Libertadores, enfim sós!

E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?

Poesia numa hora dessas? Este clássico do grande Carlos Drummond de Andrade me ocorreu agora, quando pensava em como abrir este comentário sem ser duro demais, nem duro de menos.

Encontrar o tom certo para escrever sobre mais uma competição perdida não chega ser uma coisa fácil. Ainda mais que tem outra logo adiante.

Pensei no poema E agora, José? (não deixem de ouvir a composição de Paulo Diniz, sucesso nos anos 70 em cima dessa letra) porque ele reflete um pouco da perplexidade – e angústia – de toda a torcida gremista nesse momento em que o time consegue a proeza de ser eliminado por um time da série C, um time que será saco de pancadas na fase final do campeonato regional.

Sim, o Grêmio fez uma grande partida neste domingo. Venceu o segundo tempo do jogo de 180 minutos por 3 a 1, mas foi absolutamente incompetente para fazer um mísero golzinho no primeiro tempo, no Jaconi.

Um golzinho chorado que o Juventude teve competência para marcar enquanto os jogadores e a sofrida torcida tricolor ainda comemoravam o segundo gol.

Um gol marcado pelo esforçado Roberson, aquele que fez um gol pelo Grêmio no Flamengo no Maracanã quando só a derrota interessava. Roberson ouviu poucas e boas. O atacante teria lembrado esse episódio que o deixou marcado ao comemorar dois gols no ex-clube?

A rigor, Roberson e o goleiro Elias eliminaram o Grêmio. O goleiro do Juventude foi o melhor em campo. Aliás, tem sido assim. O Grêmio anda consagrando goleiros.

Por falar em goleiro, foi comovente o esforço de Marcelo Grohe que se jogou ao ataque nos minutos derradeiros para ajudar na busca do quarto gol. Com certeza ele tentava compensar a má atuação em Caxias, onde errou feio num gol – pra ver a importância de um gol no mata-mata.

No final, ouvi uma entrevista desse grande goleiro que hoje é atacado nas redes sociais por gremistas que sempre encontram nos goleiros – Vitor é outro exemplo – a culpa de anos e anos de frustrações acumuladas.

Grohe me lembrou Baltazar, que disse antes do golaço marcado em 1981, no Morumbi, após uma sequência de jogos sem marcar:

– Deus está reservando algo melhor para mim.

O goleiro gremista, ainda abatido, comentou:

– Algo melhor deve estar sendo reservado para nós.

Referia-se, claro, à Libertadores.

Pois é onde quero chegar.

Chega de choradeira, de caça às bruxas, de buscar culpados – até porque a gente sabe onde encontrá-los.

O que importa agora é lotar a Arena na quarta-feira para vencer o Rosário Central, que vem sendo tratado por setores da mídia terrorista como uma espécie de Barcelona argentino.

O Gauchão ficou no passado. Futebol é assim.

O que importa é sempre o jogo seguinte. Ainda mais se for por uma competição superior, para poucos. Vamos ao que realmente interessa. 

Libertadores, enfim sós!

Se gostou, compartilhe!

  • Walter Luis Borba

    Ilgo.
    Concordo contigo.
    Esse Rosário, é bom time.
    Mas toma muito gol.
    Se o grêmio conseguir fazer um golinho fora creio em classificação!

    • Paulo Renato Zaleski

      Neste caso o departamento de futebol do Grêmio tem que ser mudado, pois para eles só existe jogar pelo 0x0 fora de casa…

  • Rogerio

    Ilgo,
    Concordo que é do jogo e que não se deve destruir todo o trabalho, mas não dá pra deixar passar certas coisas que acontecem no Grêmio ano após ano.
    1- O clube não tem indignação, o juiz faz o que quer, o principal reforço leva uma cotovelada na cara e ninguém reage, além daquele mimimi de tribunal, O Noveletto debocha e não tem resposta, que é isso? Essa apatia contaminou o Gremio. Nem os jogadores se impõem, como é que o Roger e o Maicon que é o capitão deixam o Douglas chegar perto da bola numa falta na entrada da área? Todos os outros batedores já fizeram gols e ele não consegue fazer a bola passar da barreira e ninguém diz nada?
    2-Ninguém está imune a erros, o Marcelo Grohe não deve ser crucificado, mas ao invés de ficar pedindo desculpas a cada eliminação, deveria treinar mais a saída de gol, fundamento que ele tem dificuldades enormes desde o início da carreira e não evolui. O mesmo vale para o Luan, tem várias virtudes, mas é sempre o jogador do quase, tá na hora de melhorar e começar a decidir jogos, já estamos esperando há 3 anos ele virar craque.
    3- Giuliano é o principal jogador do time do meio pra frente, o Gremio joga bem enquanto ele tem pernas, tudo que o Gremio cria sai dos pés dele. O Sr. Roger tem que montar o time a partir dele, preservando-o para que ele decida os jogos e não colocando ele do lado do campo correndo atrás de qualquer lateralzinho, quase morrendo de tanto correr para que o Douglas jogue, ou melhor, não jogue.
    4- Roger é um treinador com boas idéias, tem bastante futuro, mas pode e deve ser contestado, certas escolhes são no mínimo, discutíveis. O que o Henrique Almeida fez até hoje que o coloque na frente do Pedro Rocha e do Everton? Porque ele mudou a característica do time pra colocar o Bobo no time? Foi pelos gols? O pedro Rocha também fez, o Luan parou de fazer.
    Porque o Wallace Oliveira está na frente do Wendell? Qual o Critério? A quem ele presta contas?
    Hoje tivemos azar, mas o Gremio tem que parar de errar tanto, será que o Roger quer ganhar a LA com o Douglas e o Bobô? Com o Marcelo Oliveira?
    Com a palavra senhores gremistas!

