Luxa realista após a goleada

O mais confortante e animador da goleada sobre o Ypiranga foi a declaração do Luxemburgo depois do jogo: o time precisa melhorar para conquistar títulos.

O técnico mostra conhecimento, realismo e ao mesmo tempo identificação com a imensa maioria da torcida, que pensa a mesma coisa.

Luxemburgo disse mais: que está no caminho certo, que está ajeitando o time, sinalizando que aos poucos está chegando lá.

Realmente, Luxa está estruturando o time, que se mostra mais encorpado, melhor organizado taticamente. Tudo isso é visível, até por mim que sou rançoso e amargo, conforme alguns botequeiros.

A favor do trabalho do técnico é preciso e justo considerar que ele tem sofrido com alguns desfalques importantes, decisivos até, como é o caso de Kleber.

Mesmo assim, está conseguindo armar um time, conquistando vitórias.

Agora, há dois problemas de peso contra o projeto de Luxemburgo de armar uma equipe capaz de conquistar títulos:

primeiro, o tempo. Não há muito tempo, as decisões estão logo ali adiante, questão de dias. Tanto no Gauchão quanto na Copa do Brasil. Jogadores importantes ainda estão afastados e talvez custem a recuperar a melhor forma.

segundo, a qualidade. Insisto que falta qualidade em algumas posições, duas delas fundamentais, no meio de campo, onde tudo acontece e tudo se define. Léo Gago e Marco Antônio só podem vestir a camisa do Grêmio em jogos contra equipes frágeis como o Ypiranga, que neste domingo ainda jogou extremamente desfalcada. Léo Gago até admito como reserva, mas MA não tem a menor aptidão para aquilo que se exige de um articulador.

Sei que alguns vão rebater essa afirmação dizendo que ele participou de dois lances de gol do Grêmio. A simples lembrança disso tem o poder, para alguns analistas, de apagar tudo o mais no jogo, e isso que ele fez uma de suas partidas menos apáticas. MA é tudo, menos o articulador que o Grêmio precisa para conquistar títulos.

Articulador, para pegar um exemplo muito próximo, é o D’Alessandro. Articulador é o cara que centraliza o jogo, dá ritmo, cadencia e acelera. MA faz isso?

Então, se não existe esse jogador no grupo, que seja escalado o Facundo como a ponta mais adiantada do losango. Estou convencido de que Luxemburgo se encaminha para essa solução, ao menos enquanto não chega um articulador de verdade. MA que vá disputar posição com o Felipe e o Biteco para ser reserva do Facundo.

Os 4 a 0 sobre o Ypiranga confirmaram o surgimento de um titular para a zaga: Werley, que eu já havia elogiado anteriormente, marcou dois gols, e mais uma vez mostrou firmeza e tranquilidade na zaga. É claro, sempre ressalvando a qualidade do adversário. Mas já é um alento.

Alguns apressados criticaram o Miralles. Pois eu gostei. Ele se atrapalhou em um outro lance, mas mostrou presença, vontade, garra e fez algumas jogadas que o credenciam à titularidade ao lado do Marcelo Moreno, e enquanto Kleber não retorna. Depois, quem sabe Miralles pode até formar dupla com Kleber.

Outra boa notícia é que Mário Fernandes está voltando, e que dessa vez dure mais tempo no time. Para isso, será fundamental que em seus jogos não tenha o sr Vuaden como juiz, aquele que não viu a voadora do zagueiro colorado e que resultou nesse longo afastamento do lateral gremista.

Victor falhou em dois lances. Repito, o grande goleiro só erra quando sua falha não causa maiores estragos.

Meu amigo Francisco, gaúcho radicado em Recife, dessa vez nem deu nota para o goleiro em sua cotação, publicada no comentário anterior.

Meu time titular com a volta de MF:

Victor; Mário Fernandes, Werley, Gilberto Silva (na real, prefiro um zagueiro de verdade) e Pará (é o que a casa oferece e aí recupero o tema da falta de qualidade);

Fernando, Souza, Léo Gago e Facundo; Miralles e Marcelo Moreno (que está voltando).

Com esse time dá pra brigar pelo título do Gauchão e figurar entre os quatro melhores da Copa do Brasil.

O bom é que o treinador está consciente disso e trabalha para melhorar, apesar de algumas deficiências na equipe, agravadas pelas lesões.

Se gostou, compartilhe!

