O Grêmio e as escolas de samba

Pior que o futebol do Grêmio contra o São José só mesmo desfile das escolas de samba de Porto Alegre durante um temporal.

As fantasias desmancham, os carros alegóricos trancam e se desfiguram, os passistas não sabem se sambam ou se nadam e a bateria atravessa.

A diferença é que esse pessoal enfrenta o infortúnio com brio, garra, raça e coragem. Não faltam nobreza e altivez.

Tudo o que o Grêmio sempre esteve e abandonou em algum ponto do caminho ao fundo do poço.

Perder para o São José é quase uma calamidade. Perder praticamente sem exigir maior esforço do goleiro rival é uma calamidade.

O time projetado para começar a temporada é uma caricatura. Será mesmo que a dupla Paulo Odone/Paulo Pelaipe acreditava que as contratações iniciais seriam suficientes?

O Grêmio perdeu por 2 a 1. Considero o resultado justo. Vi um pênalti em Kleber no meio do segundo tempo, quando ele foi puxado por trás. Foi um lance confuso. Desculpo o juiz  Pierre. Até porque como exigir muito de um juiz que estava dando cartão amarelo para Gilberto Silva quando a falta havia sido cometida pelo estreante Souza, que alertou o Pierre para o engano ridículo, já que o lance foi claro.

Além do mais, Pierre é o mesmo que não deu aquele pênalti clamoroso do Bolívar no jogo contra o meu Avenida.

Hoje, teve ainda o gol anulado do André Lima, mas aí o erro foi do auxiliar.

Independente disso, o Grêmio não mereceu resultado melhor. Paralelamente, os reservas do Inter venciam o Pelotas.

Tempos atrás escrevi, e repeti, que o Grêmio tinha seis titulares. Os outros cinco não passavam de reservas de um time realmente competitivo e que busca voos mais elevados.

No Passo d’Areia, o time teve apenas dois titulares: Victor e Kleber. Os outros quatro titulares não jogaram: Fernando, Mário Fernandes, Júlio César e Marcelo Moreno.

Os melhores do time nessa tarde quente e sufocante, a partir do sistema defensivo: Gabriel, Souza e Leandro. Gabriel apoiou, fez boas jogadas. Souza entrou e mostrou que tem condições de ser o sétimo titular como segundo volante. Leandro entrou muito bem, provando que é um diamante a ser lapidado com carinho e cuidado.

Leandro fez mais em 45 minutos que o Kleber em 90. Kleber não tem conseguido vitórias pessoais. Parece que não consegue driblar nem um poste. É claro que se trata de um grande atacante, mas por enquanto seu futebol é modesto. É evidente que faltam meias de qualidade, mas faltam também para o Leandro, que ainda assim teve alguns lances de ousadia e brilho.

Esse Marco Antônio parece um zumbi em campo. Ele some do jogo, não desarma, não cria. Enfim, uma decepção. Acho que logo logo estará de volta à Portuguesa, onde ele é adorado.

A esperança agora é que os novos reforços tenham mais samba no pé. Caso contrário, o futebol gremista continuará sendo muito parecido com o desfile de uma escola de samba gaúcha durante uma chuvarada.

Ainda é cedo para um julgamento definitivo, até porque as peças de que dispõe são modestas, mas Caio Jr. demonstra não estar preparado para comandar essa ‘escola’ na avenida que leva ao título do campeonato gaúcho e muito menos ao título da Copa do Brasil.

Bem, somente um milagre pode impedir que o Gre-Nal na quarta-feira não seja de cinzas para Caio Jr.

Se gostou, compartilhe!

  • Francisco Coelho

    No sintético vi um Grêmio patético. O time do Grêmio parecia cusco em casa nova procurando um canto para se encontrar. Estava como deve estar o Ilgo tentando encontrar espaço para cada coisa dos arquivos da vida. Uma das piores é colocar quadros com pregos ou parafusos e encontrar um cano escondido. Kkk
    Pelo andar da carruagem as melancias não se ajustaram e o motorista está a perigo. Luxa já deve estar de orelhas em pé.

    Pelo que vi a pré-temporada foi de limonada, pois tem muita gente sem gás.

