O desafio de Renato e o chopinho em Ipanema

Consenso em futebol é algo quase impossível.  Mas acontece.

Hoje, ninguém tem dúvidas de que o trabalho de Renato para ajeitar o time é espinhoso. Está aí um consenso.

Agora, se Renato conseguiu arrumar o time em 2010, por que não pode repetir a dose, ou o chopp, imaginando o mar convidativo e as areias cálidas de Ipanema?

Não é fácil, é mesmo um desafio, mas acredito na capacidade de Renato, ao contrário de muitos analistas que repetem exaustivamente que o ídolo gremista não tem cultura tática, uma bobagem sem fim.

Luxemburgo, segundo esses especialistas em dizer obviedades e utilizar expressões como ‘duas linhas de quatro’, ‘triângulo invertido’, esses modismos que dentro de mais alguma tempo cairão no esquecimento, assim como aconteceu com o ‘ponto futuro’ – que eu até hoje procuro -, o ‘overlapping’, expressão rebuscada que o falecido Cláudio Coutinho introduziu no futebol na década de 70, tem a tal de cultura tática.

Técnico de futebol, pra mim, se não atrapalhar já está de bom tamanho. O grande treinador é aquele que consegue trazer os jogadores para o seu lado, mas que, depois disso, os posiciona com sabedoria, extraindo de cada um o máximo, dentro de uma formatação.

Renato fez isso com muito sucesso em 2010, quando Gabriel, Fábio Rochembach, Douglas, Jonas e Lúcio – só para citar os casos de mais destaque – jogaram muito futebol, e dentro de uma esquematização que um técnico ‘sem cultura tática’ não tem como conseguir.

O maior desafio de Renato será arrumar o sistema ofensivo – e aí estão incluídos:

laterais que apoiem com assiduidade semelhante a de Renato nos joguinhos de futevôlei,

volantes que façam a cobertura nesses casos,

zagueiros que possam aparecer de surpresa na frente,

volantes que também tenham qualidade para se projetarem,

meias que não se limitem a toques curtos, mas que arrisquem os lançamentos longos;

meias que se aproximem mais da área aproveitando espaços abertos com o deslocamento dos atacantes;

e atacantes solidários e ao mesmo tempo efetivos nas conclusões, além de terem capacidade técnica para lances isolados, como fez Barcos contra o Atlético PR.

A lista é grande, mas Renato está habilitado a fazer isso, conforme provou no Grêmio e no Fluminense.

Se vierem reforços, as chances de sucesso aumentam.

Mas penso que com o grupo atual é possível fazer um time para brigar pelo título, porque não há no momento nenhuma equipe que possa ser apontada como favorita.

A equipe que se ajustar mais rapidamente, melhores chances terá.

Contra o Atlético, Renato visivelmente armou o time para não perder.

Contra o Botafogo – no primeiro jogo do Grêmio na Arena numa tarde de domingo -, será diferente: ele terá de jogar para vencer.

E aí será preciso mais rapidez nas saídas para o ataque, com passes mais verticalizados e lançamentos.

Vejo Vargas implorando por bolas longas, uma bola que chegue com ele já em velocidade, o que raramente acontece e que, certamente, contribui para o seu rendimento insatisfatório.

Se Kleber gosta de bola no pé, Vargas gosta de bola mais à frente.

Barcos deve ficar posicionado mais na frente, junto a área, mas recuando as vezes para o ingresso de Vargas. Falta ajeitar essa sincronia de movimentos, tendo ainda meias que joguem a bola mais espichada.

Enfim, Renato sabe de tudo isso, e mais um tanto.

Sabe também que há muito trabalho para arrumar a casa que Luxemburgo deixou em polvorosa.

O negócio é trabalhar, trabalhar e conversar muito com os jogadores.

O chopinho em Ipanema pode esperar. Pelo menso até o próximo verão.

ARQUIBANCADA MÓVEL

Não tenho nenhuma dúvida de que as arquibancadas móveis do estádio do Novo Hamburgo serão liberadas para o Inter jogar no Brasileirão. O regulamento não permite, mas sempre aparecem artifícios para atender interesses dos grandes. Vale para o futebol, vale para tudo.

