Moreno na Copa Hélio Dourado

Nem o monumental orgulho que senti ao ver o time do Grêmio, com um jogador a menos, acuar o Fluminense, o campeão brasileiro, dentro de sua casa, como o gato encurralando o camundongo, consegue atenuar minha indignação com a atitude de Marcelo Moreno.

A primeira coisa que pensei na hora: 30 minutos antes a TV havia mostrado o Moreno na casamata, com cara de sono. É natural, havia jogado na véspera pela seleção boliviana e viajado às pressas. Será que ele foi obrigado a compor o banco? Estaria ele contrariado?

Eu só posso atribuir a uma eventual contrariedade a expulsão em menos de um minuto. Sem tocar na bola, sem tempo para ter atrito com algum adversário, é inaceitável a sua irresponsabilidade. Em sua primeira participação, uma cotovelada no adversário, Rafael Sobis.

Fosse o temperamental Kleber, que estava apanhando sem que o juiz marcasse falta sobre ele, eu até entenderia. Não aceitaria, mas seria capaz de entender. Mas o Moreno?

Então, cheguei à seguinte conclusão: jamais poderia ser dirigente de futebol.

Moreno me lembrou Borges, que foi expulsão em jogo pela Libertadores dentro do Olímpico, assim como quem provoca, pedindo para sair e prejudicar o clube.

Borges, fosse eu dirigente, nunca mais vestiria a camisa do Grêmio. O mesmo com Marcelo Moreno. Nunca mais vestiria a camisa do Grêmio.

É claro que o clube seria prejudicado, porque Moreno é um grande atacante e tem toda uma sul-americana pela frente.

Como dizem os doutos do futebol, eu estaria punindo o clube. É por causa desse time de raciocínio que os jogadores, de modo geral, se sentem à vontade para todo o tipo de ação prejudicial ao clube que os paga, em alguns casos de forma absurda, algo como um tapa na cara do trabalhador comum.

Moreno, se dependesse de mim, voltaria de ônibus. Mas é claro que os advogados espertos usariam isso contra o Grêmio. Então, ele voltaria de avião, sentado na janelinha. Tudo bem. Mas passaria a disputar a Taça Hélio Dourado ao lado de Wangler, Douglas Grolli e outros.

E ficaria assim até o final do seu contrato, ou da minha demissão, o que viesse antes. É lógico que eu seria demitido em pouco tempo, porque logo os torcedores, os mesmo que hoje estão revoltados com a atitude de Moreno, estariam pedindo a sua volta e, de quebra, a minha cabeça. Não culpo os torcedores. O futebol é assim.

Por isso, eu nunca poderia ser dirigente de futebol.

Sou absolutamente intolerante com certas coisas.

Por outro lado, todos aqueles que enfrentaram o Fluminense com dignidade, valentia, abnegação, mesmo cometendo erros técnicos, seriam premiados, fosse eu dirigente de futebol, com aumento de salário assim que pisassem no vestiário após o jogo.

Com exceção de Moreno, todos os outros jogadores dignificaram e honraram o Grêmio e sua história.

Merecem, portanto, meu aplauso, meu reconhecimento.

O JOGO

O Grêmio mereceu vencer. Seu gol saiu de uma jogada com bola rolando, penetração, qualidade. O árbitro deveria ter punido quem fez a falta com cartão amarelo, ou até o vermelho. Mas o juiz, o Ricci, deve ter pensado: já fiz demais ao marcar essa falta contra o Fluminense. E o Luxa ainda quer cartão, aí já é demais.

Elano foi sábio, mágico, e marcou um gol que só os craques costumam ter a frieza e a qualidade para marcar.

O Flu empatou com gol de cabeça, em cobrança de escanteio. Depois, Sobis, com o pé esquerdo, que nem é seu preferido, marcou de longe. Marcelo Grohe falhou. Por falar em falha, o que foi aquele lance logo no início em que o Pico lançou pra área e a bola bateu no travessão? Seria o frango do campeonato.

Aí, quando se pensava que com Moreno o Grêmio poderia buscar o empate e a vitória…

O árbitro deve ter ficado feliz e aliviado quando mostrou o vermelho, muito justo, para Marcelo Moreno, o melhor atacante do Grêmio no Brasileirão.

