Renato refém de sua ideia de futebol

Renato ficou refém de sua própria ideia de futebol e escravo de sua vaidade.

Só isso explica a insistência em uma proposta de jogo que dá sinais concretos de desgaste.

Tudo tem uma prazo de validade, ainda mais no futebol. O esquema de Renato baseado na marcação e na vitalidade dos laterais e dos volantes, e na doação defensiva dos atacantes,  já não funciona.

A bola que antes entrava faceira e dócil, sob a benção dos deuses do futebol, hoje se rebela. Teimosa, reluta em encontrar as redes.

Renato fala em sorte. Antes, quando o gol saía apesar da escassa produção ofensiva, Renato não falava em sorte. A sorte que sobrou em alguns jogos, agora está ausente. Já resultou na eliminação da Copa do Brasil e na perda do segundo lugar, e ameaça até a vaga para a Libertadores/2014.

Renato é um vencedor. Tem estrela. O mesmo vale para o presidente Fábio Koff. Mas chegou a hora de providências importantes para ajudar a ‘sorte’.

No jogo do Mineirão essas medidas já poderiam ter sido tomadas. Por vaidade, por orgulho, mais do que por convicção ou teimosia, Renato parece determinado a morrer com a sua ideia de futebol.

Só isso explica, em parte, a não entrada de Zé Roberto e Elano, juntos, no decorrer do jogo contra o Cruzeiro.

Aos 20 minutos do segundo tempo, ele poderia ter escalado os dois. Desconfio que não o fez por um motivo: vai que dá certo.

Se os dois entram quando o Grêmio está perdendo por 1 a 0 – e o Atlético PR se distanciando no segundo lugar com vitória sobre o SP – e o time reage, Renato teria que dar o braço a torcer, e talvez repensar a sua concepção atual, e até circunstancial, de futebol.

Renato arriscou tarde e errado. Redescobriu Maxi Rodriguez, que andava esquecido em algum armário no vestiário, e insistiu com Mamute. Esqueceu Elano e Zé Roberto, que poderia dar um toque de qualidade ao time.

Renato nem pode alegar que poderia prejudicar a marcação, porque os volantes do Grêmio já não marcam com a mesma eficiência, já que o Cruzeiro saía da defesa para o ataque praticamente sem ser importunado.

Então, não perderia em marcação e talvez acrescentasse ofensivamente. Perdido por um, perdido por dois.

O Grêmio não fez o gol – e aí mérito do goleiro Fábio, confirmando que o ataque gremista está consagrando os goleiros rivais ultimamente com a ajuda dessa bola volúvel, infiel – e, de quebra, levou dois.

Os 3 a 0 foram injustos. Mas quem disse que há justiça no futebol?

Cabe agora a Renato refletir sobre o que está acontecendo com a sua equipe e, com humildade, fazer as mudanças necessárias.

Está mais do que claro que faltam peças de reposição no ataque, em especial para Barcos. A alternativa é recuperar a qualidade na armação, mesmo que isso resulte em algum prejuízo em termos de marcação.

BICICLETA

Para finalizar, será que só eu vi infração no gol de Borges? Houve um tempo em que dar uma bicleta ameaçando rasgar o nariz do adversário era jogo perigoso. Se Pará mete a cabeça naquela bola…

INTER

Ao vencer o Botafogo por 2 a 1, em Caxias, o Inter afasta de vez a fantasma do rebaixamento. Clemer armou bem a equipe, que não jogou grande coisa, mas jogou o suficiente para fazer 2 gols, o que já dá uma certa inveja.

Se gostou, compartilhe!

  • Walter Borba

    Ilgo,

    Muito pertinente seu post.
    Renato, infelizmente, assim como o Luxa, é muito SOBERBO.
    Isso, não dá certo no futebol. Tem prazo de validade.
    Sou fã do Renato, e assim como você, entendo que ele não DEVE nada aos demais treinadores brasileiros.
    Contudo, lhe falta humildade.

    Ilgo, pode ir atrás disso que vou falar: …a tal renovação ANTECIPADA do contrato do Renato fez mal a equipe…e a ele.
    Quando a mídia começou a especular a renovação, logo a maionese ia desandar.

    Ilgo o que achas do Ney Franco e do Gilson Kleina?
    Seria boas opções para 2014?

  • Ilgo

    Ney fracassou no SP. Não gosto dele. Gilson foi bem na segundona. É um nome interessante que merece ser avaliado.

  • Henrique

    A verdade é uma só.
    Chamem uma benzedeira.
    Me lembro de ver o Cruzeiro jogar o ano passado, no Olimpico, estava muito mal, um dos piores times deles que já vi.
    Quase foram rebaixados, salvaram-se na ultima rodada e agora estão ai levantando o caneco.
    Enquanto isso, o nosso Gremio rema-rema e não sai do lugar.
    Koff, a contra-gosto, ficou com o Luxemburgo por pressão da torcida, porem trouxe o Portaluvas.
    Este somente motiva.
    Como exigir um time competitivo com um treinador que não impõe a parte tática ?
    Teimosia é outro caracteristica do Portaluvas.
    RENATO NÃO SABE LER O JOGO.
    o GREMIO PRECISA SE AUTORENOVAR.

    Lista de despensas: Kleber, Barcos, Dida, Pará, Werley,Alex Telles (não sabe cruzar), Elano, Zé Roberto.

