O triste futebol do Grêmio

O Grêmio já não me irrita, não me decepciona, não me revolta.

É triste dizer isso, mas o Grêmio me entristece. Apenas isso, me entristece.

O Grêmio me entristece porque já não tenho esperança sequer de conquistar uma vaga para a Libertadores de 2012.

O Grêmio me entristece porque li que o dirigente remunerado contratado há poucos dias concluiu que o grupo é bom e que não precisa de reforços.

O Grêmio me entristece quando vejo o presidente Odone dizendo que o time mostrou evolução contra o modesto time do Figueirense, que teve 11 escanteios a favor contra dois do tricolor. E me entristece ainda mais quando o sr. Antônio Vicente Martins ousa dizer que o clube está disputando o título brasileiro.

Quando terminou o jogo contra o Figueirense me senti como o goleiro Marcelo Grohe, de novo o melhor do time: aliviado. Grohe passou o tempo todo fazendo cera nas reposições, principalmente no final. 

Grohe que salvou o time no último minuto após pênalti idiota cometido pelo experiente Gilberto Silva.

Do outro lado, o goleiro Wilson, que salvo engano fez apenas uma grande defesa, num chute de Douglas ainda no primeiro tempo.

No segundo, o Grêmio quase não entrou na área do adversário. Seu melhor lance ofensivo foi quando Mário Fernandes, de ótima atuação, se projetou e chutou desviado.

Pouco para um time que apresentou ‘evolução’.

Vulnerável na defesa, confuso e descordenado no meio campo e inexistente no ataque. Este o Grêmio que vibrou com o ZERO contra o Figueirense. Este o Grêmio de toda a temporada.

O Grêmio não tem lateral-esquerdo realmente eficiente (nem Lúcio); não tem um meia pela esquerda que realmente satisfaça (Escudero, repito o que escrevi, se falasse português estaria disputando posição no Avaí); e na frente André Lima é muito dependente de um companheiro criativo. Nem Miralles nem Leandro estão conseguindo ser esse jogador.

Vejo que André Lima e Douglas são órfãos de um Jonas, um atacante de boa técnica, criativo e alguma lucidez e inteligência pra jogar. Douglas sofre com isso. Falta parceria. Por isso ele decaiu tanto, a ponto de eu, seu admirador, pedir a sua cabeça.

Por fim, o treinador. Julinho Camargo não responsabilidade alguma pelo fraco  futebol da equipe. Agora, acho que ele foi conservador e nada criativo em suas substituições. Trocou seis por meia dúzia.

Saiu Escudero, entrou Lúcio; saiu Leandro, entrou Miralles; saiu Douglas, entrou Marquinhos.

Ele poderia ter ousado mais Mas não o critico, porque é um técnico em regime probatório. Ele sabia que só não poderia perder para o Figueirense. Julinho precisa de tempo. Para isso, contou com a ajuda de Marcelo Grohe, que salvou o time, o técnico e a direção no final.

Julinho talvez ainda não tenha consciência plena, mas ele precisa mais do que de tempo. Precisa de time.

Renato no ano passado fez milagre (tinha Jonas). Julinho também precisará ser milagroso, mas sem um Jonas (e outros jogadores, claro) fica mais difícil.

É triste.

Se gostou, compartilhe!

  • moacir sampaio

    ilgo, infelizmente nosso destino é lutar pra não cair e quem sabe uma sulamericana. Tens razão, o gordinho está esquentando o banco pra algum tecnico salvador – roth?!!!:(:()..
    As entrevistas lembram do silas do ano passado. E até o inter contratou. Quem gasta na maioria das vezs ganha, vide fluminense, corinthias e santos.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; Camargo não soube ler o jogo. Na falta de Pessalli que seguramente arrumaria a esquerda bastaria ter passado o Douglas para a esquerda e colocado Mithyuê na direita. Como Douglas foi o que recebeu maior marcação teria desviado a atenção e abriria um espaço para as investidas do Mário que foi o melhor atacante. Fora o chute do Douglas e a jogada do Mário foi um ataque de raiva. Como o meio não criou o ataque foi improdutivo.
    Claro que o Figueirense jogou fechado e soube explorar os ataques. Esperava muito mais de um time que teve 10 dias de treinamento.
    Marcelo mostrou elasticidade e colocação. Victor já merece um banco.

