Roth e os azulejos do Olímpico

Larguei o Campeonato Brasileiro há mais ou menos um mês, quando vi que o Grêmio ficaria ali circulando o décimo lugar como mosca varejeira sobre um monte de m.

Eu sou do tempo em que o bom era brigar pelo título, não por vaga aqui ou acolá. Prêmio de consolação não me atrai.

Por isso, só penso em 2012. Tenho esperança que o próximo ano tenha 12 meses para o Grêmio.

Então, dou minha modesta contribuição para o Grêmio volte a ser grande já na próxima temporada e inaugure a Arena com um time capaz de conquistar o Brasileirão.

Para isso, é fundamental escolher bem o treinador. É difícil, uma missão complicada. São poucos os nomes que me agradam, e decididamente não há unanimidade.

Nem Felipão.

Felipão já ganhou tanto dinheiro, está com a vida mansa, o burro na sombra, que parece enfastiado, cansado da rotina do futebol, principalmente em lidar com determinado tipo de jogador, e, claro, com a imprensa.

Mesmo assim seria o meu nome preferido. O problema é que agora tem Kleber no Olímpico. E não sei se Felipão trabalharia com Paulo Odone, rival (desafeto?) de Fábio Koff, o homem que abriu caminho para o sucesso do técnico. Portanto, Felipão está fora.

Idem o Tite, nome que sugiro há anos aqui. Tite está longe de ser unanimidade, embora tenha sido o técnico que armou o melhor Grêmio dos últimos dez anos, pelo menos.

Futebol é assim, se juntar cinco torcedores em torno de uma mesa não se chegará a um consenso sobre coisa alguma. Façam o teste!

Como os meus dois treinadores preferidos estão descartados, resta um monte de entregador de camiseta.

Antes deles, Celso Roth.

Quem contrata Celso Roth em começo de temporada sabe que está contratando pelo menos dois técnicos.

Até os velhos azulejos do Olímpico – aqueles que levam o nome de gremistas que ajudaram a erguer o estádio deveriam decorar algum setor da Arena e não destruídos – sabem que Roth deve ser descartado assim que terminar o campeonato, ou agora mesmo para não perder mais tempo.

Se o Grêmio for mal no Gauchão, Roth não resiste. Ele é quase uma unanimidade negativa perante a torcida gremista (ecolorada). É bom treinador, dos melhores, mas tem o dom de armar arapucas e situações difíceis e controvertidas para si mesmo.

Portanto, começar o ano com Celso Roth é um risco até maior que ter Kleber e Vágner Love no mesmo vestiário.

O desafio é encontrar um treinador que melhor (não tem muitos, não) e mais carismático que Celso Roth. O primeiro nome que me surge: Renato Portaluppi, mas este não volta tão cedo.

Tenho medo que me venham com Adilson ou Cuca. Desconfio que Adilson está na lista, talvez seja o primeiro da lista. ‘Capitão América’, vencedor como atleta, ano de Arena. Hummm!

Já ouvi murmúrios em torno do nome de Dunga. Toc-toc-toc. Bem, volantes aos montes já existem no Olímpico.

Sou mais, então, o Jorginho, que faz milagre no Figueirense, tem prestígio, história vitoriosa. Um cara capaz de comandar um time com estrelas.

É, não é fácil encontrar um treinador. Mas afastar dispensar Roth e agradecer-lhe por ter evitado a queda pra segundona, é um bom começo.

Um começo promissor.

Se gostou, compartilhe!

  • walter borba

    Caro Ilgo,

    Concordo com Você, falar sobre técnicos é delicado, cada um tem uma posição.
    Desde já, adianto que meu preferido é RENATO PORTALUPPI, mas considerando toda a celeuma entre ele o Sr. Paulo “ODONO”. Deixamos o Renato em “stand bay” para 2013 – Libertadores se deus quiser.
    Técnicos para 2012 que não me agradam:
    1. Felipão, seu tempo já passou, ainda mais, tenho que é mais Palmeirense do que Gremista.
    2. Caio Júnior, é do mesmo patamar do Vagner Manccini, para pior.
    3. Geninho, Nelsinho Batista….PELO AMOR DE DEUS…JAMAIS COGITEM ESSES NOMES.
    Técnicos para 2012 que me agradam:
    1. TITE é meu preferido.
    2. Jorginho da Portuguesa, acho que seria a bola da vez e daria certo;
    3. Paulo Roberto Falcão (justificativa abaixo).
    4. Dunga é disciplinador e conhece o “campinho” sabe como as coisas andam.
    5. Jorginho do Figueira, é minha quinta opção, apenas PELO RECEIO QUE TENHO DE SER UM NOVO SILAS….SE NÃO SERIA A PRIMEIRA OU SEGUNDA.