  • emerson

    Até pode ter sido falta no gol do borges. Mas a falha do werley e a falta de reclamação desses cagões… o juiz até esperou um pouco… bando de frouxos

  • Quando a I.V.I, lança um assunto é por que já traçou o resultado projetado com o evento. Fazem anos que a imprensa da as cartas aqui no Rio Grande é de chegar ao ponto de promulgar até os campeões dos Gauchões. O projeto dela é fazer do inter um campeão em 2014 ano da copa, beira rio (novo) ué reformado, já estão dizendo das seis vitórias consecutivas, uma já aconteceu, e apostam que o inter chega na frente do Grêmio no fim deste campeonato. O que me admira é nossos multi campeões Koff e Renato estão dando corda e munição a I.V.I.(Imprensa).

  • Walter Borba

    Ilgo…
    O Ney Franco levantou um caneco no SP que me servia: a SulAmericana…kkk
    Independente de nomes, querendo ou não, o Grêmio tem dar uma guinada urgente.
    Do jeito que está, não dá para ficar.

    Até porque, de protagonista, o Grêmio passou a ser carimbador de Faixas de outros clubes:
    2008 (SP), 2009 (flamengo), 2013 (cruzeiro)….

  • Gabriel

    No primeiro gol do Cruzeiro o Borges fez mais falta no Werley (quando o zagueiro salta ele empurra) do que o Barcos no gol do Ramiro frente ao Atlético PR.

    Realmente o Renato tem ESTRELA, pois estar a 6 jogos sem vencer e a mais de 600 minutos sem marcar e não despencar na tabela não é pouca coisa!!!

  • Gabriel

    Jocelito não disse que conheço futebol mais que alguém, mas se procurar o que postei depois da derrota para o Coritiba verá que tenho razão. Agora meu chapa que saudade do Renato versão 2010, que não entendia de TÁTICA e alterava o time no 1º tempo ainda se necessário.

    Está um treinador previsível, sou capaz de dizer as alterações dele para a próxima partida; ele coloca 2 um dá certo este tem de 15 a 20 minutos GARANTIDOS na próxima partida, neste caso o Maxi, quanto ao Mamutelli vai para gaveta e entra outro. A exemplo do que ocorreu com o Elano, Zé, Lucas Coelho, Paulinho e Matheus Biteckembauer…

  • Jocelito

    Penso que se é para apostar em treinador não consagrado,o GRÊMIO,deveria dar chance aos treinadores do interior gaúcho.
    Nei Franco,Gilson Kleina,Vagner Mancini,Cristóvam Borges,nenhum desses me dá convicção de que farão bons trabalhos.
    Somos especialistas em descobrir técnicos oriundos do interior.
    Nem é preciso citá-los.

  • Adriano Schtscherbyna

    Existem 2 GRANDES BURROS E ESTÚPIDOS NO RIO GRANDE DO SUL…RENATO PORTALUPPI E PAULO SANTANA POR ENDEUSAREM O PIOR CENTROAVANTE QUE O GRÊMIO JÁ TEVE DESDE O TUTA…

    HERNAN BARCOS

    COMO DIZ O PODEROSO CASTIGA….ESSE É PIRATA PRA CARA##@@@

  • Alemão

    Sobre o Maxi Rodrigues, só queria destacar que dos 13 gols que o Grêmio marcou nos 14 jogos do returno do Dilmão mais os seis da Copa do Brasil, quatro (UM TERÇO do total, descontando o gol contra do Grenal) saíram de bolas em que ele pifou alguém na cara do goleiro (Werley contra o Santos, depois de uma triangulação com o Pará, Paulinho contra o Náutico, numa bela puxada de costas para o gol, Barcos contra o Corinthians, num belo passe por cima da zaga, e do próprio Maxi contra o Criciúma, cortando o zagueiro e fuzilando de esquerda).

    Sendo que o uruguaio jogou apenas alguns minutos nestas quatro partidas e entrou hoje no finzinho contra o Cruzeiro, ficando de fora das outras 15. Seu apelido entre a gurizada que treina com ele é Google, porque sempre “acha” alguém pra fazer o gol. Mas no Grêmio dizem que ele não está “pronto”.

    Sobre o gol do Borges, pode-se dizer que o lance foi semelhante ao gol anulado do Ramiro contra o Atlético-PR, com a diferença que o Werley pareceu ter sido deslocado com muito mais intensidade. Azar o nosso.

  • Roque Fernando

    O Renato é soberbo orgulhoso e vitorioso como jogador, tem campanhas satisfatórias em levantar o grêmio e times do ri quando estão a perigo. Falta o principal enxergar o timing do jogo. Se vc Ilgo enumerou os erros com tanta precisão, é sinal que ele não está pronto. Não adianta o futebol está sofrível. O Koff também é outro que parece de um planeta distante. Velhas ideias momomentos diferentes. Que futebol danado de ruim. E o pior é que da pra ver o grêmio despencando. É isso que angustia. O atlético paranaense com uma campanha irreparável. A questão é: porque com elencos caros fazemos campanhas ridículas. O time da beira do lago com um plantel segundo a Ivi melhor do que o nosso e que eu não acho, com uma campanha pior do que a nossa com uma complacência da imprensa pra lá de nojento. Enfim, situações pra lá de complicadas.

  • Gabriel

    Alemão pelos motivos por ti citados é que o Maxi não joga, imagine se ele ficar pifando o Kléber e o Barcos o tempo todo??? Vão descobrir a MENTIRA de atacantes que são e aí estará criado um problema para o treinador que terá que por seus bruxinhos o banco!!!

  • Gabriel

    Mais um goleiro CONSAGRADO pelo nosso ataque de asma!!!!! Deste jeito no cartola fc é por goleiro que irá jogar contra o Grêmio, aliás PODE POR TODA ZAGA que ganhará os 5 pontos por não sofrer gol.

