O Grêmio de hoje e o de um ano atrás

Numa comparação rápida e rasteira, o Grêmio campeão da Copa do Brasil/2016 era muito superior ao atual, ainda mais se Geromel e Luan não jogarem.

Agora, se a gente for analisar com um pouco de cuidado e profundidade, verá que naquele momento (meses de setembro e outubro), antes, portanto, da conquista histórica, havia muita desconfiança em relação ao time, mais ou menos como agora.

Na quartas, o Grêmio pegou o Palmeiras. Venceu por 2 a 1 na Arena, gols de Ramiro e Pedro Rocha, naquele momento dois jogadores contestados pela maioria da torcida.

No jogo da volta, contra um mistão do Palmeiras, até os 30 minutos do segundo tempo o Grêmio perdia por 1 a 0 e estava eliminado. Minutos antes entrou Éverton – outro criticado por muitos. No primeiro lance, ele causou a expulsão de um zagueiro. No lance seguinte, Éverton recebeu de Douglas, cortou o marcador e fez o gol da classificação.

Detalhe: Éverton substituiu Pedro Rocha. Curiosidade: Lucas Barrios jogou pelo Palmeiras.

Então, esse Grêmio hoje tão festejado, que foi crescendo de produção na reta final, poderia ter morrido ali na arena alviverde. A história seria muito diferente.

O que eu quero dizer é que no futebol a diferença entre a consagração e o fracasso por vezes é pequena, um detalhe.

O time de hoje é também visto com olhares desconfiados, e com razão, como era um ano atrás, sem muita diferença.

De lá pra cá, o vaiado Pedro Rocha (‘o perdedor de gol’, como todos nós o tratávamos, ou já esqueceram?) virou imprescindível, quase craque. Há quem diga que ele é mais importante que Luan para o time. Futebol é apaixonante também por isso.

Pedro Rocha faz muita falta. Faz mesmo. Mas ele sem Luan seria um jogador pela metade. Talvez valha o inverso, quem sabe?

Então, temos hoje um sentimento muito parecido com aquele de antes do jogo contra o Palmeiras, também na Arena. Havia muita esperança, e muitas dúvidas, muito temor.

Havia, ainda, como um fantasma ou uma nuvem escura sobre a Arena, o peso de 15 anos de espera, de frustrações, de decepções.

Hoje, esse fantasma já não assusta tanto, mas deixou traumas que se manifestam em jogos decisivos como esse. Ainda mais diante das circunstâncias do momento, com o time jogando um futebol instável, que realmente não inspira muita confiança (mas era mais ou menos assim também um ano atrás).

Claro, preocupam as possíveis ausências de Luan e Geromel. Qualquer time no Brasil sofreria com ausências desse nível. O Grêmio sente, normal.

Se eles jogarem, acredito numa vitória mais tranquila, mais serena. Sem Geromel e Luan, tudo complica, mas o Grêmio tem condições de se impor com ajuda de sua torcida e garantir a vaga.

Pode ter sofrimento, pode doer, mas depois vai ser bom, muito bom.

Ah, na vida a gente tem momentos em que pode decidir por ser otimista ou pessimista. Estou optando pelo otimismo.

MÍDIA

O Botafogo está usando material publicado na imprensa gaúcha para motivar ainda mais o time. São manchetes e textos que buscam diminuir o time carioca. Alguns desses textos são desprovidos de fundamento, afrontam a inteligência. E passam a impressão de ter unicamente esse objetivo: atiçar o adversário.

Triste, deplorável em todos os sentidos.

PREMIO PRESS

Continua a votação, é simples:

http://cornetadorw.blogspot.com.br/2017/09/a-disputa-e-fortenova-parcial.html

 

 

 

 

 

Se gostou, compartilhe!

  • gremiocampeaomundial

    “(…) passam a impressão de ter unicamente esse
    objetivo: atiçar o adversário (…) ”

    Como assim “passam a impressão”? O objetivo é CLARAMENTE motivar o adversário. Ou já esqueceu do Banheiro ano passado, chamando o Atlético de “time de marrecas” antes do segundo jogo da final da Copa do Brasil?

