Podemos falar de futebol?

Entro na contramão, caminhão lotado, sem freio, descendo a dr Vale. É assim que me sinto nesta manhã de sábado nebuloso quando começo a teclar para falar de futebol.

Sinto-me assim, contra a corrente dos acontecimentos quando percebo que não se para de falar em racismo, na punição ridícula do Grêmio, em eleições e na denúncia de corrupção da Petrobras envolvendo a politicalha que insiste em tentar afundar o nosso país.

Mas vou me atrever a falar de futebol. Tem o jogo do Grêmio contra o Flamengo no Maracanã. Pairam no ar ameaças a quem for ao estádio com a camisa mais bonita do mundo. Mas isso não intimida os gremistas. Pelo contrário, os fortalece.

O gremismo não se manifesta num pedaço de pano, por mais bonito que seja. O gremismo é algo maior, que vem de dentro, faz o coração pulsar forte e nos sentir seres especiais, tão especiais que cada vez que alguém me pergunta se sou gremista, respondo ‘sim, graças a Deus’.

O Grêmio vai desfalcado e isso seria um indicativo que um empate já será bom resultado. Bom resultado é a vitória, sempre.

Então, o Grêmio não pode jogar mirando o empate, porque aí não será o Grêmio que a torcida quer. É claro que dependendo das circunstâncias do jogo em si o empate poderá, ao final, ser saudado e até festejado. Mas nunca antes.

Até porque os tais desfalques são questionáveis.

A começar pelo Barcos, que muita gente quer ver pelas costas faz tempo. Com Felipão ele deu uma melhorada, mas ainda não é aquele centroavante dos sonhos.

Ramiro é outro que está distante da unanimidade como titular, ao contrário. Mas é um jogador útil, pegador, combativo. Gosto dele.

Matias Rodriguez, então, é uma incógnita. Por enquanto, me parece que ele vai consagrar Pará. De qualquer modo, não é uma falta a ser lamentada.

Luan sim, este faz falta. Mas tem gente que não gosta dele, são poucos. É uma pena Luan não poder jogar.

Agora, sua ausência facilita para que Felipão arme um esquema mais fechadinho, com volantes em profusão.

Felizmente, são volantes que se dão bem com a bola.

Acredito na vitória sobre o Flamengo.

INTER

Quem for ao Beira-Rio amanhã terá a oportunidade de ver um treinador que boa parte da imprensa admira: ARgel. Sim, porque vira e mexe sugerem Argel para o Grêmio, nunca para o Inter. É como o Lisca. Ah, e o Roth, que está desempregado de novo…

Pois Argel diz que vem para tirar pontos do Inter.

Não duvido que atinja o objetivo. Outros treinadores de equipes modestas já conseguiram, e nem faz muito tempo.

Feliz porque só tem o Brasileirão para disputar – é o que ele queria e deixou claro, dedicação exclusiva ao Brasileirão – o técnico Abel está obrigado a vencer o modesto time do Figueirense.

Caso contrário, o mundo vai desabar sobre sua cabeça talvez em forma de guilhotina.

Se gostou, compartilhe!

  • Francisco Coelho

    Olá; bom sábado a todos. Hoje tem a Base jogando.
    Já passou meu período de alivio com o Felipão. Para quem já teve tempo de comandar alguns treinos e partidas as escolhas estão complicando. Hora 3 zagueiros ou 3 volantes mostra insegurança nas definições e principalmente a indefinição de meia que possa resolver a crônica deficiência criada pelas as ultimas gestões que empilharam jogadores medianos sem encontrar alguém inquestionável.
    Levar jogadores da BASE e não colocar em campo é como dar um presente e pedir de volta.
    O meia Leandro Porto Torma ou o atacante Marcos Paulo Carvalho Inez se viajam deveriam entrar no mínimo uns 20 minutos que permita aos torcedores e aos treinadores que trabalharam com os mesmos possam avaliar o trabalho.
    Banco é para entrar ou não tem sentido levar um guri e desfalcar as competições de BASE.

