Renato fica ou não? Um debate inoportuno

Grêmio deve ou não renovar contrato com o técnico Renato?

Há enquetes no ar com a participação de torcedores – e não apenas gremistas respondem, o que torna a pesquisa tão séria quanto tantas realizadas na política -, debates em programas de rádio e de TV e ampla abordagem na mídia impressa.

Está aí algo que não acrescenta nada e que só serve para tumultuar o ambiente no Grêmio e mexer com a cabeça de Renato. Sim, apesar do seu jeitão ‘to nem aí’ e ‘nada me atinge’, Renato sente a pressão, e reage dentro seu estilo, digamos, irreverente. Mas ele sente. E ao sentir, pode tomar decisões que em outra circunstância não tomaria.

Então, esse tipo de polêmica vem num momento inadequado, inoportuno.

Sei, a direção do Grêmio deixou vazar que estaria negociando com Renato a renovação. Ora, esse tipo de informação é só para dar força e tranquilidade a Renato, inclusive e principalmente perante ao grupo.

É uma mensagem para os jogadores, em especial aos que são preteridos: nós estamos com Renato. É um recado também para a mídia e à torcida, numa tentativa, como se vê frustrada, de silenciar um pouco a corneta e tornar o ambiente mais sereno para um time que caiu de rendimento e precisa reagir.

Agora, como reagir se às vésperas de um jogo importante contra o Vasco, na Arena, só se fala nisso: Renato renova ou não renova.

O jogo contra o Vasco ficou em quinto plano, é quase nota de rodapé.

Sem intenção outra que não seja desenvolver o tema, que realmente atrai os torcedores, a imprensa acaba prestando um desserviço ao Grêmio e ao futebol gaúcho.

O debate se amplia e se retroalimenta com a participação de boa parte da torcida gremista, que, ao entrar no circuito, contribui para perturbar o Grêmio numa hora em que a equipe, fragilizada e insegura diante dos maus resultados, mais precisa de apoio e de incentivo.

Não faltam, em meio a isso tudo, pessoas, jornalistas ou não, ‘informando de fonte segura’, que Renato está pedindo 900 mil reais por mês, enquanto o Grêmio oferece 750 mil.

Gremista que leva adiante essa ‘informação’ faz o jogo, sem querer, de quem quer tumultuar.

Ora, considero isso de uma irresponsabilidade absurda. E o pior é que esses números acabam circulando nas redes sociais, amplificando de forma descomunal o seu alcance, e colocando Renato numa situação ainda mais delicada e antipática.

Queiram ou não, gostem ou não do Renato, do Barcos e cia, o Grêmio é o único clube gaúcho em condições de disputar a Libertadores de 2014. E é bom para os meios de comunicação do Estado ter um clube nosso na Libertadores.

Admito que não cabe aos veículos de comunicação zelar pelos interesses do Grêmio ou do Inter. Sua função é outra.

Mas eu penso que o debate debate sobre a renovação de Renato neste momento nada acrescenta, até porque tudo somente será definido a partir dos resultados de campo.

Fora isso é encher morcilha ou ejaculação precoce.

Ah, só pra reforçar: amanhã tem jogo na Arena e o Grêmio precisa de sua torcida para vencer o Vasco e superar a crise técnica do time e, vá lá, do próprio Renato.

Se gostou, compartilhe!

  • Gabriel

    É importante levar em consideração quando se fala em renovação a confiança e coerência do dr. Koff. Lembro que em 93 a torcida queria a cabeça do Felipão numa bandeja e ele bancou e o resultado todos sabemos; naquela ocasião a pressão foi MUITO maior para que se demitisse o treinador que hoje. O tite de 93 era o Cassiá Carpes que a imprensa e a torcida queriam que retornasse.

    Só ele sabe e tenho certeza que quando tomar a decisão (se é que já não tomou) não voltará atrás, principalmente depois de contratar o Luxa contra a sua vontade.

  • Gabriel

    DUVIDO E SE FOR VERDADE PARO DE TORCER SE O SALÁRIO DO RENATO FOR OS 750 MIL ESPECULADOS. DIGO MAIS, ACHO QUE NÃO CHEGA A METADE!!!

    Acredito que este valor é uma resposta da IVI para um possível salário de Abel Braga, NÃO SEJAMOS TOLOS.

  • André

    Esses valores são pornográficos,SE for isso mesmo,tchau Renato.Se valer da condição de ídolo pra meter a faca e extorquir o clube,baita exemplo.Sendo que em outros clubes ele é considerado mediano e recebe 1/4 do que pede aqui.

    O que virou o futebol,a ilha da fantasia?Salários estratosféricos e o produto (futebol bem jogado,bons jogadores,boas táticas) cada vez pior? A coisa tá indo pra um caminho de completo absurdo e de falta de noção de valor.Qualquer pangaré recebe uma babilônia. Trouxa é o torcedor,só.

