Por uma goleada de 1 a 0 na Arena

Torcedor é acima de tudo paixão. Quando começa a racionalizar muito vai-se um pouco da magia que é torcer com pureza e fé.

Racionalizando, esse time que a direção do Grêmio montou não tem, em tese, condições de ser campeão da Libertadores. Não tem.

Mas teses são teses. Estão aí para serem esmagadas pelos fatos. Futebol se decide em campo, com a bola rolando – se bem que em alguns lugares o sobrenatural de almeida e/ou as forças ocultas -nem tão ocultas – acabam decidindo. Nem precisamos ir muito longe.

Eu durante mais de trinta anos de minha vida vi o futebol com os olhos da razão. Por questão de ofício.

Hoje, procuro despir-me do repórter esportivo que fui para ver o futebol com um olhar mais amigo, benevolente. Mas isso só quando se aproxima um jogo decisivo, no qual qualquer torcedor se deixa envolver e tomar pela paixão.

Se fosse racionalizar, o torcedor ficaria em casa nesta quarta-feira gelada. O time está sem seu melhor jogador, Geromel, tem laterais que não dão confiança, uma zaga preocupante e um goleiro que, de repente, virou frangueiro para os gremistas que se deixaram tomar pelo desespero de longos anos sem títulos de expressão.

Mas o torcedor, o verdadeiro torcedor – que um dia fui e do qual sinto saudade – enfrenta o frio, supera a descrença e se enche de fé e de esperança. Larga tudo, gasta o que tem e o que não tem, para ir à Arena.

Por que? Porque é gremista, e ser gremista é acreditar sempre. Não desistir, mesmo que muitos o estimulem a desistir com palavras impregnadas de pessimismo e ceticismo.

Ser gremista é não dar bola para os negativistas, os mensageiros do apocalipse. 

Não ligar para aqueles que valorizam demais coisas que possam atingir o clube, como a declaração do presidente Romildo Bolzan de que o Grêmio pode até fazer 5 a 0 no Rosário Central na Arena se repetir o futebol que apresentou contra o Juventude. Um excesso do presidente, mas nada que justifique tanta repercussão.

Dizem, os aloprados do mal, que os argentinos vão ficar ainda mais motivados. Bobagem. Não há nada que possa motivar mais os argentinos que o simples fato de enfrentar um time brasileiro, ainda mais um time que impõe tanto respeito na América Latina.

O Rosário é um adversário que devemos respeitas, nunca temer.

O Grêmio do técnico Roger Machado, que anda vacilando, mas tem saldo positivo, saberá fazer um enfrentamento digno para garantir os três pontos.

Se repetir o que jogou contra o Juventude, com melhor aproveitamento nas conclusões, tem tudo para vencer.

Uma goleada de 1 a 0 já está de bom tamanho.

 

Se gostou, compartilhe!

  • Luis Augusto Waschburger

    Vou repetir aqui o comentário que fiz no post anterior:
    “Assisti a Atlético Nacional x Huracán.
    Que jogo ruim.
    Os colombianos acho que não deram um chute a gol.
    Se tivesse que haver um vencedor, seria o Huracan. Colombianos jogaram nitidamente pelo empate… Tomara que levem crime no jogo de volta.
    Se este é o melhor time da LA, temos chances…
    Estou vendo a Pumas X tachira…
    Consegue ser pior que o jogo anterior. Só pancadaria. Nenhum futebol.
    Destes 4 adversários possíveis mais a frente, nenhum joga mais do que o Grêmio jogou contra o Juventude.
    Talvez seja hora de abandonar o pessimismo que tem imperado nos frequentadores do boteco e se dar conta que o futebol sulamericano está em um nível bem baixo… e que neste nível, o Grêmio não é pior que seus adversários.
    Arrisco a dizer que temos sim chances de sermos campeões!”

    • Ilgo Wink

      Aqui no RS só um time tem chance de ser campeão da Libertadores 2016.

