O ocaso de um modelo que encantou e venceu

Esqueçam o Grêmio-show. Esqueçam aquele futebol que encantou e venceu, quebrando jejum de 15 anos sem grandes títulos.

Aquele Grêmio não existe mais.

O que existe é um Grêmio que o técnico Renato terá de esculpir às pressas, sem muita margem de erro. Renato terá de armar um time mais pragmático. Se ele tentar manter o mesmo modelo terá problemas.

Portanto, não especulem quem fará a função de Pedro Rocha. Talvez ela, a função, seja extinta, com Renato buscando nova formatação no meio de campo que tenha forte capacidade de marcação e ao mesmo tempo objetividade e criatividade ofensiva.

O Grêmio terá de mudar, e quem duvida que até seja para melhor? Renato já mostrou que não é bobo, que conhece futebol – sem precisar recorrer a livros como Telê Santana, Ênio Andrade, Muricy e tantos outros. Renato já mostrou que gosta de desafios. E o atual parece ser o mais difícil.

Por que estou decretando o ocaso do modelo iniciado por Roger Machado e aperfeiçoado por Renato?

Simples, a notícia de que Maicon, o melhor jogador do meio de campo gremista desde a conquista da Copa do Brasil, está fora, não joga mais este ano, é para mim trágica. Maicon é uma referência técnica e tática, uma liderança.

Michel é muito bom jogador, mas não tem personalidade para assumir o jogo. Arthur é ainda melhor que Michel, mas é muito guri e não tem a liderança de Maicon.

O Grêmio campeão da Copa do Brasil tinha Wallace, Maicon, Douglas e Luan como centro do time. Só restou Luan.

Então, não vejo como repetir o modelo vitorioso que tanto orgulhou a nação tricolor.

Todos nós vimos que no time B/C não há ninguém que possa acrescentar qualidade realmente significativa ao time que restou após a saída do grande Pedro Rocha, grande no futebol e no caráter; e em função das lesões que se sucedem na Arena.

Resta torcer que a nuvem escura que paira sobre a Arena se dissipe, e que seja já a partir deste sábado.

Estarei lá.

 

Se gostou, compartilhe!

  • Fabio Scheffer

    Meu deus do céu, a miudinha pegou o Grêmio em agosto e de todas as perdas necessárias (P.Rocha pelo valor), lamentáveis (Miller pela situação), estranhas (Lincoln pelo time que vai), está do Maicon por lesão acaba sendo a mais sentida na minha opinião.

    Se do meio pra frente Everton, Fernandinho e Arroyo podem tentar substituir P.Rocha, a posição de volante ficou completamente desprovida de qualidade tirando a dupla titular Michel e Artur.

    Ok, Ramiro pode jogar por ali abrindo vaga pro Léo Moura no meio, mas mesmo assim pelo numero de partidas decisivas que teremos ficar dependendo de Jailson (que caiu absurdamente), Machado (que sabe jogar mas ainda não deu liga) e Kaio (que é fraco) vai ser de doer.

    Vamos esperar que encontrando peças ou mudando o esquema o Renato possa manter o time num nível de competitividade que nos permita continuar brigando pelos títulos.

    Ah, só pra lembrar que passando pelo Botafogo a possibilidade de troca na Libertadores, então se for necessária a contratação de mais um volante pra essa competição é possível.

    Tem que ficar atento no mercado de volantes pq basta Michel (que nem joga a primeira no Rio) ou Artur ter algum probleminha mais sério e estaremos em apuros.

    Grana pra esse reforço pontual hoje o Grêmio tem !!!

    • Ilgo Wink

      Não adianta, Renato terá de buscar nova formatação. vamos ver

    • wilson santos

      Tem o Felipe Melo a disposição, mas o cara é problema.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Quemmmmm ????? Aterrise, amigo Wilson ….. Felipe Melo nunca foi ”à disposição” de time nenhum.
        Prefiro o Jailson, Kaio & Cia, qualquer merda é melhor que esse bosta.

        • wilson santos

          Foi o que eu disse, ele eh problema.
          Mas em relaçao a futebol, favor nao comparar com Jailson e Kaio.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Por isso que acho Jailson & Kaio apenas ”qualquer um”. Chega de encrencas.

