O ano em que o Grêmio jogou sem centroavante

O Campeonato Brasileiro se arrasta rumo à linha de chegada. O Cruzeiro já é campeão faz tempo e agora faltam definir detalhes como vagas para a Libertadores e os rebaixados da vez.

É o que sustenta esse campeonato morno que agora se presta mais para acordos e conchavos para livrar a cara de uns e afundar outros. A vitória do Vasco sobre o Cruzeiro, por exemplo, está sob suspeição pelo que falou Júlio Baptista ao Cris em meio ao jogo.

O fato é que o Brasileirão agora vive de migalhas de emoção.

Ao torcedor gaúcho, que há anos não comemora um título brasileiro, sobrou muito pouco.

Grêmio e Inter, que entraram na disputa como candidatos ao título, fracassaram de novo.

Ao Grêmio ainda resta o consolo de disputar as migalhas, ou seja, vaga para a Libertadores de 2014. Ao Inter, nem isso. Seu elenco milionário afundou.

Os dois times têm em comum, além de uma folha de pagamento absurdamente desproporcional ao futebol que apresentaram na temporada, o fracasso de seus centroavantes.

Damião, o matador, o goleador que nos delírios do presidente Luigi e de parte da mídia poderia render aos cofres do clube uns 25 milhões de euros, está quase virando moeda de troca.

Já o Grêmio caiu nos tropeços, escorregadas e quedas atabalhoadas de seu centroavante. Barcos, o dos 28 gols marcados pelo Palmeiras em 2013, abusou de perder chances de gol.

Mostrou mais aptidão para atuar na zaga do que no ataque.

Se eu tivesse que resumir o que foi o Grêmio no Brasileirão/2013 escreveria o seguinte:

O ano em que o Grêmio disputou um Campeonato Brasileiro sem centroavante.

Pode ser exagero, mas é o que sinto neste final de domingo depois de passar 90 minutos me irritando com os passes errados, a falta de intuição para antever a jogada e chegar para concluir o lance, a capacidade de estar sempre onde a bola não está.

Enfim, até a doação, o esforço e a combatividade de Barcos que antes até me comoviam, hoje só me irritam.

Eu cansei de ter um centroavante peleador. Eu quero um centroavante goleador.

E não adianta alegar que ele recua muito para ajudar na marcação, que é sacrificado pelo esquema. Isso até aconteceu no começo, mas não é o que tem ocorrido. Nos últimos jogos ele só marcou a saída do adversário. No mais, ficou brigando com os zagueiros e a bola.

Depois de tanto tempo sem marcar gols, Barcos merece o banco de reservas. Talvez se entrar no segundo tempo ele apresente mais qualidade, mais faro para o gol.

E aí fica escancarado um erro de avaliação da diretoria: não há um reserva experiente para a camisa 9.

Há uma frase, acho que do falecido técnico Ênio Andrade, que sintetiza a importância de um centroavante, de um homem de área, de uma referência. É mais ou menos assim:

Quem tem dois tem um, quem tem um não tem nada.

O Grêmio, hoje, não tem nada. O Grêmio não poderia ter começado o Brasileirão apenas com Barcos, confiando em Lucas Coelho ou em Mamute como opções.

O Grêmio já perdeu a chance de brigar pelo título pela falta de gols, pela incapacidade monumental de fazer gols, e agora corre o risco de perder a vaga direta à Libertadores/2014 porque não sabe fazer gols, não tem quem faça gols.

Se depender de gols de seu centroavante, de seu ‘ goleador’, a vaga será perdida.

De qualquer modo, o Grêmio já chegou longe demais sem centroavante.

O Inter que o diga.

Se gostou, compartilhe!

  • walter borba

    Ilgo e colegas de blog….

    Realmente, jogamos um brasileiro sem centroavante.
    Todavia, a culpa não é somente do Barcos.
    Há praticamente dois brasileiros, duas copas do brasil e uma libertadores que não temos um meia- o 10…para pifar nosso ataque.
    Saiu Douglas, quem veio?????
    O ano passado, vou dar crédito a ele, se tiver errado, me corrijam, o Francisco Coelho bateu direto na tecla: ___ não podemos depender do Zé Roberto e do Elano, eles NÃO SÃO ARTICULADORES.

    Trocou a direção e apostaram todas as fichas no Zé e no Elano. Erro tremendo.
    O jogador mais parecido que com um 10, era o marquinhos que foi devolvido ao Avai.
    O ano passado algumas partidas foram vencidas quando o Marquinhos entrava, por vezes, pifou o M.Moreno.
    Na época M. Moreno era goleador do Time.

