No tempo em que não havia redes sociais nem celular

É curioso como certas coisas mexem com a gente. Por exemplo, lendo o ótimo blog do Prévidi – o que faço diariamente – soube da morte do Eloidy Rodrigues. O mais interessante é que convivi muito pouco com ele, e, na verdade, tive de puxar pela memória para começar a juntar, mentalmente, fragmentos do meu passado no jornalismo.

Mesmo assim, a informação da morte do Eloidy – ‘seu’ Eloidy, como o chamava nos meus tenros anos de aspirante a jornalista – mexeu comigo, mais até do que outros óbitos de ex-colegas.

Recuo no tempo. Verão de 1976. Redação do extinto Diário de Notícias, um jornal que chegou a concorrer com o Correio do Povo pau a pau em determinado momento.

Naquele ano, quando entrei na redação, de cara percebi que ali estava um jornal decadente – fechou quatro anos depois.

Vinha do CIEE e buscava uma vaga de estagiário. Foi meu primeiro contato com o Eloidy (chefe da redação), que imediatamente me apresentou ao Jorge Mendes, editor de esportes do Diário.

Jorge, ou Jorginho, como era mais conhecido, eu me orgulho de ter homenageado, em vida, com uma reportagem de duas páginas no jornal Já, logo que deixei o Correio do Povo, em 2010. Jorginho foi um cara que viu Lara jogar, viu praticamente todos os Grenais desde 1930 e poucos. Vale a pena ler essa matéria.

Wianey e Pato

Bem, voltando a 1976. O Jorginho me recebeu muito bem. Eu era uma figura comum naqueles tempos: cabeludo, barba rala e falha, magro, ‘pele e osso simplesmente, quase sem recheio’. Um bicho-grilo.

-Tu vais fazer o setor do Inter.

-Não pode ser o Grêmio?

-Não, o Grêmio é com o Paulo Moure.

Eu já era chato naquele tempo. Insisti:

-E ele não quer fazer o Inter?

-Ele quer, mas é que ele é muito amigo do Falcão, aí fica chato.

-E eu vou substituir a quem?

-O Wianey Carlet, que acertou com a rádio Gaúcha.

Eu não sabia quem era esse tal Wianey, que acabou se destacando na imprensa esportiva. O Pato eu conhecia pelos jornais, por sua vinculação de amizade com o Falcão. Mais nada.

Minelli & cia

No dia seguinte, o Jorginho foi comigo ao Beira-Rio. Fui apresentado ao Minelli, ao Gilberto Tim, ao Figueroa, ao Falcão e mais um ou outro jogador e dirigentes.

Quero dizer que me senti um cordeiro no covil dos meus algozes.

Fiquei dois meses como setorista do Inter. Saí de lá porque me senti desprestigiado pelo jornal.

Um dia o carro do jornal não foi me buscar. Eram 19 horas, e nada. Não tinha celular naquela época. Voltei de ônibus. Dois ônibus. Puto da cara.

Na segunda vez que esqueceram de mim, final de tarde, e eu ali no sol. Mais puto da cara.

Nisso, aparece o Falcão com um flamante Chevette.

Ele parou o carro junto ao portão, abriu o vidro com manivela.

-Vais ao Diário agora?, ele perguntou. Eu respondi que sim. Ele me ofereceu carona, ele ia para Canoas, e a sede do jornal era no caminho (Avenida São Pedro quase esquina com Farrapos).

Conversamos algumas amenidades. Lá pelas tantas ele pediu-me um favor, que eu pedisse para o Pato descer, que ele precisava falar com ele. Não sei como a gente vivia sem celular, sinceramente…

Esse gesto do Falcão me sensibilizou. Dar carona a um estagiário.

Entrei na redação, barulho intenso dos teclados das máquinas de escrever, gente fumando. Enfim, uma redação de jornal.

Falei com o Jorge Mendes.

-É a última vez que eu volto sem o carro do jornal, Jorge, é sacanagem. Se acontecer de novo eu vou direto pra casa.

Ele pediu-me que falasse com ele, o Eloidy.

-Fica tranquilo, guri, não vamos mais te deixar empenhado -, prometeu.

Uma semana depois, outro esquecimento. Nem o Eloidy, nem o Jorginho tinham poder pra garantir transporte. Mas isso é irrelevante.

Nunca mais voltei ao jornal. Nunca mais vi o Eloidy, um cara que me acolheu com muito carinho. Que descanse em paz.

No dia seguinte, fui ao CIEE. Consegui uma vaga na Folha da Manhã, até hoje considerado o melhor jornal que já tivemos no Estado.

Mas essa é outra história.

 

Redes Sociais

O meu amigo RW aparentemente jogou a toalha. Diz ele que não irá mais questionar ações do Grêmio para não ser atacado pelas redes sociais, que hoje são uma terra de ninguém. Pior que o Congresso de tanta baixaria.

Mas há coisas positivas, tem muita gente boa escrevendo, transmitindo ideias e conceitos sobre imprensa, futebol e o Grêmio. São essas pessoas que me estimulam. Muitas escrevem melhor do que eu, o que não significa grande coisa, mas é alguma coisa.

Os ataques e contra-ataques fazem parte. Eu continuo aqui na minha trincheira e não me sinto incomodado com críticas e até com ofensas sem sentido, descabidas.

