O choro de Souza e a virada do incansável Pará

A vontade, a determinação, a obsessão pela posse de bola e uma indignação poucas vezes vista diante do resultado adverso é que levaram o Grêmio a vencer o Santos.

Mais uma vez o Grêmio foi um marcador implacável, com seus jogadores – todos eles, com exceção de Dida – pareciam cães famintos disputando um pedaço de carne.

No primeiro tempo, o Santos quase não conseguiu respirar. Mesmo assim, deu algumas estocadas perigosas, todas puxadas por Montillo, que costuma jogar o que nunca joga exatamente contra o Grêmio. Sua lesão ainda no primeiro tempo foi muito importante para a vitória. Não tenho dúvida disso.

O Grêmio pouco criou. O goleiro Aranha, a exemplo dos goleiros que enfrentaram o Grêmio, quase não trabalhou. Não lembro de nenhuma defesa difícil dele, sinalizando que o sistema ofensivo do time cria pouco, apesar do volume de jogo, do domínio de meio de campo e da presença constante nas proximidades da área adversária. Agora, é importante frisar a eficiência da defesa santista nesta noite na Arena.

Assim, com um meio campo forte e competitivo, mas nada criativo, foi preciso muita insistência e o elemento surpresa para furar o bloqueio do Santos.

No segundo tempo, com o placar imóvel no 0 a 0 e os minutos voando, nada parecia indicar que o gol sairia.

Foi então que Souza – tão criticado por alguns – descolou-se da grande área defensiva e foi, imbuído de indignação diante do resultado desfavorável, foi ao ataque. Encontrou Barcos e continuou correndo na esperança de uma bola que poderia lhe ser jogada dentro da área.

Barcos avançou sobre seu marcador e rolou para trás, onde encontrou Souza, que, premiado por acreditar, mandou a bola para a rede. O volante gremista chorou ainda antes de ser envolvido pelos companheiros.

– Chorei de alegria. Fiquei um tempo afastado por lesão, estava fora do time e agora estou voltando. O gol veio em boa hora para o time -, contou Souza, que vinha sendo alvo de críticas constantes de uma parcela da torcida.

Depois o do gol, o Santos abriu-se mais. Renato ainda esperou um pouco para sacar um volante, Riveros, e colocar Maxi Lopez. O uruguaio entrou muito mal. No primeiro lance, foi obrigado a interromper um contra-ataque e levou o amarelo. Seguiram-se minutos de um desempenho preocupante. Cheguei a pensar que talvez Biteco fosse a melhor opção, mas é fácil pensar assim depois de ver o uruguaio fracassando. O Santos cresceu. Foram dez minutos tensos.

Aos poucos, o Grêmio reassumiu o controle do jogo. Maxi passou a aparecer bem na frente, mas ainda sem brilho. Até que Pará fez a jogada pela direita, tocou para Maxi, que meteu com perfeição para o lateral cruzar rasteiro e encontrar outro elemento surpresa na área santista. Werley, sem marcação, dominou e chutou com precisão no canto direito de Aranha.

Um pouco antes, eu questionava – e acho que muitos fizeram isso -, porque Renato não saca um zagueiro e coloca outro atacante? Werley foi o atacante na hora certa.

Foi uma grande vitória sobre um adversário aplicado, retrancado, mas sempre muito perigoso nos contra-ataques.

Uma vitória que fez lembrar o Grêmio dos anos 90, um Grêmio que ganhava muitas vezes pela insistência, pela perseverança.

O time inteiro foi bem, mas eu destaco alguém que sempre critiquei duramente e que venho elogiando nos últimos jogos: Pará. Renato, que fez Gabriel – entre outros – jogar em 2010, repete a dose com Pará, hoje um jogador mais confiante, mais seguro de si, que ousa e agora acerta.

Pará o melhor do Grêmio nessa vitória que classifica o Grêmio na Copa do Brasil.

Mais um mérito de São Portaluppi.

Se gostou, compartilhe!

  • Roque Fernando

    Dessa vez não tenho nenhum reparo em teu comentário, esta perfeito e acrescento que quando entrou o maxi Rodrigues o Grêmio a acabou com 4 na zaga 1 volante, 1 meia, 2 atacantes, um 4-2-2-2, era isso. A vontade dos caras esta sendo fundamental. Eu não sei se da para manter a pegada num 4/3/3 ou 4/4/2, se bem que o felipao colocava o Rogér quase como um 3• zagueiro pq ele fechava o lado esquerdo, é isso aí,

  • Jocelito

    Ilgo eu sou um que não gosta muito do futebol do Souza.Acho-o lento e somente faz(ia) passes laterais,mas,ontem no primeiro gol gremista,pareceu o Turbo man. Deu uma arrancada fantástica!
    Essa mudança também pode ser creditada ao Renato?
    A sorte parece que está ao nosso lado.
    Primeiro foi na Bahia.O GRÊMIO fez o primeiro gol e o adversário teve um jogador expulso.
    Depois um penalty para o Cruzeiro que o Dida pegou,e em seguida o adversário teve um jogador expulso.
    E ontem Montillo,talvez o melhor jogador do Santos,teve lesão muscular e precisou sair.
    Estou sentindo cheiro de título.Será?

