Que venham os argentinos…

Aos 7 minutos de jogo Luan fez o gol ‘vai nanar secador’. Bola enfiada por Arthur para Bruno Cortêz, que foi para cima do marcador sem medo de ser feliz, cruzou rasteiro para trás. Um equatoriano distraído rebateu mal e a bola sobrou logo pra ele, o craque gremista. Luan tentou colocar no canto direito, mas aí apareceu a ponta da chuteira de um equatoriano desesperado, que desviou e tirou o goleiro da fotografia.

Com o gol tão cedo, o Grêmio tranquilizou sua torcida, agitou os equatorianos nas arquibancadas e perturbou os que estavam em campo. O Barcelona de Guayaquil realmente sentiu o gol. A intenção era vencer sem levar gol em casa, em função do gol qualificado que vale nesta etapa.

Seus jogadores erraram lances fáceis, dando a impressão de que se trata de um time ruim e desentrosado. Não é. É um time equivalente ao River Plate e ao Lanus, e faço questão de frisar isso porque já ouvi gente detonando o Barcelona, talvez (ou certamente) até na intenção de diminuir o grande resultado tricolor.

Lembrando: o Barcelona eliminou Palmeiras e Santos.

Eu acreditava num bom resultado: empate com gol ou mesmo uma vitória. Nosso amigo Copião chegou a escrever que seria 2 a 0, demonstrando toda sua confiança e todo seu otimismo, mas um otimismo fundamentado no fato de que depois de longo tempo Renato teria de novo sua força máxima atual (sem Maicon e Douglas).

O que eu duvidava é que poderia ser uma vitória sem dor, sem sofrimento. Aos 20 minutos , cobrando falta de forma impressionante, Edilson fez 2 a 0, um gol pra relaxar gremista e pirar os secadores, aqueles que insistiram em ficar diante da TV depois do gol de Luan.

O Barcelona criou algumas situações de gol. Foi aí que ficou muito claro o nível de tensão e nervosismo de seus jogadores diante do quadro que estava posto. No início do segundo tempo os equatorianos não descontaram por muito pouco.

Aos 3 minutos, Ariel chutou à queima roupa, de dentro da pequena área. E aí o goleiro “jacaré”, “braço de motorista de kombi”, ou seja, “braço curto” mostrou toda sua agilidade, experiência e reflexo (além de braço longo) para impedir o gol que poderia reverter completamente o jogo.

Foi a defesa mais espetacular do ano.

O Grêmio viveu momentos de pressão, tinha dificuldade para armar contra-ataques. A zaga esteve perfeita, os laterais deram conta do recado também como defensores. Joilson (que muitos execraram tempos atrás enquanto eu o defendia briosamente), Arthur e Ramiro foram incansáveis no combate e até se arriscaram ofensivamente, fazendo um revezamento nessas investidas.

Acima de todos eles, o maestro Luan. Ele teve um começo vacilante, mas não custou a sentir a temperatura do jogo, o que foi determinante para a vitória. Aos 6 minutos do segundo tempo, logo depois da espetacular defesa de Marcelo Grohe, Luan deu o golpe mortal. E foi aí que ele apareceu inteiro, o velho Luan. Ele armou a jogada, lançou para Edilson, que foi ao fundo com muita técnica e cruzou rasteiro para trás (lance parecido com o do primeiro gol). Luan apareceu para concluir sua obra, marcando o terceiro gol.

Sim, Luan voltou, e com ele boa parte do bom futebol que o time apresentou neste ano. Provou o que eu e outros parceiros, apelidados de chapas brancas, tínhamos razão ao defender Renato enquanto outros o atacavam, responsabilizando-o pelo fato de o time ter perdido aquele futebol de toque, ignorando e desprezando o ‘fator Luan’.

As figuras mais apagadas do time foram Fernandinho e Lucas Barrios. Mas se não estiveram bem tecnicamente, com pouca participação ofensiva, foram úteis taticamente, ajudando a marcar e a preencher espaços quando o adversário tinha a bola.

Da metade do segundo tempo em diante, o Grêmio criou duas ou três chances muito claras de gol. Nesse momento o time já tocava a bola com qualidade. Michel, Léo Moura e o estreante Cícero entraram nos minutos finais e contribuíram para o toque de bola envolvente da equipe.

Com a classificação encaminhada, projeto agora uma decisão sensacional com o River Plate. Se for o River, que bateu o Lanus por 1 a 0, a final será na Arena. Se for o Lanus, será fora.

Os dois times se equivalem, mas um título em cima do River Plate tem outro peso.

Se gostou, compartilhe!

  • Juliano Flores

    Q vitória nota dez! É o GREMIO porra!

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      O time completo é realmente outro quando joga. Que jogo, que vitória.

  • Rodrigo Mello

    Gol “nana secador”.Muito boa, mas tem muita gente que vai demorar a dormir kkkkk. Teses foram para o espaço, o desanimo do cara do SPORTV era nítido.

    • João Batista Silveira

      Evidente. Adivinhe qual é o time para o qual torce o isento Jader Rocha?

      • ATÉAPÉ

        Eu assisti na Foxsports. O cara lá é entusiasmo puro. Até parece gremista. Rs.

        • Ricardo Gomes

          Assisti no Sportv porque por algum problema no satélite da Sky ou do sinal, a imagem da Fox na minha casa não estava em HD!

        • Rodrigo Mello

          Eu não tenho opção. Aqui no Suriname tenho que ter sorte, ontem assisti ao primeiro tempo em Espanhol num outro canal, porque o Sportv até estava pegando, mas sem som. Mas não posso reclamar tem vezes que não passa em lugar nenhum. Tenho que ficar na Internet para acompanhar jogos.Quando os times de SP e RJ estavam na Libertadores eles passavam a FOX, mas agora…..

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Que dureza, amigo.

          • Heraldo

            Instale o htv 5 box,último lançado. Precisa de uma internet acima de 10 mega.

        • Heraldo

          E o careka vagabundo gaúcho do Simon

    • Rezende

      Pior foi ouvir a narração dos gols do Pedro Salmão Legado… Bem profissional e sem ânimo..

      • Deny Camargo

        Pois é. Até 2015 ele ainda conseguia fingir entusiasmo com as vitórias do Grêmio. Agora nem isso.

        • ATÉAPÉ

          Acho q a idade tá pegando. Ele já teve uns problemas de saúde. Não tnho aquela sanha de ver vermelho em toda a imprensa gaúcha. Se bobear, nem o Duda Garbi escapa. Só não entendo porque “Legado”…

          • Ricardo Gomes

            Às vésperas da Copa de 2014 ele defendia a realização do evento porque achava que os protestos deviam ter sido realizados por ocasião da escolha da sede (2007). Para isso referia insistentemente sobre o “legado” da copa, as obras que seriam realizadas em Porto Alegre. O Corneta do RW então o apelidou de Pedro Legado!

