Racismo no BR: o ruidoso silêncio da mídia

O brilhante, oportuno e provocativo texto abaixo foi extraído do http://blogremio.blogspot.com.br/ – Imortal Tricolor –

As pessoas nascem com igual dignidade, é o que nos diz a Constituição da República.
Como todos sabem, o STJD definiu que o Grêmio deveria perder pontos no jogo contra o Santos, ocasionando sua eliminação da Copa do Brasil por atos praticados por três ou quatro gremistas dentro de um universo de mais de 30 mil.
A análise técnica da inviabilidade jurídica de assim proceder, seja constitucionalmente, seja dentro da própria legislação esportiva, já foi feita em outro momento neste blog, como pode ser visto aqui .
Alguns expertos da área desportiva saltaram à frente e, mesmo que a Constituição da República dissesse o contrário, passaram a vender a tese da “responsabilidade objetiva” do clube por atos de seus torcedores, conforme temos neste link.
A incorreção desta afirmação esbarrava na “meia-analogia” de insistir que, se alguém jogasse um objeto no campo, o Clube seria responsável por tal ato, comparando situações distintas para justificar a punição do Grêmio.
Ocorre que, diferentemente do artigo 213, §3º, do CBJD, que prevê a punição do clube por atos individuais de seus torcedores no caso de objetos lançados ao gramado, a legislação esportiva não prevê idêntica hipótese nos casos de injúrias raciais (o art. 243-G diz que é necessário que a ofensa seja simultânea e praticada por um considerável número de pessoas). Por isso, precisaram da “meia-analogia” para justificar o injustificável.
É fácil constatar que os obstáculos construtivos de um estádio DEVEM evitar que alguém jogue um objeto em campo e esse é o objetivo da Lei e o que diferencia absolutamente do caso de ofensas verbais, impedindo uma comparação adequada.
Mas não é só isso: quando há a identificação da a pessoa que, individualmente, jogou o objeto no campo, o Clube não é responsabilizado por isso.
No “caso Aranha”, é notório que o Grêmio identificou os torcedores responsáveis pelo ato, mas nesta parte a analogia com objetos jogados em campo já não servia mais, porque levaria a se cogitar a absolvição.
Por isso, muito ouvimos nós gremistas estas “meias-analogias” para justificar os atos do STJD.
Ainda assim, o ponto é que não existe forma de um clube se responsabilizar por atos individuais de seus torcedores (e não praticados coletivamente, como em um cântico de torcida), ainda mais quando estes são verbais.

A punição do Grêmio no caso Aranha era necessária para que outros atos semelhantes não acontecessem. Quem não ouviu isso?
Pois bem.
O título da matéria é “Jogador Paulão relata ofensas raciais de torcedores do inter a sua mãe” . Veja aqui.
Poderia ser mais claro?
O jornalista Juremir Machado repercutiu o fato em seu blog.
E nada aconteceu.
Nem comparações com jogar objetos em campo.
Nem expertos defendendo a responsabilidade objetiva do clube por atos de sua torcida.
Nem reações iradas da imprensa em geral sobre o fato.
Nem um delegado aparecendo na casa da mãe do jogador Paulão para que ela reportasse o fato.
Nem um pedido de explicações ao clube.
Nem denúncia ao STJD.
Nem reportagens na televisão.
Enfim, nada.

O caso é diferente, alguns disseram. Não dá para comparar. Ainda que, na essência, os dois casos versem sobre injúrias raciais praticadas contra outro ser humano, vamos admitir que este caso não mereça uma “meia-analogia” como foi usada contra o Grêmio, vamos comparar coisas idênticas.
No Grenal do Gauchão da Arena, o jogador Paulão declarou ter sido ofendido pela torcida tricolor e esta denúncia não formalizada e apenas repercutida na imprensa foi suficiente para abertura de um processo disciplinar-esportivo contra o Grêmio.
Então, por qual razão, agora, as declarações do mesmo jogador Paulão de que a sua mãe foi ofendida não servem sequer para investigar o caso?
O que muda nos dois casos denunciados pelo mesmo jogador Paulão?
Por qual razão, em um deles, houve investigação e noutro, não?
Adianto aos leitores que a Legislação esportiva não determina que apenas as injúrias praticadas contra jogadores é que devam ser investigadas.
Em hipótese alguma mudamos de opinião sobre a impossibilidade de se punir o clube por atos de sua torcida. Mas nos chama muito a atenção os dois pesos e duas medidas na mesma matéria.
O combate a toda forma de discriminação é um assunto muito sério para ser tratado por paixões clubísticas.
O mínimo que se esperaria das autoridades responsáveis depois da repercussão das declarações do jogador Paulão sobre as ofensas raciais que a sua mãe teria sofrido dentro do Beira-Rio era uma investigação para verificar os fatos. E, eventualmente, punir os responsáveis pelas ofensas, ainda que apenas individualmente.