Então, não vou desistir. Não importa o que façam. Mesmo que fique aqui sozinho, abandonado por essa ou aquela razão, vou em frente.

Acima de tudo porque escrevo pra mim mesmo. Me faz bem.

Não vou me importar de ser meu único leitor.

 

Se gostou, compartilhe!

  • Chico Rigo

    Bem legal a história Ilgo. Sou gremista e moro em São Paulo, sempre leio teu blog. Toco numa banda de rock’n’roll que se apresenta nas ruas de Sampa, já fizemos mais de 500 shows nos espaços públicos da cidade. O vocalista e baixista é o Matheus Mendes, neto do Jorge Mendes, ele ficou feliz de ler sobre o vô dele 🙂 Grande abraço, dalhe Grêmio e quando vier a Sampa apareça na Av Paulista aos domingos, sempre estamos fazendo um som por lá 🙂

    • Ilgo Wink

      Que legal isso,
      é o lado positivo da internet, a gente se encontrando num clic
      A matéria que fiz com o avô do Matheus foi mesmo pra homenagear em vida um grande cara, um grande jornalista, um cara que a grande imprensa meio que ignorou apesar de todas as suas histórias sobre futebol.
      Um dia estarei aí pra abraçar vcs e curtir um rock

      • Rodrigo Mello

        Siga firme e forte, apesar de me abster de comentar pra não ser taxado de mentiroso ou fake de alguém como fui pelo tal Juninho, coisa que não é permitida em minha Profissão, sigo sempre na leitura de tão nobre espaço. Para mim que estou fora do Brasil é um alento ler coisas do nosso amado Grêmio, mato um pouco a saudade do Brasil. Agora com a popularização da Internet e principalmente com o anonimato que permite usar nomes fictícios infelizmente é uma coisa corriqueira. Por exemplo, jamais me atrevo a ler comentários onde falam do Grêmio na Globo.com. A barbaridade de ofensas ao time e muitas vezes a nós como Gaúchos é algo que beira ao insuportável. Admiro a maneira que escreves e o tom conciliador que adotas, talvez por isto é um dos espaços mais acessados, pois certamente muitas pessoas apenas visitam, mas por diversos motivos não comentam, até porque as vezes de um simples comentário é atacado por desconhecidos anônimos, de forma mentirosa o que é o pior. Mas aqui juntamente com o RW é lugar obrigatório para Gremistas, eu mesmo já recomendei para muitos colegas. Um forte abraço.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Grande Rodrigo, esqueça teu algoz, volte aqui para continuar com tuas brilhantes opiniões sobre o Grêmio, pois se existe alguém taxado de Fake de todo mundo por aqui só porque também apoia o clube e esta boa fase, sou eu. Abraço, amigo Mello !!!!!

        • Ilgo Wink

          valeu pelo incentivo, amigo

      • Chico Rigo

        Que legal Ilgo, obrigado por responder. O Matheus tem boas lembranças do avô e pediu pra te agradecer pelo carinho. Sigo teu leitor fiel e espero encontrá-lo por aqui em Sampa. Aliás, toda semana tem alguém com camisa do Grêmio. Outro dia eu fiz um sinal de positivo para um casal uniformizado, depois do show eles vieram me falar que compraram o cd com o cartão de crédito do Grêmio hahahaha muito legal. Grande abraço Ilgo, segue sempre escrevendo porque teus textos são de grande valia e servem para matar a saudades do Imortal.
        PS: Não sou parente do Celso Rigo (pelo menos que eu saiba).

    • Ilgo Wink

      Curiosidade, tu és parente do Celso Rigo, o empresário que ajuda o Grêmio?

  • HENRIQUE MARTINS

    Hahaha….Ilgo.
    Não acredito que um jornalista do teu gabarito sinta-se incomodado com isso.
    Você tem o dom, nasceu pra trabalhar no ramo e certamente deve saber lidar com este tipo de “desvio de conduta”.
    Ilgo, talvez o RW não tenha esta experiência e aprendizado que você possui, por isso até não me causa estranheza ele “recolher o trem de pouso”, evitando debates mais acalorados sobre o Grêmio, mas ambos vocês fazem um ótimo trabalho, independente da meta a ser atingida.
    A propósito, a mídia esportiva gaúcha foi atirada aos leões, rolou ladeira abaixo e parou na lata de lixo, tamanho os absurdos que temos visto diariamente. Neste tempo de internet, o caça clics virou sinônimo de $$$$.
    Mas o que eu queria falar é que sempre argumento com meu pai sobre o “ambiente” jornalístico e ele afirma que isso é normal no setor.
    O que não me parece ser normal é a maneira com que o Grêmio vem sendo degradado por esta imprensa porca e tendenciosa.
    Estão provocando o clube e a torcida e depois as consequências caem em cima de quem mesmo ???
    Sem querer ser ingênuo, mas a exemplo do Bolãnos, que parece ser mais vítima e de ser prejudicado por boatos oriundos desta corja.
    Onde está o Grêmio para tomar uma posição sobre isso, pois está sendo bombardeado diariamente por corneteiros e “donos da razão”, isto já foi longe demais.
    Aliás, o ambiente hostil foi criado pela própria IVI, e a contrapartida e ofensiva de Gremistas parece começar a incomodar estes calhordas.

