Roger substitui mal e Grêmio só empata

Sempre que um treinador coloca dois centroavantes para reverter um resultado que está negativo é porque já não sabe o que fazer.

O técnico Roger Machado, na ânsia de buscar a vitória na parte final do segundo tempo, sacou Luan (este porque sentia dor muscular, o que afetou seu rendimento), Giuliano e Douglas. Nada menos do que o trio técnico e cerebral do time.

Em troca, entraram Bobô, Fernandinho e Henrique Almeida. Três atacantes órfãos de municiadores. Não ficou ninguém para articular nos minutos finais, quando o time argentino tomou conta do jogo, mas com pouca eficiência em termos de conclusão.

Erro de Roger Machado. Não é a primeira vez, aliás, que ele mostra dificuldade para fazer as substituições adequadas na hora adequada.

O raciocínio de Roger foi simplista demais. Quero ganhar, então empilho atacantes. Ora, não é por aí.

Ninguém tira de Roger o mérito de ter armado um belo time no Brasileirão.

Mas o futebol não vive do passado.

Roger tem crédito, mas um crédito que vai se esvaindo rapidamente com essa insistência de manter Douglas como pedra fundamental e ter Fernandinho como uma das principais alternativas mesmo sabendo que ele não resolveu nenhum jogo nos últimos tempos.

Difícil de entender também por que Lincoln é sempre esquecido, e contra o San Lorenzo sequer ficou no banco. A continuar assim Roger pode ficar marcado como o treinador que foi eliminado da Libertadores tendo um jovem talentoso como Lincoln preterido por experientes decadentes.

Talvez Roger veja em Lincoln um jogador mediano, sem condições de substituir Douglas. É um direito seu. O tempo dirá se ele está certo.

Agora, apesar de tudo, da frustração de empatar em casa com um time que nem é lá essas coisas, um time que em determinado momento do segundo tempo parecia morto, entendo que o Grêmio até mereceu vencer.

Ouvi um comentarista afirmar que o melhor do jogo para o Grêmio foi o empate, sugerindo que o San Lorenzo mereceu vencer.

O Grêmio teve duas bolas na trave e alguns lances de muito perigo na área do rival. O San Lorenzo chegou a pressionar, mas sem dar muito trabalho para Roger.  E essa pressão aconteceu por culpa de Roger, que perdeu o meio-campo.

Roger inventou o esquema ‘ressuscita morto’.

Nem tudo está perdido. Complicou a classificação, mas ela ainda é possível. Se tiver o time completo e descansado o Grêmio pode vencer fora.

Para isso, é preciso que a direção não repita o erro de escalar força máxima como fez contra o Inter sabendo que haveria um jogo fundamental pela Libertadores três dias depois.

Sei que a ideia era vencer o Grenal, mas a que custo? A paixão superou a razão.

Essa decisão custou a perda de Bolaños e hoje se viu também a de Luan, que se arrastou em campo até sair mais cedo.

Sobre o time, Geromel de novo o grande destaque, inclusive em função do chute na trave. Joga muito. Já tem gente pedindo sua convocação pra seleção. Coisa de colorado querendo desfalcar ainda mais o time, que não terá tão cedo Miller Bolaños, vítima de agressão no clássico.

No final, ouvi vaias. Mau sinal.

 

 

 

Se gostou, compartilhe!

  • Francisco Coelho

    Tive de fazer plantão para registrar mais gremistas.
    Alguns demoram a ser ajustados por ddd ou DNA do escriba. DNA é Data de Nascimento Avançada deste que escreve. Kkkkkk

    Os gremistas que querem entrar no ZAP do Boteco é só mandar e-mail com o nome e telefone para: chicoelho@aol.com ou arani.manari@gmail.com

    O ZAP bombou más o http://botecodoilgo.com.br continua como canal principal.

    Faça sua inscrição gremista de coração.

    • Thiago

      Enviei email para ti Chico.
      Aguardo ser adicionado ao grupo.

    • Fábio D.

      Já estou ativo e operante na Liga. Valeu Francisco.

  • Andre Peixoto – Sarandi/RS

    Boa a tua analise, Ilgo. Roger está se perdendo, tanto na escalação quanto na armação do banco. Não ter opções de meio campo é de um amadorismo único. Na coletiva ele foi perguntado e disse que tinha essa opção com o “Fernando” e o próprio Luan. Ah pára tchê?! Admite o teu erro, porra!! Tu vai morrer abraçado ao Douglas. Outro que não jogou nada foi o Giuliano. MO é um fiasco. Tenho pena do Everton, que é o jogador mais lúcido do meio prá frente e, apesar do time ter se arrastado em campo, ainda lutava por algo melhor. Milagre o Roger não ter tirado ele.
    Bueno, vou dormir porque eles não me pagam nada prá ser auxiliar do Roger…

  • Daniel Scherer

    Segundo Roger na coletiva, a opção por não ter Lincoln no banco é porque luan giuliano e até maicon pode fazer a do Douglas, então ele prefere colocar atacantes cec defensores, pois na LA o limite do banco é diferente. A questão é que ele abriu totalmente o meio campo deixando um lento cansado e um quebrador de bola cansado para marcar o adversário. Não perdeu porque o San lorenzo não acreditou e porque não é lá essas coisas. Estamos muito perto da eliminação. Ah, Roger tirou Luan por opção técnica.
    O time está muito lento.

    • Luis Augusto Waschburger

      A coletiva do Roger foi pior que o jogo.

  • Francisco Coelho

    Pensei que a troca iria até segunda más Marcelo Oliveira pediu boné no Palmeiras. Os resultados não perdoam…

    Minha mulher já abriu a porta 3 X e me olhou sentado na mesa usando o micro. Acredito o melhor é desligar tudo e dormir no sofá. Kkkkkk

    Tem mais 2 na corda bamba. Um em SP novamente e outro no RS.

    Até mais tarde.

  • Arthur J

    Roger já está devendo pra mim

    Um técnico que deixa o Lincoln de fora do banco pro Fernandinho e pro Bobô ou é burro ou mau intencionado.

