O discurso de Odone

Demorou, mas o ex-presidente Odone rompeu o silêncio.

Sei de gente que ficou mais tranquila, convencida de que há muito alarmismo no ar, que a coisa não é tão feia quanto parece.

Eu continuo preocupado.

O que mais vejo de positivo é que Odone e Koff vão se reunir, aparar arestas para, entre outras coisas, deixar de abastecer um pessoal ansioso para jogar mais lenha na fogueira.

É preciso também controlar os da ‘periferia’, fonte permanente de notícias assustadoras para a torcida gremista.

Eu conheço muitos ‘periféricos’, e não tenho dúvida de que são bem-intencionados. Todos querem o melhor para o Grêmio e estão, realmente, muito preocupados com os números desses primeiros meses de Arena.

As declarações de Odone não me tranquilizaram. É certo que ele é muito bom de discurso, convincente, persuasivo, mas a mim não convenceu.

O Grêmio vai realmente viver na corda bamba do confronto entre receita e despesa, disso não tenho dúvida.

Mas, por outro lado, quando não foi assim?

O que mais me preocupou na fala de Odone:  “A Arena só vai dar certo se for o orgulho dos gremistas”.

Ora, se ele tivesse dito isso há uns cinco anos, talvez a Arena não existisse hoje.

Não há estádio por mais bonito, charmoso, moderno, grande que seja capaz de suprir a frustração que o time pode dar dentro de campo.

Aí, me ocorre uma frase muita repetida por gente experiente que analisou o contrato: o negócio só realmente será bom se o Grêmio sempre tiver um time de alta performance.

Já escrevi sobre isso: é impossível viver todo o tempo no topo. Por vezes, e nós sabemos disso, se passa um tempo na ponta de baixo.

A Arena, por melhor e mais espetacular que seja, não opera milagres.

A Arena sempre será um orgulho para os gremistas, e motivo de inveja de uns e outros, sem dúvida, mas ela por si só não irá manter o Grêmio sempre no alto. É impossível.

Ainda mais quando se sabe que nem sempre pessoas competentes assumem o comando do clube.

Não é por nada que o Grêmio não comemora um grande título há doze anos, período complementado com uma passagem tenebrosa pela segundona.

Mais importante que um grande e majestoso estádio, é uma direção eficiente.

O estádio sempre teremos, já a direção…

Para o momento, já me satisfaço com essa tentativa de acalmar os ânimos e de sufocar as intrigas que tanta alegria levam aos Inimigos Raivosos da Arena, o IRA.

O que está feito, está feito. A Arena está aí magnífica. E isso ninguém pode mudar.

Se gostou, compartilhe!

  • Como sempre uma avaliação verdadeira, equilibrada e cheia de novos elementos para pensar. Parabéns!

  • rw

    Ilgo:

    Eu estou tranquilo.
    Tem tanta gente falando mal do Odone e desconfiado do ex-presidente Odone que estou ABSOLUTAMENTE tranquilo.
    Se o contrato vai quebrar o Grêmio.
    Se o Grêmio vai ver o caos.
    Se o advogado que acompanha o Dr. Helio Dourado mostrou para Adalberto Preiss as “terríveis projeções” deste contrato na época que Duda Kroeff era Presidente.
    Se o grande Fábio Koff não percebeu que este contrato era uma merda.
    E mais 200 conselheiros ficaram de bico fechado
    Só posso concluir que o contrato é bom.
    Senão o suicídio coletivo é um dever.
    Não tem sentido estas questões não terem sido abordadas na época.
    Ou não tiveram tempo para ler?

    Abraços
    RW

  • ilgo

    RW, tu sabes como as coisas se passam nos Conselhos tanto do Grêmio como do Inter.
    Eu já vi contas serem aprovadas sem a menor condição.
    O caso ISL, hein?
    Uma comissão analisou o caso e o relatou. Mas foi proibida de dar uma conclusão.
    só relatar podia.
    O contrato não é uma maravilha, mas não deve ser uma merda.
    Felizmente, o Grêmio está tentando dar uma melhorada,
    e vai conseguir.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; pelo visto este assunto vai continuar rendendo até a próxima eleição, pois tem gente que não sai do palanque. Tem muito ódio no meio e só limpando a velharada de cabeça vai ter nova mentalidade ou vão quebrar o clube. Clube é união e não picadeiro de circo.

