Quem precisa de zagueiro?

Quem ainda sonha com um grande zagueiro no Grêmio neste ano, pode acordar.

O presidente Paulo Odone, durante recepção à delegação juvenil que conquistou um importante título na Alemanha, afirmou no final da manhã que o clube descarta a contratação de zagueiro, defendendo que o grupo já dispõe de bons jogadores para a zaga.

Até umas duas ou três semanas, essa declaração soaria como uma agressão, uma afronta ao bom senso, um absurdo. Hoje, já me inclino a concordar com a decisão da direção, com aval, por certo, do técnico Luxemburgo.

Não tenho dúvida de que se não houvesse tantas carências na equipe, o Grêmio buscaria um zagueiraço, talvez voltasse a insistir com Lugano. Ou mesmo o Naldo legítimo.

Ficou mais uma vez comprovado que um zagueiro razoável cresce se houver um sistema defensivo eficiente. Vale também o contrário: não há zagueiro bom que resista a uma proteção ineficaz, vulnerável.

No Inter, Moledo e Índio sem a blindagem de sempre penaram contra o Flamengo, e o time levou três gols, com participação decisiva dos dois zagueiros. Índio cometeu um pênalti após um lance ridículo, e Moledo conseguiu perder uma dividida para Vágner Love no lance do terceiro gol.

Com a proteção de Fernando, Souza e Léo Gago, que não joga grande coisa, mas se posiciona bem defensivamente, a dupla de zaga está indo bem, e não importa quem jogue. Isso é fundamental. Não importa quem jogue. Até Naldo cresceu. Soube que Grolli está se destacando nos treinos – é um baita zagueiro em formação – e o Saimon está pronto para entrar e não sair mais.

Diante disso, o Grêmio prioriza a contratação de dois laterais, mais um ou dois meio-campistas e um atacante de velocidade. Palavra de Odone. E aí o grupo do Brasileirão estará completo.

Já o grupo da Copa do Brasil é o que está aí. Felizmente, Kleber está voltando. Se Júlio César também retornar para enfrentar o Palmeiras, e MA finalmente for para a reserva, começarei a considerar o Grêmio favorito.

TÍTULO

A gurizada do juvenil voltou com um caneco da Alemanha. Venceu de forma invicta a Raiffeisenbank Vorallgäu Cup, torneio disputado na cidade de Amtzell. Grêmio foi o único representante brasileiro convidado para participar da competição que reuniu os clubes Hannover/ALE, Fortuna Düsseldorf/ALE, Rapid Viena/AUS, Legia Varsóvia/POL, Borussia Mönchengladbach/ALE, Memmingen/ALE e FC Saint Gallen/SUI.

Yuri Mamute foi o goleador gremista, com cinco gols. Espero estar enganado na avaliação que fiz dele até agora.

NILMAR

Não tenho dúvida de que o Inter vai contratar Nilmar. Durante o Cadeira Cativa, com a participação do Luigi, há uns 20 dias, senti que o presidente colorado estava determinado a contratar o atacante. Sabia detalhes do negócio e das intenções do jogador. No mesmo programa, ele praticamente descartou Lúcio, e também o Neto, do Guarani. O Inter vai pagar 8 milhões de euros, número divulgado por Luigi na ocasião.

Resta saber se o dinheiro virá da venda de Damião, ou se vai aparecer de novo um investidor amigo.

Se gostou, compartilhe!

  • Francisco Coelho

    Necessitamos sim de um ZAGUEIRO CANHOTO de preferênci bom por cima e por baixo. São raros os bons zagueiros canhotos mas tem de garimpar ou formar.