    Farta distribuição de grana brinda a PeTrobrás para os apadrinhados.

  • O Marquinhos Pedroso foi devolvido e disse que nao teve chance, nao devia ter vindo muito ruim (quem trouxe?)…Hoje e um bom dia para calar o maraca, a urubuzada (posso falar essa palavra sem o gremio ser punido?) ja fala em ser campeao…18h30 carne no espeto e fe no tricolor…

  • Olhem no blog do demian a nova camisa do dentuco….

  • Ilgo

    Nada que envolve o dentuço me interessa, a não ser que seja algo negativo pra ele.

    Francisco, bom sábado pra vc também e boa sorte pra nós contra o Fla.

    Rodrigo, gostaria de saber quanto foi gasto nessa aventura com esse Marquinhos que veio e quase não foi visto.
    Não é dinheiro deles, né?

  • Francisco Coelho

    Fragata FC (Emerson da Rosa) x Grêmio sub 17.

  • Ilgo, a camisa e algo entre inter de milao e gremio, logo logo alguem (ou um site de poa) vai dizer que ele esta jogando onde? (quando e se se apresentar…) foi curiosidade pois eu nao conhecia a camisa tambem….pronto antes de terminar de escrever ja achei
    http://globoesporte.globo.com/rs/noticia/2014/09/novo-clube-de-ronaldinho-leva-cores-do-gremio-e-repercute-entre-tricolores.html

  • Gunther Meyer

    Com referência a camisa tricolor, esse estilo de camisa era a camisa que todos os times usavam no início dos times, só trocavam as cores. Por isso existem tantas camisas iguais, só com cores diferentes. É o mesmo que camisas de baseball, todas listradas. Claro que depois surgiram outros modelos mas as originais são todas tricolores, só com cores diferentes.

  • Francisco Coelho

    Corrida aos supermercados em Brasília e em diversos estados. Falam que restam poucas marcas de papel higiênico nas prateleiras. Até carro importado de luxo está saindo com marcas populares. Kkkkkkkkkkk

    Efeito da delação de Paulo Roberto Costa

  • Querubini

    Pará está se esforçando para entregar o gol. Já fez uns 4 erros em 10 min de jogo. Bem que o Luxemburgo poderia levar o parazinho dele embora

  • Henrique Martins

    Intervalo:
    Flamengo não consegue passar do meio-campo.
    O problema do time, não consegue fazer gol e lentidão.
    PS. Esse time do Flamengo é ruim de doer.

  • Francisco Coelho

    Está faltando quem entre com a bola e chute. Alguém que saiba driblar e arrematar.

  • Gustavo Medeiros

    Vamos falar de futebol então.

    Resolvi ficar acordado e assistir o jogo do Grêmio hoje (já estou arrependido). 57 min de jogo.

    Já foi muito bem dito aqui, o Grêmio é um monte de jogadores médios. Vejo a determinação, os jogadores ocupando suas posições no campo, mas falta muita QUALIDADE.

    Outro dia o Ilgo, em um momento de grande positivismo, comparou os jogadores desse atual time do Grêmio, com o time dos anos 90 do Felipão.

    Te pergunto, quem desse atual time jogaria no time titular de 95-96 ? Banco talvez?

    Vou dormir, daqui a pouco arrumam um penalty para o Chicão bater.

    Abraços.

  • Gustavo Medeiros

    Entrou dois caras com mais qualidade.

    Que aconteceu?

    Rede.

  • Gunther Meyer

    He he he he… ganhar do Fla no finzinho é demais…

  • Felipao achou o trio do meio…wallace, bastos e biteco…jogamos em casa…Falta encaixar o Giuliano…grande vitoria!

  • Tu não tinha ido dormir Gustavo?? kkkkkkkkkkkkkkkkk…. Mas concordo ctg…. pra mim, o time deveria ser os q tem mais qualidade… se falta 4 caras de qualidade no meio, q se coloque um atacante (de qualidade) recuado

  • Gustavo Medeiros

    Quase fui.