  • Francisco Coelho

    A coisa está como partido político e cada gestação quer fazer tudo novo abandonando obras de outra. Não sou de nenhum lado político e desde o CACALO não apoio ninguém. Cacalo iniciou a era de dívidas passando para outro a responsabilidade ao dobrar ou triplicar o tamanho.
    Alguém vai ter de dar um basta nessa guerra de egos e pensar no GRÊMIO.

  • Walter Borba

    Ilgo e colegas de blog…

    Sou adpto a algumas idéias do Paulo Odone, principalmente porque ele não manda recado. É daqueles que chuta a porta e” vamu que vamu”.
    Mas, é evidente que essa situação da Arena casou e está causando muitos diz que me diz, onde é dificil saber quem tem razão.
    No meu sentir, concordo com você Ilgo quando refere que tem coisas erradas nesse contrato.
    Entretanto, concordo plenamente com o Paulo Odone, quando ele inflama e diz: NÓS GREMISTAS TEMOS QUE ABRAÇAR A ARENA.
    Nós Gremistas não podemos dar ouvidos a Hiltor Mombach, a Luiz Carlos Rech, a Diego Olivier….aos aspones “gremistas” que tem um único objetivo: AGORAR, SECAR, INVEJAR AQUILO QUE VAI DAR CERTO.
    Poxa, não precisa ser engenheiro, pedreiro, para se saber que toda construção nova há reparos por fazer. Nunca a construção fica a contento.
    Ocorre que, no caso da ARENA tudo é impossível de resolver, tudo é contra o Grêmio, tudo é prejudicial ao Grêmio.
    Poh…ontem tinha sedizente jornalista, Sr. Keny Braga, querendo saber quem era dono do entorno da Arena??????
    Ah… por favor, deveria tal pergunta ser indeferida de plano pelo Pedro Ernesto.
    Sendo assim, temos que abraçar a ARENA, comprar essa idéia, pois tudo dará certo….

  • Rafael Souza

    botequeiros,

    A IVI (Imprensa Vermelha Isenta) quer Moledo na seleção…

    é o fim dos tempos.

  • Roque Fernando

    Ilgo, a minha dúvida é se a gestão que ganhou tem capacidade para gerir a transição. Assim como está se lançando dúvidas sobre o que foi feito na gestão passada. O que eu não concordo é lavar roupa suja na imprensa como as pessoas desta gestão estão fazendo com um único objetivo:Lá no final, dizer que o que o Odone fez nós melhoramos viu. Um ranço sem tamanho e que só prejudica a arrecadação futura da Arena. Porque isso ? Não concordo que só o Odone é político, o Koff é politico e tudo o que estão fazendo é prejudicial ao Grêmio. Não se trata de defender o Odone mas de abraçar a causa que é Arena. Qurem discutir questões pontuais, beleza. Mas não façam isso de forma oportunista. Eu não vejo nada vazar do outro lado, será que é tão perfeito ? Estão dando um tiro no pé. Louvo a preocupaçao com o bem estar do Grêmio, mas a discussão pela imprensa não ajuda. Espero que na reunião dos presidentes, pelo menos acertem uma trégua e que os malas como parem de queimar o filme na imprensa. Acabou de pipocar nova entrevista do Renato Moreira. Porra, deu, chega.

  • joão machado

    Estou ficando com a impressão que os quase 20 anos que o Koff ficou fora do Grêmio o que ele conseguiu foi ajudar o Fernando Carvalho ganhar um titulo mundial e ser o todo poderoso do clube dos 13, que faliu e quebrou. Agora não esta conseguindo orientar sua turma e quem esta pagando o pato é o GRÊMIO. Lamento mas é mais Um e sua Turma a usar o Grêmio para objetivos particulares. Pelo passado (os presidentes e suas equipes/grupos dos últimos 20 anos) não ganharam nada para o Grêmio, mas já para seus objetivos e interesses pessoais e particulares é só olhar para traz.Não são só dois os Pavões no momento. São mais de 40 que de um jeito ou outro estão abrindo o leque de penas ou porque não o Rabo para tentar aparecer mais um do que o outro. Observem como eles vão de galho em galho(leia-se de rádio em rádio/tv em tv) para falar na latinha, quando na verdade foram eles que no conselho e presidência fizeram e estão criticando o filho que pariram.CORTAR OS PULSOS É POUCO meus SUPREMOS E PRIMEIROS EM TUDO TRICOLORES IMORTAIS. Eu os passo a aconselhar um chazinho de alecrim pela manhã todos os dias para mudar o rumo.