  • walter borba

    Ilgo e colegas de blog.

    Assim como o Renato vem dizendo: É difícil ser campeão…porque os outros times também querem.
    Essa afirmação é óbvia.
    Entretanto, Renato também afirmou: ___O Grupo está com vontade, está querendo e isso é meio caminho andado.

    É difícil saber até onde iremos.
    Entretanto, com essa vontade e determinação que o time vem apresentado, sem dúvida, o time que jogar contra o Grêmio vai suar sangue.

    Ser especialista em esquema tático, não ganha campeonato.
    Ter um elenco de craque e estrelas (vaidosas), também não ganha campeonato.

    O que ganha campeonato..é a integração coletiva do time, é a vontade mútua de vencer.
    O que ganha campeonato é ver Kleber e Barcos abraçados ao fim do jogo, sendo Kleber a “muleta” de Barcos que saiu mancando.
    O que ganha campeonato é ver Souza chorar ao fazer um gol, mostra que tem brio e respeita a torcida.
    O que ganha campeonato é ver o Dida vibrar…coisa raríssima.

    São Portaluppi, como diz o Ilgo, uma vez mais, devolve a personalidade do Grêmio – aguerrido, raçudo e que não tem bola perdida.
    Personalidade que, outros treinadores teimam em tentar mudar. Porém, não mudam, porque isso está enxertado no manto tricolor, na alma gremista.

    Por fim, é claro que amanhã pode vir uma derrota, até porque enfrentamos o Corintians.
    Mas, as estáticas entre e Grêmio e o Corintians é parelha. Já ganhamos e Perdemos Campeonato.

    Perder é do Jogo. O QUE O GRÊMIO NÃO PODE PERDER É SUA ALMA “CASTELHANA”.

    Isto porque, com essa ALMA…é muito difícil nós perder.

    Ps: Ilgo, o Kleber não está merecendo um “post” especial??? O Renato está conseguindo recuperá-lo.

  • Gabriel

    Este time me lembra o time dos anos 90 também, pois este, como aquele sempre fazia, me deixou com cara de imbecil.

    1º o Pará que nos últimos jogos mesmo sem ainda cruzar bem vem queimando minha lingua (e tomara que continue) ele erra e rouba de novo o jogo inteiro, é de uma entrega impressionante.

    2º quando penso em desfazer o esquema, não faz e um dos zagueiros me dá a vitória.

    3º Mesmo baleado Souza vem jogando(assim como Riveiros e Ramiro) uma enormidade.

    Vejo uma evolução constante deste esquema, pois na dificuldade para que o mesmo possa sobreviver se faz necessário que alguém de trás, por vez ou outra, se desloque para ajudar o ataque e isto ocorreu 2 felizes vezes ontem.

    Parabéns Ilgo, fostes o único a enxergar evolução no Pará, o ÚNICO em toda mídia e torcida, juro que tentei ver algo mas não encontrei e hoje dou a mão a palmatória. Gosto de ter surpresas nas minhas análises particulares de nossos jogos e este time todo jogo apresenta uma novidade.

  • ilgo

    Pessoal, não sei até aonde o Gremio vai, pq tem o poderoso Corinthians pela frente, um time que como o Grêmio joga para não levar gol. Mas o time já recuperou minha auto-estima e minha confiança. Então, eu vou curtindo jogo após jogo, sem pensar no que futuro.

    Sobre o Kleber, ele tá jogando muito, mas fico puto quando leva cartão amarelo por reclamação boba, em lance do meio de campo. São dois jogos seguidos isso.

    Como diz o RW, mão pesada na avaliação da ZH hoje.

    Gabriel, não tenho mais dúvidas: o Grêmio tem um lateral-direito, e é um jogador importante no esquema do Renato. Eu já quis ver o Pará longe, ele e o MA, que já foi graças a Deus. O futebol também é legal por isso: permite que os jogadores acabem revelando qualidades insuspeitas.

    Outra coisa: tá tudo muito nivelado. Esse time com opções como Elano, Vargas e Zé Roberto vai crescer tecnicamente.

  • Silvio

    Ilgo…
    Pra mim tu resumiste tudo numa frase: “pareciam cães famintos disputando um pedaço de carne”.
    É esse o espírito!!!! É isso que eu cobro do Grêmio! Não quero o Grêmio jogando bonito, quero o Grêmio mordendo!!! Assim era o Grêmio dos anos 90, tão odiado por paulistas e cariocas!
    Forte abraço a todos!!!!

  • Cláudio

    O que mai impressiona é o preparo físico do time. Não basta ter raça se não tem pernas. O gremio ontem foi incansável. Não sei quem é o preparador físico, mas está de parabens!

