O técnico preferido de Koff

Baixou o bicho carpinteiro em mim nesta terça-feira, dia seguinte ao anúncio de que Luxemburgo será o timoneiro na travessia do mar agitado e traiçoeiro do Brasileirão.

Inquieto e intrigado, fui atrás de algumas informações sobre o Grêmio e suas circunstâncias – parafraseando a dupla de atacantes da seleção espanhola da década de 50, Ortega y Gasset.

Brincadeirinha à parte, o fato é que saí por aí fazendo perguntas para algumas pessoas que vivem nas entranhas do clube e também nas adjacências.

Na verdade, depois de três anos – ou serão quatro? – voltei a dar uma de repórter.

Mas por que isso, logo agora? Por dois motivos, um deles é que um velho conhecido dos tempos de reportagem me telefonou dizendo que o Jairzinho, aquele, o furacão da Copa de 70 e descobridor de Ronaldo Fenômeno, queria um contato do Damião.

Jairzinho seria portador de uma proposta milionária pelo atacante colorado. Quer dizer, mais uma proposta ‘milionária’ sem fundamento, pensei com meus botões, meus melhores conselheiros, até porque não me contestam. Bem, passei o contato do procurador de Leandro Damião.

Sei, vão me chamar de traidor. Tudo bem. Mas eu tenho certeza de que o Inter mais perde do que ganha se vender Damião. Além disso, se o negócio for concretizado eu tenho a garantia de que darei o furo.

E nada mais atiça um repórter, mesmo aposentado, do que a possibilidade de um furo, ou seja, a notícia exclusiva, muito diferente do que alguns com mente mais bagaceira podem estar pensando com um sorriso maldoso.

É claro que não levo essa história a sério. Tanto que a estou contando aqui, o que poderá fazer com que Jairzinho passe a receber inúmeros telefonemas aqui do Sul e aí o meu eventua furo – repito, notícia exclusiva, em primeira mão – vai para o espaço.

Bem, acho que isso mexeu comigo. Fui atrás de informações sobre o Grêmio.

Vou revelar agora, nas linhas a seguir, a principal delas. Talvez vocês todos a conheçam e eu vou ficar aqui de marido enganado, o último a saber. Talvez vocês achem graça e saiam por aí rindo da minha cara.

Não importa. Vou informar agora quem o presidente Fábio Koff queria para treinador.

Quem pensou ou murmurou ‘Felipão’, como eu fiz, errou.

Também errou quem disse Mano, Renato e – toc-toc-toc – Celso Roth. Nenhum deles.

O técnico dos sonhos – ou pesadelos – de Koff antes de sucumbir diante da avalanche pró-Luxemburgo – da qual eu e mais meia dúzia não participamos – era…

Tchan, tchan, tchan, tchaaaaannnnn…

Dunga!

É claro que hoje o técnico preferido dele é Luxemburgo.

A FICADA

Acreditem, o Conselho de Administração não participou da decisão sobre a ‘ficada’ de Luxemburgo.

Nem o atuante e onipresente – em termos de mídia – Nestor Hein foi consultado.

Não sei se um ou outro dos seis vices não irá pedir desligamento.

Mas sei que há descontentamento.

FOGUETE

Custou caro ao Grêmio o foguete ou sinalizador ou rojão jogado no Gre-Nal por um irresponsável, um criminoso, no último Gre-Nal do Brasileirão passado, aquele em que o Grêmio foi incompetente para vencer o Inter mesmo tendo dois jogadores a mais.

O Grêmio vai estrear no Brasileiro fora de sua casa, sábado.

Além do mais, terá de ressarcir a OAS. Sabem por que? Porque os gênios que colocaram aditivos sem consultar os conselheiros aceitaram uma cláusula dizendo que o clube terá de indenizar a empreiteira com determinado valor a cada jogo que não puder ser disputado na Arena.

Agora, imaginem se outros irresponsáveis cometerem desatinos e a Arena for interditada por mais jogos.

Não, é melhor nem imaginar.

CRIS

A folha de pagamento do Grêmio hoje é de 8 milhões de reais por mês.