    Mas esse vício não me larga, Marcio.

    Como o Gunther falou, ganhar do Flamengo, do Luxa, no Maracanã lotado, é bom demais.

  • Henrique Martins

    Não tá morto quem peleia.
    Abri uma gelada………….
    Time com Dudu não vai longe. É peladeiro.
    Porque Fernandinho não joga ? Viram o que ele fez?

    Tava na hora da sorte virar…………..

  • Jocelito

    Olha o comentário do Francisco Coelho acima:
    “Está faltando quem entre com a bola e chute. Alguém que saiba driblar e arrematar”.
    Fernandinho + Luan.
    Profeta,Chico Coelho.Deve ter visto o mesmo que Felipão.
    .

  • daniel scherer

    Só digo uma coisa: Obrigado meu Deus por ter me feito GREMISTA. Fomos massacrados por todo mundo durante uma semana inteira, e vamos ao Maracanã, contra o Flamengo, 60.000 contra, no antro da CBF e STJD e ganhamos aos 47 do segundo tempo, jogando bem (minha modesta opinião, se estivessemos jogando assim desde o começo do campeonato….), com um gol de uma guri da base. Lavei a alma. Minha mulher achou que eu estava enfartando, hehehehe.

  • Gabriel

    Gunther, times com listras verticais tem aos montes, agora camisa com um listra branca mais fina separando as demais só conheço uma!!! Abraços amigo.

    Quanto ao jogo é inegável a mão do sr. Luis Felipe Scolari. Vamos lá galera não custa nada parabeniza-lo. Taticamente o Felipão deu um nó no Luxa (como já havia feito com Marcelo Oliveira para não citar outros) e quando achou que era hora colocou o Fernandinho e o Luan para matar a partida. Nota 10 na partida. E havia aqueles que o davam como acabado: Sabe nada inocente!!!

    Notaram que bastou o Werley sair e estancaram-se os gols bobos???

  • Querubini

    Mestre Chico Coelho, o visionário! Salve!

  • Gabriel

    Bah!!! Coloco na Grenal e o Darci Filho não consegue pronunciar um elogio sem destilar uma boa dose de veneno e crítica, na Guaíba o Nando e seu losango invertido não dá, o Grêmio vence e o cara quer falar de racismo.

    Tá fod!@#$, aliás se fosse fod@#$ seria bom.Hehehe

  • Rodrigo

    Gabriel: Desista de ouvir Darci Filho, este ainda vai morrer com o próprio veneno, nunca vi alguém com tanto ódio como este senhor, então não escute ele quando falar de Grêmio. pois se ele pudesse ele nos exterminava. Ganhar de um Flamengo embalado e com público recorde mostra que Deus ainda não nos abandonou.

  • Henrique Martins

    A IVI está acusando o golpe.
    Abaixo do mapituba, o Gremio ganhou nos arescimos.
    Acima do mampituba, O GREMIO DOMINA E EMUDECE O MARACÃNA.

  • Jocelito

    Três jogadores que ainda estão defasados na condição física:
    – Giuliano(no leste europeu se perde muito do condicionamento).
    – Fernandinho(ficou parado um bom tempo,devido aos problemas contratuais).
    – Matias Rodrigues(reserva da Sampdoria fez apenas dois jogos,antes de chegar ao GRÊMIO).
    Acredito que a tendência seja de crescimento destes.

  • Ilgo

    Francisco, o grande mestre.

    Agora, mérito para Felipão. Teve coragem de tirar um volante para colocar um atacante faltando cinco minutos para o jogo terminar. Na hora eu questionei, mas ele foi para os 3 pontos ou nada.
    É um outro Felipão. Gênio!!!!!!!!

    Gustavo, quando a coisa pretear tu vai dormir, tá?
    Mas tem que vir aqui no boteco anunciar.

    O gol no finzinho matou meia dúzia de secadores colorados e também de gremistas que secam Koff, Felipão , etc
    Escrevi tempos atrás, se não der certo com essa dupla eu largo, vou escrever sobre a Petrobras e os corruptos.

