O dia em que aplaudi Negueba

Eram 44 minutos do segundo tempo. Negueba saía de campo. Quando dei por mim estava aplaudindo entusiasticamente o jogador que quase me fez desistir de ir ao jogo contra o São Paulo. Temia pelo pior sem Wallace, Luan e Giuliano. E com Negueba como ‘reforço’. 

O preconceito é um dos maiores males da humanidade, eu sei. O preconceito está presente também no futebol, está em toda parte. 

Tenho de superar esse preconceito em relação ao Negueba. Foi pensando nisso que decidi ir à Arena.

Quem sabe Negueba não encaixa e o Grêmio faz um bom jogo e ganha do São Paulo?

No futebol, é comum ocorrer que jogadores desacreditados acabem luzindo, nem que seja apenas por um jogo.

Pois Negueba brilhou. Jogou demais, principalmente para mim que dele nada esperava além de correria de peladeiro.

Negueba marcou, recuou, atacou, chutou a gol, trocou passes com precisão. Enfim, e aí o maior dos elogios que posso fazer a ele neste momento: ninguém sentiu falta de Giuliano. E, pelo jeito, nem há de sentir, porque Negueba tem tudo para se tornar peça importante no esquema armado pelo técnico Roger Machado, que acreditou e investiu nesse jogador.

Méritos de Roger, e também da nova diretoria de futebol, que acertou em trazer Edilson (outro que critiquei) e agora Negueba. Neste domingo, ele jogou tanto ou mais que Giuliano, por um preço muito inferior.

DOUGLAS

Foi mesmo um domingo diferente. Até Douglas em aplaudi. Ele jogou muita bola. Dessa vez Roger o sacou do time na hora exata, logo após o meia errar um passe de forma bisonha para alguém tão talentoso.

Douglas foi demais. Várias vezes apareceu no setor defensivo tricolor, inclusive na área.

Mas continuo defendendo um meia que jogue nessa posição e que tenha uma jogada individual mais forte e vertical. Isso não impede que eu seja justo e o elogie quando for merecido.

GEROMEL

Agora, ninguém foi melhor no Grêmio que o Gerome. A presença do zagueiro Wallace parece que deixou Geromel mais tranquilo, mais seguro. Wallace é um baita zagueiro.

O problema é que o técnico Tite estava na Arena.

Se depender da atuação contra o SP, Geromel será convocado por Tite. E isso seria péssimo.

O MELHOR

O melhor em campo foi o goleiro Denis. Ele fez defesas espetaculares. Marcelo Grohe foi um mero espectador, o que prova a imensa superioridade do Grêmio no jogo.

Até no gol gremista Denis brilhou, porque evitou o gol de Maicon (outro de grande atuação), mas acabou largando a bola nos pés do onipresente Douglas. 

MILLER

O gol partiu de um passe preciso do Miller Bolanos na tabela com Maicon. Jogada treinada, segundo Roger.

Fora isso, o equatoriano finalmente dirimiu qualquer dúvida. É um bom atacante. Acertou quase todos os passes e arrematou a gol, num dos chutes obrigou Denis a grande defesa. É jogador para ficar nas imediações da área.

Joga com inteligência e simplicidade.

No mais, foi uma das melhores atuações do Grêmio que eu vi nos últimos anos.

E com o Negueba em campo. Futebol, futebol…

INTER

O time colorado foi muito beneficiado pela arbitragem em Campinas. Nem Corinthians, nem Flamengo, conseguiram tantos benefícios de uma arbitragem.

É tema para reflexão.

A Ponte teve um gol anulado (a bola cruzou a linha da goleira uns 30 ou 40 centímetros) e depois dois pênaltis indiscutíveis.

A Ponte, independente disso, poderia ter goleado.

O Inter acabou arrancando um empate.

Ah, futebol, futebol…

 

Se gostou, compartilhe!

  • Ilgo Wink
  • Fabio Scheffer

    Partidaça gremista hoje na Arena !!!

    Sem dúvida uma das melhores atuações do time no ano, contra um São Paulo que mesmo não estando em boa fase vinha com a banca de ser uma touca na nossa casa ultimamente.

    Defesa tranquila (com Iago jogando com naturalidade), volantes combativos e saindo pro jogo e muita movimentação do meio pra frente (com Douglas estando em um bom nível hoje).

    Mas pra mim o grande fato novo foi a entrada do Miller no time. Um jogador diferenciado que quase sempre escolhe a jogada certa e não tem medo de finalizar.