    Antes do 9, acho que temos que pensar no 10. É crucial para um time vencedor.
    Paulo Baier que não é da 10, mas joga algum tempo como se fosse um, jogaria no grêmio com um pé nas costas…
    E aposto: barcos faria MUITOS gols.
    Vide o ano passado, que ele tinha um passador volante (Marcos Assução) para lhe pifar e marcar.

    O ano que vem, espero que venha um 10.
    Deve ser dado mais uma chance ao Barcos e ao M. Moreno.
    Pelo menos no inicio do ano.

    Nesse time do Grêmio, nem o Gordinho Walter marcaria. Este eu queria no meu time para o ano que vem.

  • Ilgo

    Com um centroavante realmente goleador, o Grêmio teria disputado o título, mesmo sem ter um camisa 10.
    Com um reserva de camisa 9, como o André Lima, também estaria muito melhor.

    Barcos desperdiçou inúmeras chances claras de gol. Hoje mesmo ele entrou livre pela esquerda, aos 35 do primeiro, e chutou de esquerda completamente torto.
    Sabe o que eu fiz? Fui dar uma caminhada e só voltei no começo do segundo tempo.

    Pô, Walter, lembrar do Marquinhos nessa hora?
    Só falta agora o Léo Gago e o Marco Antonio.

    O gordinho Walter faria muito mais que o Barcos. Menos marcar, claro, ehehehe.

  • walter borba

    Ilgo…..

    Você está coberto de razão. A ruindade do Barcos, no inicio era de dar dó. Atualmente é de irritar.
    Contudo, insisto, pela falta de um 10 no time, dou um desconto para ele…kkkkkk….

    Por fim, a lembrança do Marquinhos se deve porque a foi o primeiro que me veio a cabeça…a coisa tá feia…kkk

    Mas, falando sério, esse rapaz Walter, joga de mais….
    É um disperdício para o futebol, ele não se cuidar.
    Vou dizer uma coisa, o felipão dava jeito nesse guri.
    Como o felipão é tecnico do grêmio após a copa, eu contrataria o Walter.

  • MAZEMBIANO

    Dizer o mais…

  • MAZEMBIANO
  • Francisco Coelho

    1, 2, 3, 4, 5…

  • Moretto

    Tomara que o felipao fosse mesmo o treinador do Gremio após a copa, pq dai teriamos um técnico de verdade. Eu gosto do renato, mas tem coisas que ele faz ou que ele não faz que irritam.
    Ele se apega a esquema, a jogadores, mesmo não dando certo mais, e no futebol não pode, tem que estar sempre buscando melhorar, troca de esquema se o time não vence mais, trocar os jogadores que não estão rendendo.
    O ex da vez é o Barcos, ele não vem fazendo gols, deveria curtir um banco, acho que ele é prejudicado pelo sistema de jogo, pq ele não desaprendeu e como ele fazia tanto gol ano passado no time ruim do palmeiras?
    Pelo o que o time esta jogando muito mal durante todo o 2 turno, e não esta merecendo ir pra libertadores do ano que vem.
    Claro que eu sempre vou torcer independente da situacao, agora ir pra libertadores como foi nesse ano, ou nas ultimas disputas do Gremio, melhor nao ir, pq chega de passar vergonha e não ser mais campeao.

  • Moretto

    Ah, esqueci de fazer uma pergunta será que o Marcelo Moreno não seria um bom reserva pra Barcos?

  • rauru

    Ilgo, desculpa se estou brincando com coisa séria, mas lá vão duas perguntas:
    1) vi o tal Bom Senso F.C., no começo do jogo (?) do Grêmio, todo mundo sentadinho em campo. Depois ficou claríssimo que o conflito de vários jogadores do Grêmio com a bola persistiu pelo jogo inteiro…
    2) não vi o jogo do Inter, por isso pergunto: teve protesto igual? Se teve, só faltou alguém dar corda nos caras, e teríamos 22 Kidiaba dando aqueles culotes – digo, pinotes – pelo gramado… Quer dizer, não é por nada que só tem bronca no vestiário deles, já devem ter descoberto que estão fazendo propaganda, de graça, pro Mazembe… Saudações pra esquecer mais uma brilhante jornada, afinal, não é qualquer um que consegue não perder pra Ponte (sem nenhuma ofensa). Até mais .

  • JC Baldi

    Isso aqui resume bem:
    “a falta de intuição para antever a jogada e chegar para concluir o lance, a capacidade de estar sempre onde a bola não está.”

    Os laterais cruzam mal? Cruzam. Mas o cara nunca se antecipa, parece uma barata tonta. Cruzam alto, ele acha que vai ser baixa. Cruzam no 2º pau, está no 1º. O lance que ele chutou de canhota todo torto foi bizarro, como tantos outros. Não sei como tem gente com paciência. Achando que é problema do esquema.

