Lupicínio e a inveja que paira no ar

O Grêmio fez uma despedida discreta, sem ufanismo, nem oba-oba. Muito diferente da que o Inter fez em 2010.

Foi no dia 8 de dezembro. Quase 30 mil pessoas no Beira-Rio. Aí, o capitão Bolívar pega o microfone, impregnado de soberba, e dispara:

“Podem ter certeza que vamos fazer o melhor e podem ter certeza que no dia 20 estaremos aqui comemorando bi mundial”.

Nunca me esqueci dessa despedida. Muito divertido tudo isso.

O Grêmio faz diferente, talvez até tomando essa atitude colorada como lição. Nada de pensar no Real Madrid. Antes de chegar à final, é preciso superar um obstáculo.

Fora isso, é preciso ficar atento ao comportamento de boa parte da imprensa gaudéria. A maioria só fala no Real Madrid, no Cristiano Ronaldo, etc. Como se não tivesse nenhuma pedra no meio do caminho.

Esse tipo de coisa vai envolvendo o jogador, é difícil não projetar um jogo contra o fabuloso Real Madrid, ainda mais com esse “incentivo amigo”.

O importante é que Renato, que já levou umas rasteiras na vida, conhece a cabeça de seus comandados, e saberá administrar essa situação.

Agora, é impressionante o que ando lendo e ouvindo. O Real Madrid, segundo um e outro ‘especialista isento’, chegou ao fundo do poço (juro, eu li isso, só não lembro onde, acho que foi o Denardin), não é mais aquele, dando a entender que não será difícil vencer o time espanhol.

Viram? sempre o Real, nunca o Pachuca ou o Casablanca, adversários de respeito, superiores ao Mazembe, principalmente o time mexicano.

Agora, o que move certos jornalistas? Tem aqueles colorados que todos conhecem – e eles já sabem que não enganam mais ninguém – e os gremistas que o cornetadorw chama de ‘justinos’.

Parte deles não disfarça que está secando, embora tentem disfarçar que um título mundial ‘fará bem ao futebol gaúcho’, ‘valoriza nosso trabalho’, etc. Uma conversinha pra boi dormir.

Eu sequei o Inter e trabalhava na imprensa. Mas sempre que escrevia o fazia mantendo neutralidade.

Hoje, quando leio e ouço algumas pessoas – a inveja é grande – lembro na hora do Lupicínio com a sua Nervos de Aço:

“Eu não sei se o que trago no peito. É ciúme, é despeito, amizade ou horror”.

Fico imaginando a dor profunda que eles irão sentir se o Grêmio for campeão do mundo de novo.

Será bonito de se ver. Lágrimas e ranger de dentes…

CARTOLA

Parabéns ao vencedor da Liga Boteco do Ilgo: “GRÊMIO 1903 FC”. Entre em contato pelo Twitter ou por e-mail contato@cevagol.com.br para receber o prêmio. O segundo colocado, “O Jejum Virou F.C.” também tem direito a um prêmio, basta entrar em contato.

 

Se gostou, compartilhe!

  • GremioSempre

    Belo texto Ilgo grandes verdades…, tem sempre algo de vampiresco quando o clube Grêmio desponta nos campeonatos que disputa na mídia do Rio Grande.Importante ver e ouvir o tanto que o Grêmio esta sendo bem falado fora das fronteiras do texas e sem alarde e foguetório por parte da direção,mkt e acessoria do Grêmio também acho que serviu como exemplo o fiasco do lago mazembes mas vejo que o DNA do Grêmio nunca foi desta forma do “B” afinal sempre fomos os primeiros em tudo e em tempos que o $$$$ não resolvia resultados e conquistas.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUD

      I would like to indicate thanks to you merely pertaining to bailing me out of this distinct issues. On account of examining throughout the the net and conference approaches which are not necessarily successful, My partner and i ended up being pondering my life has been accomplished.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUD

      Os Jônios foram uma das quatro tribos que deram origem ao povo grego (Jônios, Eólios, Aqueus e Dórios… Como dira o professor Koteck, de história, em sua “melô do povo grego”). Eles haviam se estabelecido na Ática, depois Halicarnasso e Esmirna. Foram a primeira tribo a se estabelecer no que daria origem a Grécia antiga. São considerados, também, como precursores da filosofia materialista.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUD

      Mas tudo bem, vai. Pense comigo. Você já viu alguma vez um sujeito “secar” uma pessoa fracassada ou desprovida de inteligência?
      Estou certo que já percebeu onde quero chegar com minha retórica. A verdade é que sempre seremos alvo dos que querem ter o que temos, ser o que somos e estar onde estamos.
      E é isso. Se o Real Madrid joga como o Atlético-GO, isso eu não sei. Mas tenho certeza que joga melhor que o Tubarão-SC. hahahaha
      Vai ver, a Viamão Cup, sim, deve ser uma “competição de respeito”.
      Caramba amigo. Que fase, que ano.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUD

      Ilgo, sempre achei o Marcelo Grohe um grande goleiro e isso está registrado aí, mas que tem algumas deficiências de repor a bola em jogo em qualquer situação

  • heraldo

    Parabéns pelo texto! Acho que nossas conquistas recentes acabou com a ivi, pois criou a ica ou iva( imprensa colorada assumida ou vermelha assumida).
    Quem diria que a construção do “personagem” Renato Gaúcho é totalmente diferente do profissional Renato Portaluppi. Soberba e arrogância passa longe do discurso de nossos imortais mesmo com toda a força da imprensa querendo que nossos imortais sejam traídos por esta arrogância,parabéns aos envolvidos.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUD

      O que mais me tranquiliza, é o domínio absoluto que Renato tem do vestiário em todos os sentidos, pois é visível que os jogadores o respeitam muito e jogam ”também” por ele.

      Márcio, a determinação, vontade, foco, garra, gana e muita concentração desse time quando estão na busca do resultado é visível demais e é por isso que sigo muito otimista, pois eles sabem a grandeza em que estão envolvidos, e os desdobramentos altamente positivos que isso vai causar no futuro.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUD

      e do Tigraço Mexicano em 2015, o Delcir Sonda da DIS se mandou de lá junto com Aránguiz, Nilmar & outros pouco antes de outra goleada na SURRA DE CINCO na Arena do Grêmio já prevendo ”o desastre” que culminou em novembro com aqueles casos de 4 Doping que fez o D’Alebobo ir embora para o River Plate para poder respirar ”um pouco” em casa co

    • Rodrigo Mello

      Vejo da mesma forma heraldo, o Renato faz um tipo para a Imprensa e ambiente externo porém no vestiário o papo é outro. Ele tem os valores de um Líder. Este ano ele cometeu talvez duas gafes no episodio do Corinthians despencar e do mundo é dos espertos, mas rapidamente se desculpou, coisa que muitos nunca fazem, e qual foi a repercussão que ficou? apenas a primeira frase, as desculpas ignoraram. Ai vc vê que é questão pessoal mesmo, o cara é odiado por ser bom no que faz, a maldita inveja. Se até Gremistas tem inveja de um cara que em três Brasileiros ficou no G4 sempre, uma vez Vice (desdenhado pelo futebol ruim, ai vem o Corinthians e desmente esta tese) dois títulos e possibilidade de mais um agora, imagina o resto. Inveja é o mal do ser humano.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Pois é, por isso que te chamam de chapa branca e oficialista por aqui o tempo todo, pois você pensa e enxerga o momento positivo do clube, da gestão, do time, do treinador e da empolgação merecida da torcida igual o Copião de Tudo. É o preço.

        Lembro até que um dos urubuzinhos sumido aí (eles só aparecem nas derrotas e desclassificações) até te chamou de Fake do Copião várias vezes, aliás, dizia ele que eu tenho 21 Fakes aqui ”todos os dias”, ou seja, qualquer pessoa que concorde ou goste do bom momento do clube, é Fake do Copião. Pois é.
        Oremos, amigo ….. que fase ….. que ano ….. !!!!!

        • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

          Meu amigo Copião, já me disseram outro dia que você e eu somos a mesma pessoa. hahahahaha
          Se assim for, haja reflexão de uma pessoa consigo mesma. hauhauahauhauah

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Até tu, ”brutus” (kkkkk) ….. deve ser aquele jurado do Silvio Santos. É que os urubus são muito previsíveis por aqui, e quando não comentam nada no período de vitórias e das conquistas, ficam por aí sempre ”de tocaia”, mas é fácil identifica-los através das curtidas em sequência.

            Márcio, até acho que são Gremistas, mas como disse o Ilgo recentemente, são ”infelizes” por não esquecer os 15 anos que já faz parte do passado e não consigo entender o mau humor que carregam diariamente com tanto pessimismo até mesmo nesta ótima fase que estamos.

            Imagine se a conquista do Bi-Mundial não aconteça o que evidentemente ”é possível”, pronto, a Urubulândia sairá do ninho em bando ….. AGUARDE e salve este comentário, é o que vamos ter. Abraço.

          • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

            Meu caro Copião, já andaram dizendo, até, que sou o Balseiro e diversos outros tricolores ilustres e zoeiros da internet. hahahahahahah
            Quanto aos “infelizes”, não consigo entender como tem torcedor do Grêmio ainda torcendo contra o time apenas para afirmar suas teses. Que fase amigo… que fase.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            O Balseiro sumiu depois que tiraram o Disqus das plataformas da RBS, e nunca mais encontrei essa figura fantástica e acho que se ele resolve aparecer por aqui, a Urubulândia pira de vez, pois o cara iria infernizar a vida dos pessimistas em sequências diárias. Lembras disso ?????

          • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

            Hahahahaha… lembro sim. Parece que ele ainda azucrina a IVI e os vermelhos no Twiter. Temos que pedir para ele marcar presença por aqui. Ele e o MESTRE CELZEMBE ROTH. hahahahahha

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            O Celzembe Roth era muito bom também, os urubus iriam pirar com essa dupla. Saudades.

        • Rodrigo Mello

          Eles também possuem inúmeros Fakes, Jose, Juninho street e Henrique Almeida são os que me atacaram, mas no fundo são a mesma pessoa. O comediante é o mentor deles, mas seu estilo de escrever é totalmente xiita, só ataca sem conseguir argumentar com ninguém, já os outros são normais, até mesmo o pançudo que me desafiou e depois excluiu as postagens. Lá estavam todos os ex-amigos do Blog que são reais e mais os Fakes deles positivando. Eu não tenho problemas com Fake, desde que não me ataquem pois já provei quem sou,perigosamente uso foto real e nome real, mas como só falo em futebol não há problemas em dar minha opinião (por força da Profissão, tenho que me abster de certas discussões), respeito quem usa pseudônimos por segurança pessoal, desde que não me avacalhem hehehehe. Não gosto de briga, porque desqualifica o debate, mas não dou a outra face. Mas eu torço para o Grêmio e reconheço o bom trabalho do pessoal que está lá, a hora que cometerem erros irei criticar. O que esta turma que agora está tão feliz como nós não admite e ser contrariada, apenas isto.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Amigo Tenente Rodrigo do Exército Brasileiro em missão no Suriname, meus eternos respeitos, tenho acompanhado teu percurso aqui desde a época que usavas o Face de teu filho que voltou ao Brasil, e te admiro muito pela postura e conduta, gosto disso, tens argumentos e muita coerência nos teus debates e conteúdos, inclusive nas críticas.

            Amigo, é evidente que não desejo nada de ruim à esses caras ou alguém que tanto ficam nos degladiando o tempo todo por aqui, mas é impossível aceitar um Gremista que nesta fase não entende, não aceita, não aprova o percurso que nós vínhamos a tanto tempo apontando por aqui como positivo, apoiando, aceitando e enxergando o lado positivo da gestão do clube e do time já prevendo títulos e eles aconteceram, véio.

            Hoje, é muito fácil se esconderem após a conquista do Tri da América, mas imagine se a derrota na Argentina causasse a perda do título o que esses caras estariam escrevendo por aqui, pois você, Ilgo, Seu Algoz, eu & Cia ”Ilimitada” conhecemos essas figuras batizadas de urubus que só aparecem nas derrotas e desclassificações.

            Espero sinceramente um dia ser entendido como um Gremista normal que gosta de fases de vitórias e conquistas, que sabe avaliar uma boa gestão administrativa, financeira, politica e técnica e que isso não cause inimizades, ódios, fugas burras para outros Blogs que não decolam nem com apoio da mídia, pois eu assim como você e inúmeros seguidores do nosso querido amigo Ilgo Wink, somos Gremistas que gostam de vitórias & conquistas do Grêmio. Ponto.

      • Deny Camargo

        O caso do Corinthians eu acho que nem foi gafe, mas foi o Renato tentando desestabilizar eles mesmo. Porque do jeito que tava empilhariam vitórias até o fim do campeonato. Eu vi como uma tentativa de fato novo, mexer com o psicológico deles. A pressão até que funcionou pois o rendimento deles caiu bastante.

        • Rodrigo Mello

          Sim verdade, eu forcei até como exemplo de gafe pois eu quis dar exemplo de como transformam negativamente qualquer coisa que ele fala. Mas falar que o cara doou 10 mil para um Jornalista fazer uma cirurgia ninguém fala. Mesmo aqueles que não gostamos devemos reconhecer seus méritos.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Deny, acho que Renato só falou aquilo porque era o ”óbvio” a ser dito, e ele tinha que falar, pois a Diretoria, time e torcida queriam mesmo era a Libertadores da América, e ela veio.

  • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

    Ilgo, mais uma vez você nos brinda com um brilhante texto. Permita-me acrescentar que ouvi hoje em uma rádio da IVI que o Real Madrid joga pior que o Atlético-GO. Puxa, será que isso é inveja ou já ultrapassou os limites da sanidade e do bom senso?
    Mas tudo bem, vai. Pense comigo. Você já viu alguma vez um sujeito “secar” uma pessoa fracassada ou desprovida de inteligência?
    Estou certo que já percebeu onde quero chegar com minha retórica. A verdade é que sempre seremos alvo dos que querem ter o que temos, ser o que somos e estar onde estamos.
    E é isso. Se o Real Madrid joga como o Atlético-GO, isso eu não sei. Mas tenho certeza que joga melhor que o Tubarão-SC. E viva a Viamão Cup, essa sim deve ser uma “competição de respeito” para a IVI.
    Que fase amigos, que fase.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUD

      acho que ganharemos as duas mesmo que o Real Madrid nos dê muito trabalho, mas confio no time e no trabalho, pois o mano está fazendo um grande trabalho como Vice de futebol e já cravou o nome na história, pois não vaza nada depois que ele assumiu, e isso é muito bom para a harmonia do ambiente no vestiário.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUD

      Se for para os pênaltis lá nós perdemos de 4×1, pois tradicionalmente o Grêmio sempre foi muito ruim em todos os tempos nessa disputa. ”Livrai-nos do mal, ó Deus” !!!!! Amém !!!!!

