Roger não deve ouvir torcida nem vozes do passado

O melhor que o técnico Roger deve fazer para armar o time que estreia na Libertadores é seguir suas convicções. Se for para errar, erre pela sua cabeça. Afinal, mais cedo ou mais tarde, a cabeça dele é que irá rolar.

Se Roger ainda tivesse ao seu lado um dirigente com experiência e conhecimento de futebol, poderia ali encontrar um conselheiro confiável. É bom, em qualquer atividade ou situação, ter alguém próximo para trocar uma ideias, confidências, etc. Mas não pode ser qualquer um.

Não pode, por exemplo, ser alguém distante que pegue o telefone para sugerir este ou aquele esquema, este ou aquele jogador, acreditando ter alguma influência sobre o técnico. As vozes do passado no passado devem ficar.

Vale o mesmo para a torcida. É interessante que o técnico ouça e leia o que dizem os torcedores. Mas não pode guiar-se por eles. Caso contrário, terá apenas uns três ou quatro jogadores para escalar, se tanto.

Basta acompanhar as redes sociais – este boteco tem um pouco de tudo o que é dito por aí – para verificar que assim como tem gente que quer o Marcelo Oliveira longe, há outros que o consideram importante para o time. Eu me incluo no segundo grupo.

Os que não gostam de M. Oliveira têm discordância sobre quem entraria para enfrentar o Toluca. Dá de tudo. Existe até quem sugira o Fred, sem mesmo conhecer o Fred direito; outros, apontam Hermes, que até é bom jogador, mas que já mostrou dificuldade no apoio, e o time de Roger precisa de laterais que se apresentem na frente. MO já fez ótimas partidas. Contra o Zequinha, como quase todo o time, ele foi mal, o que reforçou a corneta da intolerância.

A lista de jogadores muito questionados segue com o pobre Wallace Oliveira, que recém começa a se adaptar, e com Kadu, este já recebido com justificada suspeição em relação ao seu potencial.

Até Luan tem seus corneteiros, que silenciam quando ele faz belas partidas, e que ressurgem com a maior cara-de-pau quando sua atuação não é suficiente para impedir uma derrota.

Sobra também para Marcelo Grohe, Wallace, Maicon, Éverton. Enfim, todos.

No momento, apenas Geromel é unanimidade. Este Roger pode escalar sem medo.

 

 

Se gostou, compartilhe!

  • Francisco Coelho

    Ilgo; Roger têm que ouvir e ler para ter um termômetro. Se ficar só no que vê em treinamentos vai aumentar o distanciamento com os torcedores. Mesmo que alguns pensem ser donos do Grêmio sem o torcedor o clube afunda. Treinador sem apoio e vitórias mesmo “prestigiado” cai como fruta madura.

    Mesmo treinadores cascudos e super identificados com os clubes caíram.

    Hoje resultados financeiros são disparados o fundamental. Dia 30 as faturas chegando é complicado.

    Nem os grandes e com donos bilionários escapam desta realidade.

    Se num grupo relativamente pequeno não temos unanimidade imagine no universo dos gremistas espalhados por todos os cantos…

    • Ilgo Wink

      essa variedade de opiniões é muito legal. mas é preciso saber conviver com a pluralidade de opiniões, muitas contra o que a gente pensa.
      somos ‘todos donos da verdade’. por isso, Roger precisa ouvir sim, mas decisão pela sua cabeça

      • pitiquinha

        tu és muito gaga, vai se tratar

        • llgo Wink

          idiota, enfia uma cenoura no cú, senão tem nada para fazer.

          • Francisco Coelho

            Hahahhaa, relaxa ilgo. vai dar bola pra oficialistas mal educados.

  • RFPoa

    Parabéns Ilgo, texto lúcido. Mas acho ainda que temos pontos fracos de cobertura dos volantes que sobem muito, e não dão aquela resposta positiva de aumentar possibilidades de gol. Eles sobem e fica um buraco que proporciona contra-ataque. Esse é meu maior medo. E eu considero isso o básico. Os volantes chegando, não quer dizer que teremos efetividade em gols. Nem mais chances. Volantes chegam porque nosso ataque está esquisito com falso 9. Será que a simplicidade de colocar o Luan como um atacante mais recuado organizando junto ao Lincol e o Grêmio com 2 atacantes de oficio não seria melhor ? Estou pouco ligando se o cara é aipim ou não. Os melhores times do Brasil jogam com 2 atacantes verdadeiros…Não vamos inventar a roda. A única vantagem que vejo com falso 9 é que na verdade esse falso 9 chega ao ataque e faz gol, mas não é sempre. Portanto, se Luan e Maicon armam jogadas e o DOuglas cada vez arma menos, então, já temos solução. Basta treinar e solidificar o esquema. Confio no Roger. Mas que o Grêmio esta mais burocrático, sim está.

