Manual Prático do Avaliador no Futebol

Considerando que domingo tem Gre-Nal, sempre um jogo polêmico antes, durante e, principalmente, depois;

Considerando que as avaliações dos jogadores nos jogos causam sempre muita controvérsia e, muitas vezes, revolta, em especial da torcida gremista;

Considerando a frequente falta de critério na distribuição das notas, razão maior da irritação de torcedores;

Considerando a discrepância entre a nota e o comentário emitido em alguns casos;

Considerando que a tarefa de aplicar notas e conceitos é mesmo muito difícil, porque há um forte componente de subjetividade;

Considerando que é dever de todos contribuir para a paz e a harmonia no futebol;

Considerando que uma avaliação mais criteriosa e fiel à realidade dos fatos vai ser útil para melhorar a relação mídia/torcida, o Boteco do Ilgo sente-se na obrigação de publicar os principais trechos do Manual Prático do Avaliador no Futebol – árduo trabalho em andamento e que já ultrapassou mil páginas -, para auxiliar os avaliadores ‘mãos pesadas’, feliz expressão extraída do conceituado e sempre atento blog www.cornetadorw.blogspot.com.br;

Considerando tudo isso e mais o que foi esquecido agora, aqui estão os princípios básicos de uma avaliação justa e adequada:

1 – o avaliador deve, obrigatoriamente, despir-se de qualquer coloração clubística para não deixar que a paixão interfira no trabalho;

2 – o avaliador não pode permitir que eventual antipatia com esse ou aquele atleta interfira em sua nota;

3 – o avaliador, quando tiver dúvida sobre uma nota, deve ter humildade de consultar os colegas mais experientes, mas sempre com um pé atrás, porque a opinião pode vir contaminada de gremismo ou coloradismo;

4 – o avaliador, ao final da cotação, precisa somar as notas para conferir se o total está de acordo com o desempenho do time como um todo. Por exemplo, em Fluminense 0 x 3 Grêmio, a nota geral do Grêmio, que fez uma partida considerada por todos fantástica, foi de APENAS 6,9. O MÍNIMO aceitável, nesse caso, seria nota OITO.

5 – o avaliador precisa adotar um critério diferenciado para os goleiros. No jogo referido, o goleiro Dida levou nota SEIS, que é a nota mínima para passar no exame da OAB. Quando o goleiro sai de campo sem sofrer gol – sua missão no jogo -, mesmo que não seja muito exigido e desde que não tenha cometido falhas, o MÍNIMO que ele deve receber é uma nota SETE. Se ele fez uma ou duas grandes defesas, essa nota deve obrigatoriamente ser ainda maior.

6 – Quando se afirma que determinado jogador de defesa foi um ‘gigante’, sua nota deve ser superior a SETE, nota atribuída a Pará contra o Fluminense;

7 – Quando uma dupla de área se mostra eficiente na marcação de um goleador perigoso como Fred, tanto que ele praticamente não concluiu a gol, o MÍNIMO que esses jogadores, no caso Werley e Cris, merecem é OITO. Afinal, cumpriram a missão com total sucesso.  No caso de Cris, citar que ele cometeu pênalti – na verdade, lance discutível – tendo poucas palavras para escrever, indica uma certa tendenciosidade;

8 –  Quando um atacante como Barcos é agarrado escandalosamente na área nas cobranças de escanteio, é obrigatório, em nome da isenção, citar que ele sofreu pênaltis não assinalados pela arbitragem – apesar dos auxiliares que ficam no fundo do campo. Essa obrigação é ainda maior quando na mesma cotação é frisado que o zagueiro do mesmo time, Cris, cometeu pênalti, repito, duvidoso.

9 –  As equipes de esporte devem estabelecer um critério – algo sempre exigido dos árbitros, por exemplo – para ser seguido por todos os avaliadores, porque há aqueles que costumam estar de mal com o mundo e costumam dar notas muito baixas, desconsiderando o empenho dos atletas e seus acertos no jogo, e superdimensionando eventuais erros. Por outro lado, há os que são generosos demais nas notas;

10 – As avaliações devem sempre ficar a cargo dos jornalistas mais experientes, equilibrados e conhecedores, o que pelo visto não acontece, considerando-se as reclamações constantes dos leitores.

O Boteco do Ilgo espera ter contribuído para que as avaliações individuais nos jogos sejam mais coerentes com a atuação dos jogadores, deixando de gerar tanta polêmica e contrariedade de torcedores.