Pelo que li a liberação vai ocorrer em várias instâncias.

É mais ou menos como no caso Kiss, onde morreram 242 jovens.

Uma vistoria feita por inúmeras entidades, acaba não caindo no colo de nenhuma delas na eventualidade de uma tragédia.

Assim, quanto mais entidades derem o aval, melhor para todas elas.

Se gostou, compartilhe!

  • Renata

    Ilgo, fugindo do post, o que tu acha que o WC tem na cabeça???É sério, o que leva um “jornalista” a ecsrever o que escreveu??? Gostaria da opinião sincera de alguém com conhecimento de causa (jornalismo). Em cada postagem incitando um gremista a lhe dar uma bifa no meio das fuças na primeira oportunidade, eu penso e tento justificar o que lhe leva a defecar pelos dedos cada vez que se senta e pensa “hoje vou escrever sobre o grêmio”, P#@#$@A!!!! Será o benedito que não temos ninguém com bolas nas calças nessa direção para dar um paratiquieto nesse véio, ninguém para numa dessas entrevistas falar em alto e bom som tudo que a torcida pensa???? Depois partimos para a ignorância e eles ficam de mimimi que a torcida é agressiva e blábláblá wiskas sachê…Cansei, eu não leio ele, mas volta e meio alguém posta alguma coisa indignada sobre as asneiras dele e me fazem ler….esse lunático, no mínimo, desejou que os gremistas no próximo jogo contra o inter naquele potrero quebre as pernas em vários pedacinhos….e eu, depois disso, quero que muitos colorados se machuquem e muito naquela arapuca que chamam de arquibancada!!!!

  • MAZEMBIANO

    Pois é, e o Rech tentando explicar a diferença da situação do Arena pra essa agora do Inter é muito engraçado, eles buscam palavras diferentes la no fundo pra tentar argumentar que pros lados de lá é tudo diferente…Renata concordo contigo, mas aí o “maluco” do Santana e o Cacalo que lá estão, porque não o questionam?

  • MAZEMBIANO

    Ilgo, o Renato até o fim do ano vai bem, agora no ano que vem, no verão? Não vai querer ficar aqui kkkkk, mas aí é outra história…
    Minha mãe me disse e eu não acreditei, Paulo Nunes na Fazenda da Record, o cara ta bem, não envelheceu kkkk

  • Renata

    Mazembiano eu acredito que o cacalo e o santana entram naquela história “já que não pode vencê-los, junte-se a eles”, e também são dois esclerosados que servem mais p comédia e caricaturas sem credibilidade, tem que vir a público o Rui ou o Chitolina e dar uma chinelada, no mesmo nível que fez o presidente do atlético paranaense, porque ser tratado como alienado que vai ler e ouvir tudo quanto é besteira e ficar quieto tá cansando, nossa diretoria (que apoio) parecem cachorrinhos que apanham colocam o rabinho no meio das pernas e voltam para sua salinha deixando que os retardados do lado de lá acreditem em tudo que se fala e escreve, pois vai na onda, quem cala consente!!!!!

  • Rui Gulherme

    Pessoal, se a direção não se mexe, é hora da torcida mostrar que está cansada de certos colunistas “pseudo jornalistas”, mostrando nos jogos na arena que WC, Hiltor, Reche e companhia não são mais tolerados. Sem violência física, mas através da voz e de manifestação visual (cartazes, faixas). Desta forma a direção terá que se pronunciar. Eu vou levar um cartaz no jogo contra o Botafogo. “WC torcida EXÓTICA com muito orgulho. PALHAÇO;” Vou esfregar na cara da cabine da Gaúcha, se ele for lá vai ter que me engolir. Sei que um só não resolve, mas se cadaa um fizer algo neste sentido, vai ter reflexo.

  • Adriano Schtscherbyna

    Não vai acontecer nada, pois no Beira-Rio até com máquinas trabalhando já teve jogo…Não vai acontecer nada PQ A TORCIDA DO INTER É FRACA E FICA SENTADA COMO NUM TEATRO..NÃO PULAM, NÃO CANTAM E NEM VIBRAM…
    SÓ CUIDADO PARA NÃO DERRUBAREM A ARQUIBANCADA, POIS SENÃO MULTAM ELES E OS COLORADOS DA IMPRENSA VÃO DEFENDÊ-LOS.