    O grande problema do esquema do Renato é jogar retrancado, buscando o contra ataque, sem ter jogador para isso… como puxar contra ataque com Kleber e Barcos? Absolutamente impossível. O Vargas tinha que jogar ao lado de um deles, mas ele não tem peito de tirar nem um, nem outro. Tira os que ficam quieto, com o Zé, o Elano, e o próprio Vargas.

    Não sei se o problema é que não temos reserva para o Barcos, pq como ele nunca sai, então o reserva não joga, não tem uma mísera chance.

    Aí ontem o Renato e o Rui Costa ficam irritadinhos pq o Vargas fez gol e não os outros. É dose para mamute. Acho que foi pq o Zé Roberto que cruzou…

  • JC Baldi

    O esquema é ruim, prejudica o Barcos, mas o Vargas fica 3 jogos fora, vem, não treina e faz gol. Imagina se jogasse mais tempo.

  • ilgo

    Moretto, o problema do M. M. é querer trabalhar mais e festear menos. Ele interessado é melhor que o Barcos.

    Essa história do Pelé é antiga. Na real, Pelé tinha mais chances é de jogar no Aimoré por causa do Mengálvio.

    Não concordo que o esquema prejudique o Barcos. Eu acho que o Barcos prejudica o esquema pq as chances que aparecem ele não marca, sem contar as jogadas em que ele não se posiciona bem.

    Contra o Atl. Pr pela copa do Brasil ele teve pelo menos duas chances claras para marcar. O atacante do At., o de LaTorre, teve uma e marcou de cabeça.

  • ilgo

    Pessoal, tem um cronista aí dizendo que Barcos e Kleber precisam jogar porque eles seguram o vestiário. O sujeito fala como se soubesse de graves conflitos internos no Grêmio, e é claro que isso não existe.
    Agora, eu prefiro um vestiário em convulsão a ter Barcos e Kleber jogando em função de paz no vestiário.

  • Rafael Souza

    o ano em que o Grêmio jogou sem centroavante, sem lateral direito e sem meia-armador (literalmente)…

  • Francisco Coelho

    Desculpem-me, mas eu vejo é um time covarde e encolhido sem jogada e um bando de jogadores que se encontraram meia hora antes do jogo. Falta treino e treinador. É impossível que com um elenco do tamanho do gremista não tenha 11 homens para por em campo. O Renato treinador está matando o torcedor. A direção tem de atuar ou a tendência é piorar. A Barcos dependência do Renato e sua teimosia corre sim grande risco de ficar fora da LA sua única pseudo conquista de 2013. É um treinador a beira de novos ataques de nervos.

  • JC Baldi

    O meu comentário sobre o esquema ser ruim e prejudicar o Barcos é uma ironia. Por mim, o Barcos já teria saído há uns 10 jogos. E ano que vem me nego a ir na Arena se ele e o Kléber forem nossas esperanças.

  • Francisco Coelho

    O Flamengo que vinha fedendo de morto está ai para mostrar o que 1 TREINADOR pode fazer e colocar o jogador certo na hora certa. O grande Mano saiu com o rabo entre as pernas e vai voltar aos negócios com os Manos.
    Quem vai ser o próximo treinador gremista não sei. Só espero que seja um que saiba e goste de treinar.

  • Ilgo

    Baldi, pra mim o grande erro foi da direção, que apostou tudo no Barcos como seu único centroavante.
    No começo do ano liberou André Lima, que seria muito útil até pra fazer sombra ao argentino.
    Ah, o primeiro a ser negociado precisa ser o Barcos.

  • Francisco Coelho

    Ontem fui tomar um vinho que não sou fã já que o almoço era bacalhau e virou vinagre. Fui tomar uma latinha de Pepsi e não tinha gás. Fui dormir e os vizinhos fizeram festa após retornarem do aeroporto onde foram recepcionar o Sport com carreata e trios elétricos. Assistir Ponte x Grêmio me irritou. Após o jogo fiquei 2 horas na Cardioclinica fazendo eletro e sendo medicado. Não era o meu dia… Se o Santa passar pelo Sampaio Corrêa Recife para.
    http://jc3.uol.com.br/blogs/blogdotorcedor/canais/noticias/2013/11/24/torcida_do_sport_lota_aeroporto_e_faz_festa_em_carreata_pelo_acesso_163076.php

  • Gabriel

    Bom, algumas considerações:

    – O TIME NÃO CHUTE A GOL(DENTRO DA ÁREA, LONGA E MÉDIA DISTÂNCIAS);

    – A DISPLICÊNCIA DO ELANO;

    – DISCUSSÃO DO KLÉBER AO SER SUBSTITUÍDO;

    – FALTOU DIVULGAR QUE FOI O TIME MISTO DA PONTE PRETA E FLAMENGO JOGOU COM OS RESERVAS NA ARENA!!!