  • Nelsongz

    Excelente post, Ilgo. Parabéns !

    Quanto aos valores citados é pura hiper-especulação.

  • Ilgo

    Nelson, os caras chutam números e o pessoal leva a sério.
    Agora, o salário de técnico de time de ponta fica perto dos 500 mil.
    Mesmo técnico de clube médio ao subir vai querer um puta aumento para ficar perto desse número.
    O fato é que isso só serve pra tumultuar e encher espaço na mídia.

  • Rodrigo

    Isto é balela da Imprensa majoritariamente Vermelha e claro a necessidade de vender jornal, pois sabidamente a torcida tricolor é a maior do Sul do Brasil, nesta hora só o Grêmio perde, pois se o Colorado estivesse na disputa eles estariam mobilizados. Uma hora o gol vai sair, não vamos ficar tanto nesta seca e acredito que será amanhã. O Barcos por pior que seja a fase não desaprendeu a fazer gols. Estes salários são chutes na lua e claro depois que o Renato esculhambou com o LHB era lógico que o troco viria e como a nossa fase está terrível é um prato cheio para a vingança deles.

  • Jocelito

    O ano do GRÊMIO foi conturbado,atípico e difícil.
    Espero que o Koff tenha saúde,para superar tudo o que a sua função exige.
    Em todas as suas outras gestões ele teve dificuldades no início,mas,depois conseguiu dar a volta por cima.
    Eu ainda acredito na sabedoria do “Véio”.

  • joao

    A matéria da ZH foi um chute no fígado de todo gremista.

    Wianey, Zini e o outro cidadão, que não vão a treinos, reclamando que o renato não gosta de treinar.
    E se o renato acussase os três nobres jornalistas de não gostarem de trabalhar.

    Uma coisa é dizer que os treinos não estão funcionando, o time não apresenta evolução em campo etc. Outra é questionar a postura profissional, sem ter base pra isso: “renato não gosta de treinar”.

    Os argumentos foram ridículos. Deu nojo

  • Thomaz

    A gente acaba virando paranoico… mas dá a impressão que essas matérias querem isso mesmo, desestabilizar o time, criar cizânia e bagunçar o ambiente, jogando a torcida contra o time e o treinador. Vida de gremista nunca foi tão complicada quanto tem sido nestes últimos anos… a imprensa sempre teve uma tendência colorada, até a tragédia de 2006 disfarçada, depois escancarada e delirante, confrontando o nosso time de todas as formas. Quando essa seca de títulos se encerrar seremos melhores pessoas, teremos passado por toda essa pressão e sobrevivido. Mas até lá… contra tudo e contra todos. Até a pé nós iremos…

  • Michel

    É isso aí galera, depois que o renato deu no meio do LHB, a rbs começou a campanha, com reportagem na véspera do jogo contra o patético-pr com tudo o quanto é entendido metendo o bedelho na escalação. Depois da eliminação o assunto não é outro senão a renovação e o suposto salário do treinador… não sejamos tolos!

    E hoje o Barcos desencanta, ele vem melhorando nos últimos jogos e, com essa postura, o gol é uma questão de tempo!

    Dále Tricolor!!

  • Francisco Coelho

    O cara toma uma Benzetacil e todos que vem falar com ele batem no local. O Grêmio está assim pois MUITOS falaram demais coisas que não deviam e muitas promessas. Renato sempre brincou com a situação dos vermelhos e agora leva o troco assim como o “gremista do caiaque”. Tem hora que em boca fechada não entra mosca. Quem sai na chuva fatalmente se molha…

    Misael vem sendo um gigante no Santos. Defende e arma o time.

  • Roque Fernando

    Ilgo, você viu com que transparência o Palmeiras está tratando a renovação do Gilson Kleina, falaram abertamente pra ele que queriam o Marcelo Bielsa, e que no Brasil a preferência era para o Kleina. E eu vi ontem o final da partida com entrevista do Brunoro, e ele não negou nada.
    O treinador parece que soube isso pela direção e não por terceiros e concordou com a atitude da direção. Acho louvável isso. Aqui seria coitadinho ou a opinião do Diogo Olivier que o grêmio tem que ficar com o Renato.
    Eu, sinceramente acho que existe um sensacionalismo que a mídia cria em torno da renovação do Renato. O interesse deles é desgastar o técnico. Independente se eu gosto ou não dele, não tenho dúvida que esse jogo armado é pra desestabilizar. Contudo, o Renato não se ajuda também. Suas entrevistas são repetitivas e não explicam as maiores questões: Porque o Barcos não é substituído e porque ele demora uma eternidade para uma substituição. Enfim, o restante é binóculo, o Grêmio estava pra cair, muita gente inveja o Grêmio- “quando eu cheguei aqui meu grupo estava pra cair” …o meu grupo, o meu isso o meu aquilo, é xarope escutar o pós-jogo. E olha que ele teve uma melhora bem sensível em relação a 2010. Principalmente no quesito de implantar uma filosofia de trabalho. Entretanto, esta se vendo que a leitura do jogo no momento é a parte que mais ele tem dificuldade. Não sei, alguma coisa ocorre no reino do vestiário.