    • Ilgo Wink

      é que eu não gosto de ser tão explícito. confio na perspicácia dos meus 15 leitores

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Ilgo, o dia que nossa perspicácia for de ”apenas 15 leitores”, teu Blog não resiste por mais de 7 dias e olhe que teve um ”sábio carniça” aí que se despediu daqui umas 10 ou 11 vezes & meia nos últimos 12 meses (coincidência, foi logo depois que Roger Machado fracassou no Grêmio) jurando que não vinha mais aqui, mas sempre volta ou fica ”de tocaia” e ele ainda disse na última ”tentativa fracassada” que torcia para você ”sobreviver” se fosse capaz. Lembras disso ????? Tá registrado aí.

      • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

        Ilgo, certamente, pela qualidade do que escreves, tens bem mais de 15 leitores.

        • Marcos lena

          o Paulo Herrmann deve muito fake também – heheheheheh

          • Rodrigo Mello

            Apareceu agora em em dois comentários atacou um outro e o Blogueiro, ai vem reclamar do Fake dos outros, realmente estranho. Disse que o Ilgo recebe alguma coisa pra ser chapa branca kkkkk. Isto é coisa de adolescente, acusa sem uma mínima prova de nada.

          • Marcos lena

            o Hermann deve ser chapa preta – blok nele.

          • Rodrigo Mello

            Acho grave ter acusado um cara que tem o espaço aberto para nós enchermos o saco kkkk de estar recebendo propina hehehehe, mas que ele prove as acusações

          • Ilgo Wink

            Espalha aí que eu estou na folha do Grêmio.
            O problema é que não vejo a cor da propina.
            Será que devo recorrer à Justiça do trabalho?

          • Rodrigo Mello

            Nem tente, a Justiça demora….Agora este é o tipo de camarada que está secando até o talo para rir dos “chapas brancas”, torcer e querer sempre o melhor para seu time, mesmo a razão dizendo pra você que as coisas estão muito difíceis, porém o coração sempre manda a gente acreditar. Eu particularmente estou muito desconfiado, a equipe perdeu folego e as malditas lesões,além do estado anímico que tudo dá errado. Mas o pior é saber que muita gente está esperando nas sombras o tombo para nos “ZOAR” e não são só os Colorados. Mas eu nem quero imaginar o amanhã se perdermos, o que é possível no Esporte, pois do outro lado existe um adversário que treina tanto quanto a gente, mas que irão festejar e nós sacanear mais do que os Colorados eu tenho certeza. Vou ir para o meio da Selva e sumir. Como estou longe tenho esta vantagem, só não olhar Internet. Mas se Deus quiser vai dar tudo certo, uma a zero chorado já serve.

          • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

            kkkkkkkkkkkkkkk

        • Ilgo Wink

          Valeu pelo incentivo. vamos em busca do 16º , rsrsrts

      • Paulo Herrmann

        Desses 15 leitores uns 12 são os fakes do copião kkkkkkkkk

  • Pedro de Lara

    O pessoal do sal grosso precisa acreditar mais no treinamento e na repetição. Senão, fica fácil justificar o insucesso.
    Pergunta pro Bernardinho ou pro Ari Vidal se existe espaço pra mandinga no volei e no basquete.

    Me lembra o Tiger Woods quando disse que quanto mais ele treinava mais sorte ele tinha.

    • Fabiano Adamy

      Pedro, perguntar para o Ari Vidal vai ser meio difícil, a não ser que seja em mesa de centro espírita….hehehe.

    • Detective

      Sou obrigado a concordar.