A ideia é baixar esse valor para no máximo 6 milhões.

Portanto, haverá muitos negócios em seguidinha.

Ah, Cris, pelo que soube e ainda custo a acreditar, vai receber novas oportunidades.

Já Marco Antônio vai exibir seu exuberante futebol em outro lugar.

NOVO FILME

Nosso Spielberg gaudério acaba de lançar outro vídeo pra atazanar a mídia:

A briga de Zini com Luigi. Não percam:

http://www.youtube.com/watch?v=LOT6-8CRoHw

Se gostou, compartilhe!

  • Eduardo

    Para baixar a folha nesse nível é provável que rodem o Kleber, o MA e o Fábio Aurélio.

  • Ilgo, só espero que esta limpa que está sendo alardeada não passe pelos jogadores que já adquiriram nosso estilo de jogo (ou o estilo que nós torcedores esperamos do nosso time).
    Penso que Vargas, dentre todas as contratações recentes, é o que mais se identifica com o estilo guerreiro do Grêmio.
    Outra preocupação que tenho é que dificilmente manteremos o Fernando até o final do ano, não achas? Mais uma vez estaremos nos desfazendo de um craque, cria tricolor, antes da hora – na minha opinião.

  • Adriano Schtscherbyna

    Se vai ir embora o MA…Será que o Henrique, do Palmeiras, não poderá entrar nessa troca???
    E o Fernando vai ir embora mesmo? Alguém em troca por ele???

    Abraços

  • Luxa

    cê tem soza, cê tem fenando, que dize, isso faz parte do futebol….isso pertence ao futebol…
    cê ai ta rindo puque? ta me achando bunito?

  • WL

    cê tem soza, cê tem fenando, que dize, isso faz parte do futebol….isso pertence ao futebol…
    cê ai ta rindo puque? ta me achando bunito?

  • ilgo

    Frase do Luxemburgo:
    “As derrotas pertencem aos campeões…”

    Querem me matar

  • Ilgo

    Henrique está nos planos.

  • MAZEMBIANO

    Ilgo essa história do Damisão é uma piada, faz uns 5 anos que ele vai ser vendido…
    Quanto a direção do Grêmio, seria interessante divulgarem os nomes de quem foi a aprovação pelo fica Luxemburgo “especialista” em pontos corridos…é dose!Não gosto do Dunga, talvez se la atras com convicção do Koff as coisas poderiam ser diferentes,até porque ele não é ídolo la nos vermelhos…essa história do Cris deve ter boi na linha, pra mim o Luxa é que ta abraçando o cara, não tem explicação…mas quero ver a cara de pau do Luxa de colocar ele pra jogar!

  • MAZEMBIANO

    Ilgo frase de Rui Costa “confiamos no trabalho do Luxemburgo”…

  • Roque Fernando

    Uma vez há muito tempo atrás eu conversei com um amigo colorado, e eu disse pra ele que o Dunga tem mais perfil pra treinar o Grêmio do que o Inter…agora vendo esta tua observação vi que não estava muito errado, falei para o meu cunhado que deu uma risada dizendo que ele tem identificação com o Inter…pode até ser, mas da forma como o Dunga aborda a questão profissional, daria uma bela dobradinha no Grêmio. Reitero, isso me passou pela cabeça também, mesmo antes do Koff ser eleito. Mas como estes colegas do Illgo gostam de uma fofoca. Me dei o trabalho de ver parte do cadeira cativa ontem…a paixão do Reche pelo o Odone é estupenda…Ilgo: estou no apoio incondicional ao Rui, Koff e de tabela ao treinador…Enquanto o Grêmio discute sua politica, os reporteres isentos nos metem pau com a coloboração do nosso rico conselho…Ver o krieger no programa anterior, vi até onde o ser humano pode ser cara pau. Ou o GRêmio reune seu conselho e faz uma tregua ou não vai ser o contrato com a OAS que pode acabar com o Greemio.