  • Francisco Coelho

    Gabriel; o Luiz Ricardo já jogou no Grêmio em 2004 como atacante. Tem 29 anos e está maduro. Léo tem 22 e pode dar certo. Sueliton é pernambucano da terra da Pitu (Vitória de St° Antão). Eu ficaria com o Luiz Ricardo.
    O Doria é contemporâneo do nosso zagueiro dos juniores Lucas Rex e jogavam junto no Bota.
    Marlone pode ser uma opção.
    Maikon Leite bem preparado e motivado seria bom.
    O Grêmio tem um bom plantel e com um bom TREINADOR tem tudo para fazer um grande time.
    Goleiros sobram; lateral direito tem o Moisés e o Tinga mas deve contratar um titularíssimo. Zagueiro central (3) tem Saimon, Thyere e pode contratar o Rhodolfo. Zagueiro pela esquerda (4) canhoto tem o Canavésio, Bressan e Gabriel. Pelo que falam o Bressan ou o Gabriel vão ser vendidos e por mim o Werley poderia ir junto. Se for para contratar seria um canhoto como Leandro Castán do Roma.
    Volante teria de contratar um 5 e subir o Parrudo e o Luan Oliveira. Liberar o Souza e o Riveros.
    Meia canhoto tem vários; meia destro falta.
    Atacante no momento não contrataria e negociaria o Barcos e o Kleber.
    Meu time para iniciar o gauchão: Bussato, Moisés, Thyere, Canavésio e Wendell; Ramiro e Luan, Matheus e Maxi; Yuri e Lucas Coelho.
    No banco Ney Franco ou Enderson Moreira.

  • Francisco Coelho

    O ruim da idade é que a gente vai acumulando lembranças e lambanças mas, tendo memória sabemos o que da certo e o que não funciona.
    A maioria dos ditados são o resultado de conhecimento entre o que funciona e o que não funciona.
    A verdade gera o ódio; Cachorro comedor de ovelha só matando; Um dia da caça, o outro do caçador; Para o bom entendedor meia palavra basta ; Uma andorinha só não faz, verão; Vassoura nova é que varre bem; A corda sempre arrebenta do lado mais fraco.
    Errar é humano. Persistir no erro é burrice.
    Colocar a culpa nos outros é estratégia!
    Isso posto, quem quiser pegue o chapéu…

  • Francisco Coelho

    Ilgo; quem não afundou como treinador do SP nos últimos 5 anos. Muricy a pouco saiu quase corrido e voltou agora para levar um baile do Mancini.

    Se há verdade na palavra do Koff de valorizar a BASE tem de ter um treinador que saiba trabalhar com BASE. Tem de ser um treinador que tenha experiência em BASE conhecimento de táticas e que já tenha resultados. Ney (6°), Enderson (5°), Andrade (sem clube), Cristóvão (15°) sem falar no Mancini (2°) com uma equipe de baixo custo e sendo Paulo Baier de 39 anos o mais conhecido jogador.

    Lucca Borges de Brito (Cruzeiro) e Wallyson Ricardo Maciel Monteiro (Bahia) são nomes que me agradam como segundo atacante. No momento os atacantes de destaque são Walter (Goiás) e Gilberto (Lusa). Pensar em algum mais caro é sonhar pois o rombo gremista nas contas é grande.

  • Francisco Coelho

    Errei ao colocar o Botafogo como um dos melhores. Faltou fôlego e banco no final e Seedorf me parece um pouco gordo.
    Foi um bom erro pois sem ele estaríamos fora do G4.

  • Fora aquela bola que bisonhamente o Barcos não conseguiu dominar na pequena área, após um baita chute do Mamute, foram três belas conclusões (uma delas no poste). Ocorre que a bola realmente não está querendo entrar. Ainda acredito no G3 (já chega na outra passagem do Renato em que precisamos ficar secando o Goiás na final da Sul Americana). Contra o Vasco vamos retomar o caminho das vitórias! Quanto ao Renato, acredito na continuidade e penso que seria o melhor para o Grêmio. Ele confia na base sim e utiliza aos poucos a gurizada. Ao contrário do que preveem os astros, 2014 nos reserva alguns títulos, a começar pelo Gauchão que já está na hora de voltarmos a ganhar.

  • Alexandro

    Tem uma frase que cabe muito bem ao Renato…

    “Não é digno da vitória aquele que tem medo da derrota”

    Ah, outra coisa, Diego Aguirre saiu do Al Rayyan no inicio de novembro, e disse no fim de semana em entrevista a uma radio de montevideo, estar em conversas com alguns clubes, inclusive brasileiros…

  • Morpheus

    Bom dia!
    Ilgo, o que achas do DT. Gilmar Dal Pozzo?

    • Ilgo

      Bom para time pequeno ou médio. Talvez mais adiante.

  • ilgo

    Alexandre, parabéns pelo equilíbrio de tua análise, mas pelo que estou vendo o Barcos além de tudo é um atacante sem sorte. Centroavante e goleiro sem sorte não dá.

    Meu time no Cartola, o Alfredo FC, está igual ao do Renato, só caindo…

  • Gabriel

    Francisco não mencionei goleiro, volantes e laterais esquerdo pois também acho que estamos bem servidos, sobre o restante ainda me chama atenção o meia Éverton e os atacantes Marcelo e Rildo, pois são velozes e ariscos, o que acha?

    Olha Alexandre onde estava o Barcos nos lances que referistes?

    Na área, digo isto pois o mapa de calor dele no enfrentamento com o Atlético PR não possuía intensidade dentro só fora. Ontem o mesmo, nos poucos lances que entrou conseguiu algo, a área é a defensora dos atacantes, mas os nossos tem medo dela.