    Se não tiver outro contratempo pode ser o grande nome do time numa arrancada rumo ao fim do jejum !!!

    Quanto ao Negueba, a amostragem ainda é muito pequena, mas como até já escrevi antes, jogador que foi destaque na base flamenguista é sempre bom olhar com carinho, afinal eles são péssimos em avaliar pratas da casa e muitos brilham mesmo é em outros clubes.

  • Ricardo de Cruzeiro

    Ilgo não compares Neguebaclub com Giuliano…Lembre-se que ELE veio e foi embora o Edinho.Esta é a verdadeira troca que aconteceu…

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Um bom público de 40 mil torcedores na Arena do Grêmio.

    Grande jogo, o melhor do ano com ótima atuação de todos com vários e bons destaques na partida, entre eles Douglas, Negueba, Bolaños, Jailson, Maicon e Geromel.

    O placar não disse o bom volume de jogo do Grêmio que não deixou o São Paulo respirar em momento algum e Bolaños acertando todos os passes.

    Gostei da defesa do time, mas ainda acho que precisamos evoluir muito nesse setor e os jogadores estão se empenhando bastante para corrigir os erros de bolas altas. Wallace Reis foi muito bem.

    Continuo achando que do meio para a frente o time do Grêmio tem 13 jogadores de bom nível para 6 posições e hoje, sem 4 titulares absolutos do Roger, o time jogou muito bem com as reposições em cada vaga.

    Estamos encorpando na hora certa, isso é muito bom, pois o Grêmio gosta de jogos cascudos e à partir das oitavas da Copa do Brasil, todos os jogos serão assim.

    • Ilgo Wink

      Bem lembrado: grande público. é a força da torcida gremista

  • Fábio Viana

    Ilgo,
    Acrescento, modestamente, a análise de 2 outros jogadores, Iago e Jaílson.
    Iago, jogou bem, com personalidade, por vezes orientava os companheiros na marcação. Tímido no ataque, mas isso é compreensível, até pela fogueira em que teve que estrear e estreou muito bem. M.Hermes não é um Wendell da vida, então não vai fazer falta, ainda mais com essa amostra do Iago. Só acho que o Hermes poderia render alguns Euros, mas parece que não vai ficar.
    Jaílson, também jogou muito bem, técnicamente vem surpreendendo a cada jogo e ontem mostrou também muita força na recuperação das jogadas.

    Agora é a hora do time se impor fora de casa também e terminar o 1º turno como líder. Essa é a hora de engrenar.

    Abs.

    • Ilgo Wink

      Bem lembrado: o Jailson é um baita jogador. E o Iago vai mostrar que Hermes não fará falta.

  • Detective

    Ilgo, excelente coluna, sobre uma excelente vitória. Parabéns.

    • Ilgo Wink

      Valeu pela força. Tamo junto

  • Andre Peixoto – Sarandi/RS

    Baita jogo ontem. E aqui quero me retratar: Negueba e Edílson calaram a minha boca. Acho que nunca critiquei tanto o Roger pela escolha do Negueba. Pois não é que o cara logo na estreia fez uma grande partida? Em alguns momentos, pela movimentação intensa e chegada na frente, me lembrou o velho Tinga que jogou naquele timaço do Tite. Edílson eu ainda não assisti uma partida ruim. Amadureceu muito e deve ter aprendido muito com mestre Tite. Roger ganhou meus troco nas escolhas. Claro que tem muita coisa pela frente, mas se ele não teimar nas escolhas e principalmente com a bruxaria, acredito que tenhamos alguma chance.
    Os próximos 3 jogos serão fundamentais. América fora (lanterna), Santinha em casa (16º) e Botafogo no Rio (17º). Alguém aqui pensa diferente do que 9 pontos? Acho que não, né! Sigo com o pé atrás para tentar conter a empolgação, mas ontem foi difícil conter…

    • Gustavo Medeiros

      Mais um aqui que achava que o Grêmio não faria boa partida ontem.

      Mas vou com calma, se o Negueba tivesse ido mal ontem, iria esperar uns 4 jogos para analisar mais profundamente ele. O mesmo vou fazer na boa atuação.

      Só um detalhe, pelo que eu vi, foi o Will Smith que correu, ontem, pelo Giuliano. Negueba tinha mais liberdade para atacar.

      Iago, fez o feijão com arroz, quase não subiu, precisa se soltar.

