Reservas deixam escapar a vitória em Recife

Confesso que fiquei surpreso quando soube que o Grêmio jogaria com time reserva, com alguns reservas de reservas.

Aqui, de uma posição de quem está distante do vestiário, achava melhor um time reserva reforçado de uns três ou quatro titulares, sem maiores prejuízos para o confronto decisivo diante do Fluminense pela Copa do Brasil – competição menos difícil de vencer que o Brasileirão.

Mas foi só o jogo começar que passei a pensar que Renato e sua comissão técnica haviam acertado mais uma vez. O Grêmio saiu na frente, marcou dois gols, o primeiro do execrado Fernandinho – que depois marcaria mais um, de pênalti – e o segundo de Thiery.

Os reservas gremistas davam a impressão de que a vitória viria ao natural. Foi só impressão, porque no segundo tempo o Sport voltou mais agressivo, alguns jogadores do Grêmio já estavam sem a força inicial para exercer uma marcação mais forte.

Quem fica muito tempo sem jogar ou apenas entra no decorrer de alguns jogos sempre sente mais a falta de ritmo, o desgaste é maior.

Isso ajuda a explicar por que a vantagem não foi mantida. O Sport virou com excelente aproveitamento de oportunidades. Quase 100%.

Muitos culpam Bressan, mas quem errou mais na zaga foi Thiery, que foi mal nos dois primeiros gols do adversário. No entanto, é um zagueiro de qualidade, um bom reserva.

Os volantes, no segundo tempo, pareciam perdidos, foram envolvidos, sobrando para a zaga e o jovem Léo. Não teve culpa nos gols – se fosse Grohe o goleiro as redes sociais estariam pegando fogo contra ele -, mas não me passou segurança.

A impressão que tenho é que Grohe não tem um reserva que passe confiança ao torcedor. Talvez por isso que a direção tenha tentado Cássio, há alguns meses.

O Grêmio poderia ter vencido, e suas chances seriam maiores com um time com um pouco mais de qualidade e experiência.

Correu o risco e o resultado acabou sendo o que se poderia esperar de um time muito reserva contra o Sport, em Recife, onde sempre tudo é muito complicado.

Os dois gols iniciais passaram a ilusão de que a vitória seria possível. 

Por isso, agora, é maior a frustração e decepção dos gremistas, inclusive eu. Sair ganhando por 2 a 0 e permitir a virada é mesmo frustrante. Mas considerando-se ainda a falta de entrosamento do time era até de se prever um resultado pior.

Bem, entre as três competições em disputa, a prioridade é a Libertadores, depois a Copa do Brasil. Sem abrir mão, claro, do Brasileiro, no qual o Grêmio está muito bem colocado.

Por fim, contribuiu para essa escalação surpreendente o fato de que são vários os jogadores que ainda não podem voltar ao time.

GURIZADA

Por outro lado, foi interessante ver em campo jogadores que dificilmente são aproveitados. Nesse aspecto, a experiência foi válida.

Gostei do Pepe, que falhou no quarto gol, mas não abaixou a cabeça, foi ao ataque e sofreu pênalti. Mostrou personalidade, e qualidade técnica.

Cabe agora ao Renato começar a escalar mais vezes, se possível, esses guris da base, que entre os titulares poderão render bem mais. 

RENATO

O treinador gremista, que num acesso de humildade afirmou que é um técnico ‘muito bom’, quando na realidade é ótimo, é acusado nas redes sociais de ter demorado a fazer substituições quando o Sport jogava no campo tricolor.

Até acho que ele demorou mesmo, mas nada grave, até porque as opções não passavam segurança para reverter o que acontecia.

MOEDOR DE TÉCNICOS

Zago teve alguns bons momentos, mas insuficientes para contentar a torcida colorada.

Além dos resultados de campo negativos e um futebol que não agradava, o técnico de ‘perfil europeu’ (não sei o que é isso), teve um comportamento condenável até pelos colorados.

A imprensa até que tentou uma agenda positiva em torno dele, mas não ajudou.

Zago, agora, fica recebendo sua remuneração mensal até o fim do ano.

É o primeiro a cair na temporada. Vamos ver quanto irá durar o próximo.

O Inter virou um moedor de técnicos.

 

 

Se gostou, compartilhe!

  • Andre Peixoto – Sarandi/RS

    Vou deixar aqui algumas perguntas e gostaria que alguém me esclarecesse.
    – Porque os seguintes jogadores não jogaram hoje?
    1. Cortez
    2. Michel
    3. Gaston
    4. Lincon
    5. Ramiro
    6. Lincon
    – Porque o Renato escalou um time com 3 zagueiros, sendo que nunca jogou e, creio, jamais tenha treinado?
    – Porque Renato escalou o péssimo Bressan, sendo que este já está negociado com o Vitória? E o pior: porque este foi o capitão?
    – Porque Renato utilizou jogadores que nunca sequer haviam ficado no banco esse ano?
    Aguardo…

    • diego amaral

      Porque o GRÊMIO caga pro Brasileiro, simples assim. Mentalidade de time que pensa ter bala pra ganhar um título no ano, devem olhar mais os times da Europa, onde o futebol é muito mais competitivo e intenso. Raramente usam reservas, jogam quarta e domingo sem mimimi. E Chegam em tudo, vide os finalistas sa Champions, que ambos foram campeões Nacionais. Não abrem mão de uma conquista por outra. Eu não suporto mais esse mimimi de marmanjo que não consegue jogar 2 jogos por semana, machucou? Põe o reserva imediato, assim nunca teríamos um time totalmente descaracterizado como hoje. No máximo 3, 4 reservas, como estamos jogando faz tempo já. E de que adianta poupar, Douglas se lesionou em treino, 6 meses parado. Quarta é OBRIGAÇÃO classificar, nem sonhem em fazer a fiasqueira que fizeram pro NOIA.

    • Querubini

      Acrescentaria:
      – Por que repetiram o mesmo planejamento que deu errado para o Gauchão???

      • Rezende

        Por que o planejamento é perfeito…

    • Fabio Scheffer

      O Bressan continuar vestindo o manto gremista é dose !!!

      • Rezende

        O Renato dar-lhe a faixa de Capitão Derrota mais uma vez é que é mais dose ainda…

    • Rezende

      Não ele treinou o Bressan de lateral a semana toda para disfarçar…

    • Humberto Ramos Roman

      !) Cortez = único lateral em condições de jogar. Se machuca não teria outro.
      2) Michel = único volante em condições de jogar…
      3) Sentiu e poderia ter uma lesão se jogasse.
      4) Lincoln = machucado.
      5) Ramiro = fundamental para o esquema. Se machuca não teria reposição e jogo de quarta é decisivo.
      6) Lincoln = já está respondido.
      Mais algum?

      • diego amaral

        Bom, então ninguém pode jogar jogo algum nem treinar, porque ninguém ta livre da lesão e virar desfalque pro jogo seguinte.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          É por isso que o Ilgo fala que lá dentro tem Presidente, Diretor, CEO, Treinador, Preparador, Fisiologista, Médicos, nutricionista, psicólogos, auxiliares, assistentes, etc & etc .

          É por isso, amigo Diego, que eu apoio o clube e não o Presidente e o Treinador, pois não estou lá dentro todos os dias acompanhando a rotina, senão, seria bem mais fácil criticar com conteúdo por conhecimento que eu não tenho. Então, não faço suposições. Abraço.

          • Ilgo Wink

            é que o torcedor em geral acha que todo mundo que está no clube é incompetente ou mal-intencionado, e que torcedor sabe mais que todo mundo

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Prezado Amigo, conforme tua previsão, a gritaria tá enorme, mas parece mesmo que isso é só nas derrotas para que façam valer ”as teses”.

            Imagine uma vitória ontem de 2×3, eles estariam aqui criticando os dois gols que tomamos, não achas ?????

