Mais tolerância com Jaílson e o caso Fifa

Aqueles torcedores que cobram mais oportunidades aos jovens da base são, em grande número, os primeiros a vaiar ou a murmurar diante do primeiro erro do noviço.

Importante frisar que o guri forjado no clube sabe que precisa mostrar serviço logo, o que o torna mais ansioso dentro de campo, preocupado em fazer a grande jogada, o gol de placa, etc.

Quando mais ajustado o time e menos responsabilidade for jogada sobre os ombros do iniciante, maiores as chances de sucesso.

No caso do Grêmio, neste momento de transição, em que faltam os três principais jogadores que ditavam o ritmo e o modelo de jogo do time implantado ‘com’ Roger (não ‘por’ Roger, cuja parte foi ter a sabedoria de vislumbrar o que poderia ser feito com Wallace, Maicon e Douglas, além de Luan), torna tudo mais difícil para as individualidades.

Escrevo sobre isso porque não aceito o peso que querem jogar sobre Jailson. Esse jovem jogador apareceu de maneira coruscante (adjetivo muito usado pelo meu amigo David Coimbra) no ano passado. Sei de muitos colorados que ficaram com inveja por não terem jogador igual.

Pois agora, quando Renato tenta moldar um outro esquema diante das carências citadas – e ainda assim leva pau dos apressadinhos e raivosos de plantão  -, Jailson não consegue repetir o mesmo futebol. Aquele torcedor que aplaudia, hoje critica.

O torcedor é assim, mas da mesma maneira que ele não consegue ser tolerante com os jogadores eu não preciso ser tolerante com eles.

Eu os entendo, mas não me revolto contra esse comportamento.

Jailson, pra mim, continua sendo aquele jovem que estourou do nada no ano passado, a ponto de ter muita gente defendendo sua titularidade.

O que acontece é que ele está assumindo funções um pouco diferentes ao lado de um jogador de nível médio, o Michel, que até tem potencial para evoluir.

Caiu o futebol de Jailson, como caiu o futebol de todo time, até em função de lesões e convocações, como a de Bolanos.

Então, o que eu defendo é mais paciência com os novatos como Jaílson.

Espero, também, que Renato dê uma sequência de jogos para Lincoln provar que pode ser um articulador do time ao lado do Luan.

Sobre o jogo contra o líder NH, nesta quarta, espero que Renato comece com Éverton fazendo o lado direito, com Luan jogando com total liberdade.

NÃO VAI ROLAR

Boa parte da crônica esportiva se fardou na esperança de ver o Inter escapar, via tapetão, de disputar a segundona.

O que aparece nos textos e nas falas reflete apenas um pouco do alvoroço existente nas redações.

O clima é tenso, mas há confiança no êxito da direção colorada.

Aqueles que antes condenavam a tentativa de ganhar no tapetão, hoje já se mostram mais simpáticos à ideia.

Não importa se o time perdeu seus dois jogos contra o Vitória.

Fico imaginando os suíços analisando o caso na Fifa.

Vai ser difícil explicar pra eles por que o Inter se acha no direito de ganhar uma vaga de um time que o venceu nos dois confrontos.

Acho que não vai rolar…

Se gostou, compartilhe!

  • Francisco Lanferdini Serafini

    Bom dia, Ilgo.

    O Jaílson, para mim, está jogando na posição errada. Ele deveria ser reserva do Ramiro, não substituto do Walace. Portanto, ou ele vai continuar jogando mal, ou ele vai ter que aprender a jogar de primeiro volante. É por isso que não consigo culpar o jogador pelo pouco futebol apresentado.

    No entanto, ter que jogar com o Jaílson improvisado, só mostra quanto o Grêmio foi infeliz em suas contratações. Contratou o La Gata para jogar numa posição que, no próprio elenco gremista, contava com o Ramiro, Fernandinho, Jaílson e Léo Moura, mesmo que improvisado. Não sei em que posição de campo joga o Beto da Silva. Primeiro volante não temos nenhum no elenco. Michel, Maicon, Arthur e o próprio Jaílson, improvisado, são segundo voltante.

  • Mauro

    Ilgo,

    Concordo em tudo que escrevestes nesse texto.

    Ainda sobre o Sport Clãb Tapetacional: eles dizem que querem que justiça seja feita. Então porque os paladinos vermelhos da ordem, da justiça, da moral e dos bons costumes não levantaram essa lebre na sexta rodada do primeiro turno, quando perderam o primeiro de dois jogos para o Vitória, ainda no início do campeonato?

    Não querem justiça coisa nenhuma, querem apenas salvar o próprio rabo. E de castigo ainda vão ficar mais de um ano lá embaixo, não vão subir.

