O grande culpado

A quem culpar? Preciso de alguém para culpar pela eliminação. Os foguetes da enorme comunidade colombiana que de repente apareceu em Porto Alegre não param de explodir nesta noite fria.

Estranhamente não sinto raiva. Só um sentimento de frustração, porque porque o meu lado emocional acreditava na vitória, na classificação, e até delirava na expectativa de um tri da Libertadores.

Já o meu lado racional há muito tempo previa que o resultado seria este: a morte no meio do caminho.

O Grêmio não jogou mal. Jogou o que vem jogando em média neste ano. Teve alguns raros momentos de um futebol reluzente e outros tantos de um futebol nada condizente com a qualidade individual da equipe.

Então, nenhuma surpresa. E isso é triste. Perder sem poder culpar o goleiro adversário por ter feitos defesas milagrosas; perder sem poder responsabilizar a arbitragem, por estar na gaveta ou por ser incompetente; perder sem poder cobrar dos atacantes uma série de gols perdidos; perder sem poder xingar o técnico que substituiu errado.

Enfim, quando não há ninguém especificamente para culpar pela derrota por 1 a 0 diante do Santa Fé  é um indício de que o fracasso aconteceu ao natural, consequencia de um equívocos sucessivos que resultaram nisso: a eliminação.

Não dá nem para lamentar muito porque o Santa Fé jogou melhor. Poderia ter marcado seu gol bem antes não fosse Dida. Sim, o criticado Dida fez pelo menos duas defesas monumentais. Uma delas, pouco antes do gol colombiano, dificilmente outro goleiro em atividade faria.

Então, não dá também para culpar o goleiro. Pelo contrário.

Mas eu preciso encontrar um culpado. Poderia apontar a dupla de área que foi envolvida no gol colombiano e que em outros lances do jogo mostrou fragilidade.

Mas aí seria preciso responsabilizar também, por questão de justiça, os meias que quase nada criaram e os atacantes que pouco concluíram. Quem sabe culpar o Vargas, que perdeu o gol no minuto final?

Se é difícil apontar um ou mais culpados pela derrota nesse jogo na altitude – aliás, o time resistiu muito bem no aspecto físico -, não há maiores problemas para indicar o responsável pela trajetória vacilante e irregular da equipe nesta temporada: Vanderlei Luxemburgo.

Além de não ter conseguido dar um padrão de jogo ao time, Luxemburgo é quem trouxe o zagueiro Cris. E, como se sabe, Cris foi expulso no jogo em Porto Alegre após fazer um pênalti absolutamente dispensável, que resultou no gol dos colombianos.

O gol que tornou mais fácil a vida do Santa Fé e que, no final das contas, resultou em sua classificação.

Não fosse Cris, o Grêmio teria vencido por 2 a 0 ou até mais, porque não ficaria com um jogador a menos, e hoje estaria classificado o modesto Garcilasoper.

Chego ao final dessas linhas sem encontrar um culpado pela derrota na Colômbia, mas sem nenhuma dúvida de que o maior culpado pela eliminação prematura é o treinador Luxemburgo.

Já a minha culpa foi ter permitido que a emoção dominasse a razão. Foi ter acreditado no título mesmo tendo escrito já faz tempo que o Grêmio com Luxemburgo no comando não seria campeão da Libertadores.

Mas, o que fazer? No futebol, a emoção sempre fala mais alto.

Vem aí a Copa do Brasil e o Brasileirão. A vida continua.

Se gostou, compartilhe!

  • MAZEMBIANO

    O diretor do Grêmio sr. Chitolina, coitado do cara, nada contra mas é um mané, muito fraco, ele disse que vai ver aonde esta errando…mas agora seu Chitolina? Será que desde o ano de 2012 perdendo competições, jogadores brigando com o nosso ilustre treinador e saindo por seu mando, entre outras coisas que nem sabemos, é suficiente para sabermos porque erramos? Ele disse ainda que não ganhamos sempre,que isso acontece…pô nós torcedores, não somos imbecis, vir pro rádio pra dizer essas besteiras, fica quieto…se eu to por perto eu meto a mão nesse cidadão, vai tirar os outros pra idiota…algo tem que acontecer, tem que motivar, senão é só adiar e perder o ano que ainda resta, alguma coisa de interessante…

  • Francisco Coelho

    Em 5 meses só 1 partida vencida de forma convincente é pouco para a FOLHA do Grêmio. As demais podemos dividir em razoável, suficiente, péssima e derrota. As opções do Luxa são sempre as mesmas e sem convicção tática inventando laterais como meias. Empilharam meias canhotos e não arrumaram nenhum destro para não ter sombra ao MA. Elano deve ter algum problema sério, pois acabou o gás. O Zé mesmo tendo corrido não produziu nada e perdeu a embocadura onde nem passe mais acerta. O único jogador que vem mantendo o desempenho em todas as partidas é o Fernando e será o primeiro a ser vendido.
    Wangler, Deretti, Guilherme e agora Maximiliano Rodríguez Maeso que por ser estrangeiro vai ser escalado mesmo e não sai mais do time e vão deslocar o Zé ou alternar nas meias.
    A partida foi contra o Fluminense e depois foi só sofrimento.

  • rw

    Luxemburgo foi um desastre.
    E o Presidente Koff? E o Ruy Costa?
    Escrevi no cornetadorw que se o Grêmio ganhasse a Libertadores todos os méritos seriam de Koff.
    E se perdesse a conta cairia em cima de Luxemburgo.
    O Presidente Koff me deu grandes alegria.Mas está devendo em 2013.
    Espero que ele se farde para o Brasileiro de 2013.

  • MAZEMBIANO

    Esse time do Luxemburgo é bem a sua cara, fraco medroso, e sem criatividade…eu disse no post anterior só aceito a NÃO retirada desse cidadão por motivos financeiros,pois do contrário é só empurrar com a barriga mais perdas!!! Porque eu acredito que o grupo vai ter problemas com internamente agora,em virtude das coisas inúteis que esse cidadão fez até agora…

  • Andre

    Medina falou que iria comer gremio e Chitolina disse que depois do jogo veriamos quem comeria quem, depois do jogo a resposta kkkkkk
    Quem é Chitolina no futebol? É só mais um paraquedista !!!!!
    Contratações que custaram uma fortuna: William José, Fabio aurelio, Welinton, Barcos, Adriano, Dida e o grande Vargas que teve a bola do jogo, mas sentiu o pé pesado p/ resolver, mas se somar o custo de todos jogadores e mais o grande maestro Luxa dá um débito muito grande nas finanças do Gremio.
    Marcelo Moreno teve só 22 gols na temporada passada e até o Andre Lima fez uns gols salvadores na temporada passada.