    • Arthur J

      Pedro, conhecendo o histórico, só vão mudar algo quando formos eliminados na LA. Enquanto isso vamos de bobo, de marcelo Oliveira, etc.

      Então, é rezar pelo improvável…

  • Dilamar Costenaro

    Marcelo grhoe foi comovente, a me faz o favor cara, esse frangueiro mão de alface não sabe sair do gol, e quando sai é daquele jeito, time campeão começa por goleiro, e nem isso temos.

  • HENRIQUE MARTINS

    Ilgo,
    Não é surpresa nenhuma a eliminação do Grêmio.
    Diante dos acontecimentos dos últimos anos, era previsível.
    Na hora da onça beber água, já sabemos o que pode ocorrer.

    Mas há fatos que ficam sem explicação, porque os melhores jogadores do time ficam de fora na hora H, são 2 (Miller e Geromel) por diferentes motivos.
    Do lado de lá, na dúvida, não marque nada contra, do lado de cá, na dúvida, marque contra.

    Há uma convergência cósmica, que por coincidência, sempre acaba atrapalhando o clube.
    Ou o apequenamento é maior do que pensamos ?

    Volto a insistir que há uma reza forte contra o clube, chamem um pai-de-santo pra ajudar a desfazer esta maldição, nessas horas deve-se apelar pra tudo que possa ser possível pra erradicar forças ocultas, pois não tem explicação ser eliminado pelo Juventude toda hora no ruralito.

    • Ilgo Wink

      o gol do Roberson é coisa de fantasma

  • gilberto

    Me pergunto se fosse o Bobo que tivesse perdido um gol feito em Caxias se você seria assim tão complacente, Grohe é teu bruxo assume mas não venha com churumelas, ele foi o grande responsável pela eliminação ponto.

    • Ilgo Wink

      Faço uma lista de ‘grandes responsáveis’

  • Serrano

    Tô começando a ver um reloginho em cima da cabeça do Roger, correndo ao contrário.

  • gilberto

    e outra não me venha usar o caso do Vitor para defender o Grohe, pois aqueles que botaram pra correr o Vitor hoje são os maiores defensores do Grohe, o Grohe falha, falha, e eles só dizem que ele tem crédito, deixamos de ganhar o campeonato mais fácil dos últimos anos pois ele falhou nos 2 gols e deixou o time numa sinuca de bico e mesmohoje o Grêmio jogando muito não deu por que além de tudo o mão de alface é azarado, os caras chegaram 3 vezes e fizeram um gol, nós chegamos 29 e o goleiro deles fechou o gol, isso que o cara é quase um juvenil.

    • Ilgo Wink

      Não Gilberto, os que botaram Vitor pra correr são os mesmos que hoje querem Grohe fora.
      São os exterminadores de goleiros.

      • Ricardo

        Olha, Ilgo, o Grohe, apesar de falhar a cada bola alta, a cada desvio e a cada reciada que recebe, tem MUITO mais fãs/defensores do que tinha o Victor. Pessoas se ofendem, culpam todo mundo, mas o Grohe é o ídolo intocável e infalível…

        • Ilgo Wink

          Grohe não é intocável nem infalível.
          Só que na fila dos culpados ele está em último lugar ao lado Geromel.

          • Gabriel

            Ilgo, se quando opera milagres ele é o salvador, e com justiça devo acrescentar, quando falha em duas saídas do gol é o RESPONSÁVEL

      • gilberto

        Sim senhor o Vitor era perseguido quando falhava, debochavam que ele tremia contra o dalessandro, não é o que acontece com o Grohe, outro dia no Sportv , depois do jogo de ida com o Juventude, de lastimável memória, o Saraiva fez um longo discurso para livrar a cara do Grohe, entrou o Barreto e disse peraí pelo jogo de ontem o Grohe tem que ser criticado sim, eu quando vi os lances fiquei assustado, mas aqui só dizem que o Grohe tem crédito, então não é verdade, grande parte da torcida é influenciada pela imprensa, o Vitor era perseguido pelo Diogo Pipoca, pelo David Coimbra, eu várias vezes escrevi para eles defendendo o Vitor e perguntando por que eles não largavam do pé, entra hoje nos espaços deles e vê se eles tão pegando no pé do Grohe, não, ele poem a culpa na zaga, no roger, no romildo, vai lá e lê o Zininter e vê se ele toca no nome do Grohe, claro que não, eu não me canso de repetir o Grohe é unanimidade entre eles, o Grohe é o cara que salva o Grêmio, se não fosse o Grohe seria pior, só que não é o que está vendo na prática, na prática ele foi o cara que enterrou nosso time em Caxias.

        • Fábio

          E foi o cara que também garantiu nossa sobrevida na Libertadores. Ou alguém acreditaria em classificação em caso de derrota frente ao San Lorenzo na Argentina? Falhou num jogo de Gauchão, grande porcaria.

          • Gabriel

            Por isso tem salvo conduto???