    • Marcos lena

      Luis – o treineiro do Nacional começou a inventar, os caras que alopraram na primeira fase, Marlos Moreno, Ibarbo, Ibarguem, todos na reserva. Quase levou um rodião do uracam. De certo entrou pro time do Simpof, será da turma do Roger ??

      • Marcos lena

        Huracan

      • Luis Augusto Waschburger

        Pois então!
        Torço que tomem o crime na Colômbia, que é o que quem joga pelo empate merece.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Prezado Ilgo, mas hoje tu estás num tal de morde assopra terrível, o que é isso, amigo, parece todas as plataformas da RBS?
    Os comentários da maioria de ontem já foram de total terra arrasada, pois é muito fácil depois do leite derramado e do resultado ruim detonar tudo & todos.
    Vamos agradecer lá na frente esta desclassificação do Noveletto, pois a FGF e o apito amigo estavam sim, ”louquinhos” para ver o Inter dar volta dentro da nossa Arena com a Taça só para tripudiar depois, ACORDEM …..
    Outra coisa, o time do Grêmio do Wallace para a frente está pronto e tem banco sobrando, isso é fato. (Wallace, Maicon, Giuliano, Lincoln, Luan e Bolaños).
    Precisamos de um 4º zagueiro e lateral esquerdo que cheguem, vistam e joguem, pois o Ramiro vai emplacar na direita com estas duas peças ajustadas que faltam para o time, acreditem nisso.
    Espero que mesmo dentro da austeridade necessária e que eu apoio 100%, os dirigentes achem um outro Geromel, pois é só isso que falta, senão, seja bem vindo 2017.
    Porra, não existe um nesse Boteco com confiança no trabalho do Bolzan, Roger & Cia mesmo com o crescimento técnico enorme que tivemos pós-Felipão que foi embora, graças à Deus ?????
    Que o Inter enfie essa taça no rabo que será mais uma vez a única coisa que terão em 2016 com doping, joelhadas, cotoveladas, arbitragens amestradas, FGF & Chicos colorados, pois esta Taça é 100% evidente que não seria para o Grêmio, alguém duvida ?????

    • Ilgo Wink

      Quando eu defendi que o Grêmio deveria poupar Luan e Bolanos no grenal porque tinha certeza que eles seriam alvos dos colorados muita gente foi contra. Eu queria os dois no banco. E também o Geromel, mas como a zaga é muito ruim aceitava que Geromel começasse.
      Resultado é Bolanos quebrado, conforme eu previ que aconteceria.
      Gauchão pra mim é premio de consolação, tipo concurso de miss e que se pega a menos bonita e se escolhe como miss simpatia.
      Faltou foco total na Libertadores, e o preço é este.
      Mas ainda acredito e ficarei feliz com 1 a 0.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Ilgo, isso é verdade, mas fomos ”você e eu” aqui a falar disso mais de uma vez, está registrado aí no Disqus e eu dizia antes daquele Grenal que estava prevendo um jogo duro no Luan e Bolaños e eles até tentaram, pois o Luan saiu na maca ainda no 1º tempo, e acabou voltando logo depois.
        Tem ainda o Maicon que acabou ”revidando” os pontapés do Dourado e quase foi expulso numa entrada por cima da bola.
        O 1×0 hoje realmente será bom, mas estou sentindo que será 2×0 que é muito melhor que 3×1 para o jogo de volta que terá enorme pressão.
        Já me chamaste aqui de ”otimista contumaz”, porém, eu vejo sinceramente um novo Grêmio e à caminho do sucesso, mas este percurso foi anunciado que seria lento e demorado, pois os imbróglios eram muitos e vejo hoje que nós estamos no caminho certo, e esta é a hora da paciência para não voltarmos atras e perder o bom trabalho feito até aqui.
        Impossível não notar um crescimento técnico no time e melhoras ”na base” tão criticada e eu lembro que o Clêmer ganhava tudo na base colorada desde o sub-15, e o que isto resolveu por lá?
        RESPOSTA: Rodrigo Dourado apenas e com restrições, pois tem é só muito marketing e o Sasha é um iô iô que vai e volta e não se apruma, Valdívida tem canela de vidro e o Anderson já chegou um ex-atleta porque vivia nos inferninhos de Londres, e é um xôxo contumaz. O resto é resto. PONTO.