            Mas é válido, mesmo que eles não gostem de opiniões contrárias, pois isso os machuca. Que pena.

            O Lara veio de ”sete” em sequência, nem lí, pois o teor é sempre o mesmo e vem sempre nas derrotas, aí, é fácil.

  • Francisco Lanferdini Serafini

    Tá bacana a coluna, Ilgo. Concordo com alguns pontos, como a leitura do desempenho da gurizada e que o Grêmio poderia ter ido jogar com mais força, discordo de outros, como o título da coluna, pois era certo que o Grêmio ia perder com os reservas e reservas dos reservas.

    Mas meu principal comentário, como sempre, é uma corneta, hehe. Eu discordo completamente desse trecho:
    “Sem abrir mão, claro, do Brasileiro, no qual o Grêmio está muito bem colocado.”

    O Grêmio abriu mão do Brasileirão. Não tem nem porque discutir isso, mas vou citar alguns pontos:
    1) A entrevista do Bolzan antes de começar a competição já davam essa impressão (falou que ia jogar pelo pontinho fora de casa);
    2) Ter poupado completamente hoje, sendo que foram jogar contra um time podre e completamente vencível;
    3) A certeza que o Grêmio sempre vai poupar para priorizar Libertadores e Copa do Brasil (ao menos não é Gauchão, como outrora).

    Acho cedo largar o Brasileirão, mas isso ia acontecer em qualquer momento, então não tô tão puto.

    Gostaria de aproveitar o espaço e deixar uma queixa a torcida gremista do apoio incondicional. Espero não lhe incomodar por tomar seu espaço, Ilgo, para dizer algo assim.

    Não é porque a pessoa fala que o Grêmio deveria ter feito diferente que ele está querendo criar crise ou apoiar a IVI. A pessoa fala por achar que está errado e por querer que o Grêmio faça os melhores resultados possíveis. Portanto, tanto quanto o elogia, a corneta na hora certa é bem-vinda.

    Sem mais delongas, vamos torcer que o tal planejamento nos leve ao tri da América e/ou ao hexa do Brasil.

  • Walter Luis Borba

    Desde já, afirmo que sou contra a preservação. E a diretoria certamente em dezembro passado DEVIA ter consciência da maratona de jogos, portanto, era seu dever ser muito mais diligente nesta questão de planejamento da temporada, se é que existe isso.

    No entanto, creio que o jogo para poupar era esse.
    Quando o Grêmio joga contra o Sport lá em Recife até mesmo o time titular leva umas lambadas bonitas, porque os reservas teriam melhor sorte???

    Mas, concordo com André que citados por ele poderiam ter jogado e encorpado o time de transição do Grêmio.

    Por fim, para quem quem quer Libertadores é um risco colocar os titulares em um campo como aquele do Sport e com alguns jogadores do Sport batendo até na Mãe….

    Sei lá, vai que aparece um Wiliam da Vida….e dá uma cotovelada no Barrios, por exemplo, o prejuízo seria bem maior.

    Como sempre, apesar da tabela não nos desfavorecer, porque já temos dois jogos fora, nossa pontuação é boa.

    • diego amaral

      Essa história de poupar é relativa, a maioria das lesões são em treinos. Lincon lesionou em treino, Maicon, Beto Silva, Edilson, Geromel quando tava machucado, Luan quando tava machucado, Sem falar que lesão é do jogo. Nada impede que alguém lesione quarta. E aí de que adianta, ninguém tem bola de cristal. Não entra na minha cabeça quw com toda estrutura que esses caras tem pra treinar (piscina com gelo, hidromassagem, fisio, nutricionista, melhores hotéis…) não conseguem jogar 180 min a cada 7 dias. Viagem desgastante também acho mimimi, se ainda fosse de pinga pinga ainda vá…

  • Humbertosm

    Depois do jogo é fácil de falar porque isso, porque aquilo, mas quem tem que planejar 3 competições diferentes em um período de jogos a cada 3 dias com:

    Viagens desgastantes
    Time sem 5 titulares por lesões
    Medo de novas lesões
    Decisão fora de casa contra o Fluminense
    etc…

    não está em uma situação fácil para decidir, e ainda tem que aguentar um torcida revoltadinha sendo que o time está no topo das 3 competições que disputa e é o atual campeão de uma delas, olhando a choradeira se conclui que nossa torcida está doente pelos 15 anos na seca.

    • Andre Peixoto – Sarandi/RS

      Humberto, o Fluminense, nosso adversário na quarta, jogou com time todo titular. O Palmeiras, que joga contra o Inter, também jogou com a maioria titular. O Botafogo também foi com força quase total. Será que somente o Grêmio foi o esperto e jogou com os 11 reservas? Ninguém faz isso em lugar nenhum do mundo…

      • Robert Plant

        Palmeiras poupou todo o time contra a Chapecoense na segunda rodada. Perdeu. E agora perdeu o clássico para o São Paulo. Está com 3 pontos. Atlético Mg, outro dos favoritos incensados, jogou duas em casa. Uma das partidas contra a Ponte. Fez 1 ponto. Perdeu a partida de ida das oitavas da CB por 3 x 2 diante do glorioso Paraná Clube. Flamengo tem 5 pontos. Os três favoritaços estão aí, desse jeito. Certo, entendo o questionamento: Com mais razão poderíamos disparar, ir a 9. Calcularam o risco. O time foi por demais descaracterizado. Mas Edílson que já está recuperado, está suspenso. Miller se recuperando. Maicon lesionado. Põe Cortez e se lesiona naquela piscina e como fica já que MO está no DM? Ainda sim, prefiro pensar que estamos entre os primeiros, classificados na Libertadores e encaminhados na CB!

        • Andre Peixoto – Sarandi/RS

          Tchê, time nenhum no mundo poupa os 11 titulares e também os reservas imediatos. Os jogadores que tu citaste anteriormente se lesionaram nos treinamentos, não foi nem jogando. Mas, pensamos diferente, só isso…

          • Robert Plant

            Nenhum time do mundo além do Grêmio. E do Palmeiras na segunda rodada, como citei. Só quis comparar nossa situação com a de adversários imediatos. Eu acho que as reclamações estão fora da curva e ainda é efeito residual de anos de decepções. E imagino o ranger de dentes destes torcedores adversários. E aí não adianta dizer que isso é problema deles: Temos que ter um parâmetro. E penso que pela situação que nos encontramos nas três competições que estamos disputando, tá demais as reclamações. Mas concordo contigo, só pensamos diferente!

          • diego amaral

            Besteira esse papo de rotular as coisas. Corneta por causa dos 15 anos sem título. Nengum time gigantw no mundo conquista títulos e se acomoda. Só time pequeno conquista um título e fica satisfeito por longo tempo. Não fosse a cobrança da torcida Barrios não estaria aí, estaríamos com o grande Jael de atacsnte. A cobrança e fiscalização é sim importante num time gigsnte como o nosso.

          • Robert Plant

            E acho que esse comentário que fizeste é a prova do que eu disse anteriormente sobre como nos acostumamos a apedrejar o Grêmio ao menor deslize, mas tudo bem, cada um reage de uma forma. Eu achei as críticas demasiadas. Não me parece que um time que está no encalço dos líderes do BR e mostrou performance convincente antes disso diante de adversários respeitáveis, que está classificado na Libertadores e encaminhado na Copa do Brasil demonstre com isso acomodamento após a conquista do Penta. O quanto a equipe foi reforçada depois disso, idem. Me parece sintomático que após vitórias incontestáveis o número de comentários nos fóruns seja significativamente menor do que nas derrotas. Isso não é rotular, é constatar. No mais, divergência é natural. Abraço!