    O Grêmio não tem grana e o Corinthians está dispensando PAULO ANDRÉ, DANILO, SHEIK, EU CONTRATO TODOS, SE NÃO TIVER $$ JOGA PARA CIMA E PEGA UM QUE SAI JOGANDO. Coloquei em ordem de relevância ou importância os atletas. Podiam mandar o Kléber como moeda de troca.

  • Gabriel

    O Zé foi um dos melhores em campo, provando que ele precisava de ritmo e com a sua idade isto fica mais difícil. Portanto, Renato errou ao deixa-lo tanto tempo de fora e errou ao coloca-lo na partida do ANO!!!

  • Jocelito

    Isso bem que poderia acontecer no GRÊMIO também.
    http://www.correiodopovo.com.br/Esportes/?Noticia=512839

  • Gabriel

    Pelas minhas contas o Grêmio pode chegar a última rodada garantido no g3 e os colorados a 2 pontos do z4. Pelas minhas projeções a Portuguesa será a 1ª do z4 e enfrentará o Grêmio necessitando da vitória.

    Com este quadro, qual o placar do Canindé???

  • Francisco Coelho

    Números chupados de uma tabela da ZH.
    Jogador jogos gols cart.AM. Cart. VE.
    Werley 49 5 6 1
    Ramiro 38 1 8 0
    L. Coelho 12 2 0 0
    Paulinho 14 2 1 1
    Bressan 53 1 13 0
    Saimon 13 0 3 0
    Alex Teles 49 1 7 1
    Pará 59 1 10 1
    Souza 56 1 7 0
    Elano 36 7 7 0
    Zé 40 10 9 0
    Vargas 34 9 8 2
    Matheus 17 0 1 1
    Mamute 15 2 0 0
    Guilherme 21 1 2 0
    Adriano 26 0 6 0
    Barcos 55 12 5 0
    Kleber 49 7 17 2
    Maxi 16 4 2 0

  • Francisco Coelho

    Dia 26 tem reunião do conselho e muita roupa suja deve ser lavada principalmente por pedido de suplementação de R$ pelo Koff. Koff deve assinar o “novo” contrato com a OAS dia 5/12 e ai não terá mais a desculpa de dedicação ao contrato.
    No mesmo dia 5 no Estádio Antônio Vieira Ramos (Cerâmica) estarão jogando Grêmio x Botafogo pelo Brasileiro Sub 20 – 2013.
    Estará lá o treinador do Grêmio observando o desempenho da gurizada?
    Está será uma oportunidade impar para avaliação do plantel e montagem do elenco para iniciar 2014.

  • nelsongz

    Francisco Coelho, como moras em Recife essa vai para ti relaxar um pouco.

    Dizem que o Santa Cruz fez uma força enorme para disputar a Série B em 2014.
    Já o Náutico não precisou fazer força alguma.

  • nelsongz

    putz, foi ruim…
    para tu relaxares um pouco.

  • Francisco Coelho

    nelsongz; valeu. O Santinha ainda está fazendo e define o campeonato dia 1/12. kkkk

    Hoje me faltaram 2 funcionários torcedores do Sport. Como tenho 5 do Santa já estou preocupado com a próxima segunda.

    O Náutico se atrapalhou com muita grana e contratou mal.

  • Diego Mata

    A solução para o problema Barcos-Kleber é institucional. Estes treinadores de m…., todos eles, adoram escalar estas nabas pelo que fazem no vestiário, e não em campo.
    A direção tem obrigação de se livrar do Kleber, o anti-atacante. Barcos eu sou daqueles poucos que ainda acham que pode render muito mais, ate porque não tem centroavante bom dando sopa no mercado. Vai contratar quem? Mas se aparecer qualquer proposta, manda em frente, não percam a oportunidade.
    Alo Koff, pelamordedeus, o ano que vem começa pelas dispensas das nabas, naba que fica acaba jogando!

  • ilgo

    Barcos não fica no Gremio nem que a vaca tussa.
    Kleber é outro, apesar do contrato longo.
    Vargas vai porque não tem como investir num jogador que vai ficar a maior parte do tempo com a seleção chilena.
    Então, começaremos 2014 como terminamos 2013: sem ataque.

  • Francisco Coelho

    A seleção sub 15 empatou em 1 a 1 com a Colômbia e está fora.

  • Jocelito

    Gosto muito do centroavante do Vasco!
    O André que era do Santos.
    É fazedor de gols.Mas,não entendo ele não ter se firmado no Atlético-MG,e,ser reserva desse time ruim vascaíno. Talvez tenha algum problema que se desconheça publicamente.