    • Rodrigo Mello

      Ontem eu olhei Real x Borussia e parecia jogo de Gauchão, percebi mesmo como o Real Madrid está mal. Estes caras ainda ganham e são “profissionais” para escrever e falar tanta merda, pra escrever bobagem não precisava receber salário. Os caras são piores que torcedores adolescentes, perderam a vergonha na cara.

      • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

        Para alguns membros da IVI, o Real é pior que o Atlético-GO. Para outros, é o melhor IBIS de todos os tempo. Meu caro amigo Rodrigo, isso é o que não pode entrar no vestiário do Grêmio. Isso porque a Inter de Milão também passou por isso e acabou levando o Mundial, usando-o como um instrumento para levantar o clube naquela fase ruim.
        Esse é um campeonato mundial e não podemos subestimar ninguém. Acredito que o Renato vai blindar o vestiário contra isso. Caso contrário, o Grêmio vai ajudar o Real a ressuscitar.
        Confio na sapiência e na experiência do Renato. E acredito que faremos bonito, apesar da parada ser duríssima. DÁ-LHE GRÊMIOOOOOO!!!

        • Rodrigo Mello

          Eu só não consigo entender Jornalistas tratarem a gente como se fossemos burros, pra escrever bobagem Eu escrevo de graça, mas os profissionais tem que saber que hoje no mundo globalizado não dá para ficar de bravatas e tirar o leitor para bobo. Assumam que nem alguns fizeram pois dai vc sabe que a opinião é Parcial. Acredito no Grêmio como sempre acreditei, pois sei que quem está lá está tentando fazer o melhor, vão errar como qualquer ser humano, mas já deram prova que entendem do riscado.
          Tenho certeza que o Mazembe e o Raja Casablanca estão sendo usados de exemplo.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Amigo Tenente, entendo que isso seja na maioria das vezes apenas caça cliques, pois muitos títulos de matérias chamam a atenção e o conteúdo é drástico demais por ser nada à ver com o assunto abordado naquele momento.

            Gosto muito do ótimo Blog Corneta do RW, é um local de acesso diário de qualquer Gremista, porém, as vezes fico com a impressão que ”até” os conteúdos desse espaço é usado pela maioria da ”IVI” para seguirem agindo com frequência desfilando tantas ”pérolas” por aí, e assim justificando a razão dela existir.

            Mas é uma aberração enorme diariamente o que fazem para sempre negativar qualquer que seja o assunto Tricolor e ”enaltecer” demais qualquer cagada vermelha no RS. É esse o cardápio.

          • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

            Meu caro Rodrigo, está cada vez mais fácil ser jornalista na nossa província. Sou um gremista não fascinado pelo vermelho. Não compartilho chopes cremosos por Porto Alegre com Dom Carvalho. Será que, mesmo assim, seu eu enviar um CV para a IVI da Ipiranga eu tenho chance?
            hahahahahahahahah

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Mundial de Clubes – Embarcamos

    Ilgo Wink, sigo muito confiante no time e se antes meus receios com o jogo na Argentina eram apenas com as mandingas, pressões, violência ou ”interesses estranhos” da Conmebol devido a arbitragem tendenciosa que houve no jogo de ida na Arena do Grêmio, já para o Mundial por mais que toda a ”IVI” de Porto Alegre esteja diminuindo nosso adversário Real Madrid pela fase técnica ruim que está vivendo atualmente, acho que teremos sim um grande jogo ”SE” chegarmos à final passando na semi dia 12, e qualquer que seja os 11 titulares desse gigante que entrar em campo, merece profundo respeito de qualquer adversário que o enfrentar, pois tem uma poderosa camisa e grande poder. Estou sem palpites de placar nos dois jogos, mas confio muito que a Taça do Bi-Campeonato Mundial de clubes venha para Porto Alegre.

    Amigo, embarcamos para mais um sonho possível e passou um filme em minha cabeça: quem diria quando Renato chegou que seríamos Penta Campeão da Copa do Brasil apenas 90 dias depois jogando uma bola redondinha após recuperar a confiança e auto-estima do time e do grupo, e que 11 meses após esta que já foi uma grande conquista o time seria o melhor time da América e estaria seguindo para o Mundial de clubes …..