    Se o San Lorenzo tivesse ataque o Grêmio teria perdido.

  • Roque fernando

    Pra mim Roger já deu o que tinha que dar…ver Douglas dando bote em zagueiro porque não tem centroavante pra fazer isso, me causa muita gastrite…aliás, centroavante tem, o professor pardal é que não escala. Temos um técnico refem do brasileirão de 2015. Só, que, dessa vez vejo um grupo mais completo, porém mal escalado e distribuído em campo. Luan foi muito lúcido no jogo, achei até melhor que no grenal. Foi surpresa ter saído…Douglas joga bem de acordo com a marcação que tem. Quando é frouxa consegue alguns lampejos, quando não tem espaço, corre atrás de zagueiro lá na frente…Giuliano tal qual fernandinho acendem uma usina pra ligar uma lâmpada de 60 watts. Estão muito aquém do esperado, Fernandinho, ok, já sei o que esperar dele…Giuliano, é surpresa… parece alterofilista jogando futebol, completamente duro.
    Marcelo Oliveira já foi demitido do Palmeiras…é um técnico experiente. Vamos apostar no Roger, até cair? Nessa formatação no brasileiro, não sei não, respeito quem pense contrário. Mas libertadores o Grêmio vai ter que ter transpiração, concentração e malandragem…com esse bom mocismo o Grêmio não vai longe na libertadores. É preciso chaqualhar, dedo no olho, tapa na cara, assim como está hoje. Hummmmmmm

  • Pedro de Lara

    É claro que jogar com 3 jogadores altamente irregulares no setor de criação é uma merda…
    É claro que a volância está entregue a 2 jogadores pesados, lentos, sem condições de ocupar espaços…
    É claro que ter 2 laterais de precarias condições físicas (um mirradinho sem imposição, outro pesado e mal preparado) e técnicas é uma merda…
    É claro que contar com um jogador de 30 anos na zaga que ainda não aprendeu a dar o bote e a se antecipar é uma merda…
    É claro que dirigentes com velhas concepções sobre o futebol devem ficar ligando, mandando whats e enchendo a paciencia sobre as “caracteristicas historicas” do Gremio é uma merda…

    Mas aquelas substituições foram de apagar qualquer traço de racionalidade no futebol.

    FORA ROGER!!

    • Tu não é o mesmo Pedro que sempre faz comentários aqui? sempre criticando quem critica o time?Atá…

    • Paulo Renato Zaleski

      Fiquei sabendo que o “Zagueirão” do Grêmio na verdade era Centroavante quando jogava em Lageado!!!

  • Marcos lena

    Mas que Caraglio de time e o professor então, se superou ontem. Larguei de me esperançar ontem. É contar os dias para eliminação, mais uma né.

  • Fabio Scheffer

    Foda ver o Grêmio colocar mais de 120 mil gremistas em uma semana de 3 jogos na Arena, e ter vencido apenas 1.

    A torcida gremista tá demais esse ano !!!

    Pena que o time não consegue engrenar, e ao invés evoluir parece estagnado em conceitos que o Roger não cansa em insistir.

    Por falar em cansar, eu sei que a semana foi puxada, mas o preparo fisico gremista me parece não estar no mesmo nível do ano passado.

    Douglas titular absoluto, dois centroavantes juntos, time sem nenhum meia, laterais avenidas, sem Lincoln no minimo no banco, insistência com Fernandinho…

    Ou Roger muda conceitos, ou vai bailar quando menos esperar !!!

  • HENRIQUE MARTINS

    O trio Edinho, Maicon e Douglas deixa o time numa lentidão sem fim.
    Isso vai nos derrubar.
    Douglas é o grande buraco no time.

    Re-intero…….bolas na trave…….o clube precisa de uma ajuda espiritual.
    Tem mandinga que precisa ser desatada.

    • Alexandre Sanz

      Mandinga tem nome: Douglas, Marcelo Oliveira, Edinho, bolas na trave sempre existiram.

  • Rogerio

    Ilgo e amigos,

    Vi o jogo de ontem bastante equilibrado, o time do Gremio teve muita dificuldades em sair da arapuca do técnico do San Lorenzo, que estudou bastante, marcando bem adiantado e pressionando a saída de bola Estamos tendo muita dificuldade em sair de trás porque o Gremio substituiu mal o Erazo, que era um zagueiro superior À média dos zagueiros brasileiros na condução de bola, isso fazia com que os volantes recebessem a bola mais perto do meio campo e consequentemente havia mais proximidade entre os setores. Estou dizendo aqui desde fevereiro que Edinho é um jogador fraquíssimo, principalmente num modelo de troca de passes, como é o Gremio, é faltoso, e erra passes aos montes. Além disso, Maicon está mal preparado fisicamente, não dá combate, sobrecarregando o seu companheiro. Giuliano, que é um jogador extremamente importante, por dar equilíbrio ao time está visivelmente descontado e Luan estava numa má jornada. Some-se a isso a péssima noite de Roger, que não viu que que seu time já estava com dificuldades em controlar o meio de campo, ofereceu a vitória ao San Lorenzo com suas substituições, que só não saiu daqui com o resultado pela má qualidade do seu acabamento ofensivo, aliás um defeito do time argentino. Sobre o Douglas, sua presença em campo, sacrifica e desgasta os jogadores de lado, na esperança de que ele decida, o problema é que ele nunca decidiu, em equipe alguma, sempre foi um coadjuvante, porque agora, no ocaso da carreira, iria ser diferente? Não acredito em título na LA, depois da pipocada de domingo, e com as escolhas do treinador do Gremio, não vou me iludir.

    Abs

    • Ilgo Wink

      Ainda não joguei a toalha.
      mas o título ficou quase impossível.

  • Thiago

    Quantas “piores partidas” do Roger ainda vamos ter que aturar?

    Vai a puta que pariu.

    Ano passado já dava sinais de que não sabia mexer/alterar um jogo sem mexer peças e ia pior quando precisava substituir. Mas esse ano tem superado todos os prognósticos.

