O desafio de sempre manter alto desempenho

Depois do eletrizante espetáculo deste domingo, na Arena lotada e frenética, ficou a certeza de que o Grêmio ‘só’ precisa manter maior regularidade de performances de alto desempenho nos jogos para assumir o posto não apenas de candidato – que já é, apesar de algumas atuações frustrantes -, mas de favorito ao título do Brasileirão/2016.

Não é fácil, mas se não puder repetir as atuações de nível superior que teve contra São Paulo, na 16ª rodada, que ao menos não tenha os desempenhos constrangedores – para não dizer brochantes porque este é um ambiente familiar – apresentados contra América Mineiro e Santa Cruz, os dois mais fortes candidatos ao rebaixamento.

Ninguém espera que os jogadores do Grêmio repitam contra equipes menores o entusiasmo e a gana seguidamente vistos nos grandes confrontos, mesmo naqueles em que o time não saiu vitorioso.

É da natureza humana crescer diante de grandes desafios.

Com certeza o comando gremista – dirigentes e comissão técnica – está atento a isso e tomando as providências necessárias para que o time jogue contra o Coritiba – integrante da turma de baixo – com a mesma vontade com que irá encarar o Flamengo e o Atlético Mineiro nas duas próximas rodadas.

Que enfrente o Coritiba como se fosse o Corinthians, porque os pontos em disputa são os mesmos.

DIA DOS PAIS

Antes tarde do que nunca: feliz Dia dos Pais a todos que usufruem da dádiva de terem colocado filhos neste mundo. Para os pais gremistas, de novo um dia especial porque nesta mesma data o Grêmio aplicava outra goleada: 5 a o no coirmão. 

DOUGLAS

Pode ser coincidência, mas o fato é que o Grêmio cresce muito quando Douglas joga bem. E o veterano meia deu um show de técnica, aplicação tática e gana de vencer. Escrevi dias atrás que existem dois Douglas, aquele de América e Santa Cruz, e o Douglas brilhante que marcou o gol da vitória sobre o São Paulo e que neste domingo iluminado foi maestro, solista e carregador de piano. 

Sem querer chocar os preconceituosos de plantão, este Douglas me serve e de mim só merece aplauso.

GEROMEL

O Grêmio mereceu a vitória nessa briga de cachorro grande.

Mas não fosse Geromel o time paulista teria marcado ao menos um gol. Pode-se dizer o mesmo para Grohe, que fez duas defesas sensacionais, e até Marcelo Oliveira, que evitou o gol paulista quase no final. Do outro lado, Cássio também foi muito exigido.

O grande problema é que Tite estava na Arena. E viu o gigante na zaga tricolor ao lado do sempre firme e seguro Wallace Reis.

Temo pela convocação de Geromel.

Outro que deve ser chamado para a seleção principal é Luan, que anda arrebentando nas Olimpíadas do Rio.

Aí fica difícil pensar em título.

PEDRO ROCHA

Ninguém jogou mal no time gremista. Ninguém. Todos tiveram atuação no mínimo acima da média.

Maicon e Jailson foram ‘apenas’ espetaculares. Na frente, Pedro Rocha, que vinha de atuações ruins, desabrochou. Fez um golaço, ganhou confiança e agora só tende a evoluir. Éverton voltou muito bem, inclusive com um gol.

Dos trio ofensivo, o que menos me agradou foi Miller Bolanos, que também deixou sua marca, o que pode contribuir para que melhore seu desempenho. 

 

Se gostou, compartilhe!

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Grandes verdades, Ilgo.
    Concordo com o Roger Machado, pois contra times cascudos e jogos de grande porte, o adversário sai pro jogo e assim, facilita o trabalho do Grêmio, nos criando espaços para trabalhar as jogadas onde criamos várias chances.

    Contra os citados times de baixo da tabela que jogam fechadinhos, nós temos muitas dificuldades e criamos apenas duas ou três chances de gol nos jogos que o Roger lamenta por não aproveitar.

    Amigos Gremistas !!!!!