  • Cláudio

    Pontos negativos de ontem, sem querer jogar balde de água fria, apenas para contribuir na análise do jogo:

    Ramiro errou muitos passes, principalmente no primeiro tempo. Eu teria deixado o Riveros e tirado o Ramiro, mas quem sou eu pra contestar o Renato. Afinal, nos classificamos. O que favorece o Ramiro é o chute de longa distância. Quase fez um golaço, de novo.

    Bressan está inseguro e não tem mostrado boa técnica. Talvez pela idade, apenas 20 anos. Pode crescer, mas as vezes compromete. Acho que é o jogador mais destoante do time. Vejo problemas sérios se perdermos Werlei ou Rodolpho em um jogo importante. Não sabemos direito como é o Gabriel e o Saimon Louco é um perigo.

    Se o Ze Roberto estivesse no primeiro tempo, acho que o time seria mais organizado, com mais posse de bola. Senti falta do Zé no primeiro tempo, especialmente.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; hoje para a Globo aumentar o $ o Corinthians é tudo e substituiu o Flamengo no $.
    O Grêmio vem surpreendendo e alguns jogadores se recuperando. Tudo é momento e pelo que entendo Grêmio e Corinthians se equivalem. A diferença fica por conta do meio campo e quem articular melhor tem mais probabilidades de vencer.
    O Kleber assim como o Matheus e o Saimon tem temperamento forte. O Kleber é o mais explosivo e sempre corre risco de levar vermelho. Aliás, a arbitragem vem sendo muito condescendente e a cada jogo vejo jogadores querendo apitar e muitos segurando ou empurrando os juízes. Se pegarem um juiz de fora rígido vai sobrar cartões vermelho e faltar jogadores para terminar as partidas. Isso tem de ser trabalhado pelo Grêmio neste jogo onde o Tite já está reclamando das arbitragens.

  • Francisco Coelho

    Ontem foi dia de caos no nordeste com falta de energia. Estava no centro efetuando umas compras e nada pude levar, pois sem energia NF não existia.
    As 15:30 a maioria do comercio fechou e sem metrô as paradas de ônibus lotaram.
    No clássico pernambucano de ontem Náutico x Sport a energia voltou e teve metrô para levar, mas não para o depois do jogo. Foi para evitar depredações nos vagões e estações. O Timbu que vinha mal se recuperou com Jorginho e venceu o Sport, mas o goleiro Magrão pegou 3 penais e classificou o Sport.
    Mesmo com apenas 8.320 torcedores numa arena para 45 mil teve muitas brigas e confusões com dezenas presos. Tem de mudar esta legislação e acabar com a impunidade.

  • walter borba

    Ilgo e colegas de blog…

    Além da avaliação mão pesada.
    Ontem era clara a torcida do Paulo Colorado Brito e do Mauricio Guinaççu Saraiva torcendo para o Santos.
    O Saraiva chegou a dizer que o empate era justo…

    A RBS está extrapolando os limites do bom senso.

  • Rafael Souza

    Walter,

    sem contar a diferença de tom na voz do brito quando o santos contra-atacava…

    outro mala é o tal de Alano na gaúcha, semana passada chegou a chamar o apitador de “DaleSANTO” , dai é brabo..

  • Gabriel

    Rafael não te preocupa, “santo” de casa não faz milagre…
    Ilgo, depois do Pará não discuto mais, se tu afirmas que a volta do Elano irá melhorar o time (ponto final) hehehe.

  • Thomaz

    Ilgo, são quatro da tarde e eu ainda estou rouco do jogo de ontem, além dos meus cachorros ainda estarem me olhando desconfiados depois de me verem gritando e chutando tudo ontem de noite. Ufa, não sei se esse time vai ganhar alguma coisa, mas esse é o Grêmio que eu torcia, que me orgulhava, que me fez gostar de futebol. Não tem bola perdida, os ruins se agigantam, quem não faz pela técnica faz pela raça. Parabéns pela sua premonição sobre o Pará, depois de um gol e uma assistência no jogo decisivo é fácil dizer que ele esta melhorando, você viu isso antes, parabéns. Temos dois títulos a disputar, espero que ganhemos… os dois, de preferência. E pelo visto vai ser contra tudo e contra todos, poucas vezes vi a mídia tão hostil ao Grêmio. Nem naquelas transmissões que o SBT fazia da Copa do Brasil em 1994.

    • Ilgo

      eles vão ter que nos engolir, como já dizia o filósofo Zagalo

  • Hillary

    Olha Ilgo, no jogo de sábado, quando o Pará(urghh!) fez aquele gol de falta, meu filho disse :
    depois dele fazer este gol, o Gremio vai ser campeão, não tem prá mais ninguém….ontem ele assistiu atentamente o jogo e depois de alguns passes corretos, corridas e lançamentos aproveitaveis, ele disse: meu Deus, o Pará está aprendendo a jogar, acho que este ano, vamos comemorar um titulo!!! Que voces acham^???