      • GremioSempre

        tu ainda ouve esta b.osta ??! Grêmio Rádio !

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Fooooooorma o descontrole em Guayaquil ….. (kkkkk). Muito bom.

    • Ilgo Wink

      ísso faz bem para os meus olhos.
      E o choro é música (boa) para meus ouvidos

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Pessoal, amanhã eu escrevo ….. tô bêbado ….. me aguardem ….. vai feder ….. Juro.

    • Heraldo

      Só não coma urubu eles gostcham

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Sei disso ….. vou me controlar. Prometo, Heraldo. Aguarde …..

    • GremioSempre

      não era só você bebado Copião ! vamoooo !

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        A ressaca continua ….. que noite, amigo.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Demitam o Treinador Renato, pelo amor de Deus ….. eu imploro à vocês, burros e imbecis urubulinos …..
    Eu falei ….. eu disse ….. taí ….. Oremos ….. !!!!!

    • ATÉAPÉ

      Isso aí! Fora Renato turista e Luan pipoqueiro!

    • GremioSempre

      Parem as máquinas!!! os da UTI (urubus tricolores isentos) estão tomando calmante na veia,não pode estar tudo certo,o planejamento não pode dar certo,o que sera deles e da IVI ?!!

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Sumiram, normal. Numa derrota eles voltam.

  • Heraldo

    Ilgo sobre o Barrios tinha a mesma impressão, mas pela sua grife ele não deixou os 2 zagueiros subirem. Lembrei da história do profexoxo com Zidane e Ronaldo fenômeno

  • Heraldo

    Que partidassa do Jailson

  • Heraldo

    No zap zap os urubulinos após gol do Edilson trocavam receita de sobremesa.kkkk.
    A diretoria, o time, a torcida , o humaita e porto alegre merecem a finalíssima na arena.

    • Rodrigo Mello

      Estes são piores do que Colorados, foram dormir com a cola entre as pernas.

      • GremioSempre

        segundo informações tinha os da UTI (urubus tricolores isentos) na Panvel tomando calmante na veia e marcando psicologo pelo trauma.

  • Heraldo

    Sem comentários, que partidaça…!!!

  • Deny Camargo

    Grohe foi o que nunca havia sido. Atuação segura. A defesa espetacular que fez definiu o jogo. Tivesse o Grêmio tomado o gol naquele momento o Barcelona cresceria e poderia chegar até o empate ou mesmo virar o jogo. A História e o futebol são escritos pelos vencedores, se o Grêmio ganhar a Libertadores o que vai ficar na biografia do Grohe e que será lembrada pelos nossos bisnetos vai ser a defesa mágica que fez as falhas que cometeu ao longo dos anos serão perdoadas/esquecidas. Torço muito para que isso aconteça.

    Edilson é outro que merece destaque. Esse jogador pra mim representa a essência do Grêmio. Falem o que quiserem dele, mas nunca falta bravura, disposição, ainda que as vezes falte técnica. Mas a mesma técnica que falta as vezes sobra como no golaço de falta e na bela jogada para o terceiro gol. Num grupo vencedor não basta ter 11 craques, é necessário jogadores de fibra e isso o Edilson tem de sobra. E isso certamente contamina positivamente o resto do time.

    Jailson assim como Grohe e Edilson foi outro que teve a sua redenção. Atuação segura e taticamente perfeita. Jogou no mesmo nível do Arthur.

    Kannemann e Geromel 2 gigantes que se complementam. Kannemann jogando um pouco mais que Geromel, e o Geromel não está jogando mal, é o Kannemann que está num momento sublime. Não passa nada pelo argentino.

    Luan o dito pipoqueiro por alguns hoje é um craque afirmado e representa para o Grêmio o que Cristiano Ronaldo, Messi, e o Neymar representam para os seus times.

    Renato o grande maestro que fala a linguagem dos boleiros e agindo de forma leal e transparente consegue ter o grupo na mão.

    E não dá para esquecer do presidente. Um gordinho que provavelmente nunca jogou bola na vida, mas teve o mérito e coragem de manter uma política de austeridade bem definida de saneamento do clube, sem fazer loucuras, e que está colhendo os resultados.

    • Ilgo Wink

      Só discordo da frase inicial: Grohe sempre foi um grande goleiro. Tem uns que não viam isso

      • ATÉAPÉ

        Defendo o Grohe desde antes daquele Luxemburro tirar ele para por Dida e foi Grohe q nos classificou na Pré-Liberta. O pofexô entendia tanto de futebol q queria colocar Adriano no lugar de Fernando, q hj está na Rússia. Grohe teve algumas falhas bisonhas sim, mas dá prá contar nos dedos das mãos. Prefiro lembrar de um Flu e Grêmio, não lembro o ano, q o cara pegou até pensamento. No geral, Grohe é realmente um grande goleiro e merece a comparação com Banks. Milagrohe, Marcelo Gordon, prá entrar na história do tricolor.

        • Ilgo Wink

          De acordo

  • Pedro de Lara

    Grande vitória.
    Parabéns ao comandante que, com muita humildade abriu mão de seu esquema vamu-que-vamu (e que não vai a lugar algum) e voltou ao esquema vencedor implantado a dois anos.

    Eu vi aproximação, marcação alta, compactação, transição. Palavras duras de ouvir, nesse universo cheio de clichês de boleiros, mas que definem bem o que se espera de um time moderno, inteligente e ambicioso.

    Destaque para o Luan, que acaba de acrescentar alguns adendos a sua proposta de renovação.
    Destaque para Jaílson, Arthur e Ramiro, incansáveis.
    Destaque para o Grohe. Defesa “a la Banks”, talvez até mais difícil.
    Destaque para Kanneman (homem-cachorro em assírio, que não larga o osso jamais) e ao grande Geromel. Regularidade taí.
    Destaque ao Edilson e Cortez, que aproximaram e se juntaram ao ataque com ganas.
    Menção ao Fenandinho e ao Barrios que, bueno, …entraram em campo.

    • Alexandre

      Não dá pra tirar Luan, Geromel e Pedro Rocha do time e substituir por Léo Moura (Patrick), Bressan e Fernandinho e achar que o time vai jogar do mesmo jeito.
      A parte da torcida mais atenta consegue entender isso.

      • Pedro de Lara

        Se não treinarem, não mesmo.