  • Deny Camargo

    Eu penso que seria o caso de testar o Marcelo Oliveira de primeiro volante, pois já jogou na posição. Talvez não comprometa como vem comprometendo na lateral. E se der certo resolve 2 problemas do time.

  • Ilgo Wink
    • COPIÃO DE TUDO

      ….. !!!!!

      Ilgo !!!!!

      Depois que assisti o Sala de Redação do dia 09/12/2016 com total destempero e pânico do Sr. Banheiro WCarlet e do Guerrinha contra o Diogo Olivier e mais adiante o programa de 22/12/2016 com a presença tensa demais do Dr. Daniel Cravo do BBinter nas abordagens e indagações do Cacalo sobre o caso Victor Ramos, ficou nítido demais que a KH..da foi grande.

      O que resta ao clube reBBaixado agora é apenas tentar se livrar de uma punição severa dentro da Lei pelo fato da CBF acusar e denunciar na PF e MP a falsidade de documentos que eles anexaram ao processo, e ”tentar” limpar a imagem do clube que está arranhada demais no Brasil inteiro.

      Lembrei que em junho de 2015 (vide link abaixo), o Vice-Jurídico do BBinter foi condenado a prisão por fraude em sonegação de impostos federais de vários clientes dele (?) que o tinham contratado junto a outras empresas para baixar os valores das dívidas tributárias junto à Receita Federal.

      Por tudo isso, é difícil aceitar ética e lisura por parte de um clube que tem profissionais assim e lembrar de Paysandu & Cia de 2002.

      (É só eliminar os espaços do link)
      http : // gaucha . clicrbs . com . br /rs/noticia-aberta/vice-presidente-do-inter-e-condenado-a-prisao-141276.html/

      Aguardemos cenas dos próximos capítulos, mas aquela frase tão burra & infeliz do Sr. Banheiro WCarlet não me sai da cabeça:
      Com qualquer resultado no TAS/CAS na Suíça, o BBinter já um um vencedor”.

      QUE FASE ….. QUE ANO, AMIGO ….. !!!!!

      ….. !!!!!

      • Ilgo Wink

        Estou aqui de camarote

  • Luis Augusto Waschburger

    Se tem alguma coisa que aprendi na faculdade de Ciências Jurídicas, é que o Direito protege a boa-fé.
    Se o Vitória foi autorizado pela instituição que organiza o campeonato e é responsável pelos registros a efetuar a inscrição do jogador, fica evidente que não pode ser punido por isto.
    Se alguma irregularidade houve, se alguma punição for possível, será dirigida à CBF.
    O resto é achismo, choro, ou como dizem hoje em dia, mimimi.

    • Heraldo

      A fifa ja julgou esta transferência a pedido do baêa

      • Ilgo Wink

        verdade

    • Ilgo Wink

      Perfeito

  • Heraldo

    Walace,Douglas,Maicon Luan e Edilson só pararam de ser perebas após o 1° jogo contra a raposa mineira.
    Pedro Rocha só deixou de ser pereba do 2° gol até a expulsão no 1° jogo da final.
    Bolanos até hoje sofre resistência.
    Se o jailson esta com dificuldade de adaptação,ano passado pediam ele e o walace (desconforto pra reserva.lembram?) deixem o pia se firmar, em tanto pensar em não errar , erra.

  • Francisco Coelho

    Ilgo, o problema não é só Jailson. Tem muitos jogadores, mal posicionados e mal, tecnicamente.

    Quanto à numero 5, há sim, diversos no grupo. O maior problema no meu entendimento, fica no 10 e 8,5.

    A fixação do Lincoln, poderia resolver em parte. Niko, pode ser parceiro com a 8.

  • Pedro de Lara

    Falta treinamento ao Jaílson. Qual é a grande diferença entre os volantes se os dois precisam primeiramente marcar?? Um fica, o outro pode sair? Aptidão pra sair jogando?? Cobertura?? O que mais?? Por que em 60 dias não houve um trabalho especial com Jailson, Artur e Caio para assumir a função? Há quanto tempo está fora o Maicon?? E o Wallace?? Quem é o primeiro volante no time dos reservas??
    Jailson está treinando jogando. Isso não se faz. Especialmente com um prata da casa.

    Bueno. Vamos pelo mais fácil: esperar o Musto.

  • Alexandrebg

    Não podemos perder a decisão de título, hoje à noite, na telinha da tv.
    Se o binter vencer, poderá afirmar ao final do ano que teve uma taça levantada em 2017. Sim, pq o noveletinho eles não levam esse ano.
    Ah, Canarinho! Faz o crime hoje!!!