenzo…

    Se o adversário fosse o Cruzeiro e não o Atlético PR aí tu concordas em colocar um time mais fraco. E o risco de levar goleada?
    Acho que time misto estaria de bom tamanho. Eu pouparia Ramiro e Riveros amanhã, além do Rodolfo e do Wendel.

  • Gabriel

    Não jogamos a uma semana, se o jogador não se recupera em 72 horas está no clube errado. Se o jogo fosse em Pernambuco dava para aceitar, mas será em Santa Catarina.

  • Roque

    Concordo, tem 38 rodadas pra fazer um campeonato bom. Entretanto, gostaria da prioridade no brasileiro. Vejo uma cobrança muito subjetiva da imprensa querendo fazer terra arrasada se o grêmio perder para o atlético paranaense. Dei uma olhada no jogo do vasco que joga com portões fechados, foi um jogo muito ruim de ver, por acaso o grêmio pode ter torcida nesse jogo, alguém sabe ? Acho que o grêmio tem que jogar todas as fichas na libertadores. Jogar com força máxima só em casa ou quando o jogo assim necessitar.

  • walter borba

    Vou repetir as palavras do Denis Abraão ao Vidart, no Programa de 5º Feira.
    _ O Grêmio vai poupar para que?
    Segundo Denis, não podemos poupar um time que fara uma viagem de apenas uma hora e quinze minutos, diga-se de passagem, vão de avião.
    Não podemos poupar um time que fica em hotel 5 estrelas;
    Não podemos poupar um time que tem nutrucionista, fisiologista e médicos a disposição;
    Não podemos poupar um time que toma 4 do Inter….
    Ah, o Inter ganhou apertadinho hoje….e o grêmio tomou de 4…

    Na libertadores somos mero participantes. Mantenho o que eu disse no inicio do ano.
    Mais cedo ou mais tarde seremos desqualificados, então não faz diferença perder agora para o san lorenzo, ou depois para o cruzeiro.
    O negócio é se manter na primeira divisão e tentar beliscar uma posição no G4….

    O negócio é entrar de cabeça no BR -14

  • Henrique Freitas

    Ilgo

    Li o texto da Zero Hora e a análise de um gremista… sobre a imparcialidade na cobertura da dupla.
    http://blogremio.blogspot.com.br/2014/04/desculpas-esfarrapadas.html.

    Sempre me intrigou o fato dos Sirotski da vida serem gremistas (inclusive o Nélson é Conselheiro) e permitirem que isso aconteça. Não sei como a gente faz para ter acesso a ele – Nélson- e questionar.
    Eu escrevo e/ou telefono para o Grêmio quando algo não me convence (c/cópia para a ouvidoria) e obtenho resposta, mesmo que nem sempre convincentes. Mas temos que ir à fonte!!!

  • Gabriel

    Ilgo gravíssimo o ocorrido na rererererereinauguração do Beira – Rua. Segundo o relato do blogremio houve atropelamento e morte. Havia batido forte na briga durante o jogo contra o Penharol, mas esse fato supera tudo.

    Em nome de que intere$$e$ a mídia abafou o caso????

    Se isso for verdadeiro, cabe aos blogs gremistas, como sempre, trazer a luz este fato.

    Largo no sábado com + ou – 33 pontos no cartola com 4 atletas. Nada mal.

  • Ilgo

    Esqueci de armar meu time pro Cartola.

    Denis Abrahão pra mim não é referência. Se um time joga no domingo e depois tem um jogo de vida ou morte na quarta, não importa se é perto, o desgaste é algo muito natural.

    Se o San Lorenzo poupa e seu jogo seguinte é em casa, por que não o Grêmio poupar?
    Será que sabemos mais que os argentinos?

  • Henrique Freitas

    Ah, mas que beleza… o Denis Abrahão ficar patrolando o Grêmio logo para o Vidarte…
    Quando ele fazia isso no programa do Antônio Augusto, ainda era permissível pq estava com gremistas. E o cara é Conselheiro do Grêmio… Não aguento mais essa cambada….
    Eles serão tão ingênuos assim????????