      E Bolanos não é reserva, nunca, nesse time do Grêmio.

      • Fábio Viana

        Também tem outro detalhe, que time fraco esse do São Paulo. Não lembro de um São Paulo tão fraco nos últimos tempos.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Mas tem camisa e história e isso, sempre pesa, Fábio.

          • Fábio Viana

            Claro.
            Não estou corneteando a atuação do time. Claro que contra esses times as vitórias são importantes, principalmente para dar maior confiança e respaldo para o trabalho.
            Apenas estava fazendo uma constatação. Fiquei espantado com a deficiência, tática, técnica e anímica do SP.

          • Ilgo Wink

            SP por detalhe não eliminou o festejado Nacional

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Ilgo, sempre respeito muito qualquer um dos 11 grandes do Brasil, até mesmo o Vasco da Gama na segunda divisão. Abraço.

      • Ricardo

        Não teve mudança tática. Negueba jogou exatamente na mesma função do Giuliano.

  • JPFONTOURA

    Negueba queimou minha língua. Jogou muito bem, se mantiver esse nível, ninguém vai lembrar do Giuliano. Agora temos que buscar vitória fora isso que está faltando.

  • Daniel Scherer

    Vou me omitir de elogiar ou criticar o time ontem, pois assisti (ou não assisti) ao jogo ontem em meio a uma churrascada, e entre um pedaço de costela e um gole de cerveja, dava uma espiadela. Então não sei se o time jogou bem, mal ou meia boca, o que sei é que em nenhum momento a coloradagem secadora na minha volta se manifestou, então presumo que o time foi bem e fico com o relato da maioria aqui.
    Só não posso concordar que o São Paulo é ruim, porque da´fica fácil, se a gente ganha é porque o outro é ruim se a gente perde é porque somos ruins, ai não dá né. Um pouco de mérito temos que ter para estarmos ponteando o campeonato UM TURNO inteiro.
    Roger tem imensas limitações, os outros times não são lá grandes coisas, mas algum merecimento temos que ter.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Amigos, espero uma segunda-feira de elogios ao desempenho do time e ao bom resultado do jogo, pois na cabeça do bom Roger Machado, jogamos sem 4 titulares e nosso treinador provou mais uma vez ontem que o elenco treina intensamente dentro de seus padrões e de sua visão tática.

    Foi o melhor jogo do ano, pois entendo que o Negueba calou a boca de 80% dos criticos ”de resultados” por aqui, e o velho Douglas foi realmente jogador de nota 9 com méritos, e tem um agravante à seu favor de não levar cartão e não se machucar, graças à Deus. ”Tin tin”, é o 10 que temos.

    Não gosto do Douglas, mas o Jailson ontem correu por ele e o Negueba, pois o nosso velhinho vem dando conta do recado e é responsável direto por 12 dos 30 pontos do time na Tabela, sem contar as assistências ou ”pifadas” que ele deu aos companheiros.

    Vejo o time encorpando na hora certa, e a defesa esteve muito bem com os dois zagueiros se completando, onde Wallace Reis foi bem e Geromel outra vez muito acima da média.

    Acho que o Tite assistindo esse jogo e sabendo do histórico do zagueiro tão bom e regular, vai convocar o Geromel para as eliminatórias, aí, assim, acho que teremos mais um jogador na seleção na próxima convocação. Muito bom saber que o Kannemann está treinando e muito bem.

    • Ilgo Wink

      Eu não quero Geromel na seleção, quero no Grêmio

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Eu também, Ilgo, mas o Tite está de olho nele já a algum tempo e estamos em crise na zaga e nas laterais da seleção brasileira.
        Acho que o Geromel vai encaixar muito bem na seleção, mas eu também o queria só no Grêmio. Isso faz parte do sucesso.

        • Andre Peixoto – Sarandi/RS

          Eu quero mais que essa seleção se exploda…

  • Fabiano

    Ilgo,
    Concordo com tudo, mas só quero acrescentar, como alguém já falou, que Bolaños não pode ser reserva nesse time: ele joga muito e fácil.
    Só não podemos cometer o erro de escalá-lo no meio, pois ontem demonstrou que é atacante.
    Na função do Giuliano, vamos apostar no Negueba, que se jogar sempre como ontem será muito mais útil que o antigo titular, pois cumpre as funções táticas e aparece na frente, ainda tendo o drible, coisa que não tínhamos.

