Luxa, porque as pessoas podem mudar

Agora é oficial: o site do Grêmio acabou de publicar que Vanderlei Luxemburgo está contratado.

Vou torcer por ele, porque o seu sucesso será o sucesso do Grêmio.

Assim como torci por Julinho Camargo, Celso Roth e Caio Jr, sem acreditar que fossem dar certo, agora vou torcer por Luxemburgo.

Meu primeiro pensamento foi de que ele irá fracassar, como tem fracassado já alguns anos, mas começo a acreditar que Luxemburgo pode dar certo neste último ano do Olímpico, neste ano da Arena, conforme o site do clube não nos deixa esquecer um instante sequer.

Se os opostos se atraem, os iguais se completam.

Luxemburgo, com toda a sua trajetória controvertida, marcada por inúmeros títulos e e incontáveis situações nebulosas que evito enumerar até por não conhecer todas, tem tudo para se sentir em casa.

Formará com a direção do Grêmio um conjunto encorpado e harmônico, não tenho dúvida. Essa afinidade, essa sintonia, é o primeiro passo para uma caminhada firme e exitosa. Vejo o Grêmio, agora, como um bloco homogêneo, o que não percebia com outros treinadores.

Só falta a torcida engajar-se e acreditar que Vanderlei Luxemburgo pode voltar a ser o técnico vitorioso de outros tempos e, principalmente, a poucos meses de tornar-se um sessentão, mostrar que pode ser também um cidadão acima de qualquer suspeita, sepultando um passado recheado de histórias grotestas, com algumas passagens dignas de figurar numa folha corrida.

Sinceramente, eu acredito que as pessoas podem mudar, assim como não vejo como separar o cidadão, o profissional, do seu caráter. Acho engraçado quando algumas pessoas dizem: “Luxemburgo tem um caráter complicado, mas é bom treinador”. Quando se contrata um profissional, vem junto o cidadão, com todas as suas qualidades e seus defeitos.

Há poucos dias, Luxemburgo bateu de frente com o representante mais famoso da família Assis Moreira. Ele perdeu o emprego no Flamengo – de onde é fácil sair para treinar a Seleção -, mas resguardou sua dignidade profissional.

Luxemburgo dificilmente um dia irá recuperar o meu respeito – não que isso lhe faça falta -, mas já conta com a minha esperança em sua volta por cima como treinador e como pessoa, e com a minha torcida.

Uma coisa é não gostar da contratação, outra é deixar de torcer pelo Grêmio por causa do Luxemburgo.

Se gostou, compartilhe!

  • walter

    Ilgo,
    Concordo com você. É hora de torcer e apoiar.
    Nós torcedores temos que fazer a diferença nas arquibancadas, bem como lá em setembro/outubro, teremos a oportunidade de escolhermos um PRESIDENTE digno e com vontade de ver um Grêmio Vencedor novamente. De preferencia que seja alguém com ideais novas.
    Uma coisa é certa, jogador chinelinho com o Luxa vai correr bem mais. Cobra criada, com certeza virará minhoquinha.
    Também, espero que venham dois ou três reforços para ser titular, e assim, fecharmos o grupo e a partir daí aspirar o título da Copa do Brasil e do BR – 12.
    Outra coisa, falam que o trabalho de Luxa vem sendo pouco nos últimos anos. Concordo.
    Entretanto, o ano passado com o time do flamengo ficou vários jogos invictos, bem como conseguiu levar o time a Libertadores da América, ou seja, fez sim um bom trabalho.
    Ora, nosso co-irmão conseguiu uma vaga na pré-libertadores fez carreata e tudo…estouraram todos os foguetes guardados para “a final do mundial” interrompida pelo Manzembe. Dizem por aí que o Dorival Jr. por conta disso é melhor técnico do mundo.
    Sendo assim, avante Grêmio, nada pode ser maior… sorte Luxemburgo.

  • Cadu

    Sempre detestei o Luxemburgo COMO PESSOA,mas sempre fui obrigado a engolir seu SUCESSO COMO TÉCNICO DE FUTEBOL.Em tempo,Luxemburgo como TÉCNICO DE FUTEBOL é um dos melhores profissionais em atuação no Brasil.Ao meu ver,o nível mais elevado dos TÉCNICOS DE FUTEBOL,conta com Luxemburgo,Muricy Ramalho,Luis Felipe Scolari e Tite,este último “cadeira nova”no seleto grupo.Abelão,Joel,entre outros estão abaixo.

    Luxemburgo como TÉCNICO DE FUTEBOL,possui minha admiração, como PESSOA, o meu repúdio e como GESTOR DE PROJETOS o meu deboche.

    Posso estar errado,mas o Gauchao ao menos nos levamos e atropelando os rivais que sempre jogaram “futebol de boca”.Luxemburgo quer dar a volta por cima,de preferência com título internacional, e o Grêmio é o caminho perfeito pra ele.Sempre vi nas suas entrevistas o RESPEITO e a admiração que tinha pela torcida e a força local e copeira do Grêmio.Ano passado,quando participava do “Bem Amigos”,quando todos julgavam o Grêmio como o mais fraco dos brasileiros (o que de fato era), sua colocação foi:”Eu não descarto o Grêmio nem de conquista do título,joguei contra eles com um time muito superior lá e sei a dificuldade que é jogar em Poa”.

