O silêncio dos secadores

Quando terminou o jogo, vitória de 2 a 0 sobre o Bahia, fiquei com a mesma sensação que tenho quando saio do consultório do dentista sem ter sentido toda a dor que eu projetava. Não é que não doeu?, pergunto a mim mesmo, ainda incrédulo.

Foi assim que me senti. Imaginava uma noite de sofrimento. O silêncio de Falcão me incomodava, me preocupava. Acho que superestimei o treinador Falcão, e seu time, claro. Ao mesmo tempo, talvez tenha subestimado demais o time de Luxemburgo.

O fato é que um outro silêncio me deixou confortado, feliz mesmo. Não ouvi o foguetório dos meus vizinhos colorados, que podem não ser maioria na zona, mas são mais ruidosos, mais espalhafatosos. Hoje, silêncio total.

A vitória silenciou os secadores.

A classificação do Grêmio à semifinal da Copa do Brasil é algo que merece ser comemorado. Que venha o Palmeiras, que venha o Felipão, que venha o Valdívia com aquele bigodinho que me faz lembrar o amigo Alfredo Possas, lá do Correio do Povo.

Quem chega à semifinal de uma Copa do Brasil com um time tão limitado quanto esse do Grêmio é capaz de tudo. É capaz até de ser campeão. Alguém duvida? Eu duvido, mas não aposto uma Mazembier nessa minha dúvida.

O Grêmio está crescendo como equipe, como conjunto, apesar de individualidades absurdamente insuficientes como o ‘articulador’ Marco Antônio e o lateral Pará. Um lateral com tamanha limitação – o Maikon Leite vai fazer festa por ali – ainda é suportável, mas um meia, um cara que tem a missão de armar jogadas, precisa ser mais talentoso, mais criativo, mais eficiente.

Enquanto o Grêmio tem Marco Antônio, o Palmeiras vem com Valdívia. No restante, os dois times se equivalem. Será um jogo difícil, tudo pode acontecer.

Resta torcer para que ninguém mais se lesione, que a lesão de Edilson não o impeça de continuar na Copa do Brasil, e que Kléber ainda possa enfrentar o Palmeiras.

Se o Grêmio está crescendo, o Palmeiras também está. Se o Grêmio tem Luxemburgo, o Palmeiras tem Felipão.

Os dois times precisam de um título nacional. Os dois treinadores precisam provar que continuam vencedores, que não estão superados, como dizem alguns apressadinhos.

No jogo contra o Bahia, não vi ninguém se destacando muito individualmente. Se eu tivesse que destacar alguém, seria o Miralles. Fez um gol e deu um passe preciso para Moreno.

Mas o ponto forte, sem dúvida, é a equipe como um todo. E aí, mérito do Luxemburgo.

Falta qualidade na equipe, mas sobra aplicação e vontade.

Mas pelo que vi até agora, o Palmeiras não está muito diferente, embora tenha um articulador de verdade.

Se gostou, compartilhe!

  • Frederick Martins (@fredhillage)

    Ilgo, importante salientar: Valdivia tomou terceiro amarelo contra o Atlético Paranaense. Não joga a primeira partida contra nós.

    No mais, concordo que os dois times se equiparam. Mas, no fim das contas, estou confiante que passaremos. Acho que estamos mais encorpados e determinados. O Palmeiras tem essas rusgas políticas e do Felipão discutindo com os dirigentes. Ademais, até dia 13, Bertoglio e Werley voltam. E talvez o Kleber.

    Aguardemos as definições.

  • Roque Fernando

    só reproduzo uma parte do texto que gostaria de ter escrito blog imortal tricolor de 24/05/12, é um desabafo para alguns cornetas azuis:

    O Grêmio foi o único classificado para as semifinais a enfrentar um time da primeira divisão nas quartas de final. E foi o único a ganhar os dois jogos: de ida e de volta. Claro que para os isentos e corneteiros isto não tem importância nenhuma. Favoritos são o São Paulo, o Palmeiras e até o Coritiba. Enquanto isto o Grêmio tem que cuidar para não cair para a segunda divisão.