    Não é euforia, é apenas satisfação de ver o time brigar muito e ter grandes atuações contra times cascudos, pois as vitórias contra Atlético-MG em MG, Flamengo, Cruzeiro, Santos, São Paulo e Corinthians na Arena do Grêmio e a vitória contra o inter no Circo no ”Trem das Onze”, provam que as atuações na derrota contra Vitória em casa, e nos empates contra o América-MG, Santa Cruz, Chapecoense e Fluminense foram apenas ”acidentes” de percurso.

    Imaginem vocês a soma de mais 11 pontos ao Grêmio na tabela com as vitórias nesses jogos que eu citei aí, e que para muitos torcedores e a mídia da IVI da Ypiranga e do centro ”era obrigação” !!!!! Pois é.

    Por isso, embora eu não acredito no título brasileiro de 2016 desde maio (é só observar minhas opiniões e comentários), entendo que a Copa do Brasil é possível, mas não tenho dúvidas que 2017 será a arrancada do time.

    Foi mais um Dia dos Pais perfeito para nós na exuberante, moderna, nova, linda, poderosa e tão invejada Arena do Grêmio que mais uma vez teve uma lotação espetacular com Record de público (50.184).

    Grandes atuações de Grohe, Geromel, Douglas, Maicon, Jailson e Pedro Rocha que levam uma nota 8, mas o Bolaños ainda ”em adaptação” ao Brasil perdeu dois gols feitos na frente do Cássio, que pena. Os demais apenas não comprometeram.

    Abraço e boa semana à todos.

    • Arthur J

      Levo mais fé nos pontos corridos do que no mata-mata…

  • Arthur J

    Um belo jogo e uma bela vitória. Pra dar moral.

    Tomara que com o gol o Bolanos engrene. Os 2 que ele perdeu hj foram pra matar.

  • Robert Plant

    Com a satisfação de na posição de pai ter a companhia da família e do seu filho ao lado, vibrei muito na Arena! Que seja infinito enquanto dure!

    • Ilgo Wink

      Realmente, um momento especial ir ao jogo com a família e ainda por cima vencer

  • RFPoa

    Ilgo, com 30 minutos de jogo da para ver se o Douglas vai ter uma boa jornada..é que não da para ficar insistindo esperando por um lampejo de eficiência tanto tempo. Talvez seja esse o maior entrave, substituir nos momentos adequados. Douglas não rendeu ? Paciência, substitui e tenta um que possa render ao coletivo. Aliás, coletivamente, em todos os setores o rendimento foi além da média.
    Por isso, penso que o Grêmio entra com uma certa soberba contra times menores…é o que parece com tantos passes de calcanhar, onde não é necessário. Mas temos certas partidas que o técnico ser incisivo. Os times quando nos enfrentam, fazem copa do mundo na Arena….Talvez seja isso que precisamos fazer, jogar contra o Flamengo e Atlético Mineiro e Botafogo (e os menores), na sequência, uma copa do mundo. Acho que falta esse espirito para enfim, sairmos da seca.
    Como foi bom ver o Grêmio com 3 atacantes de movimentação. Imaginem, Luan, P. Rocha, e Bolanos ?

  • Dilamar Costenaro

    Baita vitória, se jogassem com o mesmo ímpeto ganharia fácil fácil esse BR16.

  • Francisco Coelho

    Num palco como mais de 50 mil espectadores fizeram o que a torcida esperava. Sair agredindo o adversário para jogar pressão nosário. Não contei más li que foram 4 a 5 finalizações gremista contra 11 dos corintianos no primeiro tempo.

  • Serrano

    … eu prefiro esperar o jogo contra o Flamengo pra começar a elogiar. Eu lembro do jogo contra o São Paulo, ah, eu lembro bem.

    O que me chamou a atenção foi a insistência da imprensa – e tem muito torcedor entrando na onda – em dizer que “Bolaños está mal, não *adaptou-se* ainda. O tempo hospitalizado e a perda da condição atlética, ao que parece, não querem dizer nada.

    • Ilgo Wink

      Serrano, ninguém está proibido de elogiar por um jogo. O jogo seguinte é o jogo seguinte

  • Ilgo Wink
  • Pedro de Lara

    E lá vou eu. De novo.