  • nelsongz

    Saimon não tem nada de louco, é um bom zagueiro e muito gremista (isso às vezes o atrapalha). Anulou o Damião em vários GREnais e a ivi passou a fazer campanha contra ele.

    Eu não fico nem um pouco preocupado se Gabriel e/ou Saimon forem escalados. Aliás, pelo que vi jogar (pouco, até agora) e pela altura, acho que Gabriel poderia entrar no lugar do Bressan, que alterna boas intervenções com algumas entregadas pavorosas, como a de ontem.

    A minha escalação para o Grêmio seria um pouco diferente da do Renato, mas ele sabe o que faz e conhece o grupo muito melhor do que qualquer um de nós. Está dando certo, então apoio a escalação do Renato.

  • nelsongz

    Um pouco de estatística não faz mal algum. Então, vamos lá.

    O Grêmio de Renato, no Brasileirão, está com aproveitamento de 60,61%, em 11 jogos (em 2010, em 11 jogos, havia sido de 54,55%). Mesmo um otimista, como eu (quando o Grêmio joga como Grêmio), não acha que vamos ganhar todas as partidas, mas as perspectivas atuais são boas.

    Ao final do primeiro turno, mais 3 jogos, se fizermos o dever de casa (ganhar da Ponte e da Portuguesa) e dependendo do que ocorrer no jogo fora de casa (Goiás, sempre difícil para nós, mas estou com fé), o aproveitamento com o Renato deverá estar entre 61,90 e 69,05%.
    Considerando os 5 jogos pré-Renato, ao final do primeiro turno deveremos estar entre 59,65 e 64,91%.

    Com uma pequena melhora de aproveitamento no segundo turno (em 2010 foi de absurdos 75,44%, pena que com o Silas tivéssemos ido tão mal, 30,77%), as chances de ser Campeão Brasileiro são grandes.

    O importante é manter a mesma atitude, não dá para achar que somos os melhores e menosprezar os adversário.

    Grêmio rumo ao título! Ou serão dois?

  • MAZEMBIANO

    Tenho gostado da postura, que pra mim é essencial na alma do Grêmio, e que esta ajudando na retomada das vitórias…entendo que não tem nenhum bicho papão no Brasil, e que o Grêmio é tão bom quanto esses…Renato deu o prazer de jogar ao grupo, a valorização que eles não tinham com o “especialista”, méritos ao Renato que estou vendo que esta mais sério como treinador e entendendo que pode ser campeão se focar com o grupo!
    No jogo de ontem, não gostei dos lançamentos do no “chão” do Telles, pois ele cruza bem, e ontem só quiz cruzar pra baixo, facilitando a vida do Santos, e acho que o Renato continua demorando pra mexer, poderia colocar o M.Biteco antes…mas deu certo! No mais nossa raça é total, e isso é o que mais nós gremistas exigimos, perder é do jogo mas tem que se entregar até o fim! Parabéns Grêmio!

  • MAZEMBIANO

    O Souza pra mim não esta com direito pra titularidade, pois acho ele muito lento pra velocidade que o time pode ter, mas ontem ele realmente mereceu os parabéns, não só pelo gol, mas pela raça e visão de jogo que teve…o Pará a mesma coisa, não acho ele com bola pra ser titular com a exigência que o Grêmio tem, mas esta de parabéns pela entrega que tem tido em campo e pela auto crítica de ver que não estava bem…acho que essas coisas as vezes são boas, porque se alguns jogadores que hoje estamos batendo palmas, no passado não estavam bem e sabiam disso, portanto correram atrás da melhor qualidade de jogo e hoje estão bem! Parabéns ao grupo!
    a preparação física também merece parabéns, o Grêmio ta voando em campo!
    Ressalto que no site do clube, fiz esse elogio ao geral!

  • MAZEMBIANO

    Amigos estamos deixando a IVI muito preocupada, pois imaginem toda essa nossa campanha no brasileiro e na C.Brasil e eles não nos dão total atenção merecida com elogios, somente com dúvidas e que o Grêmio não vai aguentar e tal…isso pra mim é a real mostra de “medo” que o Grêmio possa ganhar algum título e voltar…tanto que a “la boneca” ta vendo jogos nossos kkkkkk
    Outra coisa que li no site do Terra hoje é que aquela lêndia do Pato, disse que quer se vingar do Grêmio por não ter podido ficar no clube uns 10 anos atrás…quem ele pensa que é? É a maior mentira do futebol dos últimos anos, e quer ganhar mídia assim? Tomara que alguém leve esse depoimento pro time e alguém se encarregue de dar as boas vindas pra ele então!!!kkkkkkkk
    Pra mim isso só mostra que ele queria ser gremista, e não deixaram, assim como a história de formação do clube da beira lago….