Se gostou, compartilhe!

  • José

    Grande Ilgo!!! Será que os avaliadores sabem interpretar texto? Acho brabo. Devem ser os estagiários que fazem a valiação. Ah, colorados, sem dúvida.

  • André

    Bah tinha que colocar o Ilgo como chefe dessas redações de esportes que tem por ai. Ótimo post

  • Betoi

    Ilgo, agora vai!!
    Sabe qual o problema?? na hora de avaliar o Grêmio, o pessoal pegava o manual de esquemas táticos, por isso dá tanto 3-5-2, 4-4-2 e lá de vez em quando um 3-6-1!!!

  • nelsongz

    Ilgo, mais excelente post. Sobre o suposto pênalti do Cris, no W. Nem, basta olhar o lance para verificar que W Nem, antes de qualquer outro contato, joga o ombro no peito do Cris, fazendo falta. Obviamente, os que não viram os pênaltis favoráveis ao Grêmio também não viram isso.

  • Marcos

    Mas é claro que nao sao os estagiários que fazem a avaliacao. Imagina eu, no lugar do Leandro Behs, por exemplo, ia deixar um “simples” estagiário avacalhar com o Grêmio? Eu, sendo o jornalista citado acima, colorado e parcial, jamais perderia a chance de diminuir o clube inimigo mesmo quando ele joga muito e humilha o campeao brasileiro fora de casa.

    Ilgo! Estou chegando no Brasil no próximo final de semana e louco para conhecer a Arena! O Grêmio tem que jogar contra o Caracas lá, mas se jogar no Olímpico, também nao será de todo ruim.

    Vamos Grêmioooooooooooo!!!!!

  • ilgo

    Pessoal, a avaliação citada saiu na ZH pós jogo contra o Flu.

  • Francisco Coelho

    Quando falei pela primeira vez das qualidade do Matheus recebi vários e-mails me chamando de especulador etc.
    Hoje pelo que anunciam Matheus (17 anos em Grenal) será o companheiro do Adriano na volancia com MA e Facundo no meio. Matheus tem + qualidade e capacidade criativa que o MA. Matheus pode ser o 10 de criação com pé direito em falta no mercado.
    Vamos observar…

  • MAZEMBIANO

    Eu confesso que nunca dou bola pra essas cotações…acho muito insignificantes, ainda mais quem as fazem…me ligo mais na reportagem e nas opiniões de alguns que considero com críticas focadas sem desmérito ao outro…acredito que os clubes principalmente os “vermelhos” pagam a imprensa seja para mais crédito ou para esconder fatos, e nós gremistas podemos atualmente provar que isso acontece, pois, briga de faca na torcida do Inter, quem noticiou? Escândalo da declaração de homem da mídia na folha de pagto, dito por um conselheiro importante,quem deu ênfase ao assunto?Dunga brigando com torcedor,ninguém comentou! Ja pensou se fosse o Luxa? A Band é uma vergonha, pegaram um cara da RBS, que se diz cometarista de arbritagem,não sabe nada, somente puxar o saco de lá…o João Garcia deveria se declarar seria mais fácil ouvir seus comentários, porque ele critica o Grêmio sem pudor, e já disse no ar que seu neto é colorado, então se supôe algo né?!E podem notar que quem se declara é somente colorados, estranho né? Enfim como diz grande A.Augusto, não da pra escutar essa gente!!! Cria uma rádio ILGO! He,he,he…

  • Tá braba a coisa Ilgo. Na rede dos sirotsky não saiu nadinha sobre a briga do Dunga com o torcedor e com o Nobrinho.
    Outro dia o Grêmio ganhou e eles perderam mas a média deles era maior do que a média das notas do Grêmio.
    O que surpreende é que eles estão perdendo cada vez mais público para os blogs independentes sob o olhar complacente dos donos.

  • ilgo

    Algoz, esse negócio de cotação tá demais, por isso resolvi dar uma alfineta, espero que chegue neles.
    Agora, de tanto sair críticas nas redes eles vão acabar se tocando. Só não podemos parar e não podemos deixar por isso mesmo.
    Sobre a saída do Nobrinho, então, é vergonhoso. O Nobrinho é filho do grande Carlos Nobre, que esteve sempre ao lado do Maurício.
    Prevejo chuvas e trovoadas na Ipiranga.

