Mário Fernandes, o enigma

Por que Mário Fernandes rejeitou a Seleção Brasileira? São muitas as hipóteses, muitas as especulações. De repente, o que apareceu de gente metida a psicóloga, psicanalista e psiquiatra não é brincadeira. Eu mesmo entrei nessa.

Hoje, o jogador dará entrevista. Estará constrangido, é claro, mas vai falar. Talvez não fale a verdade. E ficará sempre uma dúvida sobre o seu comportamento, e isso vale também para aquele sumiço logo que ele chegou ao Grêmio, ainda um jovem desconhecido.

De uma coisa não há dúvida: Mário Fernandes sabe como chamar a atenção, dentro e, mais ainda, fora de campo. Ah, e também está mostrando que não gosta de ser tratado como mercadoria.

Vou registrar aqui algumas hipóteses:

1. Ele dormiu fora de casa, com a namorada. Entre deixar a cama aconchegante às 5 da madrugada, na hora que os sabiás começam a infernizar a vida com sua cantoria desafinada, e pegar um avião pra cruzar o país, ele optou pelos braços da amada. Alguém o condena? ‘A vida é longa, tenho muito tempo pela frente, não faltarão novas oportunidades’, deve ter pensado o guri.

2. Na passagem anterior pela seleção ele pode ter sofrido assédio de um empresário, com promessas de titularidade na seleção, ou algo perto disso, desde que deixasse Jorge Machado, o empresário que o trouxe para o Olímpico. MF teria de trocar de empresário para se dar bem. Nós sabemos que existem muitas histórias com essa estrutura central. Não sei se é o caso. Mário Fernandes, contudo, já mostrou que é um rapaz de caráter, que, ao contrário da maioria dos boleiros, pensa e, principalmente, se posiciona (para o bem ou para o mal), mas se posiciona. E quem vive o ambiente do futebol sabe que o jogador aprende desde cedo a ser um cordeirinho. Os rebeldes só são preservados se são muito talentosos, é o caso de MF. Essa hipótese talvez explique por que o Grêmio no mesmo dia renovou seu contrato até 2015. Por que fazer isso com um jogador que comete um ato que muito consideram ‘de maluquinho’?

3.  MF deu entrevistas manifestando sua alegria em ser convocado, mesmo que para ficar esfregando o traseiro no banco de reservas num amistoso entre duas seleções improvisadas às pressas. Ele pode ter falado da boca pra fora. MF já mostrou que é um bom sujeito, amigo de seus amigos. Pelo menos é o que dizem. Será que ele não ficou incomodado pelo Victor? Mano Menezes sacaneou o Victor na seleção. De primeira opção ao Júlio César, passou à reserva do Jeferson, que, aliás, falhou feio na última rodada, mas ninguém fala. Pois eu não duvido que esse fato pesou na decisão do MF. Mas, como as outras opções, é apenas uma hipótese. Se isso contribuiu, talvez a gente nunca saiba. Mas se foi em solidariedade ao Victor, mais o MF cresce no meu conceito.

4. MF recusou a seleção premeditadamente. Quer mostrar ao Brasil e ao mundo que é um jogador de futebol profissional que não está nem aí pra seleção, ao menos para jogos amistosos da seleção. Quer mostrar aos seus colegas que é possível ser feliz e enriquecer sem vestir a amarelinha, dedicando tempo integral ao clube que paga seus salários (generosos). MF sinaliza que futebol para ele pode ser algo prazeiroso, lúdico, o que pode ser alcançado eliminando alguns compromissos, como esse de ‘obrigatoriamente’ defender a seleção feita pelo técnico de plantão e que nem sempre é uma legítima representante do futebol do país. MF pode estar sendo um pioneiro, mostrando aos colegas uma nova possibilidade, um novo caminho. Não duvido que apareçam seguidores em breve. Ah, Mano deu a entender que MF queimou seu filme na seleção. Eu já acho que quem está queimando seu filme na seleção é ele, Mano Menezes.

5. Por fim, uma singela possibilidade; MF, que é baladeiro, segundo me informam, exagerou na bebida (seria uísque, sua preferida), e dormiu demais. Depois, ficou constrangido de chegar atrasado, depois de todo mundo. Então, fez o que fez.

6. Todas acima.

7. Nenhuma dessas.

São essas as alternativas. Façam sua escolhas, e acrescentem mais alguma se for o caso. De minha parte, gostei que MF deu uma banana pra seleção. Ao contrário do que andam escrevendo por aí, ele agora mesmo que vai atrair clubes europeus, que já cansaram de ceder jogadores para os jogos caça-níqueis da seleção. Assim, nada melhor do que contratar um jogador que não faz questão de vestir a amarelinha. Além disso, é bom para o time do Grêmio, e para a torcida gremista. E isso é o que importa.