  • Felipe Wenzel

    Essa falta de brio, de indignação que o time mostra, realmente é algo assustador, Não pode, é inconcebível que o Grêmio no estadual em um grupo de 8 times, termine em quinto e só passa pra fase de playoffs, pq um rival perdeu 6 pts, a que ponto chegamos. Aí tu vais escutar o técnico é uma choradeira sem fim, calor, gramado artificial, gol anulado, me dêem tempo que meu trabalho vai aparecer. O cara só pegou timeco até agora, tudo time de segunda e terceira linha, conseguiu perder pra 3 pequenos e empatar com o time Z do Inter.

    O time não tem uma jogada, um bando de burocrata, quando é que os meias do time, Marquinhos e Marco Antonio driblaram um marcador!? deve ter sido em 2007, só carimbam a bola.

    Falta bola, gente competente e caráter.

    Abs

  • Ilgo

    tirando o Biteco e o Leandro, e talvez mais um ou outro, é um bando de carimbador de bola.
    uns burocratas sonolentos, que se limitam a seguir a cartilha da mediocridade que assola o Grêmio há anos, desde a base até a presidência.

  • Francisco Coelho

    Tem algumas coisas que quanto mais se cutuca pior fica. Continuo batendo na tecla que treino é treino e jogo é jogo. A tensão chegou forte na semana passada com reclamação de desempenhos nos treinos. Um feijão sem muitos ingredientes é fácil de fazer. Basta escolher bem os grãos água fresca e fogo. São poucos os treinadores que com limão sabem fazer uma boa caipirinha. Lamentavelmente nossos “professores” são ruins de caipirinha e preferem uma purinha. Um dos que mais sabe fazer uma caipira é o Guus Hiddink.
    Pelo que tenho assistido nos clubes brasileiros no momento não tenho coragem de indicar nenhum nome. Até o Felipão não acerta mais a mão. Para um plantel como se encaminha o Grêmio com as prováveis contratações eu não teria dúvida em buscar fora alguém com competencia e visão.

  • Carolina

    Estive no Passo D’Areia, torrando naquele calorão das 16h20 e não concordo que Leandro tenha jogado bem. Ele simplesmente não sabe o que fazer com a bola! Diversas vezes teve chances de partir pra cima do adversário, mas escolhia sempre virar de costas pro gol e atrasar a bola. Esse Grêmio dá raiva de ver, e não o prazer que deveria. Olho pro campo e não reconheço mais o clube que amo. Até quando vai ser assim?

  • Francisco Coelho

    Ilgo; com Fernando, Misael, Leandro e Biteco treinando em umas 5 partidas o meio se ajustaria. Até o Souza que entrou bem cabe. O GRANDE POBLEMA é como acomodar os medalhões. Tem jogadores completamente fora de forma e ritmo. Ninguém vê isso? Douglas foi gordo e fora de forma para o Corinthians. De quem é a culpa?
    Ai vem desculpa de calor etc. Para jogar pelada todos estão em forma e motivados. Que se marque um treino de 60 minutos pela manhã e 60 minutos na tarde contra adversários de porte dia sim dia não. Grava os jogos e depois mostra para ver onde erram. Também podem colocar um ponto no ZOVIDO e ficar descrevendo erros do arranca toco. Luxemburgo já usou esta comunicação até em jogos. Como o jogador era desligado ele informava para quem ele devia passar a bola e para onde devia se deslocar. Parou porque o cabeça de bagre mostrou o ponto que não estava funcionando.

  • juca

    Discordo dos elogios ao Gabriel. Jogador irritante. No ataque, sempre corta pro meio e passa pra trás ou pro lado. Uma mísera exceção foi um cruzamento da intermediária. Nenhuma jogada de linha de fundo.

    Outro que me irrita é o Caio Jr. Tira o Marquinhos e deixa o Marco Antonio, que precisa ir pro banco. Parece que não sabe treinar defesa. Nem a transição do meio pro ataque.

    André Lima não precisava ter sido reintegrado. Tá tirando o lugar do Viçosa, ou até do Mamute, que é do Jorge Machado.