  • MAZEMBIANO

    Eu acredito que tenha algo de errado nesse grupo porque não podemos jogar só essa bolinha…ouvindo as entrevistas do Koff, acho que ele sabe que não da mais com Luxa, mas não sabe quem colocar no lugar…eu colocaria um técnico gaúcho desses que tem feito um bom trabalho até aqui e acho que daria certo…

  • MAZEMBIANO

    Ilgo e amigos faço uma pergunta aqui…se fosse o Roth na mesma situação alguém acha que ele não teria ganho 1 título pelo menos até agora, desde 2012? Eu acho que sim…isso mostra o erro!!!

  • Anderson Santos

    Apesar de tudo, acreditava que passaria hoje e nas quartas. Mesmo sabendo que todos indícios eram de queda no meio do caminho. Minha esperança era “dar liga” na parada da Copa das Confederações (lembro que isso foi fundamental nos dois títulos colorados da Libertadores, que vinha vacilante em ambas edições, inclusive, passando o Nacional em 2006 pelo Carlos Torres). Entretanto, faltou competência até para chegar às semi-finais. Mas não é só o Luxa o responsável. Koff abraçou o “projeto” e agora ou mostra coerência e arruma principalmente o controle do futebol e faz mudanças pontuais ou assume os erros e começa do zero.

    Ainda assim, acredito que Koff banca Luxa, mas coloca alguém no controle do vestiário.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; Eu gostei da direção do Palmeiras ter mantido o treinador, pois podemos observar que o pessoal corre por ele e o elenco limitado luta e ataca o tempo todo com padrão mesmo que sem qualidade.
    Tem jogadores do Grêmio que se escondem e outros não saem do DM. As laterais continuam um calo e não há jogadas com os meias. Souza já não é o mesmo e com um monte de volantes não colocam outro.
    Más há culpa de 2 lados e certamente vai estourar até o fim de semana. Qual gremista não queria o Grêmio na final? A culpa está com o Koff ou ao seu lado soprando. Manter o PROJETO é definitivamente perder o ano.
    Têm uns 20 jogadores em avaliação no Grêmio e se não houver uma dispensa e renovação seguiremos com uma folha alta e sem opções verdadeiras.
    Foi visível a quem vê que um time sem elenco como o Santa Cruz deu sufoco nos vermelhos e tem uma equipe com padrão de jogo e na superação venceu o regional pernambucano.
    Marcelo Martelotte é mais treinador que o Luxa que vive de um passado muito distante…
    O Grêmio só volta aos trilhos com um treinador esfomeado por espaço e vitórias onde cada jogo é como um prato de comida para esfomeado ou um copo de água para um sedento. O TIME perdeu o brilho dos olhos e virou um bando de soldadinho do passo certo acomodado que foge das peleias. Quem fica esperando nunca alcança.

  • Rafael M.

    MAZEMBIANO, eu acho que o roth também não teria ganhado títulos nesse período. Acho que o mano ainda está dando sopa.
    O time não está jogando nada, lamentável. O que diabos eles fizeram lá esses 15 dias???
    Outra coisa, colocar os fraldinhas nunca vai ser a solução. Precisamos urgentemente de zagueiro (pelo menos um, mas o ideal são dois). O Bressan pode ter muito futuro, mas no momento ele não está pronto. Ainda não sei o que o Weliton está fazendo aqui. Gladiador muito mal também. Vou parar por aqui, senão lá se vai o time quase todo…

  • juca

    Não se preocupem, o pojeto é a vaga na Libertadores 2014, ou melhor, o pojeto será o Brasileiro de 2014…

  • viviano serpa

    O Luxemburgo está mal.
    Mas o teu blog é curioso.
    Tudo de ruim que existe no Grêmio é culpa do Luxa.
    E o velho Koff?
    elano absolvido! “Influência de Koff”
    Luxemburgo condenado.Silêncio.
    É possível o Grêmio com a GRANDEZA que tem se submeter a jogar uma libertadores com um estádio parcialmente interditadfo?
    Tu viste o Koff reunido com os Bombeiros?
    onde está o presidente?

  • Roque Fernando

    É, foi um time medroso e sem ligação do meio com o ataque, o Barcos saiu brigando com o Roger, o ataque morreu de inanição. Pra que recuar tanto ? E como alguém não me chuta bola e atacante no único lance deles. 2 zagueiros na frente ninguém chegou pilhado na bola? Tem que deixar um time meia boca pro luxemburgo. O Barcos tem que finalizar e não voltar pra buscar jogo.

  • Daniel Marcelo de S. Scherer

    Putz, lendo alguns comentários e chegando a conclusão de que o ROTH teria ganho algo, eu desisto, suicidio é um dever. Com relação ao jogo, simples: FALTA AMBIÇÃO E TESÃO, esse time me passa a sensação de “se ganhar, que bom, se preder, é do futebol”. Ontem foi uma das atuações mais covardes que já vi. Teve momentos em que o Zé Roberto era o jogador do contra-ataque???? Em outros o time era o Zé Roberto, o Vargas e o Barcos no ataque contra o time inteiro do Santa Fé, e os demais estavam aonde???? Foi orientação????? Jogar de forma covarde??????? Se foi, onde estão os dirigentes????? Cade o Koff????? Falam que o Luxa manda e desmanda, mas o Koff tá vendo isso e não faz nada????? Tem algo podre aí, um dia vamos saber o que está de fato acontecendo. Ver os jogadores caminhando no campo em uma partida decisiva como ontem, não é bom sinal.O Rech hoje pela manhã já deu a noticia de que o Vargas será dispensado, o Barcos brigou com o Luxa e por aí vai. Tem gato na tuba

  • Michel

    Jogou pra empatar… perdeu
    Sem falar no esquema mata-centroavante, o barcos não recebe uma bola pra concluir faz tempo, como o moreno não recebia.
    Não tem contra-ataque, pois só toca a bola pro lado, perde tempo e deixa o adversário recompor.
    O Roger não pode assumir agora, o vestiário tá podre, tem que vir alguém de fora e com moral pra botar ordem na casa…Mano Menezes.
    Sai mais caro manter o luxa com seu salário alto do que mandar embora já, vão esperar o brasileiro ir pro brejo?
    E o torcedor que gritava fica luxa? Porque no te callas?!