  • Marcos lena

    não vou falar nada, so escrever, estou com a língua queimada, muito queimada, Douglas, Edilson, Negueba – heheheheh

    • Ilgo Wink

      Bem-vindo ao clube dos língua queimada

  • RFPoa

    Ilgo, me propus: se o Grêmio enfileirar uma sequência de 3 vitórias seguidas não corneteio mais até dezembro de 2016. Pois tenho pensado o seguinte: Os caras tem saido por lesão e os reservas tem entrado e dado conta do recado. A duvida que me persegue: Iago, Jailson, bolanos e talvez o negueba tenham força pra serem titulares. Bolanos é titular de seleção…definitivamente nao pode ser reserva nesse time….ou sai everton ou Douglas….O Roger teria que ter muito cabelo no peito pra substituir os “originais da fábrica”. No eixo Rio-Sp ele é o “cara”, mas tenho percebido que temos tido mais sorte que juizo…na questão de substituições.

    • Ilgo Wink

      Se a gente for olhar vai ver que o Roger erra menos que a grande maioria.
      Vou cobrar essa tua promessa, eheheh

      • RFPoa

        Pode cobrar Ilgo, mas as próximas 3 partidas o Grêmio tem que ganhar, hehehhe

  • Fabio Scheffer

    Infelizmente o menino Everton se lesionou e para por 3 semanas.

    Felizmente temos o P.Rocha, o Miller (que pode ser recuado pra entrada do H.Almeida), e até o Guilherme Tilica pra substitui-lo.

    Grohe, Edilson, Geromel, W.Reis, Iago; Maicon, Jailson, Negueba, Douglas, P.Rocha; Miller na busca de uma VITÓRIA e mais 3 PONTOS contra o América-Mg no Independência !!!

  • Robert Plant

    E mais ou menos há um mês eu falei em largar, hein Ilgo? Coisa que nem mesmo eu acreditava, rsrsrs. Fui lá. Esquenta nos borrachos, domingo de sol, peguei a promoção no Gramado Leste com meu irmão. Que festa ali embaixo em jogo grande com estádio cheio e com o time correspondendo. Ainda curtindo!

  • Pedro de Lara

    E aí urubuzada.
    Não adianta encher o espaço de palpite e choradeira. Tem de conhecer futebol. Tem de ter jogado bola. Essa secação só alimenta egos depressivos. Não que eu não tenha os meus momentos ‘bad’, mas acreditar é fundamental.
    Chega de subestimar quem está com a batuta. Não gostou? Te candidata e pára de lançar teses que não vão ser testadas.
    Devemos louvar o fato de termos um treinador interessado em fazer sucesso. Pessoal e profissional. Requisito numero 1. Isso já deveria ser o suficiente para que tivesse nosso crédito. Quantos deprimidos, quantos motivadores não afeitos ao trabalho de campo, quantos aposentados de espirito, quantos enganadores, quantos Celsos Rothos tivemos que suportar até encontrar alguém identificado com o clube, disposto a desenvolver um conceito de futebol e continuar uma história, quantos??? Perder todos perderam, mas deles não se poderia esperar nada.
    A crítica faz parte, mas chamar o Roger de mau caráter, de treineiro, de escravo dos bruxos, de inimigo da base, etc., etc., é de uma baixeza pernambucana.

    Com o Gremio, onde estiver o Gremio.

    • Renato Souza Aguiar

      Eu poderia dizer baixeza patronal quem sabe… Tem pessoas que são capazes de torcer para o time perder apenas para terem sua teses comprovadas e poderem dar discursos ufanistas e teoricos, sob o aplauso frenetico das castas patronais…..

    • RFPoa

      Certo, em 99%, entretanto, reparo que não é pela identificação com o clube, e sim pela capacidade que ainda está demonstrando…não está proibido de outro técnico vir aqui e ganhar títulos. E não podemos ser bairristas a esse ponto de só achar que ganharemos com gremistas… Evaristo de Macedo, carioca da gema foi campeão conosco…Não podemos colocar como parâmetro ser identificado como torcedor do clube como requisito para efetuar um bom trabalho. Você acredita em técnicos independentes e sem bruxos?

      • Pedro de Lara

        Concordo. Identificação é o de menos.
        Eu só quis destacar a conjunção feliz: identificação+competencia+ambição.

        • RFPoa

          Sim, tranquilo, só que alguns esquecem isso….quero ver baterem a pontuação do Luxemburgo com o Grêmio no Brasileiro, heheheh, e mesmo assim, com toda pontuação não deu….que cosa