    • Ilgo Wink

      Henrique, eu não me incomodo com esse ambiente das redes sociais. Mas grato pelo apoio moral.
      Realmente, estamos numa guerra, e não podemos abrir mão do RW nessa luta.
      Aliás, conforme eu previa, ele já se fardou de novo.
      Será uma longa e árdua batalha

  • FERNANDO

    Ilgo, teu texto foi espetacular. Falando em redes sociais, uma das broncas que está acontecendo nelas envolve 2 blogs gremistas que estão infelizmente em atrito: o Blogremio, também conhecido como Imortal Tricolor, cujo administrador é o Humberto Roman, o popular Seu Algoz – irmão do dirigente gremista Odorico Roman – e o Corneta do RW do Ricardo Wortmann. Acho totalmente desnecessário esse atrito entre esses blogs gremistas que têm prestado inúmeros serviços para a Nação Tricolor, ao desmascararem o modus operandi dos jornalistas “isentos” e “imparSCIais” aqui da aldeia, principalmente aqueles que adoram um salmão. Que essas broncas entre gremistas terminem de uma vez e que a torcida gremista e todos os blogs e redes sociais tricolores concentrem sua artilharia no combate ao jornalismo esportivo gaúcho que está cada vez mais tendencioso, parcial, sem moral e sem ética.

    • Ilgo Wink

      Vou trabalhar pra aproximar RW do Roman, o Algoz
      No mais, estamos juntos.
      Grato pelo elogio

      • Fabiano SC

        Ilgo, o Roman perdeu a mão completamente em seu blog, fazendo defesa intransigente de seu irmão travestindo-se de defensor da instituição.
        Chegou ao cúmulo de em uma postagem de hoje comparar número de jogos do Grêmio com o Real Madri computando o tempo em que os madrilenhos estavam em férias. Torturou os números até que confessassem o que ele queria dizer.
        Desde que Odorico assumiu cargo na direção ele deixou de escrever com o cérebro, usando apenas coração e fígado na empreitada.
        Perdeu um leitor (só li hoje para me inteirar do atrito mencionado pelo Fernando).

        • Fiscal da Pipoca

          Concordo. O Roman se perdeu na jogada.

          Inclusive tenho a impressão que ele está sozinho dentro do próprio blog. Antigos colaboradores não escrevem mais. Só leio os textos dele porque às vezes ele tem informações concretas que esclarecem boatos, e não pela qualidade dos textos. Nunca vi alguém xingar e chinelear os leitores como ele faz, com um palavreado chulo e baixo.

          Ele acabou de escrever “Tem empresário esperto que paga para esses sujeitos dizerem besteiras, posando de grandes entendidos.” Isso é paranoia. Achar que quem questiona as decisões da direção é porque tem empresário por trás. Quer tirar o direito do torcedor de pensar, de questionar, de trazer informações e enriquecer o debate. Virou um fiscal da corneta.

          Enfim, lamento muito tudo isso. Ler aquele blog está me fazendo mal. Também estou largando.

    • André Amorim

      Vou te meter porrada, vagabundo.

      • FERNANDO

        Cala a boca e vai ver teu timinho do Binter na SEGUNDA DIVISÃO seu CHINELAO VAGABUNDO.

  • Fabiano SC

    Mesmo que por vezes discorde de ti, serei teu leitor enquanto escreveres sobre o nosso Grêmio! E, assim, já somos dois!

    • Ilgo Wink

      Somos poucos, mas ruidosos, ehehe

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Negativo, seremos sempre a maioria que sempre apoia o clube do coração, mas que critica também na hora certa e quando for preciso para não estragar o percurso e voltar aos 15 anos.

        Oremos, pois assim já somos três, quatro ou cinco dezenas, e os ”incomodados” que se lixem, se mudem, e vivam sempre ”de tocaia” como está acontecendo (kkkkk).
        Estaremos juntos, Ilgo, sempre.

        • Jorge B. Vieira

          Quando é a hora certa para criticar?

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Jorge, meus respeitos, mas esta resposta está fácil no 1º parágrafo. Abraço.

          • Jorge B. Vieira

            É no fim do ano? Nas férias dos boleiros?
            Em síntese, no teu mundo perfeito do torcedor a corneta só no pós desastre.
            Foi assim no ano passado, ou tu corneteava o Roger o tempo inteiro?

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Desculpe, Jorge, mas para mim 15 anos foi demais e ano passado não houve desastre total no percurso e se você lembrar, ainda temos dificuldades financeiras à cumprir.

            Sempre disse aqui nas redes sociais que eu achava cedo demais o Roger Machado pegar um time cascudo logo após aquele trabalho no Novo Hamburgo, e isso está registrado aqui no Disqus e se comprovou no Atlético-MG. Pesquise.

            Toda crítica é bem vinda com conteúdo, mas não faço terra arrasada em cada tropeço só para defender minhas ”teses”, pois não tenho teses. O que eu quero é uma evolução e com críticas e cornetas diárias, isso atrapalha. É meu ponto de vista.