Morriam ali as chances de o Fluminense perder.

VIRADA

O Inter segue acumulando vexames no Brasileirão. Perdeu de virada para o Figueirense em pleno Beira-Rio. O time armado por Fernandão levou seis gols de lanternas do campeonato em dois jogos seguidos.

Quando escrevo estas mal traçadas linhas Fernandão ainda é treinador.

Talvez até seja mantido, até pra economizar alguns trocados. O time já não ambiciona nada no campeonato. Tem eleição. Não dá nem para planejar a próxima temporada.

O mais interessante é que o titular do futebol, Luciano Davi, que afastou Dorival Jr junto de Fernandão, então diretor de futebol, ainda estaria cotado para ser presidente colorado.

Os indícios são de que o Inter hoje começa a ser tornar o Grêmio de ontem.

Se gostou, compartilhe!

  • R Fernando

    Eu a horas venho falando que os vermelhos estão prestes a ver a gangorra virar…não por magia, ou por mandinga etc…mas pela fadiga dos metais vermelhos que não tem mais nada a oferecer. Ao contrário do Grêmio que tem um time muito organizado. Mostrou mais bola que o fluminense a partida inteira. O que se demonstra que sem arbitragem amiga este time é menos que o Grêmio que não perdeu pra eles em 2012, e nem jogou como time pequeno como muito técnico gaúcho gosta. Jogamos pra frente como time grande. Fiquei orgulhoso pelo que vi.Time de homens e não de moleques. Exceto o Moreno, mas poderia ter sido cartão amarelo. Olha, este time do Flu ainda pode vazar…mas podemos ir com sede de título pra libertadores em 2013. O Grêmio jogou muita bola mesmo. Não entendo porque dentro do Olimpico o time parece ficar com os nervos a flor da pele. Parece que jogam melhor fora. Tenho observado isso. Os times vem com uma retranca infernal aqui, e o Grêmio tem muita dificuldade. Parece ser a sina. O Leandro, me irritou num lance que podia ter mudado a cara do jogo se ele soubesse como se faz um passe de 30 metros. É inadimissível que um cara como ele se enrede nas próprias pernas.Às vezes a bola parece um estorvo pra ele, um objeto estranho.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; ídolos de ontem serão os afastados de hoje. Um dos melhores goleiro nos últimos campeonatos o Magrão do Sport arrumou um desconforto após 98% dos torcedores pedirem a entrada do Saulo o Avatar.
    Assim como a prata que já valeu muito + que o ouro o elenco d’ouro da beira d’água se desfez como um vinho que vira vinagre apesar da marca e dos especialistas. Os diamantes vermelhos não + cortam vidro. ..

  • Francisco Coelho

    Mesmo tendo volume de jogo ou posse da bola o Grêmio não foi efetivo, pois faltava sempre o finalizador ou a bola redonda que colocasse o jogador como se fala na marca do cal.
    Era a típica partida que se definiria no detalhe e no banco. No meu entender Kleber poderia e deveria ter feito mais que marcar e forçar o corpo a corpo. Está mais para jogo paraolímpico de sentados que jogador de futebol. Leandro venceu algumas vezes o marcador, mas não encontrou espaço, pois rende mais vindo de trás com velocidade. Finalmente após 22 partidas o Zé marca. Pico deve estar surdo com tantos gritos do Luxa (sobe, marca…) e não vi nem na direita nem na esquerda jogadas trabalhadas. Não pode um time com a folha do Grêmio depender de bola parada.

  • Francisco Coelho

    Terá o Moreno cérebro de azeitona ou algo ocorreu para a reação destemperada? Com 16 câmeras e tanta badalação sobre as mesmas antes da partida fica a dúvida de só 1 ter captado o lance e as 15 demais nadica de nada. É estranho, pois demoraram muito catando imagens para mostrar. Terão escolhido a distancia e angulo? Teoria da conspiração… Me pareceu + mão na cara que cotovelada. Não entendi ou não vi bem…
    Tenho dúvidas se foi falha ou foi o movimento da bola que traiu o Grohe. Mas pelas defesas tem crédito ainda comigo.