  • alexandre sanz

    Senhores estive hoje a tarde no CT do Fragata FC em Pelotas acompanhando a partida Fragata FC 2 X 0 Grêmio, pelo juvenil estadual (sub 17), gostaria de ressaltar que choveu muito toda a madrugada até o meio da manhã aqui, depois parou, mas o campo estava um charque a bola parava a toda a hora nas poças, prejudicou 99% qualquer avaliação técnica, o Grêmio se impôs fisicamente, criou as melhores chances, pressionou muito no segundo tempo (já com 1X0 contra), mas acabou levando o segundo gol em um contra ataque em falha individual do zagueiro Iago (o primeiro gol foi um chute despretensioso de fora da área que desviou no caminho), não havia como ter acesso as escalações então os jogadores do Fragata eu fui perguntando aqueles que chamaram mais atenção.
    O Fragata criou 3 chances de gol no jogo todo fez dois e ganhou o jogo, chamou a atenção dos jogadores Guilherme nº 11, meio campo, capitão do time e autor do primeiro gol, com boa estatura e qualidade técnica, fez pelo menos 5 lançamentos que deixaram os atacantes em condições de criar boas oportunidades, mas ou a qualidade destes ou o estado do gramado não deixaram (difícil avaliar), outro foi o Volante Adriel, também muito bom tecnicamento ambidestro, cobrador das bolas paradas e excelente marcador, o Goleiro (não sei o nome) e os dois zagueiros centrais chamaram a atenção (me pareceram melhores que os do Grêmio), mas o campo deve ter facilitado e muito para eles, fora que é um time muito aguerrido, mereceu a vitória por isso.
    O Grêmio jogou com 1. Alyson, 2. Raul, 3. Marcos, 4. Iago, 6. Lucas, 5. Ancheta (18. Klauss) 7. Lincoln (pensei que era o Balbino), 8. Natan, 9. Erick, 10. Conrado (15. Nikolas), 11. Cassiano.
    Praticamente o mesmo time Vice do Brasileiro, sem o Careca, Dionathã, Penteado e Balbino, chamou a atenção: o n° 7 Lincoln, muito boa tecnica, apesar do campo conseguiu criar bons dribles, joga de cabeça erguida e tem o físico parecido com o Balbino, o Conrado tem muita garra está sempre disputando a jogada tem velocidade, mas falta algo talvez o acabamento da jogada se corrigir isso teremos um grande candidato a ídolo, o Erick é muito forte apesar de baixo possui qualidade tecnica, o Ancheta (deve ser filho do Ancheta 77) muito bom volante se impões pela altura e é bom tecnicamente.
    Não gostei, do lado esquerdo da Zaga, do n° 11 Cassiano (é um Dudu piorado) muito ansioso e o nosso goleiro pareceu estabanado, mesmo não tendo culpa nos gols, o resto já conhecemos da campanha do Vice brasileiro, Marcos, Raul, Natan, Klaus, Nikolas, são bons jogadores que podem crescer muito, mas vale ressaltar que esse jogo foi totalmente prejudicado pelas condições do campo de jogo.
    Abs

  • alexandre sanz

    CURIOSIDADES:
    1. Foi uma tarde divertida, afinal tinha uma charanga com excelente repertório, diferente do “chora cagado imundo” da geral eu ouvi muito Tim Maia, Oh Ana Julia, Chora Baby, Roberto Carlos, entre outras, ah e o famoso tá chegando a hora ao final do jogo, acho que era do Xavante pela cor dos instrumentos, mas fazia tempo que não rolava uma charanga das antigas assim;
    2. Fiquei de papo com um senhor negro e gremista, morador do bairro, me contou que o filho trabalha no Fragata FC, falamos sobre racismo, liga das canelas pretas, Emerson Rosa, e Leandro Canhoto que é vizinho do Fragata e começou lá passando pelo Brasil até chegar ao Grêmio, ele disse que se o guri tiver chances vai arrebentar pois tem muita personalidade,
    3. O Jogo lembrou muito os jogos do campeonato gaúcho dos anos 80, com o time da casa super aguerrido (vencer o Grêmio representa muito na comunidade) campo alagado, tempo nubladão, e o ventinho frio batendo, tomando café e comendo amedoim com casca kkkk.
    É muito bom ver jogos onde o vencer ainda é mais importante, gostei do jogo, apesar do campo e da derrota, o Fragata é simpático para nós gremistas, afinal é de um dos nossos maiores ídolos o Negro Emersom Rosa, reconhecidamente gremista e que usa as core azul e preto.
    Abs

