Maitê, a nova Geni e o título alemão

Quando uma atriz linda como a Maitê Proença, do alto do seu salto, se acha no direito de passar uma carraspana no Neymar porque ele deu abraço em Felipão durante entrevista coletiva, e ainda exigir que o treinador peça desculpas à nação pelo fracasso, é sinal de que a Copa das Copas mexeu demais com a cabeça das pessoas.

Felipão errou ao acreditar que sua equipe mesmo sem entrosamento e com jogadores insuficientes como Fred, Jô, Daniel Alves, Marcelo e outros, poderia ser campeã. O título na Copa das Confederações poderia ter enganado os neófitos, as Maitês que falam de futebol de quatro em quatro anos, mas nunca os ‘especialistas’ de todas as instâncias, em especial os cronistas esportivos em geral,  mas jamais um profissional experiente como Felipão.

Todos aqueles que jogam pedra na nova Geni do futebol brasileiro também acreditaram na seleção com esse time e com essa formatação tática faceira, fruto da soberba que impregna grande parte dos brasileiros, torcedores, profissionais do esporte, jornalistas, dirigentes e os palpiteiros de plantão e de ocasião. Poucos, como eu, refletiram sobre o esquema armado por Felipão e o questionaram. Faltou um pouco de humildade a Felipão. Aquela humildade que ele teve quando conquistou seus títulos. A presença de Parreira ao lado deve ter contribuído para essa mudança de Felipão.

O resultado foi levar dez gols e fazer apenas um nos dois jogos derradeiros. Perder para Alemanha e Holanda em casa é ruim, ainda mais para quem sonhava com o hexa. Levar tantos gols assim é intolerável, indesculpável. O melhor que Felipão tem a fazer é entregar seu relatório e pedir demissão em caráter irrevogável. Não sei se ele terá humildade para fazer isso a julgar por suas declarações públicas e seus comentários mais reservados.

Sobre o jogo de despedida, penso que o Brasil melhorou muito em relação ao que desabou contra a Alemanha. Felipão povoou mais o meio, algo que sempre defendi e isso desde que ele assumiu, e manteve um duelo mais equilibrado com os holandeses. E isso que levou um gol a 3 minutos, num pênalti que não existiu. Para um equipe abalada e com auto-estima baixa, foi um golpe duro.

Depois, o segundo gol com a jogada iniciando em impedimento ignorado pelo bandeira, o mesmo que levou o juiz ao erro no lance do pênalti, que aconteceu, aliás, sem que o Brasil sequer tivesse tocado na bola até aquele instante.

A seleção teve ao menos uma atuação digna.

Fico imaginando como não seria a seleção se desde o começo Felipão não tivesse armado um meio de campo mais forte, mais consistente, mais compacto. Não tenho dúvida de que o resultado seria muito melhor, apesar, repito, da falta de entrosamento e de qualidade da equipe nas laterais e no ataque.

Algo que não pode ser esquecido nessa hora de encontrar culpados é que a safra dos últimos anos não é a boa, tanto que o Brasil foi para a Copa com dois centroavantes que sequer poderiam chegar perto do vestiário onde estivessem Romário  ou Ronaldo se fardando.

TIBETE

Minha sugestão a Felipão é que ele se afaste do futebol por um tempo. Aconselho que vá meditar com os monges do Tibete ou se recolha a um mosteiro franciscano, onde deve aproveitar para calçar a sandália da humildade.

Mas se ele preferir continuar trabalhando, que venha para o Grêmio e assuma o lugar do Enderson Moreira antes que seja tarde.

Agora, que venha o Felipão dos anos 90, não o atual.

ALEMANHA

A seleção alemã é a merecidíssima campeã mundial. É a vitória do planejamento, da organização, da execução competente e talentosa.

È disso que o futebol brasileiro precisa.

A Argentina foi valente, resistiu até a prorrogação. Mas a Alemanha foi superior e seria injusto ficar sem o título.

Schweinsteiger foi o grande craque da Copa.

Neuer provou que um time campeão começa com um grande goleiro. No caso, um goleiro que joga praticamente em duas posições: goleiro e líbero. Fantástico.

E que gol o do Gotze. Lance de craque, provando que a Alemanha além de esbanjar tudo aquilo que não conseguimos ver na seleção brasileira nesta Copa, nem na anterior, ainda tem técnica e habilidade.

Que o futebol brasileiro pegue a Alemanha como exemplo e tire proveito dessa amarga lição.

Se gostou, compartilhe!

  • Antonio

    Pelas conclusões que chego através de publicações de blogs e jornais, acho que Felipão nesta quinta feira será anunciado no Grêmio. Mas não como treinador, terá um cargo num projeto inédito lançado pelo Grêmio no Brasil. Veremos
    http://www2.correiodopovo.com.br/Esportes/?Noticia=530426
    http://www.blogremio.blogspot.com.br/2014/07/os-gravissimos-erros-de-felipao.html

  • Henrique Martins
  • RW

    Caro Ilgo:
    sugiro a excelente entrevista de Juninho Pernambucano no Caderno da Copa.(ZH)
    Não é a Maitê Proença falando.
    É um ex-grande jogador.com experiência.
    Os treinadores brasileiros estão atrasados.
    O próprio Murici admite isto.
    Paramos no tempo.
    Olha só Ilgo:
    Sabella vai sair.
    Quantos treinadores ARGENTINOS a AFA pode escolher?
    Enchem uma mão com naturalidade.
    Peckermann ( que já treinou a Argentina e a Colombia)
    O treinador do Chile.
    Tem o Simeoni.
    O louco Bielsa
    e tantos outros espalhados pelo Mundo.
    E no Brasil? Quantos temos?
    Os treinadores brasileiros são soberbos.e arrogantes.
    Em sua maioria querem mandar nos clubes.(e conseguem!)
    Assumem os clubes e indicam 300 jogadores.
    São demitidos e a folha de pagamento dos bruxos cai no colo da torcida
    Não se trata de nominar A,B,C ou D.
    Juninho Pernambuca faz uma bela abordagem sobre isto.
    Os treinadores são demitidos e isto os tornam milionários.
    Assisti quase todos os jogos da Copa do Mundo.
    Pior do que levar 7 a 1 é ver a Costa Rica não perder para o Uruguai,Inglaterra,Italia e Holanda.
    E pasmem.
    apresentou um time muito mais organizado que o Brasil.
    é de chorar ou tomar Bardhal B1’2.
    Sou totalmente favorável a vinda de treinador estrangeiro.

  • Matheus

    Austrália, USA, Costa Rica entre outras seleções “fracas” demonstraram estratégia, posicionamento tático e competitividade muito superior à seleção do Brasil nesta copa, inclusive superior a nossos times no BR.

  • Walter Borba

    Pessoal,

    Qual a diferença do Higuaín para o Barcos?
    A bola pune, o Higuaín teve a bola do jogo.
    Uma pena para o Argentina. Faz parte.

    Ganhou o time que apresentou melhor Futebol.

    Boa Ilgo…

    O Lugar do Felipão é no Tibet mesmo.
    Ou lá no Palmeiras….

    Quanto a Ele no Grêmio…está na hora de renovarmos, nem o Felipão dos anos 90 me serve.
    Que ele fique bem longe da Arena.
    Depois de rebaixar o Palmeiras, dos 10 x1…..
    Felipão que vire corretor de imóveis.

    Tem gente nova aí querendo mostrar serviço.

  • Fernando

    O gremio pode contratar quantos atacantes quiser… se nao resolver o problema Barcos, pode cancelar tudo que nao tem titulo nem merda nenhuma… eu exijo a saida de barcos do clube, mas principalmente nao aceito mais 1 minuto do mesmo como titular.

  • ArthurJ

    Só pra lembrar que o Enderson é “gente nova” e é um dos técnicos mais ridículos que eu já vi.

