Dunga: 'Mais sorvete, menos vagem'

Começo com uma confissão: eu mesmo cheguei a pensar que Renato havia sido um técnico ofensivista em sua primeira passagem pelo Grêmio, e que agora, seria mais um da escola rothiana de futebol, inclusive, segundo alguns, superando o mestre.

Admito que aquele Grêmio vitorioso do segundo semestre de 2010 me fazia sentir numa montanha russa quando Renato jogava o time todo para o ataque e consagrava o glorioso Clementino.

De tanto ver o Clementino levantar a torcida, cometo a ousadia de prever um futuro coruscante – gostaram dessa? – para o lateral Pará. Sim, eu, que nunca cansei de jogar sobre os ombros de Pará a responsabilidade pelas mazelas do time, venho agora afirmar que Pará está melhorando gradativamente sob o comando de Renato.

No programa Cadeira Cativa, na Ulbra TV, segunda-feira, eu cheguei a dizer que Renato é milagreiro. É o São Portaluppi. Vou providenciar um abaixo-assinado pedindo a canonização de Renato se Pará repetir Clementino. Bem, se ele conseguiu dar vigor e vontade para Gabriel…

O time de Renato, em 2010, tinha praticamente três volantes, como agora. Fábio Rochemback, Adilson e Lúcio, um lateral-esquerdo de origem. Magrão entrava seguido, quando não estava lesionado. Mais adiantado Douglas, Na frente, Jonas e André Lima.

A diferença no time atual é que ‘Douglas’ foi substituído por um zagueiro. Em compensação, os dois laterais viraram alas e estão evoluindo tecnicamente no quesito ofensivo.

Quer dizer, Renato não virou defensivista. Ele está apenas utilizando da melhor forma o material humano que possui.

Não duvido que ele acabe sacando um zagueiro para colocar Zé Roberto, ou até Elano, tornando aí o seu time mais parecido com o de três anos atrás.

Enfim, deixando bem claro: Renato sabe das coisas.

DUNGA

Marcius Melhem. Alguém sabe de quem se trata? Eu só descobri ontem à noite quando recebi um vídeo em que esse cidadão passa uma descompostura em Dunga durante um programa de TV.

Concordo com quase tudo o que Marcius falou, motivado pelo lance infeliz do técnico colorado ao abordar de formal hostil, agressiva, qual um pitbull furioso, um jovem gandula – que também agia incorretamente.

Marcius, vocês todos já sabem e creio que somente em função desse episódio, se trata de um humorista da TV Globo.

Ele falou que o esporte é acima de tudo uma coisa que envolve alegria, prazer, satisfação, e que deve ser praticado com gosto. E que Dunga demonstra o oposto, sem carrancudo, até quando comemora um gol. Dunga parece estar sempre com raiva.

Nas entrevistas, essa raiva aparece na maioria das vezes. Pior é quando ele insinua coisas, como aquela de que um repórter estaria ganhando ‘presentinho’ por defender este ou aquele jogador no time.

Agora, fora isso, Dunga me parece um treinador de qualidade. Um pouco ortodoxo e conservador, mas eficiente.

O humorista foi infeliz demais ao pedir o banimento de Dunga do futebol. Fora isso, suas ponderações deveriam ser avaliadas por Dunga com calma. Inclusive quando Marcius comentou que Dunga poderia sofrer um infarto de tão estressado.

Mas Dunga não parece disposto a considerar nada disso. Sua resposta ao crítico foi exagerada, agressiva. ‘Cada palhaço em seu picadeiro’, foi um excesso. Até porque fazer rir é uma arte, um dom quase divino.

Dunga precisa relaxar mais.

Eu, se fosse ele, “… Tomaria mais sorvete e comeria menos vagem. Talvez tivesse mais problemas concretos, mas teria menos problemas imaginários….”, como diz aquele texto atribuído e Jorge Luís Borges.

Já o humorista deveria ficar na área onde ele se dá melhor: fazendo a gente rir.

Se gostou, compartilhe!

  • Walter Borba

    Ilgo e colegas de blog.