  • walter

    Ilgo,

    Você foste feliz na comparação do que é um armador de verdade ao dar o exemplo de D’alessandro.
    Marco Antônio, até o jogo de hoje eu tinha toda a boa vontade com ele, contudo, apesar de um ou dois passes certos, os demais são todos errados. E mais, soma-se a isso a falta de pontaria, não acerta um chute de meia distância.
    Quanto ao Leo Gago, me serve como volante. Apenas acho que, ele tem que fazer o simples, desarmar e tocar. E não ficar inventando lançamento, toquezinho de calcanhar, não é a dele.
    POr fim, tenho que falar do EDILSON, uma vez mais, entrou muito bem no jogo, com velocidade e jogadas de flanco…COISA que o sr. gabriel, sabe se lá porque, não FAZ.
    Edilson deve assumir essa posição, e ser reserva imediato do Mario.
    Ah, ia esquecendo, Miralles, foi bem, errou alguns lances por ansiedade. É um jogador inteligente, de dois toques. Contudo, no Grêmio ao menos por hora não tem um jogador que acompanhe ele no raciocínio.

  • Ilgo

    Walter, Facundo e Miralles se entendem perfeitamente. Os dois são inteligentes e rápidos.

    Edilson tem entrado bem e merece começar uma partida. Não esqueça que o Gabriel saiu com problema e foi dele o ótimo lançamento para o gol do A. Lima. Na dúvida, fico com o MF, este é o cara.

  • Denigelson da Rosa Ismael

    Ilgo!

    No jogo de hoje gostei do Fernando, Miralles, Gabriel e Edilson! Ah! O garoto Felipe Nunes, tem qualidade, sempre que entra busca jogadas para o gol, como se diz: é vertical, e isso é bom!

    Marco Antonio não tem espaço para ser reserva no Grêmio, é lamentável como a RBS puxa o saco dele. No ano que vem, no máximo, Marco Antonio estará de volta a Portuguesa! Jogando a Série B!

    Minha equipe titular seria:

    Para gol: Marcelo Ghroe ou Victor, sendo que daria algumas oportunidades ao Marcelo para mostrar sua capacidade!

    Lateral direito: Mario, depois Edilson e por fim Gabriel;

    Lateral Esquerdo: Julio Cesar e na falta deste Felipe Nunes, como meia pela esquerda;

    Zagueiros: Werley e mais um, pois o Gilberto Silva, no primeiro jogo com um ataque rápido irá sucumbir;

    1º Volante: Fernando

    2º Souza

    3º do Meio: Felipe Nunes ou Biteco (GAGO nem pensar como titular)

    4º do Meio: Fecundo Bertoglio (

    Ataque: Miralles (até Kleber voltar)

    Ataque: Moreno (André Lima na reserva)

  • Marcelo

    Esse Felipe Nunes, tem uma habilidade técnica impressionante. Isso que o guri sempre jogou em times inexistentes. Se for bem trabalhado, lançado aos poucos, trabalhando bem todos os fundamentos, posicionamentos, vira craque. Conheço jogador e o que ele fez em pouco tempo, mostra que é diferenciado. Só não pode queimar o guri, como fizeram com o Leandro, quando ele com 17 anos foi tido com salvação na Libertadores de 2011.
    Abraços

  • Marcelo

    Ah, continuo, nunca entendi o Edílson não ser titular. Ataca com muita qualidade e bate bem na bola. É para ser titular desse time, o Mário tem que ser zagueiro na falta de um, Gilberto Silva não vai parar um Lucas, um Luís Fabiano. O cara é esforçado, é técnico, mas a idade e a falta de velocidade pesam e muito.