    Esses ‘gremistas’ que não vibram a cada partida ganha, que deixam sempre pra próxima partida, são torcedores ou apostadores da megasena??

    Esses ‘gremistas’ que só encontram virtudes nos adversários e só defeitos no Gremio, como se futebol fosse um esporte de verdades insofismáveis, são torcedores ou o quê??

    Esses ‘gremistas’ que criticam nas vitórias e nas derrotas são torcedores ou masoquistas???

    Esses ‘gremistas’ sabem que o campeonato dura 8 meses e que, se não há qualquer certeza no título jogando extraordinariamente bem, também não há qualquer certeza que ele não virá jogando com alguma irregularidade???

    Bueno. Eu adotei para mim que antes de acabar qualquer chance matematica eu sou campeão. Não fosse assim, o que me motivaria a ir a jogos, comprar camiseta e dizer pro meu pequeno como é bom ser gremista?
    Vou ficar esperando o presidente perfeito, o dreamteam, o executivo de futebol infálivel??
    Tenho mais o que fazer.

    Boa semana a todos.

    E.T.: 1- Ilgo, tu ainda estás em campanha pelo Conselho??? Te cuida. Os amargos estão contaminando teu boteco. Pode ser prejudicial para tuas pretensões.
    2- Ah! O jogo. Só ouvi. Boas chance para o Corinthians, tambem, né??
    Mas o que esperar de um grande time, que foi treinado pelo Tite e está sendo treinado pelo bom Cristovão: que fizesse um jogo menor???
    Até parece.

  • Fábio

    Quatro pontos a menos que o Palmeiras, com um jogo a menos e o confronto direto em casa, logo mais.

  • Fabio Scheffer

    Em uma Arena pulsante, com quebra de recorde de publico, mais de 50 mil gremistas viram um Grêmio DESFALCADO vencer bem um dos postulantes ao título.
    Sem duvida cada vez fica mais forte o sentimento da torcida gremista com a Arena e isso está se traduzindo em números.
    Manter o pique em casa (aproveitamento de mais de 85%) e começar a VENCER FORA com mais regularidade, é o objetivo para estar na briga pelo titulo até o final do ano.
    A hora de investir no time NÃO VENDENDO NINGUÉM, ou no máximo vendendo e só entregando em 2016, é fundamental para esse clube gigante que necessita, e merece por conta de sua torcida, acabar com esse jejum !!!

    • Ilgo Wink

      bem lembrado, Gr~emio jogou desfalcado

  • Gabriel

    Obrigado e feliz dia dos pais para ti também.

    O Grêmio sente contra times menores porque esses se fecham e saem somente nos contra ataques. E nessa situação nosso time enfrenta grandes dificuldades para furar o bloqueio.

    Acredito que o Douglas sempre jogue bem quando as partidas tem um intervalo de descanso de mínimo uma semana. Acho que jogando quarta e domingo o veterano armador sente muito as partidas.

    • Ilgo Wink

      Realmente, um jogo por semana e ele rende muito mais

  • Daniel Scherer

    Ilgo, não consigo ver futebol no Douglas, para mim é um sangue-suga, os outros se matam para ele ficar desfilando a pança em campo. Não consigo engolir hoje em dia um jogador ficar esperando para dar uma pifada, agora não dá para não ver que o time jogou muito bem ontem, e neste caso, o Douglas não prejudica tanto.
    Um exemplo é que o Bolanos tem que jogar fora de posição para o pança desfilar em campo. Isso para mim é inconcebível.
    A questão agora é que vamos enfrentar o Flamengo e adivinha o que vai acontecer: W. Oliveira de novo em campo, e Ramiro que ontem entrou para tomar cartão amarelo.
    Fica a grande verdade de que o Grêmio joga muito contra os grandes porque os grandes jogam, e os pequenos ficam fechadinhos. Aí está o grande desafio de Roger, arrumar o jeito de jogar contra os pequenos. Se ele conseguir isso, terá de volta a confiança deste torcedor.