    • Alexandre Sanz

      Os melhores do Brasil são Corinthians, Galo e Grêmio.

    • Ilgo Wink

      Eu gosto desse esquema do Roger. O problema dele é a falta de qualidade em 3 ou 4 posições. Uma delas o Bolanos vai resolver, assim espero.

      • RFPoa

        Não vejo muito time com plantel como o do Grêmio…temos 2 ou 3 (mesmo tendo garotos da base, considero reposição…não comprometem)pra cada posição…o problema é que a volância teve baixas. Wallace é muito bom, só que sobe demais. Giuliano e Douglas, Luan…everton…é um bom time…muito satisfatório. O que eu acho que falte, é um cara sanguíneo, como o zinho, alguém que se comporte como capitão…time do Grêmio é muito certinho, parece carecer de experiência de gente cascuda…zaga talvez necessite, laterais gostaria de dar um voto de confiança….acho que um 10 experimentado é o sinto mais falta. O time do Atlético Mineiro do ano passado me agradava muito. Ficamos pouca coisa atrás. Mas nosso time era novidade, Roger era novidade. Hoje somos marcados muito facilmente, em razão de que os times já nos esperam e sabem que vamos querer entrar tocando bola dentro da área…fazem uma linha e esperam o grêmio errar um passe, se posicionam para o contra-taque.

  • RFPoa

    Será que os caras do sala de babação leram nossos post do penúltimo texto do Ilgo?

    • Ilgo Wink

      não tenho ideia. por que?

      • RFPoa

        Estão repetindo algumas coisas que dissemos anteriormente

        • Ilgo Wink

          eheheh
          seríamos a bússola do Sala?

    • Alexandre Sanz

      RF quais coisas eles repetem?
      Esses dias o André Baibich postou em ZH uma escalação com o Giuliano no lugar do Walace, foi um dia depois de comentarmos aqui no boteco esse hipótese.

  • Walter Luis Borba

    Ilgo,

    Se Roger e Bolzan – tivesse um Dr. koff, 20 anos mais moço; e um Paulo Odone, aquele de 1989 e 2005 – focados e sem pavonice e vaidades como diretores de futebol, creio que esse ano viria o Tri.
    Cito os mais famosos, junto com dr. Hélio.
    No entanto, deve ter outros com capacidade parecida.

    Só não pode ser o Odorico Roman, que foi na r.grenal, e sequer sabia o nome das promessas da base!

    Ah. Aquele que enquadrou o Luxa, o Selaimem, seria uma boa aposta como diretor.

    • Ilgo Wink

      é por aí, Walter. É preciso alguém bom que encoste no técnico.

  • Francisco Coelho

    A realidade é que o time de 2016 mesmo com a manutenção da maioria não apresenta a mesma pegada e a torcida fica assustada.

    Os problemas de 2015 ficaram mais visíveis e até que a confiança volte só com vitórias convincentes acalmariam as almas aflitas.

    • Ilgo Wink

      Francisco, estou desconfiado que o Roger pensa que tem o time do Barcelona na mão, com todos aqueles craques. Isso é muito perigoso.

      • Francisco Coelho

        Ilgo; Barcelona não creio más que os parceiros são bons ou muito bons sim.
        Quem está muito envolvido pode ter dificuldade em ver defeitos. Muitos vão para as arquibancadas assistir treinos onde podem observar melhor a distribuição em campo e espaços.
        Outros pedem a gravação do alto para isso. Não deve ser fácil ter de afastar um amigo que convive mais que com familiares dias e noites.
        Segundo Maicon a defesa “inicia no ataque”. O problema é que a nossa defesa está mui mal assim como o Maicon.
        Marcelo Oliveira o “polivalente” chegou como zagueiro, meia e lateral. Não está bem na lateral e quando sobe como meia tem sido um desastre. Espero que o Roger não o coloque na zaga pois vai ser um buraco…
        Eu acredito que quando a coisa não anda bem quanto mais trocar pior vai ficar. Defendo a manutenção do Kaio e a entrada do Lincoln.
        Na zaga o Thyere ou o Bressan é o que funcionava e na LE sim pode entrar o Fred ou até o Kadu numa “torção de pé” ou “fascite plantar” providencial no M. Oliveira… Se o Toluca não for de assustar o M. Hermes até o meio campo resolve.