  • Jorge B. Vieira

    O que estamos vivenciando, e espero estar radicalmente errado, é uma repetição de 2010/2011, com o mesmo treinador. Em 2010, uma grande recuperação no brasileiro, terminamos como vice e grandes atuações, especialmente Jonas e Douglas. Em 2011, Jonas se manda para Portugal, Douglas um fracasso, e campanha ridícula na Libertadores, que foi priorizada, com o Viçosa de atacante. Terminamos o ano com 48 pontos e o Roth de treinador. Mudamos de ano, agora 2016, Renato chega e penta. Em 2017 a mesma prioridade e o brasileirão, como lá, foi para as cucuias. E mais outra semelhança, esta no gauchão, em 2011 perdemos para o homem do sapato vermelho, e no Olímpico, depois de ter ganho no Beira Lago, neste 2017 o vexame diante do Noia. Será que vamos ter depois do vendável vamos ter uma volta Roth?

    • Ilgo Wink

      Bah, não acha melhor esperar o jogo terminar pra falar em outro treinador, em especial nesse que eu não cito o nome?
      O Botafogo é um time médio, nada mais.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Ilgo, foi você quem sabiamente batizou a ”urubulândia”, portanto, isso aí é super normal (kkkkk).

        • Ilgo Wink

          Os urubulinos se procriam com facilidade, ainda mais em temos complicados do time.
          Em caso de derrota hoje eles se multiplicam e tomam conta das redes sociais.
          Em caso de vitória, silêncio……

          • GremioSempre

            Censo de análise pra alguns não chegou ainda na vida , acreditam no que lêem não filtram,analisam… mas fácil criticar do que pensar . Os do contra.

    • GremioSempre

      Acho que tu torce pro time errado … só pode.

      • Rodrigo Mello

        Eu acho que ele ignora que do outro lado existe um adversário que cresceu nas adversidades, pois só pegou pedreira na Libertadores e se saiu muito bem, de certo vamos jogar com o time do bairro.

  • Rezende

    Estou muito tranquilo em relação a esta decisão de Quartas da Libertadores contra o Botafogo na quarta.
    Acho que o Grêmio só tem chance mais substancial de perder esta disputa se for incompetente o suficiente para permitir um novo 0 x 0 em sua casa.
    E aí, ser eliminado pela terceira vez na temporada numa disputa de pênaltis.
    Em campo o Botafogo só vence se achar um gol (que é algo que no futebol SEMPRE pode ocorrer eventualmente mesmo quando jogas MELHOR E/OU tem A POSSE DE BOLA seja contra o Corinthians ou contra o Vasco).
    E o Grêmio por seu lado, não conseguir fazer sequer um ou fizer só um gol para empatar e ser eliminado no saldo qualificado.
    SE o Grêmio passar pelo Botafogo e o San Lorenzo confirmar sua vaga sobre o Lanús; apesar da falta de vontade do clube de fazer GOLS para ter a melhor campanha da fase de grupos contra o Zamora em casa e de ter poupado o time num jogo de Libertadores por causa do poderoso Novo Hamburgo e do Ruralito) o meu sonho da segunda partida da final da Libertadores na ARENA estará ao alcance da cabeça e dos pés gremistas. Apesar deles.

    MESMO na hipótese infeliz (e não desejada) de desclassificação da Libertadores nesta quarta-feira, não me deixará desesperado pois se há ainda ALGUMA CHANCE do Grêmio ser CAMPEÃO BRASILEIRO (mesmo com a vantagem dos manos) é o desprezado Brasileirão passar a ser a ÚNICA COMPETIÇÃO restante para o Grêmio disputar o mais rapidamente possível…

    Ou seja deste LIMÃO pode-se OBTER uma DELICIOSA LIMONADA…

    • gremiocampeaomundial

      O BR pra mim já terminou (e faz tempo).

      O que mais me preocupa hoje à noite é o saldo qualificado. Se o que anda “pegando” é mesmo o fator anímico como eu espero que seja, podemos vencer até com uma certa facilidade. Mas se não tiver um controle OBJETIVO do jogo (leia-se: não achar que 2000% de posse de bola classifica), no mínimo o Botafogo iguala as chances e começo a temer. Porque de igual pra igual o esperado é o empate, e todos os empates menos um servem apenas ao Botafogo. Mesmo o que não serve de imediato, leva a decisão pra loteria dos pênaltis, onde o restrospecto em 2017 é desastroso.