    Só novo não basta, tem que ser competente.

  • Rodrigo

    gente nova hehehehe, Arthur matou a pau agora hahahahahahaha, viva o Ends, abaixo os velhos.deixa eu dar mais algumas risadas, a derrota dos arrogantes Argentinos salvou o meu Domingo. Ilgo o Felipão agora vai levar toda a culpa por tudo de errado até sua morte, mas como o gringo é casca dura vai soltar pataços pra todos que forem lhe encher o saco hehehehe, é mais um Gremista humilhado para manter nossa rotina, tudo o que tem a ver com Grêmio dá errado mesmo, até o sabella pagou o pato. talvez em outra vida eu veja o Grêmio grande novamente, mas deixa eu dar mais risadas com a derrota da arrogância hahahahhahahahahahahahahaha. Chupa Filhos de uma égua.

  • Walter Borba

    Para o menos desavisados:

    Enderson é uma APOSTA do TODO PODEROSO Dr. Koff.
    Quem critica o Enderson, tem que criticar o Koff.
    Contudo, “gremista” não crítica LENDA do Passado.
    É proibido dizer que um ídolo erra.
    No grêmio idolo não erra, são tudo perfeito….

    Me uno a corrente do Francisco Coelho e do RW.
    Tem que vir um estrangeiro treinar o Grêmio.

  • ArthurJ

    Claro que é culpa da direção: Foi o Koff que botou 2 molóides pra comandar o futebol (Costa e Chitolina) e ainda por cima me contratou esse treinador ridículo chamado Enderson Moreira.

    E teve ainda o ano passado, quando ele e sua trupe foram engolidos pelo Pojeto do Luxa (Dida, Cris, Welliton, Adriano…).

  • Gabriel

    walter a questão não é técnico estrangeiro (tu sabes, a quanto tempo peço pelo Sampaoli) é a má vontade que existe no Grêmio com os gremistas ilustres. Não vi esse lixamento público ao Falcão ou Dunga quando fracassaram. Como criticar os treinadores brasileiros se a menos de 2 anos humilharam a Espanha, Itália e com o Tite como representante deram de relho no Chelsea. Qual jogador que ficou de fora foi injustiçado??? A safra é muito ruim e resgatando o escrevi quando da lesão do Neymar sem ele este time era nota 5. Ah os doutos dirão um atacante não evitaria 7 gols e respondo e 2 ou 3 a marca-lo, não deixariam de chegar a frente???

    Antes havia fornadas de Romários, Bebetos e Ronaldos(Nazários e Judas) por que hoje os craques não aparecem e temos de brigar por Diegos Costas???

    A lei Pelé desnudou os clubes e abriu espaços para aproveitadores que não investem ou colaboram em nada na formação do menino como jogador. Hoje o jogador de 12 anos se não receber uma fortuna quando completar 15 vai para Europa ou para o eixo Rio-SP, levando os clubes a deixarem de investir no cerne da base. A pouco tempo ‘eles’, os vermelhos, levaram 2 ou 3 atletas gremistas de nível de seleção. Enfraqueceram os clubes, os reflexos em 15 anos começam a aparecer na seleção, pois os últimos craques da fornada foram o Judas e o Kaká. É culpa do Felipão isto também…

  • Rodrigo

    Sim Gabriel é culpa do Felipão termos uma safra tão ruim. Os invictos estão sempre certos.

    Para os desavisados(bonita palavra hehehe) O Koff é culpado também, aqui ninguém nunca disse que ele não tem culpa e é sabido que ninguém é a prova de erros, só DEUS que nunca erra e tá sempre certo. Toda a direção é um desastre, agora os ditos “gremistas” adoram pagar pau para estranhos e demonizar aqueles que fizeram esta camisa respeitada, o Koff errou e erra muito mas pelo menos foi mais útil que eu, um simples palpiteiro como todos daqui. Aqui já é proibido falar do Renato que logo vem a patrulha chamando de Renatistas, melhor que gabirusistas não acham, o Renato meu grupo, parafraseando a frase do ídolo de alguns, nunca foi bom treinador e isto até minha vó morta sabe, mas no Grêmio fez trabalhos razoáveis considerando os últimos anos e isto é estatística e não tem como negar. Se o Ends fizer melhor esta ano eu irei vibrar muito e torço para isso. A geni do momento, agora também será proibido falar o nome dele aqui também? Os donos da verdade não permitirão mais? Se for proibido falar bem de ídolos Gremistas é só falar que nunca mais falaremos deles.Viva a Alemanha? Posso comemorara a derrota da Argentina? Se não puder eu torço para eles também.
    Eu acho que para o Grêmio só o Guardiola serve, mas é caro, então ficamos assim com o que temos.

  • Francisco Coelho

    O provocador. Kkk O Botafogo começou a atividade com Renan, Lucas, Bolívar, Dória e Junior Cesar; Airton, Bolatti, Carlos Alberto e Zeballos; Emerson e Wallyson. A equipe encerrou o primeiro tempo com 1 a 0 no marcador.
    No segundo tempo, o técnico Vagner Mancini manteve a equipe titular, apenas com a troca de Carlos Alberto por Yuri Mamute. A alteração melhorou o rendimento do time, que ampliou o marcador para 3 a 0
    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2014/07/12/carlos-alberto-marca-e-botafogo-goleia-sao-goncalo-em-jogo-treino.htm

  • Rodrigo

    A Alemanha forma seus jogadores e eles jogam em grande parte em seu país, principalmente no Bayern que quase sempre é a base das Seleções Alemãs Campeãs, em 74 era a mesma coisa, excessão em 90 onde muitos já jogavam na Itália. Isto é bem diferente do Brasil, onde temos que vender os bons jogadores ainda nas fraldas, graças a bendita Lei Pelé que agora a longo prazo está mostrando seu cruel efeito. Nós só temos hoje apenas um jogador fora de série, gostem dele ou não, Neymar é o único com capacidade de frequentar o mesmo vestiário de um Zico, Romário ou Ronaldo por exemplo, os outros são bons jogadores apenas supervalorizados.
    Após a lesão criminosa de nosso único acima da média a gente sentiu na prática a falta dele, é claro que o 7a1 foi algo que nunca mais se repetirá, mas não temos ninguém que incomode os adversários.Fato.
    Os dois últimos jogadores que tínhamos neste nível são praticamente ex-jogadores, Ronaldinho Gaúcho( este posso falar que não levarei pedradas hehehe) e Kaka, sem contar Adriano que se auto sabotou.E eu acho que levaremos muitos anos até surgir uma geração fora de série que nos levará ao topo. Nossos treinadores, incluindo a Geni estão sim muito defasados
    E por final Delenda est Carthago, ou seja Koff é culpado.Koff é culpado, Rui costa é um bosta, Odone nos salvará no final do ano, A Geni é o pior técnico do mundo e o Inominável, bem este deixa pra lá, seria como botar Israelenses e Palestinos na mesma mesa.espero ser mais
    aceitável pelos Gremistas.

  • Francisco Coelho

    No treinamento de hoje o Enderson novamente usou o Saimon na lateral esquerda. O meio foi com Ramiro e Matheus, Dudu, Alán Ruiz e Luan. Na frente o poste Barcos.

  • Gabriel

    Rodrigo o pior é que recomeçamos o brasileirão, após 40 dias, com o treinador testando jogadores na lateral esquerda. Já começa errando ao colocar um zagueiro de pé direito improvisado, no caso Saimon. Depois tentou o Pará, que nunca deu resultado por aquele lado (esqueceram a tortura que era quando ele levava para esquerda e tinha de cortar para o pé bom???), ou seja, o treineiro terminou perdido e retorna pior, pois agora possui as peças. A base, e por aqui o Endris seria o que daria oportunidades a molecada (eu lembro e apertarei sempre essa ferida hehehe), foi totalmente deixada de lado. Não há laterais na base???Quem ele promoveu??? E não me venham com o Luan que ele foi forçado pela lesão do Kléber a efetiva-lo.