    Pelo pouco que vi Grêmio e Botafogo são os times entre os postulantes a vaga no G4, que estão jogando MENOS. Até o Vitória está jogando MAIS.

  • marcio

    Na nossa eliminacao da CB vc isentou renato. Agora seu post é exatamente o contrário. Isso seria aceitavel se o Grêmio não tivesse o mesmo estilo e produção de jogo. Mudaste de opinião radicalmente heim….

    • Ilgo

      tudo tem limite

  • Gabriel

    Alguém sabe se alguma vez, mesmo nos anos dos rebaixamentos, ficamos 7 jogos sem vitória e mais de 9 horas sem marcar??? Não seria um novo recorde?

    Engraçado o Renato falar em “falta de sorte”, quando vencemos SP, Bahia, o próprio Cruzeiro e por aí vai não se falou em sorte!!! E PARA QUEM ACHA QUE 3 X 0 FOI INJUSTO, acho que se fizéssemos 1 eles apertavam e fariam mais!!! Os caras tiraram o pé e controlaram o jogo, FOI UM CHOCOLATE!!!!!!!!

    Que vergonha da entrevista coletiva, novamente a história das férias!!! Cresci vendo meu time ser CAMPEÃO e nesta época JAMAIS lembrávamos ‘deles’; não quero saber o que se passa na beira do lago, quero saber do meu time, o que ele vai fazer para vencer o Vasco que é outro time que vem jogando mais que nós. Corneta só havia quando éramos CAMPEÕES, cornetear só desgraças dos vizinhos é muita PEQUENEZ!!!!!!!!

  • MAZEMBIANO

    Se até o Ilgo já esta se convencendo que o Renato não dá mais, é porque a coisa já se tornou insustentável defender…porque eu e a maioria já dizia aqui…

  • MAZEMBIANO

    Gabriel bem lembrado veja só o que é o Grêmio atualmente :

    “Batam palmas pro meu time”
    “Outros times vão assistir o Grêmio pela tv”
    “Os outros clubes tem que ver o Grêmio de binóculos”
    “Só não assinei porque EU não quiz”
    “O Grêmio não está de férias”
    “É hora de falar pouco e trabalhar mais”

    Sinceramente, eu acho que se deveria dar uma chance pro Renato no MKT do clube, pois tem muito talento nessa parte, até porque não temos ninguém mesmo…podemos deixar ele respondendo os e-mails dos corneteiros, o que acham?

    Quando eu disse aqui que ouvi uma entrevista do Denis Abraão sobre os dirigentes atuais, fui tido com ironia, e ouvi do Carlos Josias a mesma coisa, que alega que não temos dirigentes fortes, somente “corinhos”…pois deixam o Renato fazer o que bem entende da forma que quer, e os resultados? Risonhos! Eu já tinha jogado a toalha, e se continuar como esta pro ano que vem assim, já jogo hoje também…

  • Rodrigo

    Pelo menos o velho sabe tudo está.feliz, alguém tem que estar feliz com a nossa desgraça, não dele pois o time dele é o EU Sabia futebol Clube e por isso jamais erra agora vai postar até a escalação sub-20 do time da época dele o Honved da Hungria. Com a idade cresce a arrogância. Pode servir o chapéu agora

  • Querubini

    Ilgo, você é a favor da renovação com o Renato? Acredita que ele possa ser o técnico ideal para 2014?

  • Gabriel

    Será que o Ilgo entregou os tacos???

    Vejam bem, um aspecto que defendo a anos, o Renato não é mau profissional, mas deve ser observado de perto por um diretor, e diga-se alguém que ELE respeite e o coloque em seu lugar.

    Defendi o Espinosa como auxiliar, não trouxeram; fosse eu traria o Valdir Espinosa e criaria um cargo de Coordenador Técnico para ele.

    Peço aos meus colegas aqui do blog para não os erros de ‘alguns’ times por aí que fritam seus ídolos, se acharem por bem não renovarem com o Renato, que nossa torcida o RESPEITE e não soltem fogos, até porque se estamos vivos na luta pelo G4 é graças ao seu esquema esdrúxulo de 3 zagueiros e 3 volantes.

  • Gabriel

    Nossa torcida muda de opinião como a bandeira do divino, o lado que sopra o vento vira; quando Luxa era o treinador para muitos o Elano era ex-jogador e o Zé enceradeira. Muitos destes, hoje veem neles a solução de todos os problemas. Já com Renato o Vargas deveria ser titular; hoje seu aproveitamento é inferior ao do André Lima. Sempre quem está de fora é o melhor e esta história da grama do vizinho ser mais verde é PERIGOSA. Isto serve para os treinadores também vamos a lista:

    Roth deixava o Judas no banco; Enderson Moreira REBAIXOU O IPATINGA e naufragou com INTER B no engana Bobo; Tite é lembrado pela Copa do Brasil, mas treinou o Grêmio até 2003 onde deixou o time na zona da degola, ajudou ainda a rebaixar o Atlético Mg, permanecendo no LIMBO até 2009, sem elenco é um treinador limitado, que não presa pela ousadia.

  • Gabriel

    Realmente não sei se devemos renovar com o Renato,o critiquei sempre que achei que ele errou e mesmo quando vencíamos fazia a ressalva que ele mexia tarde. Digo isto, pois estamos diante de um momento delicado para nosso clube; estamos diante de uma CRISE financeira sem precedentes, abeira da falência tendo de enxugar o elenco e buscar títulos.