Se gostou, compartilhe!

  • Jaime Zitto

    Para mim é a alternativa 5, voce deve saber muito bem o que é uma ressaca né. Um homem com ressaca, inventa qualquer motivo para não ir trabalhar, “mata” os avós, tios, primos e quem mais tiver que “matar”, um homem com ressaca, é capaz até de mandar a seleção a PQP!

  • Antonio

    Ele não tá nem aí pra seleção e muito menos para a corneta. Sabe que é bom jogador, tem moral com a torcida, é disciplinado em campo, tem futuro garantido já pelo presente, ganha muito bem e está feliz assim. Precisa de mais o quê?

  • ilgo

    Se o Muricy desprezou a seleção, por que o MF não pode?
    Olha, que essa moda pega.
    A seleção virou há muito tempo um balcão de negócios.

  • Ilgo! Eu fico com a oção número 4!

    Os jogadores brasileiros, na sua grande maioria, são uns burros. Pois vão para europa ganhar 350 mil euros, sendo que em muitos países (praticamente todos) a metade fica com o Leão, isso mesmo, a Receita pega a metade para ela. Quando qualquer jogador médio ganha 200, 300 mil reais aqui. Fora que são tratados com um rei. Podem matar, quebrar, fazer o que quiser, que não da nada. Já na Europa o bicho é mais embaixo, vejam o zagueiro Breno…

    O Grêmio pagava 420 mil mensais para o Souza, entre salários e direito de imagem! PQP! Imagina se o cara jogasse bola, iria ganhar 1 milhão tranquilo!

    Quanto ao Muricy, esse não foi para a Selação, pois não queria queimar o seu filme com a renovação que teria que ser feita. Vejam o Mano, chama os queridinhos da Plin Plin, que não jogam nada… Mano está com os dias contados! Terá que voltar para o Coringa, hehehe!

  • Targa

    Não sei qual a alternativa correta, aliás, grande exercício de imaginação, só sei que o Mário tomou uma decisão que me deixa muito feliz, como gremista e contrário à bajulação ao time da CBF.
    Há muito tempo algo parecido já deveria ter acontecido pelo que se transformou a seleção brasileira, assim como a grande maioria das outras seleções. Os clubes são muito maiores e deveriam ser a prioridade na carreira dos jogadores. Infelizmente não havia aparecido ainda alguém com personalidade suficiente pra ir contra o senso comum de obrigatoriamente jogar pela seleção. Jogador bom não precisa da seleção pra ser bem sucedido e o Mário vai conquistar seu espaço pelo que faz e vai fazer pelo Grêmio. O mercado vai se abrir se ele continuar jogando bem aqui, a seleção é detalhe e muitas vezes mais prejudica do que agrega.
    Melhor de tudo isso seria se o Mario explicasse sua saída pela sem-vergonhice que impera na CBF, não faltaria gente para apoiá-lo.

  • Nickezaro

    para mim sao todas as questoes..se ele eh baladeiro.. nao importa ainda.. enquanto ele continuar sendo correto e profissional eh o que vale… jogando o que joga..pode ser baladeiro, preguiçoso.. loco..tanto faz.. o importante eh que eu nunca vi o mario jogar mal.. razoavel sim.. algumas vezes.. mas na maior parte ele mantem a media altissima dele.. tanto na zaga como na lateral.. dificilmente ele falha em algum lance.. e em campo ele se transforma.. parece que eh de outro mundo ateh,…Mario fernandes.. se tem alguem no gremio que merece ser idolo da torcida eh ele..E eh um dos poucos que tem Personalidade hj em dia no futebol.. chega e fala o que quer.. diferente do MercenaR10

  • Francisco Coelho

    Segundo comentários o Odone e o Duda estariam pactuados para um troca troca. Depois de tudo o que venho acompanhando no CD não duvido de mais nada.
    Mas vamos nos concentrar na equipe dita titular ou profissionais. Pelo valor dificilmente Escudero permanece em 2012. Como o Odone já deve ter queimado a maior parte da grana da TV de 2012 só vendendo alguém para arrumar capim de dirigente.
    Não vejo no mercado nenhum jogador mediano para compra ou troca com lampejos necessários para titularidade que tenha uma boa canhota além do Marlos Romero Bonfim do SP. Outro que no meu entender deveria ser negociado é o Douglas. No momento temos no elenco as promessas Anderson (http://www.youtube.com/watch?v=hOnSepMiI6Y) e o Biteco (http://www.youtube.com/watch?v=iu2-EzmkEkI).

  • marcello

    Meu amigo vc inventou uma historia mirabolante envolvendo o victo.
    O Jeferson falhou na ultima rodada?
    OJeferso estava suspenso pelo terceiro cartao!
    Ai ai…

  • Marcos

    Boa noite Ilgo!