        Hoje trabalhando tive pouco tempo para ler e escutar. Vou tentar se o sono permitir

      • Gabriel

        Ilgo, o Roger começou o ano devagar, mas acho que essa fase passou. Tanto é verdade que não esperou o Kadu afundar o time e tirou ele.

  • Ilgo Wink

    No Sala de hoje, Cacalo disse que ele e Odone interditaram o Olímpico na década de 90. Quem interditou foi a Federação, a partir de matérias que eu fiz no Correio do Povo. A interdição deixou Odone muito contrariado. Não entendi essa fala do Cacalo, que até pode ter feito alguma movimentação no sentido da interdição

    • Andre Peixoto – Sarandi/RS

      Ilgo, eu ouvi esse comentário dele. Cacalo é um pavão! Se vem alguém de fora e escuta uns 5 programas acha que ele é o mais importante dirigente da história do clube.
      É muita gabolice…

    • Gabriel

      Há tempos não ouço, depois do teu comentário tomei um calmante e tentei, mas , ainda assim, não consegui ir até o final. O que pude perceber foi o desespero dos participantes com a saída do Kadu do time. Isso me leva a crer que o Roger acertou sacando o zagueiro, mas ainda não estou convicto sobre a o ritmo de jogo de Fred seu substituto. Espero que vá bem, pois em condições é titular desse time.

  • Fabio Scheffer

    Acho que podemos ter um surpresa boa em Toluca por conta do choque “anti salto alto” que o time tomou ao perder para o Zequinha e principalmente por ter começado 2016 jogando melhor fora da Arena.

    Se o Roger proteger mais a defesa com um Edinho mais fixo a frente da área e o toque de bola e a movimentação permitir o Grêmio abusar da velocidade temos tudo pra voltar com uma vitória do México.

    Começando a LA com 3 pontos e tendo o Miller, the Killer pra entrar nesse time as perspectivas futuras só tende a melhorar.

    • Ilgo Wink

      Eu estou confiante, até porque a previsão do astrólogo diz que estamos no momento da virada.

  • Alexandre Sanz

    Ilgo, concordo contigo em relação ao Roger fazer as coisas da cabeça dele, é o melhor a se fazer, é o que eu faria.
    Tu me perguntaste no post passado: “quem colocaria no lugar do Avenida?”
    Resposta: no momento ninguém; iria com ele, agora sou da seguinte opinião, se pelo conjunto do Brasileiro passado foi fácil perceber (pelo menos para mim) que o Avenida é insuficiente, o Hermes é insuficiente, o Liverson é insuficiente, o JR. é inconstante, deveria ter feito 3 coisas:
    1. Testar o Iago;
    2. Pedir a contratação de um LE;
    3. Testar uma nova situação que pudesse diminuir os riscos das CLARAS deficiências da LE e LD, por exemplo, escalar 4 zagueiros e jogar com volantes mais ofensivos (Giuliano e Maicon) ou escalar volantes mais defensivos para fazer as “coberturas” que alguns diletos companheiros de bohêmia sugestionaram (deixo claro que não gosto desta hipótese, mas poderia dar certo se der certo dou o braço a torcer).
    Pelo que demonstrou o Kadu, Ilgo eu joguei muito futebol na minha adolescência, era bom de bola e conheço esse riscado, ele é ruim e vai entregar cedo ou tarde (na verdade já nos brindou com duas entregadas), ele está mais para Cris, tá na cara que vai entregar.
    Não entendo porquê o Thyere não foi mais testado, esse me pareceu um zagueiro com excelente técnica, jogou muito bem contra o Sport e Corinthians, encaixaria no sistema de jogo do Roger.
    Para concluir, eu não quero que o Roger faça o que eu digo, agora quando ele está errado eu critico, quando dou opinião é porque quero o bem do Grêmio, se eu fosse o Roger acompanharia as discussões e filtraria aquilo que pode ser uma boa idéia, poderia até aplicar.
    Abrasss

    • Ilgo Wink

      Alexandre, esse time é o que a casa oferece para o momento. Também acho que há deficiências. Até tenho saudade do Gallardo e do Erazo. Se a gente soubesse quem seriam os substitutos…
      O Roger com certeza acompanha muito do que se diz. Só espero que ele não vá pelos maus conselheiros, os que querem a volta da ‘cara do felipão’ dos anos 90.