  • Michel

    Jogou pra empatar… perdeu
    Sem falar no esquema mata-centroavante, o barcos não recebe uma bola pra concluir faz tempo, como o moreno não recebia.
    Não tem contra-ataque, pois só toca a bola pro lado, perde tempo e deixa o adversário recompor.
    O Roger não pode assumir agora, o vestiário tá podre, tem que vir alguém de fora e com moral pra botar ordem na casa…Mano Menezes.
    Sai mais caro manter o luxa com seu salário alto do que mandar embora já, vão esperar o brasileiro ir pro brejo?
    E o torcedor que gritava fica luxa? Porque no te callas?!

  • Luciano Castro

    Eu fui um dos que defendeu a permanencia do Luxa no fim do ano passado. O momento era outro. Este ano, o time se perdeu… e ele cometeu muitos erros, bruxismos, nao deu padrao ao time, mecanica de jogo, etc. Ontem eu cansei de ver o barcos e o vargas isolados no ataque, nao tem compactacao o time. O gremio estava com a bola, e facilmente o Santa Fé retomava…. Ja tivemos plantel muito pior e avançamos bem mais. Está na hora de criar um novo fator. Luxa tem que sair mesmo. Agora pergunto aos amigos do boteco, Mano seria uma boa solucao? Ou Renato? Ambos fizeram boas campanhas com times bem inferiores. Quem voces dispensariam ? A minha lista seria MA, Kleber, CRIS, (Welliton nem deu pra ver…) Andre Santos (isso mesmo… prefiro o A. Telles).
    Contratacoes, Um zagueiro pelo menos, um outro atacante, mais um meia (alem do maxi rodrigues), e um lateral direito.

  • Rafael Souza

    fora luxa, cris, pará, andre santos, welinton, MA….pronto, economizei + de 2milhoes por mes e não perdemos nada..

  • Luciano Castro

    Esqueci do “Lesionado Aurelio”…. Com estas dispensas que referi, acho que aliviaria bastante a folha. Mais oportunidades para bitecos, mamute, Lucas coelho. para a BASE em geral.

  • Michel

    Alguém sabe qual é a multa rescisória do luxa? Acho que isso vai ser determinante. Ilgo?
    Pra mim tem que mandar embora o cris, o andré santos, o morto antônio, o lesionado aurélio e o kleber bundada, junto com o profexô!

  • ilgo

    Olha, fazer terra arrasada é a pior medida.
    Se temos que mandar tantos jogadores embora é porque faltou qualidade e então Luxemburgo não merece ser sacrificado.
    Acho que o time é bom e que faltou jockey.
    Sobre Koff, ele trabalhou para montar um time forte e competitivo.
    E conseguiu.
    Seu grande erro, mas havia circunstâncias atenuantes, foi ter mantido Luxemburgo, conforme cansei de escrever quando o Olímpico inteiro gritava ‘fica luxa’.

  • Danilo

    ZE e elano sao insuficientes para o Gremio, é preciso despachar o caro Elano e dar oportunidade a Wangler deretti e biteco, pode ser que sejam tambem fracos mas pelo menos ganham muito menos que os medalhoes que tambem nao jogam nada. o que adianta trazer jogadores que ate sao bons e preparados mas nao rendem nada por falta de comprometimento e custam muito caro? O Leandro faria menso que Kleber e Welliton? O moleque era massacrado de forma injustificada mas tinha totais condições de superar suas limitações se tivesse mais apoio, portanto, chega de medalhoes e coloquem a molecada pra jogar, podem ate nao render o que desejamos mas pelo menos nao vao destruir as finanças do clube e ainda vao correr mais.

  • MAZEMBIANO

    Eu sempre fui contra a renovação do Luxa,mas mesmo assim aguentei no osso,e os resultados disseram que estava certo…nunca existiu mágica,é simples, niguém com o salário que esse cidadão ganha, e disputa todas essas competições sem pelo menos chegar na final resiste! O Grêmio até hoje não tem padrão de jogo e competência tática…o grupo guardado alguns jogadores é bom, então teria que render mais, muito mais!!!Acredito também que temos muitos problemas administrativo que não deixaram a atenção total para o futebol, mas agora é a hora de esse problema não virar um pânico para o brasileiro novamente, por que na verdade começar um brasileiro com problemas de futebol não é muito bom, ainda mais pra nós que sempre nos assustamos…
    Outra coisa eu gosto do Mano, agora só se ele tirar a gravata, pois quando adotou essa medita na seleção foi um fracasso, perdeu a competência que sempre teve…também acho que um desses técnicos do gauchão como o Paulo Porto poderia ser uma aposta boa e barata, porque temos isso no nosso histórico de dar certo…chega de medalhões estrelados!!!

  • Walter Borba

    VERGONHA!!!

    É unica coisa que tenho vontade dizer.

    VERGONHA!!!

  • Francisco Coelho

    Neste momento grave de falta de convicções é imperativo a solução simples e efetiva com a escolha de jogadores com característica e gana. Que me desculpem quem pensa ao contrário más o tempo mostra e mostrará que tenho razão. Não contrataram o jogador que a maioria queria (eu não pedi) o Lugano. Foram contratando para apagar incêndio enquanto o Gérson acostumado com embates campeiros e internacionais era desprezado por sua altura ou postura peleadora.
    Minha equipe para recuperar a ALMA: Grohe ou Dida, Tinga, Werley ou Saimon, Gérson, Alex ou Léo; Adriano, Misael, Wangler e Maxi; Lucas Coelho e Barcos.

  • Francisco Coelho

    Nesta fase de campeonato que se inicia tem de ter postura e imposição física que a maioria dos que jogaram contra o Santa Fé não tiveram. O Náutico vai vir babando contra o Grêmio e tem de encontrar um paredão que saiba jogar. Deretti além de sentir dores vai para a seleção assim como o Fernando e o Tinga, Mamute e o Guilherme. A Ala esquerda vem mal faz tempo e Pará está mal e já que o Tinga sai deve sobrar para o Tony. Os demais devem ser recondicionados e alguns desligados aliviando a FOLHA.
    Não adianta colocar jogador meia boca pois NOME nem salário jogam.
    Vargas tá mal e Welliton também. Kleber está sem ritmo e mostrou ontem.