  • Daniel Scherer

    Não vejo a mesma critica voraz (Barcos), embora concorde em parte com ela, sobre:

    – Kléber Gretchen, passa o tempo todo dando bundadas nos adversários, esfregando a bunda no chão tentando cavar faltas (de tanto fazer isso, as vezes quando realmente é falta os juízes já etão de saco cheio e não marcam), tá há dois anos sem marcar gols, ganha 500 paus por mês.
    – Laterais que não conseguem colocar uma bola em condições na área, seja para os zagueiros, centroavante (não temos), meias, gandulas seja lá quem estiver dentro da área. Não batem faltas, escanteios (só pode ser orientação os escanteios TODOS serem batidos a meia altura no primeiro poste, ou então tem que dar feijão para essas crianças), não vão a linha de fundo para cruzar (o Telles ainda vai uma vez a cada jogo, mas o Pará, como o nome induz, ele para quando chega no bico da área adversária e não passa adiante.
    – Treinador que insiste em não colocar um meia armador, ou algo parecido.

  • JC Baldi

    Ilgo, mas o Vargas não vai jogar apenas a Copa do Mundo ano que vem, quando tudo para? Acho que estaria mais à disposição do que esteve esse ano, que havia eliminatórias e vários amistosos em função da Copa.

  • JC Baldi

    Jocelito, também gosto do André. é bom centroavante, mas parece que tinha problemas extra-campo, atrasos em treinos, farra, diga-se de passagem.

    Ano passado eu defendia a contratação do Tardelli que o Atlético-MG repatriou….

    Daniel, o Pará é coisa de louco. Dá uma super arrancada, o cara se entusiasma, levanta a torcida, e ele PARA, ao invés de cruzar, corta para o meio, para a perna esquerda e pega TODA a defesa de frente, quando, se cruzasse de direita, pegaria de lado. É FODA.

  • Jocelito

    Baldi:
    O André bem administrado pode ser o centroavante que precisamos.
    O Tardelli é um grande jogador,e,deve ter custado os olhos da cara ao Atlético.
    Outro jogador do Galo que eu gosto é o Fernandinho,que dizem teria vindo quase de graça(duvido).
    Aliás,é bonito ver o time mineiro jogando.
    Tem velocidade,infiltração,aproximação,raça,jogadas ensaiadas.Tudo o que gostaria de ver no GRÊMIO!

  • Francisco Coelho

    Na ZH falam do interesse do Flamengo pelo Souza e Wesley. Do Flamengo só o Adryan no meu entender poderia vir numa troca.
    Não escuto ninguém falar de interesse do Grêmio por alguém…
    Domingo no meu entender o Dida falhou. Meu time base para 2014 seria: Grohe, Moisés (Tinga), Saimon (Thyere), Bressan (Gabriel), Wendell; Ramiro (Parrudo), Riveros (Luan Oliveira), Matheus e Maxi; Lucas e Yuri (Luan ou Deretti).
    Definir a contratação do Rhodolfo, contratar um zagueiro canhoto, um meia direita bom de bola, um atacante rápido e driblador estilo Neto Berola do Galo, Lucca do Cruzeiro ou Wallyson do SP e um atacante gaiato sem grife que marque gols. O José Carlos Ferreira Filho me servia. Claro que para completar um treinador honesto sem grife e panelinha, batalhador que goste de treino e entenda de esquema tático.

  • Gabriel

    Diego Mata centroavante melhor que os do Grêmio está cheio no campeonato, o problema é achar alguém da altura do clube.

    Outra posição carente é a lateral e os dirigentes podiam verificar a situação do Fagner, que é ótimo jogador muito bom no apoio.

    Já falei e vou repetir o Corinthians está dispensando meio time e me agrada muito Paulo André, Danilo e o Sheik. O que acham???

  • Gabriel

    E também confio na estratégia de investir em novos valores que saiam baratos para o clube e possam ter ali a frente um retorno financeiro, vide os meninos do Juventude. Todos os que mencionei se vierem por baixos salários OK, senão vai ser difícil; acho procedente que TODOS nós, gremistas apaixonados, nos atentem para este momento de CRISE FINANCEIRA, pois vejo muita cobrança por reforços de valores elevados, sem preocupação com a fragilidade que se encontram nossos cofres.

    Por este motivo bato tanto em nomes de jovens desconhecidos, pois não basta trazer um bom atleta, necessitamos também de bons negócios. Nesta linha, Francisco você que acompanha de perto e o Hugo do Naútico, não seria uma boa???

  • Gabriel

    Ilgo não acha que poderíamos aproveitar que o atual treinador é gremista e seguir o exemplo do Palmeiras e baixar o seu salário na renovação ???