  • Diego

    Ilgo…como que o Inter vai contratar o Nilmar e pagar o Oscar? Não tendo grana nem pra pagar o direito de imagem dos atuais jogadores? Algo estranha existe aí…ou vão virar um Flamengo…deve não nego e não pago???
    Mamute é muito jovem…com 16 anos eu me apavorava num campeonato varzeano de adultos…agora com 25 meu futebol é outro…sem pressa e nervosismo…E isso que não jogava dentro de um Olímpico lotado esperando por me chamar de Craque…

  • walter borba

    Eu apostaria em Zagueiro jovem, de algum time do interior.
    Ou, da base.
    Mas, sempre nos times campeõs há um zagueiro com experiência.

  • Roque Fernando

    O inter que traga o nilmar…aliás eles só trazem ex jogador…estou gostando dos investimentos em gente nova que o Grêmio está fazendo. Fica para o clube independente da gestão que estiver.
    O Grolli é bom zagueiro Ilgo, infelizmente entrou num periodo em que o time estava mal com o Caio Jr. Qual o técnico tem menos de 6 meses de clube e está disputando uma semifinal ?

  • Antonio

    O Júlio Cesar não volta tão cedo. A previsão é 5 meses

  • Francisco Coelho

    Alguém sabe como anda o Ronaell Rubens da Silva Aguiar. Volante canhoto emprestado ao SER Caxias?

  • ilgo

    Um grande zagueiro, um Lúcio da vida, sempre vem bem.
    Mas hoje eu prefiro investir em jogadores para o meio de campo, um atacante de velocidade, um lateral direito (não sei como é o Tony
    Se sobrar dinheiro, aí sim um zagueiro.

    O Inter pode trazer Nilmar com ajuda de investidores. Na real, será vendido alguém, o Damião provavelmente. E aí os investidores são ressarcidos.
    Ou em caso de Damião continuar, eles ganham parte do passe, coisas assim que viabilizam grandes reforços.
    Com criatividade tudo é possível.

    Tinha esquecido que a lesão do J César é grave.

  • Fábio

    Mas a previsão de recuperação do Júlio César é de quatro meses… Como poderia ele voltar ainda contra o Palmeiras?

  • Fábio

    Saimon tem que jogar, principalmente os Grenais, porque não tem medo do Damião, e contra o Flamengo, porque tem raiva do RG. Aquela rasteira entrou para a História.

  • Antonio

    Agora vamos ter treinador, time e grupo, nesta ordem. Hoje todo mundo diz que o time é limitado. É verdade, o time é mas o treinador não. Desta maneira o time fica bom, pelo conjunto e obediência tática. Agora com a qualidade de Kleber, Zé Roberto, F.Aurélio, Bertoglio mais Rondinely pintando bem, me desculpem os pessimistas mas este ano os títulos virão ao natural. Vamos ver um Grêmio vencedor tanto em POA como fora.

  • Bi-segundino

    Não tem jeito Alemão. Eu passeio por alguns sites e blogs, mas o teu boteco é imbatível no quesito diversão. Além do já conhecido especialista em futilidades de nenhum interesse e em estatísticas pra lá de furadas, agora apareceram outras figuras cômicas.
    Tem um aí que falou que Nilmar é ex jogador. Certamente está comemorando a chegada do vovô Zé, que veio embolsar uns 5 ou 6 milhões até dezembro. Percebe-se neste caso um alto nível de inveja. E isto que a vinda de Nilmar está um pouco longe de acontecer. Se o atacante desembarcar mesmo, este guri vai surtar.
    Tem outro que diz que o Inter não tem dinheiro para contratar Nilmar. Mas é óbvio que não tem. Este outro guri, ou tem preguiça de racionar ou é incapacidade mesmo. Mas eu vou ajudar o coitado; o Inter tem hoje pelo menos 5 cheques vultuosos ao portador no Beira-rio. Basta trocar pedaços destes cheques por dinheiro. É assim que funciona. Se fosse possível postar um desenho aqui eu desenharia pra ficar mais fácil. É isso que o Inter faz há anos. Na seleção que jogou hoje havia seis jogadores que já vestiram ou ainda vestem a camisa vermelha do Colorado. Fora estes seis, revelamos mais um monte, principalmente atacantes que são os que valem mais. É assim que conseguimos contratar. Revelando e vendendo. E normalmente vendendo quando valem mais e não ainda verdes como o grêmio costuma fazer. É esta fórmula que vem dando certo nos últimos dez anos. Parece que vocês estão querendo acordar do sono profundo que estiveram nos últimos anos. A contratação de jovens como Tony e Rondinelly é uma fórmula que o Inter usa desde o começo do século com sucesso. Podem não dar certo, como muitos não deram certo no Inter. Mas também pode aparecer um guri bom de bola que valerá um bom dinheiro daqui a uns dois anos. Ou poderá ser dividido em cotas para obtenção de grana para outras contratações. É tão simples e o modelo estava tão perto e vocês demoraram mais de dez anos pra acordar.
    Mas vocês terão um problemão pra resolver a partir de 2013; a nova e bela arena vai custar um Mário Fernandes por ano.
    É muito bom, e nem tão difícil hoje em dia, tirar uma BMW zero da concessionária. Mas se você não tem cacife para sustentar a danada não faça esta besteira. Ela vai te comer o fígado…