          • Jorge B. Vieira

            Conforme o Copião, a “culpa”dos 15 anos é do torcedor que corneteava.
            Ou seja, o Roth não perdeu o brasileiro de 2008 por erros de estratégia de jogo, mas por da corneta da torcida. E eu, e muito outros, devemos pedir desculpas ao dito cujo. Nem Luxa, nem Ederson Moreira, nem Felipão, entre outros, cometeram erros, só a corneta atrapalhou.
            No blog do seuAlgoz, eu fiz essa mesma pergunta (quando cornetear) e a resposta foi bizarra: Eu deveria ir na Ouvidoria. O Copião, de outro modo, está repetindo a desculpa do Blogremio.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            A culpa dos 15 anos não foi dos torcedores que corneteavam, mas isso ajudou muito.
            Jorge, tens o teu ponto de vista e tenho o meu. Segue o jogo. Ponto. Abraço.

          • Jorge B. Vieira

            Como exatamente a corneta ajudou a na tal “seca dos 15 anos”?
            Precisamos apreender com erros do passado para repeti-los.

  • wilson santos

    Não consigo entender de onde vem tanta animosidade, tanta intolerância.
    Basta uma opinião contrária para alguns valentes do teclado destilarem uma série de impropérios, sem mesmo conhecer a índole de quem está do outro lado.
    Sob o manto do anonimato, há aqueles que chegam ao ponto extremo, ofendendo até
    a família por algo tão fútil, tão insignificante.
    As ofensas mútuas são tantas que chegam a criar inimigos virtuais ferrenhos, eles poluem o Blog e desestimulam outros seguidores a frequentá-lo.
    Talvez com uma moderação maior em desfavor daqueles que se excederem, minimize o problema.

    • Ilgo Wink

      Eu confio que as pessoas vão se tocando e os exageros verbais diminuam

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Finalmente, isso é necessário.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Prezado Wilson, você que chegou aqui em setembro de 2016 e ”debate” sempre os assuntos com educação e alto nível, terá sempre um ótimo convívio com todos, mas posso te garantir que as provocações que vinham diminuíram muito de uns 40 ou 50 dias pra cá e os exageros de réplicas e tréplicas estavam mesmo maiores, mas à partir de agora, por ter diminuído algumas presenças, acho que ”tendem” finalmente à diminuir. Oremos ….. !!!!!

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Grande Ilgo Wink !!!!!

    Ótimo texto ”outra vez”. Concordo e entendo a razão deste conteúdo no momento que RW ameaça largar o assunto Grêmio em seu Blog mesmo que isso ocupava apenas 8 ou 10% daquele espaço que era reservado na maioria do tempo em resistência a ”IVI”, o que ele faz muito bem porque nunca desiste.

    Porém, ouvi e li algumas vezes que estes ótimos Blogs do RW, do Ilgo e do Demian Diniz que são os únicos três que me atrevo a acompanhar ”e seguir” diariamente (isto está registrado) lendo e opinando, são uma cachaça no assunto Grêmio e é por isso que também acredito que RW não vai se conter ”sem” o Grêmio.

    Percebo que nas redes sociais o que mais provoca alguma ira diariamente são todos os chamados de oficialistas, chapas brancas, andorinhas e os apoiadores desta gestão administrava e técnica do Grêmio que saiu de uma fila de 15 anos nesta gestão atual e nas mãos de um Treinador que é ídolo da maioria dos Gremistas, e isso causa um furor inexplicável nessa minoria.

    É exatamente daí que nascem os xingamentos e reclamações dos que se sentem ”carimbados” por não saber conviver com o contraditório ”em debate” e isso vira combate com ofensas e xingamentos como disse certa vez um ex-seguidor teu aqui, e ISSO TUDO, está registrado aí para quem quiser conferir, é só pesquisar.

    Está registrado também aí nos arquivos que existe por aqui apenas ”um alvo” todos os dias que é visado por essa minoria. Aí, nasce a réplica, tréplica, etc & etc naturalmente, e este alvo não tem força alguma, mas insistem em taxa-lo por aqui de ”o Algóz Imortal, assessor do Blogueiro Ilgo, caçador de cadeira no CD do clube, de inúmeros Fakes, de infiltrado pela direção” entre outras burrices que se lê por aqui.

    Isso é profundamente lamentável, cidadão, porque as bandeiras tricolores estarão sempre tremulando, tremulando, tremulando, pois o placar não é mais 15 anos e ”alguns” ainda não perceberam isso.

    Ilgo Wink, jamais serás teu único leitor porque umas 80 ou 90 dezenas de fiéis seguidores deste teu ótimo Blog não deixarão que aconteça, e é evidente que conheces um à um, ”inclusive”, a verdadeira identidade.

    Abraço e estaremos sempre juntos aqui, com Demian e com RW.

    • Ilgo Wink

      Acho que eu conheço uns dez aqui, no máximo.
      Nao sei por exemplo quem são os que adotam pseudônimo, e são muitos

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Boa essa, mas como são tantos eu acredito, amigo, e eu lembro que vários com ”pseudônimo” também acham as tuas cervejas muito boas, pois citaram elas com elogios em vários comentários nos últimos 3 ou 4 anos e pode ser que sejam do grupo ”de tocaia” (kkkkk).

  • Pedro de Lara

    Boa. Então, bola ao centro.