  • Francisco Coelho

    Quem assistiu ao vídeo no link que coloquei viu o que faz um atacante matador na área.

    Eu continuo sem entender o motivo de um treinador não colocar um jogador após o intervalo onde no vestiário poderia com a equipe combinar determinadas jogadas. O Abel assim fez e já voltou com o Thiago Neves. Será falta de convicção? Claro que tem de ficar de olho em alguma lesão ou cansaço, mas no meu entender a mudança tática tem de sair do vestiário até para pegar o adversário desprevenido.

  • Carlos Cesar

    Quanta bobagem a respeito do Moreno. Vá te catar…

  • Fernando

    No jornal da globo mostrou novamente o lance da expulsao, onde o Moreno é agredido/provocado antes de agredir, que acredito que foi bem de leve, baita cera do vermelhinho… E o chute dele estao falando em 114 km/h…

  • Fábio

    Isso aí. Sóbis deu um chutinho, botou o pé, trancando a passagem do Moreno, que chegou a tropeçar, que partiu pro revide. A bixa do Sóbis rolou no chão várias vezes, parecendo que ia morrer. Enfim, foi revide, e não uma atitude totalmente sem nexo do Moreno.
    Também tive muito orgulho do Grêmio nesta noite.

  • Renata

    Se o MM9 foi “agredido” antes, o STJD tem que fazer como fez com o Pará no caso da expulsão do Neymar, onde foi julgado também por ter “agredido” o neymar antes….Maaasssss óbvio que isso não vai nem ser cogitado….

  • ilgo

    Ficamos assim: o Sobis não tinha nada que enfiar a cara no cotovelo do Moreno.
    Portanto, injusta a expulsão de Moreno.
    Peloamordedeus…
    O cara entra e, depois de uma VIOLENTA provocação de alguns segundos, é expulso por agressão com menos de um minuto em campo, e ainda tem gente que defende.
    é por isso que acontece mensalão, comissões nas vendas e compras de jogadores, corrupção, etc.
    Moreno comprometeu todo um trabalho.
    Aposto que se ele fosse um jogador ruim seria unanimidade aqui o seu afastamento, mas tem gente que sai catando explicação para a atitude completamente irresponsável e filhadaputa dele só porque ele é bom jogador, bom, nada mais do que isso.

  • ilgo

    A nota 3 de ZH para o Marcelo Grohe é um crime, antijornalismo.
    Muriel, que levou 3 do Figueira, seis gols em dois jogos, ganhou nota 6 da ZH.

  • MAZEMBIANO

    Ilgo concordo contigo, mas acho que tu exagerou na questão Moreno…pensa pelo outro lado, isso feito antes no jogo e logo na bix… do Sóbis, seria interessante, mas de uma forma mais malandra do futebol, coisa que o Moreno não teve…Eu acho que ele estava contrariado sim, mas para ter entrado no início e não no 2º tempo, ele sempre mostra garra e parece ter atitude que sempre cobramos dos jogadores do Grêmio…acho também que o Abel estava “borriado pela pierna”, pois jogou atrás o tempo todo, em casa? é feio pra campeão hein?!…mas uma coisa eu tenho certeza, tem que entrar o koff mesmo,esses momentos são bem característicos do Odone, fazemos gol, raça, vontade e no final não ganhamos! Te pergunto, se Odone perder, achas que ele vai querer levar o Grêmio a libertadores ainda? espero que sim…

  • Walter Borba

    Moreno foi imprudente. Todavia, assim como falou Francisco Coelho, apenas uma Câmara mostrou a imagem, não dá para sanar todas as dúvidas com uma imagem recuperada.

    Para mim, a bola do jogo teve com Werlei.

    É impressionante os arbitros já devem entrar orientados: NÃO EXISTE FALTA NO KLEBER…

  • MAZEMBIANO

    Eu acho um absurdo a perda da utilidade do Kleber, pois ao meu ver ele não consegue jogar, somente segurar a marcação, é só notar como ele volta até o meio campo pra receber a bola e nisso esta sempre marcado…as laterais não existem…o meio avança sempre com os mesmos, não priorizam o jogo pro Kleber…eu acho que ele deveria ser mais aproveitado la dentro da área onde ele com certeza mataria o jogo!