    A escalação já começou errada na formação dos suplentes. O Grêmio tem dois caras que podem executar a função do Douglas, especialmente LINCOLN e depois ainda o Tontini (que misteriosamente não recebe chances, enquanto o arrombado do Fernandinho joga 12011389987493794798479823498237984672681326x).

    O que o gênio faz?? Não coloca NENHUM no banco.

    Sobre o jogo:

    Grêmio de mal a pior do início ao fim. San Lorenzo dominou o jogo e não venceu por incompetência e/ou sorte nossa.

    “El Gordo” Ortigoza, Blanco, Belluschi e Cerutti deitaram e rolaram. Troca de passes, movimentação, sempre alguém se deslocando e os laterais, Buffarini e Más, toda hora abrindo e dobrando os ataques.

    Enquanto isso o gênio da lâmpada assistindo seu time ser dominado até achar um gol, como foi a falta do Fred. Sim, gol achado, porque não estávamos fazendo NADA.

    Podia ter mudado o panorama se o Everton tivesse feito naquela bola que bateu no travessão? Sim, podia, mas convenhamos, também foi um lance para lá de fortuito, não dá para dizer que foi criado, a bola meio que sobrou e o Everton deu um drible de corpo e abriu espaço e ele chutou.

    Giuliano não jogando absolutamente nada (aliás, só jogou bem contra LDU esse ano), Edinho e Maicon dois cavalos cansados no meio e os argentinos nos engolindo, enquanto isso Roger assistindo.

    Termina o primeiro tempo e, segundo o próprio Roger, ele corrigiu os defeitos dos ataques e espaços entre as linhas no intervalo (honestamente, só ele viu isso), mas o filme da primeira etapa persiste e os argentinos seguem dominando e o Grêmio com seu joguinho burocrático.

    Aí vem o “gran finale” da noite, as mexidas. Luan sentindo dores, com diarréia, com dengue, é mais útil em campo que Giuliano e Douglas. Quem sai? Luan.

    Quem entra? Bobô. Para ficar dentro da área, empurrar zagueiros, certo? Não, na primeira bola, o pesadão Bobô abre para ponta direita para cruzar e fazer jogada de ponta.

    Ah, agora o Roger vai fazer algo diferente, vamos ver. Chamou Fernandinho. Começaram as orações para não levar o segundo gol.

    O que fez Fernandinho? Deu um ou dois dribles, se atirou, errou cruzamentos, tentou a mesma jogadinha de sempre (bico para frente e sair correndo), melhor dizendo, NÃO FEZ NADA.

    Agora sim, o Roger vai tentar reposicionar o time, vai tirar um dos volantes que já estavam amparados por carrinhos de mão em campo de tanta inoperância, vamos ver.

    Chamou Henrique Almeida. Tirou Douglas. Matou o time. Virou 4-0-4 (0 porque Maicon e Edinho já estavam jogando deitados na maca de tanto que se arrastavam) e um buraco estratosférico entre as linhas.

    Pandemônio total, bumba meu boi, coisa de técnico amador.

    Final de jogo dois ataques dos argentinos e nos salvamos.

    Preocupante, seguindo nesse ritmo, a classificação será um milagre.

    E, o pior, é que pelas entrevistas Roger acha que está agindo certo. URGE a presença de alguém que mostre os erros que estão se repetindo desde a primeira partida, ainda em Janeiro. Já vamos para o meio de março e o time jogou, mesmo, 30 minutos da partida contra LDU. Só.

    Sejamos realistas, se seguir dessa forma, perderemos as duas fora.

    PS: Que jogador é PEDRO GEROMEL. Por vezes dá pena de vê-lo jogar dessa forma e os seus companheiros com sua total inoperância. Quem dera termos mais uns dois em suas respectivas funções. Teríamos um timaço. Monstruoso.

    • Ilgo Wink

      Senti o mesmo em relação a Geromel. O cara se desdobra pra tapar furo dos perebas e do esquema do Roger.
      Se Roger não reavaliar seu trabalho ele vai pro saco. e nós junto

      • Gustavo Medeiros

        E o capitão é o Maicon, e o vice o Marcelo Oliveira. Enquanto isso Geromel que carrega o piano.

        • Thiago

          O mesmo Maicon que reclama de jogar Quarta e Domingo.
          Que não encosta em nenhum momento na arbitragem (coisa que o Geromel fez).
          Que reclamou por mais de uma vez do Everton quando a cagada foi DELE e do Nulidade Oliveira.

  • Perpétuo Dezazero

    Acordei às 6h00 da manhã. Acordei decepcionado com o que vi no jogo do Grêmio. Faltam jogadas, falta engrenagem, falta sair o Douglas, falta treinador. Acho que deveríamos ter um goleiro para sombra do Grohe.

  • Eder

    Já prevejo a estratégia da direção gremista, junto com o brilhante treinador:
    – Jogar fechadinho para garantir o empate na próxima rodada.
    – Torcer desesperadamente para que a LDU vença as duas contra o Toluca ou que vença uma e empate outra.
    – Jogar para perder de pouco contra a LDU na altitude.
    – Torcer para o Toluca não golear o San Lorenzo.
    – Vencer o Toluca em casa com golinho de cabeça do Bobo aos 44 do segundo tempo.

  • Francisco Coelho

    Tempo é algo que o Grêmio não tem mais. Enquanto cansamos de escrever desde junho de 2015 que as contratações demoravam entramos 2016 para que se efetivassem.

    A maldade ou fatalidade nos alijaram do Miller uma esperança à sofrida torcida que lota a Arena em tempos difíceis e de grana curta. Pelo que leio até salários são parcelados e ai não tem orçamento que resista nem sobras para um “espetáculo” ou laser que é o futebol.

    No meu entendimento o “mal” vem de cima onde uma coisa é uma coisa e outra coisa outra coisa. O presidente pode ser bom administrador más no futebol não soube escolher nem abrir os ouvidos. Se foi pelo seu “conhecimento” errou e se foi por “ouvir” alguém ou alguns se aconselhou mui mal.