          • gilberto

            Tu não viste então o jogo contra o são paulo lá em rio grande, o primeiro jogo contra o brasil de pelotas, o gol que ele levou contra a ldu, tu nao viste o gol que ele levou do anderson paraiba, do meio da rua, contra o noia, não é uma simples falha, são falhas que vem se sucedendo, e quando ele faz uma defesa transformam o cara em herói, fazem o maior auê, que eu saiba o goleiro está lá pra defender, o goleiro do juventude, um jovem de 20 anos fechou o gol contra nós, tu acha que se ele falhar contra o inter , os caras não vão criticar? , o jogo contra o san lorenzo foi exceção, já na libertadores retrasada ele andou falhando no jogo de ida e depois na arena caímos fora. O fato é que o grohe nunca foi uma unanimidade, ele é um goleiro que metade da torcida idolatra, por vários motivos: prata da casa, por ser gremista, é um bom caráter, aliás como pessoa é um cara sensacional, por ter um lobby muito grande por parte da mídia vermelha, por que será? mas e aí?, isso ganha títulos? e a outra metade sente insegurança com ele no gol, cada bola aérea dá um frio na barriga, pode ser de falta, de escanteio e até mesmo de lateral, tomara que amanhã ele faça uma grande partida e cale a minha boca , é o que espero, eu jamais vou deixar de acreditar, só que não se pode tapar o sol com a peneira.

  • Ilgo Wink

    Depois de ler alguns comentários já estou achando que eu sou culpado pela eliminação.

    • Não . Absolutamente não. Culpado são os astros que não estão alinhados e não favorecem o futebol tricolor, isso se há 15 anos. Não te vitimiza porque é dura pra gremista de verdade ter que aguentar essa direção e não ter ninguém para se apoiar nem mesmo nos blogueiros que vivem numa bolha, num universo paralelo tentando explicar o inexplicável

      • Ilgo Wink

        Não estou me vitimizando. É só uma brincadeira sobre essa busca de culpados.
        São muitos. A coisa não é de hoje. Tem todo um histórico de incompetência, etc

        • Somente quis dizer que existem muitos culpados e o torcedor não é um deles.

  • Ricardo de Cruzeiro

    “Sem cavalo preto que fuja a galope você marcha Roger!Roger,para onde?.Só a sorte dos neófitos pode salvá-lo.

    • Ilgo Wink

      eheheheh
      tá feia a coisa, mas até quarta-feira eu ainda acredito.

  • Robert Plant

    Agora vamos ao que interessa: Para a libertadores. Daqui a algumas semanas, “Vamos ao que interessa, ao brasileiro”. Depois de mais um tempo, “vamo ao que interessa, a Copa do Brasil. Pouco depois: “Agora o foco é em 2017”. Eu torcia para o Grêmio. Parece que esse clube mudou o nome para “Sociedade Esportiva Ano que Vem”. E ainda aparecem uns torcedores de direção ou dita regra para mandar trocar de time ou coisa do gênero quando o cansaço chega. Quando a gente acordar, serão 30 anos sem algo importante, 15 sem gauchito.

  • Fabricio Massena

    Ilgo,
    Primeiro gostaria de falar que acho injusta a crítica de que o Grêmio deveria ter contratado um grande zagueiro para o lugar do Erazo. Acho que se gastou dinheiro onde no setor mais importante que é o ataque, quando trouxemos o Bolaños, o problema como sabemos foi a infeliz lesão que ele sofreu. Acredito que se ele estivesse jogando e melhorando seu entrosamento com o grupo daquele momento em diante hoje estaríamos muito melhor.
    Segundo, e aqui vai minha crítica, enquanto estivermos jogando com Douglas, Bobô e Marcelo Oliveira juntos, não chegaremos a lugar nenhum. Quando Douglas e Bobô estão juntos o time fica muito lento e fácil de marcar, acho que o ideal seria colocar o Henrique Almeida, mesmo tendo perdido aquele gol fácil no final. Já o Marcelo Oliveira, apesar do seu reserva também ser meia boca, está acontecendo alguma coisa com esse rapaz, tudo que ele tenta no jogo da errado, não acerta nada e ainda tropeça nas próprias pernas.
    Terceiro e último, e aqui vai um conselho pro Roger, ele tem que proibir o Douglas de bater faltas e escanteios, é impressionante a incompetência desse rapaz nestes dois quesitos, o Luan quando bate falta tem aproveitamento muito melhor, o Douglas sempre joga na barreira.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Recado ao Colorado:

    Segue o rumo do teu próprio coração com doping, joelhadas, cotoveladas, FGF, apito amigo, Chicos & Chicos.

    Estamos nas oitavas da Libertadores, e vocês vão para onde mesmo este ano, seus fracotes, será mais um ANO DE FILAS ?????

    Vão para Caxias do Sul. Vejam porque no Ranking nacional vocês são o 9º e o Grêmio o 2º e nesta semana saiu mais uma pesquisa aí de torcida e de simpatia do público, e porque tu caiu 0,2% e o Grêmio subiu 0,1% DE NOVO ?????

    Pois é. É a Fase ….. kkkkk ….. acreditem nisso e continue com os engana bôbos do RS. FATO. Dá-lhe Grêmio, esta foi uma morte anunciada via Noveletto.

    Vamos adiante, quarta-feira é a recuperação total, acredito nisso ….. !!

    • Fábio

      É isso aí, tamo junto!

      • Ilgo Wink

        Quem não acredita deveria alugar um filme pra ver na hora do jogo.

  • Humbertosm

    Tudo igual na terra do nunca.

  • Eduardo D’Alascio

    O Juventude não chutou uma bola em gol…uma sequer, e fez um gol. Quem enterrou esse sapo na Arena ? Surto de caxumba ? Caramba, xô urucubaca !!!!!

  • Francisco Coelho

    O Romildo prometeu contratações pontuais más não cumpriu pois não pontuaram.
    Já passou o cavalo com arreios na Primeira Liga e no Ruralito com arreios de prata.
    Roger não têm ambição por títulos e só títulos formam uma legião de torcedores.
    Já vai longe minha receita de formar um time forte na Sub 17 e ir aprimorado com jogos contra profissionais e criando ambição por vitórias. Claro que para isso é necessário um grande treinador e muito conhecimento. Seria o time do amanhã.