    Neste caso nem discutiria a renovação…hehehe

  • Jocelito

    Gabriel:
    Os três jogadores corinthianos citados por ti, poderiam dar ao GRÊMIO aquela alma vencedora que está faltando.
    Talvez nem seja preciso baixar salários do Renato.
    http://www.futnet.com.br/futebol/noticias/?316218-segundo-jornalista-renato-gaucho-e-o-sonho-de-consumo-de-peter-siemsen-para-2014

  • Francisco Coelho

    Gabriel; O atacante Hugo é mais um a deixar o Náutico. Alegando problemas familiares, o jogador acertou de forma amigável o seu distrato com a diretoria alvirrubra e já não faz mais parte do elenco. O seu contrato iria até o final do ano.

    “Ele já vinha com um problema familiar muito sério. Até por conta disso, o seu rendimento caiu um pouco nos últimos jogos. Mas agora o problema agravou e a família estava precisando dele. Conversamos e resolvemos tudo de forma amigável. Era um jogador que contávamos até o final do ano. Mas é uma situação difícil e entendemos”, explicou o diretor de futebol Alexandre Homem de Melo, que está com a delegação no Rio de Janeiro, onde o Timbu enfrenta nesta quinta-feira o Fluminense, no Maracanã.

    Hugo disputou 18 partidas no Campeonato Brasileiro e marcou dois gols.

  • Francisco Coelho

    Atacante bom tem de marcar no mínimo 1 gol a cada 3 partidas. Um bom meia tem de pifar os atacantes umas 5 vezes por partida.

  • Jocelito

    Ouvi que Rodrigo Caetano estaria saindo do FLU.
    Para onde não se sabe,mas…

  • Diego Mata

    O Barcos pelo que vem jogando eu trocaria pelo Lins. Jogando mais que o Barcos realmente todos os centroavantes da A e da B devem estar. Mas eu acho que o Barcos pode jogar muito mais em um time menos defensivo e com uma companhia decente, não um jogador de rugbi.
    Por isso ainda defendo que, se não aparecer nenhuma proposta, se a direção não conseguir trazer nenhum centroavante melhor, e se trocarmos de treinador, que fique o Barcos.
    Outro ponto contra a permanência do Renato: quais dos seus bruxos ele fará questão que fiquem? Se ficarem Renato, Kleber e Barcos, já sabemos quem serão os titulares o ano inteiro. Ai eu largo de vez.

  • MAZEMBIANO

    http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/inter/noticia/2013/11/diogo-olivier-justica-condena-inter-a-pagar-jorge-fossati-4345433.htm
    E agora presidente que não gosta de “operários”?Já deram um calote em 1992 por falta de pagamento e foram rebaixados, tá na história deles!!!!

  • Roque Fernando

    Se é para trazer o André que se pense no Wellington paulista, ou algum outro centroavante de área, até André Lima, contudo, se não tiver dois meias armadores, ficará tudo igual. Antigamente se jogava num 4-3-3 com um ponteiro que recuava e fechava o meio quase como um 3º homem de meio mas que tinha velocidade e qualidade. Agora que o Grêmio finalmente experimentou ter 3 atacantes, só falta meio campo. Imaginem um meio campo com Ronaldinho e Maxi Rodrigues, por exemplo. O Cuca hoje, me serviria como técnico pois já provou, e o time que ele fez voando baixo…Bem sonhar não custa nada,

  • Recordar é viver… http://www.youtube.com/watch?v=gmnrJ1bHskk
    Neste vídeo o Walter (Goiás) diz que sonha em um dia jogar no Grêmio!
    Ah, e ele fala isso dando entrevista dentro do beira rio.

  • JC Baldi

    Gabriel, Paulo André não me agrada. Sheik é um Kleber com mais grife. É o mesmo estilo. Danilo eu gosto, é jogador que compõe, faz vaivém. Fágner é melhor lateral que Pará (o que também não quer dizer nada…)

    Diego Mata, estou contigo. Se ficarem Barcos e Kleber, largo também. Esse ano só faltei 1 jogo na Arena: contra SP, que era dia dos namorados (não consegui alvará…hahaha)

    Francisco Coelho, Dida falhou sim. Ah, se fosse o Grohe…voltava a cruzada do Sant’ana.
    Que tu queres com zagueiro canhoto? Galvão não era. Adílson não era. Aldair era….
    Teu time é muito jovem. Tem que ter gente cascuda junta. Eu não mexeria no Souza, é dos melhores.
    Meu Grêmio 2014: Dida, Moisés (Tinga onde anda?), Rodholfo, Bressan, Wendell, Souza, Riveros, G.Biteco (Deretti), Maxi, Vargas e Lucas Coelho.