          • wilson santos

            Pois eh, mas parece que vao trazer o podre do Cristhian. Mais um pra viver no DM.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Amigo, ouvi e vi tantas críticas ao Mic

  • wilson santos

    Não vejo dessa maneira.
    O time que encantou foi sem o Maicon, sua ausência não vai mudar nada em relação ao modo do time jogar.
    PR sim, vai fazer muita falta, mas confio em Everton, o time pode continuar a jogar no mesmo modelo.
    Temos ainda um ótimo time titular, o problema será o grupo, que agora ficou muito minguado.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Ilgo, se o time do Grêmio sem ganhar ”ainda” nenhum título em 2017 já te deixa assim, derrotado, detonado, humilhado e sem nenhuma alternativa de reação ou ambição, fico imaginando como se sente um BBolorado, rebaixado, humilhado, arrombado, ridicularizado e fodido desde dezembro 2016 num momento desses da gangorra do RS que está tão positiva pro Grêmio desde que Romildo & Renato chegaram por mais que esperneiem os habitantes da urubulândia tão bem batizados aqui nesse Blog por você, O GRANDE PADRINHO DELES.

    Terra arrasada é assunto de outro Blog de derrotados que se bandearam daqui, pois eu tenho visto no teu espaço algo muito maior que otimismo por tratar-se de um ambiente que acredita no clube, no time, na gestão, no futuro e que estão otimistas devido o momento positivo do percurso do time desde setembro 2016 porque estamos sepultando os 15 anos DE FILA definitivamente.

    Estamos pagando o preço do sucesso, ”então”, imagine você ”caso” tivesse acontecido a conquista do gaúcho e a passagem para a final da Copa do Brasil como então estaria o elenco do nosso time nesse momento.

    Pois é. PENSE NISSO, e viva os oficialistas, andorinhas, chapas brancas e caçadores de cadeira no CD do Grêmio, pois eu leio aqui tantas bizarrices todos os dias que me fazem repensar porque insisto tanto em ser sócio do clube a 36 anos e sempre adimplente com duas cadeiras sem usa-las 100% do tempo por motivo de agenda profissional e familiar. Pense nisso outra vez. OREMOS.

    Não existe nuvem escura, pois o Lucas Leiva saiu, Anderson saiu, Douglas Costa saiu, Jonas saiu, Fernando saiu, o Giuliano saiu, o Wallace saiu, Bolañus nunca chegou, o Pedro Rocha saiu, o Luan e Arthur vão sair e o Grêmio não vai fechar as portas como a burra urubulândia deseja e torce tanto para acontecer para trazer de volta o besta Odone, Obino & Guerreiro que tanto nos ferraram.

    Malditos Doutores Hélio Dourado, Fábio Koff & Cacalo que tanto mal fizeram ao nosso clube e aos torcedores desde 1981 quando tantos títulos trouxeram de fora do RS para a nossa galeria de Taças tão importantes e que hoje são execrados pelos habitantes da urubulândia que continuam fazendo a cabeça de bons Gremistas. OREMOS.

    • Pedro de Lara

      O final de ano caminhando para um retundante fiasco e tu ainda com esse papinho. Tsc-tsc-tsc.
      Uma ciosa é apoiar. Outra é bancar o idiota.
      Não me surpreendo.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Olá, meu querido amigo Pedro Street, tudo bem com você, ”gente boa” (kkkkk).

  • Fabiano SC

    Esta semana me desanimou, não acredito mais em nenhum título.
    Quem já sofreria sem Geromel nas quartas da libertadores, agora não terá mais Pedro Rocha e Maicon. Sem contar Bolaños, Douglas e até Lincoln, que deixaram ser opção para o ano. Não acredito que o time consiga superar tantas perdas; aliás, duvido que algum time conseguisse.
    Vamos nos preparar para o pior, lambendo as feridas e aguentando a corneta que será imensa.
    Só espero que dessa vez a culpa não sobre para o Renato…

    • Eduardo

      A culpa é lógico é da direção de futebol do Grêmio, Renato já refez o nome dele e pega o clube que quiser, esta direção sem ele (mais dois anos) é que terá de mostrar algum tipo de competencia no futebol.
      Abraços,

      • Ilgo Wink

        A responsabilidade é de toda a direção, não só do pessoal do futebol

  • Lucio

    Ilgo, não vejo o Maicon de 2017 como o melhor jogador do meio campo,talvez no ano passado, mas esse ano não, na verdade em 2017 ele passou longe disto, muito por causa das repetidas lesões. Hoje a realidade se chama Arthur. Além do Pedro Rocha que o Renato terá tirar um coelho da cartola para substituí-lo, o Renato tem vários outros problemas para resolver:
    – Ramiro: Seu rendimento baixou muito nos últimos 2 meses;
    – Michel: Nos últimos jogos tem estado muito nervoso e afoito, erra passes demais;
    – Edílson: Esta tão mal que deveria perder a posição para o Léo Moura;

    E quanto a mudar a forma de jogar por causa da saída do Pedro Rocha, não creio que seja a melhor opção, o Grêmio que enfrentou o Cruzeiro, tentou ser pragmático e deu no que deu.