        • Alexandre B. Galiazzi

          Tô fechado contigo!

  • Arthur J

    Se tiverem a pegada do jogo de domingo, podemos vencer aqui. E se jogarem pra vencer no jogo de volta, temos chances de classificar.

    O Grêmio tem um bom time, resta ter postura, não ter medo de vencer.

    • Ilgo Wink

      Também acredito, apesar da nossa zaga de segundona. Acho que o ataque vai garantir.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Também acho, Arthur, precisamos de um 4º zagueiro e um lateral esquerdo, pois do Wallace para a frente temos um dos melhores sextetos do Brasil com Lincoln no lugar do Douglas no futuro.
      Aliás, por onde será que andam os quietos fãs do titularíssimo Lincoln por aqui, né, Botequeiros do Ilgo.

      • Serrano

        Embevecidos com o passe que ele deu pro Henrique Almeida ficar na cara do gol. Que culpa tem o guri se a bola foi nas pernas do goleiro?

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          É pouco, ele ainda treme demais quando entra de titular por causa da pressão. Será titular absoluto em 2018. FATO.

          • Ilgo Wink

            Só pra não transitar em julgado: Lincoln se tivesse sequencia no meio já teria tirado o Douglas faz tempo

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Não acredito, Ilgo. Ele tem futuro, mas entrou jogando em 3 partidas e foi substituído.
            Ainda treme com a pouca idade. Precisa amadurecer. FATO.

      • Arthur J

        Tivesse o Lincoln uma sequência no começo do ano, quando o Douglas estava apanhando da bola, teríamos uma melhor noção do quão pronto ele está. Eu acredito que ele estaria jogando muita bola, mas agora não dá para mudar.

        E o Douglas foi bem nos últimos jogos, resta torcer que ele siga assim.


        Sobre reforços, concordo. O principal é um zagueiro decente pra fazer companhia ao Geromel. Na LE, se o Avenida fosse pro banco já ajudaria…

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Amigo, gosto demais do Lincoln, mas ele precisa esperar, se preparar e e se aprimorar mais, pois o Grêmio é um grande.
          Nem Zico, Neymar e Maradona eram titulares aos 17 anos e nem vamos comparar, né!
          Mas o futuro da camisa 10 no Grêmio, é com Lincoln e isso ”se” o seu agente Sonda não aprontar com o clube, pois o guri promete.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Amigos, precisamos de um 4º zagueiro e um lateral esquerdo, pois do Wallace para a frente temos um dos melhores sextetos do Brasil com Lincoln no lugar do Douglas no futuro e temos também banco para isso.

    Marcelo Grohe, Ramiro, Geromel, (???), (???). Wallace, Maicon, Giuliano e Douglas (Lincoln no futuro). Luan e Miller Bolaños.

    Aliás, por onde será que andam os quietos fãs do titularíssimo Lincoln por aqui, né, Botequeiros do Ilgo. Pois é, taí. A pressa só atrapalha, e cega muita gente boa.