    Estou curioso. Gostaria de ver o episódio Bolaños se resolver rapidamente. Primeiro é necessario que ele seja efetivamente negociado. Qualquer razão que se aponte no momento pode comprometer ainda mais o montante da venda.

    O que poderá ter acontecido. Inabilidade dos dirigentes e da comissão técnica (temos um incensado gestor de pessoas no grupo) em lidar com a estrelinha?? Ou será que os boatos que se espalharam são verdadeiros??
    Ouvi um áudio muuuuito comprometedor sobre as atitudes do atleta.
    Se verdade, acredito que a carreira do jogador estará seriamente comprometida.

    • Ilgo Wink

      Pedro, pior é que o áudio é quente. É um tal de Marino Gremista que narra a história, se é a que estou pensando

      • Fabiano SC

        Ilgo, agora em Tijuana, cantada por Manu Chao como “welcome to Tijuana, tequila, sexo e marijuana” ele vai se dar bem…

        • Cinco Muito

          E aí, amigo de Concordia, tudo bem Fabiano?

      • Pedro de Lara

        Um amigo e duas loiras??? Qué-qué-qué.

        • Cinco Muito

          Tu queria ser ”o amigo” do cara, fala sério, pedroca huahuahuahuahua. Vais ficar com saudades?

  • Luis Augusto Waschburger

    Vou dar o meu pitaco aqui.
    Eu gosto muito de futebol. Gosto de pensar o jogo, de analisar os movimentos, de ver um time bem treinado, com jogadas ensaiadas, com uma boa postura defensiva, com uma transição bacana e com velocidade, enfim, os elementos básicos deste joguinho bretão.
    Eu apoio o Grêmio na arquibancada.
    Como mencionei em outra postagem, sou sócio desde 1994 e frequento o Olímpico desde 1983.
    Com todo respeito às opiniões contrárias, o lugar para apoiar é no estádio.
    Aqui, definitivamente, não é este o meu objetivo.
    Aqui, venho par ler a análise do Ilgo, dos demais confrades e, modestamente, dar a minha opinião sobre o que vejo em campo (e fora dele).
    Não vejo sentido em manifestações intransigentes de apoio. Não sei nem como conseguem.
    Negar aquilo que é flagrante e manifesto em nome do apoio incondicional? Pra mim não dá!
    Gosto muito do Ilgo. Em outra oportunidade já manifestei que acho que vemos o futebol de forma bem parecida, o que pra mim é uma honra.
    Sobre o tal do Seu Algoz, nem sabia que este cidadão tinha esta relevância toda.
    Tentei acompanhá-lo brevemente pelo twitter, mas pra mim não deu.
    Acho ele grosseiro e mal educado.
    Na política, eu e o Ilgo divergimos. Mas o Ilgo nunca foi deselegante. Este tal de Seu Algoz por sua vez… bom, deixa pra lá…
    Outro que gosto muito, que mesmo sendo ácido tem bastante conteúdo, é o Carlos Josias…
    Eu como não tenho grupos políticos dentro do Grêmio, acho muito estranho que aqueles que deveriam estar dentro da mesma trincheira fiquem se digladiando.
    De qualquer forma, seguirei acompanhando estes que, no meu imaginário, formam a mais efetiva resistência contra a IVI: Ilgo Winck, Ricardo Wortmann, Demian e Carlos Josias.
    Saudações tricolores.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Boa. Então, bola ao centro.

      • Jorge B. Vieira

        Aqui um tipo de crítica que certamente, conforme o Copião, prejudicou muito na seca de 15 anos:http://blogremio.blogspot.com.br/2014/04/um-cancer-chamado-werley.html
        Além do texto do seuAlgoz merece leitura os comentários que fazem terra arrasada.

        Neste outro texto, da Pitica, tem-se algo comedido, senão muito respeitoso, mas os comentários:http://blogremio.blogspot.com.br/2014/05/o-santo-do-papa-e-forte.html

        Então, naqueles tempo podia dar pau a vontade já na atualidade é bom maneirar.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Jorge, além de copiar e colar a opinião dos outros, tu és um ótimo candidato à sucessão do Romildo Bolzan, pois tens as soluções para os problemas do Grêmio desde janeiro de 2002. Mostre mais aí, pois os 15 anos foram longos, ”inclusive” pra mim, concordo contigo nisso também.

          Parabéns, terás o meu & o nosso apoio ”se” a tua gestão for tão boa quanto a atual que me faz dar o apoio, eu garanto isso, mas nunca esqueça que continuamos sem dinheiro e sem superavit desde 2002, pois a Crefisa é do Palmeiras e nem assim estão agradando, ok !!!!! Bola ao centro, tente outra vez.

          • Jorge B. Vieira

            Aqui outro exemplo de crítica que produziu a seca:
            http://blogremio.blogspot.com.br/2016/07/

            Conforme o Copião o problema é a corneta. Sem ela o céu seria de brigadeiro e seríamos campeões imbatíveis.

            A solução é simples: Calar a corneta.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Jorge, não sigo o tal de Algoz, nunca verás um comentário meu por lá porque o cara é muito ruim de tudo, pois pelo que todos aqui escrevem, não será lá que você vai achar alguma solução pro Grêmio. Desista disso.