          • Andre Peixoto – Sarandi/RS

            Olha, eu só leio e escrevo nesse blog. Não tenho interesse nenhum em comentar em outro. Já me falaram no blog do tal Algoz. Mas recebi alguns print de tela dele chamando os comentaristas de idiotas. Bueno, então fico por aqui, pois o Ilgo no máximo nos chama de urubu. Por enquanto…
            Mas o que eu queria dizer é que estás redondamente enganado. Aqui todos escrevem nas derrotas e nas vitórias. Então essa tua teoria é um fracasso. Eis a prova…
            https://uploads.disquscdn.com/images/56c443a0f5c8a3392ac62608647c40fb5616b37eea689ebd98237a528c6aab70.jpg

          • Robert Plant

            Não disse que há comentários numa situação e não há absolutamente noutra. Disse que a quantidade varia. E teu print apenas reforça isso: Derrota para o NH: 142 comentários. Grêmio mostra que folga faz muito bem ao time: 112 comentários. Grêmio Goleia: 104 comentários. Grêmio vence convence e lidera: 115 comentários. Mas claro que tu podes e tem total direito de analisar a coisa toda sob outro prisma e ficarmos aqui numa guerra mental interminável. Daí eu lembro do velho dito: Quer ter razão ou ser feliz? Fico com a segunda opção.

          • Ilgo Wink

            urubu é um apelido carinhoso

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Também acho isso, Diego, só não concordo com os excessos diários dos oportunistas de derrotas que parecem urubus aguardando a hora do pouso, e nisso, o Ilgo tem absoluta razão.

            Eu apoio o clube, não o Presidente e Treinador, se bem que neste momento pelo histórico ”pós Roger Machado” a situação do grupo e do time nas três competições não se compara com o ”nada” que o Roger conquistou, é só isso.

          • diego amaral

            Exato.

        • Nilton Oliveira

          Michel poderia ter jogado. Ramiro poderia ter jogado. O próprio “La Gata” poderia ter jogado, até porque não estavam falando que ele precisa de entrosamento e ritmo de jogo? Pois muito bem, era a oportunidade ideal. Lincoln também poderia ter ido.

          Não tem desculpa para a palhaçada que o Renato fez.
          Defendê-lo nesse ponto é defender o indefensável.

    • Fabio Scheffer

      Ah tá, então não se pode ter uma opinião contrária a direção que isso torna o torcedor “revoltadinho” ou “doente”.
      Os caras tão lá pra decidir e decidiram assim, então tomara que o planejamento dê certo, passemos pelo Flu na CdB, mantenhamos o pique na LA e recuremos no Brasileiro.
      Mas isso não impede por exemplo que eu ache um absurdo disputar uma partida do Brasileiro fora de casa com o time que jogou hoje.

    • Rezende

      Cara NADA justifica colocar este time tão fraco porque contra o Fluminense só poderão jogar 11 titulares e mais três que poderão entrar se as três substituições forem feitas.
      Vai ter jogadores como o Lincoln e Max Rodriguez que NÃO JOGARÃO e Max nem no banco estará.

    • diego amaral

      Depois do jogo nada, quando anunciaram essa idiotice de time C todo mundo já sabia que a derrota era certa. Não tem argumento que justifique time 150% reserva.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Humberto, ainda te espantas com a Urubusada batizada pelo Ilgo ?????

      • Heraldo

        Pare Copião, não tem como defender a decisão de por essa várzea pra jogar. Mesmo poupando alguns jogadores poderia ter em campo um time com melhor formação.
        Hoje os corneteiros de tudo estão no seu direito reclamar.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Ok, Heraldo, mas é que sempre nas derrotas os urubus sobrevoam com mais intensidade, só isso. Fato.
          Observe o número de comentários nas derrotas para se comprovar ”uma tese”, e compare com o que dizem nas vitórias do time, que é obrigação, etc, e é isso que não concordo, pois nem sempre está tudo errado nas derrotas e nem tudo certo nas vitórias.

      • Ilgo Wink

        eu falei urubulandia, a cidade dos urubus

        • Fabio Victoria

          É engraçado isso, Ilgo. Ou você acha que sempre tá tudo bem, ou é um Urubu…eu acho que o Grêmio está acima das personalidades…acima de seus ídolos, inclusive…fico lembrando do Bayern, ja penta campeão alemão, entrando com o titulares contra o Leipzig jogando fora e virando um jogo praticamente perdido por pura indignação.Grandeza pra mim é isso. E olha nem peço tudo isso do Grêmio…mas a escalação de ontem não há como defender. É preciso falar disso por uma simples razão: não pode acontecer de novo.

          • Ilgo Wink

            concordo que foi um excesso escalar reservas dos reservas, mas não é pra essa gritaria toda.

          • Fernando

            Eu também fiquei irritado com aquela amontoado de reservas e de reservas dos reservas que entraram em campo, mas parece até que para alguns a derrota de ontem apagou as excelentes partidas que o Grêmio em jogos anteriores.

        • José

          Engraçado Ilgo, lá naquele blog bem chapa-branca tu é chamado de Justino. Hilário isso.

          • Ilgo Wink

            José, podem me chamar de qualquer coisa, menos de
            colorado e de petista.
            aí é ofensa grave

          • Marcos lena

            hahahahaha – voltaram todos eles. E só perder que saem da toca, ou melhor, do ninho.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Normal, Marcos Lena. Agradeça à Deus por serem minoria. Oremos, pois nada presta nesta gestão atual.
            Acho que os 15 anos foram pouco, né !!!!! Pois é.

          • José

            Só queria demonstrar que as opiniões mudam conforme o local e a hora e principalmente conforme a conveniência. Somos todos gremistas, porém alguns querem ser mais que os outros conforme a diretoria ou o treinador. Eu torço e faça crítica seja qual for o segmento político ou treinador que estiver no clube, pois torço para o clube e não para “amigos” como se percebe em alguns comentários.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Ok, e qual é o coletivo de quem mora nessa cidade ????? (kkkkk).

    • Robert Plant

      Eu fico a imaginar o que acontecerá se acabarmos eliminados na quarta. Tiro, facada, vai ser um tendéu. Infelizmente, eu concordo sim: Os 15 anos fizeram um mal danado para a torcida do Grêmio. Me lembra os vermelhos muitas vezes. Os caras ganharam quase tudo entre 2006-2010 e sempre tinha uma turma murmurando. Eu acho que foi um risco calculado. Estamos entre os primeiros (a um ponto dos líderes), classificados na libertadores, encaminhados na Copa do Brasil. Depois de quarta, até julho é só brasileiro. Eu entendo os questionamentos nessa questão pontual. Mas vejo o contexto todo e observando ele, parece que absolutamente nada mudou da conquista da CB para o quadro anterior: Qualquer acontecimento negativo é motivo para um vale de lágrimas. Que nos classifiquemos quarta. Se não, por amor a vida, passarei longe do blog, Ilgo: A corneta dos colorados será seguramente mais inofensiva!

      • Ilgo Wink

        já mandei blindar o carro e comprei um colete a prova de balas, eheheh

    • Fabio Victoria

      Olha cara, antes do jogo muita gente achava essa escalação esdrúxula. Nesse ponto comungo com o RW…Messi, Cristiano Ronaldo jogam toda semana duas vezes, sem frescura…jogam mais de duas competições la tb…mas, mesmo pensando em poupar, que se poupasse os que correm mais risco, tipo Leo Moura…o Fluminense jogou com os titulares sábado…perdeu? sim…mas um clássico…dava pra ganhar ontem com meio time…e muita, mas muita gente ja falava disso antes do jogo começar…o erro é do Renato? Sim, mas da direção tb…eu quero ser campeão do Brasileiro…mas acho que apenas eu e alguns abnegados gremistas.

    • Marcio Luiz

      Não sei se esse “planejamento” te lembra alguma coisa, pois pra mim lembra o mesmo q foi feito para priorizar o gauchão, e sabemos no q deu.