  • Serrano

    E nesse clima de mobilização, nossa sempre atuante imprensa já está fazendo sua parte: ressuscitaram até o “Rondiquelme”, quer dizer, Rondinelly.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Serrano, tens razão, em cada chamada do Grêmio em qualquer uma das plataformas da RBS ou de qualquer notícia ou informação, vem um sarcasmo, uma espetada, uma conotação negativa, uma lembrança do passado, uma flauta, uma provocação ”contra” e destrutiva, e isso acontece desde 2007 e ninguém do Grêmio combate isso na imprensa. Não é mimimi, é fato.
      Eu tenho informações de que o marketing do inter incluiu alguns jornalistas aí na folha do clube desde 2007, pois é um festival o que eles mascaram os problemas colorados, elevam os jogadores vermelhos, e fazem questão absoluta de escancarar os problemas do Grêmio e dos jogadores, e fazem de um limão pequeno, uma jarra de limonada azeda de tudo, todos os dias, e nada acontece.
      Outra coisa são as informações mentirosas e plantadas de negociações do inter e até hoje eles mentem de cara lavada sobre o Damijão, o Oscar e vivem maquiando os balanços com mentiras e notas frias como já denunciaram em auditoria.
      O Damião foi vendido 49 vezes por 38 milhões de euros, lembram disso? Saiu do inter por 13, e o clube recebeu 30%, mas dizem que foi 100% quando ficou 30 com Sonda, 30 com a Madeireira de Ibirama e 10% pro bigode do pai dele.
      O Oscar diziam que saiu por 40 milhões na maior negociação do RS, mas no balanço do São Paulo entrou 31,5 milhões informadas daquele negócio, e está lá registrado porque o inter perdeu na justiça aquela causa e ninguém fala nada, pois o colorado recebeu um cala a boca de 5,5 e ainda entrou em 10 suaves parcelas, mas dizem que foi 100%.
      Imaginem em todas as outras negociatas que fazem com tantas bravatas e falácias, mas os problemas e rombos são sempre e só no Grêmio.
      E o prejuízo do Beira Rio desde 2014 que ninguém fala e dizem que o estádio é deles, mas aquele baita rombo não é. Pois é, essa minha memória, hein !!!!!

  • Fábio

    Caro Ilgo.
    A corneta em cima do Marcelo está insuportável.
    São os mesmos que vaiaram e espantaram o Mestre Jonas do Grêmio, artilheiro do Brasileiro 2010, que quase pulou o fosso pra invadir a Social e brigar, e idolatravam Maxi Lópes só porque era argentino.

    Hoje vai ter briga na Arena se começarem a encher o saco.
    Fiquem em casa no Netflix, por favor.

    P.S. Miller Bolaños está livre dos carniceiros e quebra-queixos do ruralito.

  • Alexandre B. Galiazzi

    Bah Ilgo, teus comentários estão cada vez melhores. Sou cada dia mais teu fã. Ainda sou um apaixonado pelo nosso Grêmio. Acredito muito nesse título! Acredito também que hoje encaminharemos a classificação se não tomarmos gol (e não tenho pensamento retranqueiro). Nosso ataque é bom, dificilmente ficará sem marcar, e para a partida de volta, estaremos com o Geromonstro, o que nos dá maior garantia na zaga. Assim, zero a zero hoje não será de todo ruim e concordo que 1 a 0 para nós é goleada.

    • Ilgo Wink

      Alexandre, o bom é teremos uma semana até o outro jogo. Felizmente, não tem grenal de cartas marcadas entre os jogos que realmente interessam, pelo menos a mim.

  • Ilgo Wink

    JOGO DO GREMIO SIMPLESMENTE É IGNORADO PELO CLICRBS.

    http://www.cornetadorw.blogspot.com.br/2016/04/esqueceram-de-gremio-x-rosario.html

    • Pedro de Lara

      17:56hs – Continua ignorado.

      • Ilgo Wink

        19h55. Continua sem citar o jogo.

        • Rogério

          21:37 e continua sem qualquer citação.

  • Walter Luis Borba

    Ilgo.

    Se ganharmos de meio a zero tá valendo.
    Desde que lá em Rosário jogamos para vencer ou fazer um golinho.
    Já jogamos.com times inferior libertadores e sempre chegamos pelo menos a semifinal…
    Portanto, para dentro dessa argentinada

  • gilberto

    Esquema com Bolanos na frente não funcionou,roger tem que sacar Douglas e colocar Bobo na frente para segurar os zagueiros, Pinella está jogando de lateral esquerdo, não está parando na frente, para desespero do Ilgo acho que Bobo tem e deve entrar no segundo tempo, aquela que o Bolanos perdeu ele guardava,bolanos não temculpa ele não é nove, pra mim Roger escalou, mal foi dito que eles usavam marcação alta e a escalaçao dele contribui e muito.