Postado por DANIEL MATADOR

O texto é de autoria do juiz Tiago Mallmann Sulzbach e do defensor público Rogério Souza Couto.
Contribuíram com este post Maichel Mattielo, Guilherme Zambrano, Evandro Krebs, Giovani Flores e Cristiano Becker.

Se gostou, compartilhe!

  • pedro de lara

    BAH!
    A coloradage quase acertada com Tite.
    E pensar que o cara estava aí, disponível, enquanto mostrávamos nossa gratidão por conquistas de 20 anos atrás, quando treinadores mandavam cuspir na cara e quebrar a perna dos bom-de-bola.

    O Gremio precisa começar a pensar grande. Lembro a LA 2007. Gremio passando de fases, mesmo carecendo de um pensador no meio de campo. Vem janela do meio de ano, todo mundo chuliando para uma contratação que qualificasse um pouco mais o time e ajudasse a fazer frente ao grande Boca. A direção, provavelmente inspirada nas grandes superações de outra épocas, no poder da imortalidade e na inércia típica dos soberbos, “manda-tocá-assim-como-tá-que-dá”.
    Boca 5 x 0.

  • Walter Borba

    Quero que o TITE vai para o raio que o parta.
    Fez cú doce para voltar para o Grêmio. Assim como outrora Felipão preferiu o Palmeiras pelo Grêmio.
    Neste ano, TITE agiu da mesma maneira.
    Não dá para entender. Essa gente deve a carreira ao nosso Tricolor. E quando precisamos fazem corpo mole, pedem mundos e fundos para treinar a equipe!!!
    Que vá caxumba formiga lá na Beira do Lago.

    Quero que o Tite treine uma vez mais o Inter. Quero ver quanto tempo dura o Papo de Padreco dele com o Juiz Dalessandro.

    Que venha o Tite. TEMOS FELIPÃO de volta e MORDIDO.

    2015 Felipão começando o ano com seus jogadores, com sua comissão….quero acreditar em algo melhor….
    Mesmo que, muitas notícias que vem impressa sejam desalentadoras.

  • ArthurJ

    Tite voltando a trabalhar com as 2 pessoas que o demitiram (Piffero e Dalessandro)?

    Vai ser no mínimo interessante…

  • ArthurJ

    E outra: será que a imprensa agora não vai ficar falando que “o Abel estará desmotivado para o jogo contra o Figueira”?

    Lembro que falavam isso no último ano do Mano Menezes no tricolor… Acho que com o Roth também (em 2011).

  • Gabriel

    Galera, o Tite é um dos melhores treinadores sem dúvida. Acontece que a exemplo do Scolari nunca deu resultado a curto/médio prazo – sem contar que é um treinador de substituições tímidas(se sai um volante entra outro, dificilmente muda o esquema com a partida em andamento).

    Que seja feliz do outro lado e NUNCA MAIS tenha seu nome sugerido pelo tricolor!!!

  • ilgo wink

    Amigos, essa do Tite é pressão midiática da IVI para forçar sua contratação e demissão do Abel. Vejam quem mais fala na vinda do Tite. Prestem atenção. É desejo nada mais.
    Duvido Tite trabalhar com Dalessandro. Duvido que eles tenham feito as pazes.

    Coloquei um texto excelente aqui sobre o racismo e ninguém deu bola. Como esperar que a imprensa desse bola?

  • Gabriel

    Ilgo, já gastei todos argumentos escrevendo durante o ano sobre essa diferença de tratamento. E teve ainda o vídeo do torcedor que chama o atacante corinthiano de maca… Do quê adiantou??? Quantos deixaram de assistir, ler ou assinar a IVI???

