RG, a BM e a proibição de cartazes

É só o que faltava: a Brigada Militar quer proibir o ingresso de cartazes ofensivos a Ronaldinho neste domingo, no Olímpico.

A decisão, baseada no estatuto do torcedor, vai jogar mais combustível no fogo.

As faixas ‘homenageando’ o jogador mais famoso criado no clube desde 1903 servem como catalisadoras da raiva acumulada da grande maioria dos gremistas.

Se não puderem portar faixas como ‘Pilantra’ ou imitando cédulas de dinheiro com a estampa do traidor, o que resta ao torcedor?

Mais indignação, é o resta. Mais raiva, mais revolta, mais sede de vingança. E como colocar para fora todos esses sentimentos?

Com gritos, com vaias, com cantorias. Mais de 40 mil pessoas formando o maior coro que já existiu no estádio de futebol para ofender alguém.

Será que todos vão ficar satisfeitos ‘apenas’ com essa tipo de manifestação? Os cartazes, sem armação com material sólido, teriam (tem) uma importante função nesse quadro belicoso que se arma para o jogo contra o Flamengo como uma assustadora tempestade que se aproxima, escurecendo o céu, transformando o dia em noite.

Temo que a ação da BM, absolutamente inédita em estádios de futebol – a BM vai agir assim também em outros jogos? – e pouco inteligente, acirre ainda mais os ânimos. Há quem imagine que os ânimos já estão exaltados o suficiente, mas sempre é possível agravar a situação.

Sem os cartazes, é provável que alguns torcedores direcionem suas energias para outro tipo de ação, partindo até para algum tipo de agressão física, o que poderá alegrar muita gente, mas que sem dúvida será péssimo para o clube.

Como já escrevi, a obra dos Assis Moreira está incompleta.

Não tenho dúvida que Ronaldinho e seu irmão não se incomodariam se, em troca de uma pedrada, o Olímpico fosse interditado por longo tempo.

Por isso, não afasto sequer a possibilidade de que Ronaldinho, de alguma maneira, se comporte de maneira provocativa, debochada.

Por enquanto, a única ação no sentido de ampliar o grau de risco do reencontro de Ronaldinho com a torcida gremista é apenas de quem justamente deve zelar pela segurança: a BM.

OLÍMPICO VAI RUGIR

Se o Grêmio estivesse numa situação melhor no campeonato, com possibilidade concreta de lutar por vaga na Libertadores, o jogo contra o Flamengo talvez ficasse em primeiro plano. É claro, haveria todo esse clima hostil contra Ronaldinho, mas talvez fosse menor. A mobilização seria pela vitória, não pela vingança.

É certo que ainda resta uma pequena esperança, mas está quase impossível chegar em quinto lugar no campeonato. Se vencer o Flamengo, ainda assim o Grêmio ficará na posição atual, atrás até do Figueirense.

Se perder, então, pode até sair dos ‘dez mais’, o que não significa grande coisa. Portanto, hoje, o que interessa é a vingança.

O Olímpico vai rugir.

Ronaldinho vai saber, enfim, a dimensão do ódio gremista.

Não deve ser fácil voltar à terra natal sabendo que tem contra si ao menos metade da população.

Ronaldinho até pode disfarçar, fingir que não se incomoda.

Mas terá de conviver com o fato de que ele, querido e festejado em todo mundo, jamais o será na própria aldeia.

Se gostou, compartilhe!

  • Getulio

    Tô indignado com o golpe que o inter quer dar no povo gaucho. Depois de vomitar soberba, arrogância e prepotência se candidatando a sede da Copa 2014, provocando o Grêmio anunciando aos quatro ventos que faria a reforma com recursos próprios, que tinham R$ 150 milhões em caixa pra custear a obra e outras falácias. Os “do contra” do projeto Arena ganharam amplos espaços entre os jornalistas colorados, como o Rech e cia. Depois na maior cara de pau partiram pra parceria,como melhor solução, e o projeto do Grêmio mesmo assim continuou tomando pau. Agora que a AG roeu a corda, estao querendo dinheiro publico, do Banrisul, uma escândalo. Se candidataram a sede encima de uma mentira e agora queremqjue todo povo gaúcho banque essa vergonha. Se fosse o Grêmio protagonista dessa palhaçada seria um bombardeio dessa nossa imprensa tão imparcial. O Gremio sozinho viabilizou a construção do seu estadio, e o co-irmão precisa de interferencia de governador, secretarios e ate presidente!! Quanto incompetencia, só não joguem a conta pra td mundo pagar.