    Algumas ações que deveriam servir de motivação aos gremistas como jogos do grupo de transição foram deliberadamente escondidas para “segundo dizem” esconder jogadores e servir de vitrine de vendas preferencialmente ao exterior.

    É um modelo de vender sem a torcida ver e não vendo não vai reclamar tão cedo…

    Só vão comentar quando estiver jogando bem distante e ai a Inez é morta.

    Enquanto jogadores como Iago, Jr. e Raul os laterais que poucos viram jogar são “dispensados” levamos sufoco e derrotas com M. Oliveira na esquerda e na direita o “melhor” vai para a seleção.

    Quem viu o grupo de transição escolheu os volantes Araújo e Arthur como destaque e Roger escolhe Edinho e Maicon para jogar. Tem treinador que só lembra do jogador em grandes partidas de um passado distante e ai o escala gordo e mal física e tecnicamente. É um condicionamento mental…

    Por outro lado “o clube investiu milhões” nos mais avançados equipamentos de analise de desempenho. Enquanto Roger “provavelmente” baseado nestes relatórios escala. Os personagens após a partida falam estar cansados e exauridos sem tempo para respirar.

    http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/gremio/noticia/2016/03/apos-empate-jogadores-do-gremio-reclamam-do-calendario-nao-tem-tempo-nem-de-respirar-4994376.html

    Eu não preciso de equipamento nem da palavra dos jogadores, pois só de observar em campo até aos 10 do primeiro tempo já vi o filme…

    Meu filho JM ao ver uma disputa do Fred tentando acompanhar um jogador do San Lorenzo que avançava para nossa área comentou que parecia desenho animado tal o esforço do gremista que ficava para trás. Era um coelho contra um jabuti. Olha que o San Lorenzo de ontem é um time velho e pesado. Ortigoza que o diga.

    Muitos como eu perguntam por Lincoln, P. Rocha, Balbino, Tontini, Batista, Kairon, Ty, Negueba, Tilica e até do Jailson. Roger está cego e surdo.

    Até fui buscar em outro site as colocações do Grêmio que mostra o confronto entre jogadores e o comando.

    O técnico Roger, entretanto, não vê isso como um problema. “Não vi cansaço. O nosso time ficou mais aberto em função das trocas que eu fiz, para chegar ao segundo gol. O jogo foi intenso, mas não vi o time cansado”, declarou. Para ele, não bate nenhum “arrependimento” de escalar titulares no Gre-Nal. “Foi a decisão mais certa, de acordo com todas as variáveis”, disse. O vice de futebol César Pacheco também defendeu a decisão. “Desgaste físico e emocional não é cansaço”, disse.

    http://esportes.terra.com.br/gremio/jogadores-reclamam-de-desgaste-mas-roger-nao-ve-cansaco,a06861dfa3ae0d72dbb50f96ff4fe62fdo0ioy7h.html

    O Romildo vai ter de definir entre um e outro grupo. O Grêmio não merece esta comissão técnica e suas escolhas. São os resultados que falam e não o que eu escrevo, pois vocês não são cegos…

    • Ilgo Wink

      Roger tá parecendo um sonho de uma noite de verão.
      Mas a direção também tem muita responsabilidade.
      Sobre Bolanos, não acredito em acaso, fatalidade

      • Perpétuo Dezazero

        Claro que não, amigo Ilgo. Foi maldade premeditada…

      • Arthur J

        Parece que a amizade com os bruxos está suplantando o merecimento real sobre quem deveria jogar e/ou ficar no banco.

        Sinto que o Roger precisa de um pouco de orientação de algum dirgente que entenda de futebol. Até pra ter respaldo e poder tomar ações que possam desagradar alguma liderança do vestiário.

        Só que, infelizmente, não existe essa pessoa hoje no Grêmio.

  • Fábio D.

    Estádio cheio tem sido sinônimo de frustração nos últimos três ou quatro anos. Culpa da Arena? Não, é claro que não, a culpa é dos times medianos que temos montado e que, justamente por serem medianos, fracassam em grandes jogos. Ontem nos faltou sorte, time e (incrível dizer, mas verdade) competência.
    Nos faltou sorte, pois tivemos duas bolas na trave, uma delas num chute espetacular do não menos espetacular Geromel (um monstro que se jogasse em time melhor seria consagrado como um dos melhores que já jogaram no Grêmio); No gol deles a bola bate na trave, nas costas do Marcelo, e entra…
    Nos faltou time, pois não foi possível contar com Miller, com Wallace e até com o Wallace Oliveira. E, também por isso, tivemos que aguentar o ex-jogador Edinho em campo, o inexperiente Wesley e torcer por uma metida do desaparecido Douglas…
    Nos faltou competência, pois nosso técnico resolveu ressuscitar um modelo de jogo famoso nos anos 1940. O 4-2-4 sem meias. Dizer, como Roger disse na entrevista, de que o Maicon seria o armador foi de uma estupidez somente compatível com quem está a fim de botar a mão no FGTS.
    Por quê Bobô, se no Grenal quem entrou foi o H.Almeida? Por quê tirar o Luan (segundo o Roger, ele não tem nenhum problema de lesão, foi opção)? Por quê o Lincoln (que também não ficou no banco no Grenal) não estava nem no banco? Dois centroavantes, sem meio campo, sem ninguém que saiba cruzar? Realmente ele quer botar a mão no dinheiro da rescisão….
    O crédito do Roger foi ter jogado uma parte do brasileiro de 2015 muito bem e ter nos levado a Libertadores. A seguir assim, em breve esse crédito terá tido fim, pois, desse jeito, não iremos chegar nem nas oitavas, chegando, não passaremos às quartas.
    Por fim, o San Lorenzo poderia ter vencido sim, Geromel, o mito, salvou mais uma sobre a linha com o Grohe batido.
    Desculpem o longo desabafo.

    • Perpétuo Dezazero

      Não tem por que pedir desculpas, amigo. é o sentimento de nossa torcida. É triste ver o que vimos…

  • Andre Peixoto – Sarandi/RS

    Marcelo Oliveira (o técnico) tá livre no mercado…

    • Thiago

      Que siga livre.
      Não deves ter assistido a nenhum jogo do Palmeiras para comentar isso.