  • Francisco Coelho

    Basta alguém criar um canal e coletar assinaturas para (não mente RBS ou não leia RBS) que rapidamente as devidas providencias serão tomadas. Nada dói + que uma queda contínua no IVC e aumento do encalhe e ai o bicho pega.

  • ilgo

    Boatos apontam que gremistas protocolaram documento na ZH pedindo AVALIADOR DE FORA no Gre-Nal, ehehehehe.

  • walter

    Ilgo e colegas de blog…

    Sérgio Boaz e Nando Gross…
    Estão dizendo que o Grêmio amarelou no Grenal. Afinou….

  • MAZEMBIANO

    Hoje o Luxa foi o idiota de sempre…bota um time totalmente fraco e desentrosado…sem poder marcação de morder e não tem fialização…nós não podemos perdoar isso, ainda mais com esse goleiro q não tem nada de mais…não da pra elogiar o Luxemburgo mesmo!

  • MAZEMBIANO

    Jogadores inúteis Tony e MAntonio só pra lembrar!

  • MAZEMBIANO

    Se o Koff vai ter q entrar todo o jogo manda o Luxemburgo embora, me desculpa mas estou puto com essa atitude derrotiva desse cara!

  • Ricardo de Cruzeiro

    Faço ,com a devida licença,das tuas palavras as minhas.Tem gente se acostumando a perder…Mas o lado racional diz,contra esta naba que o luxa escalou,só isto que eles tem?

  • JD Purity Most wanted Joomla design now available for Drupal

  • I really like your blog.. very nice colors & theme. Did you design this website yourself or did you hire
    someone to do it for you? Plz reply as I’m looking to design my own blog and would like to find
    out where u got this from. thank you

  • With havin so much content do you ever run into any issues of plagorism or copyright violation? My blog has a lot of exclusive content I’ve either created myself or outsourced but it
    seems a lot of it is popping it up all over the web without my authorization. Do you know any solutions to help prevent content from being ripped
    off? I’d truly appreciate it.

  • I do not even know how I ended up right here, however
    I believed this post was once great. I do not recognise who you’re but certainly you’re going to a well-known blogger when you aren’t already.
    Cheers!

  • Hi there would you mind letting me know which webhost you’re working with?
    I’ve loaded your blog in 3 different web browsers and I must say this blog loads a lot quicker then most.

    Can you recommend a good internet hosting provider at a
    fair price? Cheers, I appreciate it!

  • I believe this is among the so much significant information for me.
    And i am glad reading your article. But want to commentary on few common issues, The website taste is great, the articles is actually
    great : D. Just right process, cheers

  • Somebody necessarily assist to make critically posts I might state.
    That is the very first time I frequented your website page and to this point?
    I surprised with the analysis you made to make this particular post amazing.
    Fantastic job!

  • Thanks very interesting blog!

  • Ima

    I seriously love your blog.. Pleasant colors & theme.
    Did you develop this amazing site yourself?
    Please reply back as I’m hoping to create my very own site and want to learn where
    you got this from or exactly what the theme is called. Thanks!

  • Excellent post. I was checking continuously this blog and I’m impressed!
    Very useful information specially the last part
    🙂 I care for such info a lot. I was looking for this
    particular info for a very long time. Thank you and good luck.

  • This is my first time go to see at here and i am actually impressed
    to read everthing at alone place.

  • Hello I am so delighted I found your web site, I really found you by accident, while I was researching on Yahoo for something else, Anyhow I am here now and would just like to say kudos for a
    remarkable post and a all round exciting blog (I also love the theme/design), I don’t have time to read through it all at the moment but I have saved it and
    also added your RSS feeds, so when I have time I will
    be back to read a great deal more, Please do keep up the superb b.

  • Great goods from you, man. I have understand your stuff previous to and you are
    just too fantastic. I really like what you’ve acquired here,
    certainly like what you are saying and the way in which
    you say it. You make it enjoyable and you still care for to keep it sensible.

    I can’t wait to read far more from you. This is really a wonderful site.

  • Excellent article. Keep writing such kind of info on your site.
    Im really impressed by your site.
    Hi there, You’ve done an excellent job. I’ll certainly digg it and personally recommend to my
    friends. I’m sure they will be benefited from this web site.

  • Hello! Do you use Twitter? I’d like to follow you if that would be okay.
    I’m definitely enjoying your blog and look forward to new posts.

  • Howdy very cool website!! Guy .. Excellent .. Superb .. I will bookmark your blog and take the feeds additionally?
    I am glad to find numerous helpful information here in the post, we need develop more techniques in this regard, thank you for sharing.
    . . . . .