  • walter borba

    Ilgo e colegas de blog.

    O que havia falado há cinco seis jogos aconteceu: notícia de renovação do Renato NÃO IA PEGAR BEM.
    Contudo, da IVI podemos esperar tudo.
    Além de noticiarem coisas inoportunas, ao meu ver, agem sem ética jornalística. Jogam palavras ao vento, para os torcedores interpretar do modo que bem lhe aprouver.
    Renato, sem dúvida não é pior técnico do que Jaime Almeida, do que Andrade, do que V. Mancini, do que Cuca……
    O problema dele é soberba demais…é minha única restrição a ele como técnico.
    Isto, sem dúvida atrapalha ele demais.
    Renovação com Renato, somente se ele for enquadrado.
    Caso contrário, temos que contratar, e neste fim de ano vai sobrar técnicos razoáveis capaz de assumir o Grêmio: Ney Franco, Gilson Kleina e entre outros.
    Como parte da torcida do Grêmio ADORA ARGENTINO, sugiro D. Simone, “cholo”.

  • ilgo

    Realmente Walter, o Renato tem muita soberba, mas é uma forma de defesa, porque quem o conhece sabe que ele é um cara simples e humilde no dia a dia, fora do futebol.
    Sempre ajudou a família, deu um imóvel para cada irmão -são uns oito-, fora outras coisas.

    No futebol, ele se transforma e passa essa imagem que eu também considero negativa, assim como algumas declarações. Outra característica dele é a teimosia, esta foi a que mais prejudicou o time.

  • Rodrigo

    O erro primário do Renato foi ter cutucado o repórter da maior empresa de comunicação do Rio Grande, era lógico que iria ter troco dos irmãos Benfica e dos demais.Hoje venceremos, eu rezo pra isso, pois nós torcedores só podemos fazer isso, mas hoje vamos espantar o azar e ganhar se Deus quiser.

  • walter borba

    Ilgo e colegas de blog.
    Independente do Treinador.
    Independente da posição que ficarmos no brasileiro.
    É crucial que no dia 06/01/2014 quando houver a reapresentação da equipe, estejamos com a equipe base definida e com os reforços contratados.
    Chega de começar o ano esperando por Ronaldinho, Riquelme, Giuliano…jogador A. B, C, D…é essencial planejamento de equipe.
    Na adiante vir um jogador em fevereiro para em março estar fora de uma libertadores como ocorreu esse ano.
    E chega de noticiais sobre dirigente em Punta del Este…em Orlando..na P…que pariu…
    Porque todo ano é assim: __ Fulano ao chegar de Punta del Este vai fechar o contrato com o jogador A.
    __ Quando o Presidente retornar de New York, assinará com o
    B.
    Chega de palhaçada.

  • Gabriel

    Olha Ilgo eu tenho uma tendencia a torcer muito para alguém que seja perseguido pela empresa das 3 letras. Agora, o renato não se ajuda, mexe tarde, é previsível e teimoso. Ao contrário de alguns colegas não acho que ele evoluiu desde 2010, gostaria daquele treinador destemido, que atacava.

    Já ouvi que o responsável pela campanha de 2010 era o Jonas e que após sua saída o Renato se perdeu, o que acha??? Sempre achei que ele era uma engrenagem importantíssima, mas não o avalista, hoje já não sei se seu papel não bem maior que todos imaginávamos.

  • ilgo

    A saída do Jonas foi um golpe, mas não se esqueça que em janeiro, um pouco antes de ele sair, a torcida o vaiava.
    Jonas fez uma grande temporada e ajudou muito, foi decisivo, mas ele não tem essa bola toda para ser responsável maior pela campanha. E olha que sou fã do Jonas.
    Em 2011, o Grêmio perdeu qualidade e Renato afundou, sem contar o fator Borges.

  • Roque Fernando

    Vcs não acham que muita opção pra treinador da problema ?

  • MAZEMBIANO

    É lamentável o Renato dizer que a “torcida que vaia é porque tem problemas em casa”…considero isso como uma falta de respeito a torcida, pois ele pensa que é soberano…
    Ganhamos com um gol de zagueiro, aliás grande jogador, e não serve de aprendizado…
    Sinceramente sou contra a renovação do Renato, não aprende nunca…

  • Imagina quando o Maxi Rodriguez for titular…

  • Márcio

    Sou gremista e Renato é meu ídolo maior, mas dentro das quatro linhas. Na casamata, não.
    Não sou torcedor incondicional, por isso vou tumultuar mesmo, até que a Direção se convença que renovar com Renato é um erro e pode comprometer o ano de 2014 já na largada…

  • Thank you, sis!