  • Rodrigo-Uruguaian

    Vencemos mais uma apesar de alguns “Gremistas” secarem o Renato por puro pré-conceito, é claro que é impossível querer que o Renato Técnico seja igual ao Renato Jogador, pois isso é utópico, normalmente grandes jogadores nunca serão técnicos na proporcionalidade do que foram em campo, salvo raras excessões como Cruyff, a normalidade é grandes treinadores terem sido jogadores comuns e até medíocres e no Brasil temos inúmeros exemplos disto. Mas o que pega é que se o Renato não tivesse sido boicotado pelo Odone em 2011 certamente teríamos conseguido melhor sorte (apesar de termos perdido aquela final ganha do Gauchão de 2011 e o pior dentro da nossa casa, mas ai também nosso péssimo histórico em decisões de tiro livre e a eterna gata deles, onde o Zé Roberto e o Andrezinho fizeram o jogo da vida).Mas se analisarmos friamente e sem querermos mostrar a “nossa” tese pré-concebida e ter um pouco de humildade, como o Ilgo Wink faz em relação ao Para e dermos o braço a torcer veremos que em vista do quadro anterior o resultado até agora é acima da média e isto eu acho que nem o Gremista mais otimista, que não era o meu caso, imaginava.

  • Rodrigo-Uruguaiana

    Continuando, não está escrito que ganharemos alguma coisa este ano, pois o Brasileiro é longo e sempre há imponderáveis como: lesões, Paulo Pavão Schimidt, grandes clubes do centro do país e claro também a certa dose de azar que tem nos acompanhado nos últimos anos. Já na Copa do Brasil tem o Corinthians e este além de ter um ótimo Técnico, grande elenco, tem a Globo ao seu lado, e isto dispensa comentários, e para ver como nos falta um pouco de sorte já demos de cara com o Santos, sempre respeitado pela camisa e agora o melhor time dos últimos anos no Brasil. Enquanto outros pegam o glorioso Salgueiro e depois o Furacão, que apesar de ser um adversário duríssimo não é o Corinthians. Mas que estamos no caminho isto é inegável, se voltarmos no tempo só um pouquinho eu tenho certeza que a grande maioria aqui do Blog tinha esperança apenas de não cairmos.
    Mudando de assunto: Como fica bom o ambiente sem o nosso Colorado mascote o Imortal e o mais engraçado que ele some qdo convém, mas certamente amanhã após a difícil partida contra o glorioso Salgueiro ele retornará com seu comentários tão “inteligentes e educados”.

  • Ilgo

    Para certos analistas, o trabalho do Dunga é melhor que o de Renato. Esse tipo de opinião não é isenta.

    Hillary, o Renato é milagreiro. Recuperar o Pará é prova disso.
    E mais: ele perdeu 3 jogadores que se estivessem no mercado, seriam contratados rapidamente por grandes clubes. São eles Elano, Zé Roberto e Vargas.
    E ainda assim conseguiu armar um time que não enche os olhos, mas vence.
    E eu só quero saber de vencer.
    Jogo ‘bonito’ deixo pro Dale e cia.

  • MAZEMBIANO

    Ontem assisti o jogo de sangue doce, pois não coloco na responsabilidade do Renato algo como o título nessa copa, pois ele esta aqui a pouco tempo, e não teve planejamento pra isso…mas, mesmo assim, sei que ele e o grupo estão fazendo o melhor…
    Só me preocupo com o Bressan, não gosto dele como titular, quase sempre da uma “entregadinha”, não sei se não esta pronto ou é perdido mesmo…gostaria muito de ver o Gabriel como titular, os amigos aqui do boteco sabem o quanto eu peço isso,pois acho ele alto com postura e sério, e o melhor é daqui e conhece nosso futebol…Acho que o Renato tem que conversar com o Bressan e perguntar porque ele é tão afoito, se não sabe o que fazer, balão pra frente e não recuar a bola pro goleiro com um atacante de velocidade próximo dele,isso pode ser muito perigoso em uma decisão, por exemplo…

  • MAZEMBIANO

    Ilgo esses comentaristas deveriam justificar essa sua escolha pelo Dunga assim ficaria mais fácil de entender, pois vejamos:

    Dunga – nunca foi técnico, teve a chance na seleção por um alternativa errônea da CBF e deu no que deu, na hora da pomada, foi pro saco…no Inter, faz um trabalho mediano com um grupo bom e numeroso, mas encontra dificuldade, além de ser rabugento e mal educado

    Renato – Já esta nesse meio de técnico um bom tempo, já ganhou uma C.Brasil e vice campeão da Libertadores, tem trabalhos medianos também, mas atualmente faz um bom trabalho…como pessoa é educado e transparente…

    Como jogadores no passado nem vou comparar, estou fazendo uma análise séria!

    Se alguém da imprensa me mostrar o contrário, aceito!

  • Querubini

    Os membros da IVI são guerreiros incansáveis, mas em breve vão ter que se entregar, basta o Grêmio seguir ganhando. Cuidem que a partir de agora vai começar a apelação. Como resta afastada qualquer hipótese de crise de vestiário, o modelo de escalação do Renato está dando certo, a Arena ganhou o Habite-se, a média de público da Arena está em ascensão, o Grêmio cada vez melhor e, por outro lado, começa a despencar a agenda positiva (só estão ganhando de times medíocres, ninguém quer Damião, estão aparecendo os problemas com a AG, não há dinheiro paras as calçadas, declarações do Fernandão sobre os puxadinhos, etc), os assuntos visando a discórdia gremista estão se esgotando da pauta isenta.