    Obs. Justifico o nome de Paulo Roberto Falcão, primeiro porque, tem está extremamente magoado com o Internacional. Trazer Falcão seria um arrebate tremendo (eles não tentaram o Palmeirense Felipão)?!!
    Outra coisa, Falcão, tem ideias muitos claras de futebol, e só não dá certo aqui no Brasil, porque os Jogadores são preguiçosos e não cumprem disciplina tática.
    Na europa, todos falam em compactação, futebol total….sinceramente, isso é o futuro. Eu daria uma chance ao Falcão.
    Abraço

  • r fernando

    Para mim, o Jorginho da Portuguesa, alguém que jogue com 2 atacantes, chega de um atacante só,

  • Nivo

    Bem, sobre os técnicos estou torcendo pelo vasco a cada rodada,
    pra ver se o tite perde o título e vem pro grêmio. Mas depois da úlrima rodada ficou difícil.
    Os Jorginhos, parecem uma boa, mas o grêmio tá querendo fazer um elenco milionario, com o Love e o gladiador, será que eles dão conta do vestiário?
    Cuca não. (pé-frio)
    Dunga não. (justificativa não é necessária, é óbvia.)
    Falcão não (sério?)
    Caio júnior esta rondando o olímpico, me parece uma opção meio sem graça, mas com bons jogadores pode dar certo,
    o adílson não congue dar certo em nenhum clube desde…não lembro.
    Renato e Roth não vem pra esta administração.
    E… voltamos ao Roth. Parece filme de terror, que o cara corre e corre e quando olha pra trás o montro tá sempre ali pronto pra atacar…

  • Nivo

    * renato e FELIPÂO não vem pra essa administração, nossa até escrevi errado (TOC-TOC).

  • Hillary

    Concordo em termos com o Walter sejao vejamos :
    – Felipão e Caio Jr.concordo com as colocações.
    – Mancini : Acho um bom treinador, com um bom potencial mas só pega barca furada, apesar de achar que vai salvar o Cruzeiro mas ele e odono nunca né??.
    – Tite : Ninquem vai aguentar aquele discurso de pastor.
    – Dunga é um roth mais novo, mais mal educado, mais retranqueiro e principlamente se acha a ultima bolacha do pacote
    – Falcão acho uma piada, se nem no outrio lado deu certo, isto que erra idolo, imagine aqui.
    – Sobra os Jorginhos e ai prefiro o da Portuguesa, sempre lembrando que o ficha sempre vai ser nosso eterno idolo e otimo treinador como demonstrou o ano passado.

  • juca

    Quanto ao técnico, não sei quem pode vir, mas o Juarez não pode ficar.

    O Grêmio também precisa de volantes pra 2012. Fernando parece que será envolvido na negociação pra trazer o Vágner Love. Gilberto Silva é mestre da posição e deve render mais depois de uma pré-temporada, Adílson é jogador pra grupo, William Magrão e Rochemback são péssimos e deveriam sair. Da base, acho que só o Misael está pronto. O problema é que não há volantes no mercado com o perfil que a direção procura: medalhão caro. Talvez o Willians do Flamengo, mas aqui ele seria expulso em quase todos os jogos.

  • Marcos

    Nunca que o Grêmio vai dar o Fernando para trazer aquele mulambo do Vágner Love.
    Aliás, o Grêmio nao tem que dar jogador algum para trazer aquela imundice. Na verdade, o Grêmio nao tem que trazê-lo. É mais um para fazer festa em Porto Alegre e arrumar confusao. Bateu 6 meses e ele se arranca daqui. O Grêmio tem que trazer jogador médio com gana, com vontade de jogar, de dizer “eu ganhei uma Copa do Brasil, um Campeonato Brasileiro pelo Grêmio”. Trazer “nêgo” que nao tem mais aspiracao nenhuma na carreira a nao ser ganhar mais dinheiro, nao serve. Caboclo que vem só pela grana, como o Kleber, nao tem que jogar no Grêmio. O clube está carente de títulos e nao de craques ou jogadores “famosos”. Os títulos podem vir com jogadores médios, mas bem treinados e com vergonha na cara, sem nhé nhé nhé, sem estrelismo e disciplinados.

  • Ilgo!

    Treinador está complicado, vejamos:

    TITE vai ganhar o brasileiro, mas tem aquela briga com o Paixão e tal, portanto não vem.

    FELIPINHO (deixou de ser felipão faz tempo), é outro que não vem, quando se cogitou seu retorno ao Brasil, foi claro ao dizer que queria o Palmeiras, tudo bem, opção, mas disse que no RS estava mais inclinado a treinar o lado vermelho, para agradar a mulher. Além do mais, Scolari jamais ganhará o que ganhou aqui novamente, então a torcida iria chamá-lo de burro e isso ele não é, ficará como ídolo para sempre, não precisa se queimar!

    Nelsinho nem pensar, baita enganador.

    O Jorginho da Portuguesa serviria e tem que para começo de temporada, tanto ele quanto Beto Almeida (não sei por onde andam) e outros nomes que vem se destacando e tal, tem que ganhar uma chance em começo de temporada, não pode-se repetir o que fizeram com o Julinho Camargo, pois um treinador sem nome para concertar erros é complicado.

    Por fim, Roth não pode ficar, será um fracasso total, a torcida não dará trégua para o Roth.