      • Andre Peixoto – Sarandi/RS

        Realmente não. Assisti o Cruzeiro empilhando títulos com ele…

        • Thiago

          Sugiro então que tu olhes o último ano dele no Cruzeiro e veja o que ocorreu no Palmeiras.
          Qualquer opinião sobre o trabalho.
          Ah, e também, busque o histórico dele em competições eliminatórias.

          • etão cai bem no Grêmio…

          • William

            O cara chegou em três finais de Copa do Brasil e ganhou uma nos últimos cinco anos, fora o bi campeonato brasileiro e os títulos estaduais

  • Luis Augusto Waschburger

    Estou tão decepcionado e irritado que nem sei o que escrever…

    Ontem Roger me lembrou o Abel Braga (um dos piores e mais badalados treinadores que já passaram por estes pagos).

    Será que um dia vai se abrir a caixa preta com as explicações de por quê o Douglas segue de titular jogando sempre 70 minutos?

    • RFPoa

      Não foi só você…me lembrei do “vamu pra dentro deles”

  • Ricardo de Cruzeiro

    Bom na minha opinião Roger não tem mais crédito nenhum.Como é gente boa dá para vender fiado por uns tempos…

    • Ilgo Wink

      ehehehe

  • Alexandre Sanz

    Aqui, neste boteco estivemos desde o final do ano passado listando onde estão os erros do time, agora quase 100% da torcida está enxergando a mesma coisa que nós e os erros são exatamente os mesmos, alguns foram adcionados (escalar 2 centroavantes) por isso já vai algum tempo eu perdi as esperanças em nosso treinador, muitos falaram: “está no inicio da temporada”, “ele tem crédito” etc… esses mesmos já mudaram de opinião, vou deixar mais uma premeditada, mesmo que o Grêmio passe de fase, existem times que estão VOANDO, que não tem em seus titulares ex-jogadores ou jogadores lentos, cito Corinthians, Atlético Mineiro, Independiente Santa Fé, Rosário Central e principalmente o Atlético Nacional de Medellin, ontem o Grêmio entrou a 50km contra um San Lorenzo a 70Km, no segundo tempo foi nítido que o San Lorenzo morreu, era para ter colocado um Lincoln, Tontini e Henrique Almeida que sairíamos CERTAMENTE com uma vitória de 3 a 1 ou mais, só que em nome do vestiário unido dos medalhões ele botou Bobô, “Fernando” e manteve o Douglas, é PALHAÇADA, se passar de fase e pegar qualquer um desses de cima perde aqui e fora, se for o Atlético Nacional de goleada.

    • Andre Peixoto – Sarandi/RS

      E com imensa tristeza que concordo contigo, Alexandre…

      • Gustavo Medeiros

        Mais um.

        • Rafael – Jack

          Outro.

          Não há otimismo que resista a essa insistência com “Doga10”, nosso “Maestro Pifador”.

          É óbvio que o time tem outros problemas, mas a titularidade desse cara é algo que não tem explicação – pelo menos nenhuma que eu perceba. Além disso, uma possível solução pra esse problema é barata, está no próprio grupo. O que parece estar faltando é CULHÃO, CABELO NO PEITO pra botar o Lincoln pra jogar.

          Acho q só veremos esse guri jogando depois que for vendido, no melhor estilo Roth-Douglas Costa e Anderson-Mano.

          • currachitas

            Droga 10

    • Ilgo Wink

      será que Bolanos volta a tempo de ajudar o time nesta fase?
      Acho que não. portanto…

      • Luis Augusto Waschburger

        Tenho convicção que o Miller só terá condições nas oitavas. Sendo otimista, talvez jogue no sacrifício o último jogo.

      • Alexandre Sanz

        Um time de qualidade consegue absorver 1 jogador lento, mas nós estamos com 4, mesmo com Bolaños teremos muitas dificuldades, o Nacional de Medellin joga com Perez, Guerra, Ibarbo, Copete e Marlos 5 velozes, tem ainda o Diaz que é um LE muito veloz, o LD Bocanegra é lento mas tem muita bola, sabe se posicionar marca e apoia, não acredito na classificação do Gremio, mas se passar será entre os piores, ai vou torcer para pegar este time ai de cima, que é para aprendermos como se faz futebol e tentar salvar o resto do ano.

    • RFPoa

      Por isso que falei em outra situação…menos às vezes é mais…O Roger ainda esta se forjando como treinador…por isso, o risco que sempre enxerguei, mas apoiei por achar ele renovado. Pois bem, a novidade acabou o Grêmio se repete como sistema de jogo e todo mundo sabe que o Douglas joga como um falso 9, e dá pressão em zagueiro. Por que ele quer ? Não, ele está escalado ali. Reitero, o esquema esgotou pois o defeito de toque-toque aconteceu inclusive no Gauchão contra times de menores expressão. Não se trata diminuir o trabalho do Roger que foi exitoso, mas agora, precisa de decisão rápida, e não sei se este grupo tem condições de reverter uma situação de revés. Por isso, penso que o Roger em caso de falta de classificação na libertadores, seja substituído imediatamente para não contaminar o resto do ano.
      Temos um grupo bom, eu acredito nisso, porém, acho que está mal posicionado em campo. Não hesitaria em contratar esse Marcelo de Oliveira como técnico, pela história que ja tem, e experiência. Gerar um fato novo. Pode ser meio forte. Mas acho que friamente é assim que tem que ser. Não tem crise no Grêmio, tem é um time que não esta rendendo. Seria como falaram muito tempo este ano, uma contratação pontual.

    • Fábio Viana

      O Roger se perdeu e não ajeita mais o time pra essa Libertadores.
      Quando ele tirou o Luan pra por o “centroavante sem gols”, já deu pra ter uma ideia do restante do jogo.

      Vai morrer abraçado com o Douglas, Bobô e Fernandinho.

    • Thiago

      Mais um Alexandre, tua constatação, infelizmente, está corretíssima.
      Roger cada vez mais se afunda nas suas inexplicáveis escolhas e insistências.
      Bruxismo impera.