  • IMORTAL

    E QUE OS COLORADOS SAO CIVILIZADOS, ESTAO ACOSTUMADOS A ERGUER TACAS TODOS OS ANOS, E FAIXAS, O PROTESTO DE QUINTA FEIRA NAO VAI SER DAS CENTRAIS SINDICAIS E SIM OS GREMISTAS PROTESTANDO QUE A MAIS OU MENOS 15 ANOS NAO GANHAM NADA,
    SAIRAM DE PORTO ALEGRE E FORAM PARA A (GP) OU GRANDE PORTO ALEGRE, POIS OS MESMOS NAO AGUENTAVAM MAIS VER OS COLORADOS COMEMORAREM TITULOS, IR PARA A GUETH FESTEJAR E TOMAR UMAS GELADAS , 83 MAZEMBIER, KIDIABA A 91 A 2004 E A BOTAFOGO 3X1.
    ESPERO QUE NAO FIQUEM MORDIDOS
    ATENCIOSAMENTE.
    IMORTALL

  • IMORTAL, temos também a geladíssima ‘ INTER SEGUNDA DIVISÃO FIFA CALOTE 1995’ e eu acho que eles merecem jogar la na Arena Fifa Nóia, pois certamente os levará ao Bi Fifa Rebaixado em 2014. Tenho dito aos ratos vermelhos da imprensa (IVI) e aos demais ratos que rato sempre será rato e imortal só o IMORTAL TRICOLOR DOS PAMPAS o único primeiro Campeão do Mundo no RGS e isto nenhum rato apagará por pior rato que seja.

  • Gabriel

    Ilgo, Tevez foi comprado pela Juve por 12 milhões de euros; alguém ainda acredita na mentira de Damião por 20? Começo a questionar até a negociação de Fred, será que não estão maquiando números como acusam o Corinthians em SP de fazer?

  • Francisco Coelho

    E o Paraguai segue na LA.

    Teremos 2 times ou 1 só para as 2 competições.

    Gostaria de ver o Gabriel com a 3 e ver como se sai.

  • Rafael S

    frase do Reche ontem, quando tocou-se no assunto preço dos alimentos na arena..
    “que os gremistas saiam comidos de casa”

    sem mais…

  • Entendo que muitos ratos da imprensa estão dizendo muitas coisas que o Ministério Público deveria se manifestar contra diversas agressões ao patrimônio do Grêmio e sua torcida que é o maior Patrimônio Tricolor.

  • ilgo

    Gabriel, tem muita lavanderia no futebol.

  • Rafael S

    o baloteli foi comprado por 20mi de euros…e querem mais que isso pelo damião…

  • Gabriel

    Por isto os americanos nos monitoram… Eles cunharam o termo com Al Capone, mas é na República das Bananas que melhor se põe em prática.

  • Gabriel

    O WC se acha esperto, hoje tentou justificar o exótico como algo que vem de fora, ou seja, não é originário do mesmo país; habilmente tenta ocultar que o termo também significa esquisito, extravagante,estranho, raro, esquisito …

  • Gabriel

    João Machado o levante contra arena escancarou a raiva que sentem do tricolor, eu acho que estas guerras internas no clube contribuem para o estado fragilizado ou indefeso perante a mídia que nossa torcida se encontra. Como defender nosso patrimônio se dentro do Grêmio existem ratos a fomentar esta corja; primeiro devemos trabalhar internamente para extirpar estes roedores…

  • Francisco Coelho

    Ilgo; porque o Robertino Canavesio, zagueiro argentino canhoto de 20 anos e 1,90 ainda não foi usado?

    Sei que só podem jogar 3 más tem jogos que podem e devem ser usados para ver o potencial dos jovens. A Copa do Brasil é boa para isso.

    Basta usar: Dida, Pará, Werley, Canavesio, Alex, Ramiro, Matheus, Guilherme, Maxi, Barcos e Kleber. Lembrando que agora podem ficar 12 no banco e abre o leque de opções.