    Além disso, falo o tempo todo em valorizar os gremistas e os produtos que nos patrocinam e alguns insistem em postar os tempos obtidos com Nike sei lá o quê.

  • ArthurJ

    Ilgo, desculpe não ter comentado nada sobre o artigo

    Está muito bem escrito, atacando a hipocrisia que foi o “caso aranha”

    Mas eu, honestamente, me sinto sem forças pra bater nesse ponto. Aquela sensação de desesperança, sabe? Deve ser influência do desempenho do nosso triste time…

  • Gabriel

    Perfeito ArthurJ, em poucas palavras resumistes meu sentimento : “sem forças”. Desiludido também serve.

  • Rafael M.

    Essa palhaçada do racismo fez com que eu me afastasse do futebol. Não por completo, mas parei de ouvir rádio, larguei a sportv de mão, sites que frequentava, entre outros. Só fiquei nos jogos mesmo.
    Depois o pessoal não sabe o motivo da queda nas vendas de jornal, crise na rb$, audiência do futebol caindo na plim plim, etc. Tratam futebol como se fosse algo amador.

  • pedro de lara

    Te confesso Ilgo que quando a direção do Gremio abriu mão da queixa e sequer deu continuidade na campanha para melhorar a imagem arranhada do clube, não senti mais nenhuma vontade de comentar o assunto.
    Assim também, como eu acho que a IVI só prosperou porque o clube não deu a devida atenção ao assunto.
    Pô! Não é de chegar junto nas editorias de esporte e exigir respeito e equidade no trato dos assuntos dos clubes?? Será que nem mesmo esse poder a instituição tem??? Que porra de merda de assessoria de imprensa tem o Gremio que não consegue nada??

    Eu fico imaginando o astral do grupo de jogadores quando percebe a falta de direção, de postura, de enfrentamento. Pega uns com pouca personalidade e vê se eles não afundam. Pega outros, do tipo ‘chinelinho’ e vê se eles não se largam.

    Agora, o coitadismo também não serve.

  • Paulo Farias

    Continue destilando o teu ódio!

  • Ilgo,
    Obrigado pela reprodução, mas quero fazer uma correção: o Daniel postou mas o texto é do Tiago e do Rogério com a ajuda dos outros 5 nomes.

  • ilgo wink

    Oportuno esclarecimento, caro Algoz. O importante é que a gente apanha mas bate também. Não dá é pra deixar por isso mesmo.

    Agora, concordo com o pessoal aqui do boteco, esse é um assunto que deixa a gente meio sem forças de tão revoltante, de tanta sacanagem por trás tanto da mídia como por parte daqueles auditores que nem adjetivo porque vão faltar palavras.

    De tarde, veremos o passeio do Inter em Floripa. Na hora do jogo estarei no Olímpico jogando com o pessoal do Movimento Multicampeão

  • Henrique Martins

    O apito amigo voltou a ajudar os vermelhinhos.

    Uma vergonha o que aconteceu, juiz não encerrou o jogo enquanto não marcaram o gol da vitória.

  • Ricardo de Cruzeiro

    Olhei esta praga,para observar o T Heleno,horrível…ainda bem que nåo comprei no Cartola.espero que NENHUM gremista tenha comprado…

  • Roque Fernando

    Lamento gente, não vi o jogo, estava vendo star wars episódio VI, que bom que viram o Tiago Heleno, lamento amigo Ilgo não ter atentado sobre o texto. Entretanto os dissabores que estão por vir em 2015, estão me deixando maluco. E nem começou o ano. Ilgo, sinceramente me responda é possível eliminar o Benfica de setorista do Grêmio ? Ele tem costas quentes? De uma hora para outra estou vendo todos contra o Grêmio, nada de positivo. Agora vi o barcos dando declaração que desmontar o grupo será complicado. O Koff pra sair…o que dizem por aí? E cadê o gremismo dos “dirigentes” ? Estão matando o Grêmio lentamente ?