    • Perpétuo Dezazero

      Concordo.

  • Gustavo Medeiros

    Precisa escrever algo? Nosso professor das palavras bonitas não vê isso?

    • Ilgo Wink

      modernidade: a volta do 4-2-4

      • Jocelito

        4-2-4. E em alguns momentos do jogo era 4-6,pois os volantes estavam na entrada da área do adversario.

  • Gustavo Medeiros

    Excelente texto e análise Ilgo.

    Infelizmente, vamos morrer todos abraçados.

    Roger já deu a entender em todos esses meses, que não vai mudar nada.

    Será assim até o fim. Fernando décimo segundo jogador. bobô e/ou henrique sempre entrarão no time. Douglas, referência técnica. Marcelo Oliveira, homem de confiança. Giuliano, o cara das mil funções.

    A cegueira mata.

    • Ilgo Wink

      Soube que Lincoln fora do banco foi apenas por decisão do Roger

      • Arthur J

        Como faz falta um dirigente de futebol ao Grêmio.

  • Fabio Scheffer

    Sei lá, mas acho que tá na hora de começarmos uma campanha…

    LINCOLN NO TIME TITULAR JÁ !!!

    Se começarmos gritando aqui nesse nosso espaço, repercute no corneta rw, passa pro twitter, chega no face, aparece no zh e no correio e finalmente quem sabe… convence o Roger.

    1000x o moleque errando e acertando no meio do que o Douglas se arrastando !!!

    • Rafael – Jack

      Somos minoria, já me convenci. Olha a quantidade de aplausos que ele recebeu ontem ao ser substituído! Dá uma espiada nas redes sociais.

      Muito triste, mas parece que ele só sairá do time na próxima “reformulação” do elenco.

    • Paulo Renato Zaleski

      Fabio, o Corneta já levantou a questão do Lincoln “N” vezes, mas tá difícil de alguém do futebol do Grêmio abrir a mente. Já estou migrando para o pessoal que levantou a lebre de emprestar o Lincoln para o Santos e vermos ele deslanchar lá, porque auqi no sul, na terra dos gladiador, se o cara não for aipim ou botineiro oubrother do treinador ele não tem chance.

  • Walter Luis Borba

    Ilgo e colegas de blog, algumas ponderações:

    i) O último time que eu vi “jogar” mobilizado em razão da lesão de um parceiro, TOMOU 7 x1.
    ii) O ilgo matou a charada de cara, quando um Treinador coloca dois centroavantes JUNTOS, da maneira como foi ontem, a vaca foi para o brejo.
    iii) Qualquer um sabe que todo jogador tem que ter uma “bengala”, ou melhor, um reserva. No Grêmio, Douglas, de certo por questão contratual, NÃO TEM RESERVA.
    Seu reserva nem banco pega. A princípio esse reserva natural seria o promissor Lincon.
    iv) Ainda, sobre o reserva do articular, o técnico do San Lorenzo tinha um reserva, o veterano Romagnoli. Quando ele viu que o empate servia, botou o veterano para fazer a bola girar e colocar o grêmio na roda.
    v) Romilldo Bolzan é contraditório, faz campanha para base, porém, os guri da BASE não entram em campo, bem no Banco ficam?! E ai Romildo???
    iv) Quando estão no time Bobo + Fernandinho = Rui Costa. Eles tem que jogar, está no contrato.

    iiv) Por fim, como já tinha adiantado a semana passada ERA IMPOSSIVEL GANHARMOS TRES JOGOS SEGUIDOS.

    O time do Grêmio, intenso ala Roger, somente conseguirá jogar com a mesma pegada e intensidade UM JOGO por semana.

    O darci filho já vem dizendo isso desde o ano passado. O esquema do roger para dar certo, tem que ser um jogo por SEMANA.

    • Ilgo Wink

      Walter, a decisão de jogar tres jogos seguidos com força máxima foi errada, e é pra mim a maior responsável pelo que se viu ontem.
      Claro, com a contribuição decisiva do Roger, errou demais
      O Grenal era para time misto, mas a gente quer ganhar grenal acima de tudo, acima até de uma chance na Libertadores.

      • Marcio Luiz

        O planejamento foi errado desde o início. Optar pelo reservas contra o Avaí e os titulares no “importante” gauchão.

        Se tivesse vencido o Avaí, jogava pelo empate no Grenal, entrando mais light e poupando qm estava meia boca.

        Assim agora complicou na principal competição e classificou o Inter na Primeira Liga.

        E muito disso se deve ao Rui Costa e Roger. O primeiro dispensou/emprestou os reservas do Cachaça. E o segundo não faz nada diferente pra sair do buraco que se meteu, dando oportunidade sempre para os mesmos bruxos (Douglas, Bobo, Fernandinho).

        Enfim resumo que sem mudança não há classificação.

      • Walter Luis Borba

        Pois é Ilgo, mas daí falta aquele CARA forte no departamento de futebol, que outro dia você falou que estava faltando.

      • Alexandre Sanz

        Engraçado que na Europa todos os times de ponta jogam os campeonatos e as copas com os titulares e não tem essa choradeira de poupar, é só aqui no Texas, temos que mudar essa cultura de “medo”.

    • Alexandre Sanz

      Lá o Ex atleta entra só no segundo tempo, aqui ele fica no mínimo 70 minutos.

  • Gabriel

    Gosto do Roger, não entendam mal, mas o MARCELO OLIVEIRA está no mercado!!!!

    • Ilgo Wink

      é cedo especular queda de Roger.

      • Fabiano

        Ilgo, acho que já está passando da hora, ele já mostrou que não consegue mais evoluir, não tem mais o que tirar co do time e do elenco. Fico tão triste quando você, mas ele ainda não está pronto. Acho que devemos aproveitar Marcelo Oliveira solto no mercado.

      • Celso

        O Palmeiras não esperou ser eliminado para mandar o Treinador ir em frente, e isso que ele ganhou título importante no ano passado !