    Eu na minha poltrona da sala sei que, se não levo fé nos laterais, jogo sem. Que se coloque então 3 zagueiros e 4 meias e 3 atacantes, mas chega de improvisos!!!

  • Ilgo

    Dias desses o Barcos parou uns minutos na rua pra dar autógrafo. Tempo suficiente para um cachorro erguer a perninha e dar uma mijadinha nele, ehehehe

    Técnico estrangeiro. Não sou contra nem a favor. Depende do técnico. Se for olhar o currículo deles, todos tiveram seus dias do Felipão atual.

    Mas acho que seria uma alternativa para um trabalho de longo prazo, tipo pelo menos dois anos. Até porque os da casa estão caros demais pelo pouco que apresentam em termos táticos, etc.

    RW, muito boa e importante a análise do Juninho.

    Só lembrando, já tivemos técnicos estrangeiros aqui na dupla Gre-Nal. Não lembro de um sequer ter dado certo, pelo menos de 1970 para cá. O problema é também o jogador brasileiro, cuja cultura é a do drible, não do passe. a cultura do individualismo, não do coletivo. Isso em regra geral.

  • Gabriel

    Eu discordo dessa defasagem dos treinadores, está aí : http://www.lancenet.com.br/copa-do-mundo/Felipao-melhor-treinador-IFFHS_0_1071492916.html

    Ficou defasado de um ano para cá???

    E o enfrentamento do Tite com o Chelsea???

    Rodrigo por aqui citar o nome do Judas é motivo de palavras elogiosas, e suspeito que teria aprovação geral da gremistada o seu retorno. É caso de estudo esse sadomasoquismo agudo gremista …

  • Rodrigo

    Mas elogiemos o Ronaldinho para não apanharmos Gabriel hehehehehehe.

  • ArthurJ

    Pois é, a questão do técnico estrangeiro é que os jogadores daqui geralmente sabotam os gringos.

    Eu era contra justamente por isso, pelos jogadores daqui não se “adaptarem” ou por pura sabotagem mesmo.

    Mas, analisando os técnicos que temos por aqui, acho que um estrangeiro faria bem. Um cara sem os vícios/esquemas/falcatruas do futebol brasileiro seria uma boa.

  • Gabriel

    Gostaria de deixar registrado que conheço o trabalho do Felipão desde 91 e nunca o vi tão abatido e atônito quanto ontem. Não parecia o mesmo.

  • Gabriel

    Sei que alguns não gostam de treinadores que gesticulam, preferem aqueles mortos sentados no banco, tipo o Leôncio treinador da Espanha ou o Endris, mas gostaria que me citassem um treinador da NBA ou do Volei vitorioso com essa postura.

  • Walter Borba

    Urge a necessidade do Grêmio se reinventar.
    O Grêmio está moribundo.
    O Pilar do Clube tem que ser a base os jovens.

    Nada contra o cara, que nem jogou ainda. Mas é inadmissível o Grêmio contratar um jogador como este Fernandinho. Ele é do nível do Jorge Henrique, do Inter. Podem anotar aí.
    Tem 28 anos. Fez um contrato de três anos, e vai ganhar R$ 300.000.00.
    Por favor, isso é desespero da direção. Falta de convicção.

    TREINADOR INTERINO:

    No Brasil os treinadores Interinos são avacalhados a torto e direito.
    Na Europa é comum o Interino assumir quando técnico principal sai, vide: ex. Mourinho e o André Villa Boas. O Guardiola, e o falecido Tito Vilanova, no Barcelona.

    Joaquim Low, não diferente, de Interino do Jurgen Klismann, técnico campeão do mundo em 2014.

    Olha, creio que 70% das solução do futebol, muitas vezes está no próprio clube.
    Desde que, tenha planejamento do trabalho, a longo prazo (fecha com o que o Ilgo se manifestou acima).

    Pô..o Roger estava aí. Babando para trabalhar. Conheçe o Grêmio. A história do Grêmio.
    O que faz o Koff, traz o Ends, e o Ends manda o Roger passear.

    Me digam, o Roger tomaria 4 naquele grenal????

    Enfim, vou passar a crer no grêmio após uma reinvenção, renovação de clube e instituição.
    Caso contrário, nos 14 anos de jejum vai duplicar.

  • Walter Borba

    *Ps: Quando me refiro a treinador interino, por favor, leia-se: AUXILIARES…

  • Rafael M.

    Eu acho que o Roger não está pronto. Do que vi do trabalho dele, não gostei. Não se trata de idade, gremismo, nada disso, só acho que ele ainda não tem qualidade pra assumir o Grêmio.

  • walter borba

    Rafael M.

    RoGer é só ex.

    Poh, o Lisca é um cara que merece uma chance. Parece conhecer futebol.
    Mas, é doido, e dizem que tem problema “extracampo”.
    Rogério Zimmerman. É outro que mereceria uma chance de iniciar um trabalho num gauchão.

    Estes dois treinadores, sem dúvidas tem o mesmo nível do Silas, do Caio Jr., do Ends…

    Outro ex. dos prórprios argentinos:
    o Racing era treinado até o ano passado por um treinador de 32 anos.
    o River Plaite na pior fase da vida, colocou lá o Matihas Almeida com 38.
    o Lanus campeão da sul americana, e de campanha razoavel na libertadores (chegou as 4ª na frente do grêmio), tem o Guilhermo Squeloto tem 41.

    O negócio é planejar e arriscar.

  • Roque Fernando

    Primeiro felipao dos anos 90 não volta mais, ficou onde deve ficar: nas glórias do passado mas deu. Acho que está correta a aposta da direção no Enderson, mas até o momento, 2 partidas em seqüência, adeus. Teve tempo pra acertar. Se não conseguiu, adios. O Roger não era um lateral que na verdade era um outro zagueiro ? Acho que no papel, o grêmio é uma coisa. Vamos ver o que o Enderson nos reserva em casa. A cota dele se esgotou.

  • Francisco Coelho

    Segundo consta o Grêmio seguindo na linha do Ruim Costa que adora o Wyscout 4 estaria instalando um novo brinquedinho para os tecnocratas com o SAP Match Insights para futebol. O problema será traduzir os dados para o treinador e os jogadores. A tecnologia é uma ferramenta, mas no futebol ainda é o olho e conhecimento que resolve na captação. Dia 16 já reinicia a corrida do brasileirão e o Grêmio não fez o dever de casa treinando e afinando o time, pois a novidade é a colocação do Saimon na lateral esquerda. Na direita segue o caminho adversário com o Pará.
    http://wyscout.com/
    http://www.administradores.com.br/noticias/tecnologia/como-big-data-ajudou-selecao-da-alemanha-a-chegar-a-final-da-copa/90056/

  • Francisco Coelho

    Voltando no tempo. Time campeão com Ney Franco. O goleiro, os 2 laterais, os volantes e 1 atacante estâo bem hoje.