    Do atual elenco só vejo qualidade mesmo nos seguintes jogadores: Geromel, Thyere, Walace, Lincoln, Kaio, Luan, P. Rocha, Everton, Miller, Iago, Tontini e Giuliano.
    Grohe, Fred, Maicon, Douglas, Ramiro, Edinho, Bobô, Henrique e mais alguns são para reservas ou moeda de troca.

    O grupo zero à esquerda: M. Oliveira, Walace Oliveira é para mandar andar.

  • Gustavo Medeiros

    Se sabemos que existem problemas, e não resolvemos eles, amanhã eles batem novamente na porta.

    Enquanto isso, em algum momento, vamos ser desclassificados, e torceremos para a próxima competição chegar.

    Isso que nos resta, torcer pela próxima competição.

    Procuro ser coerente nos meus comentários. Eu fui um dos que não ligava para o Gauchão, defendia que o Grêmio deveria jogar com os garotos, para saber quem poderíamos aproveitar, porém, no momento que o Grêmio passou a jogar com os titulares do Roger, passou a ser obrigação do Grêmio chegar a final, ficar no caminho, para qualquer time do interior, para é mim é vexame.

    Não conseguimos pagar o cafézinho e queremos pedir um caviar de janta. Aí fica difícil.

    • Ilgo Wink

      Eu não curto caviar, nem sou fã de cafezinho.

      Só tem um clube no futebol gaúcho que pode sonhar com a Libertadores neste ano.

      Já joguei a toalha, mas continuo acreditando num milagre.

  • Eder

    Eu pensei que Roger fosse do nível do Enderson Moreira, me enganei: O Enderson pelo menos conseguiu chegar na final do gaúcho, o Roger é péssimo em mata-mata. Vou me poupar, não vou assistir os próximos dois jogos, portanto não sei se vou ver o Grêmio ainda na Libertadores.

    Quanto ao Grohe, não adianta pensar em mudar, pois seu reserva imediato é o Grassi (herança de Felipão), portanto ele não tem nenhuma sombra e isso gera até uma acomodação involuntária por parte dele. O Follmann é capitão e vai ser eleito o melhor goleiro do campeonato mineiro, aqui foi queimado rapidamente, não vou dizer que teria condições de ser titular, mas se dúvida é melhor que o Grassi e tem liderança, coisa de que o Grêmio mais precisa.

    Falando em liderança, falta esse jogador capaz de mobilizar o time em decisões, pois ontem faltava meia hora e apenas um gol. Se houvesse um líder iria chamar o time para dentro do Juventude e não iria sossegar enquanto não fizesse mais dois naquele time que estava todo acadelado. Aliás, se esse timinho jogar assim contra o inter, toma 5 ao natural no último jogo.

    • Arthur J

      Estou achando que o problema está no treinador de goleiros.
      Grohe teve falhas ao sair do gol, Grassi também, e o Tiago aquele nem se fala…

      Quanto à liderança em campo, também sinto falta disso. Maicon chororô de capitão é pra matar. E o pior é que o 2o capitão é o Avenida Oliveira.

    • Fábio

      Grande Ederson! Chegou a final do Gaúcho e caiu de QUATRO pra eles!! Pelo amor de Deus!

      • Eder

        Não foi elogio ao Enderson dizer que Roger é pior, Enderson está no lugar dele: Goiás. Lugar do Roger é Novo Hamburgo ou com sorte um Vila Nova-GO.

  • Eder

    O treineiro do Cruzeiro perdeu para um time da série A e caiu…

  • Robson Cembranel

    Bom dia a todos.

    Eu já falei aqui inclusive.

    O Grêmio não vai ganhar a Libertadores e nem Copa do Brasil.
    Apesar de ontem ter havido a indignação dos jogadores, e do Grêmio quase ter conseguido os 4 gols, o time do Grêmio quase nunca nos últimos anos apresentou essa característica, uma das principais em jogos de mata-mata.

    Se manter o técnico e esse grupo podemos chegar nas cabeças no Brasileirão com certeza.

  • Arthur J

    O que frustra nao é nem a eliminação no gauchão em si, mas os mesmos erros se repetirem.

    O Grêmio parece que esquece que mata-mata tem 2 jogos. Acha que só precisa jogar em casa e abre mão de 90 minutos. Ano após ano isso acontece.

    Ano passado contra o Flu foi igual. Jogo de ida: time jogou pra amorcegar e segurar o empatezinho. Só que esqueceu que isso traria toda a pressão do jogo pro próprio Grêmio.

    Esse tipo de burrice que eu já estou cansado de ver e que nunca muda.

  • Arthur J

    Quanto os erros do técnico:

    Vejo gente na imprensa falando que o Grêmio errou ao ir com os reservas no jogo de ida. Na minha visão, o problema foi como o time foi armado. O Roger armou o time num 433, com 2 volantes cansados pra dar sustentação. Era óbvio que não daria certo.

    Arrisco dizer que se tivesse ido com o meio campo reserva (Edinho, Kaio, Lincoln e Pedro Rocha), o Grêmio nem teria perdido.

    • Ilgo Wink

      Concordo contigo. Roger armou mal o time. Poderia ter poupado alguns, mas que armasse um time mais forte na marcação, com mais pegada

  • Fábio D.

    O Grêmio jogou a morrer apenas o segundo jogo da semi. No primeiro jogou a não fazer. Provavelmente passaria com tranquilidade se jogasse os dois da mesma forma. Problemas de calendário, dizem.

    Agora vai ter mais folga no calendário, assim como teve mais folga sendo eliminado da Primeira Liga. Digo mais, a cada eliminação teremos mais folga no calendário, não é incrível?