    • FePoa

      Estão sendo muito bem pagos, onde anda lincol que já conhece esse esquema de Roger e Renato ? Pagos pra pardelear ? Ninguém esta revoltado, mas ludibriado,

  • HENRIQUE MARTINS

    Alguma decisões da diretoria até soam como provocativas a torcida.
    Poupar…..alguns jogadores até vai, mas o time todo, e mais meio time reserva.
    Deixaram de pontuar por cautela?
    O futuro dirá….
    Mas o que mais me deixa com a pulga atrás da orelha é a terceira derrota seguida pra este timeco pernambucano.

    • Querubini

      fora o fato de Éverton em entrevista anterior ao jogo dizer que um dos objetivos era o EMPATE. Ou seja, mais uma vez entraram para empatar e PERDERAM.

    • Rezende

      Depois reclamam do falta de público na Arena…
      Mas isso não tem nada ver, né…

      • diego amaral

        Verdade, voltasse líder era 50 mil contra o Vasco Domingo. Depois dessa palhaçada, 20 mil no máximo.

        • Querubini

          “O Grêmio avisou ontem para os Corneteiros da Redenção que o brasileiro será esquecido.O pior do jogo de ontem foi a mensagem que nos passaram.
          Adianta ser líder?”

  • Francisco Coelho

    Eu acredito que o “Grêmio” desconhecia o Sport e subestimou o adversário. Uma boa partida do colombiano Reinaldo Lenis Montes desnorteou a esquerda gremista.

    Rafael Thyere de Albuquerque Marques não foi soberano mas também não teve muita parceria.

    Agora é lamber as feridas e tomar mais cuidado na montagem da equipe e principalmente no banco onde 2 goleiros foram colocados tirando a oportunidade de um meia ou lateral de oficio.

    Era mais que previsto uma retomada da partida pelo Sport no retorno do intervalo.

    Vamos ver o que vem agora…

  • Ricardo

    Agora começa a aparecer urubu por todo o lado…

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Normal, e você ainda se espanta ?????

    • Heraldo

      Pelo menos dessa vez eles tem razão.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Acho que não, amigo Heraldo. Vejas as datas das finais da Libertadores, do Brasileirão, Copa do Brasil e o início do Mundial de clubes nos Emirados Árabes Unidos que é para onde tem que viajar o time Campeão da América com 10 dias de antecedência, e a torcida diz aqui que nós ”temos” que ganhar tudo esse ano. Pois é, 15 anos foi pouco, agora é tudo.

        SE” o Grêmio ganhar estas três competições como querem os críticos DE TUDO, quando comemorar, com que time jogar, quando viajar para o Mundial, o que fazer com o clube sem dinheiro como afirmam aqui esses críticos ?????

        Amigo, o Barcelona e Real são da Espanha e não do RS que é um estado do Brasil.

  • Querubini

    Excelente texto do RW:

    “Pior humano que existe é o CHAPA BRANCA.
    Convivi com alguns em Maceió.
    As pessoas olhavam e diziam: “É um chapa branca”
    Exitem 2 tipos de chapas brancas.
    1.Os bundões
    2.Cuspidores de fogos
    Os bundões são os que trafegam perto da divisa do muro.Mas na hora da verdade sempre pendem para o lado do poder.São chamados de vaselinas
    Os cuspidores de fogo são diferentes.São chapas brancas agressivos.Gostam de expelir palavrões de suas bocas.Não gostam de debater.Quando são contrariados recorrem ao ‘prendo, mato e arrebento”.
    Ainda bem que não resido mais em Alagoas.
    No Texas os chapas brancas são tão ruins que não vale a pena perder tempo com eles”.
    http://cornetadorw.blogspot.com.br/2017/05/os-chapa-brancas-de-alagoas.html

  • Fabio Scheffer

    Pra mim escolheram mal o jogo para poupar jogadores.

    Tivessem colocado o time reserva, o time reserva de verdade, e teríamos vencido o Zamora, talvez até pelos mesmos 4×0, pela pouca qualidade do adversário venezuelano.

    Esse jogo contra o Sport foram três pontos jogados fora, e que se não tem maior impacto no inicio do campeonato terá no final quando outros concorrentes ao titulo vencerem os pernambucanos na Ilha.

    Até logisticamente fazia mais sentido levar os titulares agora pro jogo em Recife, fugindo do frio e da chuva daqui, treinado por lá até terça e depois descendo pro RJ descansadinho, treinadinho e líder do Brasileirão.

  • Rezende

    Misto FRIO dos Reservas, a rigor só Fernandinho, Rafael Thierry, Jailson e Everton são reservas que entram com alguma regularidade, o resto é lustrador de banco de reservas.

    É este tipo de coisa que não gosto em Renato e que faz que ele nunca seja um profissional respeitado como técnico no GERAL no mundo do futebol.

    Mesmo este misto congelado de frio foi pessimamente escalado e as substituições foram patéticas.
    Bressan de capitão de novo ! o Renato é um falastrão o cara estava quase assinado com o Vitória isto é zoação dele com a diretoria do Grêmio faça-me o favor…
    Fernandinho até o fim…
    O ÚNICO volante habilidoso de lateral direito, um guri na lateral esquerda que nunca vi sentar no banco.
    De repente três zagueiros, dos laterais improvisados, dois volantes ruins, nenhum meia e Éverton de ponta esquerda (???), Fernandinho de ponta direita (e é só isto que o peixe jurássico sabe fazer) e um aipim careca fincado lá na frente…

    Que coisa tecnicamente RIDÍCULA !!!

    Metemos dois contra-ataques e fizemos 0 x 2 aproveitando o calundu do Sport pela derrota na Copa do Nordeste e aí veio a chuva e as condições para o contra-ataque sumiram. Com o campo pesado e lento tínhamos que jogar e cadê o meio de campo ? (o técnico comeu)…
    A chuva forte lavou o campo e a alma do Sport que acordou e viu que o time ali não tinha miolo e o jogo quase virou ainda no primeiro tempo.
    E o nosso técnico cegueta mais uma vez não enxergou que perdeu o meio de campo e volta igual pela centésima vez para o segundo tempo,
    E quando faz alterações coloca Pepe e Lima ANTES de Beto da Silva.
    Não tira ou reposiciona Fernandinho…
    Não coloca Raul e avança o Kaio…
    Machado e Jaílson não sei quem é pior…
    ATÉ HOJE nunca vi futebol neste Jaílson, furou a fila e matou a vez do Kaio e atrasou a subida do Arthur. Só tem tamanho e orelha, futebol que é bom e só de volância e olhe lá, contribui muito pouco para frente.

    O Sport estava tão ruim que até este time à la Zamora do Renato fez feição de ganhar.
    Sport com 11 jogos sem vencer, sem Diego Souza e com o “reforço” do Anselmo do Binter !!! PQP que ódio, porque este time ????

    Um final de semana perfeito para a CORNETA arruinado pelo treinador fanfarão…

    Lá em dezembro vamos ver o que a falta destes três pontos FÁCEIS vai nos custar no final do Brasileirão…

    TOMARA que a classificação na CB saia na Quarta e que esta pataquada tenha valido a pena, pois a última vez que Renato fez este tipo de idiotia perdemos a semifinal do Ruralito nos pênaltis e dois pontos na Libertadores que já nos custaram a melhor campanha da fase de grupos.

    • diego amaral

      Desta vez vou ter que concordar contigo, essa de poupar até reservas imediatos foi pra matar. Perdessem de W.O. Então, como disse o André. Iso é um cuspe na cara do torcedor, que paga mensalidade, paiper view, camisa oficial, pra sustentar salários astronômicos desses marmanjos que não aguentam jogar 180 minutos a cada 7 dias, 180 minutos. Vão tudo tomar no c… Bando de cagalhão. Tira quem ta esgotado e troca pelo reserva imediato e segue o baile, que raiva disso.

      • Rezende

        É Diego e depois os ILUSTRES do Grêmio reclamam que a torcida não enche a ARENA de 60.000 lugares….
        Porque será ???
        Será que este tipo de coisa não põe boa parte da torcida para baixo?