  • Querubini

    Para os que não acreditam em IVI, basta ver as recentes publicações sobre racismo paralelas as tímidas notícias sobre a vitória gremista.

  • Gabriel

    Alenxandre sanz, já observei 2 treinamentos do Canhoto e o menino foi muito bem. O marcos Paulo e o Balbino também chamaram a atenção nessa semana, e não por menos figuraram no banco do Maraca. O que me assusta é que antes da partida havia jornalistas que presenciaram os treinamentos e se surpreenderam com a presença dos meninos no banco antes da partida. São os mesmos que ridicularizavam o Geromel…

    Ilgo, o Felipão está fazendo um grande trabalho, o time joga numa tira de 30 metros, bem compactado com setores próximos, em velocidade, mas sem ser afoito e claramente pode-se observar jogadas ensaiadas. Nos escanteios, quando há bate-rebate normalmente a bola fica com um jogador do Grêmio (por este estar bem posicionado).

  • Francisco Coelho

    Obrigado pelo carinho. Vamos falar de FUTEBOL como pede o azul preto e branco ILGO.
    Dominamos o primeiro tempo e entramos mal no segundo. É nítido quando as laterais não conseguem apoiar e as perdas de bola ou vitória dos adversários levam a zaga ao desespero, pois bola cruzada ou alçada DÁ TREMEDEIRA.
    O goleiro e zagueiros entram em pânico e é um dos raros momentos que provocam discórdia e xingamento do meio para trás. Falta confiança e segurança ao Grohe, Rhodolfo e Geromel. Temos de recompor o elenco e escolher peças que tenham a qualidade e segurança que o Grêmio exige.
    O baiano Walace a cada dia mais ganha confiança e segurança logo promete tomar conta da 5. Fellipe Bastos chegou cheio de desconfiança e metendo a mão onde não devia, mas atualmente vem agradando em campo só necessita acertar o pé. Matheus Biteco necessita readquirir a confiança e não ter medo de arriscar entrando na área e finalizar. Eu prefiro 2 volantes e a muito tempo falo que o Matheus tem assim como o Walace (atuava com a 10 no Avaí) condições de atuar no meio. Basta treino e deixar jogar.
    Nosso CALO está nos meias que não acertamos. Como bem destacou nosso observador Alexandre Sanz na magnífica narrativa desde o CT do Fragata, Leandro Canhoto é um nome a ser testado exaustivamente e não em 1 ou 2 partidas.
    Pelo sistema de jogo proposto pelo Felipão o Lucas Coelho jogou atrás fora da área ajudando na marcação assim como o Dudu e o Giuliano. O Dudu reforçou a marcação apoiando o Zé e o Giuliano tentava cobrir o Pará assim como o Felipe Bastos. O Lucas após o joelhaço no rosto deveria ter sido substituído e tinha o Marcos Paulo cheio de gás e velocidade para entrar. Marcos Paulo sabe chegar jogando e arrematar marcando muitos gols. Já jogou no time titular da SER Caxias, portanto não seria nada estranho ou ariscado entrar. Outro que estava no banco foi o volante Balbino que é bom batedor de falta e canhoto. Com Balbino a esquerda seria reforçada.

  • Francisco Coelho

    Alexandre Sanz; parabéns e obrigado.

