Reaberto o caso RG/PSG: realidade ou ficção?

Desde junho de 2011 os atos de Joseph Blatter na presidência da Fifa, que ele assumiu em 1998, estão sob averiguação da comissão de ética da entidade.

TODOS os atos. Inclusive aquele em que o PSG tirou Ronaldinho de graça do Grêmio, em 2001, contando com a cumplicidade da família Assis Moreira.

Aos fatos. Enquanto jurava amor eterno ao Grêmio, Ronaldinho, sob orientação de seu irmão, Assis, assinou um pré-contrato com o clube francês. Ao mesmo tempo, protelava a renovação de contrato com o Grêmio.

Terminado o contrato, em fevereiro de 2001, ele se transferiu de mala e cuia para Paris. A maior revelação do futebol mundial naquele momento deixava o clube em que se criou de graça.

O Grêmio protestou. A torcida enlouqueceu. O guri que engatinhou e cresceu no Olímpico virava as costas ao Grêmio. Acompanhei tudo de perto como repórter do Correio do Povo.

O Grêmio ingressou com recurso na Fifa cobrando indenização de 27 milhões de dólares do PSG. Também entrou com ação na Justiça do Trabalho. Ronaldinho foi impedido de jogar por uns seis meses.

Detalhe, o presidente do PSG era Laurent Perpère, que anos depois foi condenado pela justiça francesa a um ano de prisão por fraude fiscal em sua gestão.

A Fifa fixou, em novembro de 2001, a indenização em apenas 5,8 milhões de dólares. O PSG não deu bola pra Fifa, não pagou nada. E a Fifa, presidida pelo Blatter, silenciou.

É exatamente aí que a comissão de ética parou, aguçou seu olhar investigativo.

Meses depois, o Grêmio fechou um acordo com o PSG, que pagou menos de 5 milhões de dólares ao Grêmio.

O caso foi reaberto. No final de dezembro passado (há menos de um mês), a Fifa decidiu que o PSG deve indenizar o Grêmio de forma mais justa.

O assunto foi tratado de maneira extremamente sigilosa, e só agora está vazando.

O valor estipulado da indenização complementar é de 6,5 milhões de euros.

Desde então, os dois clubes negociam para chegar a um acordo sobre a forma de pagamento.

O Grêmio quer Lugano, além de mais uma quantia.

O PSG aceita liberar o zagueiro uruguaio, e até já está em busca de um substituto, conforme divulga a imprensa francesa.

Só falta definir quanto irá pagar ao Grêmio para atenuar o monumental dano causado ao clube gaúcho em 2001.

Portanto, o anúncio de Lugano, 31 anos, como reforço do Grêmio parece ser só uma questão de tempo, pouco tempo.

Se gostou, compartilhe!

  • Nivo

    boa notícia para amenizar a dor dessa estréia deplorável,
    o grêmio está doente,
    esta doença, muito grave e frequentemente mortal, foi trazida da espanha pelo novo técnico caio jr. e chama-se:
    BARCELONITE

  • Deni

    é verdade, Nivo tens toda a razao. O barcelona é uma maquina, um grande time isso ninguem nega, mas cada lugar um lugar, cada pais um pais, cada time cada time, o gremio o inter e o sao paulo e o bragantino e o bahia nao sao o barcelona. Nao tem que querer copiar modelo, tem que buscar o futebol do gremio no gremio, o do inter no inter e o do barcelona no barcelona.
    Midia destrói mesmo,
    Volta felipaoooooooooo

  • Francisco Coelho

    Parabéns Ilgo pelo FURO.

    O Lajeadense está virando touca para o Grêmio. Esta derrota é normal para um grupo com muitas peças novas. Basta olhar o banco e ver que as melhores peças para uma virada não estavam. Faltaram o Biteco e o Felipe Nunes.

    Banco: Marcelo Grohe, Gabriel, Naldo, Gilberto Silva, Marquinhos, Yuri e Leandro.

    A equipe escalada: Victor; Mário Fernandes, Saimon, Grolli e Julio Cesar; Fernando, Léo Gago, Marco Antônio e Douglas; Kleber e Miralles.

  • Francisco Coelho

    Quando o Caio abrir os olhos e verificar que a FAMA (Douglas) não joga nada vai colocar um dos guris de pé esquerdo e ai o time vai andar. Tinha muita gente de perna travada. Depois da quarta partida se não lubrificar a engrenagem ai sim é de ficar preocupado. Se vier o Lugano que marcou na última partida e com a melhora física do pessoal teremos time para a Copa e o brasileirão. Não que não acredite na zaga mas o Lugano até parado na lateral joga. Grohe logo deve ganhar oportunidade.