    Mário Marcos, ex-Zero Hora, hoje foi muito feliz ao tratar sobre o esquema utilizado por Renato.
    Ele referiu, que muitos times históricos do passado, entre eles a Laranja Mecânica, NÃO HAVIA esquema definido.
    Sendo assim, de certo modo, ele dá razão ao que vem sendo realizado por Renato, sem efetuar qualquer crítica, ironia, e ou secação…
    Ao contrário do que vem fazendo a mídia colorada, avalizada por alguns integrantes da mídia Gremista.

    Chega ser curioso, os especialistas de plantão, tem um orgasmo ao falar do Barcelona. Com quantos meias e defensores joga o poderoso barcelona???

    Ilgo, ontem por nada não tem mandei um torpedo na hora do programa do Rech….
    Poh…o Rech uma hora ironizou o gol do Maxi Rodrigues contra o Bahia dizendo que foi de xiripa.
    Ia pedir para você ironizar também o gol do Otavinho contra o Atlético PR, o qual também foi de xiripa.

    Não dá para entender, é dois pesos e duas medidas.

  • nelsongz

    Eu acho que o Pará vai sair para a entrada do Zé no meio, com um dos volantes atuais indo para a ala direita.

  • Gabriel

    Não disse antes para não me chamarem de estraga prazer, mas este esquema com 3 volantes + 3 zagueiros deu certo debaixo de muita chuva, campo pesado. Estou curioso para ver com terreno seco e a bola rolando.

  • Francisco Coelho

    Welliton prefere a vitrine (SP) e pode melar acordo com o Coritiba. O Bérgson sai do Juventude para a Portuguesa.
    Jean Carlos Chera grande promessa que não se firma aos 18 anos e roda de clube em clube.

  • Francisco Coelho

    O Santos vai no 442 (feijão com arroz) a campo. Sua defesa Galhardo 21, Edu 32, Durval 33 e Mena 25 já segurou muito tranco e o goleiro Aranha vem bem. É jogo de morte para um.

  • Francisco Coelho

    O futebol acaba com a violência ou a violência acaba com o futebol. A situação é grave e as pessoas devem ficar mais atentas. Não adianta passar a mão e aplicar multinha. Só cadeia e da braba resolve. A TV manda em horário e local. Se perder público bota outro programa acaba a galinha dos ovos de ouro.

  • Rafael – Jack

    Pra participar de um programa com o Reche, só tomando um omeprazol e um diazepam antes…

  • ilgo

    Bem ou mal, o esquema do Renato somou 9 pontos em três jogos.
    O resto é lero-lero, assunto para mesa de debate e botecos.
    O importante é que aumentou a auto-estima do grupo e da torcida.
    Com a volta de ZÉ Roberto, Elano e Vargas aumentarão as opções de qualidade e Renato por certo vai mudar o esquema.

  • Roque Fernando

    Primeiro o Pará nunca vai saber cruzar uma decente, quando consegue, é sorte. Humorista palpiteiro tem direito de chamar o técnico vermelho de azedo. Se fosse o C Roth seria carrancudo e sem ambiente com jogadores…Dois pesos e duas medidas ? E não aceito a desculpa de seleção pois o Dunga poderia ter se reciclado.
    O esquema do Renato vai contra qualquer lógica do futebol. Um time sem meias com volantes fazendo este papel ? Em outros tempos estariam culpando a direção pela falta de contratações. Acho que o Renato vai voltar pro 4-4-2 ou 4-3-3. O Vargas não pode ficar na reserva neste time Enfim, alternativas existem. O que acho é que esse esquema não permanece assim que voltarem Elano e Zé Roberto, e acho que o primeiro é bancário .

  • Francisco Coelho

    Willian/Welliton

    Estava tudo acertado. Contratos já tinham sido trocados – e seriam assinados quando Welliton terminasse os exames médicos no Coritiba. Depois de ter falado que chegaria no final de semana, o atacante desembarcou nesta segunda-feira a noite em Curitiba.

    Na manhã desta terça-feira iria começar os exames – chegou inclusive a ir até o clube conversar – depois de já ter acertado sua vinda para o Coritiba nos dias anteriores.