    Fico com a opcao 1 ou 5.
    Ainda, acho que ele pode ter virado a madrugada jogando video game, o PS3, num campeonato entre amigos, talvez, ter perdido o horário do voo.

    Nao acredito em amor ao Grêmio ou nada parecido. Se quisesse negar a selecao e tivesse conviccao disso, teria feito tao logo a convocacao foi divulgada, o que nao foi o caso, e o Grêmio e seu empresário estariam sabendo, nao seriam pegos de surpresa como foram.

    Para mim, ele pisou na bola. Ainda assim, gostei de ver essa “negativa” à selecao. So nao acho cabível louvarmos o jogador por uma decisao tomada, ao meu ver, em cima de um ato involuntário (nao ter acordado para pegar o voo) e indisciplinado dele.

    Grande abraco!

    PS.; Achei o teu antigo blog. Agora tenho que arrumar tempo para comecar a ler os teus posts desde 2006.

  • Molestador de 25 anus na Azenha

    ele tava comigo e tava alegre, hehehe

  • Rafael M.

    Concordo com o Marcos, ele deve ter perdido a hora. Esse ano o Mário chegou a perder um treinamento e, quando foram ver, ele tinha se atrasado e ficou sem cara para aparecer no Olímpico.
    Bem, pelo menos o Mário não joga tenis com o bolatti e o guinazu.

  • Douglas

    Mário “El Loco” Fernandes. Assim nasce uma lenda!

  • ilgo

    Marcelo, eu vi um goleiro do Botafogo falhando, pensei que fosse o Jeferson. O Bota pra mim é tão ruim que eu não podia imaginar que tivesse dois goleiros. ehehehe

    Marcos, dá uma olhada, se tiver tempo, na minha previsão sobre o Brasil na Copa de 2006, onde eu listei 10 razões sobre o qo pa5b

  • ilgo

    apertei uma tecla errada.
    mas concluindo, eu listei 10 razões que levariam a seleção ao fracasso na copa.
    por modestia, não vou dizer que acertei as 10.

  • ilgo

    Só mais uma coisa:
    não importa saber por que MF não viajou.
    O importante é que ele, seja por que motivo for, não ficou enlouquecido como todos os outros para jogar na seleção.
    Se ele realmente estivesse a fim, teria dormido mais cedo, etc..
    Como eu disse, esse exemplo dele vai se propagar

  • Rafael M.

    O mano não vai convocar o Mário por um bom tempo. Bom para o Grêmio.
    O jéferson andou falhando contra o coritiba e ninguém falou nada.
    O Victor não falhou, na minha opinião.

  • renata

    Se o Muricy pode se negar para a seleção, o Tevez a entrar num jogo do City, o Andrezinho fez birra no inter, pô o Mário não é inferior a nenhum desses…hehehe…e eu queria ver se fosse de um time do eixo, ou da “direita” daqui mesmo…íam chama-lo de corajoso, heroi, exemplo…

  • Francisco Coelho

    O Chicão capitão dos manos não aceitou ficar no banco…

  • Francisco Coelho

    Ilgo; o cabelo CAJU do Mano é natural?

  • Marcos

    Aí Ilgo!

    chegamos perto!

    O problema particular do Mário, agora sabemos bem.

    Que vexame! E o Grêmio e o empresário também nao sabiam da noitada no Be Happy?

    Só nao entendo o clube e o empresário embarcarem nessa do guri.
    A nota oficial divulgada pelo clube falando em “problemas particulares do jogador” e a declaracao do empresário dizendo que o jogador “tem uma personalidade forte, é muito inteligente” foram dadas baseadas nas mentiras do Mário ou era para preservar o jogador? Até aceito que clube e empresário tenham embarcado na do Mário e tenham sido “enganados” por ele, mas se isso era teatrinho para nao desvalorizar o boleiro, aí é muito amadorismo. Ou acharam que, ele estando na noite, ninguém ia descobrir e divulgar?

    Triste… se é homem para virar a noite na gandaia tem que ser homem para madrugar e pegar o aviao, mesmo com gosto de cabo de guarda-chuva na boca e com a bateria da Portela batendo tambor dentro da cabeca dele.

    Ainda, se ele nao estava se importando com a selecao e fez pouco caso, como disse antes, que tivesse a hombridade de avisar o Mano Menezes. Que dissesse “Aí Mano, tenho uma festa que vai tocar forró sertanejo num barzinho em Porto Alegre e eu estou nas pilhas de ir. Nao vou me apresentar em Belém. Fica para a próxima. Valeu!”.

    Era isso!

  • My dream retirement would involve a pleasant log cabin in the mountains. Who needs a beach?

  • Wow, great blog post.Thanks Again. Really Cool.

  • It as not that I want to copy your web site, but I really like the layout. Could you let me know which style are you using? Or was it custom made?