  • Gabriel

    Mazembiano, o barranqueador da fronteira pediu hoje que os colegas criticassem o Renato e reclamou das críticas que o Dunga vem recebendo.
    Acontece que eu não vi ou li uma linha sobre a escassez de vitórias, vejo sim, críticas ao bom trabalho do Renato sem seu melhor jogador.
    Imaginem se eles perdessem o “JUIZ” o que aconteceria…

  • Gabriel

    Fui ler o amigo do Ilgo, o vazador, e eis que me deparo com um texto enviado por um sócio colorado que chamou atenção http://www.correiodopovo.com.br/blogs/hiltormombach/?p=27510.
    Nele o cidadão afirma que, além do seu titulo patrimonial, também por um período contribuiu como sócio Campeão do Mundo só para ajudar o clube.
    Então nas contas dos cem mil entraram cachorros, sócios com 2 matrículas(porém em planos diferentes) e por aí vai. É muita gambiarra nessa conta hein.

  • Francisco Coelho

    O empate mostra a fragilidade vermelha e não adianta desculpas mil. Assim como a Dilma pode ter conhecido parte do inferno não conhece o céu e não ficou 500 e tantos dias num espaço confinado sem saber para que lado a vida vai.
    O empate mostra que o verde deles não é tão verde e mesmo a melhor semente de trigo não germina em intempéries.
    Quando estava todo quebrado inventei de comprar uma TV nova. Deveria ter ficado com a antiga. Hoje vejo as mais escondidas rugas dos grandes atores e a buraqueira das novas arenas.

  • Francisco Coelho

    Dilma e Lula até podem ter encontrado parte do céu no Sírio Libanês já que o Chaves encontrou o inferno em Cuba. Kkk
    A verdade é que a coisa tá feia…

  • Francisco Coelho

    Certa feita estive no “melhor” restaurante de carnes do Brasil em SP, onde questionei o sabor e o corte. Pedi a um amigo lá do Plano Alto o abate e envio de uns quilos da sua criação. O meu amigo acostumado com churrascos no CTG Candinho Bicharedo onde bailamos muito com belas prendas me mandou alguns Kg e preparei o dito. O “mestre” das carnes já faleceu, mas os funcionários vivos seguidos mantém contato, pois até hoje não comeram carne melhor…
    Ter assado nada significa, pois sem a qualidade e pasto a carne não é nada…
    Assim é o futebol. Sem jogadores não há espetáculo…

  • Roberto

    fugindo um pouco dos comentários acerca do jogo, mas é um assunto que, mais uma vez, merece ser discutido

    http://blog.gritoimortal.p.ht/2013/08/29/abusos-bm-arena-jogo-gremio-x-santos-28082013/

  • ilgo

    Se a BM agisse com os manifestantes que impediram ônibus de sair hoje, prejudicando milhares de trabalhadores e empresas que recolhem ICM e outros impostos, com a metade do rigor com que atuam contra a torcida do Grêmio, Porto Alegre seria uma cidade mais tranquila e mais segura.
    A BM muitas vezes tem razão em intervir em ações de torcedores, o problema é o excesso de força e até crueldade.
    Tem torcedor hoje correndo o risco de ficar cego pelo crime de querer assistir a um jogo de futebol do seu time.

  • Querubini

    Como falei ontem, vai começar a apelação da IVI. Pois hoje a ZH publica reportagem com o Roth analisando o 3-5-2 do Renato… Agora a carga será dirigida para o esquema de jogo, urubunando nossas vitórias… O mascote da IVI tem que ser um urubu ou outro bicho carniceiro, quem sabe uma hiena… Bem que o RW poderia lançar uma camiseta com o mascote da IVI.

  • Querubini
  • Rafael Souza

    querubini,

    foi esse blog idiota ai que botou aquela lista em que o mazembe tem mais titulos internacionais que o gremio… querem garantir lugar no time da IVI que o RW vai mandar a campo semana que vem

  • Querubini

    Façamos também uma votação para escolha do mascote da seleção da IVI

  • Renata

    Tenho lido notícias sobre uma ameba que come cérebos (sério), esse poderia ser o mascote da ivi!!!!

  • Francisco Coelho

    Ilgo; pode arrumar uma grana e aumentar a cervejaria. Com juros de 1% é fácil…

    Toffoli é relator de processos do Mercantil, que lhe concedeu os dois empréstimos em 2011. O primeiro, de R$ 931 mil, previa inicialmente pagamento em 180 parcelas de R$ 13,8 mil mensais; já o segundo, de R$ 463,1 mil, em 204 prestações de R$ 6,6 mil.
    Na época em que as operações foram contratadas, a soma das parcelas superava o salário líquido de Toffoli (cerca de R$ 17,5 mil). Em abril deste ano, após decisões do ministro nos processos, o banco reduziu os juros dos empréstimos de 1,35% ao mês 1% ao mês, o que reduziu as prestações para R$ 16,7 mil mensais.