  • Ilgo

    Roque, concordo bastante contigo, mas tem uma coisa: o Reche detesta o Odone.
    Fez campanha aberta contra ele.
    outra coisa: dirigente cara de pau é o que mais tem.
    aliás, parece pré-requisito

    Agora, prevejo bons tempos depois desse temporal todo

  • Walter Borba

    Ilgo e colegas de blog…

    Quando caiu o Caio Jr….eu sugeri o Dunga.
    Eu sou fã do Dunga.
    E também sou fão do Capergiani, porém, esse já falou que não treina o Grêmio por sua identifica com o Inter.
    Não entendo. Poh, o Cara diz que tem identificação com o Inter, porém, nesses anos NUNCA OUVI, ele ser cogitado ou prestigiado para treinar o Inter.

  • Luxa
  • MAZEMBIANO

    Ouvi hoje em um programa falarem sobre o Fábio Aurélio,nem me lembrava mais dele…veja só, contrataram esse cara que estava parado 1 ano, tocou na bola 2 vezes entre 2012 e 2013 e o Luxa disse que não queria ele na Libertadore, claro com razão,agora vai acabar o contrato do cara e ele nunca vai jogar? Mas o que é isso? Veio só pra receber? Se essa direção tivesse vergonha na cara mandava embora e descontava do sr. Luxemburgo que mandou trazer esse encostado…é lamentável pra não dizer outra coisa, que fazem com o dinheiro do clube…e aí querem pregar que o cara acredite nisso tudo? Não, não mesmo…pra mim o Luxemburgo é um cidadão que de uma forma bem malandra sabe o que esta fazendo e até agora só fez o que quiz! O Koff deveria fazer uma limpa e tirar esses diretores que parecem que estão junto com o Luxemburgo!

  • Francisco Coelho

    Ilgo; hoje o Náutico joga contra o Sporting inaugurando a Itaipava Arena Pernambuco. Depois viaja para enfrentar ao Grêmio. Como é jogo de apresentação os jogadores vão gastar o fôlego correndo com os portugas. Devem chegar cansados e com o frio não devem jogar bem más sendo contra o Grêmio podem arrumar um gás a mais.
    A empáfia do Luxa segue e quero ver depois do Atlético-MG, Santos, Vitória, São Paulo e Atlético-PR como será as desculpas…
    Ficha técnica
    Náutico: Felipe, Maranhão, Luiz Eduardo, Alemão e Josa; Elicarlos, Rodrigo Souto, Martinez e Giovanni Augusto; Rogério e Adeílson. Técnico: Silas.

    Sporting: Boeck, Miguel Lopes, Boulahrouz, Rojo e Joãozinho; Adrien Silva, Rinaudo, Bruma e João Mário; Nii Plange e Ricky van Wolfswinkel. Técnico: Oceano Cruz.
    Local: Arena Pernambuco
    Horário: 20h
    Árbitros: Gilberto Castro Júnior
    Assistentes: Ricardo Chianca e por Clóvis Amaral.
    Assistentes auxiliares: Gilberto Freire e Gleidson Leite.

  • MAZEMBIANO

    Francisco Coelho, devido a nossa situação atual, o Náutico pode vir até dopado que o Grêmio vai ganhar ( ou pelo menos eu acho que deve ), porque eu não quero ouvir a resposta pela vitória por esse motivo de estar sem preparo senão, o que vai dizer contra os grandes já que o nosso “especialista” tem a meta de 7 pontos em 9?

  • MAZEMBIANO

    Ilgo, ouvi alguma coisa hoje sobre o interesse do Flamengo pelo MGrohe, isso é verdade? Se acontecer isso,eu vou lá no Olímpico, e vou quebrar o pau com os seguranças, mas a direção vai me ouvir…não pelo Marcelo que é um bom goleiro até acho que mereça algo melhor do que o banco, mas não agora, não assim nessa situação!