  • Hillary

    Ilgo, não concordo contigo quando tu diz que ” Se temos que mandar tantos jogadores embora é porque faltou qualidade e então Luxemburgo não merece ser sacrificado” tu não tá vendo que a maioria que tem que ser mandado embora foram justamente as porcarias que ele trouxe, indicou, empresariou????????????

    Quem pediu pra contratar grandes e imensas porcarias como Welinton, Adriano, Marco Aurelio, A.Santos, o horroroso Pará, o mais horroroso ainda Cris, o mais mais horroroso Dida, W.Jose(pior, mais caro e mais tosco que o Junior Viçosa), F.Aurelio bixado e ex-jogador, Barcos um tremendo enganador que alguns ignorantes achavam que depois de anos rolando por timecos “tinha virado craque” aqui, o tal Vargas que era craque no Chile e nem num timeco de 2° classe como o Napoli conseguiu jogar??

    Quem vai pagar o imenso prejuizo que este vigarista e picareta causou ao Gremio??

    Quem vai ressarcir o clube por pagar um ano de salarios ao um ex-jogador e bixado como este F.Aurelio???

    Quem vai pagar a desvalorização do patrimonio do clube chamado MM.que deve estar rindo a socapa com este ataque???

    Quem permitiu que se contratasse jogadores mediocres como Welinton e Adriano, sem ver que na base de qualquer clube do interior tem melhores e mais baratos???

    Quem avalizou a contratação de um zagueiro velho, ruim, caro e violento como este Cris, sendo que no final acabaram jogando promessas vindas do Juventude e do Lajeadense???

    E para encerrar por enquanto : CADÊ O MEU GRANDE AMIGO E OPONENTE SR.FRITSCH QUE GOSTAVA DE ME CHAMAR DE SECADORA QUANDO EU CRITICAVA ESTE ESTADO DE COISAS E AFIRMAVA QUE SEMPRE TIVE VERGONHA DE VER ESTE VIGARISTA COMO TECNICO DO GREMIO ??????

  • MAZEMBIANO

    Walter Borba, concordo com vc e ainda digo mais, além da vergonha, raiva muita raiva, porque a gente que esses estudiosos do futebol nos chamam de” passionais”, sabíamos que isso iria acontecer, tentávamos com o coração não acreditar, mas na verdade saberíamos que era certo essa desclassificação…perder é do jogo, agora perder sempre com os mesmos motivos é burríce, e nós gremistas de tanto sofrer nesses últimos anos, não aceitamos mais!
    Tô cansado de ver o Grêmio apanhando e o técnico fazendo festinha de inauguração de representação de vinhos…

  • Francisco Coelho

    Quem será o próximo otário a apostar em Luxemburgo?

    Como se sabe, o “Luxemburgo” no meio do nome de Vanderlei da Silva é um tributo de seu pai, comunista, à militante polaco-alemã Rosa Luxemburgo, assassinada em 1919. Rosa era uma revolucionária. Seu xará tropical parece que parou no tempo, sem evoluir, um conservador.

    O homem que parou no tempo assistiu de camarote à eliminação de sua equipe na Libertadores.

    Não estava no banco porque, feito um iniciante encrenqueiro, meteu-se em confusão depois de uma classificação sacramentada, e lhe tascaram um gancho.

    Do camarote, testemunhou o Grêmio só se defender, como evidentemente planejara. É uma maldade contra o chileno Vargas responsabilizá-lo pela derrota de 1 a 0 para o Santa Fé, por ter perdido o gol salvador pouco antes do fim. O problema é que o time só atacou no final.

    Claro que o trabalho de Luxemburgo no clube porto-alegrense não deve ser julgado só por ontem. E sim pelo conjunto da obra, como o fiasco no Gauchão 2013. Ou o revés em casa para o Huachipato, na Libertadores. Ou os surtos suicidas do zagueiro Cris, (ex) jogador avalizado por Luxemburgo.

    Tudo com um elenco caríssimo, capaz de render muito mais.

    Tem muito mais no…
    http://blogdomariomagalhaes.blogosfera.uol.com.br/2013/05/17/quem-sera-o-proximo-otario-a-apostar-em-luxemburgo/

  • Hillary

    Corrijo : Fabio Aurelio e não Marco Aurelio..

    E outra coisa: este Chitolina é uma piada, quase posso ver o profexo esbravejando e estalando o chicote e ele chorando num cantinho!! é como um cordeiro no meio duma matilha de lobos rs rs rs

    Como disse num blog : podem pegar uma boa vassoura e começar a limpeza .. e não concordo que não é hora de terra arrasada, acho que é exatamente a hora, antes que o prejuizo seja maior com uma folha inchada, quase sem receita e problemas de vestiario que até um cego enxerga..

    A limpeza deve pegar alem dos acima citados, mais o Kleber boquirroto carrinho de auto choque,
    o clone de preparador fisico, o candidato e ex-jogador Elano e mais alfuns que logo vou lembrar…

  • Rafael Souza

    bah, Hillary juntou o marco antonio e o fabio aurélio em um só.. que desgraça..hehehe
    só para lembrar que os nossos meias nunca foram meias na carreira. Zé era lateral esquerdo e Elano até 2011 era volante. Os dois excelentes em suas funções, mas não são meias…

  • Walter Borba

    Hilary….

    Se o Chitolina é uma piada…
    O que dizer do Nestor Heinz…..que o Vinicius Sinott sabatinou ele saiu do programa do Rech, magoadinho,com o rabinho entre as pernas, sem dizer um ai…

    O Koff em outras épocas era rodeado de dirigentes com sangue no olho….
    Atualmente, tem um bando de medrosos ao seu lado…

    de novo, OBRIGADO VINICIUS SINNOT….você nos mostrou como são FRACOTES nossos diretores.

  • Henrique

    Os torcedores Gremistas estão esquecendo que há vários motivos pelo fracasso.
    1 – O time nunca covenceu.
    2 – Os jogadores, com raras excessões saõ descompromissados.
    3 – Um grande abacaxi para descascar chamado Arena.

    Já notaram que muda direção, muda técnico, mudo jogadores e nada dá resultado.

    Enquanto clube continuar com as brigas políticas, continuaremos a trilhar as derrotas, e pelo andar da carruagem, a luz no fim do tunel ainda não chegou.