    Gabriel (Gabriel Vasconcellos Ferreira): goleiro titular. Sem oportunidades no Cruzeiro, trocou a Toca da Raposa pelo poderoso Milan em maio de 2012. No time de Milão, ainda não disputou nenhuma partida.
    César: reserva na seleção e terceiro goleiro do Flamengo. Tem poucas oportunidades de atuar.
    Aleksander: reserva na seleção e no Avaí. Outro jogador que tem poucas oportunidades de jogar.
    Danilo (Danilo Luiz da Silva): lateral-direito titular. Após o mundial, continuou se destacando no Santos, inclusive marcando o gol do título da Libertadores. Em 2012, foi para o Porto, onde é titular. Teve algumas oportunidades na seleção brasileira, mas foi reserva nas Olimpíadas.
    Alex Sandro (Alex Sandro Lobo Silva): lateral-esquerdo titular. Outro jogador que trocou o Santos pelo Porto após o mundial. É titular da equipe portuguesa e foi do Brasil nas Olimpíadas de 2012.
    Gabriel Silva (Gabriel Moisés Antunes da Silva): lateral esquerdo titular após lesão de Alex Sandro. Depois do mundial, trocou o Palmeiras pela Udinese da Itália, mas foi imediatamente emprestado ao Novara. Após o período de empréstimo, retornou a Udinese, onde é titular.
    Galhardo: lateral-direito reserva na seleção e no Flamengo, foi para o Santos em uma troca pelo meia Ibson. Em 2012, sofreu uma lesão que o tirou de boa parte da temporada. Também é suplente na equipe santista.
    Bruno Uvini (Bruno Uvini Bortolança): zagueiro titular e capitão. Reserva no São Paulo, transferiu-se para o Napoli em 2012 e foi emprestado para Tottenham e Siena, mas não teve muitas oportunidades em nenhuma das equipes.
    Juan (Juan Guilherme Nunes Jesus): zagueiro titular. Após o mundial, continuou se destacando pelo Internacional e, em 2012, foi vendido para a Inter de Milão. Atualmente é titular da equipe italiana.
    Frauches: zagueiro reserva. Era reserva do Flamengo na época do Mundial. Continua nessa condição até hoje, tendo algumas oportunidades como titular.
    Romário: reserva na seleção e no Internacional desde o mundial. Tem poucas oportunidades de atuar.
    Fernando (Fernando Lucas Martins): volante titular. Após o mundial, ganhou chances no time titular do Grêmio, posição que era sua até a chegada do volante Adriano, vindo do Santos. Agora, os dois brigam pela vaga de titular na equipe gremista.
    Casemiro (Carlos Henrique Casemiro): volante titular. Todos acreditavam que seria um grande jogador, inclusive o São Paulo, que fez um contrato com uma multa rescisória muito alta com o jogador. Mas após más atuações e problemas de relacionamentos, perdeu espaço na equipe paulista, ficando na reserva e entrando em apenas alguns jogos. No começo de 2013, foi negociado com o Real Madrid para atuar no time B do clube madrilenho, mas surpreendentemente foi inscrito para a fase de mata-mata da Champions League. Ainda não atuou pela equipe espanhola.
    Allan: volante reserva. Destacou-se no Vasco atuando tanto de volante como lateral-direito. Trocou o time da colina pela Udinese da Itália em 2012. É titular no meio de campo.
    Oscar (Oscar dos Santos Emboaba Júnior): meia titular. Principal jogador da equipe. Titular absoluto do Internacional, o meia continuou a se destacar na equipe gaúcha, sendo constantemente convocado para a seleção brasileira principal. Tornou-se o camisa 10 da equipe canarinho. Durante as Olimpíadas de Londres, foi negociado com o Chelsea, onde alterna titularidade e banco de reservas, mas vem sendo um dos destaques da equipe londrina.

    Philippe Coutinho (Philippe Coutinho Correia): meia titular. Era considerado na época do Mundial o 12º jogador da equipe da Inter de Milão. Porém, após o campeonato, não se destacou muito na equipe italiana e foi emprestado para o Espanyol em 2012, fazendo boas partidas por lá. Transferiu-se em 2013 para o Liverpool, equipe na qual é titular e é considerado por muitos como uma das salvações da equipe inglesa.
    Dudu (Eduardo Pereira Rodrigues): meia inicialmente titular. Atua no Dínamo de Kiev desde 2011. Alternou momentos de titularidade e suplência. Atualmente fica como opção no banco. Foi convocado para a seleção brasileira principal em duas ocasiões na preparação da equipe para os Jogos Olímpicos, mas não foi convocado para a competição.
    Alan Patrick: meia reserva. Na época do mundial, era recém contratado do Shaktar Donetsk, vindo do Santos. Após o mundial, continuou na equipe ucraniana. Alterna momentos de titular, principalmente em amistosos, e reserva.
    Willian José (Willian José da Silva): Titular. Ex-atacante do São Paulo, teve oportunidades na equipe tricolor nas partidas em que Luís Fabiano não jogava. Em 2013, transferiu-se para o Grêmio. No entanto, com o elenco gremista recheado de bons atacantes, tem oportunidades apenas em jogos disputados pela equipe reserva.
    Henrique (Henrique Almeida Caixeta Nascentes): atacante que se tornou titular. Foi eleito craque da competição e artilheiro. Após o mundial, teve poucas oportunidades no São Paulo. No início de 2012, foi para o Granada da Espanha por um empréstimo de 6 meses. Foi novamente emprestado, desta vez para o Sport Recife, alternando momentos de titular e reserva. Foi contratado pelo Botafogo nesse ano, mas é reserva da equipe carioca.
    Negueba: atacante reserva. Jogador do Flamengo na época do mundial, era suplente na equipe rubro-negra e entrava no decorrer de alguns jogos. Era lançado como titular do time carioca em alguns momentos, mas, não tendo bom rendimento, foi incluído em uma negociação junto ao São Paulo no final de 2012 a pedido do técnico Ney Franco. Porém, logo no início de 2013, em um treinamento, sofreu uma séria lesão no joelho, que o deixará afastado até julho dos gramados.

  • Francisco Coelho

    Melhor do que um big data é um big treinador. Melhor ainda um grupo de big treinadores para todas as categorias e ai teremos um big time. Também um BIG coordenador de futebol ajudaria muito principalmente um cara como o Espinosa.

    Dos big treinadores me servem: Adenor Leonardo Bachi, Jorge Luis Sampaoli Moya, José Néstor Pékerman, Cristóvão Borges dos Santos, Ney Franco da Silveira Júnio, Alejandro Javier Sabella, Leonardo Nascimento de Araújo, Jürgen Klinsmann. Kkkkk

  • Querubini
  • Fernando

    Eu to tao P com esse barcos que eu ainda vou achar um jeito de enfiar o Enderson dentro da bunda dele…

  • Gabriel

    Querubini eu acho que no período de Copa os dirigentes deveriam enviar seus treinadores para uma ilha paradisíaca sem TV, telefone e internet por um mês.

    O clube contratou bem do meio para frente, ficamos recheados de opções e esse treinador de videogame que 5 defensores. E há quem ache acerto em contratarem esse cara…

  • Walter Borba

    Gabriel,

    Concordo contigo plenamente em adjetivar Enderson como treinador de videogame.
    Contudo, essa técnico está ai por conta dessa DIREÇÃO neófita que não entende nada de futebol, em especial o Rui Costa e o Chicholina.
    E a m….é que o Koff assinou em baixo e avaliza essa aposta equivocada.

  • Gabriel
  • Gabriel

    Quem vai quarta na Arena???

    Ilgo que acha de organizar um encontro dos botequeiros antes do jogo???

  • Roque Fernando

    Concordo com Rw, chega de passado, que pensem positivamente no que ficou de exemplo do treinador alemão, do argentino e de outros que pisaram por aqui.

  • Rafael Souza

    vamos olhar para o futuro, chega de falar em Felipão, Ronaldinho, Renato, Jonas, etc. Todos já deram suas importantes ou importantíssimas contribuições, mas temos que mirar os jovens (exceto o mamute hehehe) e pensar no futuro…

  • Rafael Souza
  • Gabriel

    Rafael, cuidado com os Mamulistas !!! Hehehe

    Também concordo com olhar para frente, entretanto, quem chegar por aqui tem de ter competência e não vir com uma pilha de livros ou ver uma copa do mundo e não entender nada do que se passou dentro dos gramados!!!