  • Roque Fernando

    Pois é, o M Antônio continua dando assistência para os gols e os gols continuam saindo. Alguém se lembra da bola no peito do Felipe Nunes que ajeitou para o Werley ? E a corneta continua pegando.Esta brastemp não joga com grife do douglas mas joga pro time. Não é o tal de pensador dos sonhos é humilde, joga sem ser fome, por vezes dá uma caída durante o jogo, mas qual jogador mantém a intesidade os 90 minutos ? Resumindo, prefiro mil vezes um jogador assim do que um que se desinteresse por partidas que não são vistosas para a tv. O caso do nosso amigo Douglas.
    O Grêmio não tem obrigação de dar show em todo o jogo (aliás como esta moldando o time precisa de tempo para se adequar). Porque não falam da partida do Inter que foi muito mais sonolenta que a do Grêmio, só conseguiram gol no segundo tempo.
    Ilgo eu concordo com vc sobre o que disse o Luxemburgo . As entrevistas dele tem sido muito coerentes com que a torcida pensa. Isto é mérito dele. Um cara que ainda não foi pro RJ e esta vivendo e respirando o Sul e o Grêmio. A propósito, a questão do Ciro Goetz também foi esclarecida na entrevista, quem sabe ele não tira a camisa antes das entrevistas. O corporativismo fez com ele ficasse como coitadinho da história….Contada na versão de outros jornalistas. Assim como o Benfica quando veio o Cleber com perguntas no mínimo estupidas. Esta classe por vez, e não são todos, tem alguns profissionais meio chatos e não muito bem intesionados. Mas como se diz certo, são isentos. Respondo: Isentos e fofoqueiros; Não fazem bom jornalismo. Foi se o tempo de bons jornalistas.

  • MAZEMBIANO

    Se o Grêmio se organizar e focar, e ter a volta de seus bons jogadores, ganha a copa do Brasil, é só acompanhar os resultados dos times(Palmeiras,Cruzeiro,São Paulo) mais prováveis de enfrentamento com o tricolor…Nós precisamos desse título, assim acordaremos de incrível sono…

  • Adriano Schtschebryna

    O Léo Gago tem que ser titular..no meio campo e ou na lateral esquerda, pois o Pará é ótimo, RESERVA…Outra coisa…Ninguém está falando, mas nas 2 últimas partidas o Souza não vêm jogando bem..errando passes bisonhos…O Marco Antonio está sendo hj, na minha opinião, mais participativo que o Douglas..Mais um passe para gol…Dá uma chance para ele, Ilgo…

  • Francisco Coelho

    Mário Doril a salvação da lavoura’. Segundo já se anuncia Mário negociado com a terra dos Czares.
    Não sei se o CSKA é a melhor opção. Pode ser financeira mas de visibilidade… Tem bons laterais surgindo na base de diversos clubes e no Grêmio Tinga é boa promessa.

  • ilgo

    Adriano, eu não dou chance ao MA. Quem dá é o Luxa. E acho que o MA prefere o apoio do Luxa ao meio. eheheh

    Adriano, esse rapaz é bom jogador, mas é de outra turma, assim como o Pará, o Léo Gago.
    Concordo que o Souza teve uma queda, mas é muito bom jogador.
    Roque, MA participa pouco do jogo para quem tem a missão de organizar e criar.
    contra os ypirangas da vida ele até acerta algum lance.

    Sobre a venda do MF, concordo. É um jogador complicado, que se machuca fácil.
    Com o dinheiro dá pra confirmar o Giuliano e o zagueiro Naldo.

  • Moretto

    SE O GREMIO USAR MESMO O $ DA VENDA DO MARIO PRO CSKA PRA TRAZER O GIULIANO E O NALDO, SERÁ MUITO BEM UTILIZADO, ALEM DE SER 1 BAITA VENDA.
    MAS SE TAL VALOR FOR PRA PAGAR ALGUMA CONTA, AI COMPLICA, FORA QUE NÃO ESTARIAMOS MONTANDO 1 TIME E SIM SE DESFAZENDO.
    CONCORDO COM O ILGO O MARIO POR ESSE VALOR QUE ESTAO FALANDO TEM Q VENDER, PQ ELE NAO É CONFIAVEL, PODE ESTAR BEM, E DAQUI A POUCO SE MACHUCA, FORA QUE TA NA CARA Q TEM PROBLEMAS PSICOLÓGICOS, LEMBRAM DO SUMIÇO…….

  • juca

    Não se iludam. Com o dinheiro da “doação” do Mário, Odone vai comprar o Bertoglio e mais um argentino aleatório.

  • Roque Fernando

    Sim Ilgo, o Bertoglio é certo…bá Juliano ? eu preferiria o Conca. Bertoglio Conca e Miralles, e fecharia o trio de estrangeiros no Grêmio. Porque será que não dão uma olhada na China. De repente até o Paulão pode voltar na rebarba.

  • This blog is definitely entertaining additionally diverting. I have discovered helluva handy things out of this amazing blog. I ad love to return every once in a while. Thanks!