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    A URUBUZADA ESTÁ COM FOME. DÁ-LHE, RENATO.

    Grande Renato PENTAluppi, o cara vai a Recife, enfrenta os titulares do Sport com time D, abre 0x2, quase 0x3, e não ganha ”por detalhe”. As Maricota pira.

    Ilgo, Imagine os 0x3 para nós sem tomar 4 gols de bobeira porque o time D estava cansado no 2º tempo, o que será que a urubuzada que comenta só derrotas iria dizer aqui após o jogo, né ?????

    Gostei dessa jornada, pois mostramos que se tem alguém que conhece e sabe o que está fazendo é o Renatp PENTAluppi porque o cara é peitudo e fez muita gente morder a língua hoje mais uma vez.

    Só um insano para criticar esta estratégia que por detalhe não nos deu 1 ou 3 pontos na Tabela, e sendo assim, qual seriam os comentários ????? Pois é.

    • Heraldo

      Pois é, o teu nível de chapa-branquísmo está superando os 100%, e isso é irritante.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Odone e Lisca já, aí, tudo se resolve em uma semana. Fácil, né?

        • José

          Tá aí a maior prova que tu torce só pro teus bruxos e o clube que se exploda. Torcedor de ocasião quer rotular todo mundo.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Menos, José, não é nada disso, pois você está chegando só agora. Por onde andavas, amigo Gremista ?????

          • José

            Obrigado pelo amigo, mas sempre estive por aqui, realmente tinha parado de comentar por esse motivo de torcedor querer rotular torcedor. Eu sou aquele que leva pau toda hora por defender o “barriga de cadela” enquanto a maioria dizia que o Douglas atrapalhava o time. Também sou aquele que pedia oportunidade para o Arthur, pois tinha convicção que o Will Smith não joga nada. Não sou contra A B ou C sou contra as cagadas que esses fazem.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            É que não lembro de você antes de ”José”, mas valeu, discordar não é criar inimizades, pois tem gente aqui que mistura opinião & flauta com ofensa e isso é de uma insanidade absoluta.

            Também gostava dos 35 ou 40 minutos que o ”barriga de cadela” jogava bem, e também gostava de ver e saber que Arthur estava ”voando” desde a base do clube. Jaílson não aproveitou as chances e se tornou um reserva comum. Valeu.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        kkkkk, mas tu não és um urubu, nem eu um chapa branca.

  • Gunther Meyer

    Me desculpem, mas eu comprei um pacote no Premiere para ver o Grêmio titular e não os terceiros reservas. Se fosse para ver um time desses eu não gastaria dinheiro nem tempo olhando. Onde ganho meu dinheiro de volta?

  • Pedro de Lara

    Tô com preguiça.

    Do corneta do RW:
    “Os chapas brancas de ALAGOAS

    Pior humano que existe é o CHAPA BRANCA.
    Convivi com alguns em Maceió.
    As pessoas olhavam e diziam: “É um chapa branca”
    Exitem 2 tipos de chapas brancas.
    1.Os bundões
    2.Cuspidores de fogos
    Os bundões são os que trafegam perto da divisa do muro.Mas na hora da verdade sempre pendem para o lado do poder.São chamados de vaselinas
    Os cuspidores de fogo são diferentes.São chapas brancas agressivos.Gostam de expelir palavrões de suas bocas.Não gostam de debater.Quando são contrariados recorrem ao ‘prendo, mato e arrebento”.
    Ainda bem que não resido mais em Alagoas”

    • Querubini

      Bem isso

  • Pedro de Lara

    Tô com preguiça.

    Do Corneta do RW 2:

    “Nada muda no Texas.
    Os vermelhos começam a debater se tem que jogar com os titulares na quarta-feira..Muitos acham que não dá para jogar 2 competições.
    Não aprenderam com a história.
    Desativaram o time em 2010 e perderam para o Mazembe.Em 2006 jogaram com os titulares até o final e venceram o Barcelona.
    Quantos jogadores da dupla Grenal atuam 50 partidas por ano?
    Vamos repetir a pergunta.
    Quantos jogadores da dupla Grenal atuam 50 partidas por ano?
    E sempre tem a história do cansaço.
    O Grêmio neste ano em 3 partidas importantes com time reservas fez “zero ponto”
    Guarani (PAR)
    São Paulo em Rio Grande
    Sport em Recife.
    Zero ponto!E levamos 8 gols.
    O Botafogo poupou 3.O Palmeiras 2.Os europeus ( quando poupam) preservam no máximo 5 jogadores.
    Ontem nós superamos.Nem foram os reservas.Foi um misto de reservas com jogadores do time de transição.Deu a lógica.Perdemos.
    O Grêmio ficou 11 dias sem jogar.Seus titulares não jogaram (pelo menos) meia dúzia de partidas.
    Mas não adianta.O discurso é do cansaço!
    Este discurso pertence ao Texas.Está colado na testa do texano.
    O Grêmio poupou contra o Guarani do Paraguai por causa do” cansaço futuro”.
    O Grêmio avisou ontem para os Corneteiros da Redenção que o brasileiro será esquecido.O pior do jogo de ontem foi a mensagem que nos passaram.
    Adianta ser líder?
    E se o Grêmio estiver na liderança no dia 24 de setembro?
    Tem um jogo contra o Bahia em Salvador.
    No meio da semana a tabela prevê Copa do Brasil ou Libertadores.
    O que fará?
    Vai preservar 11 jogadores?”

  • Pedro de Lara

    Tô com preguiça.

    Do Corneta do RW 3:

    “O absurdo
    Nas televisões do corneteiros da Redenção aparecem Messi e Cristiano Ronaldo jogando quarta e domingo.
    Quarta e domingo.
    Ah!
    Tem mais.
    Este tal de Messi certa vez foi jogar na altitude da Bolivia pelas eliminatórias numa quinta feira e no domingo estava jogando o clássico contra o Real Madrid.
    O Palmeira poupou 2 jogadores no clássico contra o São Paulo.
    O Fluminense foi jogar contra o Vasco com os titulares.
    Não é possível que o Grêmio tenha inventado a roda.Poupar 11 titulares é implorar para perder.É zombar com com o torcedor.”

  • Pedro de Lara

    Temos que agradecer ao nosso Joel??? Pelo menos ele foi pra Recife.

    Foi mais uma aula do: “É assim que se ganha o vestiário”????

    Foi uma decisão da diretoria (Maicon, MO e Douglas)????

  • Pedro de Lara

    Vale lembrar que quando o nosso Joel quis mostrar quem “mandava” no vestiario, antecipando concentrações e levando o time titular a passear sei lá onde, o resultado em sequencia foi o pior possível…
    Ou seja, o nosso “ótimo treinador” em sua principal (se não única) virtude, vai ter de se puxar mais do que gostaria.

    Com o fanfarrão tem de ser assim: corda esticada o tempo todo.
    Se não, ele se arria.

  • Pedro de Lara

    Nosso eshperto Joel fez mais uma das suas carioquices:
    Se ganha com esse time, pede, além da estátua, o nome da Arena.
    Se perde, como perdeu, o retrospecto recentíssimo ou a famulagem profissional ou o time juvenil o desculpam.

    É eshperto esse Joel, ein?