    • Roberto Naime

      Também não vi…

    • Ilgo Wink

      Obrigado, Pedro.
      Agradeço também por ter dado uma pausa no apelido Joel para o grande mestre e guru Renato.
      Ainda vou te ver tirando uma selfie com o São Portaluppi ehehehe
      Tu e o Francisco, patrono do extinto botecodoilgo

  • Conrado Schmiedel

    Chuuuuuuuuuupa Urubulinos.
    Ilgo, existe o troféu Gordon Banks para a defesa mais difícil do ano? Se existe, mudem o nome. Troféu Marcelo Grohe. Que defesa.
    Pra mim, ela teve a mesma importância que a defesa daquele penalty em 83 contra o América de Cali.
    Que venha o River ou Lanus, Eu prefiro o River, apesar de ser da mesma grandeza do Grêmio, é um time que deixa espaços, O Lanus é aquele time chato, retrancado que joga por uma bola. Somos melhores que os 2, mas prefiro o River. E a Arena merece.
    Te cuida Cristiano Ronaldo, o Bressan vai te pegar.
    #NóisVamoAcabáComOPlaneta

  • wilson santos

    Que espetáculo de futebol, Luan não jogou, deu show…chupa Tite.
    Deu gosto de ver, tecnica e raça, com essa junção ninguem segura o Grêmio.
    Nem vou mencionar os bons de sempre…vou destacar o grande futebol apresentado pelos menos badalados, Edilson, Jailson e Cortez, jogaram muito, não erraram nada.
    Fernandinho foi muito bem na marcaçao no primeiro tempo, no segundo ele fez boas jogadas no ataque, pra mim foi bem tambem, somente Barrios destoou um pouco.
    Grohe fez a maior defesa de todos os tempos e num momento critico, nota 10 pra ele.
    Que venha o River e te cuida CR7, o Kannemann vai te pegar.

    • ATÉAPÉ

      Chupa, Tite? Calma, Luan deve ser convocado assim q recuperar totalmente a forma e após a Liberta. Não se apresse. rs

      • wilson santos

        Luan ajeitou a seleção olimpica e junto com Neymar e Jesus foram os melhores e quando todos esperavam a convocação de Luan, Tite convocou Gabigol e deixou o guri de fora.

        Depois relutou bastante em convocá-lo, soh fez isso no dia 10 de agosto e isso depois de ver in loco, ele arrebentando contra o Fluminense no Maracanã e ainda pra um jogo na Arena do Gremio contra o Equador, detalhe, jogou miseros minutos.

        Na convocação seguinte, para o jogo contra Bolivia e Chile, Luan não foi chamado, e ele nao estava lesionado ainda.

        Então, por tudo isso, CHUUUPA TITE…rss

        • Ilgo Wink

          Eu prefiro o Luan no Grêmio
          Não torço pela seleçao

          • wilson santos

            Eu também prefiro ele mil vezes no Gremio….mas não gosto de sacagem sobre nossos jogadores.

          • Rodrigo Mello

            Concordo plenamente.Convocar pra sentar no banco que fique aqui jogando e fazendo gols.

        • ATÉAPÉ

          Mas é como o Ilgo disse. Q bom q Tite não o convocou antes. Mas depois da Liberta e, tomara, do TRI, tá liberado. Pode chamar, Adenor! rs

          Só um reparo: Luan ficou 56 dias fora, logo não tinha como Tite chamar contra Bolivia e Chile. Estava machucado sim, o q prejudicou bastante o time.

      • Ilgo Wink

        Que bom que o Tite nao convocou mais o Luan

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Perfeito, Wilson.

  • João Batista Silveira

    Ilgo, sensacional! Hoje os consultórios oftalmológicos estarão lotados de bolorados, cujos olhos saltaram das órbitas de tanto secar e não acreditar no que viam. O Grêmio deu uma aula de como jogar para vencer, controlou o jogo todo, levou pequena pressão apenas por 20 minutos: 10 do final do primeiro e 10 do começo do segundo tempo. Resistiu, e voltou a controlar o jogo, matando com o terceiro gol.
    Renato definitivamente está maduro, e o time bem treinado.
    Preciso dizer que o Grohe fez tudo que ainda não havia feito: saiu do gol com perfeição, embaixo dos paus foi muito bem, e apresentou ótimo reflexo naquele chute de calcanhar no começo do segundo tempo; parece fácil, mas, quem já jogou no gol sabe que aquele lance é difícil de prever, pois o atacante está de costas e improvisa com o calcanhar. Se não estiver atento, toma um frango. Grohe estava possuído pelo espírito do grande Lara Imortal!
    E Fernandinho, bem, foi Fernandinho em seu lance emblemático: segundo tempo, Grêmio atacando pela esquerda, Luan limpa a jogada e passa para Fernandinho, que deu continuidade como só ele sabe fazer: se enrolou e perdeu a bola.
    River ou Lanús? Quem quer ser Campeão, não escolhe adversário, faz como fez ontem: joga para ganhar e ganha. Abs.

    • Deny Camargo

      Bem lembrado esse lance de calcanhar. Em outros tempos a bola teria passado no meio das pernas do Grohe e o Grêmio teria tomado a virada…

    • Rezende

      Prefiro o River por duas razões:
      1) o Lanús dará para a ivi e os vermelhos desqualificar a final, contra o River Plate não dá;
      2) Contra o River jogamos a decisão final em casa, contra o Lanús terá de ser campeão via tv no sofá…

      • João Batista Silveira

        Boa! Concordo.

        • ATÉAPÉ

          Apoiado. É um risco maior, mas é um time com grife e não corremos o risco de uma final numa cancha que lembra aquela do SP-RS.

    • ATÉAPÉ

      Fernandinho outra vez sofreu falta dentro da área e não caiu, preferiu insistir. OK, agora tem árbitro de vídeo, mas aquele toque q recebeu era suficiente para derrubá-lo. Teríamos um pênalti a favor.

      • João Batista Silveira

        Sim, também vi isso, mas, como já comentei em outro post, ele é burro. Se fosse no meio de campo, ele cairia com requintes de teatralidade. É um bom reserva, para entrar e fazer correria, nada além disso.

  • Ricardo Gomes

    E o tal de Centroavante-Aipim-Sabão em pó resolveu jogar ontem, mas encontrou o paredão Gordon Grohe, rsrsrs. Sobre o que jogamos ontem, apenas digo: Que êxtase! Quarta que vem aquecimento no entorno da Arena e depois se juntar às outras 55 mil pessoas lá dentro!

    • ATÉAPÉ

      Também não sou muito a favor de atacante aipim, mas assim como André Lima, de vez em qdo eles resolvem. rs

  • Alexandre

    Dois comentários a fazer, tentando conter a empolgação (na medida do possível):

    1°: Quando da venda do PR, escrevi aqui que preferia que tivesse sido vendido o Luan a ele. Estava errado.
    Gosto muito do PR, da velocidade e movimentação que ele dava ao time, mas esses 2 meses sem o Luan me fizeram enxergar que sem o camisa 7, nosso time não passa de mediano. Luan dá uma dinâmica incrível ao time, ainda mais quando está inspirado e livre, como foi ontem. Partidaça, provavelmente sua melhor com a camisa tricolor.