          • Jorge B. Vieira

            Outro exemplo da sutileza do seuAlgoz, que conforme o Copião, deve ser um dos maiores responsáveis pela secura de títulos.

            http://blogremio.blogspot.com.br/2016/07/

            Gurizada! Se quiserem títulos fiquem quietinhos. Se ao contrário estes não chegarem deem uma passada na Ouvidoria para cornetear, pois aqui não pode, só amenidades.

          • Luis Augusto Waschburger

            Cara, acho que teu ponto de vista já foi demonstrado!

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Dr. Luis, ele é novo por aqui ainda, pois chegou a 58 dias.
            Mas continuo com a boa impressão que somos todos Gremistas, meu caro motociclista tricolor. Ou não ????? Oremos !!!!!

          • Luis Augusto Waschburger

            Espero que sim, @disqus_yInMxB7bZt:disqus!
            Eu, por exemplo, já estou com uma certa ansiedade pela ausência de jogos.
            Saludos!

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Eu também. Saludos !!!!!

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Por onde tu andavas antes de 02/07/2017 a 58 dias quando por aqui chegaste, tão bom corneteiro ….. qual o teu histórico antes disso, Jorge ????? (kkkkk)

          • Cinco Muito

            Jorge, voce é novo aqui?

          • Pedro de Lara

            Bueno, Copião. Ctrl C/Ctrl V também é tua especialidade. Só que dos teus próprios comentários.

            Não sei o Jorge, mas tu certamente faria uma péssima gestão. É preciso pulso firme com a boleirada. Cair na tentação de liberar chinelinho e chopp pros descontentes e/ou marrentos é o primeiro passo para eles montarem em cima (ops).

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            É por isso que o Renato domina amplamente o grupo, o vestiário e eu fico sentadinho com a Patroa nas cadeiras da Arena, senão, teria implodido logo após a desclassificação no gauchão do Novelettu’s quando o Espinoza ”escapou” da demissão e sobreviveu até julho. Aplausos para a nossa boa fase, ela é real.

        • Luis Augusto Waschburger

          Putz… fui ler o tal do seu Algoz em homenagem ao argumento que trouxeste…. que coisa bem ruim. Chula, rasteira… Bah…

        • Cinco Muito

          Mas voce acha que faltou criticas durante os 15 anos de seca? E também o monte de blogues que se criaram desde o ano 2000 foi só para falar dos erros, é isso?

    • wilson santos

      Onde eu assino?

    • Ilgo Wink

      Luis Augusto, grande contribuição. Por momentos acho que tu conseguiu unir correntes opostas, eheheh.
      Vamos esperar que todos se deem em conta de que estamos no mesmo barco, não somos partido partido político, somos apenas torcedor de um clube de futebol. Não já motivo para extremismos. Ofensas, etc
      Por outro lado tem a paixão, e aí o bicho pega. Essas diferenças de pensar e ver futebol sempre aparecem e as vezes de forma agressiva, violenta, o que explica as brigas que ocorrem nas cadeiras e arquibancadas dos estádios entre torcedores do mesmo time. Aqui não é muito diferente, mas podemos ser melhores, todos nós.

      • Ilgo Wink

        por favor, relevem os erros de português da minha fala acima

      • FERNANDO

        Ilgo, no fim das contas quem lucra com as divisões internas do Grêmio e agora com os atritos entre torcedores gremistas são os sacripantas da IVI. Por isso eu volto a bater na mesma tecla: TODOS os gremistas, independente das suas diferenças
        no modo de pensar em relação ao clube, devem direcionar suas artilharias contra essa imprensa esportiva gaúcha tendenciosa, parcial e desonesta.

        • Luis Augusto Waschburger

          De acordo.
          Eu boicoto.
          O meu dinheiro eles não levam mais.
          a única rádio que ainda consigo ouvir em alguns horários é a Grenal.
          No mais, só reiterando o que disse acima, eu vejo este espaço como uma oportunidade de análises de gremistas e para gremistas.
          Nunca vi como espaço para “alentar”. Isto, s.m.j., é na arquibancada.

        • Detective

          Prezado amigo, “sacripanta” soa até com um certo eufemismo, apesar sdo sinônimo. São canalhas, mesmo. Inclusive estes gremistas sevandijas que integram a I.V.I. Coloco a sigla entre pontos para denotar mais nitidamente a conotação de máfia. A imprensa esportiva gaúcha é a mais patife, velhaca, canalha do País.

          • Detective

            Em tempo: Boicote já a todas as plataformas de imprensa vermelha do RS.

        • Felipe de Ockham

          Cala a boca, anta. Asno. Volta para o mobral para aprender a escrever tricolete analfabeta.

          • FERNANDO

            Aqui é lugar de gente de PRIMEIRA DIVISÃO. Então vaza o REMENDINA SEGUNDINA REBAIXADA, PASPALHO IMBECIL.

          • Felipe Couto

            Burro sujo. Vou dar tapão na cara.

      • Luis Augusto Waschburger

        Exato.
        Eu continuarei vindo aqui para debater análises de futebol.
        Quem sabe em algum momento poderemos fazer isto tomando choppes cremosos…. hahahhaha

    • Detective

      Isto mesmo. Abraço.