    ….. que tudo isso estaria acontecendo após a saída do Giuliano em julho, com várias contestações que Douglas Seu Barriga sofria com muitas críticas da torcida, que perderíamos Wallace em janeiro, Douglas com lesão em fevereiro, Maicon com duas lesões em março e maio, e que em agosto o Pedro Rocha recuperado e afirmado após jogar bem, mas que perdia 2 ou 3 gols por jogo seria um jogador valorizado e negociado para o Spartak Moscou …..

    ….. que Edilson se firmasse na lateral, Kannemann na 4ª zaga, Cortez na esquerda, que Michel vindo do Atlético-GO também se firmasse muito bem no time, Ramiro, Luan e Bárrios encaixariam no time, que até Fernandinho elevasse o nível de suas atuações em vários jogos sendo decisivo no Tri da América, e tudo isso com alguns ”Gremistas infelizes” como tu mesmo disse ainda contestando o ótimo trabalho do Renato que evoluiu muito nos últimos 10 anos quando chegou aqui AGORA bem mais maduro, convincente, vencedor, elogiado pelo Brasil inteiro e com duas Taças em apenas 14 meses à frente do comando do futebol técnico do time onde é ídolo incontestável no clube …..

    ….. e temos hoje a nossa grandiosa realidade que é o Rei Arthur, um ”cheque visado em branco” (como diz aquele bocó Guerrinha das bochechas vermelhas da ”IVI” da Ypiranga) que foi devolvido para a base pelo Roger e que Renato trouxe de volta para o elenco de cima lhe dando mais chances de jogar e de aprimorar a parte física e hoje é a nossa grande verdade talentosa junto com o Luan que recebeu em algum momento em fevereiro 2016 ainda com Roger até pipocas jogadas por ”outros” ”Gremistas infelizes” em seu carro na saída do CT, e que hoje o aplaudem efusivamente, mas se escondem por aí atrás do ”eu não fui”. Pois é ….. Oremos ….. !!!!!

    EU ACREDITO ….. dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe tricolor, tu vais vencer, és o Campeão Mundial.

    • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

      Eu também acredito, amigo. É difícil? Sim. Mas qual grande conquista não é? Eu acredito, por mais que a batalha seja duríssima. Mas sigo confiante na seriedade e no foco de nossos jogadores.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        O que mais me tranquiliza, é o domínio absoluto que Renato tem do vestiário em todos os sentidos, pois é visível que os jogadores o respeitam muito e jogam ”também” por ele.

        Márcio, a determinação, vontade, foco, garra, gana e muita concentração desse time quando estão na busca do resultado é visível demais e é por isso que sigo muito otimista, pois eles sabem a grandeza em que estão envolvidos, e os desdobramentos altamente positivos que isso vai causar no futuro.

        É claro que a sorte também nos acompanha, e parece que Renato é um talismã ou imã que atrai isso na hora que mais precisamos, e é bom ”também” contar com isso. Que fase ….. que ano ….. !!!!!

      • José da Silva – COPIÃO DE TUD

        Uma categoria de base que tem jogadores com 23 anos? Que base? Para o cara que chegou nessa idade – e até antes disso – e não mostrou nada, devia ser dito pega teu boné e te manda. No Inter não; eles ficam em um doce come e dorme, com salários pagos e esperando que surja algum “negócio” para irem jogar no Asquerbaijão ou na Conchinchina do Sul, com os lucros das vendas revertendo integralmente para os cofres do clube.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUD

    Grande amigo Ilgo, meu irmão vai arrumar uma vaga pra ti no departamento de imprensa, assim que ele voltar do mundial ele lhe chamará para passar os detalhes.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUD

    Leitor do BV. Precisamos de seu apoio pra manter o BV para cobrir custos recentes e que estão vindo para pagar pela manutenção, segurança e hospedagem do BV. Estamos aqui a 12 anos e queremos ficar outros 12. Mas precisamos de sua ajuda. Colabore abaixo. Contribui entre 25 e 200 reais. O que você puder. Use Paypal ou Cartao. Valeu!

  • José da Silva – COPIÃO DE TUD

    Achei que Machado confirmou ter um bom potencial, que o Lucas Poletto tem boa velocidade e domínio, mas a dupla de zaga foi totalmente envolvida pelo adversário e temos que dar um desconto pela inexperiência enquanto que o goleiro fez boas defesas e depois tomou dois gols de falta que para mim eram defensáveis.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUD

    Mundial de Clubes – Embarcamos

    Ilgo Wink, sigo muito confiante no time e se antes meus receios com o jogo na Argentina eram apenas com as mandingas, pressões, violência ou ”interesses estranhos” da Conmebol devido a arbitragem tendenciosa que houve no jogo de ida na Arena do Grêmio, já para o Mundial por mais que toda a ”IVI” de Porto Alegre esteja diminuindo nosso adversário Real Madrid pela fase técnica ruim que está vivendo atualmente, acho que teremos sim um grande jogo ”SEEEEE” chegarmos à final passando na semi dia 12, e qualquer que seja os 11 titulares desse gigante que entrar em campo, merece profundo respeito de qualquer adversário que o enfrentar, pois tem uma poderosa camisa e grande poder. Estou sem palpites de placar nos dois jogos, mas confio muito que a Taça do Bi-Campeonato Mundial de clubes venha para Porto Alegre.