    Time que não chega as finais do ruralito só chega as finais da Libertadores por acaso. A defesa do Grêmio, infelizmente, vaza sempre, seja por falha, por azar ou por mérito do adversário. Assim, é muito difícil de chegar a algum lugar.

    Acho muito complicado passar do Rosário, ele é mais time que Juventude, São José e Inter. Se passar pega, provavelmente, o Atlético Nacional, melhor time da Libertadores até aqui, decidindo lá. Enfim, vamos torcer que é o que nos resta e esperar essa fase sem fim que transformou o Grêmio no clube do quase.

  • Dilamar Costenaro

    Time campeão começa por goleiro, não se iludam, ele vai entregar de novo mais cedo ou mais tarde. Esse Grhoe além de não saber sair do gol (todo mundo enxerga isso, menos o preparador dele) não tem personalidade nenhuma, é um coitadinho.

  • Fábio

    Imaginem quantos atletas mais os colorados iriam quebrar em dois Grenais sob a conivência do Vuaden e do fortinho…

    • Ilgo Wink

      é isso

  • Pedro de Lara

    Também não dá pra ficar comemorando posição em rankings, né??? Me lembra o museu e o site do Obino.

    Mas estamos, ainda, na oitavas da LA. Infelizmente, na minha opinião, quisemos (porque dava pra) ganhar o gauchão e aí o planejamento embananou.
    Há muitos anos considero o regional um campo de testes, no máximo.
    Fico indiferente ao título. No maximo uma resposta apimentada por whats a um amigo chato.

    Acredito, também, que as forças ocultas do clube intervêm com extrema frequencia, sorrateiramente (vide Cacalo), e nas derrotas sempre aparecem com o “eu não disse?”. Aqui mesmo, muitos já se revelaram opositores infiltrados. Há muita briga de vaidades, inveja, sabichonice.

    Espero que o gordinho reaja, porque eu confio nele. Há anos não via um dirigente tão próximo das modernas gestões e sabendo que qualquer estrutura pesada como um clube, com lideranças secularmente arraizadas, as mudanças não serão tão fáceis de fazer. Vale pro diretor executivo, pra eminencia parda do vice de futebol, vale pro DM, vale pros conselheiros.
    Questão de interÉsses, como dizia o Briza.

    Mesmo assim, acho que aqueles que debocham até do software devem conseguir entender que se trata só de uma ferramenta, pois seria inconcebível não aproveitar um aplicativo que ajuda nas tomadas de decisão.

    Uma última: se não for o Roger vai ser quem? As velharias cansadas, as novidades não afirmadas, os mesmos de sempre ou alguma outra experiencia???

    • Arthur J

      Por mais que eu critique o Roger, prefiro que ele fique e que se troque a direção de futebol do que o contrário.

      • Ilgo Wink

        Esses dois jogos contra o Rosário serão um divisor de águas

        • Arthur J

          Se tiver a pegada de ontem, e mantiver esse espírito no jogo da volta, há espercanças.

          Até o Bolzan (membro ilustre do SINPOF) falou que faltou o “golinho fora”.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Não diga, Ilgo. Sério?

        • Tito Ortiz

          Eliminação contra o Rosario na conta do Rmildo e sua declaração infeliz! Parabens meu presidente por contribuir com mais um aninho sem titulo! Grande contribuição!

    • Ilgo Wink

      Fecho com tuas palavras.

  • Fábio D.

    Eu estou realmente sem respostas.

    Será que essa fase horrível, talvez a pior em termos de conquistas da história, se deve exclusivamente a crise da ISL, aquela que nos levou ao rebaixamento?

    Dei uma olhada na última década.

    2005-2007: Mano Menezes (terceiro no br/06 – vice da libertadores/07 – ganhou os gaúchos de 2006 e 2007)
    Mano Menezes sai sem dramas, dizendo que seu ciclo no clube acabou.
    Goleiros: Galatto, Grohe, Saja

    2008-2009: Celso Juarez (vice do brasileiro/08)
    Celso não chega as finais do gaúcho (é aquele campeonato do 8×1 deles sobre o juventude). O time é eliminado na copa do brasil para um timeco qualquer. Porém, faz um primeiro turno fantástico e abre 11 do São Paulo, que faz um returno ainda mais fantástico e leva o campeonato de 2008. Em 2009 teve golpe e Celso sai, líder da fase de grupo da libertadores, após duas derrotas em grenal, pressionado pela imprensa e parte da torcida.
    Goleiro: Victor

    2009-2009: Paulo Autuori (não foi rebaixado)
    Assume o clube, após incríveis 40 dias de espera, nas semi-finais da libertadores onde é derrotado. Faz campanha ridícula no br/09 e sai sem deixar saudades;
    Goleiro: Victor

    2010-2010: Pastor Silas (campeão gaúcho)
    Campeão gaúcho perdendo o último jogo da final, vai que aí esteja um pecado a expiar, faz boa campanha na copa do brasil onde é eliminado na semi pelo Santos de Robinho, Ganso e Neymar. Faz má campanha no br/10 e no intervalo da copa é demitido.
    Goleiro: Victor

    2010-2011: Renato (quarto no br/10)
    Fez grande campanha no br/10. Tirou o time da zona da morte e levou a libertadores. Em 2011 perdeu a decisão do gaúcho jogando em casa, em jogo praticamente ganho. Na libertadores caiu nas oitavas junto com
    Lins, Viçosa, Douglas e o lateral Gilson. Fazia um br muito ruím e foi demitido.
    Goleiro: Victor

    2011-2011: Julinho Camargo (transição para o retorno de Juarez)
    Goleiro: Victor

    2011-2011: Celso Juarez (não foi rebaixado)
    Um dos times mais feios de se ver com a camisa do Grêmio, mas honrou o objetivo do contrato e não caiu.
    Goleiro: Victor