    O cidadão tem de olhar o grupo e avaliar tenho 3 atacantes, 4 bons zagueiros, 5 jogadores de meio, bom, não há laterais nem na base? Então, vou armar o time num 3-4-3, ou 3-5-2, ou 3-6-1, ou seja a nomenclatura que desejarem, desde que na armação da equipe joguem os melhores e que se tenha jogadas ensaiadas (de saída de bola, escanteio, falta ou contra-ataques ).

  • Francisco Coelho

    Eu um Mamulista assumido defendo o que acredito. Melhor do que ficar falando do que Renato faria é ver o que o Mamute e outros podem fazer. Ao defender o Mamute estou defendendo a BASE e não um passado já distante. Eu sou velho na idade e não de cabeça. Uso todos os equipamentos de ultima geração e enquanto a maioria ainda não viu nas lojas alguns já usei.
    Muitos falam o Grêmio não tem tal jogador, mas eles nunca foram ver treinos e jogos da BASE. É só de ouvi dizer.
    Eu defendi a manutenção do Enderson até que os erros superaram os acertos e a repetição de erros era constante e se perdeu. Só que tem gente junto que assiste, aplaude e apoia os erros e escolhas e se duvidar estimula. Koff, Chitolina e Rui são os principais responsáveis, pois estão juntos ou deveriam estar e não estão vendo as coisas. Quem comprou o Carlinhos não fui eu e quem não viu que o Breno é voluntarioso e que é mais ala não fui eu. Breno necessita melhorar a finalização para se tornar um ótimo meia de pé esquerdo já que temos poucos de qualidade. Quem não viu a deficiência na lateral direita não fui eu. Os bons laterais vendidos por 6 fazem falta e logo poderão valer 30…
    Jardiel é mais marcador ou ala?
    Marcelo Hermes é mais marcador ou ala?
    O problema também não é ter só jogadores com determinação e sim que saibam cumprir uma função tática em prol da equipe. O Grêmio não necessita de focas amestradas nem de gladiadores e sim de jogadores que acertem passes e chutes e isso é treino e repetição.

  • Querubini

    A idéia é legal: http://m.zerohora.com.br/285/esportes/4550959/jogadores-telefonam-para-socios-e-pedem-apoio mas se querem mesmo a Arena cheia, bata o treineiro tirar o Barcos, Para e Werley do time que a torcida vai apoiar. Chega de acadelamento.

  • Gabriel

    Francisco eu não disse que na base não há laterais, pelo contrário eu questiono. Agora se segundo a preferência daquele que escolhe os meninos são insuficiente, cabe a ele e somente ele definir como suprir essa ‘carência’. Outra coisa, foram no Figueirense e trouxeram o lateral esquerdo reserva; não dá para pensar que o rapaz vai chegar aqui e virar o que não é.

    Sobre o Mamute, esse menino é a mistura da cobra d’agua com a lagartixa: não se cria; é muito fraco para jogar no Grêmio. Defendo os que considero aproveitáveis como o Éverton, Tinga, Natan, Luan, o lateral Léo (que mandaram). Que característica o Mamute agrega??? Não tem velocidade, não dribla, chuta mal…

    Pessoalmente falando, não se pode questionar jogadores que não recebem oportunidades exemplo do Tinga, muito menos trazer um lateral para ser reserva do Pará ( para isso temos Moisés e Tinga). Acho que amontoar jogadores não vai fazer o time ficar mais qualificado pois o jóquei é muito fraco.

  • Gabriel

    Sobre a gestão Koff, muitos equívocos foram cometidos e sempre critiquei, como: não colocar um homem de pulso no vestiário e a contratação deste pseudo treinador. Mas ele, Rui e Chitolina devem ser lembrados, também pela renegociação do contrato com a OAS, pela contratação por 500 mil os garotos do Juventude que renderam 30 milhões (se esperasse pelo Mamute tava f@#$%), contratação do Luan, Wendell, Éverton, Jardiel todos muito elogiados hoje;

    Às vezes, parece que esta gestão só fez coisas erradas e deve sair urgentemente do clube.

  • Gabriel
  • Francisco Coelho

    Gabriel; não é o que a maioria dos treinadores falam do Yuri. Não é o que a maioria dos comentaristas falam do Yuri. O mesmo falavam do Douglas Costas e hoje muitos o pedem na seleção. Os gremistas adoram queimar as promessas querendo que um guri jogue o que joga um cara maduro. Para muitos Neymar é um fenômeno e para outros um peladeiro. O mesmo falam do Robinho.
    Leia O Ouvidor Surdo no http://www.futebolsemoff.com.br/ e os comentários…
    Ninguém é escolhido como o melhor de um dos melhores torneios internacionais de graça. Tem muita coisa de bastidores que não chegam para torcedores como a gente. Tem gente que desvaloriza para vender e gente que valoriza para ganhar. Eu já assisti ótimas partidas do Yuri e outras ruins. Eu o considero um bom jogador, mas como todo o bom jogador necessita de companhia e motivação. Uns 98% consideram o Messi um bom jogador, mas na Copa o melhor foi o Arjen Robben.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; assim como subiu o Walace Souza Silva agora sobem Raul José Cardoso e Nicolas Morês da Cruz. Bem que o Ânderson Balbino Assis, Lincoln Henrique Oliveira dos Santos e a outra grande promessa Luis Felippe Martins Reis http://www.fferj.com.br/Noticias/View/9061 poderiam subir para se aprimorarem e não para ficar olhando sem jogar. São garotos de 17 anos.

    Até o momento ninguém sabe o motivo do Grêmio não disputar o Sub 19. Sem jogar vão ser avaliados como?

  • Rodrigo

    RW deveria ser nosso presidente, este sabe tudo. Darci Filho seria o técnico, depois de matar o Koff é claro.

  • Gabriel

    Francisco, todosos treinamentos que vi (e foram vários) no Olímpico ele era um dos, senão o pior. Em alguns lances chegava a ser constrangedor… Os demais citados assino embaixo.

  • Roque Fernando

    Olha, sobre a questão do técnico ser berrento, ou ser quieto depende. Eu não me lembro do tele Santana ficar se esgoelando. Agora tem técnico que funciona e o perfil do grupo pede isso. Se vc trabalha com estirpes de jogadores inteligentes, caso dos alemães e citando os brasileiros do Telê Santana, ou São Paulo do autuori ou Rubens Minelli, é a tal de questão técnica que jogador brasileiro não cumpre. No tempo do Tite, ele fazia um trabalho de vestiário bom e não era bem o estilo felipão. Os dois não são parecidos e os dois ganharam. Acredito que o perfil de equipe dos jogadores influencia. O prandelli, van gaal, sei lá acho que cultura e profissionalismo fazem a diferença dos jogadores de e os daqui. Temos a improvisação como diferencial dos jogadores mas eles tem o cumprimento tático. E agora aliando com uma melhora até significativa dos seus jogadores. Países que nunca ouvimos falar como tal de brian Rodrigues, jogando futebol produtivo. Os jogadores do Brasil tem uma indolência, que por vezes me lembrou Colômbia de antigamente. Como se tudo fosse se resolver em jogadas individuais. A questão, jogaremos coletivamente ou sempre dependendo de um extra classe ou faremos um time privilegiando coletivo.
    Outra, os técnicos de lá parecem ser bem menos arrogantes. O técnico do México foi dar uma de celso roth recuou e tomou, se acadelou. Olha o grêmio de algumas participações em libertadores sem mentalidade vencedora não adianta. Sempre mais do mesmo. Acho que técnico com no máximo de 3 derrotas em grenal se não entendeu a aldeia tem que pegar o boné e pedir pra sair. Enfim existem teorias de monte, só gostaria que com time humilde ou não, a vocação do grêmio deveria ter uma placa no vestiatiario: vocação – atacar-gols-vencer sempre. Não venha se tiver dúvidas ou jogue em busca de um ponto fora.