  • Ricardo de Cruzeiro

    É o horror.o horror.(Joseph Conrad)Heart of darkness.Tragam o Cel Kurtz….O Gremio lembra as tropas americanas no inferno do Viet.um caos,o horror.Tomo uma Kaiserdom,hefe weissbier e a desgracada desce amarga.Esta filosofia barata ė para dizer que sem comando tudo vai pro brejo.

  • Denigelson da Rosa Ismael

    O Grêmio jogou com:

    Victor; Gabriel, Douglas Grolli, Saimon e Bruno Collaço; Gilberto Silva, Léo Gago (Souza), Marco Antônio (Biteco) e Marquinhos (Leandro); Kléber e André Lima. Técnico: Caio Júnior

    Quem não pode jogar no Grêmio, em hipótese alguma:

    Bruno Collaço; Léo Gago, Marco Antônio e Marquinhos, bem como o técnico Caio Júnior, pois a cada jogo vem mostrando que não entende nada de nada, de técnica, de organização e é um baita teimoso com esses jogadores pífios!

    Ora, LUCIO, com as duas pernas amarradas joga mais que o Collaço!

  • Diego

    Mesmo que o Caio junior seja modesto, nao adianta dispensar ele. É melhor fazer um trabalho de longo prazo com um treinador comum do que trocar de treinador toda vez que a coisa apertar, isso é burrice do ponto de vista tecnico e financeiro. O cara para comandar o Gremio seria o Felipão, pela firmeza, sinergia com o torcedor e pela reconhecida capacidade, mas ele é invialvel no momento.
    fora ele não ha outro que valha a pena a troca de comando (o mala do luxemburgo é piada).
    Sobre a injusta classificação, na base de pessimo futebol e roubo ao pobre cruzeirinho, o melhor é que nem tivesse acontecido pois assim haveria mais tempo para se preparar de verdade para jogar futebol profissional (10 dias de treino é absurdo) e para o campeonato que realmente importa, Copa do Brasil. Gauchao só serve mesmo para enriquecer noveletos e teixeiras da vida!!!

  • Marcos

    Ilgo, boa tarde!

    E nao é que o Grêmio está classificado apenas porque o Cruzeiro foi punido com a perda de 6 pontos!!! Temos que levantar as maos para o céu e agradecer ao Noveletto!

    Abraco,
    Marcos.

  • walter

    Ilgo e colegas de blog…

    Assim como a Carolina, fui ao Estádio do Zequinha, o tal Leandro é um siscador…Neimarizado….Esse Neymar tem feito mal para o futebol…muita firula…Futebol é um dois, jogadas pelo lado verticalizando, com objetividade.
    Concordo também com o Denigelson: Marco Antônio, Leo Gaggo, Bruno Colação…..NÃO SÃO JOGADORES PARA ESTAR NA TITULARIDADE DO GRÊMIO…é um absurdo.
    Ilgo, acredito que para retornarmos a ter garra em nosso tricolor é necessário que nas categorias de base existam treinador com esse perfil: Dinho, China….caras que comiam a grama pelo tricolor.
    Outra coisa, se fosse eu o presidente contratava o Tcheco para diretor de futebol, igual o Fernandão.
    Por fim, Ilgo algo sem noção aconteceu ontem no Estádio, vendedores ambulantes chegavam a pedir 5 cinco reais por um copo de refrigerante, e 3 reais por uma copo pequeno de água……Absurdo total.
    E o que é pior, na entrada eu que levava uma garrafinha de água fui impedido de entrar com a garrafa.
    Abraço.

  • ANDRE BAHIA

    A TRUPE DO COLORADO NOVELETTO ARMOU BEM GARFEOU O GREMIO E NOS JOGOU CONTRA O INTERLONA, SACOLA??????

  • ilgo

    Carolina e Walter, os heróis da semana.
    Parabéns pelo gremismo.
    Eu não fui por dois motivos, embora more perto do estádio:
    sabia que o Grêmio iria me irritar de novo e o calor estava insuportável.

    Roubalheira essa de cobrar 3 reais por um copo de água.
    e ainda impedir que alguém leve água.

    Sobre o Caio Jr: não sei se ele é um bom técnico, mas não é muito diferente de todos os outros.
    O que falta, e todos aqui no boteco reconhcem, é material humano de qualidade.
    Só saberemos quem é Caio qdo ele tiver um time com mais qualidade.
    É claro que o preço a pagar pode ser muito alto.