    2012-2013: Vanderlei Projeto (terceiro no br/12)
    Vanderlei não disputou a final do gauchão 2012. Perdeu a vaga para o Caxias. Chegou a semi da copa do brasil, perdeu para o Palmeiras. Chegou na semi final da sulamericada, perdeu. Por fim, fechou 2012 com um terceiro lugar no br/12 e disse “vejo coisa boa lá na frente”.
    Teve o contrato renovado para 2013. No gauchão não jogou a final (de novo), na libertadores caiu nas oitavas. Foi substituído por Renato.
    Goleiro: Dida

    2013-2013: Renato (vice do br/13)
    Mais um dos times com futebol feio como dar em mãe. Porém, fazia um golinho por jogo e raramente era vazado. Chegou a semi da copa do brasil 2013 e foi eliminado pelo Atlético-PR.
    Goleiro: Dida

    2014-2014: Enderson (sem registro)
    Tomou um monte em um grenal e achou normal. Perdeu o gauchão, mas pelo menos chegou as finais.Foi eliminado nas oitavas da libertadores. Estava mal no brasileiro e, mais uma vez aproveitando a parada da copa, foi substituído.
    Goleiro: Grohe

    2014-2015: Felipão (não foi rebaixado)
    Chegou em sétimo ou oitavo, sei lá, no br/14. Parecia de saco cheio. Chegou a final do gaúcho e perdeu. Foi embora quando a vaca parecia estar indo para o brejo.
    Goleiro: Grohe

    2015-2016: Róger (terceiro no br/15).
    A exemplo do time do segundo semestre de 2010, jogou muito bom futebol. Caiu nas quartas da copa do brasil para o Fluminense. Terceiro no BR. Em 2016, não chegou as finais do gaúcho. Está nas oitavas da libertadores.
    Goleiro: Grohe

    Todos os treinadores acima, com suas qualidades e defeitos tentaram, mas por que desde 2006/2007 não temos um time que nos passe a impressão de que é possível conquistar alguma coisa.
    Não que o Mano seja um mágico como treinador, longe disso. Tivemos técnicos iguais ou até melhores, depois dele. A questão é: por quê o clube parece ter perdido o poder de decisão, o poder de se impor na hora difícil?

    Será que o Róger vai conseguir superar a janela de junho em caso de fracasso na libertadores?

    • Marcio Luiz

      Perfeita retrospectiva.
      Já preenche de 2016. Roger leva o time até as quartas-de final da Liberta e é eliminado pelo Nacional de Medelín. No Brasileirao faz uma campanha de meio de tabela. É demitido e para seu lugar o Rui Costa/Romildo aposta em Adilson!

  • Fabio Scheffer

    O Grêmio ontem jogou bem como time, mas perdeu como direção.

    Explico…

    Ontem contra o Juventude o TIME gremista mostrou toda a intensidade e movimentação que outrora fez o trabalho do Roger ser reconhecido em todo Brasil.

    Porém como nada no Grêmio pode ser perfeito, a defesa (mais precisamente a zaga) entregou a paçoca pelo simples fato que a DIREÇÃO foi incompetente na correção desse problema.

    Com todo respeito aos profissionais Bressan e Fred, mas se para ter atuações no minimo aceitáveis é necessário ter um Geromel do lado, então eles não deveriam nem fardar no Grêmio.

    Não sei o que vai acontecer na quarta, acho que ganhamos, mas com a manutenção da dupla Bressan e Fred infelizmente eu temo que levaremos gol.

    Ah, e graças aos céus Miller voltou… o cara é diferenciado !!!

    • Ilgo Wink

      são esses que o Rui Costa contratou.
      Imagine ser campeão com essa dupla de área. quase impossível.

  • Gabriel

    “Buenas e me espalho! Nos pequenos dou de prancha e nos grandes dou de talho!”

    Ilgo, como gostaria que o verso inicial fosse esse. Infelizmente ninguém se assusta mais com o berro dos gremistas. Não batemos nem palmas quanto mais em pequeno.

    Queria estar errado, como queria que quarta o Grêmio goleasse o Rosário e vocês poderiam com todo prazer me chamar de pessimista, agourento, mas na realidade eu sei, e todos aqui sabem, que vão ser eliminados, que na hora da onça beber água esse time amarela. Até no Grenal que o mestre dos magos assinava um empate perderam. Infelizmente esse bom time tem o DNA de perdedor.

  • Marcio Luiz

    Sinceramente eu não entendo… O q a gente fez para merecer esse calvário todo??? O q foi o gol deles ontem?? não passaram do meio campo e dai no unico chute deles (chute fraco indo longe do gol) desvia no nosso zagueiro e entra… Isso não pode ser normal… Eu nem acreditava em deuses do futebol e nem em macumba… Mas o q aconteceu ontem e o q vem acontecendo nessa seca toda nao tem explicação…
    De 2001 pra cá o q não mudou?? Mudou tudo, tudo mesmo, direção, jogadores, técnicos, estádio, etc. Mas nossa sina é de sempre morrer na beira da praia…. O q fizemos pra merecer isso???

    Para 2017 quero um presidente ambicioso.. Quero um diretor de futebol ambicioso… Quero jogadores ambiciosos… Quero foco no futebol… Menos rede social e mais indignação.

    • Ilgo Wink

      e a bola desviada ainda bateu na trave.
      A secação é poderosa

    • Ari

      Concordo plenamente. é só analisar detalhadamente todos os fracassos nos últimos anos. Acontecem com requintes de absurdo e crueldade irônica. Tem muita coisa errada, mas vários times PIORES ganharam algo nos últimos anos. é inexplicável as vezes, é o pai de santo, sapo, astros, só pode. Esse gol ( do ROBERSON..) foi a síntese dessa zica inexplicável.