  • Gabriel

    Roque Telê dava broncas homéricas no time, imprensa e quem se metesse.

    https://www.youtube.com/watch?v=hU-xMj-imho

    https://www.youtube.com/watch?v=dyEipsX5qog

    https://www.youtube.com/watch?v=QhZOP7FeO9k

    Com ele não tinha cabelinho, tatuagem etc… Acha que o Pará andaria com aquela crista de galo com o mestre???

    Não ficavam à beira do campo porque a legislação à época não permitia.

  • Gabriel

    Citem um treinador da NBA ou do Volei vencedor que não tenha sangue nas veias.

  • Rafael M.

    “O Grêmio renovou o contrato do seu melhor jogador das categorias de base.
    Trata-se do atacante Nicolas Careca.
    Aos 17 anos, Nicolas é muito forte e fez sucesso na base do Tricolor. Ele foi o destaque na campanha que levou o Grêmio as finais da Copa do Brasil Sub-17.
    Centroavante na maioria das vezes, Careca também joga como segundo homem do ataque.
    Como o seu contrato iria acabar em dezembro de 2016, a diretoria procurou o seu empresário e acertou a renovação até o final de 2017.”

    17 anos e 1,88cm???

  • Gabriel

    http://globoesporte.globo.com/platb/meiodecampo/2014/07/15/na-festa-do-tetra-alemae-mostram-taca-da-copa-de-modo-inusitado/

    Beleza hein gauchada, tratamos bem eles aqui e bastou chegarem na Europa e a máscara da humildade caiu. Começo a pensar que não fizeram mais que 7 porque não puderam, o resto foi uma bravata que não foi entendida…

  • Roque Fernando

    Calma Gabriel eu me lembro do Telê mascando seu chiclete nos ultimos tempos, sei que em treino era muito carrancudo, evidente que ele dava bronca. Mas ele ia pro reservado, levantava e chamava atenção

  • Gabriel

    Roque não me exaltei contigo. É que esses cabelinhos, tatuagens e adornos me deixam louco. Telê tinha razão :”futebol é sério”.Hehehe

  • RW

    Ao Rodrigo:
    Jamais seria Presidente do Grêmio.
    Não tenho talento para isto.Nem competência.
    Não deves ler o cornetadorw.
    Caso tenha lido deves ter percebido que nós erramos muito.
    E confessamos os erros.Ou melhor:assumimos
    Fui um dos que gritou FICA LUXEMBURGO.
    Saudei a contratação do Barcos.
    Achei que a Itália faria a final contra o Alemanha.
    Nosso erros enchem um caderno.
    Pensei que Vargas faria uma grande Copa do Mundo
    Formam muitos erros.
    E alguns acertos que prefiro não comentar.
    Creio que a Presidência do Grêmio deve ficar na tuas mãos.
    Nós estaremos melhor servidos

  • Rodrigo

    Ao RW, não eu um simples mortal não tenho a tua capacidade de tudo saber, na verdade eu não sabia que era proibido ousar discordar de Vossa Santidade, vou pedir perdão por ter afrontado o único invicto. Da próxima vez vou bater palmas para Vossa Santidade, Clap,clap,clap,clap, Tá satisfeito ou preciso te mandar uma carta pedindo desculpas por ousar discordar de DEUS.

  • RW

    Eu sou um idiota.
    Não aprendi muitos ensinamentos do meu pai.
    Um deles era o seguinte:
    “Um homem com mais de 50 anos não deve discutir.Deve dizer: tu tens razão”
    o outro ensinamento que não aprendi foi este:
    “não discute com que tu não podes agregar nada.É perda de tempo”
    O Boteco do Ilgo é um grande forum de discussões gremistas.
    Leio o Boteco e raramente participo das discussões.
    Reconheço o nível do bom debate que se pratica neste blog.
    Mas reconheço que não tenho sorte.
    É hora de ler.
    Não de participar!

  • ilgo

    Sem melindres, tá todo mundo de cabeça quente. Imagine, recomeçar com Pará, Barcos…

    E o Gabriel ainda quer um encontro antes do jogo contra o Goiás.

    Fica para a próxima. Estou me reciclando;

    Depois que li na página 2 da ZH que Paixão foi o único que escapou do desastre me atirei num barril de Bardhal B12 e lá encontrei o RW.

  • Francisco Coelho

    Vai ser dada a largada e já entramos inventando e com falta de parafusos nas rodas. Ou seria na cabeça de alguns…
    Na falta do que fazer inventaram que o “Valdomiro” tinha de jogar na esquerda e o “Eder” na direita só para grenalizar. Cito estes, pois tem gente adorando falar do passado então escolhi 2 dos antigos sem ter um Jardel ou Escurinho e sim um poste ou cone…
    Agora um zagueiro de pé direito é colocado na lateral esquerda. Maravilha. Devem ter tirado está técnica do SAP Match Insights.
    Na lateral direita temos um destro que tenta, mas não consegue cruzar nem desarmar aos adversários de forma limpa e ser uma figura que traga tranquilidade. Para lhe fazer sombra foi contratado um “desconhecido” que chega calado e deve orar para não ser visto e escalado…
    Na frente e no comando das ações um comentarista de futebol que adora um microfone e em breve deve estrear em algum programa. Virou moda comentarista em espanhol…
    O RW e o Ilgo podem provar agora o Molykote A-2 ou Motul que são as modernidades em aditivos e lubrificantes. KKkk
    Lembrem-se das novas peças ao escalarem seu time no CARTOLA e que o “NOVO titular” Matheus não joga.

  • Francisco Coelho

    No Wyscout 4 deve ter alguma referencia aos laterais de pé esquerdos. Breno e Jardiel não servem e Carlinhos está no DM. Falar em DM está dando calafrios. Falam que o
    Médico gremista está proibido de entrar nos vestiário. Só espero que com a saída da trupe da CBF não queiram levar o Fábio Mahseredjian. Diminuímos a quantidade crônica de joelhos estourados e andamos correndo bem.
    Se o Wyscout 4 não tem uma indicação basta ir até o site da Placar Bola de Prata ou no Cartola e ver as opções. É simples e qualquer equipamento com acesso à internet faz a conexão que não dói e é custo ZERO. Kkkkk
    Mas se quiserem resolver definitivamente o problema basta contratar o canhoto Leandro Castán da Silva. Joga na zaga e lateral.
    Mas já posso indicar também o Jean Victor Barros um 94 lateral esquerdo do Botafogo sub 20.
    Outro que joga na meia e como volante é o Douglas Augusto Soares Gomes. Sabe chutar o que é grande vantagem. http://www.sports21.com.br/atleta.asp?id=793
    Outro bom nome já que pequenos estão na moda http://www.nifc.com.br/2014/07/a-artilharia-e-dele/ o MARLON DOS SANTOS PRAZERES líder de artilharia do Sub 20 do RJ.
    Normalmente damos certo com jogador carioca.

  • Alguem lembra quando tinha sido o ultimo gol do Bundador?

    DE VIRADA E COM GOL DE KLEBER, VASCO SE IMPÕE E BATE O SANTA EM CUIABÁ

    Temos o novo Professor Pardal de Treinador? Ganhar hoje nao basta, tem que mostrar organizacao, jogada ensaiada, coerencia, vontade…espero morder a lingua mas os amistosos e treinamentos nao mostraram isso ate o momento….Espero que a dupla Giuliano e Luan de liga!

  • Rodrigo

    Tá bom RW, manda o teu endereço que eu escrevo uma carta pedindo perdão, mando um presentinho também, o teu mal é exatamente este “achar que é o dono da razão” critica a tudo e a todos e acha que não pode ser criticado, é pior do que a IVI, é um invencível e está sempre certo. Tu te achas superior mas é apenas um palpiteiro escrevendo bobagens como eu, ma eu não tenho a pretensão de me achar superior, não sou um invencível que nem Tu. Não queira me intimidar porque medo de homem eu não tenho.