  • Gabriel

    Ilgo, o Roger se perdeu. Ontem, mesmo mal, o Giuliano deveria ficar em campo e o Edinho deveria sair. Outra questão é por que que o Pedro Rocha e Lincoln foram arquivados???

    Ainda, mesmo não indo bem o Wesley foi melhor que o Wallace Oliveira.

    E por fim o que está jogando o Geromel é sacanagem. Ontem ele desarmou, tirou uma bola em cima da linha, pedalou e mandou uma bola na “solda” da goleira. Se faz o gol podia receber uma estátua pelo conjunto da obra!!!

    • Ilgo Wink

      só espero que a mídia do centro do país não peça por ele na seleção

      • Gabriel

        Batevna madeira!!! Imagine o Grêmio jogando a vida na Libertadores e o Dunga convoca ele para um amistoso contra Haiti ou Cazaquistão!!!

  • Pedro de Lara

    Já que me dei por vencido, estou curioso para ver o Lincoln de titular
    apesar de achar que, contra todos daqui do boteco e da campanha do RW, ele realmente não está preparado. Franzino, ainda tímido, ingenuo. Faz uma graça, aí vem um Ortizabal e na primeira disputa coloca pavor, o guri some ou desmancha. Estágio no morro seria uma boa pr’ele.

    Olha o Luan mocorongo. Joga uma acima da média e outras 4 muito mais ou menos. Se leva um peteleco, então, fica magoado.Já não é mais guri. Vaticino: com sua atitude indiferente, muita vezes choramingona, não vai ser jogador de alto nível.

  • Pedro de Lara

    Não gosto do Douglas. Aliás, FORA DOUGLAS.
    Mas o problema NÃO É ELE.
    O sistema defensivo entrou em colapso.

    • Ilgo Wink

      o problema também é Douglas. Se fosse só ele seria simples

      • Ildo, já digo isso a tempo, inclusive aqui, e me sentam o sarrafo. O problema vai mais além que a simples troca de jogadores.

        • ILGO*

  • Luis Augusto Waschburger

    Roger mexeu mal. Disto não restam dúvidas.

    Mas tenho o sentimento de que, ainda que se trocasse o treinador, Douglas seguiria como titular, Fernandinho e Bobo como primeiras opções e o Edinho a frente do Kaio.

    Isto, mais do que opção do treinador, é política de futebol. O furo é mais em cima.

    Nossa esperança é que o Bolaños volte antes do previsto (no que não creio)… sem isto, não temos chance nem pra disputar.

    • Andre Peixoto – Sarandi/RS

      Não acho o Bolaños salvador da pátria. Uma andorinha não faz verão. Até ele pegar ritmo de jogo já se foi a LA.
      Seguirei torcendo e acompanhando jogos do Grêmio. Mas infelizmente não temos a menor chance na Libertadores, Copa do Brasil e Brasileiro. Gauchão será vermelho pela sexta vez. Minha angústia será a mesma de há 15 anos. Roger tem convicção no que diz e faz. Pede para torcida confiar. Como todos já disseram, morrerá abraçado aos bruxos e perderá a oportunidade de se tornar o técnico que ousou ao lançar gurizada da base deixando cascudo no banco, tendo como resultado títulos…

      • Luis Augusto Waschburger

        Pode não ser o salvador da pátria, mas me parece ser aquele tipo jogador que bate no peito e diz “bota em mim que eu sou foda… bota que eu resolvo”

        Ninguém no Grêmio hoje tem esta personalidade. De mais a mais, forçaria o treinador a mexer no time.

      • Ilgo Wink

        num time médio como o Gremio hoje o Bolanos faz uma baita diferença. além de impor mais respeito

        • Alexandre Sanz

          Ilgo, não acho o Grêmio um time médio, tem excelentes jogadores, o que o torna médio é a teimosia do Roger em manter jogadores ruins que fazem parte do elenco.

    • Ilgo Wink

      os técnicos todos pensam muito parecido, e são conservadores.

      • Arthur J

        Isso que decepciona, Ilgo.

        Todos aqui esperavam algo diferente do Roger, e não mais do mesmo.

        Eu até entendia que no final do ano passado não daria pra fazer mudanças radicais na equipe, mas achava que esse ano seria possível promover mudanças pra melhorar o time.

        O efeito foi contrário: Roger se apegou aos bruxos, mesmo que estes não estejam jogando absolutamente nada.

  • Daniel Scherer

    Admiro o otimismo de muitos por aqui de achar que o Grêmio ainda pode algo na LA. Desde o ano passado falo e pendo que essa LA caiu no colo dos dirigentes e do treinador e eles não souberam e não sabem porque. De repente nem queriam.
    O problema deste time não é de agora, vem desde o 2º turno do ano passado. Aqui mesmo no boteco tem o histórico das reclamações. São exatamente as mesmas, principalmente o seu boneco, Douglas. Ontem no segundo tempo ele estava marcando o goleiro do San Lorenzo, isso nem na varzea com time de sessentão se vê, mas na Arena do Grêmio podemos ser brindados com isso. Óbvio que apenas tirar o Douglas não vai resolver, mas pelo menos teremos 11 jogadores em campo.
    Eu não consigo aguentar esse cara troteando em campo 10 minutos. Minha mulher tem raiva do Douglas pela irritação que ele me causa, ela fica assustada comigo xingando e praguejando contra a TV.

    • Luis Augusto Waschburger

      hahahahahaha

      Lá em casa é a mesma coisa…

    • William

      kkkk, mas o problema é que quando o reserva dele se destaca é automaticamente escanteado pelo clube.

    • currachitas

      Por acaso tua mulher é a bruxa do 71?

  • Francisco Coelho

    Lá vem o Roger novamente com suas gracinhas. Vejam a provável escalação frente ao Cruzeiro-RS: Bruno Grassi; Kaio, Bressan, Thyere e Marcelo Hermes; Jaílson, Ramiro, Fernandinho, Lincoln e Pedro Rocha; Bobô (Henrique Almeida).

    Fernandinho e Bobô é brincadeira ou provocação…

    • Arthur J

      Roger mostra que se rendeu ao vestiário.