  • Hillary

    Alem de tudo, o que mais me enfureceu nesta miseravel “era wl” é que qualquer pé de chinelo chega no aeroporto e meia hora depois já recebe a braçadeira de capitão, a camisa titular e já é idolo!! meu Deus, os caras até chegarem aqui nem sabiam que o Gremio existia e no outro dia, são incensados, bajulados, elogiados como se fossem o Messi…
    porque não dão a braçadeira pra alguem que realmente represente o clube como o Fernando ou o Grohe e não para estes mercenários pistoleiros de aluguel tipo esta lendea chamado Cris que depois de ser expulso foi presenteado com a braçadeira.

  • Cláudio

    Hilary, cala a boca. Dida foi o melhor jogador do jogo ontem.

  • Antonio

    e neste sábado o Roth vai tomar chimarrão com o Brito

  • ilgo

    Minha ideia é mandar embora os bruxinhos do Luxa e contratar jogadores sem consulta-lo. Aí é capaz de ele pedir as contas.
    Será? Podemos tentar.

  • Jocelito

    Meu Deus!!!!!! Depois de ler alguns comentários acima,chego a conclusão que ninguém presta,que os jogadores são todos pernas de pau,que a diretoria é toda amadora! Por favor gente. Menos! Ainda bem que não são dirigentes senão não teríamos nem torcida mais!
    Claro que tem coisa errada e muito!
    Mas daí achar que ninguém presta já é demais!

  • MAZEMBIANO

    Amigos abaixo mostro um e-mail que enviei para a direção do Grêmio, pois acho um desrespeito quanto a nós torcedores, essas coisas acontecerem e o nosso técnico nem voltar com o grupo, ficar 10 dias la na Colombia com 49 pessoas, um gasto total e os resultados serem pífios,deixar o técnico excluir jogadores ao seu prazer e ficar dizendo que foi a torcida que pediu o nosso técnico atual, na qual eu não concordo, pois alguns aplausos para esse cidadão não poderm ser considerados como agrado a torcida em mão da convicção da diretoria atual, na qual muito mal administrada e que tem culpa por tudo também, sem postura de vestiário e indignação para resolver os problemas pessoais e deixar vazar brigas com todos:

    A direção

    Venho manifestar minha indignação quanto a todo o processo negativo realizado até agora.Os resultados são importantes pois eles mostram que estamos errados, com planejamentos equivocados e com muita falta de competência de quem recebe para trabalhar no clube, e permite desavenças e críticas de qualquer familiar do jogador venha a tona sem ter controle dos responsáveis para isso.Nós torcedores merecemos respeito pois amamos o clube em qualquer situação, mas compramos produtos, mensalidades, entre outras coisas que ajudam o clube a se manter.Pedimos sempre dedicação e indignação quanto aos fatos que aconteceram especialmente no último compeonato em que fomos mais uma vez eliminados.Eu particularmente acho um absurdo a equipe ganhar folga e o nosso técnico não retornar para seu local de trabalho junto com o clube para mostrar respeito aos torcedores independente das opiniões contrárias.É lamentável esse poder todo ao comando técnico desde exlusão de jogadores prejudicando o grupo e o patrimônio do clube, sendo repito mais uma vez com a consciência de um funcionário como o sr. Rui Costa que é remunerado não tomar decisões que emponham a palavra da direção.Fazer uma viagem para a Colombia com 49 pessoas em alto custo para o clube para apresentar um resultado pífio é lamentável e um absurdo na situação que o nosso país vive, pois é muito dinheiro envolvido sem ter um respeito por isso demonstrado para nós torcedores que fazemos muito esforço para acompanhar o time em suas trajetórias.Pedimos mais respeito aos torcedores, e um time com a cara do Grêmio.
    Enfim, demonstrar a tristeza de nós torcedores quanto aos títulos perdidos desde 2012 já se torna rotina, então isso representa o erro que estamos caminhando até agora.

  • Imaginem em outras épocas se o presidente do clube não acompanhasse o time em decisões, cairia o mundo. O que mais deprime, a nação tricolor, é a imobilidade das nossas forças, pois a politica está nos destruindo nos ultimos 15 anos e todos acham que é assim que esta certo. Eu sempre disse aqui e em outros blogs que o Koff estava fora do Grêmio ha mais de 15 anos cuidando dos seus interesses e do Clube dos Treze, fez o fernando carvalho campeão fifa, fez tantos outros campeões de alguma coisa e o Grêmio de lado. Quando quebrou o c13 elegeu o Odone como culpado do seu fracasso e usou e esta usando o Grêmio para sua vingança particular. Cacalo é outro só cuida de seus interesses particulares usando tb o Gremio, Odone usa na politica, etc etc, etc. Eu clamo por sangue novo, mas tem que ser SANGUE AZUL, pelo amor de DEUS, vamos nos organizar como clube, como organização, como a quarta ou quinta maior força do Brasil, continuar a ser o numero do RGS do Sul do Brasil, enfim…. issso é o que não pode cair como esta caindo nos ultimos 15,16,17 anos.

  • Francisco Coelho

    MAZEMBIANO; uma geração de torcedores está sendo perdida, pois qual o guri que quer ser gozado na escola, na rua ou na padaria. Mesmo com pais gremistas vai certamente mudar de lado, pois não vai querer ser zoado para usar um termo atual.
    Mas a tentativa de faturar está no ar e uma nova camisa está à venda. A gestão que prometia revolucionar o clube com gestão e investidores não passou de engodo político e a grande maioria já caiu na REAL. Foi um grupo de descontentes e incapazes de colocar o seu próprio nome numa eleição por passado ou algo semelhante que colocaram o passado do Koff a serviço de seus desejos de poder e derrotar quem os tinha afastado. Olha que desde o retorno do Koff de 93 a 96 a coisa só degringolou e a dívida aumentou.