  • Francisco Coelho

    Resta terminar bem o campeonato e enfiar o pé direito nas contratações. Vamos ter o retorno de jogadores com uns 8 que podem servir de moeda. Gilson já foi negociado com o Cruzeiro.
    Maylson, Junior Viçosa, Roberson, Edilson, Thiego, Matheus Magro, Bergson, Anderson Pico, Sérgio e Uendel.
    Destes que retornam creio que fica o Viçosa. Talvez o Edilson e Uendel. Os demais vão ser negociados.
    O Brasileirão sub 20 pode ser ótima fonte de contratações.
    Como o Parraga estava disputando na A3 paulista pode indicar bons jogadores e de baixo custo. Qualquer dos clubes da A3 tem bons jogadores. É onde os grandes de SP observam e contratam.

  • Marcelão

    Ilgo,

    Não sei se vc concorda, mas andam especulando o nome do tal do Caio Júnior. Bom, se vier esse indíviduo será o fim da picada. Não sei se vc se lembra, mas eu não esqueçi. Quando esse indivíduo era treinador do Palmeiras, em 2007, num jogo lá em São Paulo, esse cara disse que o Grêmio era violento, que só batia, que só dava pontapés (toda aquela historia surrada que se conhece), então se a direção trouxer esse indivíduo eu cancelo minha carteira de sócio.

    QUE FIQUE COM O JUAREZ, POR FAVOR, SE FOR PRA TRAZER ESSE TAL DE CAIO JÚNIOR!!!!!

    Nomes de treinadores no mercado são poucos…acho que o Jorginho do Figueira, Marcelo Oliveira do Coxa…e é por ai!!!!

    O que vc acha de dar uma chance ao Dinho, China ou Luis Carlos Goiano????

  • ilgo

    Essa do Caio jr não me lembrava, mas é verdade.
    ele não pode vir, e acho que não virá.
    seria um absurdo, o que ele ganhou? seria uma aposta.
    Sobre os ex-jogadores pra técnico acho que seria aposta
    de alto risco.
    já o Marcelo Oliveira me parece um bom nome, mas duvido que seja ele.
    .

  • Jose

    Marcelo Oliveira tbm não ganhou nada. Jorginhos tbm não. Enfim…só apostas.

    Eu iria de Ney Franco. Jovem, promissor, parece ter boas ideais, sabe trabalhar com base (campeao mundial sub-20, sem neymar, recentemente), foi campeao da copa do Br com o Fla (tem titulo em clube grande). Acho o ideal dos disponiveis. Parece que o Mano será o tecnico nas olimpiadas, então Ney Franco está livre.

  • Rafael M.

    Marcelo oliveira é outra aposta. Ele e os jorginhos.

  • ilgo

    essa busca de torcedor é quase um cassino, muita aposta.
    na verdade, tá difícil de encontrar alguém realmente confiável.

  • Francisco Coelho

    Tirou Saimon e desmontou a zaga. Será que agora os que são contra a BASE vão aprender? Quem entra com Rafael Marques já sabe que o placar não fica em branco…
    Para quem gostaria de ver o Rotho em 1012 viu como seria…
    Colocar para bater penal um jogador que o treinador pouco usa e está sem ritmo é pedir para levar fumo.
    Cansei…

  • Deivid

    ESSA PORCARIA DE DIREÇÃO, REALMENTE TEM RAZÃO, NÃO TEM BABACAS NO GRÊMIO, OS BABACAS SÃO OS TORCEDORES, QUE PAGAM MENSALIDADES,INGRESSOS,TV POR ASSINATURA COMPRAM PRODUTOS E A ÚNICA COISA QUE QUEREMOS COM O MÍNIMO DE ESFORÇO É QUE SEJA RESPEITADA A CAMISA DO GRÊMIO, MAS EM VEZ DISSO,OBSERVAMOS NOSSOS JOGADORES SEM COMPROMETIMENTO COM O CLUBE,UM TÉCNICO QUE NÃO ERA PARA ESTAR AÍ,E UMA DIREÇÃO MUITO INCOPETENTE BRINCANDO COM OS VALORES DO GRÊMIO, É MAIS QUE LAMENTÁVEL, É IMPRESSIONANTE…O CEARÁ GANHOU AS DUAS PARTIDAS DE 3X1, NUNCA TINHA VISTO UMA COISA DESSAS…ESSE A.LIMA TINHA QUE IR PRA CASA PRA QUE DEIXAM UM M…DESTE JOGAR COM A CAMISA DO GRÊMIO,E O ESPLENDOROSO R.MARQUES NÃO JOGA NO MEU TIME DA VARZEA…EU ESTOU MUITO INDIGNADO COM TUDO E SÓ ESPERO O PIOR O GRENAL…PROPAVELMENTE MAIS UM VEXAME COM ESSE TÉCNICO…

  • Andre

    francisco

    O Beto Almeida pelo está no Guarani do paraguai.

  • Hey, thanks for the article post.Much thanks again. Really Cool.