    Zé Roberto, Fábio Aurélio, Kleber, Werley não são propriamente pequenos desfalques ou razoáveis acréscimos. Entrando darão um corpo a este time que deixaria a Thaila Ayala com ciúmes. Tem ainda como perspectiva para o campeonato nacional a volta do Bertoglio, Julio Cesar e Marquinhos. Estes todos com a colaboração destes meninos que estão sendo contratados certamente formarão um grupo capaz de lutar pelo título e, mais ainda, de causar ódio aos invejosos pagos ou não para exercerem seu ódio.

    Provavelmente o Imortal terá uma boa folga agora. I$entos baratos terão muito trabalho nos próximos dias. Será muito duro buscarem argumentos com um mínimo de lógica, mesmo que sem nenhuma credibilidade, para vociferar contra o Ministério Público. Ministério que, finalmente, merece os parabéns por estar fazendo o seu trabalho. Pena que não foi possível furar os trouxas. Mas isto é o menos importante.

    _____

    Os números do Olímpico

    Tinha tanto torcedor que não deu tempo de contar o público e dinheiro a tempo de ser divulgado aqui. De parabéns esta torcida maravilhosa e única.
    _____

    Como jogaram

    Victor: Uma saída esquisita no primeiro tempo. Sem trabalho nenhum.
    Edilson: Muito bem até sair lesionado.
    Gilberto Silva: Seguro atrás.
    Naldo: Dá arrepio na torcida quando está sozinho com a bola dominada.
    Pará: Muito bem.
    Fernando: Precisa dizer?
    Léo Gago: Muito bem. O melhor do time. Espetacular!
    Souza: Discreto mas eficiente.
    Marco Antônio: Ele não joga mal mas parece estar sempre numa zona morta do campo.
    Marcelo Moreno: Está voltando a forma. Um gol de centro-avante. Um dos melhores.
    Miralles: Com sequência de jogo pode render muito mais. Deu para ver isto hoje. Bela atuação.
    …..
    Gabriel (Edilson): O banco lhe fez um bem danado. Se tiver que jogar que repita o esforço de hoje.
    Vilson (Souza): entrou bem. Se não se lesionar mais será muito útil.
    Rondinelly (Marco Antonio): É um guri abusado. Vai ter sucesso no Grêmio.
    …..
    Luxemburgo: Merece todos os elogios pelo trabalho que está fazendo no Grêmio.
    —–
    Arbitragem sem nenhum problema.

  • Francisco Coelho

    Assisti à partida pela ESPN, pois a imagem do gramado era mais verde. Adoro olhar a lavoura gremista verdinha. Posto isso a única preocupação que tenho frente ao Palmeiras é com o Marcos dos Santos Assunção, pois sabe como poucos bater na bola e o nosso guarda-meta não anda bem. Teve uma bola que se sou o treinador tirava o goleiro de campo na hora. Deu um corta luz na bola. Não entendi o que passa na cabeça do goleiro… Quer acabar com meus cabelos brancos…

    Vamos ver se com o sorteio e o tempo entre partidas tenhamos sorte e recuperação dos lesionados. Pode ser que com tempo tenhamos jogos treino e o Tony possa jogar para arrumar à direita enquanto a esquerda aguarda a janela.

    Realmente a entrada do Rondinelly dá um animo e velocidade ao time. É um DIFERENCIAL.

  • Francisco Coelho

    O provável duelo entre Pará e Maikon Leite será 1,67 x 1,72. Vamos ver se os 5 cm a mais do Pará farão a diferença. Eu treinador escalaria um meia rápido como Felipe Nunes prendendo o Maikon. Nesta hora é que o zagueiro canhoto faz falta. Maikon tem um potente chute, mas terá de entrar para chutar.
    Falam que estaria acertado um atacante de velocidade que caia pelas laterais. Eder Luiz do Vasco seria uma referencia, mas só pela direita. Um que caia para os dois lados me falta na memória agora outros alem do Wallyson Ricardo Maciel Monteiro e do Sosthenes José Santos Salles. Alguém lembra?