  • Pedro de Lara

    Eu até admito uma certa malandragem como parte da estratégia.
    Mas quando a estratégia é a malandragem…

  • Daniel Scherer

    Bom, de minha parte planejamento ridículo, não tem sentido nenhum. Porque 8 ou 80? Não dava para poupar alguns contra o Zamora e outros contra o Sport? Precisa abrir mão completamente?
    A questão aqui não é a liderança, neste momento ela é fugaz, serve só para pegar o cavalinho do fantástico e zoar a coloradagem. Mas a questão é que poderíamos fazer gordura nessas primeiras rodadas em que pegamos times que não são tão expressivos (Sport,Vasco, Chape, Bahia) e poderíamos ganhar senão todos os jogos, a maioria. Time para isso temos, bastaria querer. Essa gordura seria importante para quando tivéssemos umas oitavas de final da LA ou quartas da CB e um jogo do brasileirão contra um Palmeiras, Flamengo. Poderíamos poupar sem maiores sustos. Planejar pra mim é isso: pensar a longo prazo, e não no dia seguinte. Repito: acho que não precisa ser 8 ou 80, bastaria realmente PLANEJAR.

  • Deny Camargo

    O Grêmio nunca na sua história esteve tão fraco de goleiros. Quando joga com o time titular essa questão fica mascarada 80% das vezes pela qualidade do time e especialmente pela qualidade da zaga, mas num jogo como o de ontem fica escancarada.

    Em vez de gastar dinheiro contratando volante como tem sido especulado, posição que não precisa, o Grêmio deveria trazer um grande goleiro isso sim

    • Ricardo

      Um zagueiro também, só temos um reserva decente, o Bruno Rodrigo. Bressan e Thyere quando o Grêmio dispensar não jogam no Aimoré…

      Sem querer defender goleiro ruim aqui, fica a dica: o Leo fez 3 boas defesas. Se fosse o titular, a IVI e o fã clube diriam que “não teve culpa nos gols e evitou uma goleada”.

  • Deny Camargo

    Eu iria atrás do goleiro reserva do Prass. Fez um belo Brasileiro ano passado pelo Palmeiras. Foi pro banco no carteiraço

  • Francisco Lanferdini Serafini

    Tá bacana a coluna, Ilgo. Concordo com alguns pontos, como a leitura do desempenho da gurizada e que o Grêmio poderia ter ido jogar com mais força, discordo de outros, como o título da coluna, pois era certo que o Grêmio ia perder com os reservas e reservas dos reservas.

    Mas meu principal comentário, como sempre, é uma corneta, hehe. Eu discordo completamente desse trecho:
    “Sem abrir mão, claro, do Brasileiro, no qual o Grêmio está muito bem colocado.”

    O Grêmio abriu mão do Brasileirão. Não tem nem porque discutir isso, mas vou citar alguns pontos:
    1) A entrevista do Bolzan antes de começar a competição já davam essa impressão (falou que ia jogar pelo pontinho fora de casa);
    2) Ter poupado completamente hoje, sendo que foram jogar contra um time podre e completamente vencível;
    3) A certeza que o Grêmio sempre vai poupar para priorizar Libertadores e Copa do Brasil (ao menos não é Gauchão, como outrora).

    Acho cedo largar o Brasileirão, mas isso ia acontecer em qualquer momento, então não tô tão puto.

    Gostaria de aproveitar o espaço e deixar uma queixa a torcida gremista do apoio incondicional. Espero não lhe incomodar por tomar seu espaço, Ilgo, para dizer algo assim.

    Não é porque a pessoa fala que o Grêmio deveria ter feito diferente que ele está querendo criar crise ou apoiar a IVI. A pessoa fala por achar que está errado e por querer que o Grêmio faça os melhores resultados possíveis. Portanto, tanto quanto o elogia, a corneta na hora certa é bem-vinda.

    Sem mais delongas, vamos torcer que o tal planejamento nos leve ao tri da América e/ou ao hexa do Brasil.

    Obs: postei ainda ontem a noite, mas o comentário sumiu. Vamos ver se é mantido ou some novamente.

    • Andre Peixoto – Sarandi/RS

      Parabéns Francisco. Belo texto…

    • Ilgo Wink

      tudo certo com teu comentário.

    • José

      Parabéns Francisco pelo comentário. Peço licença para fazer de sua escrita as minhas. Esse negócio de certos torcedores criticarem quem reclama das cagadas da direção é no mínimo ridículo, pelo simples fato que não torcem para o Grêmio e sim pelo treinador, por um dirigente porque são​ até mesmo parente ou por ser amigo de certos jogadores. São verdadeiros puxa-sacos quando​ lhes convêm,mudou a diretoria ou o treinador já não apoiam mais. Sou gremista, não importa quem esteja dirigindo o clube, mas vou discordar quando fizerem coisa errada, como o absurdo que foi colocado aquele projeto de time no campeonato brasileiro. Devemos entender que jogador reserva é pra servir de alternativa para os titulares e não para serem cobaias de um clube, pior ainda quando se colocam reservas dos reservas e meninos, ficou a impressão que no ninguém serve, o risco é muinto maior do que colocarem dois ou três titulares.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Muito bom, Francisco, belo texto e boa teoria …..

      Só não concordo com os excessos diários dos oportunistas de derrotas que parecem urubus aguardando a hora do pouso, e nisso, o Ilgo tem absoluta razão, pois parece que eles não pensam. Que pena.

      Eu apoio o clube, não o Presidente e Treinador, se bem que neste momento pelo histórico do ”pós Roger Machado” a situação do grupo e do time nas três competições não se compara com o ”nada” que o Roger Estudado Machado conquistou em um ano e quatro meses, é só isso.

      Agora, pegue o calendário e veja as datas das finais da Copa do Brasil, Brasileirão, Libertadores e compare com a data de 03/12/2017 que é quando começa o mundial nos Emirados Árabes Unidos e onde o Campeão da Libertadores deverá estar com 10 dias de antecedência dentro desse ”planejamento” tão falado aqui pelos críticos.

      Amigo, é evidente que eu quero ganhar TUDO também, mas isso é humanamente ”impossível em 2017 até para o Palmeiras, opsssss, para a Crefisa que tem dinheiro e um time que veste a camisa do Verdão de São Paulo.

      E.T.: Imagine nós levantando o Tri da américa dia 29/11 e tendo que estrear dia 03/12 no mundial. E a viagem, e os treinamentos, e os últimos jogos do Brasileirão ????? Pense nisso, amigo. Abraço.

      • diego amaral

        Esse pensamento que,não dá pra ganhar dois titulos importantes no mesmo ano que está impregnado no Sul do País, assim como não pode se jogar 180 minutos de futebol em 7 dias. Juve e Real estão na final da Champions, e foram campeões nacionais. Será que os jogadores da Europa são geneticamente modificados por jogar quatta e domingo ou o mimimi aqui que é institucionalizado?

        • José

          Diego, tu não entendeu ainda, o pensamento dele é pelo Renato, se fosse o Roger ele estaria dando pau.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Não, José, aterrise e raciocine o que escrevi. Abraço.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Diego, meu prezado amigo Gremista, é evidente que eu concordo contigo, mas veja que no calendário deles não existe 5 meses do ano com ”estaduais”. Pensou nisso ?????

          Outra coisa, analise as datas da última rodada da Copa do Brasil, Brasileirão, Libertadores e compare com a 1ª rodada do mundial de clubes já que todos aqui querem o Tri da américa, aí, estaremos no mundial.

          Pois é, como fazer de 15/11 a 16/12 que é a data da final do mundial ”SE” o Grêmio estiver lá ?????

      • Ricardo

        Estreia no mundial seria dia 12/12…

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Sim, Ricardo, mesmo assim é apertado demais para aqueles que acham que podemos dar a volta olímpica no Moisés Lucarelli dia 03/12.
          Com o título da Libertadores como a maioria quer, teremos que viajar para o mundial dia 30/11 para uma adequada preparação.

          • Ricardo

            Tá, mas isso é SE o time ganhar a Libertadores E estiver disputando o título na última rodada. Bem improvável, porque com essa lógica de poupar todo mundo, “descartando” alguns jogos, avançar na Libertadores vai resultar no abandono do brasileiro…

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Também concordo, e mesmo que a vitória ainda assim com esse time D ”quase veio”, não gostei desta escalação, pois poderia ter um time mais recheado.