  • Francisco Coelho

    Muitos dos que pediram LUXA ou escrevem pedindo contratações não conseguem montar um time, pois não conhecem o elenco do clube. Nem o Luxemburro conseguiu… Tem de conhecer o elenco e as características de cada jogador para saber se serve ou ao sistema de jogo. Não é 433 ou 442 nem 352 que define e sim o plantel. Para mudar um sistema de jogo não adianta contratar jogador carioca ou paulista. Tem de trocar o plantel e a captação na base. A maioria dos gremistas que conheço preferem jogadores carregadores de piano e peleadores que dividem todas ganhando e estão sempre jogando sujos de grama e lama. Jogador de camisa limpa só se for o craque e matador. Jogador bom tem de ter habilidade e capacidade jogando sempre para o time e não enfeitando para a TV. O jogador visto uma vez em setembro de 2012 não será o mesmo em setembro de 2013 se não for acompanhado, pois uma lesão ou sequencia de jogos pode mudar tudo. Contratar jogador distante e raramente acompanhado pela TV leva a erros. Qualquer boa edição de melhores momentos podem vender joio e tirar uma boa contratação sem nome ou matar um PRATA. Tem quem prefere amadurecer os pratas só que assim como os crimes hoje envolvem menores os soldados nas guerras são os de 18 anos. Um bom jogador de 17 muitas vezes tem mais cancha (tarimba ou experiência) que um adulto. Tem guri que já disputou inúmeros títulos contra varias escolas e em mais países que a maioria dos mortais jamais conhecerá. Se um guri não jogar assim como um aprendiz ninguém terá experiência, pois se não tiver o primeiro emprego não arruma um segundo…

  • Francisco Coelho

    Para lembrar ou alguns conhecerem…

    1976-1981 Hélio Volkmer Dourado
    1982-1983 Fábio Koff
    1984 Alberto Galia
    1985-1986 Irany de Oliveira Sant’ana
    1987-1990 Paulo Odone
    1991-1992 Rafael Bandeira dos Santos
    1993-1996 Fábio Koff
    1997-1998 Cacalo
    1999-2002 José Alberto Machado Guerreiro
    2003-2004 Flávio Obino
    2005-2008 Paulo Odone
    2009-2010 Duda Kroeff
    2011-2012 Paulo Odone
    2013-2014 Fábio Koff

  • Sempre é bom lembrar, e para NÃO esquecerem jamais olhem o post acima. Não esqueçam o tio google e visitem o “Cornetadorw” imperdível sobre o chorôrôrô da ARENA DO GRÊMIO. Unidos para “matar a cobra e mostrar o pau” é um ditado que resolver resmungos políticos para o ataque do Alzehimer.

  • Rafael M.

    Pessoal, com todo o respeito, sem querer ofender, mas quanta bobagem vocês escreveram! No meio de ideias sensatas, quantas sandices!
    Tinga na lateral direita??? Misael??? Essa base do Grêmio é uma porcaria, se montar esse time aí do Francisco vamos pra B com certeza…
    E Hillary, mandar todos esses embora? Tá de sacanagem… Só o que faltava entregar o time pros Bitecos e pro Lucas Coelho…
    O maior problema não foi o elenco, foi o treinador. O time é mal treinado. A reformulação não tem que ser completa, tem que ser cirúrgica. O pessoal reclama do Elano e defende uns fraldinhas que não amarram uma chuteira deste…
    Francisco, o tal Diego Fábian Barreto foi pro framengo. Esse é o tal fabian que tu tanto falava?

  • Francisco Coelho

    Rafael M.; esta porcaria é o que o time que tu dizes torcer possui. Até a pouco o Júlio Titow e muitos outros criticavam o Fernando e pediam sua venda ou doação pois prejudicava o time. Agora é a melhor figura do Grêmio e a salvação das finanças. O Júlio também é conhecido como Yura…
    Tu preferes jogador como o Fábio Aurélio que joga 1 e vai para o DM. O tal Diego em minha opinião é um bom jogador sim. Quem souber tirar o melhor do jogador terá um jogador diferenciado.
    Respeito opiniões contrárias, mas a tua passa dos limites. Qual o teu problema com a BASE do Grêmio? Não te deram oportunidade ou a algum conhecido? Se for isso deve ser por ter perna de pau. kkkk
    Foste ver treinos? No último jogaram: Matheus; Wesley, Cris, Gerson e Fábio Aurélio; Matheus Biteco, Gabriel, Wangler e Léo Campos; Erik e Tilica.
    O Léo joga mais que o Fábio Aurélio.
    Um que vem bem é o paranaense Felipe Tontini da Silveira…
    Assista aos jogos e acompanhe as informações. Eu recebo diariamente informações de treinos e desempenho dos jogadores da Base. Leio, ligo aos amigos e parentes pedindo para acompanharem jogos. Eu gosto do Grêmio e sou fâ da BASE. Prefiro assistir jogos do sub aos profissionais. Eu sou gremista e alegretense e me basta para ser feliz…

  • Jocelito

    Em partes concordo com o Rafael!
    Escreveram bobagens demais!
    É compreensível deve ser o desespero! Nesse momento é preciso serenidade!
    Mas também concordo com o Francisco!
    Precisamos investir na base!Há muitos jovens que tem potencial.O Bressan ontem teve uma falha e já estão crucificando o mesmo! Acho que tem que por jogar.O Lucas Coelho é bom jogador,mas,tem que por jogar!O Deretti, o Wangler, os Bitecos. O jovem precisa de chance para evoluir!
    Lembro do Fernando nos primeiros jogos não foi muito bem,depois foi crescendo.Hoje não é mais contestado.
    Vou dizer de novo:
    SEMPRE QUANDO FOMOS CAMPEÕES,TINHAMOS METADE DO TIME DA BASE!

  • Francisco Coelho

    Pelo visto não sou só eu que vejo potencial…
    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2013/05/17/flamengo-acerta-contratacao-de-promessa-paraguaia-de-20-anos-ex-gremio.htm
    17/05/2013 – 17h00
    Flamengo acerta contratação de promessa paraguaia de 19 anos ex-Grêmio
    Pedro Ivo Almeida
    Do UOL, no Rio de Janeiro
    No Grêmio, Fabián Barreto chegou por indicação de Paulo César Carpegiani. O habilidoso meia logo se destacou nas categorias de base e virou titular do time na Copa São Paulo de 2013.
    O bom início de ano, no entanto, fez seu empresário considerar que era o momento dele ser aproveitado na equipe principal. Quando o clube abriu negociações para renovação de contrato – que vencia no fim de abril – se surpreendeu com a pedida alta e preferiu recuar.
    O novo comando das categorias de base do Grêmio optou por não estender o vínculo do paraguaio. “É um bom jogador, mas pelo momento dele, não é bom para ele estar no Grêmio ou para o Grêmio contar com ele” disse o diretor executivo das categorias inferiores, Júnior Chávare.
    Fabián deixou o clube no início do mês com status de promessa, mas considerado caro para seguir em Porto Alegre. No Flamengo, ele deve se apresentar em junho, após as férias dos juniores

  • Rafael M.