  • ilgo

    Olha, o Inter já levou de lambuja toda aquela área a beira do guaiba.
    agora, não quer perder toda a isenção de construir por causa da Copa.
    duvido que o Banrisul ajude, duvido mesmo.
    nem gosto de comentar esse assunto porque na real é muito palpite,
    muita informação nebulosa, muito pega ratão, muita mutreta.
    o fato é que o Inter faz de tudo para manter as isenções e para isso segue dizendo
    que vai fazer o estádio pra copa do mundol.
    a Fifa tá tendo muita paciência.

  • Zé Esquilo

    bah, Ilgo, esse comentário acima não pode ser tue.
    Barbaridade.
    “A fifa está tendo muita paciência”? Barbaridade.
    Olha meu amigo, não há a menor possiblidade de eu não secar teu time, mas podes apostar uma coisa, não vais me ver LAMBENDO A FIFA p criticar o Grêmio pel oque quer que seja.
    Exemplo? O título mundial do Curintiá q a fifa reconhece e o de vcs não. Posso (e vou) ficar na flauta de que o de vcs não vale e tal, mas obviamente q VALE MUITÍSISMO mais q o fabricado pro Vasco do Euricão e pro Curintiá da ISL, um dos dois teria de ganahr.
    Agora tu vir com esse papo, puxar o saco de um entidade SAFADA, CRETINA…Bah.
    P.S. O Chico, lá como Getulio, já é normal esse tipo de comentário, mas tu…
    P.S. 2, Ah, claro o “Getúlio” deve ser de qualquer outro lugar do planeta, menos de Porto Alegre. HAHAHA
    P.S. 3 E mais uma, quer dizer que tu condenas a tentativa da brigada de conter os ânimos exaltados, ou seja, TU QUERES AS FAIXAS contra o R10, mas “A CULPA, ACULPA, se algo acontecer É DO INTER, DA IMPRENSA VERMELHA, HUÁ, HUÁ, HUÁ.
    Pobres gremistas, q desespero…………..

  • marcelo weimann

    O FLAMENGO PODE PROSTESTAR CONTRA O RONALDO NAZÁRIO LEVANDO FAIXAS E ATÉ TRAVESTIS QDO JOGOU CONTRA O CORINTHIANS, O GREMIO NÃO, AH POR FAVOR QUE DEMAGOGIA, O QUE NÃO PODE É TER AGRESSÃO FÍSICA, ORA, INVADIR CAMPO, TENTAR BATER NESSE TRAÍRA, PQ O ÚNICO PREJUDICADO VAI SER O GRÊMIO.
    AGORA FALEM O QUE QUISER MAS QUE O TAL JOGADOR AI NÃO VAI JOGAR ND AQUI AH NÃO VAI MESMO, ELE VAI SENTIR A PRESSÃO.
    A INGRATIDÃO É PIOR ATITUDE DE QUEM FOI CRIADO EM 1 LUGAR ONDE LHE PROPORCIONARAM DIVERSAS COISAS Q ELE PODE REALIZAR APÓS SAIR DO GRÊMIO, MAS, QUEM VIVER VERÁ……………………………..
    E DALHE GREMIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • Gunther

    Quanto ressentimento do Zé Esquilo. Deve pertencer à geração frustrada que frequentava escola e faculdade ouvindo flauta dos gremistas. Tenho amigos dessa época que nunca conseguiram se recuperar. São movidos por uma eterna sede de vingança, hoje longe de estar saciada. Ao menor sinal de decadência colorada e inversão da gangorra, entram em desespero.
    Pois eu acho que o capítulo dos estádios será um divisor de águas na rivalidade Grenal.
    Eu tb acho, Ilgo, que o Banrisul não põe dinheiro. Se nem garantia deu, como vai dar dinheiro?
    Vale o brocardo, adaptado à situação e contrario sensu: quem não pode menos, não pode mais.
    Dinheiro público direto do Estado e do Município também é hipótese remota. A única chance seria a Dilma forçar o BNDES a dar um empréstimo ao clube, fato que seria inédito. Pois eu acho que a Dilma não poria o dela na reta (perdão pelo expressão, indigna do cargo) só por preferência clubística. Ela, acima de tudo, é uma política.
    Além disso, seria altamente arriscado a um administrador público canalizar dinheiro para uma obra privada.
    De qualquer maneira, é sempre importante ficarmos alertas. A “tigrada” colorada não desistirá tão fácil.

  • Francisco Coelho

    Vamos largar de mão este ASSIS MOREIRA e pensar no Grêmio. Hoje a tarde tem um importante jogo e quem mora na região metropolitana não tem desculpa para não assistir.