          • Ricardo

            Mas se o DM esvaziar um pouco, o time reserva busca uns pontos. Com Léo Moura, Cortez, Arthur (ou Michel), Gastón, Lincoln, até o Jael, acho que ganharíamos do Sport, e podemos ganhar da metade dos outros times…

      • Francisco Lanferdini Serafini

        Obrigado.

        Excessos não é bom para os dois lados. Só resta saber o quanto é um excesso, hehehe. O mesmo vale pra determinar o quanto é oportunismo e chapice branca.

        Sobre o que o Grêmio planejou, me coloquei contra ao momento em que o Grêmio decidiu largar o Brasileirão. Na verdade, seria errado largar qualquer competição até então.

        Grêmio tem chances reais nas três competições e poderia esperar para ver o que priorizar. Numa dessas, o Grêmio cai nas oitavas nas duas competições de mata-mata e vai ficar chupando dedo durante o resto da temporada, por exemplo.

        Ademais, não faz duas semanas que o Grêmio deu uma grande folga ao seus jogadores. Sei lá, pra mim chega a ser exagero. Mas como não sei o que acontece no Grêmio, quais são as condições dos jogadores, das prioridades dos dirigentes, treinador e jogadores, o negócio é ver de fora e sem muito barulho.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Muito bem, veja m eu texto falando exatamente isso lá em cima. Abraço.

          • Francisco Lanferdini Serafini

            Já o vi.

  • Arthur J

    Olhando de fora, acredito que daria pra mesclar os times contra o Zamora e o Sport. Metade titular na quinta, metade titular ontem. O jogo contra o Zamora foi uma baba, e o Sport também tinha o cansaço por ter jogado uma final na quarta-feira.

    Do jogo, fica a frustração porque o início foi muito bom. Só que o time simplesmente parou depois do 1o gol do Sport. Renato demorou demais pra mexer, tava na cara que iria tomar o gol de empate.

  • Nilton Oliveira

    Ridículo o que o Renato fez ontem. R I D Í C U L O.

    A cultura de poupar continua forte no Grêmio. Jogador é poupado, dirigente é poupado, até o próprio treinador é poupado. Só o torcedor não é poupado.
    Dava tranquilamente para meter um time misto e sair com bom resultado de Recife.

    Uma das maiores idiotices que já vi na minha vida.

  • Francisco Coelho

    Ninguém fica imune e incólume quando o erro é crasso. Não importa o treineiro nem o comandante do momento.

    O que preocupa é a continuidade de erros nas avaliações e o apoio incondicional de alguns na defesa de treinador ou dirigente. Gostar de alguém é uma coisa mas paixão desenfreada é…

    A verdade é que não há almoço de graça e o que estamos vendo é a falta de planejamento ou conhecimento numa competição que é a mais importante do país. Pode se adorar mata mata mas o que mostra a qualidade do elenco e comissão técnica é a regularidade de pontos corridos.

    É o planejamento e a escolha dos jogadores o que conta e não uma “loteria” já que mata mata é corda esticada e fácil de rebentar. Basta cartão ou lesão e adeus para quem não tem substituto.

    Todos os adversários tem de ser encarados com a mesma seriedade e responsabilidade. Não tem mais bobo no futebol além dos que pensam saber de tudo.

    Tem um time em Porto Alegre que agiu assim e agora está na B.

    Quem sai na chuva vai se molhar ou respingar. Quase todos os times grandes disputam diversos torneios e tem elenco para fazer frente aos mesmos.

    Se não houver um planejamento adequado não vai ter mel nem porongo. Sair na frente nem na corrida de Mônaco é garantia de vitória.

    Claro que os torcedores querem ver entrar jovens valores na equipe principal e até eventualmente um time reserva para preservar o principal em algumas finais. Não pode é inventar uma escalação em um sistema nunca usado ou devidamente testado. É burrice ou soberba.

    O que conta é 3 pontos somados e fazer resultado (saldo de gols) fator de desempate que coloca o Corinthians na frente do Cruzeiro.

    Não me importa se o Vitória não está bem ou o Atlético-GO. O Importante é jogar e ganhar a partida bem. É difícil ver o Grêmio aplicar goleadas pois basta fazer 2 e o freio é acionado.

    É fundamental para um time que pretende ser vencedor observar que a partida tem 2 tempos. Ficou visível o bate boca dos jogadores do Sport em campo num claro sinal de cobrança. Já era de esperar uma forte reação ou uma desistência do jogo. Só não leu quem não quis…

    A escolha do banco é uma das mais importantes armas para mudar o rumo de uma partida. Ficar esperando e não tomar o controle das ações é erro dos grandes. Não é só posicionamento que se muda e sim peça ou peças.
    Não sai incólume quem vai de pneu liso no barro.

    O time reserva e o de transição necessitam de rodagem em confrontos duros para serem bem forjados. Foi importante mandar o sub 19 e sub 16 para a Argentina mas também é importante enviar para o Paraná e São Paulo e RJ pois tecnicamente serão os mais frequentes adversários do amanhã.

    Se não acendeu o alerta não será um bom ano certamente…

  • Lucio

    É obvio que é burrice colocar um time inteiro reserva para jogar, falta ritmo e o time cansa rápido, poderia ter sido feito um time misto, poderia, mas não foi. Dito isto vejo muita indignação nos comentários dos colegas aqui com o Renato, que errou de novo é verdade, mas oque fazer? Mandar ele embora??? É o sonho de alguns aqui é verdade, mas isto resolveria? quem viria para substituir ele? Será que resolveria todos os problemas do time? Que não apareceria nenhum problema novo?
    A questão é que neste caso faltou pulso para nosso querido vice presidente, que a propósito parece não possuir pulso mesmo, então Romildo meu caro presidente tá na hora de ter uma nova conversa com Renato e dizer para ele parar com essa história de colocar time reserva para jogar, até porque nosso time reserva é muito inferior ao titular.No mais o trabalho esta sendo bem feito, acredito que vem mais taça esse ano.

    • Ilgo Wink

      A decisão não foi só do Renato, caro Lúcio.
      Tem toda uma comissão técnica com médicos, preparadores físicos, fisiatra, etc.
      Ele avaliaram que essa seria a melhor opção. Dias atrás o Palmeiras levou 3 da Chape porque escalou 3 titulares, um deles o goleiro.
      Em SP não deu essa gritaria toda.

      • Lucio

        Com todo respeito Ilgo duvido muito que todo nosso time titular estava sem condições de jogo. Oque ao meu ver faltou ao Grêmio foi mesclar reservas com titulares, um time misto tinha tudo para vencer o Sport, mas agora já foi, a questão é como será daqui para frente? Todo vez que for time reserva já podemos nos preparar para uma derrota?

      • Heraldo

        Caro ilgo, veja bem o time que o Palmeiras foi jogar com a chapecoense e o time do Gremio ontem.
        O time do palmeiras tinha total condição de conseguir um bom resultado, ao contrario de nós que jogamos com uns reservas e outros da equipe de transição.
        O mais importante é que esse erro jamais venha a ocorrer, que fique o aprendizado.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Amigo Heraldo, tu já imaginou o Grêmio com aqueles 3 gols de ontem e o Sport fazendo só 2 ?????
          Como tu achas que estaria esse Blog hoje com a vitória do Grêmio com time D ?????
          É claro que não concordei com a escalação, véio, foi ousadia demais, mas a vitória ”escapou” de nossas mãos, isto é fato.

          • Heraldo

            Claro que se tivesse ganho ou empatado, todo mundo estaria feliz (menos os corneteiros de sempre hehehe), mas aconteceu o que maioria ja esperava a derrota, e esse é o preço de se arriscar.
            Esses erros que acho que devem servir de lição para não ocorrer mais.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            De acordo. Eu acredito neste ano, mais que 2016.
            Impossível este time com esta fase não levantar no mínimo, uma Taça.