    • Ilgo Wink

      Daniel, o Douglas correu muito nesse último jogo. Jogou mais recuado, marcando inclusive na nossa área.

      • Daniel Scherer

        Respeito demais tua opinião Ilgo, mas por mais que ele tenha jogado, e eu não vi isso, ainda assim nada justifica tu colocar jogadores em campo fora de sua posição de melhor rendimento para deixar o Douglas. Eu tenho um ditado: se o Grêmio ganhar algo será apesar do Douglas e nunca por causa do Douglas.

  • FePoa

    Copa do Brasil ? Colocaria time reserva, para dar experiência aos guris, Grêmio não deveria desfocar do Brasileiro, é a minha opinião. Iria com Tontini, Lincol, Kanemann, Fredy e o Henrique Almeida,

  • Alexandre B. Galiazzi

    Inter jogando em uma segunda e perdendo novamente para a Chapecoense… Discurso do treinador deles: Houve evolução! Concordo, desta vez não levaram 5! Bom sinal.

  • Arthur J

    E a série B se aproxima das bandas do Beira-rio…

  • Francisco Coelho

    Nada como um dia depois de uma vitória para ver a alegria.

    Na escada de uma competição é necessário saber subir degrau por degrau cada um na sua escada. Uma escorregada nesta subida pode ser fatal dependendo da altura que esteja.

    O importante é focar no objetivo e seguir firme no mesmo ritmo. Claro que para manter o mesmo ritmo é necessário estar preparado.

    Se tiver alguns degraus com defeitos é necessário saber superar a adversidade com os braços na sustentação da escada e esquecer o degrau.

    Ramiro é um degrau com defeito. WO e MO também. Enquanto isso Raul segue sendo convocado para seleções. Só não ganha espaço no Grêmio. Lincoln é apontado como pronto em 9 de 10 gremistas más tá de castigo.

    A metade da escada já foi percorrida. A escada tem farpas e uma escorregada pode ferir as mãos. Será que vai dar para chegar ao final da escada na frente?

  • Pedro de Lara

    Comovente o apelo do Pedro Ernesto ontem, ao final do jogo. Lembrou a todos colorados que nada estava perdido, que a união nesse momento era o mais importante, que era necessario lotar o bera, blá-blá-blá, blá-blá-blá e blá-blá-blá.
    Não lembro de tamanha dedicação e entrega nos momentos ruins do tricolor. Naqueles momentos ele só falava em tragédia, em prejuízo, em decepção.
    Talvez tenha faltado algum incentivo financeiro, à época.
    Vai saber.

    • Arthur J

      Como diz o RW, está deflagrada a “Operação Carinho”. Inclusive com a agenda positiva de que o time deles “evoluiu” e que a derrota foi injusta.

  • Pedro de Lara

    Sugiro àqueles que vivem desconfiando do time do Gremio, que parem de sofrer por antecipação. O campeonato tem longos 8 meses e vai ser assim todos os anos. Se não houver um minimo de pensamento otimista, de torcida, melhor não perder tempo e fígado.
    Acreditar em título só quando tudo estiver azeitado?? Quando abrir 10 pontos de vantagem do 2o.?? Quando o teu técnico, o teu presidente e o time dos teus sonhos estiver em campo???
    Pois é…, não vai acontecer.

    • Dilamar Costenaro

      O Grêmio já teve 13 pontos de vantagens em 2008, e mesmo assim entregou o caneco, então não é culpa do pessimismo ou otimismo da torcida a falta de títulos, e sim por falta de time mesmo, mas acredito que 2017 será o ano do Grêmio, se não for esse ano mesmo.