  • Rafael S

    o guerrinha colorado assumido e comentarista “isento” contratou robinho essa semana e acaba de vender o fernando…

  • Rafael M.
  • Cláudio

    O Marcelo Grohe não fará falta. Ainda não enxergam que o Dida é melhor que ele? O que mais precisa ele fazer? Parece que algns fazer o seguinte raciocício: Se não gosto do Paulo Santana, nem do Luxmeburgo, tenho que discordar de tudo que eles pregam. Logo, tenhoque ser favorável ao Marcelo Grohe e contra o Dida. Não é pq o Santana tem raiva do Grohe e do Luxa prefere o Dida que temos que avacalhar o Dida. São coisas bem distintas. Abram os olhos, pelo amor de Deus. Dida é muito mais goleiro que o Grohe.

  • Geraldo

    Ilgo, tu como jornalista é um ótimo aposentado. Quanto ao vídeo, o Giovani Luigi deve estar muito preocupado com o Grêmio, já que ele não ganhou nada na sua gestão e o rival não para de ganhar títulos. O último, a Libertadores 2013.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; ontem assisti na ESPN uma partida do Roma x Napoli e fiquei observando o Marco Antonio de Mattos Filho, más quem me agradou foi o Erik Manuel Lamela. É mais novo e chega melhor.
    http://www.youtube.com/watch?v=nKsv-ettPsE

  • Francisco Coelho

    Rodrigo José Galatto no Criciúma.

    Welliton Soares de Morais é dado como certo no SP.

    BRASIL sub 20 2 x 0 Rio Branco -ES:Alisson, Tinga, Lucas, Wallace e Abner; Danilo, Talisca e Willie; Yuri Mamute, Ademilson e Luan.

  • MAZEMBIANO

    Cláudio pra não levar adiante essa pôlemica de goleiros, eu nem toquei no nome do Dida cara! Cada um tem uma opinião, mas eu nao troco MGrhoe por Dida, mas tudo bem, esse no momento não é o problema do clube…mas te incomoda ele ser o reserva do Dida? Eu que te digo deixa o Grohe se não fosse ele nós nem tínhamos viajado na Libertadores não esquece!

  • Antonio

    vejam o que escreveu HM em seu blog no correio:
    ………….Para garantir a presença de sócios na Arena, o Grêmio pagaria R$ 42 milhões anuais.
    Este blogueiro obteve duas informações.
    A primeira: a OAS abriu mão de todo o valor.
    A segunda: o Grêmio pagará um valor simbólico.
    O contrato continua o mesmo, por 20 anos.

    http://www.correiodopovo.com.br/blogs/hiltormombach/?p=24790

  • ilgo

    Antonio, tem muito chute pra tudo que é lado.

    Sabem qual o custo mensal de Fábio Aurélio, contratação do glorioso Pelaipe por indicação do sábio Luxemburgo?

    Adivinhem…

    400 mil.

    Eu disse o custo dele ao clube, não quanto ele recebe.

  • MAZEMBIANO

    Ilgo só 400mil? Pagam 600 mil pro Welington…da vontade de abandonar tudo só acompanhar os resultados…e ouvi uma vez o Danrlei dizer que nunca entrou nos 3 dígitos de salário, e botou poucas faixas…é dose !!! É como eu digo eles brincam com o dinheiro do clube!

  • MAZEMBIANO

    Ilgo será que teus colegas vão falar agora sobre isso, o cidadão do caso de hoje disse na tv, que é por causa do Inter e AG esse problema que ele vem enfrentando!

    http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/05/policia-invade-lavagem-e-prende-homem-que-se-negou-a-cumprir-mandado-de-reintegracao-de-posse-4145825.html

  • Mazencéfalo

    Ilgo, a folha atual do Grêmio é de R$ 6,4 milhões.

  • IMORTAL

    QUAL O PROBLEMA, MAZEMBIANO, SE O CARA MORAVA E LUCRAVA NAS TERRAS COLORADAS, AI O CLUBE QUER DE VOLTA O QUE E SEU PARA CONSTRUIR E O GREMISTA BONITAO LA NAO QUER SAIR,
    QUEREM 15 MILHOES PELO FERNANDO, MAS COM A QUELA BOLINHA ALI EU NAO TROCARIA NEM PELO JOSIMAR OU WILLYANS,
    O SANTANA ESCREVEU ONTEM QUE O GREMIO TEM SO 30 MIL SOCIOS E O COLORADO103 MIL EM DIA, GREMIO GASTA10 DEZ REAIS E ARRECADA 07, COMO UM CLUBE VAI PRA FRENTE ASSIM SO PODE CAI AI SIM SER TRI