  • joão machado

    São 11,40hrs 26.03.13, como diz o rw eles são invenssíveis A IVI e a IRA esta atacando por todos os lado neste momento e nos como uma “boiada indo para o brete” estamos sendo empurrados de volta ao Olímpico. Já estou achando que voltaremos ao Olímpico com o rabinho no meio das pernas, tão forte é o ataque deles.(IVI-Imprensa Vermelha Isenta e IRA Inimigos Raivosos da Arena) inclua-se muitos tricolores na turma.

  • ilgo
  • Getulio

    Fabio Koff imitando os governos do PT, sempre de olho no retrovisor atacando os antecessores pra se valorizarem, desqualificar o que foi feito pra sair de herói. Infelizmente o maior presidente da historia do clube nao precisava disso, seu ódio pessoal ao Odone da discurso aos doentes do Reche e cia.

  • Francisco Coelho

    Quando “pensei” que os conflitos iriam diminuir vem o Renato Moreira jogar gasolina no fogo. Esse pessoal não perde a oportunidade de criar crises.

  • Francisco Coelho

    Pelo que jogou e vem jogando o Kaká não serve para o Grêmio. Ficou evidente para mim que o maldito carregar de bola do jogador brasileiro é o responsável pelo mau desempenho dos times e seleção. Sempre tem de dar 2 a 3 toques e depois olhar para quem passar. Jogador que não sabe amortecer a bola e chutar de prima é deficiente. Ficar tocando a bola é o típico jogo para “mostrar habilidade” e aparecer na TV. Falta objetividade e conhecimento tático, pois a maioria se marca mas não sabe se desmarcar.

  • humbertosm

    Parabéns ao Hiltor Mombach ele conseguiu o que queria, colocou pânico nas cabecinhas influenciáveis de gremistas.

  • Ricardo de Cruzeiro

    Leitura obrigatória a do Juremir.Conheces a história da grande represa que rebentou porque tinha um pequeno furinho,onde começou a vazar?

  • MAZEMBIANO

    Com tudo isso eu só não entendo uma coisa, porque o OAS não facilita as coisas, porque é pior pra ela,não terá uma imagem boa sobre tudo, e ter o torcedor contra é horrível para os negócios…acho que se tem que melhorar o contrato e ir levando com o tempo as coisas vão se encaixar, além do mais embora estejamos atrasados, se ganharmos um título de relevância? Certamente a Arena vai engrenar mais, mais sócio e por aí vai…talvez o Koff esteja falando tudo isso porque o Odone idealizou de uma forma terrível e quem vai pagar essa conta é o Koff, e certamente ele não queria um contrato assim!

  • humbertosm

    MAZEMBIANO, então porque o Koff foi se meter a Cacique e concorreu com o Odone, se era tão ruim assim que deixasse para o Odone. Já que quis ser presidente então agora arrume uma maneira de melhorar e feche o bico junto com os seus confiáveis. Porque essa gritária de cachorro covarde já tá demais, para o bem do Grêmio chega de alimentar os I$entos.

  • Roque Fernando

    Alguém comentou que em um período de transição é melhor não trocar as cabeças…Não que as cabeça “B” seja inferior a “A”, mas é inadimissível que o Romildo Bolzan diga que não conhece o contrato…atestado de burrice, o Koff, deu uma declaração infeliz e os outros pra não demonstrarem sua incapacidade estão colocando a desculpa no contrato..de forma pública e irresponsável. Não tem nada de positivo.É covarde isso. O Grêmio não esta morrendo mas suas cabeças pararam no tempo. É triste. Nunca fui contra o Koff, mas achei inapropriado ele voltar neste período. Também achei errado a declaração do Odone que o Koff gasta demais com o futebol. O objetivo do ^Grêmio é futebol.