  • Rafael Souza

    nunca se deram e agora vão brigar?
    calma pessoal, a gente sabe que ver Pará, Barcos e Saimon de lateral esquerdo mexe com o sistema nervoso, mas não briguem…

  • pedro de lara

    Cuidado RW.
    Esse aí é da ala dos barrabravas da Geral. Muito macho, quando em grupo e bêbado.
    Tem 12 anos.

  • Francisco Coelho

    Tem cada uma que parece 2 . Agora descobriram a cura de todos os males e a culpa é do mordomo. Kkkk
    Enquanto aqui já vínhamos falando a muitos anos da necessidade de aprimoramento por parte dos treinadores da BASE tanto na qualificação como capacidade agora copiar os alemães virou moda e necessidade. Muito do que se viu como “modernidade” já foi efetuada por alguns e até já citei. Trocar goleiro na hora de penal e colocar bons meia nas laterais e não volantes quebradores de canela são praticas comuns. O que falta é uma supervisão da metodologia e transformar o eventual em rotina. A constante mudança de conceitos e métodos confunde a cabeça da gurizada e a cada gestão mudam as regras. Um é buscar talento no mundo, depois vender. Outro é ganhar títulos e montar time e para outros é formar sem preocupação com resultados. Agora é buscar semiprontos para por na vitrine e faturar.
    Antes de implantar uma metodologia para impactar já partem do ultimo item que é um aparelho (ferramenta) para medir o que não sabem. É colocar a carroça na frente dos bois…
    Enquanto o correto seria o treinador dos profissionais supervisionar e orientar os treinos visando obter o melhor material para o grupo principal (principalmente da sub 16 até a sub20) preferem comprar um sistema caro e que serão necessários vários meses senão anos para leitura correta.
    O treinador tem muito tempo livre, pois a maioria do tempo é treino físico e recuperação. Quem treina os goleiros é o treinador de goleiro e treino tático e coletivo são rápidos e raros. Amistoso se um por trimestre é muito.
    Se falta um lateral cabe ao treinador principal buscar na BASE e fazer o aprimoramento do mesmo para as características que a equipe necessita. Se jogar com alas tem de priorizar alas.
    Se não temos bons cabeceadores aprimorar quem tem impulsão e noção de colocação.
    Se é só um treino de relaxamento ou rachão tem uns 2 ajudantes para isso e ai vai trabalhar na BASE e trocar ideia com os treinadores.
    O problema é ter o “treinador” conhecimento e capacidade para avaliar os seus jogadores da sua e demais equipes.
    O Grêmio tem uma equipe e equipamento para preparar vídeos e material a ser passado aos jogadores dois dias antes de cada partida para estudarem o adversário. Tem 3 ajudantes que deveriam ser altamente qualificados para este trabalho por setor e não seria mais que 30 minutos para uma revisão por parte do treinador principal. Para revisar e tirar dúvidas um quadro negro ou prancheta é suficiente. A mesa tática da Globo é desnecessária. KKkkk

  • Francisco Coelho

    Os resultados mostram que os treinadores da BASE vêm fazendo um bom trabalho. Já a captação de talentos anda lenta e questionável onde nomes e passado não resolve. É melhor um desconhecido bom de olho que um ex-jogador ou amigo do rei.
    Quem faz o preço do bom jogador é sua BASE e quando saem repetidas fornadas é sinal que o trabalho está sendo positivo. RG, Lucas, Anderson, Douglas, Fernando e outros colocaram o Grêmio junto com SP, Inter e Santos na preferência dos consumidores.
    Hoje na equipe principal só temos o Grohe e o Saimon da BASE. É pouco para quem poderia ser líder, pois material temos. Falta é continuidade qualificação e aprimoramento.
    Não quero ver um Grêmio revendedor e sim formador. Revendedor de carro é que compra barato passa uma tinta e vende caro…

  • Hillary

    Como eu me odeio, ouvi alguns itens da entrevista do paspalho do enders e olha, quase me atirei pela janela: como o clube quer ganhar alguma coisa quando se ouve absurdos, bizarrices, e outros quetais como : oportunamente eu posso testar o pará na direita, eu ainda estou treinando o
    breno, tenho tambem a opção do ZE na esquerda?????

  • marcio tremarin

    nossa… a situação tá tão feia que tem gente defendendo o gladiador… ngm falou do matheus biteco q era pra começar jogando no pós-copa??

  • Rodrigo

    pedro de lara, ainda bem que tu apareceu para defender o teu mestre, chama a Elke Maravilha pra te ajudar.Mas como tu é humorista não te levo a sério.

  • MAZEMBIANO

    40 dias pra organizar um time e essa imundícia de treinador não acrescenta nada…essa direção merece uma estátua de paciência pra aguentar essa mala…é dose o cara perdeu tudo que disputou, passou vergonha nos grenais e continua…e o torcedor que é louco depois…sinceramente enquanto tivermos essa *%$¨&¨%¨$# vai ser assim…

  • marcio tremarin

    4 jogo sem fazer gols… barcos perdeu 2 chances claras….. normal, já estamos acostumados… se pegar sulamiranda jah estaremos no lucro

  • MAZEMBIANO

    A direção é toda culpada porque não observa que essa naba não entende de futebol, e não vai conseguir fazer esse time jogar…quantos pontos perdidos e derrotas por falta de competência…tinham o tempo pra mandar ele na Copa e agora vamos aguentar ele até o fim do ano?
    Um time com jogadores de velocidade e ele não consegue uma tática eficiente…

  • ArthurJ

    Enderson deverá ser demitido antes do Grenal, para evitar novo fiasco.

    No mais, feliz 2015, Grêmio.

  • MAZEMBIANO

    Vai ser criado lá no Grêmio o AACTG ( Associação dos Acomodados da Comissão Técnica do Grêmio ), porque tudo esta bem, a bola não entrou, estamos no caminho certo, o Barcos tem toda a confiança da direção, e pasmem, a frase do Rui Costa : 30 dias não foram suficiente pra treinar o time na consistência…bom eu pegaria uma kombi, colocando dentro o Enderson, Barcos, Pará, Rui Costa, Chitolina e mandaria pra Mongólia pra nunca mais voltar…é impressionante a falta de competência dessa turma, que deixam essas nabas, se tornarem algo mais importante que o clube, porque todo os resultados que até agora foram negativos, não importa, e sim o que o treinador esta fazendo…

  • Gabriel

    Bom, estive juntamente com os mais de 26000 palhaços e trouxas na Arena hoje a noite. Fazendo um percurso de 1:30 h (antes levava 15 minutos) para ver o quê??? O time não tem jogadas de profundidade, não tem jogadas ensaiadas, não tem viradas de jogo e tem na casamata um pseudo treinador que mexeu muito mal na equipe novamente.

    O Alan Ruiz deveria sair aos 30 do 1º tempo (na coletiva ele explicou que tirou o atleta devido ao cansaço, o que quer dizer que não viu a péssima partida do argentino ), sacou o Ramiro, deixou o argentino de arrasto e se não fosse o Grohe teríamos perdido. O Dudu deveria entrar nessa situação, aliás não pode sair do time, pois é o único que vai em velocidade e a drible para o fundo; depois o Barcos no intervalo e o Ramiro no segundo tempo. Como ele errou não pode colocar o Rodriguinho, com isso não houve batidas de fora da área.

  • Gabriel

    Ilgo e o discurso ao fim do jogo??? RIDÍCULO, ele e o Rui Bosta (desculpem mas não tem como evitar) ensaiadinhos, como deu para constatar na fala “faltou o detalhe mais importante do futebol : o gol” dito pelos 2. Não vão demiti-lo, já perdemos 40 dias e amanhã o Cruzeiro abre 7 pontos de distancia e na 10 rodada meu time não terá mais chances de ser campeão.