  • Mauro Antônio Pandolfi

    O texto está defasado, fora do tempo. Mas, vou postar assim mesmo. Fiquei impressionado com a conjunção astral do Grêmio. Li o do Ilgo, do mago Isaias e a história do pacto. Assim como você, Ilgo, também fiz várias matérias de final de ano. Ia em busca do futuro. Conversei com mãe de santo, com um francês pirado, dono de um gato doido – Mutu era o seu nome – que me seguiu com os olhos o tempo todo, que sonhava com o futuro e um cego chamado Ray Carlos. Ele previa através da luz. Não me pergunto como. Pois, nunca entendi o processo. Ficamos amigos. Ontem, depois de muito tempo, fui visitá-lo. O Grêmio está preso pelos astros e estrelas. Foi o que descobri. Ray sempre diz que o futuro está desenhado, pontilhado. Podemos ligar os pontos ou alterá-lo, depende de nós.
    A placa continua lá: “Ray Carlos, vidente. Só futuro! O passado já foi!” Numa rua estreita, escondida no Bairro Nossa Senhora do Rosário, em São José – do lado de Florianópolis -, numa casa de madeira, encontro cantando Stevie Wonder. “Olha só, quem eu vejo! Faz tempo, Mauro! Já sei o que tu queres! Não estás no jornal, os meninos e a patroa vão bem, os negócios estão complicados, mas dentro da normalidade anormal do país. É sobre o nosso Grêmio, não é?”, explode a gargalhada que acorda o papagaio Pablito. “Tá velho e gagá. Só fala bobagem!”. Acertou, afirmei.
    ‘Então, vamos lá. Vocês não enxergam nada. Olham por cima, superficial. Não tem a essência, a profundidade do ver. Eu não olho. Nunca olhei o mar. Eu enxergo o mar, a beleza e a virulência. Em futebol, então…Vocês mal olham um impedimento ou um gol bonito. Não sabem da alma do jogador. Eu enxergo o sentido da bola e do gol. E, o Grêmio está preso em uma alma que não existe mais e teima em existir”, disse ele. Que alma é essa? perguntei. “Não sabes, meu caro Mauro. É o teu orgulho, o nosso orgulho, eu também sou gremista. É a imortalidade que sobreviveu aos Aflitos. Aflitos, Mauro? É o nosso carma, a nossa desgraça, a inveja que se tornou praga”. Ray perde o humor, esbraveja algo sem nexo. “Não entendeu nada do que disse. Apenas refleti os sentimentos de nós todos. Falamos tanto, gritamos tanto, berramos tanto, que tudo se torna incompreensível. É a imortalidade que impede a nossa compreensão”, explica.
    A tarde vai terminando. Ray esclarece a conversa. “Precisamos renascer. Mas, para renascer tem de morrer. O Imortal nunca morre, então não renasce. Vai repetindo sempre a mesma vida, eternamente. Os erros são os mesmos, os acertos, também. Sei que o Grêmio tem orgulho da imortalidade. É dolorido para mim. Não conheci o Olímpico, nunca estive lá. Tem a nossa história. Mas, tudo passa pela demolição. É a morte simbólica do imortal. Estaremos livres para recomeçar na Arena. E, é recomeço, mesmo. De baixo, do menor. Precisamos de um gauchão. Não sofrido. Bem ganho, com uma grande superioridade. Daí, as outras conquista virão. O sol azul de hoje, não mente, não engana. O futuro vem aí”, comenta, emendando o hino de Lupi.
    Hora de ir embora. Antes de sair falo de técnico e jogadores. Ray ri. “Não precisa ser vidente. É preciso mudar, reinventar a alma. Então, é hora de apostar do novo, do não conhecido. Esquecer as estrelas decadentes. Precisamos estrelas cadentes, produzidas em casas ou nas pequenas casas. Há tanta gente pronta para brilhar. É só ver. Mas, os cartolas só olham. Miram nomes e cartazes. Querem só a fama. É uma pena!”, afirma. Dou um beijo na testa, agradeço a conversa e vou embora. “Os meninos, Mauro! Usem os nossos meninos. Os piás, como tu fala. 2014 será uma bom ano para o nosso tricolor. Acredite, Mauro! Tenha fé!”
    É isto, Ilgo! Tomará que as profecias não fiquem apenas nas promessas.

  • Francisco Coelho

    Chibeiro se manifestando. Na minha mesa só senta de coronel para cima. Miliquinho é para recado…

  • Francisco Coelho

    Gabriel; Luxa afundou todos por onde passou e encantou muitos com seu jato conversa e vinhos.
    O Felipão largou do Palmeiras quando estava com água no pescoço. Tem gente clamando pelo Felipão.
    Mano faz tempo que não acerta nada e tem gente pedindo.
    Sou mais o Guilherme Biteco de 19 anos que o Zé. Todos tem paciência com a enceradeira e não tem com o guri. O Biteco I nem do Grêmio é.
    O Enderson Moreira está fazendo um bom trabalho e conhece de BASE tendo sido campeão da Taça SP em 2007 com o Cruzeiro e conhecimento de BASE o Renato não tem. Compara o valor $ do Grêmio com o do Goiás.
    Elano batia boas faltas, mas não vem acertando nada.
    O lateral Edílson ex Grêmio contra o Inter bateu faltas como poucos.
    Valdir Espinosa é peça fora do baralho por dirigentes e ninguém sabe ou fala o motivo.
    Eu simplesmente me baseio no que o Koff falou que li e ouvi. Priorizar a BASE. Para priorizar tem de colocar um treinador que entenda de BASE.
    O Gallo montou a sub 17 só com jogadores fortes e que fazem aniversário nos primeiros meses do ano por serem mais velhos. É uma boa seleção, mas faltou drible e velocidade. Nem sempre só força resolve.
    Tem vários treinadores jovens fazendo bons trabalhos. Eu prefiro quem já tenha tido resultados como o Ney. Tem gente que prefere treinador coca…

  • Gabriel

    Concordo plenamente com o teu profeta Mauro, onde assino ???