  • Pedro de Lara

    Parabens, Ilgo. Comentario sensato e sem vaidade.

    As velhinhas do Sala começaram campanha pela volta do futebol feio e pragmatico, o que não nos levou a lugar nenhum nos ultimos 15 anos..
    Perigo!
    Espero que o Romildo esteja blindado a esta forma de pressão.
    Se não, vem aí nova leva de Cocitos, Sandro Goianos, Andrés Lima e outros quebradores de bola, adorados porque beijam a camisa, se entregam em campo e sujam o calção de barro. E, o que seria ainda pior: uma orientação à base para que forme este tipo de jogador.

    Quanto tempo perdemos com isso???

    • Ilgo Wink

      o pior é que tem gente influente pra defender esse conceito

  • Walter Luis Borba

    Um Fernando e/ou Lucas Leiva no lugar do Wallace ou Maicon resolveria em parte da falta de cobertura.
    Outra coisa, meu capitão seria o Geromel. Ele foi capitão das equipes que jogou na Europa. Diferentemente do Maicon.
    Maicon sequer quis dar entrevista sexta. Capitão tem que dar o ‘culhao’ para bater…

    Esse fim de semana em Penha-sc, conversei com um equatoriano torcedor do Barcelona, e perguntei do Bolãnos. Ele foi taxativo :
    MELHOR jogador equatoriano atualmente. Se encaixar no Grêmio… Nossos problemas com gols está solucionado!

    Ilgo, sabe algum murmúrio sobre a venda do Luan? Darci Filho tá insinuando a venda, o tal do Rigo quer $!?

    • Ilgo Wink

      Walter, se aparecerem com 100 milhões limpos acho que o Grêmio vende. quem não vende?

      • Walter Luis Borba

        Kkkkkk o guerreiro não venderia… Deixaria ir de graça!
        Mas, falando sério Ilgo, segundo o Darci, o que estaria entrávando a venda é o percentual do grêmio. Ao que parece o grêmio tem muito pouco percentual, ele seria fatiado… Entre o Rigo, entre o empresário, um ex empresário (que possui uma ação), o grêmio, e o próprio Luan que tem um pedaço do passe.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          O Grêmio tem 70% do passe do Luan, garantias do Romildo Bolzan em várias entrevistas.
          Os outros 30% são do Luan e seu empresário, mas não sei quanto cabe a cada um após a ultima renovação.
          O tal empresário que se diz dono de ”uma fatia” na verdade é o descobridor dele no interior de SP que já perdeu a ação em várias instâncias por querer uma fatia de nada que lhe pertença, pois ele chegou no Grêmio com atestado liberatório.

  • Alexandre Sanz

    Bem, senhores a partir de quarta o ano começa pra valer, e Libertadores, nao vai ter desculpa teremos um breve prova do que nosso time podera render, vou torcer muito e confio que nosso treinador começara a acertar mais.
    Acho que mesmo que nao ganhemos a Copa, temos enormes chances no Brasileiro, desde que Roger esteja no comando, por isso desejo que otime tenha um excelente desempenha nessa LA.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; ontem o SP foi campeão da LA sub 20 onde venceu o Liverpool por 1 a 0. O treinador do SP é o André Soares Jardine. Em 2015 ele ganhou 3 torneios e em 2016 “só” a LA…

    O SP ontem atuou com 3 zagueiros liberando os laterais para o apoio.
    http://www.saopaulofc.net/noticias/noticias/futebol-de-base/2016/2/14/e-campeao!-sub-20-do-sao-paulo-e-o-melhor-da-america!/

    • Que era treinador da base do Grêmio, foi levado pelo Chavare para o SP.