  • Gabriel

    Até quando seu chicletinho!!!!

    Time a cara do treinador, morto em campo (foi dar uma bronca achei que estava rezando). Busato tem de ir embora para abrir espaço para outro, a vida é assim. Novamente jogador de costas para o campo e o Éruinzinho faz falta, resultado: gol. Cadê o Éverton???

    Dizem que no futebol não há justiça, penso o contrário, haviam inúmeros comentários ‘endeusando’ esse treinador de time de botão, bastou a lesão do Luan e a verdade aparece…

  • Daniel W

    Até eu já estou perdendo a paciência…
    Jogo totalmente ganhável, e o treinador nada.

  • Roque

    Herança maldita dos 3 volantes

  • Roque

    Um zagueiro e deixou os volantes ?

  • Daniel W

    A solução: Tentar chegar as semis da libertadores (com muita sorte, pq acho nem do San Lorenzo passamos), e contratar o Felipão ou o Tite.

  • Gabriel

    Éverton entra aos 32 do segundo, é dose…

    Dudu levanta para área, o zagueiro ameaça e não cabeceia, o goleiro pega ‘pelo rabo’ e o Batista solta a pérola: “o zagueiro ameaçou e não foi, ainda bem que o goleiro foi nela”.

    NEM DISFARÇAM MAIS A TORCIDA.

  • Gabriel

    Time é uma bagunça tática com isso as individualidades estão NAUFRAGANDO.

    Pensei em Libertadores engana bobo, mas acho mais correto dizer Luan engana bobo. Sem ele o time perde 85% da criatividade e das ‘jogadas ensaiadas’ que muito ouvi por aqui.

    Patético jogando 10 minutos com um a menos e vencendo…

    Deveriam voltar de carroça essas perebas.

  • Gabriel

    Parabéns aos que odeiam disputa de vagas seu treinador ‘QUE NÃO GRITA’ vai nos obrigar a lutar para não cair!!! Esse será o seu ‘LEGADO’.

    Adeus Endris Adeus Endris Adeus Endris Adeus Endris Adeus Endris Adeus Endris Adeus Endris Adeus Endris Adeus Endris Adeus Endris Adeus Endris Adeus Endris Adeus Endris Adeus Endris Adeus Endris Adeus Endris Adeus Endris Adeus Endris Adeus Endris Adeus Endris Adeus Endris Adeus Endris Adeus Endris Adeus Endris Adeus Endris

  • Ricardo de Cruzeiro

    Deprimente.mais um ano perdido.

  • Gabriel

    Analisem levamos 4 ‘deles’, que tomaram sufoco, tendo de tirar o Chicken Litle e colocar o Igor para segurar o final da partida. Apanhamos hoje, sem 3 titulares de um time que dá para reunir uma gurizada na redenção colocar um bom goleiro mais um 9 e vencer.

    Prenúncio de chuvas e trovoadas

  • walter borba

    Domingo passado era caso de demissão SUMÁRIA.
    Neste domingo é o caso de demissão por JUSTA CAUSA.
    Enderson perdeu o rumo já naquele Grenal da Arena.
    Infelizmente, não há tempo de correção de rota.
    Hoje tive que fazer a seguinte análise do time:
    Busato – goleiro de 3 divisão;
    Pará – talvez jogue num CSA, num ASA…
    Geromel – zagueiro de segunda divisão da espanha.
    Bressam – zagueiro de quarta divisão.
    Breno – esse é o substituto do Wendel?
    Edinho – caiu no campo com o fluminense para a segundona;
    Riveros – jogava numa draga na Turquia.
    Ramiro – RpG e volante de time de 4 divisão.
    Zé Roberto- com todo respeito ao que fez no futebol, deveria estar aposentado só gastando a grana.
    Dudu – reserva na Ucrânia.
    Barcos – rebaixado com o palmeiras.
    ENderson Moreira = técnico de segunda divisão, vide goias.
    *elogiei ele, tinha esperança, porém, depois que ele tira o bressan e bota o edinho; tira o lateral para botar o LEO GAGO volante…..SIMPLESMENTE CAIU A FICHA QUE O TREINADOR PARA O GREMIO NÃO SERVE.
    FÁBIO KOFF- DIRIGENTE OBSOLETO.
    Ps: Quem xingou o ilgo, deveria pedir desculpas, o ilgo alertou que além de verde, o treinador usava o esquema do renato…….mas, coitado do ilgo quase foi ungido do seu próprio boteco..kkkkkkk
    Ilgo, parabéns para você, outro acerto.
    Ah, ilgo quem deve assumir????
    Tite não quer assumir. O Roth está empregado.
    Resta, UM = DUNGA