    Vamos torcer pelo sucesso dele e do Grêmio.Esse é o nosso papel.

    Em tempo, Sr.Nildo Júnior,se fosse realmente gremista secaria o lado do submundo e dos excluídos socialmente que é o lado vermelho.Sugiro que compre um cacho de bananas e coce a cabeça como um MACACO, que é como seu comentário lhe identifica.

    Dá-le Grêmio!!!!

  • Deni

    histórias groTestas________ O ilgo deixa de escrever depois de tomar 1983

  • Denigelson da Rosa Ismael

    Ilgo!

    Não temos alternativas no mercado! Por exemplo, eu queria que o Grêmio contratasse o Beto Almeida ou o Paulo Porto, mas para isso tem que ser começo de temporada, não pode largar esses técnicos sem “grife” nacional, com um grupo precisando de resultados para ontem!

    LUXA já foi o cara! Mas nunca teve sorte com o Grêmio, talvez possa no Grêmio recomeçar sua bela carreira.

    Eu ficarei na torcida, pois o Grêmio está em primeiro plano!

  • Francisco Coelho

    Ilgo; depois de ler teu comentário e ter pensamentos negativos com o futuro do Grêmio inventei de bater na madeira. A estante onde bati se desmontou toda e as tábuas se estatelaram no chão. Como não encontrei cupim estou em duvida se estava solta ou o Sobrenatural de Almeida anda aqui.
    Não adianta chorar o leite derramado e sim limpar o fogão. Agora é orar olhar e torcer pelo desempenho.
    Vamos Grêmio que as pessoas passam e o clube continua…

  • Marcos

    Ilgo!
    Pela primeira vez me decepcionaste em um post escrito por ti. Mas isso nao tem problema. Faz parte, nao podemos concordar sempre.

    Concordo com primeiro comentário e repudio a total falta de respeito do “Cadu” e como ele se dirigiu ao Nildo. O último parágrafo escrito por ele reflete bem o total descontrole emocional perante uma opiniao contrária à sua e se mostra, ainda, racista.

    Nao abra espaco para esse tipo de gente no teu blog, Ilgo, por favor.

    Grande abraco.

  • ANDRE BAHIA

    O GRÊMIO AGORA CONTRATOU UM TREINADOR DE VERDADE, NÃO AQUELES BONS MOÇOS COMO AUTUORI E CAIO…AGORA VAI.

  • ilgo

    Marcos, ou torcemos pelo Luxemburgo ou vamos entrar numa crise sem fim.
    é tampar o nariz e seguir em frente.
    O importante é seguir debatendo ideias, sem entrar no lado pessoal.

    Francisco, compre uma estande nova.

  • Nivo

    não entendo, um monte de gente debatendo se vai ou não dar certo,
    TEM QUE DAR, ISSO É O MÍNIMO, TEM QUE GANHAR TUDO.
    Depois de prostituir a história e os valores do clube (e quem sabe o orçamento ou as porcentagens dos garotos da base que o luxa vai querer “agenciar”) o mínimo que se espera é que ganhe alguma coisa, se não ganhar faz assim ó: muda o uniforme, que deve estar dando azar, ou então vende o naming rights do time, e muda de nome e poe a mão em uma grana, afinal o que interessa é ganhar então pra que o nome Grêmio? pra que azul preto e branco? pra que gente decente no comando? Não precisa, só precisa ganhar e pronto… Tem que tomar cuidado na maneira que faz as coisas, se não daqui a pouco não se reconhece mais nada. Ou vcs acham que esse sujeito é o ÚNICO técnico capaz de ganhar um título pelo grêmio. Lhes digo: Não é! é apenas o retrato de uma direção incompetente e desesperada.

    Lógico que vamos torcer pro time ganhar, (ainda mais com os reforços que o coitado do caio nem teve chance de receber), Mas vamos torcer pra o Sr. Luxa ganhar tudo esse ano, inclusive um bem dado pé na bunda e um obrigado pelos serviços prestados e pelos títulos conquistados no fim do ano.