    Enfim, são problemas que o Renato terá que olhar com atenção, só peço mais uma coisa, que o Renato não crie mais problemas para si mesmo e pare com essa idiotice de colocar o Time B a jogar no Brasileirão.

    • Ilgo Wink

      Realmente, o Maicon deste ano não é o cara, mas pelas razões já conhecidas, muitas lesões e agora essa cirurgia.
      Se machuca Arthur ou Michel, quem entra?
      Não sei se ainda é possível contratar

      • Lucio

        Realmente, fará muita falta, até porque sem ele, entrará o Jaílson, que para mim é um mistério, iniciou tao bem ano passado, mas desde a saída do Walace, parece ter desaprendido a jogar futebol.

  • GremioSempre

    Certo de que o Renato e a direção irá encontrar um caminho , confio e sigo confiando Sempre! grande 2017 e fantástico 2018 será certamente ..

  • Alexandre

    Maicon é uma perda importante para o grupo, mas já não era titular habitual. Só pra lembrar, o melhor futebol que o Grêmio apresentou com o Renato no comando foi em 2017, a partir do início do Brasileiro, sem Walace, Maicon e Douglas no time.
    O problema maior é que o grupo de volantes perde bastante em qualidade, uma vez que as alternativas passam a ser Jailson (que terá que jogar contra o Botafogo) e Kaio.

    Não sei se o esquema/forma de jogo irá mudar. A princípio, imagino que Renato escalará ‘dinho no lugar do PR e, se não der certo, Everton ou Arroyo.
    Ofensivamente, acredito que o time terá dificuldades de início, mas pode se ajustar a saída do PR com o tempo. Minha grande preocupação é a parte defensiva, já que nenhum dos citados acima têm a mesma capacidade de reposição do Pedro, o que pode sobrecarregar o lateral esquerdo.

  • Mauro

    Ilgo, concordo com cada palavra que tu escrevestes. Nada a acrescentar ou reparar. Vai ser uma excelente chance para o Renato dar uma acalmada em quem o critica.

    • Ilgo Wink

      Mauro, mas ainda tem gente corneteando o Renato?????

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Claro que não, Ilgo, bem capaz (kkkkk).

  • wilson santos

    Em suma, o time titular perdeu somente o Pedro Rocha, não sei porque esse desespero todo.
    Se nenhum jogador titular se machucar, ainda dá pra ir longe.
    O maior problema é o elenco, que ficou mais fraco.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Para o lugar de Pedro Rocha podemos testar o Arroyo que é meia atacante, pois também acho que Éverton e Fernandinho produzem sempre mais entrando no 2º tempo. Douglas deve estar à disposição em setembro.

  • Walter Luis Borba

    Léo Moura vai ser meia.
    Jogou assim no Sta Cruz e no Flamengo (antes de sair) já vinha jogando.
    Se jogar um jogo por semana dá conta do recado, assim eu espero!!!

    • wilson santos

      Não gosto do Leo Moura na meia, acho que não rende tanto por ali.
      Eu tentaria um time mais ofensivo, Com Nandinho, Everton e Arroyo.
      Prefiro o Leo Moura na lateral no Lugar do Edilson.

  • Cuca Beludo

    Gente não é hora para terra arrasada, pois estão voltando de lesão os excelentes jogadores Beto da silva, o arroioz, o Jael o cruel e logo mais o barriga de cadela.
    Essa direção é a melhor de muitos anos, se não sermos campeões esse ano seremos futuramente.

  • Fabio Scheffer

    Grêmio trazendo o volante Cristian que estava encostado no Corinthians desde o inicio do ano.
    O cara nunca conseguiu jogar nada desde que voltou ao Brasil em 2015, era bom volante, tinha um estilo meio “bandido”, mas também sabia jogar.
    Tomara que com seus 33 anos esteja em forma e possa ser util quando Michel ou Artur não puder jogar.

  • Paula Tejando

    Qual a real diferença entre um time misto quente do Grêmio e o time de transição ?????

  • Juliano Flores

    e hj nao deu pra esquecer o gremio show, e sim lembra lo rs