  • MAZEMBIANO

    Ficou escancarado a falta do SOUZA! Fernando enfeita demais…

  • Francisco Coelho

    Ilgo; é só futebol…
    Eu não entendo a atitude do Moreno. Como assisti ao jogo pela SporTV fiquei vendo o pré-jogo onde foi mostrado um show de imagens com 16 ou 19 câmeras em campo que mostrariam tudo na partida. Fiquei surpreso por só ter 1 imagem distante do ocorrido e o tempo que levou para mostrarem. Ficou uma sensação de escolha de imagens e vindo da Globo é de esperar isso. Não que tenha perdoado o Moreno.
    Continuo pensando que não temos bons atacantes tanto que reclamo do agarra agarra do Kleber e até vídeo do Zé Carlos e do Lucca postei para os que gostam de atacantes matadores olharem. Também continuo certo que a idade bate e Elano o melhor meia e o Zé não tem fôlego para 60 minutos. Já entram sendo substituição certa.

  • Francisco Coelho

    O grande diferencial é que não estavam no banco as peças que poderiam não só dar continuidade ao volume de jogo como aumentar a qualidade e disposição em campo.
    Ai é que falo que vitórias passam por escolhas e pelo banco. A do Fluminense passou pelo banco com a entrada do Thiago Neves. O empate do Botafogo passou pelo banco. Qualquer treineiro que acompanhe um mínimo de futebol sabe o que jogam Marquinhos, Gago e MA. Ninguém sabe o que fará um Neymar ou um Lucca e ai sim há diferença. Não temos um meia destro, mas sim 3 canhotos que podem fazer a diferença. É uma questão de escolha já que Facundo não joga.

    Muitos querem o Grohe fora. E quando faz defesas que salvam o Grêmio? O Victor também levou 2 ontem.

  • Fábio

    Cadeia pro Moreno então. De preferência, na mesma cela do Zé Dirceu.

  • RW

    Lamentável o programa Sala de Redação.Já vi isto do Santana contra vários jogadore
    s e treinadores.Nã oconsigo entender isto.É uma campanha violenta e virulenta contra Marcelo Grohe.Sem nenhum sentido.Não vai descansar enquanto não tirar este guri do time.Baltzar fez mais gols que Damião.Foi campeão brasileiro em 81.E mandaram embora por causa da pressão de Santana.É um perverso.

  • Luciano Castro

    ILGO!! Estava com a mesma opinião sua sobre o Moreno a´te ver as imagens COMPLETAS da TV!!! Vejam isso http://www.youtube.com/watch?v=UsHwjpbwFPo&feature=share !!!

    Ele foi agredido antes!! o correto era ser os 2 expulsos!! mais uma vez flunimed beneficiado!! agora as coisas fazem sentido em relacao a expulsao dele!!

    Sobre M. Grohe: Falho sim, mas quem nao falha? Muito mais acertos que erros. O Vitor estava falhando seguido em jogos decisivos!

    abraço!

  • Fábio

    Está explicada, portanto, a atitude do “Morenight”, mas não justificada. Agora, quem quiser apoiar a ideia de rebaixá-lo para o Grêmio B e promover o MAMUTE no seu lugar, para o Grêmio tentar interromper o jejum de títulos ainda neste ano, que vão em frente.

  • RW

    A crise do futebol vermelho atingiu a IVI (Imprensa Vermelha Isenta).Estão abandonando o Luigi
    E as notas de Luis Herique Benfica ?
    http://www.cornetadorw.blogspot.com.br/2012/10/historias-do-avaliador-mao-pesada.html

  • Olá Ilgo! Faltou malandragem pro Moreno, tinha q fazer como sobis, cair e fazer aquela cena…Fiquei louca durante os jogos de ontem, torcendo e, como d`alessandro, querendo saber do jogo deles. Imagina se tivessem permanecido os 2×1, la e cá…

  • WALTER BORBA

    Após rever os lances que os colegas trouxeram em link, dou a mão a palmatória ao M. Moreno.
    Não tenho procuração dele, mais defendo-o.
    Mostra que tem brio, que tem sangue nos olhos…que não ficou calado a provocação de um “coloradinho”.
    Essa história de prejudicar o time, a equipe…não tem tanto fundamento assim.
    O Jogo já estava 2 x 1. E o Moreno não era garantia que virariamos o jogo.
    O Fluminense além de ter a arbitragem, quer queira ou não, tem um time tarimbado, sabe aguentar a pressão, e especula com mastria os contra-ataques.
    Bola para frente…a expulsão é do jogo, e o Moreno não fez por querer.