      • Ilgo Wink

        Esse Chavare é muito bom

  • Walter Luis Borba

    Um Fernando e/ou Lucas Leiva no lugar do Wallace ou Maicon resolveria em parte da falta de cobertura.
    Outra coisa, meu capitão seria o Geromel. Ele foi capitão das equipes que jogou na Europa. Diferentemente do Maicon.
    Maicon sequer quis dar entrevista sexta. Capitão tem que dar o ‘culhao’ para bater…

    Esse fim de semana em Penha-sc, conversei com um equatoriano torcedor do Barcelona, e perguntei do Bolãnos. Ele foi taxativo :
    MELHOR jogador equatoriano atualmente. Se encaixar no Grêmio… Nossos problemas com gols está solucionado!

    Ilgo, sabe algum murmúrio sobre a venda do Luan? Darci Filho tá insinuando a venda, o tal do Rigo quer $!?

  • Walter Luis Borba

    Ps: reenvido por equívoco. Comentário abaixo. Já publicado

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Grande Ilgo Wink, que ótimo comentário cheio de verdades que eu apoio, e sem vaidade nenhuma, amigo, pois escutei o teu coração.
    Entendo que existam críticos oportunistas e que se manifestam somente após os resultados negativos, mas que nas vitórias consistentes, eles somem.
    As críticas positivas e verdadeiras devem ser respeitadas, mas apontar só os defeitos sem justificar com soluções contundentes, é realmente inaceitável.
    Também vejo muitas críticas aos nossos 2 laterais e quarta zaga, mas entendo também que Wallace Oliveira está em fase de adaptação, que Marcelo Oliveira é muito esforçado, persistente e deu vários bons retornos, que Kadu não vem se encaixando nesse momento, Bressan é muito irregular e Thierry muito jovem para a fogueira da Libertadores, mas tem futuro.
    Por isso, gostei demais hoje quando Roger decidiu sacar Kadu e colocar o Fred com 29 anos, mais experiente e conhecido de nosso treinador em seu lugar, garantindo sua escalação no jogo com o Toluca.
    Quero muito o Lincoln no lugar do Douglas, mas não assim, franzino e vulnerável a lesões devido aos vários contatos físicos que o futebol exige e com ele temos que realmente ir devagar por estar ainda ”encorpando”.
    Quero ver o Miller Bolaños jogando na função do Douglas, pois ele pode fazer isso, com Luan e Henrique Almeida ou até Éverton na frente se revezando sem posições fixas como nosso ”falso” 9.
    Quero ver a Arena explodir, bufar, rugir de apoio aos nossos jogadores nos jogos em casa com mais de 50 mil Gremistas lá dentro num côro só, empurrando o time o tempo todo e aplaudindo muito no final, pois isso é ser Gremista.
    Nós somos a cara da Libertadores, pois nós somos o 2º time do Brasil que mais disputou essa Copa e possui experiência e muito mais jogos que muitos outros, por isso e por outras várias razões, eu serei sempre um grande otimista com o Grêmio, pois conheço os bastidores dele e de nosso rival muito de perto desde abril de 1982, e sei do que a força de nossa camisa é capaz de fazer, INCLUSIVE, nas adversidades. É ISSO.
    Abraço à todos e que façamos um ótimo jogo na 4ª feira à caminho de nosso sonho, pois somos todos ”Lokos por trí américa”. Valeu, Ilgo.

    • Alexandre Sanz

      Jose compactuo de teu otimismo, discordo de algumas coisas, acho que a soluçao para falta de experiencia e o treino constante e os testes, mas agora e momento de APOIO AO TIME, quantos gostariam de estar em nossa posiçao?
      Esse e jogo a valer e somos hoje o segundo melhor time do Brasil, DALHE GREMIO!!!

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Verdade, Mr. Sans ….. estaremos sempre juntos. Dá-lhe Grêmio.

    • Ilgo Wink

      Valeu, amigo. Agora é concentração total pra vencer no México

  • Gustavo Medeiros

    Como diz um grande comentarista:

    “Nunca vi o Fred jogar, mas o Kadu já vi.”

    Então joga o Fred, até porque ele já jogou com o Roger no Novo Hamburgo.

    Laterais não mudam, até porque não tem peças. Volantes, vai de Edinho e Maicon, com certeza. Fechar o meio.

    Giuliano e Douglas. Imutáveis na cabeça do Roger.

    Everton e Luan. Dois atacantes rápidos, com mais gás para jogar na altitude.