  • Walter Luis Borba

    Como diz o Abel: Para dentro deles!
    A declaração do Romildo pode ter sido infeliz a ponto de motivar o adversário.
    Mas, Se ficar o bicho come, se correr o bicho pega…
    Sendo assim, vamos a peleja.

  • Francisco Coelho

    Romildo deveria falar sobre as contratações pontuais e para os jogadores. Sobre o adversário deveria ficar calado.
    É como falar em cordas na casa de enforcado.

  • Francisco Coelho

    Iniciamos o brasileiro frente ao Corinthians do Tite. É a hora da onça beber água.

    Não acredito que Romildo mude algo mesmo que percamos por 10 a 0.

    Romildo está se mostrando falastrão e desconhecedor de futebol. Só falta acreditar em mula sem cabeça.

    Em 2 torneios já levamos reprovação. A base vêm apanhando e saindo nas primeiras rodadas. Continuamos empilhando jogadores onde alguns dos melhores não jogam.

    Perder faz parte do jogo más perder continuamente é falta de comando e conhecimento.

  • Fábio Viana

    Há luz no fim do túnel.
    Neste momento essa luz se chama Nestor Hein.
    “Se o Grêmio ficar com o discurso de que quer empatar na Argentina, eu nem subo no avião.”
    Uma gota de lucidez no mar da insanidade, que é a direção de futebol do tricolor.

    Acho que não temos nenhuma chance contra o melhor argentino da LA.

    • Arthur J

      Será este o começo do fim do SINPOF? Será que finalmente aprenderam que é preciso jogar futebol fora de casa?

      Se for verdade, temos chances.

  • Tito Ortiz

    Parabens Romildo, com esta declaracao nefasta que pode meter 5 no Rosario, Acabou por incendiar os argentinos e mais uma desclassificação na conta! Parabens Presidente, muito cabaço!

    • Rogério

      Já que falou, só não pode voltar atrás, que é pior.

  • Pedro de Lara

    Os castelhano que entendam como quiserem.
    O negocio é mandar pavor nos cara. Certo o Romildo.
    Quando não fala é porque se acadela. Quando fala incendeia os inimigo.

    O problema é a maldita superstição: “- Não fala que dá azar.”

    Se definam:
    É pra se acadelar ou pra se comprometer com a intenção da vitoria???

    Se perder é porque não tem time. Aí tem de enfiar a viola no saco e focar a próxima.

    Mais: sem um líder dentro de campo, as chances SEMPRE serão mínimas.

    Maicon é um bocó, um capitão que tem discurso de perdedor, se esquiva das responsabilidades. Já devia ter grudado no Luan mocorongo em muitos jogos e exigido mais comprometimento e entrega.
    Isso não é um problema só do Roger. Não tem outro.

    Parabéns Nestor Heinz. Falou o que todo mundo quer ouvir.
    E gostaria de dizer.

    Cacalo continua sua campanha caduca pelo aipim.
    Cacalo é um atraso na vida atual do Gremio.
    Deve ter outros fazendo o mesmo papel.

  • Dilamar Costenaro

    E o negócio da Arena, emperrou de vez? Ou o Grêmio não quer mais assumir o controle de tudo com medo que aconteça igual ao beira rio, que desde a inauguração acumulou um prejuízo de quase 50 milhões. Alguém tem alguma novidade?

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Pois é, Dilamar, eles dizem que o Beira Lixo é ”todo” deles, mas o déficit do estádio que não lota nunca não é do inter.
      Então, eles não administram o estádio que eles pensam que é deles, mas que é dos Gutierrez que, INCLUSIVE, não permite que eles colocam mais de 35 mil palhaços dentro do Circo de lonas furadas.
      Logo, se não lotam o Circo, só pode dar prejuízo mesmo, e não é de 48,8 milhões, é de 98,8, pois disseram que o Banco Pactual ainda injetou mais 50 milhões para ”apaziguar” o ROMBO.

  • Daniel Scherer

    Maior erro não é perder gauchão, maior erro é dar valor a este campeonato que sabemos é feito apenas para que o co-irmão ganhe algo todo ano e fique arrotando caviar enquanto a gente fica lambendo as feridas. Nós mesmos gremistas não consideramos o titulo de 2010 e ficamos na rotina de lamentar 15 anos sem titulos, isso demonstra a importância deste campeonato. Não, não estou contente em ser eliminado por um time de série C, não estou passando a mão por cima deste fiasco, o que acho é que em Dezembro deveriam mandar o ascensorista da Arena participar do congresso do campeonato Gaucho e mostrar a real importancia deste, deveríamos em 1 janeiro termos o time treinando para a Libertadores e dando declarações de que ela é a única prioridade. Mas não, ao contrário dizemos que o gauchao é importante, passamos o campeonato todo vendo os beneficios ao coco-irmão, passamos o tempo todo reclamando da arbitragem, reclamando da tabela em que jogamos longe de porto alegre, reclamando que o campeonato é feito para um time ganhar, reclamando por botar força máxima em jogos do campeonato que precedem jogos da LA, reclamando que o coco-irmão fazem 4 anos não tem jogador expulso, embora quebrem os adversário (né Bolanos), reclamando disso e daquilo, Portanto, em que pese o fiasco, o maior erro é dar valor a este campeonato meketrefe.
    Sobre as declarações do Bolzan, desnecessárias, mas não’juvenis creio que isso determine algo, apenas mostra que nossos dirigentes são “juvenis”. Agora se realemnte jogarmos como contra o Juventude, eu que sou pessimista de plantão acredito que podemos ganhar bem aqui e ter alguma margem para o jogo de volta. O Rosário não é o bicho papão que estão criando por aí.Analisando friamente, essa fase dá para passar.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Concordo, Daniel, só acho que nossa diretoria é muito fraca, sem cabelo no peito e deixa tudo estourar no presidente. Estou confiante em passar as quartas da Libertadores sim, confio nisso.