  • Henrique Martins

    Zé Roberto diz que faltou atitude .

    Será que o Koff ficou cego ?

    Técnico medroso, não muda o esquema de 3 volantes.

    CLUBE APEQUENADDO E RACHADO POLITICAMENTE DIFICILMENTE IRÁ A LUGAR ALGUM.

  • Francisco Coelho

    O Coelho deseja a todos uma Feliz Páscoa. Páscoa não é chocolate nem ovos.

  • Rafael M.

    Dói perder para um time VISIVELMENTE INFERIOR. Esse atlético tem um time fraco e um técnico medroso. Perdemos mesmo assim.

  • Querubini

    Nos últimos 3 anos a desculpa foi sempre a mesma: “faltou atitude” (http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/gremio/noticia/2014/04/ze-roberto-diz-que-faltou-atitude-no-segundo-tempo-contra-o-atletico-pr-4479651.html ). Isso é palhaçada com o torcedor, é falta de vergonha na cara, falta de uma tunda de relho, bando de mercenários.

  • Gustavo Medeiros

    Feliz Páscoa Coelho.

    Que possamos renascer brevemente.

    Abraços do amigo a distância.

  • Francisco Coelho

    Tivemos 2 derrotas no mesmo dia. Koff e sua trupe devem estar satisfeitos.
    Como bem salienta o Henrique Martins um clube rachado é complicado.
    Mas contrariando a maioria a culpa menor é do Enderson no meu entender.
    Recentemente foi colocado que Saimon, Canavésio e Thyere seriam emprestados para ganhar experiência sem terem jogado. Desculpem-me, mas Canavésio e Thyere deveriam é estar jogando e mostrando o que tem. Saimon com a 2 ou a 5 melhora o time.
    Gabriel já deveria estar treinando e um dos comentados anteriores jogando. Rhodolfo é um bom zagueiro, mas com defeitos e Wendel e Bressan médios. Marcos e Lucas Penteado do sub 17 formam uma boa dupla assim como Gabriel Silva e Lucas do sub 20.
    A volancia é outro calo e já tem algum tempo que venho comentando. Desde a saída do Fernando o Grêmio vem remando.
    Também foi anunciado que Matheus e o Rato seriam emprestados para ganhar experiência. A salvação que venho cogitando é o Moisés e Matheus. Não vejo em Edinho, Riveros e Ramiro solução.
    Rodriguinho não é solução. A solução é saber usar a base e ter convicção.
    Quem assistiu ao sub 17 viu que com pouco trabalho temos um VOLANTE (Balbino) de qualidade e muitos jogadores que podem subir de pronto. Claro que teremos de ter um treinador tarimbado e altamente qualificado para montar um NOVO GRÊMIO.
    Não é a melhor solução a compra de jogadores semi-prontos, pois no pós venda não se recebe valores pela formação e o Grêmio não sabe vender.
    Agora é esperar e ver o que teremos após o retorno da delegação de Floripa para os profissionais e do sub 17 no RJ.

  • Francisco Coelho

    Gustavo Medeiros; um forte abraço. Obrigado.

  • This works miracles article I’ve got ever found on the Internet. ray prohibit 3025 has become the hot fashion on the modern pattern.

  • Im grateful for the article.Really thank you! Keep writing.