    Substituições: As de sempre: Entra Lincoln, sai Douglas de maca tomando oxigênio antes do final do primeiro tempo.

    Entra Bobô/Henrique Almeira.
    Entra Fernandinho. A não ser que alguém canse ou se machuque.

    Querem o resultado também?

    • Francisco Coelho

      Kkkk
      Gustavo; é bem previsível…

  • Arthur J

    Fred treinou entre os titulares ontem. Diante da insegurança do Kadu, e do ganho do Fred em cobranças de falta (vantagem principalmente por ser na altitude), considero uma boa troca.

    Agora resta saber se o Douglas vai finalmente acordar.

    • Fabio Scheffer

      Acho que o Roger acerta em colocar o Fred.

      Kadu apesar da pequena amostragem tem se mostrado instável e essa ida para reserva pode dar um tempo para ele treinar mais, se adaptar melhor e recuperar a confiança.

      Quanto ao Douglas esse ano com a contratação do Miller e a possível afirmação do Lincoln ele vai naturalmente ir perdendo espaço como titular do time.

      Hoje Douglas ainda é uma “referencia” pro Roger e também paras os companheiros (o grupo parece que gosta dele), então o campo vai mostrar o quanto, e até quando, sua utilidade é necessária.

  • Pedro de Lara

    MARIO CORSO, psicanalista – ZH 16deFEVEREIRO 2016
    “Quer ser comentarista de futebol? Aqui vão umas dicas simples. Primeira: relaxe, não é preciso entender de futebol. Se souber, ajuda, mas não é quesito necessário. Até existem os que dominam o ofício, mas observe como mal se destacam em popularidade da massa de chutadores. A maioria não vive da ciência do futebol, é da fé futebolística que retiram energia.

    Incorpore a filosofia: danem-se os fatos, o importante são as versões. Faça a sua, ainda que escalafobética.

    Dica essencial: você deve acreditar ser o único que não se turva pela paixão clubista. É difícil. No começo pode parecer piada, mas, com esforço, perseverança, negação da realidade e evitação do bom senso, pode-se chegar à convicção da própria imparcialidade. Com o tempo, esse delírio fica tão aderido, que é possível considerar-se verdadeiramente equânime.

    Uma personalidade bipolar ajuda muito nesse campo, afinal, já está acostumada a ver só os extremos, a viver a paixão da alternância, e a brigar agressivamente por desimportâncias.

    Amplifique o presente como se ele fosse tudo. O desafio é extrair uma análise pormenorizada sobre o futuro e o passado pelo jogo de ontem, e apenas dele. O passado só entra como mito. Os momentos épicos, grandes conquistas e enormes fracassos devem ser constantemente lembrados, mesmo nas discussões mais fuleiras. Já uma análise da evolução do futebol ao longo do ano, das constâncias e estatísticas, esqueça. Deixe isso para quem sabe.

    É imprescindível um grande desafeto, pode ser jogador ou técnico. Persiga-o sempre, independente do que ele faça em campo.

    Dica importante: lance frases de efeito, não precisam ser sábias, precisam provocar. Você não está em busca da verdade, quer é ganhar a discussão, logo qualquer argumento é válido.

    Dica importantíssima: faça muitas profecias. Com tantas, alguma vai acertar e será teu trunfo.

    O resto das bolas fora será esquecido ou pode dizer que foi entendido fora do contexto. Fique tranquilo, você está numa profissão onde não se erra, pois não há um compromisso com a coerência, essa é a maravilha.

    Siga esses passos e bem-vindo ao seleto clube dos sábios do futebol. Entre as inúmeras vantagens de ser comentarista esportivo está a de ser um atleta diferenciado do verdadeiro maior esporte nacional: falar sobre futebol. Os únicos músculos necessários são os da língua e da face, é um esporte de poltrona. Dá para ser barrigudo e mesmo assim atleta, pois os jogadores se esforçam por você. Pode-se usar o mesmo perfil físico balofo dos dirigentes. Funciona, pois, por se estar imerso no mundo do futebol, acaba-se sendo um atleta por contágio e mimetismo.

    E melhor de tudo: observe a política nacional, trocar a razão pela emoção desatinada é a tendência para 2016. Aproveite!”