    Porém, segundo o presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade, hoje quando funcionários do clube foram pegar o jogador em um hotel de Curitiba, descobriram que ele tinha ido embora com o empresário Eduardo Uram para o São Paulo.

    “Ele chegou ontem depois de termos acertado tudo, estava tudo certinho, ele disse que vinha fazer os exames. Hoje o empresário veio e ‘roubou’ ele, levando para São Paulo. Agora acabou tudo. O Willian iria para o Grêmio se o Welliton viesse, depois disso, acabou tudo. Falta de ética do jogador e do clube (São Paulo)”, disse o presidente.

    O Grêmio ainda aguarda uma resposta do jogador e do Spartak sobre o assunto, antes de descatar totalmente a negociação. O clube gaúcho está tentando convencer o jogador a ir para o Coritiba.

    “Ele tem que estar onde o Grêmio quer que ele esteja. Ele é jogador do Grêmio, mas agora não posso falar estou em um compromisso”, declarou por telefone, Ruy Costa, diretor de futebol.

    Apesar desta declaração do dirigente gremista, o São Paulo já se reuniu com o jogador nesta terça-feira a tarde para falar sobre valores.

    Ontem o presidente do Coritiba, tinha confirmado que Welliton já estava em Curitiba.

    “Vai fazer os exames médicos agora e só depois se tudo der certo vamos confirmar. Sobre o Willian ainda vale destacar que temos que assinar a renovação de contrato por três anos”, revelou ontem.
    PS: O Grêmio ainda não dá como descartada a negociação. Mas o Coritiba não gostou da postura do atleta. Vamos aguardar.

    O empresário Eduardo Uram conversou com o Globoesporte.com sobre o assunto.

    “O Coritiba nunca me ligou para demonstrar interesse no Welliton. Toda a negociação foi feita diretamente com o Grêmio. Nem sabia que o Welliton estava em Curitiba. Eu não tenho qualquer responsabilidade ou compromisso com o Coritiba, pois não sabia. Não busquei jogador algum, não deixei minha cidade. Tenho um apreço grande pelo presidente Vilson e pela instituição Coritiba, mas me senti atacado”, declarou.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; Wink
    Cassio Cesar Wink de Medeiros
    19 Anos
    Nascimento: 21/04/1994
    Natural de: Rio Grande do Sul
    Esporte Clube Bahia / BA
    Registro nº: 378919

  • MAZEMBIANO

    Bressan aos 44 do primeiro tempo dando a sua “entregadinha” por jogo pra variar…
    Ilgo, seria o Pará o novo “Marco Antonio”? Não sei se me entendeste kkkkk

  • Gabriel

    Se fosse eu, gerente do Grêmio, Welliton ia treinar até o fim do contrato em Eldorado, tendo TODAS faltas descontadas no fim do mês.

  • MAZEMBIANO

    Ta certo que erramos uns gols hoje, mas Renato tem que mudar o time antes dos 30 do segundo! Eu não tiraria o Riveiros e sim o Souza, que acho que nem suou a camisa…Mas acho que dá pra virar aqui em POA!!! E só pra lembrar o gol em cima do Bressan, marcando longe!

  • Rafael M.

    O Bressan erra em todos os jogos. É impressionante. O retrancão de hoje não deu certo, mas foi por pouco. Acho que dá pra virar aqui.

  • Roque Fernando

    Olha, ilógico é esse maldito esquema. Ainda bem quem tenho post anterior. Nunca vi time atuar sem meias, Pará é uma nulidade. Um time acanhado em todos os jogos, alguém falou aqui sobre não estar chovendo pra testar este esquema…É uma abominação este esquema. Que mude isso já.

  • I really liked your post.Thanks Again.

  • Thank you ever so for you post.Thanks Again. Cool.

  • Im grateful for the post.Much thanks again.

  • Muchos Gracias for your blog.Really looking forward to read more. Much obliged.

  • Really appreciate you sharing this blog article. Cool.

  • I cannot thank you enough for the blog article. Keep writing.

  • I cannot thank you enough for the article. Fantastic.

  • Thanks a lot for the blog.Thanks Again. Much obliged.

  • I think this is a real great article post.Much thanks again. Great.