    Estou cansado de ver jogador do Grêmio apanhar e ficar calado….nos ultimos tempos alguns jogadores, por exemplo, cansaram de apanhar de Guinazu e Dalessandro em grenais e ficaram quietinhos…..

    Agora pelo menos, temos jogadores que tomou levou….é isso aí….

    Ai que saudade do Dinho, Rivarola….o pau comia…

  • ilgo

    Vi as imagens. Realmente, Sobis deu uma chegada no Moreno. Sem bola. Curioso é que o bandeira tão atento segundos depois não tenha relatado isso.
    é claro que o revide do Moreno foi desproporcional e mais escandaloso.
    Como eu escrevi, o juiz parece que ficou feliz e aliviado ao poder expulsar um jogador do Grêmio.
    Ele parece que queria expulsar o Kleber, porque deixava o Kleber apanhar sem punir os zagueiros.
    E isso irrita qualquer jogador. Se o Kleber fizesse o que o Moreno fez seria mais ‘aceitável’.
    O lance do Moreno não tem desculpa.
    Aliás, ele vai pro Guiness.

    Aos que mandaram eu me catar: bela demonstração de respeito à opinião dos outros.
    Tem gente que só respeita a opinião dos outros quando ela está de acordo com o que ela pensa.

    Quero dizer que NÃO vou me catar. Até porque nem sei como se faz isso.

  • WALTER BORBA

    Ilgo,

    E essa do Renatão apoiar o Koff abertamente, ele não vai se queimar ainda mais com o Odone????
    Considerando que ele é profissional, e o mundo da bola é muito louco, mais dia, menos dia….o Odone dá o troco nele…
    O Roger Flores, que joga 10 x mais que o M.A e Marquinhos….está eternamente na lista negra do Odone.

  • ilgo

    Walter, o Renato jamais voltaria a trabalhar com o Odone. Jamais mesmo.
    Nem ele nem o De Leon.

  • Francisco Coelho

    Não falei que tinha gato na tuba com a demora da Globo em mostrar as imagens… Teoria da conspiração comprovada. Claro que um erro não justifica outro, pois a lei de talião esta em extinção. Nada como 1 dia depois do outro.

    Assisti ao SP x Dragão. O SP chegou e pelo visto para subir mais degraus e ficar na espera de tropeços. Claro que o SP também pode tropeçar, mas que é um time chato e que aparentemente faz gol quando quer e o pior é que faz. Bruno Pereira Mendes marca 2 e o Bota vence o Vasco.

  • Francisco Coelho

    Para que critica o Grohe por não ter nome: Sem Magrão o Sport vence. Sport: Saulo; Cicinho, Aílson e Diego Ivo e Reinaldo (Renê); Tobi, Moacir, Rithely e Marquinhos Gabriel (Gilberto); Felipe Azevedo e Gilsinho. Técnico: Sérgio Guedes.