  • walter borba

    Eu vinha avisando que chegariamos a semi final. E vamos chegar a FINAL.
    Por favor, Felipão é Palmeirense….
    Ontem já vi nas Rádios as perguntas aos torcedores: _ E a agora o Felipão? Como será??
    Muitos, a maioria respondeu, é Felipão é idolo bla, bla, bla…..
    Ora, vamos parar de idolatrar o FELIPÃO…vejam as estatisticas, quando ele joga aqui sempre ganha ou empata……CHEGA DE FOGUETÓRIO PARA FELIPÃO….
    Felipão é passado, e muito passado….JÁ RENEGOU O GREMIO PELO PALMEIRAS….
    Nosso time com Kleber é melhor! Kleber está mordido com o Palmeiras vai comer grama.
    O Valdivia é instável, não joga o primeiro jogo, e para mim não tem comprotimento.
    O Barcos, é um André Lima Castelhano.
    Time por time, com Marco Antônio e Pará, sou mais Grêmio.
    O Pará, ontem para mim, jogou muito bem, dentro de suas possibilidades. E digo mais, o cara no Santos colocou faixa, é vencedor. Já fomos vice campeão da libertadores com Patricio na Lateral.
    Então que venha o Palmeiras e seu Felipão (fala Muito)…
    O momento atual, é hora de apoiar o Luxa e sua equipe, onde depois de alguns anos é primeira vez que o Grêmio tem uma equipe de verdade com padrão de jogo.
    Salvo, aquela equipe do Renatão, que como o Ilgo já falou fechou com a diretoria e com o grupo de jogadores, e fez um final de campeonato espetacular.
    Essa Equipe do Luxa dos ultimos 5 anos é a melhor.

  • Roque Fernando

    VAleu Felipão por tudo, mas sou gremio, vamos rumo ao penta

  • Hillary

    Sr.W.Borba, com o devido respeito, se depois de contratarem 17 jogadores, inflarem a folha ate +- 7 milhoes e gastarem +- 30 milhões(não tenho o n° exato mas acho que um valor aproximado) o time não for o melhor dos ultimos 05 anos, é motivo para encerramento imediato do Depto,de Futebol com justa causa para todos!!!

    Com estes dados, qualquer Silas da vida, vai formar um baita time, o sr.não concorda???

  • walter borba

    Hillary,

    Quando refiro sobre o time do Grêmio ser o melhor dos últimos 5 anos.
    Quiz dizer que, como EQUIPE, CONJUNTO, é a melhor.
    Acredito que, em equipes passadas tinhamos material humano muito melhor. Por exemplo, a zaga de 2007 e 2008, é melhor do que esta atual.
    Entretanto, o conjunto que o Luxemburgo está montando é bem interessante.
    Em relação essa folha de pagamento, acho um absurdo!
    Todavia, ela não é culpa dessa atual gestão, vem das outras também. Na verdade é uma bola de neve. Todos os gestores passados, tem culpa nesse problema da folha de pagamento.

  • MAZEMBIANO

    “Estamos voltando”…

  • Hillary

    Sr.W.Borba, quanto a folha, não concordo com o argumento, porque se não estou enganada, dos jogadores remanescentes do antigo plantel e por conseguinte culpa das gestões anteriores, os únicos que realmente ganham bem são o Victor que em principio é inatacável e o Gabriel.Todos os demais que sobraram ganham salários normais para o mundo do futebol.A folha está batendo nos 7 e deve subir bem mais pelos salarios por ex.do Kleber, M.Moreno, Souza, G.Silva, mais todos estes jogadores indicados pelo “professor” e agora vai realmente explodir se realmente se confirmar o salário de 1 milhão para o Z.Roberto.

  • Renato

    Quem acredita que o Zé Roberto vai ganhar 1 milhão por mês merece mesmo comer na mão da imprensa imparSCIal.