    Francisco, eu nunca defendi o Fabio Aurélio. Esse aí tinha que sair. Junto com o Cris, o Tony e mais alguns. O que eu digo é que a base tem que ser trabalhada, ela nunca será a solução do dia pra noite. Tem que lançar aos poucos, não na fogueira. Mesclar com os ‘cascudos’.
    O Lucas Coelho, por exemplo, mostrou ter futuro. Futuro. No momento ele não está pronto. O Gérson eu não sei, mas o Bressan eu tenho certeza que não está pronto. Tenho dúvidas quanto ao Alex Telles. Eu lembro do roberson, do bergson, do helder e de outras coisinhas que saíram da base. Muita calma.

  • Danilo

    Francisco, se tu recebe informação sobre os jogadores da base sabes como vem treinando o Wangler? Pelo talento que mostrou no Caxias nao acredito que esteja tao mal que nao mereça sequer estrear, sem falar que menos que o morto antonio é impossivel jogar.
    Uma coisa que me da raiva saber que mesmo com o time se poupando no gauchao os garotos nao receberam chances, se nao jogam nem gauchao como é que vao jogar o brasileiro…

  • Danilo

    Se puder informar como vem treinando os outros jogadores da base, parte tecnica, desenvoltura e tal.

  • Rafael M.

    Enquanto isso, a IVI continua aprontando:
    http://www.correiodopovo.com.br/blogs/hiltormombach/?p=24652

  • Francisco Coelho

    Danilo; como tu já pode ver opiniões sobre jogadores diferem. As informações que tenho é que o mesmo treinou bem, mas com algum receio. Acredito que jogando e ganhando confiança se solte. Wangler já mostrou ter futebol e boa finalização. Dia 20 será a apresentação do TINGA, Guilherme, Deretti e do Yuri Mamute na seleção para treinos. Espero que todos estejam bem até lá e possam conquistar se espaço, pois qualidades têm.
    A lesão do Guilherme é complicada e não sei se poderá ser aproveitado. Eu tirei meu braço da tipoia após ter sofrido acidente em 7/4 e passei uma noite de cão sem encontrar lado para dormir. Durante o dia movimentos involuntário provocam dores alucinantes. Dói e muito qualquer lesão de ligamento e o ombro para qualquer movimento é importante. Imagine uma trombada ou uma queda novamente. No meu caso sei que para recuperar os movimentos serão mais de 30 dias de fisioterapia sem a garantia de recuperar todos, pois sequelas ficam. Deretti também vem de lesões constantes. O ideal é que estejam 100% para mostrar não o potencial e sim a realidade. O Ceni depois da cirurgia não voltou o mesmo.
    Creio que Wangler ou Deretti que eram titulares no Caxias e Figueira o seriam na maioria dos clubes com treinadores que querem ganhar e não tenham esquema com jogadores. Além de serem meia de organização o Deretti é meia atacante. Ambos são bons batedores de falta. Tinga é forte e já mostrou na Taça BH que só quem não quis não assistiu na TV, sua capacidade de marcação apoio e finalização fazendo ótimas triangulações e adentrando a área. Mamute agora magro deve ter melhorado a velocidade e capacidade para drible. Quando um Fred, Luiz Fabiano ou Pato perde gol vazio é falta de sorte ou a bola chegou com defeito. Quando Mamute erra é ruindade más todos os treinadores o querem não é engraçado? Coloca ele no Santos, Galo ou SP e vê se não joga… Mamute rende mais em minha opinião chegando e caindo pelas laterais tendo laterais ou meias para tabelar e um atacante mais fixo para criar o espaço e concluir.
    Seria importante a presença de todos na seleção, pois com os jogos passando na TV os que não conhecem poderiam assistir e ver a BASE jogando.

  • Francisco Coelho

    Como sempre digo nada como um dia depois do outro. O Corneta do RW mostra as fotos de ontem e a alegria dos que hoje colocam defeito num texto mais que esclarecedor…

  • Francisco Coelho
  • MATIAS ARREGUI

    Ilgo,
    Não sei se alguem já comentou aqui…
    Mas quem preteriu o LUGANO pelo CRIS?
    Luxa não foi?!
    Por favor! Mandei o Cris embora…

  • MATIAS ARREGUI

    Eu pedi o Lugano…quem veio? Cris!!

  • Jocelito

    Luxemburgo indo embora resolveria a ineficácia gremista?
    A preparação física não seria prejudicada?
    Tenho medo que o problema do GRÊMIO não seja somente o técnico!
    Parece-me haver coisas mais por detrás disso tudo!

  • Francisco Coelho

    São muitos os problemas gremistas más o pior é a politicagem de grupelhos que fazem a festa da imprensa vermelha. Tem o doping na BASE que ainda esta coberta por uma nuvem de duvidas. O acerto com a OAS, o PROJETO LUXA que não funcionou, o aproveitamento da BASE que tanto falaram não saiu do papel e da conversa, as indicações de jogadores descompromissados com o clube, a falta de meias verdadeiros, multi funções e ações do LUXA como comerciante de vinhos… Até reunião em Bento com produtores cancelou fugindo dos questionamentos que fatalmente seriam feitos por gremistas ao pisar em solo gaucho. Provocação a adversários que culminaram com suspensão gerando prejuízos e custos ao clube…

  • Rafael M.

    O Luxa desapareceu pois tem certeza que vai ser demitido. E é capaz de não ser.
    Francisco, até acho que mudaram algumas coisas na base. Teve o pacotão do ju, olheiros no exterior, etc. Vamos ver se dá algum resultado.
    Tem muita gente dizendo que o problema foi físico. Pra mim não tem nada disso. Acho que o problema é que o time é mal treinado. Não tem jogadas ensaiadas, mecânica de jogo, compactação, etc. E, claro, não entrou em campo com sangue nos olhos.
    ;;;
    Depois do vazador HM, agora é a vez do nando groselha da IVI reforçar a ideia de os macacos usarem a Arena no brasileiro. Coitado do Ilgo. Anos sofrendo lá no correio, cercado de isentos.

  • First of all I want to say superb blog!
    I had a quick question which I’d like to ask if
    you do not mind. I was interested to know how you center
    yourself and clear your head prior to writing. I have had difficulty clearing my mind
    in getting my ideas out there. I do take pleasure in writing but it just seems
    like the first 10 to 15 minutes are generally
    wasted simply just trying to figure out how to begin. Any suggestions or tips?
    Appreciate it!

  • Greetings! This is my 1st comment here so I
    just wanted to give a quick shout out and tell you I really enjoy reading
    your posts. Can you suggest any other blogs/websites/forums that
    go over the same subjects? Thanks a lot!