  • Rafael M.

    Chega a ser cômico. Post do vazador: “Inter vence mas leva dois do Salgueiro”. Agora 2 x 2 é vitória. Ah não, eles contam o placar agregado. Sei…

  • Rodrigo-Uruguaiana

    Francisco Coelho. Tu vai mandar os teu amigos acertar as contas comigo? tu acha que eu tenho medo de ti ou dos teus amigos? e pra teu Governo eu também vou ao Alegrete pois morei lá e também tenho conhecidos, mas eu me acerto é contigo não com os teus amigos. Apesar de tu estar secando o Renato nós vencemos mais uma secador de uma figa.Espera a próxima derrota pra ti cantar de galo de novo.
    E tá faltando as tuas adoráveis listas com os fraldinhas do Con An Hanoi do Vietnã por exemplo.Não te respondi antes pois ao contrario de ti eu trabalho.

  • Rodrigo-Uruguaiana

    Francisco Coelho. Eu to loucooooo de medo do Carús e dos teus amigos de Uruguaiana, nem durmo mais de tanto medo, no final do ano pedi minha transferência para um quartel de minas só de medo de ti.Estou deixando minha .45 carregada pois agora estou com medo dos teus amigos.

  • Rodrigo-Uruguaiana

    A questão chave em relação ao nosso Treinador é que não podemos querer comparar o Renato Jogador com o Renato Técnico, pois isto é covardia, raramente algum grande jogador consegue repetir o mesmo sucesso como treinador, agora torcer o nariz só por pré-conceito e birra é demais, na hora que ele fizer besteira deve ser criticado, mas até agora tem se saído muito bem, apesar de não entender de Tática e ser só motivador hehehehehe.
    Em relação ao Francisco como eu to louco de medo dele e dos amigos dele eu não critico mais por torcer contra o nosso maior ídolo, pois tem gente que tem o Gabiru como ídolo por exemplo.Mas eu vou decorar o Wikipedia para também saber tudo sobre todas as coisas, já comprei uma enciclopédia pra mim.

  • Ilgo

    Rodrigo, tiro aqui só com bala de goma, nem de borracha vale. E se for de borracha não pode fazer como os brigadianos fizeram com os gremistas, atirando na cabeça.
    Ah, olhem o que anda rolando a respeito do coronel que comandou a operação na Arena quarta-feira, segundo li na ZH. Ele colocou em dúvida que o torcedor ferido nos dois olhos tenha sido atingido ali no entorno da Arena e que isso precisaria ser apurado.
    Transcrevo:
    -Muitas vezes, as coisas podem parecer que ocorreram de uma forma, mas ocorreram de outra. Precisamos ouvir a perícia, precisamos confirmar se o tiro partiu, de fato, da arma de um dos nossos PMs e se foi disparado realmente no entorno da Arena — diz o tenente-coronel.

    Pode não significar nada, mas…
    https://www.facebook.com/eduardo.b.rodrigues.1

  • Renata

    E o pior Ilgo é um imbecil da band, um tal de joão garcia, pelo twitter, dizendo que a torcida gremista está prometendo guerra contra a bm pela foto do inocente e ingênuo Cel da BM do seu face, sabe o que nos cansa, a impressão de que estamos desprotegidos, ninguém intercede, fala nada, reage, alguém da direção tem que tomar uma atitude e vir a público repudiar essas ações que parecem muita preseguição e coincidentemente com comandantes e coronéis torcedores róseos…

  • Ilgo

    Renata, tudo isso é revoltante, Pior é que não duvido que por trás de tudo isso há um toque de fanatismo futebolístico. Mas se o comando estiver agindo movido por paixão por A ou B, aí é caso de ‘polícia’.
    O clube precisa reagir.

    Agora, tem uma parcela da torcida que gosta de desafiar a BM e partir pra briga.

  • O pior ainda esta por vir, pois quando o futebol esta a nosso favor, todos os exércitos contra saem as ruas. Este ataque a balas contra nosso torcedor, comandada por comandante colorado, é seu face book que diz, é algo muito sério que esta acontecendo no RGS, começa vista grossa pelo nosso governador que é inclusive conselheiro dos moranguinhos. A invasão praticada pela AG e SCI2006 é coisa de rasgar a constituição, mas esta avalizada por todos os órgãos públicos instalados neste estado. No campo verde estamos ganhando e bem visto acima mampituba, mas fora de campo estamos a lá 64. É visível e palpável este batalhão anti GRÊMIO.