  • Moretto

    Ilgo não adianta, o caio esta a mais de 1 mes no gremio e não consegue colocar um padrão de jogo ao time. Tudo bem que falta jogador, mas mesmo assim, o time parece que não tem esqma de jogo, ou pior se tem o esqma esta errado pois não esta dando certo. Ontem no jg contra o zequinha, a unica coisa que salva foi a estreia do souza, bom jogador, acho que pode formar boa dupla junto com o fernando. Tomara que o Gremio feche com o rodriguez q jg muito, baita meio campo, uruguaio lutador, tem qualidade e chuta bem de fora da area, seria 1 grande reforço.
    Agora não posso deixar passar esse marco antonio serve p jogar na lusa, aqui no gremio pra mim é pior que o mithyue, e tenho dito.

  • Bi-segundino

    O time reserva do grêmio deveria estar brigando pela liderança do grupo. O que dizer do time titular? Caio Jr só conseguiu classificar o time titular por causa da punição ao Cruzeiro. Imagina se fosse o inverso! Vocês estariam gritando que a FGF é colorada, que fazem de tudo para beneficiar o Inter. Seria aquela característica choradeira, liderada pelo blogueiro. Não fosse a punição e vocês estariam fora das finais, em 5º lugar. Isto não tem explicação. Por mais que CJ tente explicar, não tem jeito. A chance de dar uma arrumada na casa ou enganar por mais um tempo é quarta-feira. Perdeu, tá fora. Se isto acontecer, deverá voltar Celso Roth. Ou vão pagar acima de 500 mil para o ex-técnico Luxemburgo? Renato não vem por causa do nobre deputado. Felipão não vem por causa do gladiador. Tite não vem por causa do Paixão. Acho que este ano o desejo de que o ano acabe logo vem mais cedo. Por falar nisso, vocês falam da Copa do Brasil como se já estivesse garantida. Já combinaram com São Paulo, Palmeiras, Cruzeiro, Atlético-MG, Botafogo e Coritiba, entre outros? Tá certo que já ganharam quatro, mas era no tempo que vocês eram respeitados e não motivo de gozação em tudo que é lugar.
    Enquanto o meio de campo não tem a mínima criatividade, Douglas acima do peso mete aquela bola pro gol da vitória do Corinthians. O único craque do meio foi expulso a pontapés da Azenha. Quem será o próximo? Aposto em Victor…

  • Alex Silva

    Ilgo,
    Apesar da campanha horrível do Ipiranga, ontém mais 1 gol do Bergson, jogou 2 jogos e fez 2 gols.

  • Marcos

    André Bahia, copio e colo aqui a minha resposta para ti no penúltimo post do Ilgo.
    Meu pai foi um grande jornalista e me ensinou que a verdade tem sempre dois lados.
    Para a tua verdade, exposta acima, novamente, te mostro o meu lado, a “minha verdade”.

    O Noveletto ajudou o Grêmio quando tirou os seis pontos do Cruzeiro. Caso contrário, agora, nosso time nem no mata-mata do primeiro turno estaria.

    O Grêmio, num grupo de oito times, dois quais apenas dois jogaram a terceira divisao do Campeonato Brasileiro ano passado (os outros, nem isso), conseguiu ficar em quarto (quinto, na verdade).
    Será que a culpa é do Noveletto mesmo?

    Concordo que ele nao é a melhor pessoa para estar no comado da FGF, mas nao passa por ele, nem de perto, as atuacoes varzeanas do nosso Tricolor.

    Cordiais saudacoes,
    Marcos.

  • Marcos

    Ilgo e participantes do blog.
    Para quem ainda nao leu, vale a pena, principalmente se for associado.

    http://sempreimortal.wordpress.com/2012/02/16/direto-do-gremio-acima-de-tudo-o-tratamento-dado-aos-associados-do-gremio/

  • Marcos

    E depois, leiam o contraponto.

    É o mesmo assunto, claro, mas parece que as opinioes diferem “um pouco”.

    No mínimo, estranho. O mesmo assunto e opinioes tao diferentes.

    Ah, os interesses…

  • Marcos

    Esqueci de pulbicar o link.