  • I’m really enjoying the theme/design of your weblog.
    Do you ever run into any internet browser compatibility
    issues? A handful of my blog readers have complained about my website not working
    correctly in Explorer but looks great in Opera.
    Do you have any solutions to help fix this problem?

  • Hi to all, the contents present at this site are in fact awesome for people knowledge, well,
    keep up the nice work fellows.

  • Unquestionably believe that which you stated. Your favorite reason seemed to be on the net the simplest thing to be aware
    of. I say to you, I certainly get annoyed while people think about worries
    that they just do not know about. You managed to hit
    the nail upon the top and defined out the whole thing without
    having side-effects , people can take a signal. Will likely be back to get more.
    Thanks

  • Excellent site. Lots of useful info here.
    I am sending it to some buddies ans additionally sharing in delicious.
    And obviously, thanks for your sweat!

  • This post will assist the internet visitors for setting up new weblog or even a blog
    from start to end.

  • Hello! Quick question that’s entirely off topic. Do you know how to make your site mobile friendly?
    My site looks weird when browsing from my iphone 4. I’m trying to find a theme or plugin that might be able to
    resolve this issue. If you have any suggestions, please share.
    With thanks!

  • I’m not that much of a online reader to be honest but your sites really nice, keep it up!

    I’ll go ahead and bookmark your website to come back later on. All the best

  • It’s really a nice and useful piece of info.
    I’m happy that you simply shared this helpful information with us.
    Please stay us informed like this. Thanks for sharing.

  • Hmm is anyone else experiencing problems with the images on this blog loading?
    I’m trying to find out if its a problem on my
    end or if it’s the blog. Any feed-back would be greatly
    appreciated.

  • What’s up mates, how is the whole thing, and what
    you want to say about this piece of writing, in my view its genuinely remarkable
    for me.

  • Hi there, everything is going fine here and ofcourse every one is sharing data, that’s genuinely excellent,
    keep up writing.

  • What’s up, every time i used to check blog posts
    here in the early hours in the daylight, since i like to find out more and more.

  • You actually make it seem so easy with your presentation but I find this topic to be actually something which I think I would never understand.
    It seems too complicated and very broad for me. I am looking forward for your next
    post, I’ll try to get the hang of it!

  • Wow that was odd. I just wrote an incredibly long comment but after I clicked submit my comment didn’t
    appear. Grrrr… well I’m not writing all that over again.
    Regardless, just wanted to say great blog!

  • My spouse and I absolutely love your blog and find the majority of
    your post’s to be what precisely I’m looking for.
    Do you offer guest writers to write content available for you?
    I wouldn’t mind writing a post or elaborating on some of the subjects you write concerning
    here. Again, awesome website!

  • Thanks for your marvelous posting! I genuinely enjoyed
    reading it, you happen to be a great author. I will make sure to bookmark your blog and definitely will come
    back in the future. I want to encourage you to continue your great writing, have a nice
    day!

  • No matter if some one searches for his required
    thing, thus he/she needs to be available that in detail, therefore that thing
    is maintained over here.

  • Hi there, You’ve done a fantastic job. I will certainly digg it and personally recommend
    to my friends. I am sure they’ll be benefited from this site.

  • naturally like your web-site but you have to test the spelling on several of
    your posts. Several of them are rife with spelling issues and I to find it very
    troublesome to tell the truth however I’ll surely come back again.

  • It’s very trouble-free to find out any topic on net as compared to books, as I found this paragraph at this website.

  • Fantastic article post.Much thanks again. Great.

  • Simply wish to say your article is as astonishing.
    The clearness in your submit is just great and i can suppose you are knowledgeable in this subject.
    Well together with your permission allow me to grasp your feed to stay up to date with impending
    post. Thank you 1,000,000 and please continue the enjoyable work.

  • I blog frequently and I really appreciate your information. The article has truly peaked my interest.
    I will book mark your blog and keep checking for new information about once a week.
    I opted in for your RSS feed as well.

  • I truly appreciate this blog post. Really Great.

  • Greetings from Idaho! I’m bored to tears at work so I decided to check out your blog on my
    iphone during lunch break. I love the info you present here and can’t
    wait to take a look when I get home. I’m surprised at
    how fast your blog loaded on my mobile .. I’m not even using WIFI, just 3G
    .. Anyhow, wonderful site!

  • Wonderful blog! Do you have any hints for aspiring writers?
    I’m planning to start my own blog soon but I’m a little lost
    on everything. Would you suggest starting with a free platform like WordPress or go for
    a paid option? There are so many options out there that I’m completely confused ..
    Any ideas? Thanks a lot!

  • Thanks for finally writing about >O grande culpado | <Liked it!

  • Hi, constantly i used to check web site posts here early in the break of day, because
    i enjoy to learn more and more.

  • Hi, There’s no doubt that your website could possibly be having internet browser compatibility issues.
    When I take a look at your website in Safari, it looks fine but when opening in IE, it has some overlapping issues.
    I merely wanted to provide you with a quick heads up! Aside from that,
    wonderful blog!

  • Hi! I realize this is kind of off-topic however I had to ask.
    Does building a well-established blog like yours require a lot of work?

    I am completely new to blogging however I do write in my
    diary every day. I’d like to start a blog so I will
    be able to share my experience and thoughts online. Please let me know if you
    have any kind of suggestions or tips for new aspiring bloggers.
    Thankyou!

  • This is very fascinating, You’re a very skilled blogger.
    I’ve joined your rss feed and sit up for looking for more of your great post.

    Also, I’ve shared your website in my social networks

  • Quality articles is the key to interest the viewers to go to see
    the web page, that’s what this web site is providing.

  • I’ve been exploring for a little for any high-quality articles or weblog posts in this sort of house .
    Exploring in Yahoo I ultimately stumbled upon this web site.
    Reading this information So i’m glad to show that I’ve an incredibly just right uncanny feeling
    I found out exactly what I needed. I so much no doubt will
    make sure to don?t omit this web site and provides it
    a look on a constant basis.

  • Hi my friend! I want to say that this article is amazing, nice written and come
    with almost all important infos. I would like to look extra
    posts like this .

  • I really like reading through an article that can make men and women think.
    Also, thanks for permitting me to comment!

  • What’s up it’s me, I am also visiting this site daily, this website is truly nice
    and the people are truly sharing good thoughts.

  • I’m curious to find out what blog system you are using?
    I’m experiencing some small security problems with my latest site and I’d like to find something
    more secure. Do you have any suggestions?