    2°: No entanto, eu acertei ao atribuir a queda de rendimento do time aos desfalques. Porque era óbvio. Não há time no mundo que suporte perder jogadores importantes e mantenha o nível de atuação. O Grêmio perdeu, de uma só vez, Luan, PR e Geromel, primeiramente. Depois ficaram de fora Michel, Barrios, Ramiro. Sem contar Maicon e Miller, talvez os dois únicos reservas com nível próximo ao dos titulares.
    Com (quase) todos à disposição novamente, o futebol reapareceu. Foi assim contra o Corinthians e, principalmente ontem.

  • FERNANDO

    Está um clima de total irritação e velório nas rádios de Porto Alegre. Hoje de manhã, na Rádio Gre-Nal por exemplo, o jornalista “isento” e “imparSCIal” Flávio Dal Pizzol não conseguia esconder a sua irritação com a vitoria do Grêmio sobre o Barcelona ontem no Equador. Dal Pizzol estava tão nervoso e brabo, que afirmou que o Grêmio só venceu pq o time do Barcelona é muito ruim. Nunca na História do jornalismo esportivo gaúcho se viu tantos jornalistas ditos “isentos” e “imparSCIais” tão irritados e desesperados como em 2016/2017.

    • Daniel Scherer

      Mas escutar essas rádios é um exercício de masoquismo. Tô fora.

    • Ilgo Wink

      Eles estão sofrendo, coitadinhos

    • Rodrigo Mello

      Cara eu aprendi que só os adversários dos Colorados são bons e só os títulos deles que valem.Não se discute com eles, com louco se concorda.

  • Daniel Scherer

    Que atuação tivemos ontem. Tudo que poderia ser dito, já foi. Estamos todos nós gremistas em júbilo, independente de rótulos.
    Agora cabe uma menção a defesa do Grohe, foi o golaço da noite, foi o lance capital da partida, ali foi decretada a vitória do Grêmio e quem sabe esta defesa seja lembrada daqui a uns 15 anos como o passaporte apra a conquista da américa, assim como a defesa do Galatto nos Aflitos. Assim como critiquei o Grohe quando entendi que ele falhou, também tenho a humildade de reconhecer quando ele brilha. E ele merece, sempre trabalhou sem rebater e com humildade. Ontem a vitória do time passou diretamente pelo Grohe, ele deveria ter sido escolhido o melhor em campo, não só pela defesa, até nas saídas de gol ele foi perfeito (fundamento em que ele mais falha).
    Sobre o resto do time, Luan só mostrou aquilo que já vimos contra o Corinthians, existe o Grêmio com e o Grêmio sem Luan. A estabilidade tática e técnica que ele dá ao time é impressionante. Isso é ruim se lembrarmos que este jogador está em vias de terminar seu contrato e pode sair. Sair de graça ou não é o menos importante, o principal é que o time atual depende muito dele para render. Cabe a direção resolver isso o mais rápido possível, essa demora deixa todo o torcedor angustiado.
    Sobre Barrios, vejo muitas criticas sobre a atuação dele, mas ele foi fundamental para dar o tempo de saída quando estavamos sofrendo pressão. Era ele quem dava o tempo para que o time pudesse sair de trás, segurando a bola e tomando porrada por trás o jogo todo. E cabe lembrar também que recebeu 1 única bola para tentar a conclusão, já na metade final do segundo tempo. Então vejo que ele foi fundamental taticamente no jogo de ontem.
    Já Fernandinho não consigo achar nada de bom, mas se for para elogiar, ontem pelo menos ele não armou nenhum contra-ataque, se limitou a ficar no apoio ao Cortez, o que já pode se considerar uma boa atuação.
    Os demais estiveram em um nível muito acima, destaque para o Jaílson (que foi a aposta do treinador, acertada pois não pode se colocar dois jogadores sem ritmo em uma semi-final de LA), Luan e nossa dupla de zaga. Os demais estiveram em um nível alto.
    O time equatoriano tem velocidade e força, muito pouca técnica e quase nada taticamente, é na base do cruzamento e do abafa. Mas é um time perigoso. Tiveram suas chances e pecaram, por impericia e muito pela atuação defensiva do nosso time. Vi falarem em sorte do Grêmio, que por sorte não tomamos gol. Não acredito em sorte e sim em competência e incompetência. E se colocarmos esses dois itens na balança, prevaleceu a nossa competência.
    Por fim, Renato. Fez as escolhas certas, não jogou pelo empate, não jogou para sair vivo, embora nos 15 min finais do primeiro tempo e no inicio do segundo até o terceiro gol o time recuou demais e permitiu a pressão, mas isso é normal, não tem muito como evitar. Renato ontem foi perfeito até nas entrevistas onde alguns esperavam uma pavonice do tipo dele e ele foi sóbrio, sereno e responsável, dizendo que não tem nada ganho e que não conquistamos nada. É por aí, jogar sério semana que vem, matar o jogo com 1 gol no início e esperar pelos argentinos, preferência minha pelo River, mas para um clube que é acostumado a decidir e GANHAR fora de casa (ao contrário de outros que só ganham dentro de casa) se vier o Lanús vamos pra cima deles também.
    Cristiano Ronaldo já pode começar a ter pesadelos com Kanneman e Geromel….

    • Ilgo Wink

      Daniel, a crítica pontual deve ser feita. O problema é quando acontece perseguição a um jogador, debitando tudo de ruim nele. Não estou dizendo que é o teu caso. Mas tem gente que não criticava o Grohe, PERSEGUIA o Grohe. Eu fui ofendido por um outro porque defendi o Grohe contra esses ataques descabidos contra o melhor goleiro do clube, um dos melhores do país

      • Rodrigo Mello

        Vibrei muito com a atuação do Marcelo, é Gremista de coração e merecia dar a volta por cima. Cresceu nas finais da CB do ano passado e agora na fase de mata-mata da Libertadores. Importante é isto, quando é necessário o camarada fecha o gol. Trabalhou quieto e sem reclamar, isto é profissionalismo, coisa que deve ser rotineira em um grande clube mas as vezes não é seguida a risca.Muito sensato em sua entrevista ao final do jogo falando sobre os pezinhos no chão.

  • Rezende

    Praticamente classificados entraremos em campo na próxima quarta já sabendo quem enfrentaremos e ONDE na grande final da Libertadores. Só uma tragédia afasta o Grêmio da final.
    Grande vitória mesmo considerando que o adversário é o mais fraco dos quatro semifinalistas, tinha três desfalques de peso e o Grêmio jogou com menos um (Fernandinho) e um pela metade (Barrios).

    Vendo o Barrios jogar e a forma com que ele “sente” na hora de sair e ser substituído SUPONHO que ele tem algum problema de coluna ou lombar. Ele não tem arranque para disputar as jogadas e “desiste” de jogadas muito cedo e relativamente próximas dele para quem tem a passada longa do seu biotipo alto.