  • Fábio
  • MAZEMBIANO

    Pois é Humbertson acho que deveria ter ficado o Odone mesmo, porque ele deveria limpar as sujeiras que fez…certamente o Koff só teve acesso a todo o contrato agora,e sei que ele não é cordeirinho igual ao conselho do Odone que tinha totalidade e que dito pelo próprio Ilgo que as coisas eram aprovadas e pronto! Então questionar uma Arena mal inaugurada,com campo ruim,com mureta quebrando, com sócios não conseguindo entrar e serem mal tratados,é isso mesmo Humbertson, deveria ter ficado o Odone…

  • MAZEMBIANO

    Ilgo que momento apropriado pra AG fazer propaganda de POA né? Pensam que não observamos, estavam quietinhos até a agora, mas com esse rolo da OAS é bom momento pra eles…

  • Francisco Coelho

    Essa matemática: 300 – 197 conselheiros presentes = 103 ausentes que não estiveram presentes no Olímpico na reunião do Conselho Deliberativo que aprovou as contas de 2012, o último ano de sua gestão Odone.

    Depois alguns ficam dando pitaco…

  • Francisco Coelho

    Hoje, 27/3 às 15:30 terá jogo dos juniores do Grêmio contra o Cruzeiro. Solicito aos que possam assistir anotar dados e divulgar aos demais usuários do boteco para conhecimento. Infelizmente pela distância não me é possível ir. Não sei se o Ilgo tem disponibilidade, mas certamente será um bom jogo.

  • Daniel Marcelo de S. Scherer

    É, não adianta reunião, não adianta almoço, não adianta nada, o Grêmio não tem jeito, é um clube de matraqueiros, que não conseguem ficar de boca fechada, por questões extra-clube, extra-futebol, extra-tudo. Agora na ZH tem o balanço, para colocar mais lenha na fogueira. Desisto, não dá mais para aguentar isso. http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/gremio/noticia/2013/03/as-contas-da-gestao-odone-r-158-milhoes-gastos-com-o-futebol-em-dois-anos-4087528.html

  • Antonio

    Parece que começou…reportagem do Correio falando do contrato do Inter com AG.
    Contrato entre Inter e AG gera dúvidas. Construtora vai ficar com o filé. kkkkkkkkkkkk

    http://www.correiodopovo.com.br/Esportes/?Noticia=494398

  • MAZEMBIANO

    Pô Ilgo não leu meu e-mail no cadeira cativa ontem he,he,he

  • ilgo

    Não vi teu email caro Mazembiano. entrou muito torpedo e a grande maioria nem cheguei a ver direito o que era.

  • Rodrigo

    Mazembiano e sua incrivel facilidade de colecionar “amigos” hehehehe, não pode ser contrariado que alopra.

  • MAZEMBIANO

    Rodrigo só mais uma vez, eu sou HETERO!!!

  • Ditto to Ginny re: posting the earlier letters for new subscribers. Alsocan you inform us who wrote the January letters?

  • If you never have a solid occupation then you are going to probably ‘t be a candidate for any no credit assessment loan Tammi Cilento a part of the application can be a detailed accounting
    of the monthly income and monthly expenses-this is termed the financial statement.

  • This is my first time visit at here and i am truly happy to
    read all at one place.

  • I like what you guys are usually up too. Such clever work and exposure!
    Keep up the wonderful works guys I’ve incorporated you guys to blogroll.

  • Hello, this weekend is pleasant designed for me, for the reason that this moment i am reading this enormous
    educational paragraph here at my home.

  • Thank you for another informative blog. The
    place else could I am getting that kind of info written in such a perfect approach?
    I have a project that I’m simply now working on, and I’ve been at the look
    out for such info.

  • I love your blog.. very nice colors & theme.
    Did you make this website yourself or did you hire someone
    to do it for you? Plz respond as I’m looking to
    create my own blog and would like to find out where u got this from.

    many thanks