    Como temos tomado gols de cabeça os de maior altura como Gabriel e Canavesio devem ser tentados. Ramiro é pequeno más mostrou velocidade e garra como volante e Matheus pede oportunidade aonde o Souza vem muito mal…

  • MAZEMBIANO

    Francisco Coelho venho sugerindo o Gabriel a horas, é o cara pra posição, tem postura e sabe jogar…

    O “imortal” que adora aparecer quando o Ricardão já foi embora, vem aqui pra mais uma de suas bobagens de torcedor apavorado…vai tentar conseguir torcedor pro teu clube e depois tenta passar do Grêmio que nem conseguindo jogar no Japão depois de 90 anos deu certo, continuam atrás…isso deve ser triste!

  • MAZEMBIANO

    Rui Guilherme também concordo contigo, se cada um fizer algo vai aparecer, eu mesmo já tive a idéia de fazer um adesivo com os dizeres ” IMPRENSA IMPARCIAL” com o imparcial em vermelho destacado…

  • MAZEMBIANO

    Ilgo pergunta pro “imortal” se ele tava no grupo de pessoas do clube dele que foram cantar o Hino e cantaram ERRADO lá no conselho? kkkkk bem coisa de clube sem conhecer sua história kkkkkk

  • IMORTAL

    na historia colorada não esta escrito bi rebaixado, calote luxa, no hino de vcs falam ate em gazelas, colygay e poltrona 36

  • Gabriel

    O imortal, prefiro cair 2, 3, 4 vezes que peder para o CELUPA time amador dos funcionários de uma fábrica de papel higiênico.
    Porque não me responde : teu atual elenco tem jogador que posou para revista gay na Itália, teu maior ídolo foi pego com o professor de tênis, teu time teve um centroavante que pagou um mixe para comer a esposa depois tentou esfaqueá-lo, teve um zagueiro flagrado boqueteando em um estacionamento de restaurante, por falar em calote vai pagar o Fossati depois volta aqui para postar e o hino do teu clube faz alusão ao céu AZUL, quer corneta melhor, claro você não conhece nem o hino…

  • João Pedro

    Galo na final da Libertadores. Ronaldinho e Vítor na decisão. Putz… podia ser o Grêmio! Ronaldinho campeão da Libertadores… Vai doer muito meu coração.

  • João Pedro

    Galo na final da Libertadores. Ronaldinho e Vítor na decisão. Putz… podia ser o Grêmio! Ronaldinho campeão da Libertadores… Vai doer muito meu coração.

  • João Pedro

    Miguelina campeã da Libertadores? Não! Meu coração tricolor nao vai agüentar.

  • João Pedro

    Mandaram embora o Vítor. Ele classificou o Galo pra final da Libertadores que o Koff nos prometeu.

  • Francisco Coelho

    Canhoto batendo penal é complicado. Os que sabem batem bem os demais jogam na lua e olham para a cal perguntando cadê a bola…
    Enquanto o gelo derrete e forma desenhos com uma generosa dose de malte fico pensando no tempo que perdemos com o Luxa e continuamos perdendo.
    Quinta feira e nada de jogo treino. Exercícios e forca para melhorar a impulsão são bons más jogar é fundamental. Posicionar e repetir 1.000 vezes se necessário à mesma jogada é imperioso.
    Maxi Rodríguez o do Newell’s cantou onde colocaria e chutou fraco…
    O galo se classificou más não convenceu. A mim não convenceu. Gosto do Cuca e do seu trabalho más o time não mereceu a classificação.
    Rogério Ceni deveria virar treinador de goleiros. Seu tempo passou e ele ficou…
    Nahuel Guzmán mostrou como sair do gol e anulou a bola de área do Atlético.

  • Francisco Coelho

    Continuamos vendendo um peixe que ainda está nadando em rios, barragens, viveiros ou mares. Vender terrenos em Marte é fácil o difícil é a posse. O peixe pescado e cosido, assado ou frito e bem temperado está distante. A fome de títulos aumenta e até onde a paciência aguenta?

  • Francisco Coelho

    Os vermelhos estão com um baita time. Um time maduro e mais que suficiente para vencer todas as competições. Vencer o Coelho é fácil…

  • walter borba

    Futebol é demais….