    Barcos não sairá do time, mesmo com o Lucas entrando e o time melhorando. Imaginem o que o menino não deve pensar, pois não adianta ele arrebentar no jogo que nunca será o titular. Gostaria que algum repórter tivesse coragem e perguntasse a ele : O Lucas entra e joga bem, a meritocracia não vale no teu time??? Vais ficar insistindo em esperar o Barcos virar a má fase, quando acontecer com o Lucas terás a mesma paciência????

    E houveram aqueles que cornetearam teu post no início do ano…

  • I couldn’t resist commenting. Very well written!

  • Piece of writing writing is also a fun, if you know
    afterward you can write otherwise it is difficult to write.

  • Magnificent web site. Plenty of helpful info here.
    I’m sending it to some friends ans additionally sharing in delicious.
    And of course, thank you for your sweat!

  • Having read this I believed it was really enlightening.
    I appreciate you finding the time and energy to put this article
    together. I once again find myself personally spending a significant amount of time both reading and leaving comments.
    But so what, it was still worth it!

  • I think this is a real great article.Much thanks again. Really Cool.

  • I savour, lead to I found exactly what I used to be taking a look for.
    You’ve ended my 4 day lengthy hunt! God Bless you man. Have a nice day.
    Bye

  • I was recommended this website by means of my cousin. I’m no longer certain whether this post
    is written via him as nobody else recognize such exact approximately my difficulty.
    You are incredible! Thank you!

  • hello!,I really like your writing so a lot!

    share we keep in touch extra about your post on AOL? I need a specialist on this area to
    unravel my problem. May be that is you! Having a look forward to
    peer you.

  • Superb post however I was wondering if you could write a litte more on this topic?
    I’d be very grateful if you could elaborate a little bit more.
    Thank you!

  • Wonderful goods from you, man. I’ve bear in mind your stuff prior to and you are just extremely fantastic.
    I really like what you’ve acquired right here, certainly like what you are saying and the way through which
    you are saying it. You are making it enjoyable and you continue
    to take care of to stay it wise. I can not wait to read much more from you.
    That is actually a terrific web site.

  • Amazing! Its genuinely awesome paragraph, I have got much clear
    idea regarding from this post.

  • Oh my goodness! Incredible article dude! Many thanks, However I
    am having issues with your RSS. I don’t understand why I cannot join it.
    Is there anyone else getting identical RSS issues?
    Anybody who knows the answer can you kindly respond?
    Thanx!!

  • Hi there! This article could not be written any better!
    Looking through this article reminds me
    of my previous roommate! He always kept preaching about this.
    I will forward this information to him. Pretty sure he’s going to
    have a great read. Thank you for sharing!

  • This design is steller! You most certainly know how to keep a reader entertained.
    Between your wit and your videos, I was almost moved
    to start my own blog (well, almost…HaHa!) Wonderful job.

    I really loved what you had to say, and more than that, how you presented it.
    Too cool!

  • This piece of writing presents clear idea in favor of the new viewers of blogging, that genuinely
    how to do blogging.

  • Hello there! This post couldn’t be written any better!
    Going through this article reminds me of my previous roommate!
    He always kept talking about this. I’ll send this article to
    him. Pretty sure he will have a great read. Many thanks for
    sharing!

  • Hi there, just became aware of your blog through Google, and found that
    it’s really informative. I am going to watch out for brussels.
    I will appreciate if you continue this in future.
    A lot of people will be benefited from your writing.
    Cheers!

  • Just wish to say your article is as astonishing. The clearness in your
    post is just nice and i can assume you’re an expert on this subject.
    Well with your permission allow me to grab your RSS feed to keep
    up to date with forthcoming post. Thanks a million and please carry on the rewarding work.

  • Way cool! Some very valid points! I appreciate you writing this article and the rest of the website
    is also very good.

  • I enjoy what you guys tend to be up too. This kind of clever work and reporting!
    Keep up the great works guys I’ve added you guys to my own blogroll.

  • What’s up everyone, it’s my first visit at this web site, and article is
    in fact fruitful in support of me, keep up posting these types of posts.

  • Hello, I think your site might be having browser compatibility issues.

    When I look at your website in Firefox, it looks
    fine but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping.
    I just wanted to give you a quick heads up! Other then that,
    terrific blog!

  • This text is invaluable. Where can I find out more?

  • Hello! I just wanted to ask if you ever have any issues with hackers?
    My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing several weeks of hard work due
    to no back up. Do you have any solutions to protect against hackers?

  • Heya! I just wanted to ask if you ever have any problems with hackers?
    My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing a few months of hard work due to
    no backup. Do you have any methods to prevent hackers?

  • bookmarked!!, I love your site!

  • It’s awesome in favor of me to have a web site,
    which is helpful for my experience. thanks admin

  • I’m not sure where you are getting your info,
    but great topic. I needs to spend some time learning more or understanding more.
    Thanks for magnificent info I was looking for this info for my mission.

  • Wonderful goods from you, man. I have understand your stuff previous to and you’re just too magnificent.

    I actually like what you’ve acquired here, really like
    what you’re stating and the way in which you say it.
    You make it entertaining and you still take care of to keep it sensible.
    I can’t wait to read far more from you. This is really a tremendous website.

  • I don’t even know how I ended up here, but I thought
    this post was great. I do not know who you are but definitely you’re going to a famous blogger if you aren’t already ;
    ) Cheers!

  • Really enjoyed this blog.Thanks Again. Really Great.

  • Fabulous, what a website it is! This blog presents valuable facts to us, keep it up.

  • This website was… how do I say it? Relevant!! Finally I have found something which helped me.
    Appreciate it!

  • Great web site. Lots of useful information here. I’m sending it to a few buddies ans also sharing in delicious.
    And of course, thank you in your effort!

  • I am regular reader, how are you everybody?
    This piece of writing posted at this web page is actually good.

  • Hi there, its nice post concerning media print, we all understand media is a great source of information.

  • Sweet blog! I found it while surfing around on Yahoo News.
    Do you have any tips on how to get listed in Yahoo News? I’ve been trying for a while but I never seem to get there!
    Thanks

  • Hey there, I think your site might be having browser compatibility issues.
    When I look at your blog site in Firefox, it looks fine but when opening in Internet
    Explorer, it has some overlapping. I just wanted to give you a
    quick heads up! Other then that, fantastic blog!

  • I’m gone to convey my little brother, that he should also go to see this webpage on regular basis
    to obtain updated from hottest reports.

  • Hola! I’ve been reading your weblog for some time now
    and finally got the bravery to go ahead and give you a shout out from Austin Tx!
    Just wanted to say keep up the good job!

  • For most recent news you have to pay a visit web and on the web I found this site as a finest website
    for hottest updates.

  • Very good information. Lucky me I found your blog by accident (stumbleupon).
    I have saved as a favorite for later!

  • For most recent news you have to visit world wide web and on world-wide-web I
    found this website as a most excellent website for latest updates.

  • Hello! Someone in my Myspace group shared this website with us so I came to take
    a look. I’m definitely loving the information. I’m bookmarking and
    will be tweeting this to my followers! Outstanding blog and excellent design.

  • Hi there, always i used to check website posts here early
    in the morning, because i love to gain knowledge of more
    and more.

  • Hello! This post couldn’t be written any better! Reading this post reminds me
    of my old room mate! He always kept talking about this.
    I will forward this write-up to him. Pretty sure he will have a good read.
    Thanks for sharing!

  • Hi there, I check your blogs regularly. Your writing style is awesome,
    keep doing what you’re doing!

  • Hi there to all, how is the whole thing, I think every one
    is getting more from this website, and your views are nice
    designed for new visitors.

  • Hello to every body, it’s my first visit of this blog; this web site includes awesome and truly excellent information in support of readers.