      Uma pena, achei que ele seria diferente.

    • Eder

      Meu sonho era ver o meio campo com Lincoln e Tontini. Roger vai deixar Lincoln sobrecarregado no meio, no titular o Douglas tem o Giuliano ao seu lado prá contribuir na marcação, já o pobre do Lincoln vai ter o inho de companhia.

      Três atacantes no time reserva não faz sentido, parece que monta o time desequilibrado propositalmente.

    • Daniel Scherer

      Já falei antes,bem antes: Roger é uma ilusão. Esta completamente perdido. Infelizmente. Vamos ser eliminados de todas as competiçõe spara trocar ais uma vez. Não temos ninguém na direção que entenda do riscado. PAcheco é piada, RC um almofadinha, Bolzan é um politico, Roger é falamansa, os jogadores tomaram conta.

    • Thiago

      Chico, é constrangedor.
      Não consigo entender o motivo de não colocar Tontini e Batista nesse jogo.
      Especialmente Tontini no lugar do INÚTIL E INÓCUO Fernandiho.
      Roger está dose para mamute.

    • Marcio Luiz

      Já eras Roger… Fernandinho, PR e Bobo… o q vai ter de passe errado, acho q vai bater o recorde…

  • Jocelito
  • Celso

    Assisti o jogo pela TV, mas se, conforme o Ilgo, houve vaias no final, já se vislumbra uma esperança. O tal “acalanto incondicional” é um dos ingredientes que vem nos ferrando. Treinador, jogador e dirigente que não dão resposta, foram feitos para ser vaiados. Não em treino, mas antes, durante e após o jogo. A Geral já viveu melhores dias, lá no seu começo, em 2001 ou 2002, quando não aceitava jogador ruim, treinador teimoso e diretor incompetente. Com o decorrer dos anos foi se acomodando até chegar ao referido “acalanto incondicional”, os motivos de tal mudança pode-se imaginar quais foram : Patrocínios, ingressos a disposição, subsídios para viagens, etc. e assim arrastam os demais torcedores presentes no estádio ao momento letárgico atual. Claro que o espetáculo durante os jogos é notável, mas sem resultado prático no futebol (não) apresentado pelo time em campo. Os resultados evidenciam o que estou afirmando. Não vislumbro a conquista de título relevante tão cedo. Os atuais diretores já descobriram a prioridade dos associados e, certamente, mais perto das eleições vão requentar a compra da Arena e assim ficarem mais dois anos perdendo e enganando. Já viram a tabela do Brasileirão ? Nas primeiras 3 rodadas é só pedreira, se o time não melhorar muito, em junho já estaremos brigando novamente só por vaga. Que sina desgraçada essa nossa !

  • Eduardo D’Alascio

    Buenas, escrevo diante de mais uma eliminação gremista, pois caímos fora da Primeira Liga. Não consigo deixar de pensar naquele jogo contra o Avaí…aquele jogo estava GANHO !!! E ocorreu aquele pênalti perdido e o empate do adversário aos 45 do segundo. Essa é a tônica deste Grêmio perdedor. Seremos eliminados nas quartas ou oitavas de final, possivelmente com a Arena lotada, em um jogo no qual estará a feição para ganharmos e não mataremos o adversário. Luan e Pedro Rocha perderão gols embaixo da goleira, Douglas e Giuliano terão atuações apagadas. Após abrirmos o placar, o adversário empatará, ou pela Avenida Marcelo Oliveira ou o Edinho fará uma falta besta que resultará no gol adversário e causará pânico no nosso time. Roger colocará Fernandinho como solução, que, como atacante sonrisal que é, vai ferver e não resolver nada. Apesar da eliminação, Geromel vai jogar muito. Não sou Mãe Dinah, todavia existem previsões tão fáceis de serem feitas como a de que o Roberto Carlos vai gravar um especial de fim de ano na Globo. Desculpe meu pessimismo botequeiros, não acho que tecnicamente o Grêmio seja mau time, o próprio San Lorenzo já ganhou a Libertadores de 2014 com um time tecnicamente sofrível, porém este Grêmio que aí está é perdedor em seu DNA. Saudações tricolores.

  • Perpétuo Dezazero

    Ilgo e amigos: Bom dia. Após derrota ou desclassificação, a frase mais ouvida vinda dos jogadores: “O grupo está de parabéns.” Como diz o RW, “quinze anos é pouco.”

  • Francisco Coelho

    Na primeira liga já ficamos para o segundo ano ou repetência como diriam outros.

    Segundo o relata HM no Grêmio há disputas de comandos na base e a cúpula do futebol pode ser trocada.
    No meu entendimento já devia ter sido a muito tempo. São mais de 66 contratações e ou renovações onde só 10% funcionaram.

    Esta ampliação de contrato da Av. M. O. é difícil de entender.

    • Thiago

      A renovação do M.O. é praticamente um prêmio por incompetência.
      Algo que beira a surrealidade.
      Quanto pior ele joga, mais valorizado é.
      Queria que fosse piada…

  • Francisco Coelho

    Mais um “volante”…

    Grêmio Tira Garoto Do Inter

    PostDateIcon março 8th, 2016 | PostAuthorIcon Author: Darci Filho

    Faz pouco o Internacional levou o técnico sub 17 do Grêmio. Dobrou o salário do profissional e não ocorreu negociação para permanência. Posso adiantar que até o final do mês o volante Charles, da base do Internacional, estará no Grêmio. O menino tem 18 anos, 1m83cm e faz gols. Na Copa São Paulo, Charles fez três gols. Esta é uma boa resposta gremista. A negociação é, somente, entre Grêmio e atleta não há recurso jurídico. O Inter tentou renovação de contrato inicial de seis meses, mas representantes de Charles não aceitaram.

    • Thiago

      Francisco, casualmente um dos poucos jogos que vi da Copa SP esse Charles estava em campo.
      Um jogo que estava com muita chuva.
      Me pareceu um volante com ótima bola aérea defensiva/ofensiva, bom passe, imposição física.
      Acho uma boa aposta.