    Amigo, embarcamos para mais um sonho possível e passou um filme em minha cabeça: quem diria quando Renato chegou que seríamos Penta Campeão da Copa do Brasil apenas 90 dias depois jogando uma bola redondinha após recuperar a confiança e auto-estima do time e do grupo, e que 11 meses após esta que já foi uma grande conquista o time seria o melhor time da América e estaria seguindo para o Mundial de clubes …..

    ….. que tudo isso estaria acontecendo após a saída do Giuliano em julho, com várias contestações que Douglas Seu Barriga sofria com muitas críticas da torcida, que perderíamos Wallace em janeiro, Douglas com lesão em fevereiro, Maicon com duas lesões em março e maio, e que em agosto o Pedro Rocha recuperado e afirmado após jogar bem, mas que perdia 2 ou 3 gols por jogo seria um jogador valorizado e negociado para o Spartak Moscou …..

    ….. que Edilson se firmasse na lateral, Kannemann na 4ª zaga, Cortez na esquerda, que Michel vindo do Atlético-GO também se firmasse muito bem no time, Ramiro, Luan e Bárrios encaixariam no time, que até

  • Ricardo Gomes

    Ilgo, já percebi esse movimento da ivi. Nenhuma novidade. Confio no Renato para não deixar isso entrar no vestiário. Fernandinho se mostrou muito consciente no Bem Amigos de segunda, frisando que tem jogo antes de sabermos se vamos à final. Outro assunto importante: Acatando denúncia do MP, o juizado do torcedor puniu a Geral por 90 dias, o que a tira do jogo de volta da Recopa, 21/02. A razão foram os sinalizadores acesos no jogo contra o Lanús após o gol do Cícero. Não vou entrar no mérito, segundo o regulamento eles são proibidos. Pois bem, o que deixa os Gremistas sem entender é essa mão pesada para os embora proibidos, inofensivos sinalizadores (os que foram acesos dia 22 não tem nenhuma relação com o que os Corinthianos usaram e que acabou causando a morte do garoto boliviano – aquele é da Marinha e é similar a um foguete) enquanto a torcida do outro grande clube de Porto Alegre de forma recorrente desde o final de 2016 quebrou vibraças do Beira-Rio, estourou bombas no seu entorno, atirou gradis e cones em policiais militares, além de ter brigado entre si e arremessado pedras (pedras não, aerolitos, ok, ok!) para dentro do estádio Antônio David Farina no jogo contra o Veranópolis na rodada inaugural do ruralito deste ano sem punição como a que recebemos. Parece que essa ações são menos graves do que os sinalizadores – a menos que o coirmão tenha sido punido pelos recorrentes quebra-quebras na Série B deste ano e desconheçamos.

    • Rodrigo Mello

      Devem ter recebido uma Advertência Verbal hehehehe, tipo a que damos em nossos filhos.

    • Ilgo Wink

      se o regulamento diz que os sinalizadores são proibidos, são proibidos, portanto sujeitos à penalização.
      Vale o mesmo para os conflitos envolvendo colorados
      Não tem anjo nessa história

  • Deny Camargo

    Esse grupo do Grêmio é pé no chão e quando falo grupo me refiro desde o presidente ao roupeiro. O próprio Romildo na comemoração do título disse que o grande objetivo que era a Libertadores já foi alcançado.

    Pelo que eu tenho acompanhando ta todo mundo com a cabeça no lugar, mas ao mesmo tempo com muita “tesão” de ganhar. Como o Renato mesmo disse o Grêmio aprendeu a ter o “gostinho de ganhar”.

    Não tenho dúvidas que esse time vai dar o seu máximo. Não veremos um Grêmio nem com soberba, muito menos borrado em campo.

    Se vai ser campeão não sei, mas me sinto mais confiante do que me sentia nos últimos jogos da Libertadores.

    O Grêmio quando foi eliminado pelo Cruzeiro meio que se “paralisou” pela pressão. O time que tinha chances reais de ganhar 3 títulos no ano de repente poderia ficar sem nenhum. E deu pra sentir que os jogadores meio que se apavoraram na época e o Grêmio ficou meio travado. Porque no fundo ficava a dúvida: será que o título da Copa do Brasil foi uma exceção e voltaria o ciclo de derrotas?

    Com o título da Libertadores o ambiente parece ter recuperado aquela leveza que tinha quando o Grêmio jogou seu melhor futebol no ano. Se vê a confiança de volta nos jogadores, comissão técnica, direção.