  • Francisco Coelho

    Como o Grêmio joga a primeira em casa tem de fazer um bom placar e deixar a encrenca para os palmeirenses na casa deles. Acredito que a final seja Grêmio x Coritiba, pois na HORA H vai pesar o conjunto. O Grêmio me parece ter o melhor conjunto atualmente. Claro que o SP tem um atacante de primeira como Lucas e um centroavante renomado, mas conjunto é o Grêmio e o Coritiba.

  • Francisco Coelho

    Tabelinha no UOL do possível time titular ‘geriátrico’ do Grêmio.

    Jogador Idade
    Victor 29
    Edílson 25
    Werley 23
    Gilberto Silva 35
    Fábio Aurélio 32
    Fernando 20
    Léo Gago 29
    Souza 23
    Zé Roberto 37
    Kleber 28
    Marcelo Moreno 24
    Média 27,7

  • Francisco Coelho

    A PREgunta que não quer calar: Qual o motivo da queda de rendimento do SOUZA?

    Será que um banco não faria bem?

  • Antonio

    Se tem condições de gastar 7, 8 ou 10 milhões, que gaste. O Grêmio é um time de futebol, então tem que gastar no futebol. É claro que as contratações e os salários tem que obedecer o mercado, aliás como em qualquer negócio. Quanto ao Zé Roberto, é óbvio que alguém está plantando esta notícia de salário de 1 milhão só para tentar tumultuar. É uma pena que tem gente que vai na onda.

  • ilgo

    Esse negócio de ‘conjunto’ tá superado.
    Pessoal, não é mais conjunto, agora é ‘banda’.
    Eu de vez em quando me traio e digo ‘vai tocar o conjunto tal’.
    É o tipo de expressão de denuncia a idade do cara.
    Outro exemplo, o MArco Antônio é uma ‘ferida’, palavrinha que nos meus tempos de craque de bola em Lajeado a gente usava pra designar os pernas de pau.

    Outra coisa, não sei da onde vcs tiram tanto entusiasmo, quase euforia em relação ao Grêmio e as chances de ser campeão.

    Dos quatro finalistas, o melhor time, individualmente, é o SP. Mas um time encorpado, com ‘conjunto’, como o Grêmio e TAMBÉM o Palmeiras, pode superar isso.
    Mas não dá pra ignorar o Coritiba.
    Tá tudo muito nivelado.
    Agora, como diz o Fred, voltando o Kleber , o Facundo e o Werley a coisa melhora.
    Mas continuamos sem articulador.
    E se o Fernando se machucar ou for convocado como querem os vermelhos, deu pra bola.

  • Luciano

    Fala Ilgo.
    Como já comentei, acho que o Victor não pode ser titular.
    Ontem, como tem ocorrido com frequência, ele saiu com os pés numa bola lançada na área.
    Tchê, eu faço isso quando revezo no gol nas peladas. O cara tem medinho de pé de atacante!
    Um goleiro profissional não pode sair assim nos cruzamentos. Muito menos se jogar no tricolor.
    Não duvido da técnica dele, mas infelizmente o cara é cagão.
    Abraço.

  • Ricardo de Cruzeiro

    Ferida braba…

  • ilgo

    Bah, o que tem de gente querendo a cabeça do Victor.
    Antes do Victor eu tiro uns 7 ou 8 deste time atual.