  • Ricardo de Cruzeiro

    Ilgo conheces este sentimento?otime do teu coracao perde para o timezinho do teu coracao?Sempre gremista,mas o Esportivo(agora Lajeadense) desde 1962,la no antigo Florestal,perto da Lacesa e do Melinho.Lembras do pavilhao de madeira? Valeu pelo Grolli e Leo gago,talvez.E este carma do RG/PSG,so falta o Guerreiro eo Obino.Xo!

  • Gunther

    Ilgo,
    Teu relato pode conter um equívoco fático. Disseste que RG protelava a renovação do contrato, quando há versão muito forte na praça de que a recalcitrância na renovação era do clube, cujo presidente na época era o Guerreiro, condenado por estelionato, coisa pior que fraude fiscal.

  • rosangela da silva lima

    un jogador nao faz o time e sim um time faz o jogador volta filipao

  • Andre

    Ilgo,
    O que achou do Mirales que muitos queria ver sair jogando?
    Minha opiniao é que só confirmou o que ja falei ano passado, como pode um jogador argentino que vai fazer 29 anos, nunca ter se destacado, sendo que sempre que um argentino se destaca vai p/ Europa, ele só conseguiuse destacar no chile que nao é referencia no futebol, ontem era uma barata tonta correndo p todos lados e em certos momentos estragava a jogada do Douglas e Cleber por falta de inteligencia, espero que o dinheiro que foi usado p/ compra dele seja de um investidorenao do clube.

  • ilgo

    Pessoal, foi só o primeiro jogo.
    A temporada é longa e ainda teremos mais frustrações. Calma.
    To brincando, mas quem me acompanha, aqui e no Cadeira Cativa do Reche, sabe que
    eu estou alertando, e alguns de vcs também, que essa zaga é uma incógnita;
    que Léo Gago não pode ser solução, no máximo um reforço de grupo;
    falta um segundo volante com vitalidade e qualidade;
    e ainda tem um técnico iniciante, que precisa provar, enquanto sonha com o Barcelona.

    Caso RG:
    Guinter, a família RG só enrolou naquela época. isso eu vi de perto.RG tava acordado com o
    PSG já na metade do ano 2000. e jurando amor eterno ao Grêmio.Agora, meu relato pode conter outro ‘equivoco fático’. Lembra do Ricardo Marmitt? Tá aí nos comentários, falando do nosso Lajeadense.

    Pessoal, é importante valorizar o ponto de interrogação… (e os três pontinhos)

    André, se um dia eu encontrar o Renato vou perguntar se foi ele mesmo que insistiu
    em contratar esse Miralles. Não posso acreditar.

  • LF

    só tem um problema, aí: entre as investigações também está o espólio da ISL, que detinha o departamento de futebol do Grêmio naquela época. Até que ponto existirá o conflito de interesses.

  • Nao sei se o felipe nunes é solução para alterar o jogo, se fosse estaria relacionado.
    Ninca vimos esse jogador então nao podemos cobrar que ele entre nos jogos. Se não entrar é por que é ruim, como o Mithyue.

  • Francisco Coelho

    Água demais transferiu o Grenal ontem em ALEGRETE. Hoje se a chuva permitir 21:30 – Grêmio x Internacional. http://radioefipan.blogspot.com/
    Nada com um dia depois do outro…

  • Roger Zago

    OS ISENTOS VERMELHOS ESTÃO ARMADOS, COM DERROTA GREMISTA VOLTAM A ATACAR O GREMIO GENTE DO TIPO DOS IRMÃOS BENFICA, O WYANEI QUE SÓ PROCURA CRITICAR E ATÉ MESMO O RECHE COLORADO.

  • juca

    Pra mim, ou o Gilberto Silva entra no time ou o Caio tem que fazer com que os dois volantes não subam ao ataque ao mesmo tempo.

  • andre

    Ilgo,
    Quase todas contratações do Gremio na época do Renato foi intemediada pelo seu empresario Gauchinho e o Mirales não foi trazido pelo seu empresario, mas quem trouxe foi um advogado do Renato que também é empresario só p/ variar um pouco.

  • cadu

    Renato foi e sempre será ídolo como JOGADOR DO GREMIO.Como técnico,teve atuação controversa,sendo que na minha opinião prejudicou muito o Gremio em alguns episódios,baseando-se sempre na sua vaidade e interesses pessoais.Caio Jr. foi decepcionante ontem.Com ele,no máximo o Gauchão 2012.Pra mim,Fernando não pode ser titular e Leandro Cai-Cai NÃO PODE USAR A CAMISA DO GREMIO.

  • Frederico

    Ilgo,
    o PSG foi comprado por um fundo de investimentos arábe, e é atualmente o clube mais rico do mundo. Comprou Pastore e foi o clube que mais investiu no verão europeu. Diante deste cenário, de toda essa riqueza, tu achas que eles não tem dinheiro para pagar uma indenização ao Grêmio, e vão liberar pra nós o experimente Lugano, contratado a peso de ouro e capitão do time?