  • Antonio

    Gostaria de ver o blog deste BI-segundino…é o autêntico Dr. Sabetudo, deve ter até programa no rádio

  • Francisco Coelho

    A imprensa I$enta: Fulano comanda a vitória. Marcou quantos gols? Com bela atuação de Fulano Brasil vence. Quer dizer que sem fulano a selicinha do Mano afunda…
    Puxaram a fogueira inteira para a sardinha vermelha. Não tem mais ninguém na seleção…
    Que gente provinciana… São 11 em campo e só jogou 1.

  • Antonio

    Perguntinha pro BI.
    Quanto vai custar a reforma do Beira Rio?

  • Diego

    Ilgo, mais imortante que um lateral direito e atacates de velovidade, que nos ja temos( Mirales e va lá, Leandro), é mais um meia, como fica se zé roberto se lesiona. Não da para contar apenas com um meia, ainda mais sendo um de 38 anos.
    Sobre a lateral direita, acho que estamos bem com o Edilson, nao é nenhum craque mas tambem nao é ruim como muitos pensam nao, ele vem bem. o Flu foi campeao com Mariano na direita.
    No mais é impossivel um clube como o Gremio tem grandes jogadores em todas as posiões.

  • Francisco Coelho

    Parece que o pessoal não lê o site do Grêmio nem o da CBF.
    Meia direita: Ivair de Oliveira (meia atacante ), Diego Fabian…
    Meia esquerda: Guilherme Biteco, Felipe Nunes, Caitano, Calyson, Rafael Kuhn Aitá,
    Lateral direito: Tinga, Tony…
    http://www.gremio.net/player/view.aspx?id=1260&language=0&i=plan_sub-18
    http://www.videolog.tv/video.php?id=779278
    http://www.zerozero.pt/equipa.php?id=27012&epoca_id=141

  • Roque Fernando

    O bi segundino, quer falar em custo. Provavelmente o custo da arena será coberto pela receita. O Olimpo dá despesa. Mas me diga: Como alguém pode reformar uma casa e gastar quase 70% do valor de uma nova ? OU seja, investindo uma fortuna num estádio pra lá de veio. Vão trazer o chinelinho que foi levou um time pra segunda e esta´sempre com desconforto muscular, vão em frente. Não acho ele o bicho. Mas quem renova com Indio…e acha que o time é o melhor do mundo…Este pessoal vermelho acha que são os melhores em tudo…que sem noçao

  • ilgo

    O visual novo do Beira-Rio é de estádio da década de 9o,
    bem moderninho….

  • Hi, I’ve paid for 2 months of letters and have not received any yet. How do I get that fixed?thanks

  • Thanks for sharing, this is a fantastic article.Really looking forward to read more. Want more.

  • Major thankies for the blog post.Really looking forward to read more. Really Cool.