  • Bi-segundino

    Pô Alemão, tu conhece algum colorado que tinha esperança em uma reversão do Bahia? Se algum colorado te falou isso queria atazanar a tua cabeça. E conseguiu.
    Nem me dei ao trabalho de ver o jogo ontem. Inimaginável que o terror do nordeste fosse perder em casa para os baianos valendo vaga para a semifinal.
    Agora vem o Palmeiras. Um clube grande, mas com um time sofrível. Vocês se classificam sem dificuldades confirmando o que venho escrevendo aqui; estarão na final. Aliás, é bom aproveitar porque é o último ano de CB com esta moleza de enfrentar somente times de baixo nível até a semifinal.
    Os palmeirenses estão cheios de esperança. Aos poucos, e muito chatos, que conheço deixei bem claro que aposto no grêmio e não perco. É engraçado como gremistas e palmeirenses pensam parecido. Não é a toa que andam num jejum de dar gosto. A única chance verde é que o patrocinador deles é o mesmo da CB. E como vocês só perdem roubados é bom ficarem espertos.
    Concordo com você que o futebol gremista vem crescendo. A evolução do time contra River-SE, Ipatinga, Fortaleza e Bahia é assustadora. Apesar de ter um desempenho ruim contra adversários de maior gabarito, venceu 30% dos pontos disputados contra Inter e Vasco. Engraçado que a imprensa vermelha que vocês gostam tanto de falar baixava a porrada no colorado dizendo que tinha um desempenho ruim contra os grandes. Mas dos 4 pontos em 12 de vocês ninguém fala nada.
    No ano passado ouvi uma entrevista do Zé Roberto na rádio Bandeirantes. Na época ele disse que queria encerrar a carreira em 2012 na Alemanha ou no Santos. Parece que não deu certo. Comenta-se em SP que a pedida ao Santos foi de 6 milhões por um contrato de sete meses. O clube recusou, com toda a razão. É claro que ele assinou com o grêmio ganhando muito menos do que isso. Afinal os laços dele com o clube gaúcho são fortíssimos não é mesmo? Se formos pensar no mundo paralelo de vocês, vai ganhar uns 2 milhões até o final do ano. Mas se voltarmos para a terra não deve ter ficado abaixo de 5.
    Alemão, depois de secar assinatura de contrato e habeas corpus chegou a vez de secar alvará.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; é um problema de DNA. Data Nascimento Antiga. Kkk Conjunto, Pelota, Redonda, Pelada, Ferida…

    Bhá, ta brabo ler nos sites noticias sobre o Grêmio. É estatística de todos os gostos duvidosos. É como ler o jornal do ano passado. Ler a tarde o jornal do dia já é complicado imaginem o do ano passado. É chupar bala sem tirar o papel…

    Agora os mancheteiros mudam para Luxemburgo x Felipão. Voltaram aos anos 90. É muita falta de conteúdo.

    Mas falando em futebol vou torcer contra o Mano amanhã. Novidade. Kkkk
    Domingo torcerei contra o Felipão, Koff, Cacalo, o atual e anteriores. Só torço pelo Grêmio.
    As pessoas vão passando fazendo caca e o clube fica.

  • Francisco Coelho

    Assim como já foi dito que de tanto mentir a dita vira realidade de tanto falar e mostrar ou narrar jogos as equipes do RJ, Corinthians e o Santos vão ganhando torcedores via GLOBO. Gosto de escutar a CBN, pois a maioria das rádios aqui não batem com o meu gosto musical. Todas as noticias de esporte e transmissão de jogos da Jornal/CBN onde não há time de Pernambuco é com comentaristas e transmissão de jogos do RJ ou SP. Em cada vilarejo ou pequenas cidades do interior do nordeste tem antenas parabólicas para todos os lados e só tem jogos do RJ ou SP.
    Está faltando uma rede para mudar as coisas. Claro que sem ideologias política e religiosa. kkk
    Tem mais gente com camisa de clubes de fora que dos estados. Claro que do RS dá 3 x 1 para a do Grêmio.

  • ilgo

    DNA: Data de Nascimento Antiga. Boa essa.
    O bi-segundino começou a ficar nervoso. Ele vai aproveitar o sábado para comprar camisa do Palmeiras. Aproveite e compre também a do SP. ehehehe

  • MAZEMBIANO

    A COPA DO BRASIL sempre teve times fracos no início, “será que foi por isso que o Inter só ganhou uma vez?” Será que o “medinho do Grêmio se tornar campeão e com 5 títulos menosprezam a competição?”Só pra lembrar pra alguns esquecidos e com problemas de melhora que, na Libertadores, CUCUTA, BOIACO CHICÓ, JUAN AURICH E LÁ SE VAI…qual a diferença? Acho que só porque são de outros países…Libertadores já foi mais difícil,hoje até a LDU tem…até o Inter conseguiu duas…rsrsrsrs