    É a hora do entusiasmo e loucura dos torcedores e alentadores fanáticos e quem é mais analítico como eu (e não vê tudo azul automaticamente) vai sofrer um pouco mas é do jogo…

    Fernandinho tem tudo para ser o Gabiru do Grêmio. Tomara que ele faça o gol da vitória contra o Real Madrid…

    Esse Grêmio quando encaixa e joga bem não dá nem sobressalto.

    Marcelo Grohe ontem RATIFICOU aquele levantamento do Data ESPN que “descobriu” que ele é um dos maiores goleiros do MUNDO debaixo dos paus e na frente dos atacantes. Ele é mesmo.
    Que continue assim onde ele é MONSTRO e continue treinando com afinco onde ele não é tão bom assim.
    Por exemplo ele melhorou bastante na reposição de bola, diminuiu MUITO(mas não sumiu) as bolas diretas para fora na reposição de bola e no recuo. É disto que se precisa de um atleta, superar-se e melhorar.

    Aliás como o GRÊMIO de Renato não tem capitão fixo, ACHO que na decisão para levantar a taça, por mérito, acho que Marcelo Grohe deveria ser o capitão e levantar a taça e ser assim eternizado pela sua história e perseverança dentro do Grêmio… Não vejo ninguém no elenco mais MERECEDOR…

    Inclui aí a defesaça de ontem..

    • Ilgo Wink

      Boa lembrança essa da ESPN
      Concordo, Grohe pode ser o cara para erguer o troféu.
      Ou o Geromel

      • ATÉAPÉ

        Faz como na CB ano passado onde 3 ergueram. Junta Milagrohe, Geromel e LUan e os 3 erguem a taça.

    • Rodrigo Mello

      Cara entendo a euforia, mas não dá para ficar pensando em título, qualquer time Argentino é jogo duríssimo, e tem que respeitar o Barcelona, não existe jogo jogado em mata-mata. O Cruzeiro ainda me dá calafrios, deixa este negócio de taça para depois. Pé no chão,até porque a secação em cima da gente é imensa,de todos os lados.

  • Fabio Victoria

    O primeiro tempo foi de ambição e dois golos. Mas o segundo, meu Deus, com mais tranquilidade voltou aquele futebol de troca de passes sem deixar a objetividade de lado. Poderíamos ter até feito mais um ou dois. Só teve um problema. O Grêmio me fez demorar pra dormir ontem…

  • HENRIQUE MARTINS

    Que jogo Srs.
    Este desempenho alcançado ontem, nos faz sonhar que é possível sim voltar levantar o caneco da LA novamente.
    Só para exemplo disso, tenho colorida conhecida que afirma que o Grêmio fez pacto com o diabo.
    Só rindo do pobre coitado, tamanho desespero.
    Ainda afirmou que nunca teremos o que eles fizeram, vencer aquele Barcelona meia-boca reserva.
    Vamos dar tempo ao tempo para responder.
    Mantendo esta concentração somos forte candidato.
    Dá-lhe Tricolorrrrrrr.

  • ATÉAPÉ

    Grohe – 10, entre outras, aquela defesa a queima roupa evitou que o time pudesse se abalar com gol logo no começo e correr risco de se complicar.
    Edilson – 8. Defende bem e apoia mal, mas ontem se superou com gol de falta e passe decisivo.
    Geromel – 7; Kaneman – 7,5; Cortez, idem Edilson, também se superou e mostrou mais – 7; Jailson – 7; Arthur – 7,5; Ramiro – 6,5; Fernandinho – mais esforço q solução, defende melhor o corredor – 6; Barrios – má fase ou problema físico? Mistério… – 5.
    E Luan, nota 100 claro – Qdo um único jogador consegue fazer todo o time jogar, não tem discussão. É outro nível. É outro mundo.
    REnato – 10; preparou o time para este grande momento tão sonhado por nós. Seu planejamento até agora tem superado todas as críticas. E, ao contrário do q dizem, segundo um jornalista q li, Renato estuda e muito sobre futebol. Apenas finge q não. Eu acredito.
    Mas o time no conjunto foi 10 com louvor.

    • Heraldo

      Teve aquela que ele tirou da cabeça do atacante no primeiro tempo

  • Walter Luis Borba

    Da-lhe Grêmio.
    Sobre o Grohe critiquei quando pertinente.
    E agora reconheço a defesa impressionante que ele fez. Palmas ao Grohe….
    Faço apenas um parentese:

    O Grohe me faz uma defesa “a la” Buffon e Preudoome, ao invés, de ele levantar olhar para câmara e dizer eu sou “soda” eu “aqui é grêmio c****”, o que ele faz???
    Desaba e fica refestelando que nem uma cobra naja…

    Porra, se fosse o Buffon e o Preudoome eles iam fazer a maior marra…!!!

    Marcelo Grohe meu filho…..mais marketing pessoal caramba!!!

    • Ilgo Wink

      Pô, Walter, tu critica o Grohe por ele ter feito o certo, que era dar um tempo, fazer cera, porque a pressão era grande naquele momento

      • Walter Luis Borba

        Não é critica Ilgo.
        Se ele desse uma “balaqueada” ia ser alçado a “Status de Buffon”…

        Tem uns e outros por aí, que tomou cinco no Grenal, foi vendido para Europa…

        • Rodrigo Mello

          Não dá para comparar Walter, este que tu citaste é pupilo nada mais nada menos do que Taffarel, então vai jogar umas 3 copas ainda, não importa o que os outros façam. Ele tomou cinco em um e quatro no outro, mas é peixe de quem manda….

  • GremioSempre

    A ultima grande emoção que tive foi na conquista da Copa ano passado,queria tanto ver e filmar as “latas” dos da UTI (urubus tricolores isentos)no terceiro gol do Grêmio ontem…que tapa na cara de Renato neste povo,que azedume devem estar hoje pois como que pode estar dando tudo certo ??! Afinal Renato não é mais técnico,grupo ta cansado e o Bolzan é louco !! Digo novamente o que disse antes o Grêmio é GIGANTE ! estamos de volta ao cenário de grandes feitos ganhando ou não a LA já deslumbra um dos melhores clubes da América , eu acredito , GRÊMIO SEMPRE vamos buscar o Tri !!!

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      A UTI está calma hoje, amigo, acho que Renato lacrou a tampa do caixão ”até” a próxima derrota, aí, segura de novo que eles voltam com suas ”teses”.

      • GremioSempre

        Pois é… li isto no blog do Demian onde ele destaca que adora olhar a IVI depois das partidas segue: “o Grêmio tem que evoluir muito para fazer frente ao Barcelona -EQU – Cléber Grabauska , “Existe um Gremio em campo que só Renato Portaluppi enxerga” Zini Pires . Mas Copião francamente e sei que concorda comigo que não é só a IVI que pensava isto do Grêmio antes desta grande vitoria não é amigo?!,fico impressionado como tem dito “torcedor”(urubu) Gremista que vomita teses contra o que esta sendo feito no clube queimando tecnico , clube e direção e depois vem aqui e em outros blogs dar uma de comentarista de pós festa todo entusiasmado mas não assume as idiotices que outrora falou . E pior não cuidando do seu próprio blog . Grêmio Sempre !!!