    Aqui no blog mesmo, observo vários gremistas de saco com esta história de Imortal…

    Será que o profeta não quer ser Diretor de Futebol do Grêmio?? Ou do Marketing???

    Tem mais visão que TODOS juntos.

  • Francisco Coelho
  • ilgo

    Mauro, gostei do Ray Carlos. É um sábio. Mas, aqui entre nós, acho que ele é um personagem teu, criado com brilhantismo. Assim como duvidavam do meu astrólogo, fico com um pé atrás agora. Quero fotos do Ray. Até o nome sugere um personagem.
    Mas verdadeiro ou não, são palavras sábias.

    Mazembiano, Querubini e Gabriel:
    eu acho que o Grêmio não deve renovar com Renato.
    Mesmo que ele vença tudo a partir de agora.
    Sabem por que? Simples, ele sempre será motivo desse amor e ódio que a gente percebe aqui.
    Um técnico sem essa ligação com o clube nunca será vítima dessa divisão que caracteriza a nossa cultura gaúcha, tudo sempre na ponta da faca.
    Portanto, não quero que Renato continue.
    Tem gente aqui que só fez detonar o Renato desde sua chegada e calou quando ele começou a vencer, mas voltou a mil qdo as coisas começaram a piorar.
    Então, sempre haverá gremista na tocaia do Renato.
    Os mesmos que dizem que falta qualidade no grupo atribuem ao Renato -que não montou esse time – tudo o que de ruim acontece.
    Temos então que o time é ruim e o técnico também, e a direção mais ainda.
    Nada presta.
    Vamos demolir tudo, assim como estão fazendo com o Olímpico.

    O fato é que, bem ou mal, o Grêmio termina o ano com uma cara de time. Um time que com dois ou três reforços de qualidade terá tudo para brilhar em 2014. Ah, com Grohe de goleiro.
    Mas sem Renato, porque eu já enchi o saco de tanta corneta.

  • Mauro Antônio Pandolfi

    Venha logo 2014! Não aguento mais o, falso, dilema tostines do Grêmio: não ganha porque não jogam Elano e Zé Roberto ou Elano e Zé Roberto não jogam e por isto o Grêmio não ganha. Vamos fazer uma análise mais reflexiva, aprofundada e sem paixões. Não sei se o Renato é um ótimo treinador. Não tem um cartel de títulos e de trabalhos. Mas, tem um bom desempenho este ano no Grêmio. Por algum tempo, armou um time forte, com caraterísticas de equipe moderna. Compactado, saídas rápidas, solidez defensiva e contragolpes mortais. Vi ótimas partidas do Grêmio. Aquele Grêmio, pode ser, uma miragem, uma nuvem passageira, que descambou, desesatruturou-e, terminou. Que pena! No entanto, pode ser uma idéia para 2014.
    Tudo tem validade no futebol. De técnicos até jogadores. No Grêmio, há vários exemplos de fim de festa, de validade: vai do Dida, passa por Zé Roberto e chega no Elano. Infelizmente, terminaram. Foram ótmos jogadores. Porém, o tempo é cruel!. No entanto, há prazo de validade, também, para jornalistas, colunistas, comentaristas, narradores, repórteres e, até, cozinheiro que dá palpite. São tantas bobagens, “verdades absolutas”, teses equivocadas. Talvez, até os comentadores deste blog tem o seu prazo vencendo. Eu? Quem sabe! Ilgo, sou teu leitor de Correio do Povo, do blog há mais de três anos, acredito que está na hora de uma reflexão sem dor, profunda sobre o teu pensar do Grêmio, as saídas, as soluções e as esperanças.
    Li sobre reforços nos comentários. Luiz Ricardo estava no pacotão do Silas para o Grêmio. Eram seis. Dois, Ferdinando e William, vieram em seguida. Léo Gago e Marquinhos o Grêmio trouxe depois. Émerson – o melhor da lista – e Luiz Ricardo nunca vieram. Silas era criticado por ter montado uma “república avaiana” com Ferdinando e William. Imagina, sem todos tivessem vindo. Silas não ficava um mês.
    Me apavoro quando ouço que o Grêmio vai atrás de reforços. A chance de “bombas” é muito grande. Estão falando em Maykon Leite. Deus do céu!! Testem os piás antes dele. Maykon Leite é um horror. Finaliza mal, tem um passe defeituoso, é só veloz. Antes que me detonem, vou citar três bons jogadores em Santa Catarina: o laterais Eduardo do Jec, lembra muito o Alfinete. Apoia em diagonal, cruza e chuta bem; Rafael Lima, zagueiro da Chapecoense é forte, bom marcador e tem uma saída de bola rápida e precisa; e, Rafael Costa, do Figueirense, é um centroavante ao estilo Walter. Há mais dois jogadores em ótima temporada. Mas, se falar vou levar porrada de todos. Já que estou no baile, vamos lá: Maílson e LIns. Pronto! Que venham as porradas.
    PS: é tão personagem como o teu astrólogo. Ray Carlos é o seu apelido. O nome dele é Raimundo Carleston da Silveira. Carleston era porque o pai dançava Charlesaton e no cartório, tiraram o h do nome. Manezinho de Biguaçu – cidade perto daqui -, num tem? Fotos? Falarei com ele.