    • Rodrigo Mello

      Penso da mesma forma Deny quanto a tua percepção da queda da Copa do Brasil, eu acho que os caras se apavoraram com a possibilidade do fracasso em tudo, aquele Cruzeiro foi um ponto fora da curva, se o Barrios tivesse feito o gol que perdeu (mas o SE não entra em campo) a história era outra, nós íamos surrar este Flamengo podre, um próprio amigo Flamenguista me disse isto, ele tava todo cagado em pegar o Grêmio e quando saiu o Cruzeiro ele falou que agora tinham chances. Tu imagina o inferno que seria nosso ano, pois o clube abriu mão do Brasileiro para poder conquistar uma das Copas pelo menos. Hoje seria só terra arrasada, mas tudo deu certo.
      Eu concordo com o Presidente, o objetivo maior foi conquistado, agora o que vier é lucro, temos que passar pela semi, pois jogar contra o Real é como pilotar um Uno contra uma Ferrari.

      • Deny Camargo

        Nossa sorte é que até Ferrari pode quebrar o motor ou o motorista esquecer de colocar gasolina. hahaha

      • Ilgo Wink

        Com Renato de piloto tudo é possível…

  • Rodrigo Mello

    Parabéns Ilgo, belíssimo texto, é gratificante se inteirar das coisas do nosso Grêmio por quem sabe escrever sem deixar o fanatismo o cegar como é o caso de tantos ex-companheiro do Ilgo. Dos mais jovens como Lacerdas da vida é esperado a quantia de bobagens devido a imaturidade que é pertinente aos mais jovens (todos nós passamos por isto) mas de um Rech da vida ai realmente é decepcionante, sempre gostei dele quando acompanhava pela Guaíba na década de 90, mas agora sinceramente não consigo entender o ranço dele, deveria ser mais profissional. Outra coisa que quebra muita gente, é ter o grande Lupicínio como autor do nosso hino, um clube dito racista pelos nossos adversários.

    • Ilgo Wink

      Valeu, Rodrigo. O Reche é boa gente, só não está suportando a dor, eheheh

      • Ricardo Gomes

        Ilgo, lembro dele nos anos 90, ele não era assim. Parece que nesse sentido o tempo o deixou mais amargurado com o rival. Sei lá, ás vezes é melhor assumir o clube do coração do que ficar nessa.

        • Deny Camargo

          A IVI era bem mais discreta antes do inter ganhar a Libertadores. Quando ganharam saíram do armário. O Pedro Ernesto por exemplo pelas narrações não dava pra saber o time que torcia. Hoje em dia se vê claramente o desânimo quando narra os jogos do Grêmio, mesmo quando ele tenta ser entusiasmado soa falso…

          • Rodrigo Mello

            Percebi isto também Deny, você colocaste o dedo na ferida agora, eles depois de ganharem os títulos que nós tínhamos e eles não, saíram do armário e tal como adolescentes contrariados não admitem que o mundo sempre dá voltas e as coisas são cíclicas. Não estão preparados para nossa recuperação que fatalmente um dia viria e veio para a nossa felicidade. Nós sabemos que os bons momentos são normais assim como os maus. Tratemos de aproveitar agora e saibamos lidar com as dificuldades que virão. Só que eles não querem admitir isto, ai ficam que nem criança mimada.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Também vejo isso no Denardin.

  • Alexandrebg

    Acho que termos vencido a Libertadores há uma semana e logo depois acontecer o Mundial, acaba por nos beneficiar. Se no final do primeiro semestre estávamos jogando o nosso melhor futebol, hoje conseguimos retomá-lo e, além disso, estamos com o gostinho doce da conquista na boca.
    Acho que os jogadores estão pilhados para vencer este campeonato e jogarão ainda embalados pela conquista na Argentina. Se tivéssemos vencido a Libertadores no meio do ano, poderíamos estar em um momento diferente, se a CB e o Brasileirão não tivessem vindo.

  • Daniel Scherer

    Conversa pra boi dormir, mais uma vez, é a nossa famigerada crônica esportiva tentando engambelar a torcida (e consegue na maioria das vezes) para igualar os fiascos do cocolorado. PAssam o tempo todo falando do Real por dois motivos:
    1 – se o Grêmio perder na semi-final será porque não se preparou, estava olhando para a final, menosprezou o adversário,a chou que estava ganho e blá blá blá para no final dizer que fizemos fiasco, como o cocolorado.
    2 – se o Grêmio passar para a final, e ganhar do Real (difícil, muito difícil, mas não impossível, diria 25% chance) então é essa conversa de pior Real dos últimos tempos (só lembrando os mais esquecidos que é o mesmo time que ganhou a Champios há uns 6 meses atrás, mas claro isso não é relevante) será para menosprezar o feito gremista e colocá-lo abaixo do feito cocolorado contra o Barcelona.
    Eu de minha parte, continuo com o comportamento dos últimos 5 anos: não leio, não escuto, não vejo nada que venha desse pessoa, Reches e Denardins da vida.