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Isso é normal, aí entram todos os Blogueiros nas redes sociais falando todos os dias as mesmas coisas: a UTI = Urubulinos Tricolores Isentos continuam defendendo suas ”teses” sempre nas derrotas.

          Pois é, mas você é um ”chapa branca & oficialista” porque gosta, apoia, entende e aceita o bom momento do clube, gestão, técnico e do time, nunca te esqueça disso.

          • GremioSempre

            Que assim eu seja Copião não dou bola para os bolados como dito eu sou Grêmio “Sempre”, a mudanças que terão que ser feitas sim,mas deixa os “homi” trabalhar.Pois só loco de pensar que tudo que esta sendo feito depois de anos no ostracismo iremos voltar ao “inferno”…não Gremistas!!,deu,chega,já foi,Grêmio Clube ele é GIGANTE ! podem respirar um pouco,relaxem joguem fora os anti ácidos de azedume nostalgico…Grêmio Sempre!!! Abraços !

          • Cinco Muito

            Mas ser chapa branca ou oficialista é gostar do Gremio que está se ajeitando, vencendo e chegando, então eu sou um desses também. Mas porque a maioria quer um Gremio assim e os do contra preferem criticar os acertos? Não dá pra entender, pois isso não eleva o clube.

        • Cinco Muito

          Caro gremista, existe uma gang aí que é do contra ao Gremio clube, usa isso criticando tudo que é feito, acho que são de alguma ala politica, e isso está visível. Eu não sei qual a razão disso, mas o alvo parece ser o Renato treinador e não sei porque, mas graças a Deus parece que a maioria de gremistas estão com o treinador e o clube. Tem quem diga são da turma do Patodone, mas como não gosto de saber de politica do clube, quero ver meu time bem, isso é que importa e fazia tempo que isso não acontecia. Vamos Gremio, avante.

  • Ilgo Wink

    ÚLTIMOS DIAS. VOTE, É RAPIDINHO

    Jornalista web do ano – Ricardo Wortmann – Cornetadorw

    http://revistapress.com.br/v15/index.php/colunistas/

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Obrigado, Renato !!!!!

    A estratégia foi perfeita e fizemos o melhor jogo do ano onde só uma catástrofe nos tira da final, mas sob o comando e o pulso do treinador não haverá nenhuma catástrofe, pois realmente ele tem o grupo nas mãos inteiramente sob o seu domínio para tristeza de alguns Gremistas que insistem em critica-lo e terão que engolir o cara por estar fazendo mais uma bela história e trajetória no time de seu coração. Os urubulinos piram, mas é a realidade absoluta.

    O Marcelo Milagrohe fez uma defesa estupenda e digna de concorrer como uma das 3 ou 5 maiores em toda a história do futebol, pois foi à queima roupa e com muito reflexo num momento crítico do jogo onde o adversário vinha pressionando e buscando ”entrar” no jogo e poderia realmente complicar o excelente resultado conquistado.

    Continuo achando ele um grande goleiro que já está aprimorando nitidamente os pontos fracos que eram as reposições de bola em jogo que está melhorando muito e acho que a contratação do Paulo Victor fez ele se dedicar mais ainda nos treinamentos para melhorar, e isso é muito bom. Que defesa, está na boca do Brasil inteiro como incomparável.

    Edilson, Kannemann, Jailson e Luan foram disparadamente os melhores, mas os demais fizeram uma ótima partida no todo apenas com Bárrios mais abaixo dos demais, porém, muito importante taticamente e Renato surpreendeu com o Jailson desde o início mostrando que conhece muito bem a capacidade de cada um. Que jogaço.

    • ATÉAPÉ

      Banks em 1º, porque foi Copa e pelo nível de dificuldade e Milagrohe em 2º, porque fez defesa em chute violento quase na linha do gol. A cara do Ariel foi emblemática qdo se deu conta de q a bola não entrou.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        De acordo.

      • Deny Camargo

        E era o Pelé!

        • Heraldo

          Por isso acho que a do grohe maior, pois a do Pelé todos sabem aonde vai a bola, do Ariel só deus.kkkk

        • ATÉAPÉ

          Tem razão. Eu não lembrava que tinha sido o Pelé, por isso não mencionei.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO
    • Ilgo Wink

      Legal

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    O Marcelo Milagrohe estragou a minha previsão de ontem na opção II que era Barcelona 1×3 Grêmio com aquela defesa fantástica no 2º tempo, mas ele está ”perdoado” (kkkkk). Que jogo, que noite.

    • Heraldo

      Serei irônico. Mais um que torce por suas teses.kkkkk

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Heraldo, não tenho ”teses”, eu tenho um sentimento enorme de satisfação vendo meu clube do coração num momento fantástico de gestão administrativa, financeira, técnica & tática que não via a uns 15 ou 16 anos seguidos, e ”teses” foram criadas pelos Urubulinos onde isso está chancelado em todos os Blogs Gremistas que eu conheço, e são vários (kkkkk).

        O que eu fiz aqui e foi apontado pelo Ilgo no texto acima foi dar dois palpites ”antes” do jogo, pois eu via com otimismo que Renato com o time completo nas mãos após 70 dias sabia que bem treinados eles conseguiriam dar a resposta que ele também esperava, e tudo isso aconteceu. Jailson foi uma prova.

        Meus ”palpites” eram 0x2 ou 1×3. Eu via o time preparado para isso acontecer porque o Renato sai de Porto Alegre sempre buscando a vitória, pois o ”Sinpof” foi aposentado com a saída do bom Roger Machado que vai voltar no futuro bem mais ”cascudo” e experiente. Valei a ironia.

  • Rodrigo Mello

    O mais incrível de hoje é ler por ai pessoas tentando diminuir a super defesa do Grohe, sorte, a bola foi nele, a ruindade do Ariel e outras sandices. Incrível a capacidade do ser humano de não dar o braço a torcer e reconhecer os méritos dos outros, mesmo que não goste da pessoa. Dos colorados se entende, mas de um cara como o Sérgio Xavier Filho é dose. Esta defesa deve estar em qualquer seleção de defesas difíceis, em 40 anos estaremos vendo assim como vemos a do Gordon Banks. Ele pode no próximo jogo falhar, pois quem compete está sujeito a isto, mas questionar e minimizar a defesa e os méritos do atleta ai eu não consigo realmente entender.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Nenhuma dúvida que aquela defesa está entre as 3 ou 5 maiores da história do futebol, Tenente, mas como o Marcelo Milagrohe é Gremista, aí a IVI não reconhece e desmerece, porém, ele é notícia no mundo inteiro hoje por causa daquela excepcional e milagrosa defesa.