  • Francisco Coelho

    Gilberto Silva é bom no desarme e sabe sair com a bola. Rochemback sabe desmarcar, mas anda violento em demasia reclama muito e não tem sabido conduzir a bola nem acertado passes. As laterais andam inoperantes e um dos jogadores mais badalados (Gabriel) vem merecendo nota 3,5.
    Neuton vendido e Sabiá viajaram para MG visando a disputa da taça BH. GRÊMIO: Jota, Tinga, Gerson, Patrick, Jean Patrick, Alexandre, Lindhberg, Misael, Jean Corte, Carioca, Éverton, Ederson, Rodrigo Sabiá, Kappel, Jailton, Guilherme “Foguinho”, Victor Hugo, Welinton, Biteco, Maurício, Josias, Cleber, Rodrigo Sousa, William e Santiago.
    Com Rodolfo em recuperação e Vilson fora de ritmo a zaga não pode ter problemas.
    Dos juniores ficaram o lateral esquerdo Dener e o atacante Everaldo.
    Como a 99 foi -9 ontem André Lima tem de jogar alguns amistosos para pegar embocadura.
    Entendo que o ataque gremista necessita de movimentação e só com Viçosa e Leandro no momento vejo criação e movimentação. Mesmo que errem algumas jogadas na insistência podem acertar. É melhor que ficar fincado como palanque na área.

  • Francisco Coelho

    Não acredito que Collaço tenha desaprendido e sim recebido instrução de não subir. Não subindo fica só na espera e sendo atacado. Gerley considerado o melhor lateral-esquerdo do último Gauchão já passou pelo Grêmio e agora foi vendido ao Palmeiras. Em minha opinião Gerley é mais ala que lateral. Mas é bom jogador.
    Tenho visto bons meias (10, 8 e 8,5) na Copa América e principalmente jogadores que gostam de chutar da intermediária com bom aproveitamento. Aparentemente é proibido chutar no Grêmio ou como o aproveitamento é raro ficam com MEDO.
    Com a Taça BH poderemos ver e avaliar a sub 20 gremista.
    Para aqueles que não gostam do Fernando no meio campo da Seleção sub 20 a dupla de volantes será Fernando e Casemiro.

  • Rafael Targanski

    Esse é o estilo que o Odone queria no comando do time. Um treinador que prioriza não tomar gol do que fazer gols. Claramente ele proibiu Collaço e Gabriel de passarem do meio campo, acabou matando Escudero e Leandro, que nada poderam fazer sozinhos. Com isso, matou também o Douglas que só joga quando alguém encosta nele. Lúcio deveria entrar na lateral pra abrir espaço pro Escudero, mas incrivelmente o Julinho voltou com a idéia do losango do Renato, que não funciona mais sem o Jonas.
    Infelizemente o Julinho não fez o que deveria fazer pra mudar a cara do time. Mantém alguns escalados só pelo nome, como Gabriel e não testa a gurizada no meio campo, pra achar alterantivas pros apagões do Douglas.
    Mario Fernandes na zaga é um baita desperdício, é a nossa melhor jogada de linha de fundo jogada no lixo pra manter o Gabriel se arrastando em campo!

  • Francisco Coelho

    Ricardo Jesus da Silva ex Inter já vai com 10 gols marcado na série B jogando pela macaca. Pelo visto o cara gosta de macacos e bota a redonda no barbante.
    Creio que o problema do Grêmio seja a folha de pagamento. Não vejo ninguém correr por um prato de boia.
    Como estou de cama por uma gripe danada escrevi mais.

  • David

    que absurdo essa campanha toda para por o victor no banco. #meajudaí ilgo

  • Rafael M.

    Vamos com calma. O jogo foi ruim, o time foi pior, mas o Gabriel é bom jogador. Ele não vai subir sozinho. Nenhum lateral faz isso. Também acho que o Julinho segurou os laterais. O Escudero não parece ser grandes coisas e o Mirales entrou muito mal.
    Rafael Targanski, o site com as fotos da arena é teu? Teria como colocar mais fotos?
    Francisco, eu sou um dos que acha o Fernando um jogador insuficiente. Gostaria de ver mais do Denner, Pessali e Mithyuê. Será que não tem algum atacante razoável na base?