    No jogo de ida das quartas de final da Copa FGF – Laci Ughini, o Grêmio volta a campo Neste sábado, às 16h, no Olímpico, para buscar a vaga na semifinal da competição. O jogo será realizado no gramado principal do Olímpico, com transmissão ao vivo da Grêmio Rádio.

    A entrada é gratuita pelo portão 1.

  • Francisco Coelho

    O jogo do Grêmio sub 23 para os que moram distantes pode ser visto em: http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?contentID=1636&channel=41&uf=1&tipoVivo=1
    A TVCOM vai transmitir ao vivo e em cores. kkk

    Que Ronaldinho que nada; agora é MATHEUS, BITECO, GÉRSON & CIA….

  • ilgo

    NUNCA a BM ou qualquer polícia militar vetou cartaz ou faixas nos estádios, mesmo ofensivos.
    Vamos ver se irá proceder da mesma forma em outros jogos.
    Agora, chamar RG de ‘Pilantra’ é quase um carinho pelo muito que ele fez.
    Nem chega a ser ofensivo.
    Eu teria coisas bem piores para colocar em cartazes

  • Zé Esquilo

    sim, tudo isso e mais um pouco, toda essa RAIVA e mais um pouco, mas se “algo acontecer”, ah, não há dúvidas, a “culpa” é dos COLORADOS, huá, huá, huá.
    E nós q somos “ressentidos”.
    A propósito CHICO GUNTHER, minha infância foi MUITO FELIZ, graças a Falcão, Figueroa e CIA, inclusive.
    Já a tua, deve ter sido bem frustrante ,hehehhe
    Graças aos memsos personagens, hehheeh

  • Francisco Coelho

    Grêmio 1 x 0 Pelotas com gol de Leandro Wallace Motta dos Santos.

  • We’re a group of volunteers and opening a new scheme in our community.
    Your website offered us with valuable info to work on. You’ve done a
    formidable job and our entire community will be grateful to you.

  • Wow! After all I got a webpage from where I be able to really obtain helpful information regarding my study and knowledge.

  • Wonderful beat ! I wish to apprentice even as you amend
    your site, how can i subscribe for a weblog website? The account helped me a applicable deal.
    I had been tiny bit familiar of this your broadcast provided brilliant transparent concept

  • Whoa! This blog looks exactly like my old one! It’s on a entirely different subject but it has pretty much the same layout and
    design. Outstanding choice of colors!

  • Looking forward to reading more. Great article.Really looking forward to read more. Really Great.

  • I pay a visit each day some sites and information sites to read content, however this website presents quality based posts.

  • Simply want to say your article is as astonishing.

    The clarity in your post is simply nice and i could assume you are an expert on this subject.
    Well with your permission let me to grab your RSS feed to keep up to date with forthcoming post.

    Thanks a million and please continue the gratifying work.

  • Undeniably imagine that which you said. Your favorite justification seemed to be at the web the easiest thing
    to have in mind of. I say to you, I certainly get annoyed while people think about concerns that they just do not recognise about.
    You managed to hit the nail upon the top and
    also outlined out the entire thing without having side effect , people can take a signal.

    Will probably be again to get more. Thanks

  • I am regular visitor, how are you everybody? This post posted at this web site is actually nice.

  • Yahoo results While browsing Yahoo I discovered this page in the results and I didn at think it fit

  • Wow that was strange. I just wrote an extremely long comment but
    after I clicked submit my comment didn’t appear. Grrrr…

    well I’m not writing all that over again. Anyway,
    just wanted to say superb blog!

  • You actually make it appear really easy together with your presentation however I to find this topic to be really one thing which I feel I might never understand. It kind of feels too complicated and extremely large for me. I am taking a look forward for your next post, I will attempt to get the cling of it!

  • I want to learn this language!!

  • well done a good start to this post, can you now compare this software to a desk top publishing software and explain how the different tools are easier to use.

  • What’s Happening i’m new to this, I stumbled upon this I have found It positively helpful and it has aided me
    out loads. I’m hoping to contribute & assist different users
    like its aided me. Great job.

  • Woah! I’m really enjoying the template/theme of this blog.
    It’s simple, yet effective. A lot of times it’s very hard to get that “perfect balance” between superb usability and appearance.

    I must say that you’ve done a amazing job with this. Also, the blog
    loads extremely quick for me on Firefox. Superb Blog!

  • Do you have a spam issue on this website; I also am a blogger, and I was
    curious about your situation; we have developed some nice procedures and we are looking to swap methods with other folks,
    please shoot me an email if interested.