  • Heya just wanted to give you a brief heads up and let you know
    a few of the pictures aren’t loading correctly.
    I’m not sure why but I think its a linking issue. I’ve tried it in two different browsers and both
    show the same outcome.

  • I’d like to thank you for the efforts you’ve put in penning this site.
    I really hope to view the same high-grade blog posts from you in the future as
    well. In fact, your creative writing abilities has encouraged me to get my own, personal blog
    now 😉

  • Amazing blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere?
    A design like yours with a few simple tweeks would really make my blog shine.

    Please let me know where you got your design. Appreciate it

  • Hello, Neat post. There is a problem along with your web site in web explorer,
    might test this? IE nonetheless is the market leader and a
    large element of other people will leave out your wonderful writing due to this problem.

  • After going over a few of the blog posts on your web
    site, I honestly appreciate your way of blogging.
    I added it to my bookmark webpage list and
    will be checking back soon. Take a look at my web site as well and let me know
    what you think.

  • Having read this I thought it was really informative. I appreciate you spending some time and effort to put this short article together. I once again find myself spending a significant amount of time both reading and posting comments. But so what, it was still worth it!

  • Hi there Dear, are you genuinely visiting this web site regularly, if so
    then you will absolutely take pleasant experience.

  • Hello very nice blog!! Guy .. Excellent .. Superb ..
    I’ll bookmark your website and take the feeds additionally?
    I’m happy to seek out numerous useful information right here in the put up, we’d like develop more techniques on this
    regard, thanks for sharing. . . . . .

  • Howdy, i read your blog from time to time and
    i own a similar one and i was just curious if you get a lot of
    spam remarks? If so how do you stop it, any plugin or anything you can suggest?
    I get so much lately it’s driving me insane so any support is very much appreciated.

  • Spot on with this write-up, I truly feel this website needs far more
    attention. I’ll probably be back again to read more, thanks for the information!

  • Hi there just wanted to give you a brief heads up and let you know a few of the images aren’t loading properly.
    I’m not sure why but I think its a linking issue. I’ve tried it in two different browsers and both show the same results.

  • I like it when individuals get together and share thoughts.
    Great blog, continue the good work!

  • one of our visitors recently recommended the following website

  • We absolutely love your blog and find the majority of your post’s
    to be just what I’m looking for. can you offer guest writers to write content for you personally?
    I wouldn’t mind producing a post or elaborating on many of the subjects you write in relation to here.

    Again, awesome website!

  • A fascinating discussion is worth comment.
    I believe that you should publish more on this topic, it might not be a
    taboo subject but generally folks don’t speak about
    such subjects. To the next! Many thanks!!

  • I pay a quick visit daily some blogs and sites to read content, but this weblog gives feature based articles.

  • Hiya very nice blog!! Guy .. Excellent .. Superb .. I’ll bookmark
    your web site and take the feeds also? I am happy to search out a lot of helpful information right here in the post, we need work out extra techniques on this regard, thank you for sharing.
    . . . . .

  • I value the article. Great.

  • I constantly spent my half an hour to read this blog’s articles or reviews all the time along
    with a cup of coffee.

  • Hello there! I could have sworn I’ve visited this site before but after looking at some of
    the posts I realized it’s new to me. Anyhow, I’m certainly happy I came across it and I’ll be book-marking it and checking back regularly!

  • Thank you for sharing your thoughts. I really appreciate your efforts and I will be waiting
    for your further post thank you once again.

  • Fantastic article post.Thanks Again. Really Cool.

  • What’s up, after reading this amazing piece of writing i am also delighted to share my know-how here with colleagues.

  • Thanks for sharing, this is a fantastic post.Thanks Again. Cool.

  • Yes! Finally someone writes about books.

  • Hello, i think that i saw you visited my site so
    i came to “return the favor”.I am attempting to find things
    to improve my site!I suppose its ok to use a few of your ideas!!

  • Muchos Gracias for your blog post. Much obliged.

  • This paragraph is genuinely a fastidious one it helps new net people, who are wishing for
    blogging.

  • A big thank you for your article post.Really looking forward to read more. Really Great.

  • This is my first time visit at here and i am in fact happy to
    read all at one place.

  • If you want to get a great deal from this post then you have to apply these techniques to your won blog.

  • Thanks a lot for the article.Thanks Again. Keep writing.

  • Im obliged for the article. Fantastic.