    • Ilgo Wink

      Esse artigo acho que tem endereço, ehehehe

  • Pedro de Lara

    O Sala, hoje, foi de um reacionarismo preocupante.
    Essa campanha pela volta da idade da pedra no futebol está só começando.
    O que o Pedro Ernesto, o Wianey e o Guerrinha falaram depois das 2 horas é de proibir a entrada da RBS nos jogos e treinamentos.

    Deus nos livre.

  • Gustavo Medeiros

    Gostaria de compartilhar com vocês minha experiência com altitude.

    Acredito que outros também já tiveram, e por favor, compartilhem também.

    Tive a oportunidade de passar 30 dias acima de 3.000 metros do nível do mar.

    Me preparei fisicamente antes da viagem e resolvi passar 4 dias a 2.800 metros antes de passar a barreira dos 3.000 metros. Para me aclimatizar.

    Na época, morava em Floripa, ou seja, ao nível do mar.

    Logo que você chega a 2.800 metros parece que tudo é normal. Não existe dificuldade para respirar, parece que nada mudou.

    Até você ter que fazer um mero exercício físico…

    No meu caso, foi subir alguns lances de escada com um mochilão nas costas. Coisa que fazia naturalmente. Ao chegar no terceiro andar, estava com a respiração alterada, respirava mais e mais forte. Também nos dias seguidos senti meu nariz sangrando um pouco, especialmente pela manha. Mas no quarto dia posso dizer que já estava acostumado com a altitude.

    Depois que o corpo acostumou passei dos 4.000 metros e cheguei a 5.400 metros, aí sim, senti que cada respirada que dava faltava uma parte do pulmão.

    Nunca joguei bola acima de 2.800 metros. Na verdade, nunca joguei bola a altitude nenhuma. Então se alguém já jogou, diga para nós como é.

    Abraços

    • Alexandre Sanz

      Bariloche, fica a 700 metros do nível do mar, mas no Cerro Catedral chega aos 1700 mts na base e 2300 no ultimo refúgio, lá tem uma quadra de futsete á 1700mts, no início só percebi que a bola fugia do controle, mas ao passar do tempo sentia mais cansado que de costume nada muito grave, quando empurrava a bola tinha que correr mais atrás dela para dominar e muitas vezes perdia o controle dela, 1700 não é perceptível a não ser que faça algum esporte e não seja nenhum atleta de alto nível, mas quando esquiava já acima dos 2100 ai sentia um pouco mais, principalmente para subir algumas trilhas.

    • Francisco Coelho

      A altitude não lembro, mas na divisa entre Chile e Argentina nos Andes tive de regular a carburação umas 5 vezes pois a moto engasgava enquanto eu gelava. Kkkk

      Pessoalmente além do frio praticamente não senti nada. Claro que foi só passagem de 1 dia. Depois varias passagens por locais de altitude foram só cortes nos lábios e sangramento no nariz. Talvez por não ter feito esforços e sim a moto…

    • Ilgo Wink

      Importante relato. Valeu

  • Francisco Coelho

    GUSTAVO FERNANDES HENRIQUE QUERINO

    414090

    Inscrição: 414090

    Tipo Contrato: Contrato Emprestimo N°: 1133395

    Data inicio: 15/01/2016 Data termino: 31/01/2018

    Nascimento: 05/07/1999

    Data de Publicação: 15/02/2016 16:34:12

    Grêmio / RS

    Obs: Zagueiro canhoto para a base contratado por empréstimo de dois anos junto ao São Bernardo. Gustavo, 16 anos, é canhoto e já passou pelo Grêmio Osasco antes de chegar ao São Bernardo. Ele está no clube gaúcho desde janeiro, e poderá atuar nos jogos dos juvenis e juniores durante a temporada.

  • Francisco Coelho

    Maldonado fez um mal danado ao Palmeiras. A batata do Marcelo Oliveira já está dourada e assada…

    Se o Gabriel Jesus tiver boa cabeça vai ser um jogador para marcar época.

  • Andre Peixoto – Sarandi/RS

    Vi o jogo ontem. Palmeiras dominou o jogo. Mas não faz gol. Depender de Dudu também é dose. Esse gurizinho Gabriel Jesus é muito bom jogador mesmo. Irritadiço, como todo piá, mas bom jogador. Chico Coelho tem razão! Ahhh, e a zaga do porco é pior que a nossa… rsrsrsrs