  • MAZEMBIANO

    Ouvindo a entrevista do Sr.Chitolina hoje concluí que ele é o literalmente “Pedro Bó”…o cara perguntado sobre o porque não pode entrar no vestiário nas palestras,e ele deu uma volta pra responder…é muita incompetência em um homem só! disse também que não é de chutar a porta
    ( bom isso a torcida já sabia ), porque ele acha que isso já passou…Bom Sr.Chitolina eu aposto que o sr. gostava do trabalho do Denis Abraão por exemplo né? Tem momento que tem que fazer isso sim! E talvez por isso que estajamos nessa situação, por não ter cobrança forte em todos, com argumentos! Nem pra responder com “mentira” o cara sabe, como ter dito “não, essa história não é verdade, eu assisto palestras sim”…já vi muitos dirigentes incompetentes no Grêmio, mas “bundão” não dá certo, por isso que o Luxemburgo faz o que quer…

  • Walter Borba

    Manzembiano…

    esse chitolina, nestor heinz, rui costa…
    são todos amadores…
    eles tem medo do Luxa….
    são umas “maêzinhas”….
    o nestor heinz, na semana passada correu do vinicius sinott, como o diabo foge da cruz…

    Ilgo, o cacalo não teria chances de voltar….???
    E o Prof. Maineri? Poh, o Maineira era de chutar a porta tb …

  • Querubini

    Qual a opinião de vocês quanto a uma possível saída do Kleber?

  • Walter Borba

    Querubini,

    Uma baita sacanagem.
    Antes da primeira fratura vinha jogando bem. É verdade que estavamos apenas no Gauchão, porém, ele vinha fazendo gols.
    Esse ano Forlan, somente fez gols no Ruralito, e Impresa Vermelha já cravou que ele era o Forlan da COPA de 2010.

    Voltando ao Kleber.
    Depois disso, ele antecipou a parada inicial de 7 meses, para 3. Não sou médico, mas sem dúvida isso deve ter influênciado.
    Mas, ainda assim,mesmo sem estar 100% ele fez gols importantes. Só que, mais para o fim do ano já começou aquela história de briga com Moreno; de problema com o Profexô, e MAIS UMA LESÃO….

    Bom, convenhamos, 2012 não foi nada bom para o Kleber.

    2013, ele começou se recuperando da lesão…..quando passou a jogar Luxa já havia definido a dupla de ataque – Barcos e Vargas…e assim, as oportunidades não vieram….

    Acho que Kleber, merece uma sequencia de jogos….indo mal ou bem….
    Para mim, ele é um bom jogador e tem o perfil tricolor.

  • Luciano Castro

    Eu já gostei do Kleber. Mas hoje ele joga de bunda só. Só serve pra fazer faltas. Acho ele muito caro, custo beneficio ruim. Mas a direcao tem que ficar atenta, se ficarmos sem Vargas é melhor ter o kleber pelo menos… Saudades mesmo , é do JONAS.

  • Roberto

    ZH Esportes:
    “Algoz do Grêmio, Santa Fe bate o Real Garcilaso por 3 a 1 nas quartas de final da Libertadores”

    Putz, que droga. O Grêmio podia já estar garantido nas semifinais.

  • Rafael M.

    Walter Borba, o novelettão tem que valer sim como parâmetro. Vejam o caso do forla que virou o mesmo de 2010 e o meledo que virou zagueiro de seleção!

  • ilgo

    Cacalo não jeito de voltar. Sinceramente, não sei se resolveria.

    Kleber é uma questão de custo-benefício. Se não tivesse negociado o Moreno seria o caso de
    negociar o Kleber.
    O campeonato é longo, precisamos de bons atacantes.
    Agora, trocar o Kleber por outro de bom nível seria interessante.

    Ah, saudade de Jonas.

    Cris na reserva. Sinal de que Luxemburgo foi enquadrado.
    A coisa vai melhorar.