Plantadores de ‘aipim’ sofrem duro golpe

Aqueles que insistem – acredito que muito mais por birra do que por convicção – em querer Bobô como titular tiveram um duro golpe neste domingo.

Não tenho a pretensão de que eles tenham aprendido a lição, porque para esse pessoal o Centroavante Aipim está na gênese do futebol.

São analistas/torcedores -tão em extinção quanto o CA, o tal Centroavante Aipim –  que encontram dificuldade para reconhecer que é possível jogar bem, vencer e ser campeão sem um atacante centralizado.

Na rodada anterior, foi Luan quem mostrou que não é preciso ficar na área esperando cruzamentos para fazer gols, com o acréscimo de participação efetiva na armação de jogadas e ‘metidinhas’ para os companheiros.

Neste domingo, quem iluminou o setor ofensivo do Grêmio na vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba foi outro atacante de movimentação, que joga tanto pela direita como pela esquerda e, quando necessário, aparece como um típico centroavante.

Trata-se de Éverton, um jogador ainda em fase de afirmação. Éverton, jogando mais pelo setor direito, apareceu duas vezes com perigo pelo meio, numa delas, a segunda, mandou para a rede ao antecipar-se ao zagueiro após cruzamento precioso de Marcelo Hermes (outro que precisa de sequência), em jogada iniciada por Giuliano.

No segundo tempo, quando o Grêmio realmente acertou e se impôs depois de um primeiro tempo preocupante, Éverton fez a grande jogada da partida, ao arrancar em velocidade pela direita, do campo defensivo – coisa que CA algum consegue fazer -, até ser derrubado na área, num pênalti bem assinalado pelo juiz, e convertido pelo goleador Luan.

Roger Machado voltou ao esquema que deu certo no ano passado com as lesões de Bobô e Henrique Almeira.

Resta saber se Roger irá manter a estrutura atual, ou terá outra recaída.

REFORÇOS

Roger arrumou a cozinha. São quatro jogos sem levar gol, e mais, praticamente sem dar chances de gol aos adversários. A defesa que vazou tanto na Libertadores parece ajustada.

Agora, precisa ser reforçada porque o campeonato é longo. Talvez a contratação de Wallace resolva o problema na zaga.

Edilson voltou bem, mas não confio nele – respeito opiniões contrárias. Na esquerda, os dois jogadores da posição são inconfiáveis, embora Hermes tenha feito boa partida, demonstrando mais segurança e confiança em si mesmo.

Penso que falta um volante do nível dos dois titulares. Edinho é no máximo um quebra-galho.

Fora isso, Roger deveria dar mais oportunidades aos jovens da base.

CLASSIFICAÇÃO

O campeonato é longo. É cedo para se emocionar com a liderança. O importante é ficar no topo da tabela.

Hoje, o Grêmio é líder isolado pelos critérios. Em pontos, iguala-se ao Inter do tão contestado – pelos colorados – técnico Argel.

Vamos ver como a imprensa gaudéria vai abordar essa história da classificação. 

 

Se gostou, compartilhe!

  • Ilgo Wink

    RW DANDO SEU PRECIOSO APOIO À CAMPANHA, QUE ESTÁ DEVAGAR QUASE PARANDO…
    http://cornetadorw.blogspot.com.br/2016/05/ilgo-wink-e-o-conselhodo-gremio.html

  • Walter Luis Borba

    Ilgo,
    Segundo o Hiltor, o líder é o Inter. Porque é 100% fora de casa.
    Segundo o Pedro Ernesto, Argel só é vice porque está jogando com o Inter a 50% devido aos reforços que estão fora.
    Assim. Para IVI essa liderança do Grêmio não existe!

    • Ilgo Wink

      como diz o RW, é duro ser gremista com esses comentários. O Pedro Ernesto a gente entende, é ‘amigão’ do Argel

    • Detective

      Cambada de filhos da @$#*!