  • Francisco Coelho

    Tirar bala de criança ou bater em bêbado é fácil. Quero ver é enfrentar um de tamanho igual…

    00000–00000

    SUB-20 APLICA GOLEADA PELO CAMPEONATO ESTADUAL

    Tricolor bateu o Osoriense pelo placar de 6 a 1.

    Na tarde deste sábado, a equipe sub-20 do Tricolor bateu o Osoriense pelo placar de 6 a 1, em partida atrasada da primeira rodada no Campeonato Estadual Júnior. O jogo foi disputado com o campo molhado pela chuva, no Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado.

    Logo aos 9 minutos de jogo, após cobrança de escanteio, Klauss aparou a bola para trás, depois da segunda trave. Dentro da pequena área o zagueiro Ita apareceu de carrinho para estufar as redes e abrir o marcador. Oito minutos depois, Baiano recebeu na linha de fundo e fez cruzamento na medida para Cassiano. Ele escorou no ar, de chapa, para anotador o segundo.

    O bom momento da equipe seguiu durante toda a etapa inicial. Aos 29, Klauss recebeu na linha da defesa, passou pelo goleiro e só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol. A goleada se desenhava e, aos 43, virou realidade. Conrado recebeu no comando de ataque, invadiu a área em velocidade pelo lado esquerdo. Na saída do arqueiro, deu um toque de cavadinha mostrando categoria para anotar um golaço, o quarto do Grêmio!

    No segundo tempo, naturalmente o Tricolor diminuiu o ritmo. Tanto que as trocas foram feitas para dar novo gás. Arthur recebeu passe de Patrick, aos 20 minutos, e bateu na saída do goleiro para marcar o quinto. Dez minutos depois, Kaio invadiu a área em velocidade, driblou o goleiro e rolou para Raphael. Com tranquilidade, o meia cortou a marcação antes de bater colocada no canto para fazer o sexto gol.

    Perto do fim, já com um jogador a menos, o Grêmio acabou sofrendo o gol de honra da equipe visitante. Com este resultado, o Grêmio volta a figurar na zona de classificação do Estadual Sub-20. O próximo jogo será o clássico Gre-Nal, no sábado, às 15h, novamente no CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.

    Escalação: Tiago; Anderson, Bruno Jesus, Ita e Baiano (Arthur); Rodrigo Ancheta (Léo Reichert), Darlan Mendes (Raphael), Felipe Machado e Conrado; Cassiano (Patrick) e Klauss (Kaio).

    Técnico: Luiz Gabardo Junior.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; vem ai a edição 2016 do Cartola. Haverá novidades…

  • Rogerio

    Boa noite!
    Só uns pitaquinhos:
    -A dupla Fred e Bressan é fraca, mas o sistema defensivo do Gremio como um todo os expõe ainda mais, os laterais e os jogadores do meio campo tem pouco poder de marcação, quando jogava pedro rocha e giuliano compensava um pouco.
    -Gosto do Romildo e acho que o Roger tem boas idéias, mas acho o Pacheco um horror
    -O Gremio precisa “competir”, essa é a palavra que define o que nos falta. Ganha, perde, toma cotovelada, Noveletto escala arbitro vetado pelo rival, jornalista achincalha o estádio,tudo segue no mesmo tom, gostaria de ver o espirito de um Nestor Hein ou de um Omar Selaimen no campo e outro no vestiário, aí as coisas iam mudar.
    Abs

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Rogério, falta cabelo no peito pro Cesar Pacheco e pro Rui Costa, pois na mídia o que for do lado do Grêmio, ”todos os dias” a RBS dá uma conotação sempre diferente e para baixo, sempre com sentido negativo em todas as indagações, informações e se não houver, eles sempre conseguem criar um algo, um clima ou um atrito. FATO.
      É só observar as chamadas em qualquer notícia do Grêmio que venha de qualquer jornaleiro de todas as plataformas da RBS, é sempre conotativo.
      Aí, não temos força para combater e questionar isso de forma correta, e quando o presidente fala em um contexto, eles extraem exatamente algo que possa criar polêmica e segue o ”pauno” Grêmio todos os dias.
      Falta direção ao clube, pois tudo estoura nas costas do Presidente.

  • Luis Augusto Waschburger

    Assisti a Atlético Nacional x Huracán.
    Que jogo ruim.
    Os colombianos acho que não deram um chute a gol.
    Se tivesse que haver um vencedor, seria o Huracan. Colombianos jogaram nitidamente pelo empate… Tomara que levem crime no jogo de volta.
    Se este é o melhor time da LA, temos chances…
    Estou vendo a Pumas X tachira…
    Consegue ser pior que o jogo anterior. Só pancadaria. Nenhum futebol.
    Destes 4 adversários possíveis mais a frente, nenhum joga mais do que o Grêmio jogou contra o Juventude.
    Talvez seja hora de abandonar o pessimismo que tem imperado nos frequentadores do boteco e se dar conta que o futebol sulamericano está em um nível bem baixo… e que neste nível, o Grêmio não é pior que seus adversários.
    Arrisco a dizer que temos sim chances de sermos campeões!

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Analisando os comentários dos amigos aqui, como é bom chorar o leite derramado, pois nada no Grêmio presta depois do ”resultado” ruim.