    • Luis Augusto Waschburger

      Ultimamente só tenho escutado a Rádio Grenal, agora apesar do Reche.
      Gostava mais do Alex Bagé.
      Continuo ouvindo pois eu e o Pedro Espinosa temos alguns amigos em comum e já nos encontramos algumas vezes.

      • Ilgo Wink

        o choro deles é música pra mim

      • Daniel Scherer

        Bah Luís, a Grenal para mim é a pior de todas (claro que tu tens um motivo que expôs acima), sempre foi, e com a ida do Reche, Dalpizol mais o Darci Filho meu Deus, não tem como aguentar 5 minutos ouvindo. Depois da Grenal a pior é a Gaúcha, que debocha da torcida gremista colocando invariavelmente um colorado assumido para comentar os jogos do Grêmio (Guerrinha e sua cadela preta, que sabe de tudo o que acontece nos bastidores, principalmente do vestiário tricolor…..), depois a Band que deu uma amenizada com a saída do Meneguetti vamo vamo Inter, e a menos pior é a Guaíba, embora o Nando Prancheta esteja ditando as regras por lá.
        Como podemos ver, é difícil a vida do gremista que sabe separar o joio do trigo e que tem opinião própria e não precisa ficar ouvindo essas tranqueiras para formular as suas, coisa que infelizmente a maior parte da torcida ainda precisa.
        Mas vamos em frente, passando por cima de tudo e tentar esse mundial, nunca esquecendo que o adversário ainda não está definido, Real Madrid nem sei quem é…..

        • Rodrigo Mello

          Darci Filho é o maior recalcado que deve existir, seu ódio pelo Kkk e direção atual é caso de estudo.Além de ter o perfil de “dono da verdade”. Vai morrer corroído pelo ódio.

          • Daniel Scherer

            É um bobalhão presunçoso, um dos piores que tem. É mordido com o Grêmio por causa da história do filho dele.

          • Rodrigo Mello

            Mas como diz o Ilgo, acusaram o golpe. Vida que segue e acredito muito no nosso time, sempre com respeito ao adversário. Vamos pensar é na Semi, eu por exemplo nem penso em Real, porque temos que fazer nossa parte.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Bem lembrado.

    • Ilgo Wink

      Eles acusaram o golpe mesmo, foi duro demais. Eles pensaram que continuariam por cima, muita soberba

    • Rodrigo Mello

      Faço o mesmo Daniel, por isto uso os Blogs do Ilgo para me informar e se quiser notícias uso as mídias acima do Mampituba. Estes caras acham que todo o mundo é burro.

  • FERNANDO

    Muito bom o teu texto Ilgo. Só para citar dois exemplos de como o atual momento do futebol gaúcho está levando ao desespero os jornalistas ditos “isentos” e “imparSCIais” aqui da aldeia: Luiz Carlos Reche e Flávio Dal Pizzol, da Rádio Gre-Nal, não conseguem mais disfarçar a amargura, a inveja, a raiva e a frustração de ver o Grêmio com tanto destaque no cenário brasileiro e mundial.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Fernando, tem uma imagem no Youtube que mostra a cara de bunda cheia de estrias que o Reche fez na hora do gol do Cícero contra o Lanús no jogo de ida na Arena do Grêmio ….. ficou evidente o constrangimento dele naquele instante, foi profundo demais, pois não conseguia voltar o olhar para o campo e para os torcedores felizes pulando como loucos à frente da cabine.

      O Reche é o maior cara de bunda da ”IVI” de todos os tempos e acho que deveria nem ir mais trabalhar nos jogos do Grêmio, pois ele me faz lembrar o azedinho Wianey Carlet dos ”últimos tempos”. Que pense nisso.

      • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

        Ahhhh meu amigo Copião. Saberia me dizer o nome do vídeo? Estive procurando, mas não encontrei.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Segue abaixo. Olha a cara de decepção da criatura que é o goleiro da ”IVI” ao fundo da imagem do narrador Haroldo Avalancheeeeeeeeeee de Souza. ”O Homem de Gelo”:

          https://youtu.be/XqvSaGJbPMU

          • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

            Meu amigo Copião, até poucos dias, eu achava que a Rádio Grenal ainda era um dos poucos refúgios onde havia “um certo equilíbrio”. Mas depois da entrada do Reche, sinceramente não consigo mais ouvir a referida estação. Avermelhou a programação. Deveria se chamar Rádio Nalnal.
            A secação está grande, meu amigo. Oremos… hahahhaha

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Pelo menos me agradeça por essa pérola aí, amigão !!!!! (kkkkk).

          • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

            hahahaha… com certeza!!! hahahahah

    • Ilgo Wink

      eles não suportam a nossa felicidade, ehehehe