    • Daniel Scherer

      Walter a culpa é nossa. Enquanto a torcida tricolor der ouvidos e audiência a esses escrotos, teremos que conviver com essas barbaridades.

  • Robson Cembranel

    Precisamos urgente de um volante/meia de boa qualidade, caso contrario teremos que aguentar Edinho entrando em quase todos os jogos.

    • Ilgo Wink

      é o que defendo também. Um volante do nível dos dois titulares. É esse tipo de descuido na montagem de um time que acaba custando muito caro mais adiante. Ramiro é outro que só quebra o galho

    • Francisco Coelho

      Temos 11 volantes mais Walace, Maicon e Edinho sendo 14 o total. Roger não pode reclamar de fartura…

  • Gustavo Medeiros

    Vamos ser justos. Todos olhavam para a tabela do início do Brasileirão e coçavam a cabeça. “Vai para a rabeira”. “Roger cai antes da quinta rodada”. “Zanini &%#$”. Levanto aqui a mão, eu fui um desses. Nem nos melhores sonhos pensávamos nisso. Liderança, melhor defesa e goleiro não vazado. Bom, vamos analisar. Vamos aos fatos.

    Começamos pela tabela e adversários. Pegamos os grandes e a toca, logo no início. São times bons (fora o coxa), mas que estão naquela fase de formação de equipe. Calma lá, não estou desmerecendo as vitórias, mas a verdade é que esses times grandes, fora o Coxa, vão se fortalecer, vão se reforçarem para o resto do Brasileirão. Tem grana. O sonho de qualquer torcedor era enfrentar a Chapecoense, Santa Cruz, Vitória e por aí vai. Só que esses times que pensamos que iam ser rabeira, estão na parte de cima da tabela. Esse ano a coisa está muito louca. E vamos ser sinceros? Começar pelo Grêmio está na liderança, depois de perder para o Juventude, Rosário e sair de um forma infantil da primeira liga. Até hoje aquele jogo com o Avaí não me desce.

    Vistos os adversários, vamos olhar para nosso umbigo. Sobrenatural de almeida atuou, e aí entra a coluna do Ilgo, Sem Bobô, sem Henrique Almeida, Roger teve, vou repetir, se obrigou a escalar as melhores do meio para frente. Não achem que foi convicção dele, que estarão enganados, escribas de todas as querências. Roger simplificou, fez o simples. Mas porque não tinha o que inventar. Vejam, Edinho continua entrando. Ouso dizer que se o Fernandinho ainda jogasse no Grêmio, ele estaria em campo ontem.

    Abraço a todos e vamos ver como será com o bom time do Cuca.

    PS. Aposto que o André Lima fará o crime no remendão. Vou apostar nele no Cartola.

    • Ilgo Wink

      Gustavo, o pior é que vc pode estar certo.

      • Daniel Scherer

        Ilgo, o pior é que o Gustavo está certo…Roger não fez o certo porque tem convicção, e sim porque foi obrigado. Talvez os resultados o obriguem a manter este modelo de jogo.

    • Fábio Viana

      Será perfeito se ganhar do Palmeiras.
      Poderemos fazer 7 pontos contra os 3 mais fortes concorrentes ao BR2016, Corinthians(1 pt), Galo(3 pts) e Palmeiras(3 pts).
      Pra mim, esses são os únicos em condições de crescer na competição com qualidade e elenco para brigar pelo título.
      Tite já começou a acertar o “curintia”.
      Cuca, ainda está oscilando, mas acho que engrena esse Palmeiras e tem opções interessantes.
      M.Oliveira, vai fazer esse Galo jogar bola, ainda mais com os jogadores que tem do meio pra frente.

      E no 2º turno pegamos todos esses em casa e se o time manter o desempenho, sem aipim, acho que teremos chances.

      Abraços

  • Francisco Coelho

    Após os estaduais ficou evidente que 2016 iniciava diferente. Audax em SP, Juventude no RS e Santa em PE e só para não alongar Coelho em MG.