    • Currador do futuro

      Pois é meu caro Pedro de Lara, o nosso Grêmio ultimamente vem nos levando do céu ao inferno em questão de um resultado adverso. Para alguns se o time perde, nada presta, do roupeiro ao presidente. Se ganha, vamos pra Tóquio ano que vem. Acho que não é um nem outro. Mas temos que observar uma grande melhora desde o ano passado. Estamos mais organizados dentro e fora de campo, mais avançados tanto na tabela como no caixa do clube. Creio que, com humildade esforço, perseverança e quando uma torcida abraça um time, mesmo este tendo algumas peças que estão abaixo dos demais ( leia-se M. Oliveira, Wallace O., Ramiro, Fred…) contagia e cria uma aura de campeão a ponto destes aumentarem seu rendimento e passarem a se esforçar pra compensar a ruindade. Como por exemplo o atlético MG que ganhou aquela libertadores no grito e reza da torcida e vários times que tivemos e fomos campeões. Ou todos eram craques? Temos que apontar os erros para melhorar o que já está no caminho certo, não criticar para destruir. Vamos com o que temos! Por isso assino embaixo no que você escreveu

  • Francisco Coelho

    Segundo dizem, “água mole em pedra dura tanto bate até que fura” e o pior cego é aquele que não quer ver.

    Numa competição quem nela entra deve ter como objetivo, vencer a mesma. Tendo 20 clubes num torneio serão 20 a disputar o título. Certamente aquele que melhor se planejou e se preparou terá uma “vantagem em relação aos demais”.

    Claro que entre os competidores, terão alguns enganadores ou que entram sabendo que só vão fazer “figuração”, pois não se prepararam de forma adequada.

    Para “amadores” há uma ideia de arrumar o time ao longo da competição. São aqueles que acreditaram num treinador ou não souberam planejar o grupo.

    Já assistimos clubes com planejamento que levaram o caneco e alguns que foram encorpando ao longo do caminho.

    Em uma competição de longo curso por pontos o importante é a regularidade e a soma do maior número de pontos frente aos adversários bem como de saldo positivo de gols.

    De promessas o inferno está cheio e os torcedores na maioria, sabem separar o joio do trigo. Diretorias sempre dão prazer. Senão quando chegam, pelo menos quando partem…

  • Daniel Scherer

    Aí o time tem uma vitória maiúscula sobre um concorrente forte, tem uma partida a menos e está a quatro pontos do líder.
    A torcida que sempre está meio “desconfiada”, se enche de ânimo e cria espectativas novamente.
    O que faz o treinador?
    Testa W.Oliveira e Ramiro.
    Ai é pra matar mesmo, será que o Roger não viu ainda que W.Oliveira não farda no Brasil de Pelotas????
    É dose para elefante.
    http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/gremio/noticia/2016/08/roger-machado-testa-gremio-com-wallace-oliveira-e-ramiro-7288100.html

  • Fabio Scheffer

    Brasil 6×0 em Honduras com o nosso Luan atuando como o “maestro” Douglas, pifando a turma da frente de tudo que é jeito e deixando o seu golinho.

    Só peço ao Bolzan que mesmo que tenha que vender ele e o Walace, por propostas realmente irrecusáveis, que ao menos os mantenha aqui até o final do ano.

    Com a moral que nossa dupla tá pegando com a amarelinha vão voltar voando e podendo ser diferenciais nessa reta final de Brasileiro e CdB.

    Do meio pra frente ter Luan, Miller, Everton, P.Rocha, Douglas, além de outros menos cotados como Negueba, H.Almeida e Lincoln, pra escolher o quarteto titular é fundamental para um time que ser CAMPEÃO !!!

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Marcelo Grohe, Edilson, Geromito, Walace Reis e Kannemann.
      Jailson, Wallace, Maicon e Douglas. Luan e Bolaños.

      Fabio, observe que Walace Reis vem jogando muito bem ao lado do bom Geromito, e assim, até o Marcelo Grohe jogou muito e foi destaque nas últimas 4 partidas com a defesa sem tomar um gol a 405 minutos.

      E esta nossa imprensa marota & furréca vinha pintando o Dourado e o Valdívia como titulares absolutos da Olimpíada, e foi Wallace e Luan que ajeitaram o meio campo da seleção.

      É por isso que eu acho que a torcida dá muito ouvidos para a mídia para formar uma opinião de uma coisa que ”só ela” está vendo, mas precisa ler e ouvir esses jornaleiros de werda da I.V.I para formar uma opinião sobre seu próprio time. É dose, amigo. Dá-lhe Romildo & Roger.