  • Diego Mata

    Corrijam-me se estiver errado: a grande maioria, senao todos, dos jogadores da base que viraram titulares no Gremio dos ultimos 20 anos foi devido a nao ter mais ninguem no plantel para a posicao naquele momento. Na presenca de qualquer perna de pau experiente, o jovem fica no banco.
    Ou seja, dispensem Para, Elano, Ze, Kleber, Barcos, Adriano. So assim poderemos ver Tinga, Bitecos, Maxi, Deretti, Lucas Coelho, Mamute, etc jogarem.
    Se tivessemos Elano e Ze em 94, o que seria de Miguel e Emerson?
    Lucas e Mamute se encaixam perfeitamente neste caso, so se nao tiver mais ninguem poderao ter sequencia como titulares.

  • Gabriel

    Roque citar ‘ELE’ de novo nãããããããããooooooooo!!!!! Hehehehe

    Brincadeira, respeito sua opinião, mas justo o Judas no ano que vem?

    Baldi acho o Sheik bem melhor que o Kléber , basta ver nº de gols e títulos.

    Quanto ao Paulo André, penso que não teremos $$$ para comprar o Rhodolfo(mesmo que ele fique até o meio do ano) e estamos na iminência de perder o Bressan.

    Abraço

  • Francisco Coelho

    JC Baldi; estou considerando o que falou o Koff em ter de diminuir a folha. Vejo fora o Pará (Werley, Souza e Bressan vendidos), Riveros, Zé e Elano liberados, Kleber e Barcos negociados e Guilherme volta para a Alemanha ou outro clube onde poderá se consagrar.
    Um dos principais problemas do Grêmio 2013 em minha opinião é o buraco que fica com a subida do Alex. Tendo um zagueiro canhoto é mais fácil interceptar um destro e impedir o ataque pela direita do adversário. Temos de zagueiros canhotos o Gabriel e Canavesio dos juniores. Também temos o volante Luan Oliveira. Assim, com um zagueiro e volante canhotos teríamos “teoricamente” a esquerda fechada. O mesmo ocorre pela lateral direita onde o Pará perde na recuperação como se viu no gol da Ponte e Moisés inseguro. Não temos um volante completo como o Fernando e Ramiro, Souza ou Riveros não são confiáveis ao menos para mim. Souza corre de cabeça baixa, Ramiro corre e corre sem rumo onde o Riveros perdeu a noção de colocação. Eu gostaria de ver jogar o Parrudo. Não tendo nada melhor que eu veja no momento jogaria com um libero que poderia ser o Saimon se contratarem o Rhodolfo e jogaria com Rodolfo, Saimon e Gabriel inicialmente e sentiria o resultado. Tinga atua mais como ala e Canavarros como lateral marcador. Pará é carta fora do meu baralho. Kkkk
    Falta o meia destro para fazer parceria com o Maxi que enquanto não chega usaria o Matheus que marca e sabe jogar. Não conto mais com o Guilherme e sim com o Calyson, Deretti e Luan de canhotos para o meio e ataque. Destro teria o Xuxa e ambidestro o Yuri. De atacante que me agrade além do Lucas só o Nicolas Careca que tem imposição e força. Como o sub 20 joga a partir de 5/12 poderemos observar se haverá mais destaques e algum de outra equipe que possamos contratar.
    Claro que teremos o retorno de uns 30 jogadores, mas quem poderá ser aproveitado?
    Tem uns guris sendo bem apontados, mas quem vai colocar em campo num time sem esquema tático. O Claudio Gaona que é muito falado pelo Chitolina eu vi jogar e não gostei.

  • Roque Fernando

    Bá Gabriel, só falei do meio campo…excluí a trairagem e só pensei no futebol…mas tem que admitir que seria um belo de um meio campo…e se um centrovante não se consagra com um meio de campo desses, deve se aposentar e fazer outra coisa…jogar pibolim, frescobol e outras coisas. Futebol é dinâmico de repente….

  • Jocelito

    Seria um fato inédito no futebol mundial.
    Um jogador amado,odiado,amado novamente,odiado novamente,voltar ao time que o projetou.
    Fico pensando como seria o Pilantra reestreando pelo GRÊMIO numa partida oficial e importante.
    No início as vaias(?),depois de alguns jogos,com certeza,pela qualidade que tem,resolveria algumas partidas,e, aí voltaria a ser amado novamente(?).
    Seria algo surreal.
    Confesso que fico de certa forma excitado pensando em tal possibilidade.
    Os olhos do mundo e do Brasil estariam voltados para o GRÊMIO e o Pilantra.
    Poderia ser um grande lance de marketing!

  • JC Baldi

    Com ou sem LA, certamente TEM que diminuir a folha. Esse déficit desse ano é algo absurdo. E o Koff teve grande culpa. Não queria o Luxa, mas gastou conforme o Luxa quis… putzgrila.