    Muitos clubes com cara nova no comando e outros prestes a trocar. Elencos mal montados e Copa America para complicar.

    Os do RJ praticamente são coadjuvantes do brasileiro, pois estão mal dentro e fora do campo até sem estádio e o Vasco na B.

    Fica evidente que os times que pouco mudaram saem melhor na arrancada inicial.

    No caso do Grêmio as lesões arrumaram o time mesmo que Roger teime em desafiar o Sobrenatural de Almeida com Edinho. Quem observar atentamente vai notar que não há um local pré definido ou trabalhado para o Lincoln no time.

    É estranho que um jogador com a capacidade de passes milimétricos não seja fixado numa faixa mais próxima do circulo central fazendo a distribuição do jogo.

    Ontem pela meia esquerda deu um passe para o Everton se bem me lembro nesta condição onde o zagueiro conseguiu antecipar. Foi um passe em curva como raramente se vê.

    Os principais ‘enganche’ não são de movimentação intensa até para olhar o jogo na busca da melhor colocação e passe. Creio que Lincoln nesta função renderia mais. Claro que isso não impede deslocamentos eventuais e finalização.

    Felipão e Roger testaram inúmeros volantes e aparentemente não consegue o Roger reservas ou opções nesta posição.

    Kaio, Moisés, Ramiro, Jailson, Arthur, Dival, Ezequiel, Balbino, Araújo, José Augusto e Jeferson (Negueba 22 anos) são um time de (11) volantes. São jogadores que treinam e vão para suas casas, pois raramente são banco. Edinho tirou 11 do time…

    Vejo aqui seguido jogo treino do trio pernambucano e raramente alguma noticia de treino do Grêmio.

    No meu entendimento um time completo e reservas deveria disputar algum torneio para avaliação e aprimoramento do plantel.

    Voltando ao brasileiro, os adversários mais qualificados estão se aprimorando e reforçando. Num torneio por pontos corridos é necessário gordura para algum tropeço e o Grêmio necessita.

    Logo os adversários receberão os reforços e os jogadores da seleção onde os confrontos passam a ser muito mais complicados.

    Cabe ao Roger as providencias no aprimoramento da equipe e ter as peças certas para substituição…

  • Fábio

    Éverton só jogou nas duas últimas partidas porque o craque Bobô se lesionou.
    Éverton fez gol mal anulado contra o Galo e ontem destruiu, fazendo gol e jogada sensacional que resultou no segundo.

    Para os aloprados da Rádio Gaúcha, não foi pênalti. Sendo que desta vez até o Batista (!!) disse que foi.

  • Francisco Coelho

    Tenho observado que normalmente os treinadores da base têm preferência por centroavantes grandes e pesados com musculatura exagerada. Isto torna os mesmos lentos e mais sujeitos a lesões.

    Estão mais para palanque que atacantes. São os famosos aipim, macaxeira ou mandioca.

    Luan Viana Patrocínio é o protótipo só que ainda jovem consegue movimentação. Luis Felippe Martins Reis após o retorno não foi testado e o https://www.youtube.com/watch?v=6UDUgLB-bSU também.

    Braian e Bobô os preferidos da letra B por Roger poderiam entrar em alguma negociação…

  • Marcio Luiz

    Everton >>>> Pedro Rocha.
    Werley vazou, Wallace Oliveira deve ser devolvido ao Chelsea… Falta sair o Bressan e o Douglas. Marcelo Oliveira e Bobô machudados. Coisa tá ficando boa. Só a tabela q não ajuda, pegando só pedreira fora de casa.

  • Andre Peixoto – Sarandi/RS

    O que diremos de Roger aqui se a volta de Bobo signifique também a sua titularidade e a saída de Éverton?
    Os astros mostram o caminho para nosso técnico mas ele insiste em querer ir na contramão dos fatos. Tomara que esses jogos sem MO, Bobo e cia mostrem a ele com quem realmente poderá contar. O resto já nos brindou nesse primeiro semestre com um show de ineficiência e incompetência…