    • diego amaral

      Amigo, criticar alguém não significa querer que seja demitido. Aposto que 90% aqui quer que o Renato fique. Mad se fizer caca, será criticado.

  • Marcio Luiz

    Mesmo planejamento ridículo que priorizou o Gauchão frente a Libertadores não dava pra esperar outra coisa né? E pra que time C?

    Parece q está impregnada a cultura de “se tiver chance na Copa do Brasil, abandona o Brasileiro e vice-versa”. Nunca poderá jogar pra ganhar as duas competições.

    Na Europa Real Madrid e Juventus foram campeões nacionais e da copa jogando com os titulares quarta e domingo, além de estarem na final da Champions. Só aqui q existe essa cultura de poupar.

  • Luis Augusto Waschburger

    Eu também não entendi o “planejamento”…
    Não daria para montar um time assim?
    Leo (Bruno Grassi); Edilson(Kaio), Bruno Rodrigo, Thyere e Cortez (Bressan); Machado, Jailson, Lincoln e Gastón; Everton e Fernandinho.

    Sem contar com o Ramiro, que está descansado por não ter jogado a última partida.

  • FePoa

    Bom, estou vendo o tiroteio nos alegres comentários…mas penso antes de qualquer coisa, se VC deixa seu dinheiro no banco quer que o gerente cuide dele com responsabilidade, portanto, sócio que paga tem todo direito de reclamar, e o torcedor que não paga TB ..VC investe dinheiro, tempo numa paixão terceirizada e não quer mediocridade perto. Se alguns admitem que ter uma equipe sub20 representando o time profissional, por um planejamento que poupou ate reservas, então nada há para discutir. O campeonato brasileiro tem mais grife que a copa do Brasil, por ser longo e por pontos corridos. Penso eu que depois do tine conquistar a CB 2016, deveria pensar mais, tanto financeiramente como comercialmente. Uma saída boa no inicio, poderia render muito lá na frente. Vamos viver só de CB agora ? Ao meu ver, pensamento limitado e tosco. Dificilmente se recupera esses pontos, pela dificuldade em si, e pq aqui no Texas se gosta de pontinho fora. Agora, time reserva do reserva e sem treinar, é primeira vez.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Prezado Ilgo Wink !!!!!

    É evidente que eu respeito todos que divergem de opiniões, pois aqui não existe nenhum DONO DA VERDADE porque não vejo ninguém com esta capacidade, nem você que é o dono do Blog, amigo, fornecedor, ético e nem dentro do Grêmio Foot Ball Portoalegrense que é a razão desta página existir, pois existem aqui mais de 150 sábios absolutos de tudo.

    Lendo e vendo tanta gritaria por aqui como tu mesmo disse lá embaixo, e lendo tantas vezes palavras dos sábios entendidos como continuidade, planejamento, responsabilidade, preparação, abandonos, ousadia, peito, coragem, necessidades, resultados, vontades, desejos de Taças, etc & etc, e como acham que você & eu somos ”chapas brancas”, e ”eu” não tenho acesso ao Presidente, Diretor, CEO, Treinador, Equipe Médica, Preparador, Fisiologista, Nutricionista, Assessores, Auxiliares, eu apenas como um mero torcedor que sempre torce pelo clube e pelo time, queria relembrar umas datas que todos aqui sem exceção parece que não lembram, ou sabem que elas existem para fazer valer o pensamento e a vontade de cada um desses amigos Gremistas tão sabidos.

    12/10 – Final da Copa do Brasil e querem que seja na Arena do Grêmio
    28/11 – Final da Libertadores e querem que seja na Arena do Grêmio
    03/12 – Final do Brasileirão e querem que seja no Moisés Lucarelli em SP
    06/12 – Início do mundial de clubes para o Campeão da Libertadores
    16/12 – Final do mundial de clubes e querem o Grêmio lá com a Taça

    Perguntas:

    Como fazer com a continuidade, planejamento, responsabilidade, preparação, abandonos, ousadia, peito, coragem, necessidades, resultados, vontades, desejos de Taças, comemorações, lesões, viagens, preparação,
    etc & etc em tão pouco tempo ?????

    Como ganhar três, duas ou apenas a Libertadores que já vai estar em cima da data de estréia do mundial se o clube não tem dinheiro, não tem a Crefisa e nem tem um investidor, mas os sábios falam em hexa, trí brasileiro, tri da Libertadores, bi Mundial.

    Não vejo o Grêmio abandonando nada neste momento, não gostei do time D que mesmo assim ousou fazer 3 gols e levar 4 porque estava cansado e desentrosado, não gostei de usar os profissionais contra o Zamora, não gostei da derrota quando poderia até ter sido vitória ontem em Recife, mas aí …..

    ….. aí, os urubus não estariam aqui fazendo tanta gritaria como tu disse lá embaixo para um outro bom Gremista assim como todos aqui são, pois todos querem ganhar tudo, né ????? Ou não ?????

    Criticar eu também critico, mas não vejo necessidade nenhuma nesse bom momento do time desde que Roger Machado saiu (e eu gosto muito dele, e acho que vai voltar um dia para o Grêmio bem mais maduro e pronto para um time de nosso naipe), pois estamos bem em todas as três competições em que estamos jogando, mas é gritaria demais por nada de concreto.

    Por isso que eu acho que os urubus (batismo com muito carinho) vivem sobrevoando este espaço para pousar somente nas derrotas do time para defender as suas teses, mas não está escrito em lugar algum que eles não podem fazer isso e nem que exista aqui uma maioria (graças à Deus) que apoiam o clube, Presidente, Treinador, o time porque o momento está bom e não tinha nada disso nos últimos 15 anos.

    Portanto, aproveitem o momento e não usem as críticas para alertar, pois nem a IVI consegue isso com tantas plataformas à sua disposição todos os dias.

    Amigos, mais Gremismos e menos achismos, vamos torcer para o time e não para que as teses aconteçam, pois criticar derrotas é fácil demais.

    Abraço à todos, rumo a um título, ou dois.

    • Lucio

      Caro Copião,
      90% do boteco concorda contigo que não esta tudo errado,longe disto! E que é necessário poupar jogadores. Mas a questão é qual é a necessidade de colocar um time inteiramente reserva para jogar? Todo o time titular estava desgastado? Esses três pontos perdidos agora, são os mesmos três pontos que lutaremos para conquistar nas últimas 5 rodadas. Ao questionar isto não significa que estamos questionando o bom trabalho do Renato e do Romildo.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Grande Lucio, é por isso que eu acredito no clube, concordo com muitos amigos do Boteco, sou um otimista como disse o Ilgo certa vez desde 08/12/2012 (Arena) e divirjo de ”algumas” opiniões por aqui, mas não sou inimigo de ninguém.

        Porém, estou aqui sempre nas vitórias e nas derrotas porque não sou um oportunista, sou um Gremista igual à todos e não gostei do time D conforme citei, mesmo que a vitória tenha escapado no cansaço e desentrosamento. Valeu.

  • Arthur J

    Zini pires acaba de criticar o Grêmio e o Renato, o que me deixa confiante que o time está no caminho certo.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Cuidado com os urubus, amigo (kkkkk).

  • Francisco Coelho
    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      kkkkk, Ilgo, essa foi pra ti, chapa branca. Abraço, Patrono.

  • Pedro de Lara

    Agora entendi, Ilgo.
    Sendo o Bufão de Tudo quem é, te obrigas a aturar o cara.
    Ufa. Pensei que tambem tivesses perdido a noção do ridiculo.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      O Grêmio perdeu, a Maricota apareceu (kkkkk). A verdade dói, né !!!!!
      Pô, cara, vai dizer que tu nunca tomou uma Penta do Ilgo ?????

      Te liga, aqui só tem amigos que divergem sobre algumas questões, mas ninguém vem aqui para fazer inimizades, Márcia de Windsor (kkkkk).