    De qualquer forma tu mexes demais na estrutura base do time, na espinha dorsal. Com a pressão que se tem pelos 12 anos não dá para apostar só na meninada. Vão sucumbir. 1 zagueiro tem que ser experiente, 1 ou 2 no meio também. O Dida, embora não curta muito ele, dá segurança à zaga. Mas eu não reclamaria do Grohe, se ele não puder ficar.

    Alex Telles marca mal, não apenas deixa o buraco. Ele dá espaço demais para o cara avançar e cruzar. Mas quando ele avançava bem, pelo menos compensava. Nos últimos tempos, nem isso.
    Eu tenho uma aversão a zagueiro canhoto, pq eles simplesmente têm uma perna (direita) que não serve para nada e, seguidamente, precisam usar…

    De qualquer modo, é certo que precisaremos renovar e usar gurizada ano que vem. Resta saber como a torcida corneteira com os jovens vai saber lidar com a situação. Acho que é uma questão de o Koff ser bem claro no discurso, falar na redução da folha, nada de gastos loucos e por aí.

    Barcos, Kleber, Pará, Adriano têm que ir embora. Só ficaria com o Zé e o Elano, se forem viáveis financeiramente, pela experiência.
    Dos que voltam, acho que dá para aproveitar o Rondinelly, talvez até como 2º atacante, pq é rápido e dribla. Também poder-se-ia ver melhor o Felipe Guedes e o Wangler (contrataram pq se nunca deram chance?). Ficaria também com o Viçosa. 2 gols em Grenal me servem.
    Dizem que jogaremos o Gauchão com esse time dos 20 e poucos que voltarão. Quero só ver até qdo esse planejamento aguenta a pressão.

    Gabriel, Sheik é melhor que Kleber, mas não é um grande finalizador. Ataque do Corinthians morreu na míngua com ele nesse ano. Precisamos de atacantes que façam gol.

  • JC Baldi

    Pois é, Diego Mata, como é que os caras têm paciência (e esperança em 2014) para Barcos e Kleber com 54 jogos do 1º e 49 do 2º, enquanto o Lucas Coelho teve 1 jogo (Corinthians) que jogou bem até, mostrou movimentação, e alguns minutos em outras poucas partidas?
    Para o Lucas Coelho e o Mamute as poucas amostragens são definitivas: não jogam nada, tropeçam na bola (na Vila Capanema, onde o Gramado é horrível). Para os outros, o esquema atrapalha, não tem meia, seguram a bola, são importantes taticamente… haja coerência!

  • JC Baldi

    Outra coisa inexplicável é pq que trazem jogadores meia boca pagando 4,5 x mais para posições em que jovens podem dar conta do recado. Se o cara não faz uma grande diferença, usa o jovem. É teu, vai dar o sangue, e tu ainda podes vender e ganhar dinheiro com isso.

  • Hillary

    Infelizmente toda esta miséria era coisa “vista e jurgada” como dizia minha mãe, o luxa ou o odono sozinhos já seriam como uma das sete pragas do Egito, quando juntou os dois, então,,,
    como ja disse aqui muitas vezes, quando era minoria(ou uma das tripulantes da Komki do Ilgo…)
    desde o maldito dia que aquele vigarista trouxe este outro vigarista, eu sempre dizia: quero ver depois pra pagar esta conta, pois é a hora de pagar chegou !!

    Ontem vi a extensa relação dos emprestados que voltam e espero que todo este miserê sirva pelo menos pra darem uma chance para alguns que voltam, tipo o Wangler que as vezes que vi jogar, gostei muito, o Spessato, o Viçosa, o Toni que não é nada pior que o execravel Pará(quantas vezes ela pega a bola, corre como o cavalo do Zorro e depois não sabe o que fazer com ela??) e principalmente pro Grohe! .

  • pedro de lara

    Pela lei das probabilidades, se eu colocar uma cabra circulando em uma grande área durante 38 jogos de 90min, com uma média de 30 bolas alçadas por jogo mais uma ou outra vez que a bola vem por baixo, a chance da bola bater em qualquer parte do corpo da cabra e entrar no gol é de 3,5%. Dela correr assustada, esbarrar na bola com uma das patas, 1,7%. De tabelar incidentalmente com um atacante, 0,2. Já, matar no peito e esboçar uma bicicleta ou puxeta, 0,01%.
    3,5+1,7+0,2+0,01= 5,41% de chances da bola entrar.

    Se o ser vivo contar com uma altura superior a 1,60m, esse percentual aumenta enormemente.

    Dispensem o Barcos e contratem a cabra.

  • But I much prefer the Zune Marketplace. The interface is colorful.

  • The new Zune browser is surprisingly good, but not as good as the http://www.samsunescort.tv

  • Yinelenen bir sayfa içeriğinin okuyucunun dikkatini dağıttığı bilinen bir gerçektir

  • Thanks so much for the post.Really thank you! Will read on…