    Aqui: http://gremioimortal.net/archives/204

  • ilgo

    Caio Jr deve cair ainda hoje.
    Que diretoria com convicção essa, hein?
    Caio Jr nunca foi um nome que eu considerei, mas o m´~inimo
    que ele merece é jogadores para mostrar seu trabalho.
    Se o contrataram é pq sabiam como ele é e como gosta de jogar, ou não?
    Com esses dirigentes o fundo do poço do Grêmio ainda não chegou.

  • Roque Fernando

    Ilgo, a imprensa quer uma cabeça, não se demite ninguém com um mês de trabalho e chegando reforços ainda. A imprensa também é responsável, não aguento mais colorado comentando jogo do grêmio. Querem sangue, só isso. Não se tem noticia em janeiro e fevereiro, vamos contar com uma crise pra vender jornal. O que mais me entristece são comentários maudosos. E que eles tem conjunto. Um time que joga junto a muito tempo, enquanto o gremio tem feito um time por ano. Isso pra mim é mais do que suficiente como justificativa. tem uma safra de jornalistas muito ruins que se dizem imparciais e não são. Não existe imparcialidade. Imparcial é o cara que consegue comentar de forma isenta e todo mundo sabe pra qual time ele torce.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; muito se fala em padrão de jogo, mas não se fala em como fazer. Cada clube deveria ter de A a Z (nas categorias de base) técnicos e todo o pessoal voltado ao mesmo objetivo e com a mesma forma de jogar e trabalhar com os jogadores. Este trabalho só se vê no Barcelona onde todos os envolvidos só falam no clube e não nos jogadores. É uma questão de filosofia e o tudo é o clube.
    Depois de desmontes vimos um reinicio de trabalho na base gremista com a contratação do Marco A. Biasotto e do Jorge Porto Iparraguirre. Claro que ali temos muitos diamantes ou brilhantes brutos más com defeitos que somente com uma boa lapidação podem virar jóias. Claro que alguns conseguem mais espaço por esforço pessoal carisma qualidade necessidade ou momento. Basta ver os jogadores que saíram da base para manter o sucesso em outros clubes.
    Não podemos é ficar na gangorra como o Santos ou o Palmeiras onde a base vinha de sucessivos destaques mas contratam técnicos que não gosta de trabalhar com jovens. Muricy e Felipão reclamam constantemente de má formação da base e preferem jogadores rodados. Para mim é que ambos não tem paciência para ensinar.

  • Diego

    Função de treinador principal nao ensinar moleque a jogar futebol, jogador brasileiro é tudo vagabundo, desde pequeno. Com dezoito anos, um atleta ja deveria saber de todos os fundamentos que alias deve ser ensinado pelos profissionais da base.

  • Francisco Coelho

    Acredito que o SP pelo que se lê está tomando rumo e no caminho certo. Manteve o treinador que a maioria da imprensa detesta e contratou um PROFESSOR (René Simões) para coordenar a base já com metas de 8 x 3. Para cada 3 jogadores formados fora do SP deve haver 8 pratas jogando. Uma das primeiras providências foi contratar um treinador de goleiro e acabar com a liberalidade na base. Agora é estudo e muito trabalho em Cotia.
    Leão que falam ser ranzinza aparentemente tem não só paciência em ensinar como sabe tirar o melhor de cada um em campo.

  • Francisco Coelho

    Uso o SP, mas poderia falar no Coritiba ou no Atlético que mudou tudo e até o treinador é de fora visando um novo modelo. Mesmo o Juventude que vem obtendo resultados em competições e logo deve ter uma boa equipe principal com maioria da casa procura fazer caixa com a base. São bons exemplos. A dupla mineira que já não investe tanto na base e viu suas equipes principais virarem coadjuvante são momentaneamente maus exemplos de administração.
    Trocar o Caio por Luxemburgo ou o Rotho no momento é um grave erro. Luxemburgo não tem mais a “mão” e o Coca Cola é para pouco tempo. O elenco gremista é jovem e necessita de um treinador acostumado a trabalhar com guri mas tem de ter personalidade para trabalhar com cobras como Kleber, Victor, André e Gabriel principalmente.