    Os volantes, Rodrigo Jorge Medina Ancheta é neto do 77 e o Natan Souza Almeida é irmão do Yuri Mamute.
    O 2. Raul, 3. Marcos, 4. Iago sempre foram uma segurança e a 6 é que não tinha um efetivo. A falha pode ter sido um erro ou dia ruim do Iago mas vamos observar.
    O Balbino acompanhou o jogo no banco do Maraca. Deveria ter entrado em minha opinião. Em algumas partidas o Conrado joga na lateral esquerda. É bom jogador e tem garra mas ansioso em demasia e tem hora que a calma é necessária. Como o Conrado Buchanelli Holz (97), o Lincoln Henrique Oliveira dos Santos (98) assim como o Nikolas Santos de Farias (97) jogam no meio temos fartura de pé esquerdo e poucos destros.
    Um time com Balbino, Nicolas e Lincoln confundiria os adversários pois são parecidos. Kkkk
    Creio que o campo enlameado possa ter atrapalhado ao Grêmio por ser uma equipe mais técnica. Devemos acompanhar estes destaques do Fragata pois normalmente jogadores de time do interior são bons e jogam ao natural.
    O Erick e o Cassiano jogam na mesma posição. Como o Cassiano é menor devem ter deslocado para a ponta. Tem um vídeo do mesmo atuando pelo Juventude e da para ter ideia.
    http://www.youtube.com/watch?v=xrl3n1RimMs
    Mais uma vez parabéns pelo belo relato.

  • alexandre sanz

    Gabriel, realmente não lembro se vi o Leandro Canhoto jogar, não foi ele quem deu um passe para o gol do Luan num jogo contra o Brasil aqui em Pelotas? Esse senhor me disse que ele é muito bom e tem personalidade principalmente.
    Francisco agradeço os elogios, mas eu é quem tem que agradecer por chamar a atenção ao jogo no Fragata eu realmente não tinha me ligado, isso proporcionou uma tarde agradável e, por que não dizer, alguma nostalgia, realmente tua avaliação com relação ao Conrado me parece exata, nós sabemos do potencial desses garotos, mas realmente o campo prejudicou, de qualquer forma não gostei do Lateral esquerdo, me pareceu muito verde ainda e perdeu muitas jogadas até de forma bizarra, mas sempre tem a desculpa do campo.
    Com relação a nossa vitória contra o Flamengo, compartilho da opinião dos diletos botequeiros, apenas acrescentaria que me parece que o Luan é na verdade um atacante que vinha sendo escalado como meia atacante, percebam que no gol ele invade a área driblando da mesma forma como sempre fez, com a diferença que antes ele fazia isso lá no meio de campo, onde, sem a proteção da área, qualquer brucutu chegava e parava a jogada na força, nesse lance no maraca eu percebi que um dos zagueiros tira o corpo com medo de fazer penalti, acho que está ai o substituto do Barcos.
    sds

  • Henrique Freitas

    Que desculpa “eles” vão dar para mais uma derrota???
    Final do 1º tempo estavam vencendo por 2 x 0 – e tinha torcedor bocejando…
    Agora fui visitar os sites para ver resultados e classificação, e qual não foi minha surpresa?.
    Levaram 3 gols no 2º tempo… Não ouvi nenhum comentário até agora, e nem me interessa.
    Mas me deixaram felizes!!!

  • Nelsongz

    Mais uma derrota colorada por desinteresse pela competição. Estão poupando o time para o Gauchão 2015.

  • Querubini

    Ué, mas o Dalessandro não estava dando entrevista antes do jogo e tocando flauta no Grêmio… Bem feito

  • Rogério

    Farias, te apresenta agora … kkkkkk

  • Walt

    Excelente! Muito bom, parabens

  • I’d like to retire where air conditioning is not needed, as well as a dog park with benches is nearby.

  • Sbo

    I thought it was going to be some boring old publish, but it genuinely compensated for my time. I will post a link to this page on my blog. Im sure my guests will locate that quite helpful.

  • Your articles touch our way of life in a single way or other. Sustain fantastic task. The best.