  • Bi-segundino

    Há pouco tempo surgiu uma discussão aqui sobre planejamento. Pois agora o grêmio demonstra que entrou no caminho. Trouxe um especialista em ‘pojeto’. Nos últimos anos o ‘pofexô’ Luxa realizou grandes ‘pojetos’ no Santos, Palmeiras, Galo e Flamengo. De comum entre todos eles temos os fatos de que Luxa ganhou rios de dinheiro e os clubes aumentaram um pouco mais suas dívidas. Sucesso nem tanto. Agora chegou a vez do ‘pojeto guêmio’. Luxa e sua equipe custa em torno de 800 mil por mês. Se veio por menos, em alguma coisa ele vai tirar a diferença, podem ter certeza. O ‘pofexô’ não deixa por menos. Fora isso, é um desagregador. Quando a coisa começa a apertar joga a culpa nos jogadores abertamente. É do estilo ‘eu ganho, nós empatamos, vocês perdem’. E além das características já citadas, normalmente quando sai deixa terra arrasada. Como Luxa vai trabalhar com jogadores que ele não indicou? Vocês contrataram mais de dez jogadores. Vão desconsiderar boa parte e sair contratando de novo? Sim, porque Luxa não teve participação nenhuma nas contratações, tanto na indicação quanto na comissão. Luxemburgo ainda ganha muito dinheiro por causa daquela seleção que a Parmalat montou e colocou a camisa do palmeiras. Até o Caio Jr seria campeão com aquele time. A bobagem do nobre deputado é gigantesca. Impressionante a capacidade que este cidadão tem de rasgar dinheiro, mesmo que não seja o dele. Mas sabe lá, de repente o mundo começa a girar ao contrário e tudo muda. Ninguém vai deixar de ser gremista ou rasgar carteirinha. É evidente que vocês vão torcer para que dê certo porque é o clube de vocês e o clube está acima de tudo. Mas não venham agora achar que a grande maioria de cronistas e torcedores do Brasil estão errados e vocês estão certos. Já estão usando a expressão ‘dignidade profissional’. Não vai demorar muito prá alguém falar que Luxemburgo é perseguido. Assim como fizeram com o gladiador quando ele bateu na mulher e ela deu queixa. Mas que ta difícil ser gremista ta. A situação é pior do que nos anos 70. Naquela época a gozação ficava só por aqui. Não tenho dó porque estou do outro lado da gangorra e já estive com a bunda no chão e vocês não perdoavam. Passei o carnaval em casa fazendo churrasco, tomando cerveja e ficando com a família. Tem que aproveitar quando é possível. Mas passei saboreando a ira dos gremistas. Desespero de alguns e outros tentando se convencer que vai dar certo. Mas não se aflijam. Em dezembro tem a comemoração do Mazembe Day. É o que resta, além de algum fracasso do colorado.
    É verdade que o Luxemburgo ficou vários jogos invictos com o Flamengo no ano passado; 10 jogos sem vencer. Da 16ª a 25ª rodadas (13/08 a 21/09). To falando que daqui a pouco o homem vira santo…
    Tem outro que colocou em um “nível mais elevado” quatro técnicos, encabeçados por Luxemburgo. Pelo último parágrafo do sujeito pode-se perceber o quanto é elevado o nível dele.
    Não sei em que mundo vocês vivem. Vocês nunca se baseiam em fatos. Ainda estão nesta vida de ‘imortal’, ‘nada pode ser maior’, ‘arena do grêmio’. Criticam tanto o nobre deputado e são seus fiéis seguidores. Pensam iguais a ele, com poucas exceções.
    Alemão, parabéns pelo seu texto. Você possui uma inteligência admirável. Não estaria por aqui toda a hora se não fosse isso. Coloca seus pontos de vista quase sempre realistas (se não fosse a choradeira…) sem afugentar os clientes do boteco. E sabe alfinetar os colorados com ironia e inteligência porque certamente você sabe que tem um caminhão de colorados que passam por aqui, mas não entram. Já mostrou momentos de irritação, mas nunca foi agressivo. Questão de educação. E educação vem de berço…

  • Pablo Retamoso

    Pensar que 15 anos atrás, quando disputavamos e ganhavamos praticamente tudo, Felipão era sinônimo de Grêmio, e Luxa de Palmeiras…agora se inverteu tudo…poderemos ter este jogo pela Copa do Brasil! É quase surreal isto tche!!!!
    Só resta torcer pra que dê certo esta empreitada…mas se não reforçarem a zaga, esquece!

  • ilgo

    Bi, tua presença aqui é bem-vinda, mas a cerveja que te servimos sempre será fora do gelo,sinto muito.
    Mesmo assim, é bom ter um contraponto vindo de alguém civilizado e com conhecimento de causa.
    Tu já passou por esse sofrimento em 1983 e nos anos 90. Agora, assiste de camarote nossa angustia e nosso desespero.
    Mas um dia isso muda de novo. Agora, do jeito que vai, só não sei se estarei vivo para assistir ao desfile da dor vermelha.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; o pior é que a estante é nova e foi montada na sexta-feira. Amanhã vou chamar o pessoal da loja para que arrumem ou troquem. Mas voltando ao futebol pode se verificar que a linha é a mesma com Caio ou Roger. Victor; Gabriel, Saimon, Douglas Grolli e Bruno Collaço (Julio Cesar ou Léo Gago); Gilberto Silva, Souza, Fernando e Marquinhos; Moreno e Kleber. A inclusão do Viçosa no banco é a grande mudança…

  • ilgo

    Francisco, o time do Roger tem 3 volantes, e os 3 tem boa saída de bola.
    acho que vai dar zebra.
    Gostei do aproveitamento do Viçosa.

  • Im thankful for the blog article. Awesome.

  • long time watcher and I just thought IaаАа’б‚Т€ТšаЂаŒаАа’б‚Т€ТžаБТžd drop by and say hello there for the extremely very first time.