  • O que seria mais um ou dois anos para quem está a 3 sem um mísero noveletão? Sugiro mandar embora todos os jogadores que tem salário superior a cinco dígitos e preparar a gurizada para assumir o Grêmio em 2014. Um projeto com objetivos claros para um, dois, dez anos, como fez o São Paulo na época em que ganhava tudo. Investir em um excelente treinador e colocar a gurizada para jogar.
    Ps.: Esta minha sugestão é válida inclusive se classificarmos para a Libertadores!

  • Roque Fernando

    Para descontrair,
    Profissões que mais atraem psicopatas
    http://economia.terra.com.br/revista-lista-profissoes-com-maior-numero-de-psicopatas-confira,8462eaee9f742410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html
    1 Presidente de empresas
    2 Advogado
    3 Profissional da mídia (TV/Rádio)
    4 Vendedor
    5 Cirurgião
    6 Jornalista
    7 Policial
    8 Líder Religioso
    9 Chef
    10 Funcionário Público

    Junto com presidente de empresas, poderiamos citar presidentes de clubes de futebol. Nenhuma alusão ao Ilgo, que tem sido coerente com suas idéias (heheheh tomara, mas depois dele defender tanto o Renato….hehehehe, não sei não,), mas alguns de seus colegas bem que estão nesta lista. Boa Tarde

  • Rodrigo

    Baba bem o ovo destes Coronéis lacaio lambe botas de General, Soldadinho é a tua vó Francisco Coelho.

  • Rodrigo

    General Francisco Coelho, chibeiro é as tuas negas

  • ilgo

    Mauro, não precisa foto, estou convencido.

    Roque, só faltou cervejeiro nessa tua lista.

  • Ilgo, quem seria o técnico hoje para treinar o Grêmio na tua opinião ?

  • Gabriel

    Interessantes números de gols marcados, o time com Renato marcou 32, 16 em casa e 16 fora em 28 jogos. Os números, do oráculo inventor do futebol para alguns, Tite: 33 jogos marcou 17 em casa e 9 fora. Sob comando de Renato o Grêmio sofreu 29 gols em 28 jogos, sendo 10 em casa e 19 fora, chama atenção o queridinho de muitos por seu time jogar para frente, Ney Franco, que com 16 jogos sofreu 21, com IMPRESSIONANTES 5 sofridos em casa contra 16 fora.

    Os números deste brazuca indicam times muito parecidos e principalmente TREINADORES muito semelhantes…

  • Gabriel

    Maior invencibilidade 13 jogos do Atlético PR, maior sequencia de vitórias Marcelo Oliveira 8, depois Enderson Moreira 6 e Renato 5.

  • Francisco Coelho

    Balançou e balançou até que caiu o Luxa.

    Anos Clube Jogos Vitórias Empates Derrotas Aproveitamento
    2005 Real Madrid 44 27 6 11 68,1%
    2006-2007 Santos 141 82 26 33 64,3%
    2008-2009 Palmeiras 110 40 30 40 45,5%
    2009 Santos 26 9 8 9 49,9%
    2010 Atlético Mineiro 53 22 12 19 52,8%
    2010-2012 Flamengo 73 35 27 11 60,3%
    2012-2013 Grêmio 91 52 21 18 64,84%
    2013-Fluminense 21 6 9 6 28,58%

  • Roque Fernando

    Cervejeiro não tem como estar nessa lista, o cara que faz cerveja não tem como ser psicopata, hehehe, o cara de bem com a vida,

  • E como falei a IVI manda e dita as regras para colocar o inter na frente do Grêmio no Rio Grande. A mais recente e a Média Proporcional de torcidas. Estamos apanhando de todos os lados e dentro de campo, tanto quanto as chuvas e temporais que chegaram.

  • Moretto

    O ILGO O TREINADOR PARA AJEITAR O TIME É O TITE QUE VAI SAIR DO CORINTHIANS, MAS O KOFF MORRE ABRAÇADO AO RENATO. ACHO QUE A CULPA NÃO É SÓ DO RENATO, GOSTO DELE E ACHO QUE COMO TREINADOR ELE MELHOROU COMPARADO A 1 PASSAGEM PELO TRICOLOR.
    AGORA TODA ENTREVISTA ELE FALAR QUE O GREMIO TA DISPUTANDO ALGO, E NÃO TEM CORAGEM PARA ACEITAR QUE O TIME NÃO ESTA RENDENDO MAIS NO SISTEMA ADOTADO E MUDAR, FORA QUE SOBRE O DISCURSO ELE LEMBRA O LUXA(PREPOTENTE), FALTA DE HUMILDADE, LEMBRO QUE QDO ELE TREINAVA O FLUMINENSE NUMA LIBERTADORES, PERGUNTAVAM SE ELE NÃO ESTAVA PREOCUPADO COM O BRASILEIRO E ELE DIZIA QUE ESTAVA A UM METRO OU PASSO DA LIBERTADORES DO ANO QUEM VEM.
    ESSAS COISAS ACHO QUE COM O TEMPO ELE VAI APRENDENDO, TALVEZ, QUEM SABE
    ELE SE TORNE UM GRANDE TREINADOR, MAS HOJE ELE NÃO É. O TITE DEVERIA SER O OBJETIVO, ESSE SIM SABE ARMAR UM TIME. FEZ GRANDES TRABALHOS EM VARIOS CLUBES.
    POR FIM, VAMOS TORCER PRA IR ANO QUEM VEM PRA LIBERTADORES, VASCO FLA GOIAS VENHA QUEM VIER VAMOS PASSAR POR CIMA E ERA ISSO.