  • Lucio

    Por tudo que vi e ouvi do Grêmio esta semana, com direito ao Roger dizendo que empate é bom resultado contra o Flamengo, sabendo que ele vai Walace O. , Marcelo O. e o Ramiro, o Grêmio já perdeu antes mesmo do jogo começar, não tem como ser campeão de nada sem ganhar fora de casa. Mais uma decepção a vista, time bipolar.

  • Francisco Coelho

    Parece que os vermelhos estão atraindo mais atenção. Num momento crucial para a continuidade gremista na busca de um campeonato estão dando mais espaço para a política. Vamos enfrentar o Flamengo e não o Zé Ninguém.
    Já vamos entrar com 2 desfalques sem que o Grêmio providencie substituição adequada. W. O. e Ramiro é dose cavalar. Nem vou falar do M.O.. É por estas que não confio no Roger…

    • Arthur J

      Também me preocupa a duplicação da avenida Oliveira. E ainda tem o anão na volancia

      Menos mal que o guerrero e o W. Arao não jogam

  • Juninho Street

    O mais triste é com 1minuto de jogo, o nosso goleiro já estava fazendo cera.
    O resultado ja sei….
    Bom domingo a todos.

  • Serrano

    Tá barato.

  • Daniel Scherer

    Com 5 minutos de jogo já queimei a carne do churrasco, vendo o W.Oliveira deixar a bola passar por baixo do pé.
    Bota na conta do Roger mais essa derrota.
    Ninguem fica impune colocando certa figuras em campo, mesmo depois de tantas amostras de ruindade. Roger tem muitas virtudes mas tem também muito erros e deve ser duramente criticado por insistir nestes erros.
    Desligando a TV em 1,2,3……

  • Serrano

    Lincoln entrando? Só entra em fria. Ê Roger…

    • Juninho Street

      Realmente é sempre assim com o Gremio do Roger, time carregado de bruxos entra cagado tentando garantir o maldito empate, dae quanto ta tudo praticamente perdido coloca o pobre do lincon para tentar resolver.

  • Serrano

    E pra variar, a arbitragem resolve “agir”.
    Aí fica difícil.

  • Serrano

    … e é por isso, Senhores, que eu resolvi esperar pra elogiar depois do jogo contra o Corinthians: eu imaginei que algo como hoje viria.

    “Ah, mas o Juiz não deu um pênalti!”. Dã, humanos fazem isso o tempo todo com o Grêmio, e por isso mesmo o erro tem que ser mínimo, quase zero. Os dois Oliveiras, Maicon, Douglas? Isso se chama forçar a amizade.

    O que fica de ruim mesmo é que já vejo impaciente com o Bolaños. Moçada, o cara ficou quarenta dias comendo de canudinho. Esse ano, infelizmente, dificilmente vai render o esperado.

  • Francisco Coelho

    Sem comentários no momento…

  • pedro de lara

    Os puxa-saco agora se escondem como sempre heeheeh 🙂

  • Damião

    Quando o gremio jogará para ganhar fora de casa?
    _ melhor perguntar lá no posto ipiranga !!!!!!

  • Freda

    Bolanos continua jogando fora de posição e sendo sacado logo no inicio do 2tempo, enquanto o barriga de cadela tem todo tempo do mundo.
    Parabéns roger , vc morrerá abraçado aos bruxos.

  • Copião de Tudo

    Falar o que do amante de bruxos ?
    Lançar o Lincon quando a vaca já foi pro bréjo é querer queimar o menino, tudo para manter o barriga de cadela caminhando em campo.

  • Copião de Tudo

    O elenco do meu Grêmio não é ruim, é covarde como seu treinador. Fora de casa é um galo caído, apanha até de galinha morta.

  • Seu Madruga

    O elenco do meu Grêmio não é ruim, é covarde como seu treinador. Fora de casa é um galo caído, apanha até de galinha morta.

  • Arthur J

    Sinceramente, perder pro Flamengo fora é até aceitável.

    O que não dá é perder ponto fora pra time da segunda página. Roger precisa deixar de ser medroso contra os Américas da vida…