  • David

    que coisa sensacional o santana no sala. é um desperdicio ele participar só segunda e quinta.

    ele parece estar melhor nessas ultimas semanas, devia participar mais.

  • Francisco Coelho

    Rafael; tudo é uma questão de colocação e confiança. Vamos acompanhar o Fernando na sub 20 e no fim falamos como avaliamos certo?
    Pessalli é um 10 de contenção e articulação e Mithyuê um 8,5 nato (meia atacante).
    Dener Assunção Braz o guri de Bagé é um lateral esquerdo classico. Marca bem e apoia quando tem liberdade. Também ja fez algumas partidas pela meia.
    Algumas promessas de atacante estão na base mas a melhor avaliada e que pode fazer a diferença ainda não está habilitada que é o Jô irmão do Mário. O Grêmio andou trazendo alguns atacantes agora a pouco mas pouco se ouve falar. Sempre os mais badalados são os da beira d´água.
    Tem um guri de pernas curtas que corre muito e faz estrago nas zagas que é o Jean Corte da Rosa. É folgado e gosta de marcar gols. Atacante tem de gostar de marcar gols e ser rápido em pensamento e ações. Atacante que só quer fazer jogadas de efeito perde a bola para zagueiro cabeça de bagre.

  • Francisco Coelho

    O atacante do Icasa WEMERSON EDSON DA SILVA LIMA é um dos que chegam quase prontos assim como Marcos Antônio Simão Pereira o Marcos Bambam.
    Mas o mais importante Rafael é colocar os caras em campo e ver se sabem fazer os gols.
    Eu acredito que Viçosa e Leandro tenham futuro, mas tem de colocar os caras e mesmo que errem 3 a 4 jogadas uma entra.
    Eu continuo batendo na mesma tecla, pois o problema do Grêmio em minha opinião é o Rochemback a meia direita e a meia esquerda. Ajustando o meio a coisa flui. Everaldo Stum deve ser o próximo a subir. Eu gostaria de ver o meia EMERSON GUSTAVO PINTO DOS SANTOS, pois me agrada o futebol deste baiano.
    Da uma olhada: http://www2.cbf.com.br/php/acumulado.php?c=00008rs

  • Rafael Targanski

    Rafael M., meu xará, o site é do meu irmão. Ele até tenta tirar mais fotos da obra mas volta e meia é corrido do terreno hehehe, é meio na camufla pra entrar lá…
    abraço

  • ilgo

    Existem coisas que não entendo. O Victor é um baita goleiro. Goleiro de seleção.
    Aí, vem uns colorados fazendo campanha pra ele ficar na reserva
    do Marcelo, que realmente está muito bem.
    O pior é que tem gremista entrando
    nessa canoa furada. E é isso que não entendo.
    Marcelo é um goleiro em afirmação. Victor já está afirmado.
    Uma das poucas coisas boas desses time é o goleiro. O Marcelo até pode
    ser titular, tudo bem, mas pra que mexer no que está certo há mais tempo?
    Acho que tem outras coisas pra se preocupar.
    Essa dúvida só interessa à mídia pra encher espaço e aqueles que querem
    ver o Grêmio na pior.
    Goleiro é uma posição em que tempo de serviço conta, e muito.
    Francisco deu várias dicas de jovens que surgem.
    O problema é que eles são pra mais adiante. é preciso encontrar alternativas
    pra já.

  • Francisco Coelho

    São 02:27 e só agora consegui o resultado.
    1ª Rodada 21/07 21:00 Grêmio-RS 1 X 0 Vasco-RJ Campo Metaluzina Barão de Cocais.

  • Ilgo, que bom que temos esse espaço para matar a saudade de textos sempre tão lúcidos e sábios, cujos alicerces são argumentos e fatos não achismos. Ouso dizer que uma versão colorada tua escreveria a mesma coisa sobre o Inter: “O Grêmio já não me irrita, não me decepciona, não me revolta. É triste dizer isso, mas o Grêmio me entristece. Apenas isso, me entristece.”

    Abraços

  • Way cool! Some very valid points! I appreciate you writing this write-up plus the rest of the site is also very good.