  • roger

    O velhao gaga koff so faz besteira, agora vai embora deixando o clube na mao, mentiu na compra da arena, agora vai sumir do clube junto com o perdedor kroeff, que sumam de vez…

  • Daniel Scherer

    A pergunta que faço: Já ouviram alguma declaração do Koff dizendo que vai sair? Já ouviram da boca do Felipão que ele vai embora? Que ele está sem receber desde que veio para o Grêmio? Façam como eu, desliguem do mundo desta imprensa nojenta. Quando a metade da não tricolor parar de consumir estes m… a coisa irá mudar. Não leio (ZH, Diario Gaucho, Metro, Correio do Povo,O SUl, sites da RBS e de colunistas da imprensa em geral), não vejo (programas esportivos da Band, RBS e TVCOM) e não escuto (Guaiba, Gaucha, Band e Grenal). ME alimento dos blogues indendentes, noticias de sites e blogues up-mampituba. Parei de gastar com Bardhal.

  • Jocelito

    Falou tudo Daniel.Eu também não dou audiência para essa corja.
    Quanto ao jogo dos vermelhos ontem:
    Nunca vi time mais rabudo que esse.Pelo amor de Deus.
    E pessoas da imprensa chamando eles de imortais?
    http://cornetadorw.blogspot.com.br/2014/12/a-impressionante-emocao-do-capitao.html

  • walter borba

    Daniel.
    Assino em baixo que falaste sobre os meios de comunicação. Após o jogo de hoje a tarde, futebol para mim, só em 2015! Chega de terrorismo.
    O ilgo já falou, é falta de assunto…e eles começam a plantar notícias.

    Ilgo,
    Muito bom seu texto. Contudo, como você mesmo falou, e o Gabriel também, falar sobre uma situação de racismo em que o grêmio foi BODE EXPIATÓRIO fica difícil.
    E tenho uma opinião pessoal: FATOS COMO ESTE DO ARANHA, TODO DIA OCORRE NO DIA DIA das pessoas. Muitas pessoas sofrem todo que é tipo de racismo, e INFELIZMENTE a justiça muitas vezes é conivente com isso.
    Esse caso do Aranha só teve espaço porque é jogador de futebol…

    ROQUE FERNANDO

    Já viu o trailer do STAR Wars o despertar da força?
    O filme promete. Quem será que é o Sith do final? Será que é o Luke Skywalker….

    I

  • ArthurJ

    Grêmio escalado com a mesma merda de time de sempre

    3 volantes
    Para
    Ramiro
    Dudu
    Zé Roberto

    Ao invés de aproveitar a gurizada q vai ficar…

    Tomara que perca, quem sabe assim aprendem. Mas eu duvido muito.

  • daniel scherer

    Ainda bem que o Gremio nao vai pra a libertadores, imagina pagar 7 milhoes euros pelo Dudu, já pensaram???? Pior é que vai para o São Paulo ou corinthians, e quando jogar contra nos, vai destruir com o jogo, parece que estou vendo…

    Fora isso, perder para os juniores do Flamengo é para ir veranear no Hermenegildo até Fevereiro, é brabo.

  • Gabriel

    Acaba 1º tempo, resumo: “Teria sido melhor ir ver o filme do Pelé”

  • Unicas coisas boas desse campeonato: goleada no grenal e vencer a liga do boteco do ilgo no cartola: Mozão47 Team

  • MAZEMBIANO

    Tem gente que como o sr. Duda Kreff não gosta do Moreno…o bom é ter o Barcos, que eu nem me lembro do último gol dele na Arena…
    Pergunta : quem é o pior Barcos ou Palmeiras?

  • Ricardo de Cruzeiro

    Parabéns ao Mozāo47 Team pelo brilhante técnico que tem.”do desclassificado Saint Richard, no “estilo”Felipāo!Pior que eu só o outrora”Todo Poderoso Ilgo”.É,até ano que vem só amenidades no Boteco…

  • Some genuinely quality posts on this website , saved to my bookmarks .

  • Maykon Weschenfelder

    a diferença é noveleto kkk quando se repercutiu que o jogador fabricio depois de mandar a torcida colorada tomar no ccc e aparecer uma imagem de um torcedor chamando ele de macaco e depois ate um jornalista colorado e conselheiro poter afirmar que viu e ve isso no beira rio com frequencia, o noveleto no mesmo dia disse que nao ia ter investigação kkkk piada