      Sempre achei o Grohe um bom goleiro, mas como disse aqui várias vezes, ele tem algumas deficiências nas reposições de bola para e em movimento, porém, devo admitir que ele vem melhorando muito neste quesito e acho que a chegada do bom goleiro Paulo Victor fez ele se dedicar mais nos treinamentos e isso é evolução.

    • Ilgo Wink

      Rodrigo, essa defesa é destaque no mundo inteiro. Não dá bola pra essa chinelagem.
      Agora, que irrita e revolta, não há dúvida

  • HENRIQUE MARTINS

    Começou a provocação:
    Técnico do Lanus afirma que o campeão da LA sairá do confronto entre os argentinos.
    https://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/tecnico-do-lanus-diz-vi-o-gremio-se-passarmos-nao-vai-ser-tao-complicado.ghtml
    e aqui:
    https://www.ole.com.ar/lanus/almiron-ganador-serie-campeon_0_1894610613.html

    Pelo que ouço por aí, dizem que o Lanus é melhor que o River, mas 1º terá que confirmar a vaga.
    Realmente não sei quem é melhor para nós enfrentarmos, pois perder a 3ª final de LA para argentino (Independiente, ‘que nunca mais ganho nada’ e Boca) será um duro golpe.

    • Diogo S

      Treinadorzinho tá de franco atirador. Atirando pra tudo que é lado pois sabe que está eliminado. Grêmio é mais time que os outros 3, e se fizer a coisa dentro da normalidade será Tri. Torçamos para que o futebol e o mata-mata não tragam as surpresas que a vezes trazem.

  • Ricardo Gomes

    https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/fifa-reconhece-titulos-mundiais-de-flamengo-gremio-santos-e-sao-paulo.ghtml

    Acabou o papinho lazarento de “é intercontinental, é amistoso vale-jipe e não mundial” ou outras bravatas ressentidas. A história nunca foi apagada e nós Gremistas sempre cagamos para o selo Fifa, mas que esse justo reconhecimento aliado à queda do “Time Grande não cai” torna ainda mais interessante o biênio 2016-2017, ah, isso é inegável!

    • Heraldo

      Os mantras se esvaem, time grande não cai,mundial…..bi rebaixado

      • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

        Heraldo, bem observado. Já que os cholorados só aceitam o que é chancelado pela FIFA, o Binter precisa aceitar que foi rebaixado em 1995 e novamente rebaixado pelo TAS/CAS neste ano. Ou seja, é um tri-rebaixado (1995/2016/2017). Hahahahahah

  • Marcos Lena

    2 momentos do Grohe que nos levaram à copa do Brasil. Nos penatys pegos contra o Atletico PR, e na defesa contra o Atletico MG no chute o JR Urso ( ambas poderiam ter mudado nossa sorte ). Ontem também pode ter mudado nossa sorte. Já me serve e muito. O resto é ranço que não sei de onde vem.

    • Gustavo Medeiros

      Tem mais uma. Lembra que ele classificou a gente em uma pré-libertadores? Em 2013, contra outro time do Equador, o mesmo que bateu o Flu do Renato. LDU. Também nos pênaltis.

      Uma boa lembrança está aqui, quando tive a honra de escrever para o Boteco (falecido).

      http://botecodoilgo.com.br/uma-entrevista-fake-pra-aliviar-a-tensao/

      • Ilgo Wink

        Grande participação do GM no boteco

    • Rodrigo Mello

      sem contar que ele tem feito a sua parte em decisões, pegou penalty contra o Novo Hamburgo e contra o Cruzeiro este ano, mas nossos batedores são uma lástima, ai não há goleiro que resista contra a ruindade dos teus batedores.

  • Fabio Scheffer

    Baita vitória.
    Eu não vi o jogo, só os melhores momentos, e também fiquei impressionado com a defesa do Grohe, um goleiro que eu sempre critiquei (na maioria das vezes acho que com razão) e que agora na casa dos 30 anos parece que atingiu a maturidade como goleiro sendo capaz de fazer defesas em momentos importantes, coisa que a uns anos atrás ele simplesmente não conseguia fazer.
    Agora é jogar para confirmar na Arena e depois aglutinar forças para enfrentar qualquer uma das pedreiras argentinas que viram pela frente.
    O retrospecto contra os hermanos em finais de libertadores hoje é ruim, perdemos para o Independiente em 84 e pro Boca em 2007.
    Mas como o Grêmio do Renato é um quebrador de tabus tá na hora de uma clube argentino entrar no hall de nossos vices, onde já estão o uruguaio Peñarol e o colombiano Nacional.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Fabio, foi o melhor jogo do ano por várias razões, e a principal delas é que o time estava ”completo”, ligado, concentrado, determinado como estava contra o Cruzeiro em MG onde aquela bola do Bárrios aos 4 minutos que foi chutada em cima do goleiro Fábio determinou o rumo do título, que pena.

      Desta vez, na casa do nosso adversário lotada com com 58 mil torcedores, semi-final de uma competição continental, jogo de ida, o time bem treinado e focado, o treinador & o time fizeram as coisas acontecer, pois se entendem muito bem dentro do planejamento do ano.

      Renato provou outra vez que após as perdas em sequência de Wallace, Douglas, Maicon, Pedro Rocha e as lesões de Geromel, Bárrios e Luan além de Michel fazem com que ele com o time completo nas mãos sabe muito bem o que fazer e qual é o foco. Por isso tudo, entendo que estamos na final de mais uma Libertadores.

      Marcelo Milagrohe foi simplesmente ”um monstro” neste jogo, pois fez 3 excelentes intervenções na minha ótica sendo uma delas que entrou para a história do futebol mundial, com certeza. Merecemos.

  • FERNANDO

    Os colorados estão ficando sem argumentos. Em 2016, caiu por terra a balela de que “time grande não cai”. Agora, em 2017, mais uma ladainha, mais um papo furado, mais uma conversa fiada foi demolida: Campeão do Mundo “FIFA”. E a choradeira dos amargos nas redes sociais está a milhão, basta ver a revolta dos colorados como Fabiano Baldasso, Alexandre Ernst, Edu 001, Leonardo Meneghetti só pra citar alguns. Sem falar é claro, da irritação e mau humor daqueles que se autointitulam como jornalistas “isentos” e “imparSCIais” aqui da aldeia. A chancela da FIFA ao título mundial do Grêmio e de todos os outros clubes a partir de 1960, provocou muita dor de cotovelo no jornalismo esportivo de Porto Alegre. Chora IVI, chora IMPRENSA VERMELHA ISENTA.