    Para quem entende e é do ramo é quase como previsão do tempo.Leia ao contrário e acerte 90%. Detonaram o torcedor do tricolor carioca comenteiro do Sportv Paulo César Vasconcelos.
    Nesta quarta-feira, Roberto Carlos, pentacampeão do mundo em 2002 com a seleção brasileira, se mostrou insatisfeito com a atuação de Paulo César Vasconcelos, comentarista do SporTV que trabalhou no jogo Fluminense x Grêmio. Por meio de seu Twitter pessoal, o ex-jogador “cornetou” o jornalista.
    Este paulo cezar vasconcelos comentando fluminense e gremio e ruim! Meu Deus kkk! Nao. Sabe nada!
    — Roberto Carlos(@Oficial_RC3) outubro 18, 2012
    Eu acho que tem que ter. Comentaristas que jogaram bola isso sim!
    — Roberto Carlos(@Oficial_RC3) outubro 18, 2012
    Também por meio do Twitter, Roberto Carlos ganhou o apoio de Betão, zagueiro revelado pelo Corinthians que também jogou pelo Santos e hoje está no Dínamo de Kiev.
    Se pudéssemos comentar o trabalho de alguns comentaristas, assim como eles comentam o nosso… Vou te falar viu, cada comentário!!
    — Ebert Amancio (@Betao03) outubro 18, 2012
    Tbm acho!!! Acabei de falar sobre isso!! “@oficial_rc3: Eu acho que tem que ter. Comentaristas que jogaram bola isso sim!”
    — Ebert Amancio (@Betao03) outubro 18, 2012
    Outro que apoiou Roberto Carlos foi Rivaldo, seu companheiro na Copa do Mundo de 2002.
    Verdade amigo @oficial_rc3: Este paulo cezar vasconcelos comentando fluminense e gremio e ruim! Meu Deus kkk! Nao. Sabe nada!
    — RIVALDO FERREIRA (@RIVALDOOFICIAL) outubro 18, 2012

  • Francisco Coelho

    Faltam apenas três gols para o atacante Zé Carlos entrar para história do Criciúma e do Campeonato Brasileiro da Série B. Artilheiro com 23 tentos, o Zé do Gol está a apenas dois dos recordistas de gols da competição: Uéslei (pelo Bahia, em 1999) e Alessandro (pelo Ipatinga, em 2007).
    Para quebrar essa marca histórica, o atacante terá sete partidas até o final da Série B. No próximo sábado, o Tigre visita o Paraná. Depois disso, vai encarar Grêmio Barueri (casa), Guarani (fora), Joinville (casa), São Caetano (casa), América-RN (fora), Atlético-PR (casa) e Avaí (fora).
    Outra meta do jogador é terminar como artilheiro do futebol brasileiro de 2012. Hoje, três jogadores encabeçam a lista dos artilheiros: Neymar (Santos), Lúcio Maranhão (ASA) e Neto Baiano (ex-Vitória), todos com 38 gols. Zé do Gol vem logo atrás com 37.
    Repetindo: : Neymar (Santos), Lúcio Maranhão (ASA) e Neto Baiano (ex-Vitória), todos com 38 gols. Zé do Gol vem logo atrás com 37.

  • Francisco Coelho

    Na Copa Hélio Dourado com Pablo e Grolli a coisa não vai bem. Já na sub 20 aguardamos o adversário que sai de Guaratinguetá x Grêmio Barueri (volta: 23/10).

    Será que o Santana lembra deste?
    http://www.youtube.com/watch?v=X9-fsYYppwA&feature=related

  • Francisco Coelho
  • rauru

    Só uma pergunta pros botequeiros: o Moreno fez bobagem, entrou na do Sobis, mereceu o cartão? (Só um pouco de lembrança: pra quem viu o cotovelo do Figueroa em ação, derrubando adversários e sendo ignorado por árbitros que não viam a mesma coisa, aquilo do Moreno no Sobis pareceu até carinho…)
    Tudo bem, então o Sr. Árbitro fez seu papel e ninguém tem nada a contestar.
    Bom, isso contra o Grêmio.
    Mas, e na falta em cima do Zé Roberto, que o Elano converteu, o Zé não foi derrubado (fora da área, certo) pelo tal do “último homem”? Ainda por cima, pelas costas? Isso não era, uma vez, lance pra expulsão, ou, no mínimo amarelo? Ou também só vale contra nós?
    Se alguém do Flu levou cartão no lance, me desculpem, mas eu não vi. .

  • MAZEMBIANO

    Walter
    Esse pensamento do Renato é que é o do verdadeiro gremista, sem $$$interesse apóia quem ele tem convicção, e depois desse ano o Odone saindo não volta mais, pode ter certeza!Renato é muito mais poderoso que o ODONO, vamos combinar né?

  • Thank you ever so for you blog post.Thanks Again. Awesome.