    • Cinco Muito

      Luis, teu comentário está perfeito, mas sempre haverá um Pedro de Lara para dizer que tu é um fake de alguém, isso é uma doença dele. Aguarde.

      • Luis Augusto Waschburger

        Esta treta de vocês é caso de estudo.
        Eu não tenho nada com isto.
        Ainda mais que, se necessário, tenho CEP e CPF para apresentar.
        No mais, sinceramente, procuro sempre contribuir com o debate manifestando a minha impressão sobre as coisas.
        O que este ou aquele pensa sobre o que escrevo não me importa.

        • Cinco Muito

          Luis Augusto, não tenho treta com ninguém, e o Pedro de Lara é apenas um Fake igual a mim e outros 92% de frequentadores deste Blog e de todas as redes sociais. O problema é dele com o Copião que ele pensa ser um fake meu e vice-versa, e isso muito o incomoda além das opiniões de apoio do Copião ao clube que ele não consegue mais disfarçar. Voce contribui e muito com tuas opiniões, mas existem uns caras que adoram criar clima e caso com a opinião dos outros e não gostam de receber criticas e nem debater o futebol do nosso time. Pra mim isso não é treta, é doença e demência da parte deles. Nem esquenta, eles não valem a pena.

  • Antonio

    Cara, teus textos são uma coisa que sentia falta no jornalismo hot pocket de hoje, meus parabéns.

    • Ilgo Wink

      Valeu, Antonio, abs

  • Pedro de Lara

    Bem-vindo, Jorge Vieira.
    Muito bom resgate das atrocidades e das idiossincrasias do Algoz.
    Quem disse que tempo de participação no blog e qualidade nos comentários têm que andar necessariamente juntos??
    Tem muito comentarista que escreve-escreve-escreve e é um repeteco só.

    Aliás, quantidade e qualidade só os passes do Arthur.

    • Jorge B. Vieira

      Ok!!!
      Agora devemos dar força a um virada no brasileirão. Nada garante que a liberta está no papo, mas alguns acham que sim e estão preocupados com o Real.

      http://cornetadorw.blogspot.com.br/2017/08/setembro-azula-hora-da-recuperacao.html

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Grande Jorge, seja bem vindo, aqui tem de tudo onde ”todos” já batizaram todo mundo de oficialistas, urubus, andorinhas, lorpas, chapas brancas, Marias Maricota, carimbadores, caçadores de cadeira do conselho, assessores de imprensa do Blogueiro, fãs do Celso Roth, do Lisca Doido, viúvas do Roger Machado, poupadores de jogadores cansados, e até torcedores do Grêmio que é nosso time do coração além de uma infinidade de fãs do Renato Portaluppi ex-jogador, ídolo e atual bom Treinador do time.

        Jorge, à partir deste comentário do Ilgo Wink aí acima, aqui agora é um ambiente ótimo e realmente bem mais saudável de conviver, o tempo dirá e todos vão colaborar com isso.

        Estou de acordo, vamos dar um viva ao brasileirão 2017 onde tudo é possível de acontecer porque o nível técnico está à desejar, pois é isso que escutamos e lemos por aí e que até pode o Grêmio ser Campeão ”SE” o Corinthians quiser como aconteceu conosco em 2008 naquele desastre de incompetências.

        Bons debates, aqui é lugar de Gremistas.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Concordo, mas veja que não curti (kkkkk). Bola ao centro.

      • Cinco Muito

        Copião, esse cara te adora, cuidado huahuahuahuahua

  • Pedro de Lara

    Bueno, Copião. Eu não concordo com nada que tu escreves.
    Por favor, não positiva os meus comentários. Não fica bem para a minha imagem.

    Com todo respeito.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      De pleno acordo, nem eu ….. ”boa, então bola ao centro” ….. mas não xingue mais o Ilgo e nem ameace mais sair daqui 4 ou 5 vezes seguidas, pois tu não tens capacidade nenhuma de garantir ou fazer isso, fique aí, será divertido, EU GARANTO ISSO (kkkkk). Paz & Bem, ”Dom Pedro”.

    • Cinco Muito

      Uééééé, vc voltou? O que houve? Ainda achas que sou o Copião? Fala sério, Pedroca.

  • Antonio

    Bom dia. Bem abordado este tema de redes sociais. Hoje, com essa proliferação de grupos a coisa não tá fácil. Ficamos reféns de um monte de grupos com seus “seguidores ferrenhos”. Quanto ao Grêmio, já que perdeu a CB, o tema é poupar ou não poupar, ou Bolanhos, ou Luan, ou a diretoria que é ruim. E isso praticamente 24 horas por dia. E ninguém fala sobre algo bom. Temos um “fogo amigo” de que se diz gremista. Também atacam alguns blogs nossos e protegem outros. Tudo como fossem donos da verdade. Um dos poucos lugares onde ainda dá para fazer uma leitura em “paz” do Grêmio é aqui no teu blog Ilgo.

  • Cinco Muito

    Ilgo, e o Pedro Rocha no Spartak Moscou? Não gostei, o cara tinha muita bola ainda pra jogar no time porque vinha crescendo e esta venda poderia ser em 2019.