  • Taí uma coisa boa em tempos de derrotas CERVEJA e por falar em cervejeiro meu avô, filho de alemães fazia umas cervejinhas, enterrava no porão da casa dele por uns tempos que não me lembro quanto pois era uma criança, mas já quando um pouco maior comecei a degustar estas maravilhas ele se foi, mas até hoje é o meu tricolor,avô,padrinho preferido. Em algum momento ele vai sorrir com novas vitorias do seu Grêmio, assim como o nosso Grêmio voltará a ganhar com o mesmo sabor nostálgico das vitórias. Profecias.

  • Gabriel

    Moretto respeito sua opinião, mas eu prefiro o Renato versão 2010, caminhando contra o vento; sem lenço ;sem documento, para cima corajoso, alterando se necessário no 1º tempo ainda. Tirando volante e colocando atacante.

  • MAZEMBIANO

    Na real eu acho o seguinte, tá mais do que na hora de nós gremistas percebemos como a coisa tem que ser, o Renato tem que ser visto como TREINADOR! E não como JOGADOR! É muita superproteção por causa disso e daquilo, falta PLANEJAMENTO pras direções do Grêmio que por vários problemas políticos já citados, não fazem a roda andar como deveria…
    Claro que nosso ídolo Renato como jogador não tem igual pra nós gremistas, mas a entidade tem que vir em primeiro lugar e se o trabalho do Renato foi satisfatório em virtude dos resultados atuais que se renove,ou não… mas que tenha convicção por favor!!!
    Isso serve pras contratações de jogadores que são muitas vezes nesses últimos tempos uma catástrofe…
    Entendo também que se precisa em um clube como o nosso de dirigentes “FORTES”, pessoas qualificadas, mas com “cabelo no peito”, coisa que não temos atualmente, na minha opinião…
    Tem que ter dirigente que chuta a porta sim!!! Tem que cobrar do treinador e esta com ele sempre, também!!! Tem que ver como anda a “noite” desses caras, ganhando o que ganham!!!
    Acho que isso é o começo, alguém que planeje as coisas independente de quem esta lá no comando, o cidadão tem que dar resultado igual a qualquer um…não deu, sofre as mesmas consequências, mas o mais importante é a CONVICÇÃO!!! Me desculpem,mas penso assim, só pegando a cinta e entrando no vestiário mesmo…

  • Rafael M.

    Ver críticas ao Felipão e elogios ao mancini e ao ney é duro de engolir…
    O Grêmio tem lá seus problemas, o time tem carências, algumas escolhas ruins, etc, mas vamos em frente. Ninguém me tira da cabeça que jogamos com o ataque reserva no pr de propósito, quer dizer, é muito estranho os 3 atacantes serem suspensos por cartões nos últimos minutos do jogo contra os manos. Outra coisa, poupar todo o meio de campo contra o coritiba também é de doer. Mas vamos em frente.
    De bom só o fato de que o Barcos começou a chutar em gol. Fazia muito tempo que ele não finalizava. Antes só as bolas na cara do gol e sem goleiro. Agora, perto da área e ele está chutando. E quase fazendo.

  • Gabriel

    MAZEMBIANO outro dia ouvi um repórter da grenal minimizando a questão da noite, justificando que TODO mundo gosta de sair e que, o que o cara faz em dia de folga , ninguém tem nada a ver.
    Acontece que jogador não é popstar, é atleta e deveria se portar como tal, poderia se espelhar nos atletas olímpicos, principalmente da natação, que acordam cedo e saem tarde da piscina.
    Quando estes querem se divertir, o fazem nas férias ou se aposentam, pois não há espaços para foliões no meio do esporte de alto nível.

    Fiquei sabendo que tem atacante e meia indo a festa a fantasia, é puro amadorismo.

  • Querubini

    Renato pediu 900mil de salário para renovar. Parece que vai levar 750mil.

  • Daniel Scherer

    Querubini, qual a fonte desta informação? Se for verdade, tem que largar tudo de mão mesmo. Pagar 500 mil pra QUALQUER treinador já seria um absurdo. É muita gente mamando na teta dos clubes, eles vão acabar com a paixão do brasileiro. É muita irresponsabilidade.

  • Roque Fernando

    Na realidade, a situação do Renato é bem diferente da do Luxemburgo. Pois enquanto esse estava nos braços da torcida no final do ano passado o Renato ao final deste ano, está sob desconfiança. Momentos diferentes campanhas parecidas. Não estou levando em conta o gauchão. Só que a torcida aprendeu rápido, e boa parte da torcida não esta querendo renovação. Agora o Fabio Koff tem o apoio da torcida em uma eventual demissão, contudo, tem o amigo que lhe veio socorrer quando estava com a barca a deriva…Não é fácil a situação dele. Temos que fazer um exame de consciência antes de exigir mundos e fundos…Lidar com paixão é muito complicado. O certo é não renovar em qualquer situação. E penso que o Renato vai querer sair por cima. Classifcar e não renovar por escolha dele. Ao sinal de rejeição ele pula fora. Ele pode ficar, mas terá que ser cirúrgico em algumas posições. Será que cosegue ? Vejamos, o Barcos é caso de preservar e dar um banco, mas ele esta aguentando ele no time de tudo quanto é jeito. Disseram que talvez a noite fosse o problema do Barcos, não sei. Só sei que ele está muito para trás de outros técnicos que usam o intervalo para mudar um jogo, e ele insiste por convicção ou por dar tempo para que os caras consigam mudar o panorama do jogo. Eles não tem essa caracteristica, os jogadores do Grêmio de mudar o jogo. Então tem que ter o dedo do técnico, e isso não vem acontecendo, e quando acontece é tardiamente. Que pepino o Grêmio se encontra.

  • Hal

    hmm.. i just subscribed on wednesday. i wonder if i made the mailing cut-off? when will the next letters be sent out.

  • A big thank you for your blog.Much thanks again. Want more.