  • Francisco Coelho

    Diego; deveriam saber, mas não sabem. São raros os jogadores com escolaridade e conhecimento. Qualquer moleque hoje sabe mais de futricar um celular ou jogos que os fundamentos. Basta assistir jogos como os do EFIPAN. A base deve formar não só jogadores como cidadãos. O problema é que logo aprendem a ter tudo fornecido pelos investidores e a meta é jogar na Europa ter carrão casão e farra. Poucos se preocupam com carreira e com o fim da carreira de jogador. Basta ouvir uma entrevista dos garotos de base que a cada 4 palavras uma ou duas são palavrões. Não vou nem falar dos erros de linguagem. Tem treinador e torcedor que gosta de palavrão. Eu detesto.

  • Marcos

    O pior nao é ler que o Caio Júnior pode cair.
    Muito pior, é ler que o Luxemburgo poderia vir.
    Claro, a imprensa tem que escrever algum nome, mas só de pensar nesse verme treinando o Grêmio, me dá arrepios. Ainda, o tempo dele passou.

    O Grêmio está sem rumo, como no ano passado. Para piorar, gastou uma montanha de dinheiro para fazer um time que ainda é carente de mais jogadores, ou seja o Grêmio precisa gastar mais ainda para trazer as pecas que faltam. Com tudo isso, ainda nao há garantia alguma de títulos.

    Será que ninguém vê que o problema nao é só a qualidade dos jogadores?

  • Diego

    O montão de dinheiro que o Gremio gastou foi quase todo em kleber e M. moreno, que estão correspondendo. Os outros contratados, Marco antonio, Grolli, Naldo, Felipe nunes, Pablo custam pouco são de baixo ou medio custo.
    Mandar Caio jr embora será uma estupidez, ainda mais se for para trazer o Luxemburgo que quer mandar nos clubes que trabalha Na comparação Caio vs Vagner mancini, Caio com certeza é melhor pois ja realizou bons trabalhos ( Cianorte, Paraná, Palmeiras e no proprio Botafogo ele foi bem), ja Mancini é realmente muito fraco
    o ideal é manter Caio jr e dar respaldo pro cara trabalhar e resistir a pressão.

  • Nivo

    Essa história NÃO PODE ser verdade, esse bagaceira safado não pode estar vindo pro Grêmio, é um absurdo, um ataque à torcida, não faz nenhum sentido

  • Diego

    O Gremio contratou Kleber e Moreno,estes dois sao os responsaveis por quase toda a totalidade do dinheiro investido e estão correspondendo, os outros jogadores se nao derem certo nao vão falir o Gremio.
    Se formos comparar a zaga do Gremio com a dos outros times grande do brasil vamos ver que nao estamos tão mal assim. A dupla mineira tem uma zaga bem mais ou menos, Fla, bota, e o campeão de 2010 fluminense com a poderosa unimed e o SPFC tem uma zaga limitadissima como a nossa, O poderoso Corintians campeao do brasil tambem tem uma zaga comum e o Santos então… Palmeiras e Vasco tem a melhor defesa do pais mas ainda assim não é grande coisa.
    A unica coisa que falta para o Gremio em relação aos adversarios é EXPERIENCIA, mas se puder ter uma zaga de alto nivel otimo mas nao é facil.

  • ANDRE BAHIA

    LUXEMBURGO É UM TÉCNICO RENOMADO, COM TÍTULOS, VALE A PENA INVESTIR NESSE PERFIL, NÃO TEM OUTRO, CONCORDO QUE TEM UM CARÁTER MEIO DUVIDOSO, MAS NO FUTEBOL NÃO TEM ESPAÇO PARA SANTOS, INGÊNUOS, SÓ TEM COBRA CRIADA…

  • Nivo

    Quem tiver twitter dá rt: #LUXEMBURGONÃO

  • Marcos

    Qual foi o último título do Luxemburgo?
    Caráter meio duvidoso?

    Quer dizer, é melhor trazer o Luxemburgo com sua “trupe” para agenciar todos os juniores do Grêmio do que dar mais tempo e jogadores de qualidade ao Caio Júnior?

    Ainda, o Luxemburgo nao vai ganhar nenhum título aqui, pois o tempo dele passou, vai ser demitido e vai levar mais grana do Grêmio…

    Cada um que aparece…