      O time tem que ser objetivo e entrar com a faca entre os dentes, mas sem se afobar pra não acabar tomando. Aliás, é bom avisar aos jogadores que o jogo só acaba quando termina, e pode terminar 2×1 pra nós mesmo que comece 0x1 pra eles.

      Isto posto, tem que transpirar. Se o Botafogo tiver a posse, tanto faz se deixa vir ou adianta as linhas, mas se passar da linha de 3/4 tem que voar neles. De preferência a impressão do Jair Ventura tem que ser que o time dele joga com 10 na linha contra 20 ou 30 de azul, preto e branco.

      Quando tiver a bola, tentar o certo. Objetividade. Não precisa “abusar de levantar bola na área”, mas tem que ser agudo, vertical, incisivo. Ousar o drible pra furar a retranca e arriscar de fora algumas vezes.

      Pela obviedade da regra do saldo qualificado, o Grêmio que faça isto até livrar DOIS gols de diferença, no mínimo. Depois disso pode até pensar em começar a cozinhar. Antes, não. 1×0 é um placar extremamente convidativo a uma tragédia nos acréscimos do 2 tempo por exemplo.

      Gostaria de estar tão tranquilo mas é difícil. Ainda mais que não creio no River Plate devolvendo o placar do jogo de ida. Bastará passar pelo Santos (que não é nenhuma moleza, ok) e estaremos numa final muito provavelmente contra o San Lorenzo (seria épico porém meio tenso por causa de 2014) ou Cochabamba (já que o adversário de verdade é a altitude de 2500 metros, o único George Wilson que conheço é vizinho do Dennis, “o Pimentinha”).

      • Rezende

        Meu caro dependendo do resultado de hoje, o Brasileirão Gremista ressuscita para todo mundo depois da meia-noite, como no milagre de Jesus sobre o caixão de Lázaro…

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Ilgo, ”comparando os times” de hoje com um ano atrás, é por isso que eu valorizo o trabalho do Renato mesmo não concordando com aquele time ”D” que enfrentou o Sport em Recife e ainda assim, abrimos 0x2 só perdendo o jogo no cansaço do 2º tempo quando ainda fizemos mais um gol quando tínhamos 10 contra 11 jogadores deles por ter um dos nossos expulso de campo com 2º cartão amarelo.

    A um ano, o Renato tinha Wallace, Maicon, Douglas, Pedro Rocha, Miller Bolaños e hoje além da falta desses cinco titulares absolutos ”na época”, jogamos a um mês sem Luan e Geromel machucados e Ramiro e Bárrios a meia boca por terem caído de produção a quase 60 dias.

    Haja Treinador, pois ”dizem” que o problema é Renato e ainda criticam quando em alguns momentos são poupados alguns jogadores, ou seja, se poupa e perde está errado na escalação, se não poupa e perde os jogadores ”inteligentes” como disse um ”sábio” aí para não ter que elogiar o Treinador fizeram corpo mole.

    Claro que Pedro Rocha vendido, Luan e Geromel machucados, Ramiro e Bárrios a meia boca fazem falta, mas o time ainda assim se mantem em ótimas situações nos dois torneios e Renato vai ”se garantindo” mesmo assim do jeito que dá e com o que tem nas mãos porque não temos a Crefisa para entupir o clube de opções pro Treinador e sair por aí contratando em penca. Méritos do Treinador, ”duela a quien duela”.

    Sobre a questão de ser pessimista ou otimista, eu sinceramente acho que classificamos no tempo normal amanhã com a Arena do Grêmio lotada contra esse Botafogo que não é uma Brastemp, pois eu também não sou chapa preta iguais a esses carniças da IVI que contagiam até alguns bons Gremistas que tem por aí. Oremos ….. !!!!!

  • wilson santos

    Como as opiniões mudam repentinamente…até pouco tempo muitos afirmavam que esse Grêmio era o maior de todos os tempos, maior que o de 81/83 e maior que o de 95/96.