    • Rodrigo Mello

      Cara, Fabiano Baldasso, Alexandre Ernst não valem o que o gato enterra. Este Edu 001, é o novo candidato a Kenny Braga.São folclóricos, é como ouvir o Neto e o Milton Neves darem opinião. Ninguém leva a sério. São doentes e tem atitudes de adolecentes. Isto é a prova do desespero, pois agora caiu esta falacia de FIFA. Eu menos de um ano caiu 3 coisas, 1. Nossa maldita seca, 2. Time grande não cai e 3. Mundial “PHIFA”.
      E pra coroar estamos com boas possibilidades de irmos para nossa quinta final de Libertadores,ai os caras ficam sem argumento.

      • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

        Rodrigo, excelente comentário! Como o argumento da corneta findou, agora o novo alvo de depreciação é a grande defesa do Grohe no último jogo, desdenhando do feito do atleta.
        O mundo inteiro reconhece o trabalho do jogador, mas, segundo a IVI, “isso não é nada”. Hahahahaha… vamos rindo. Hoje deve estar sendo um péssimo dia para os cholorados.

        • Rodrigo Mello

          Eles vão voltar a dizer que o Hamburgo era um time muito fraquinho e outras bravatas que existiam antes de 2006. Ignoram que os caras eram os únicos que faziam frente ao poderoso Bayern na época, pois o Borussia Monchengladbach tinha decaído, ignoram que venceu o timaço da Juventus de Rossi e Platini na final Europeia, que tinha o Félix Magath que era o melhor jogador Alemão à época. Bom só o Barcelona e ótimo só o Mazembe. Sempre os nossos títulos não tem a grandeza do “Time do Povo”. Mas que ano maravilhoso, várias cornetas bestas se esvaíram.

          • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

            Barcelona recheado de reservas, diga-se de passagem meu amigo. hahahahha

      • FERNANDO

        Não sei o que é pior: se o tal do Edu 001 que sempre se assumiu como colorado, ou o Fabiano Baldasso, o Alexandre Ernst e o Leonardo Meneghetti que passaram a vida toda se apresentando como jornalistas “isentos” e “imparSCIais” antes de se assumirem como colorados. Páreo concorrido pra ver qual desses é o mais ordinário.

        • Rodrigo Mello

          O pior são estes que ERAM ISENTOS, o outro pelo menos sempre se assumiu, é um palhaço mas não pousava de isento. O isento é igual ao que se diz amigo, tu senta e toma cerveja com ele e depois toma a facada nas costas. O inimigo declarado tu nem chega perto pra não dar mole.

    • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

      Fernando, sejamos francos: nós, gremistas de alma e coração, não precisamos (e nunca precisamos) da FIFA para chancelar nosso título mundial. Mas para os cocolorados que só aceitam aquilo que é chancelado pela FIFA, basta agora que eles aceitem o fato de que o Grêmio sempre foi campeão do mundo e que eles foram, sim, rebaixados em 1995. hahahahahahah

      • FERNANDO

        Binter, o único clube gaúcho com o selo REBAIXADO FIFA!

        • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

          BI-rebaixado FIFA… 1995 por calote e em 2017 por carteiraço (TAS/CAS). Vamos rindo, meu amigo.
          Só falta a IVI reconhecer que o Binter está jogando a segundona.

          • FERNANDO

            Exatamente, obrigado pela lembrança! Mas será que o Binter irá até a Suíça par tentar reverter no TAS/CAS a chancela da FIFA ao título mundial do Grêmio? kkkkkkkk

      • Ricardo Gomes

        Ih, dei uma passeada em alguns blogs e perfis vermelhos. A maravilhosa e adorada Fifa agora é feia, malvada e levada. Muitos estão fazendo contorcionismo com citação de dicionário sobre o significando da palavra “mundo”. Busca estranha, antes bastava a Fifa dizer e para eles valia. Agora precisam argumentar…daí falei para um amigo meu ir ao TAS questionar o nome “Miss Universo”, afinal as venusianas, marcianas e jupiterianas não participam. Hoje é dia de rir, porque para nós a chancela da Pifa não muda nada. Inclusive nos puseram as faixas em Janeiro de 1984! Só Nutella e recalcado fazia esse questionamento. Agora vão fazer fila para se atirar da ponte do Guaíba.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Amigos Gremistas, não esqueçam do 18º Prêmio Press, faltam cinco dias, força ao RW.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    ===============================
    GRÊMIO 1º CAMPEÃO MUNDIAL FIFA DO RS
    ===============================

    EU JÁ SABIA, EU ESTAVA LÁ, ”AO VIVO” ….. QUE SEMANA MARAVILHOSA ….. QUE ANO.
    FOI REALMENTE INESQUECÍVEL ….. QUANTAS LEMBRANÇAS NA RETINA E NA MEMÓRIA.

    https://uploads.disquscdn.com/images/0935fcc836efb8452a686883472f7c64b47fc69ca87ffde5552afdb422d065ca.jpg

    • ATÉAPÉ

      Todo gremista que se preze e com mais de 30 tem q saber a escalação desse time de cor. rs.

      Sério q vc estava lá? Não precisou vender a casa, né? rs

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Não foi preciso, fui com a ”Dona Patroa” com muita sorte no vôo da delegação com mais alguns conselheiros e vários outros Gremistas. Foi bárbaro, muitas histórias ….. show.

        • Rodrigo Mello

          O único dai que é fora da casinha e o Caju que cuspiu no prato que comeu.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Tenente, eu vi esse cara tomar Whisky todos os dias no Hotel Prince Intercontinental. Houve até uma discussão dele com Renato num treino por causa disso, mas abafaram.

  • Pedro de Lara
    • GremioSempre

      Olha a Larinha qué qué qué !!! Tu tem mais curtidas aqui com o pessoal do resenha tricolor do que quando tu entra la né ?! que bonitinho tudo em grupinho, são ilários, UTI não é fraca !!

      • Cinco Muito

        Não cutuca essa lorpa, véio, ela vai dizer que tu é fake do Ilgo ou és o Renato gaúcho enrustido que vem aqui só para magoa-lo ou discordar de suas burrices. Esse é doente ou drogado hahaha

    • Roberto Naime

      A gente sabe quem é texano e chapa branca…Grande abs…

      • Cinco Muito

        Hummmm, ”a gente” parece ser novo aqui e faz parte da gang das curtidas do pedro aloprado, mistééério… voces são inconfundíveis nas redes, roberto e nem disfarçam mais…. hahahahahah

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    UM DIA TRISTE DEMAIS PARA O FUTEBOL BRASILEIRO

    Infelizmente, temos que reconhecer que o Grêmio de Renato PENTAluppi, o Santos do grande Rei Pelé, o Flamengo do Zico galinho de Quintino e o São Paulo de Raí conquistaram um Campeonato da mesma importância do Inter de Adriano Gabirú ….. Oremos ….. !!!!!