    …de pessoa não grata aqui no Sul, por nós gremista, Ronaldinho é Rei em BH.
    …com fama de pé frio, de que não jogador de decisão, Victor pega dois penaltis em fase decisiva e está na final de uma libertadores em menos de 01 ano fora do Grêmio.
    …ele estava velho, ultrapassado, era lento….Gilberto Silva está na zaga, é reserva, tudo bem…mas NÃO COMPROMETE, como fez o Cris em 03 jogos pelo GRÊMIO.
    …disseram e execraram…este zagueiro jamais devia ter vestido a camisa do Grêmio, Rafael Marques está na final da libertadores….

    Antes deles, temos o Douglas campeão do mundo; o Fábio Santos Campeão do Mundo…

    Todos esses jogadores passaram pelo Grêmio num prazo máximo de dois anos…

    Sendo assim, a culpa pela nossa carma por falta de títulos é EXCLUSIVA dos: SEUS POLÍTICOS E DIRIGENTES.

  • Jocelito

    Se o Atlético-MG for campeão da LA,o GRÊMIO e o Botafogo serão os únicos clubes que vieram da série B e não ganharam títulos.
    Vejamos:
    Palmeiras – campeão da copa do Brasil
    Vasco – campeão da copa do Brasil
    Corinthians-campeão da copa do Brasil,do Brasileirão,da LA e do Mundo(é pouco?)
    Atlético-MG- campeão da LA?
    Fluminense -Bi campeão Brasileiro
    Botafogo -nada
    GRÊMIO -nada
    Conclusão:
    Estamos nivelados por baixo! Nada contra o Botafogo,mas sermos comparados a eles em termos de títulos é no mínimo preocupante!
    E mais se o Galo vencer a LA.Os três times com maior jejum de títulos por ordem são:
    1º- Botafogo – campeão Brasileiro 1995
    2º- GRÊMIO – campeão da copa do Brasil 2001
    3º- Cruzeiro – campeão da copa do Brasil 2003 – campeão Brasileiro 2003
    Ou estou falando bobagens?

  • GREMISTA

    Cadê o moderador do blog ?

  • walter borba

    Jocelito.

    Estou contigo e não abro.
    Assino em baixo do que falaste.
    O Grêmio foi GRANDE.
    Hoje, somos médios.

    Estamos no patamar do Botafogo, do River Plaite, do Racing…do Penarol…

    Somos um gigante adormecido

  • IMORTAL

    O IMORTAL FALA A VERDADE E CONDENADO, TEM QUE DEIXAR SE ILUDIREM E DAR TIRO NO PE, ASSIME A REALIDADE GREMISTA SO NO CHORORO KKK

  • Ilgo

    O moderador tá na greve geral

  • MAZEMBIANO

    Walter Borba, entendo tua opinião mas acho que nem sempre é assim, Paulo Nunes e Jardel não eram nem a primeira opções em seus clubes, e aqui deu no que deu…acho que é a soma de competência com sorte mesmo…

  • MAZEMBIANO

    Vamos lembrar que o A Mineiro não ganha nada de 1970…Não é justificativa, mas pô o Grêmio é uma criança perto disso! Até os morangos levaram quase 90 anos pra ganhar alguma coisa importante internacionalmente….
    Mas vale lembrar que os colorados e principalmente o “imortal” nos cobram mais que nós mesmos, porque será? Eles gostam de ver a torcida do Grêmio, imagino, por isso não conseguem passar em número…aliás, “imortal” é verdade a história que na época do centenário tiveram que contratar um historiador por não terem certeza da fundação? Bah, mas é muita incerteza nesse clube kkkk…imagino que tu não sabe se mostra ou não aquela foto com Gabiru, e usa a camisa que ele te deu…kkkkk…eu nunca vejo nenhum colorado usando uma camisa com o nome dele, porque será? Responde aí, já que tu parece saber bastante coisa kkkkk

  • MAZEMBIANO

    Gabriel essa do zagueiro no estacionamento eu não sabia kkkkkkkkkk é forte hein kkkkkkkkk

  • IMORTAL

    mazembiano era ele e t…. minaa…..

  • thanks, I believe your visitors could possibly want significantly more content articles similar to this carry on the superior get the job done.

  • A round of applause for your post.