    • Alexandre

      Espero que esse negócio não saia. Pelo menos não antes do fim do ano.
      Time perde muito sem ele, depender de Fernandinho e Everton vai ser fogo.
      Só se um dos sudacas (Arroyo ou Beto) derem resposta, o que tá bem difícil.

      • Cinco Muito

        Mas parece que a coisa tá mesmo adiantada. O Pedro Rocha é a maior revelação dos ultimos 2 anos e o Arthur desse jeito não vai ficar muito tempo aqui também. Esse guri joga muita bola.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Acho que pode ser um bom negócio, pois era muito vaiado pelos ”sábios” e lembrei do Bruno Soneca que era uma eterna promessa de ouro bem lapidado. Pois é.

          • Cinco Muito

            Cara, é o melhor jogador do time depois do Luan. Eu acho muito cedo negociar ele tão cedo, me desculpe.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Torço para que seja mais uma barrigada da ”IVI”, pois é isso que eles estão fazendo desde que o time se ajustou.

          • Cinco Muito

            Tomara, eu não queria ele fora do time por uns 2 anos, pois o cara se aprumou no esquema e evoluiu muito desde 2016.

        • Alexandre

          Pois é, mas quantas vezes venderam o Luan nos últimos dias? Vou esperar até que o PR esteja na Rússia pra ter certeza.

          Arthur e Luan não devem ficar muito mais tempo aqui, infelizmente.
          Essa política de ter que vender pelo menos um jogador por ano me incomoda muito. Não acredito que não se possa planejar um clube do tamanho do Grêmio sem precisar disso.

          • Cinco Muito

            Então, é por isso que acho ser uma barrigada. Eu não aprovo essa venda agora. O Luan não fica, e Arthur já tem olheiro a muito tempo.

          • Pedro de Lara

            Uéee. Mas não era o Copião que achava que era barrigada ali embaixo. Te confundiu de fake, Copião?? Corre lá e edita.

            Aliás, Copião construindo diálogos entre os fakes de novo??
            Ensaiando para um roteiro de novela ou o Alzheimer voltou com tudo??

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Dom Pedro, acho que você tem problema. O cara está proibido de concordar comigo na mesma questão ????? Te liga, véio ….. o que tu achas do assunto Pedro Rocha, debata e esqueça o que os outros pensam. Cresça, vivente.

          • Cinco Muito

            Copião, o pedroca quer casar contigo, acorde huahuahuahua.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Sai fora, ele é doente e demente, só pode ser isso (kkkkk). Que fase ….. que ano. Oremos ….. !!!!!

          • Pedro de Lara

            Ah! Queria que o Fila Anda ou o Onanis Santos tivessem respondido essa. Tu sabe como frustrar um colega de blogue, ein?

            Aliás 2: esses nomes sugerem alguma coisa não? Copião de Tudo com avatar de um homem passando a mão na bundo d’outro. Onanis Santos e sua referencia à masturbação, assim como o Cinco Muito. E o Fila Anda, por óbvio.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Dom Pedro, o Hospital São Pedro está lotado. Busque outra alternativa (kkkkk).

          • Cinco Muito

            Copião, desista porque isso é doença e é contagiosa huahuahuahua

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Eu sei, mas permita que eu continue me divertindo com o Pedro Street de Lara Vieira. O cara me adora dimoaaaaaiiiiisssss por aqui, mesmo ”simulando” uma ojeriza. Que fase, amigo.

          • Pedro de Lara

            Me conta a estratégia, vai.
            O Copião é o fake que vai falar sério e respeitosamente e os outros são pra bater nos “desalinhados”??

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Mas quem é que bate em quem por aqui ????? O nível do ambiente melhorou muito, pois ”os batedores” se bandearam para um outro espaço nas redes sociais.

            Tu foi expulso de lá ????? Porque fizeram isso logo com você, um anjo Querubin das redes sociais que nem provoca discórdias (kkkkk) ????? Pedro, tu és hilário demais. Oremos ….. !!!!!

          • Pedro de Lara

            É que tudo aconteceu num intervalo de 10 minutos, Copião. Não dá pra enganar todo mundo. É só reparar no padrão.

            Quer umas dicas pra ficar melhor o disfarce???

            Outra: me conta, como é que faz o negrito no Disquz??

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            kkkkk, aí tu tens que perguntar ao Cinco Muito de Florianópolis que tu achas ser um Fake meu igual o Juninho Street e o Jorge B. Vieira que te curtam de montão por aqui. Acorde, vivente.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Alexandre, eu sei que ainda temos dívidas e a situação financeira é delicada, mas não tem como segurar um negócio desses.

            É o que penso e depois acontece uma zebra e o cara cai de rendimento e se perde uma boa chance. Negócio é assim mesmo, sempre existem riscos de todos os lados.

            Mas concordo que ele evoluiu e pelos valores anunciados, ainda acho ser interessante, mas é mesmo lamentável.

          • Ilgo Wink

            concordo, mas fazer time competitivo custa muito caro

      • Ilgo Wink

        PR fará muita falta, sem dúvida

    • Ilgo Wink

      é que se não vender agora não haverá dinheiro para salários, etc

  • Paula Tejando

    Não acredito que vamos poupar novamente o time titular hoje, eu quero é comemorar TÍTULOS.
    Precisamos contratar o preparador físico do cruzeiro, pois lá nunca estão cansados.