    • Juninho Street

      O discurso de certas pessoas sempre muda kkkk

  • Paulo Herrmann

    Realmente este blog virou chapa branca descaradamente, e agora ta censurando comentários!!!!!

    A oferta deve ter sido boa né sr. iigo rsrsrsrrsrs

    Há ja sei, vai me bloquear também…..

    • Marcos lena

      se acusar, tem que provar né seu mané.

      • Ilgo Wink

        pode me chamar de tudo, menos de petista e colorado

        • GremioSempre

          Bah aí não né kkk

    • Ilgo Wink

      Ora, não censuro ninguém. Só que não tenho tempo pra ver essas coisas.
      Alguém que se sentir censurado por favor me escreva: ilgowink@gmail.com
      Anota aí meu celular também? 51- 996426088
      Se alguém quiser dizer na minha cara que eu recebo do Grêmio passo também meu endereço:
      Rua Luzitana, 1231

    • GremioSempre

      Diminui a quantidade de remédios tchê ou óculos fundo de garrafa pra ti ou troca de internet ou ta querendo Ibope no blog ?! Cada um…

  • Mauro

    O lance é o seguinte, estas últimas semanas foram muito duras com o Grêmio e sua torcida. Vejamos o que aconteceu:
    – Lesão do Geromel
    – Eliminação melancólica para o Cruzeiro (um baque que quase ninguém esperava, pois tínhamos a fama de fazer gol fora de casa)
    – Venda do Pedro Rocha
    – Lesão do Luan
    – Derrotas apáticas no Brasileirão que eliminaram praticamente as chances de título
    – IVI fazendo a festa com tudo isso e motivando o adversário do Grêmio

    Por tudo isso, entendo o pessimismo de alguns gremistas. Mas, se passarmos hoje, teremos quase 40 dias até o primeiro jogo das semi-finais. Será tempo de sobra para recuperarmos lesionados e o Renato repensar o time sem Pedro Rocha e Maicon.

    O jogo de hoje tem tudo para ser um divisor de águas. Façamos a nossa parte.

    • Ilgo Wink

      É isso aí, Mauro. Passando hoje teremos tempo de arrumar a casa

    • Fabiano Adamy

      Vamos, vamos, vamos Grêmio!!!
      Chega de secação, de críticas, enfim, de urubuzar.
      É dia de lotar a Arena e levar o time para cima do Botafogo.
      Quem puder que esteja lá; infelizmente não estarei, mas a concentração já começou.
      DÁ-LHE TRICOLOR!!!

  • Humberto Ramos Roman

    Pois é Ilgo,
    Tem muita gente doente da cabeça. Nem nos melhores momentos do Grêmio alguns dão folga. Agora então a coisa degringolou.
    Sujeitos sem prespectiva de vida jogam todas as frustrações naqueles que podem alcançar pela internet. Porque certamente são covardes e não atenderão teu pedido acima.
    Melhor se esconder no anonimato.
    No blog eu censuro sim todos os comentários que fazem acusações sem provas e que ofendem jogadores, funcionários e dirigentes do Grêmio.
    Às vezes respondo uma, duas, três vezes. Quando fica demais mando tomar naquele lugar. Aí começa a chorumela do “ain, que cara mal educado”.
    É difícil.
    Já dei um tempo uma vez e não sei se não é hora de fecharmos os blogs gremistas.
    Eles certamente ficarão felizes com o Sala de Redação, Pedro Ernesto, “torcedor gremista da ZH”, etc.
    Vai ver estes caras querem o bem do Grêmio que nós não queremos.
    Abraço aí.

    • Ilgo Wink

      Esse pessoal só gosta quando a nossa opinião coincide com a deles.
      Sobre fechar blog, conheço outros que estão pensando a mesma coisa.
      O pior é que aqueles que mais agridem não se identificam, ficam nas trevas do anonimato

  • Rezende

    Sobre o Fernandinho a manchete de hoje do ZERO HOnRA…
    Fé em Fernandinho…
    Se ELES dão esta manchete, isto simplesmente NÃO PODE ser a solução…