  • Gabriel

    Ilgo o que está havendo com a postura da brigada perante à torcida gremista é totalmente do tratamento recebido pelos arruaceiros e seus arrombamentos e pichações.
    Pergunto: esta atitude não pode estar diretamente ligada ao fato da entidade estar protestando receber dinheiro para fazer a segurança dos jogos de futebol???

    Mas polêmicas a parte parabéns a todos nós gremistas pelo aniversário de conquista do bi campeonato da América!!! (Fica a dica para um post especial hehehe) Em especial ao MAIOR PRESIDENTE DE CLUBES DO BRASIL dr. Fábio Koff, que por vezes posso discordar, mas é uma raposa deste meio, no bom sentido é claro.

  • Rafael M.

    Depois de dizer que era mais fácil enfrentar o santos do que o salgueiro, hoje o WC disse que é mais difícil enfrentar o atlético-pr do que o corinthians, e que a tabela do brasileirão mostra isso. Engraçado, quando é pra comparar um time da A com um da D, a tabela não conta. Dois da A, o que estiver acima é necessariamente melhor?

  • A direção do Grêmio é omissa, não reage, proibem faixas, bandeiras, barras, interditam nosso estadio, dimiueum sua capacidade e agora furam os olhos dos nossos torcedores. O que estão esperando, morrer alguem? Do lado de lá ate em estadio desabando autorizam jogos, invadem espaço publico, tudo pode. Muito absurdo, acorda direção!!

  • Rodrigo-Uruguaiana

    hahahaha Ilgo, eu vou embora para Pasargada de medo dos amigos do Francisco, não podia deixar ele sem resposta, ele insinuou coisas que não pode provar, então era lógico que eu tinha que revidar. Mas é que não suporto tanta corneta em cima de nosso maior ídolo, apesar deste não ser o maior exemplo de treinador, mas é educado com a imprensa ao contrário de outros por ai, é Treineiro como os sabe tudo de futebol dizem, mas quando ele recupera a nossa auto-estima pela segunda vez, o cara que adora debochar e criticar não dá o braço a torcer só para mostrar “que sabe tudo sobre futebol”, não reconhece que só Renato (na ausência de Felipão) poderia dar o chute no vestiário e colocar todos os galácticos a correrem, eu quero ver se o seu Vargas vai continuar com a indolência que estava jogando e se vai continuar se achando estrela com o Renato.Mas ele não entende de tática eu é que devo entender então.

  • Adriano Schtscherbyna

    Botequeiros!!!

    Na Zero Hora de hoje, na matéria da capa de esportes, tem algo que está me deixando curioso!!!
    A I.V.I. ESTÁ “ENTREGANDO OS TACOS”
    Eles fizeram um cálculo e colocam o GRÊMIO NA LIDERANÇA E COM GORDURA DE 3 PONTOS

    Será que é pegadinha???

  • RW

    Pessoal:
    Estou em Jaguarão.
    A campanha de resistência contra a IVI está se alastrando na zona Sul.
    Estou divulgando o Boteco do Ilgo e o blogdo demian para os gremistas daqui.
    A resistência contra a IVI é longa.Temos que unir as forças
    Dia 03 de setembro vamos divulgar os ONZE DA IVI.
    Peço aos amigo que espalhem o link do corneta neste dia.
    Abraços

  • Gabriel

    Rw não consigo postar comentários no corneta. Poderias liberar comentários no estilo boteco do ilgo?

  • Gabriel

    Ilgo está no blog do Darci Filho http://www.futebolsemoff.com.br/wordpress/?p=12251, o assessor de Fábio Koff um tal de Paulo José (confesso que desconheço) é sócio COLORADO!!!

    É verdade isto???

    Se for verdade, me caiu os butiás…

  • Francisco Coelho

    No CP tem um material com o CHUTOLINA: http://www.correiodopovo.com.br/Esportes/?Noticia=506547

    O assessor de futebol Marcos Chitolina exaltou o programa e disse que bons nomes surgirão no time. “São jogadores pré-pontos e que estamos lapidando. Criamos na base esse projeto para aperfeiçoar os jogadores que vierem com algumas deficiências. Eles vão ficar o tempo necessário na base até estarem prontos para subir”, comentou o dirigente. “Alguns vocês (imprensa) terão conhecimento durante a temporada.”

    http://www.gremio.net/news/view.aspx?id=16522&language=0&news_type_id=4

    GRÊMIO SOFRE REVÉS NO CLÁSSICO PELO CAMPEONATO METROPOLITANO
    Tricolor lutou mas não buscou o placar no segundo tempo.

    O Grêmio lutou bastante durante toda a partida, mas não conseguiu reverter o placar adverso no clássico Gre-Nal disputado nesta manhã no estádio Passo D’areia, válido pela sétima rodada do Campeonato Metropolitano, e acabou sofrendo o revés pelo placar de 2 a 1. O gol do desconto gremista foi anotado pelo atacante Luan.

    No placar agregado SP 4 x 1 Flamengo e venceu a copa SUB 17 dando um banho de bola.

  • This is my first time go to see at here and i am truly impressed to read all at one place.