Imprensa comprometida mais atrapalha do que ajuda

Por melhores que sejam suas intenções, a crônica esportiva gaúcha só tem atrapalhado o Inter. Os jornalistas colorados – assumidos ou não -, que formam o que o blog cornetadorw chama de IVI, expressão já consagrada até nacionalmente, estão prestando um desserviço ao clube do coração.

Suas indicações para treinador normalmente não dão certo. É só prestar atenção. Às vezes não chegam a ser sugestões explícitas, mas no momento em que especulam nomes de certa forma estão tentando contribuir na busca de um técnico.

É natural que os repórteres saiam atrás e tentem descobrir ou adivinhar quem será o sucessor, no caso do Guto Ferreira – demitido, aliás, com poderosa participação de boa parte da mídia, que não reconheceu no técnico – mais um criado no clube – um trabalho convincente.

Foi assim, a propósito, com outros treinadores. Argel chegou a fazer boa campanha, com sequência de resultados positivo no Inter no Brasileirão passado. Até nesse momento ele teve apoio, nem da crônica esportiva rubra, em especial, nem da torcida.

Esses dois segmentos queriam ver o Inter jogando um futebol vistoso. Não admitiam isso publicamente, mas queriam ver o Inter vencendo e jogando bonito como o Grêmio.

Nessa comparação, outros profissionais naufragaram no mar de lágrimas formado pelo choro e pela inconformidade. O mais recente é Guto, alvo de tiroteio da mídia e da torcida, ambos sempre olhando a grama vistosa do vizinho, o Grêmio.

Nessas situações, sempre sobra para o treinador. Nunca para o time. No caso do Guto, houve quem dissesse que o Inter estava contratando melhor que o Grêmio. Depois, com alguns resultados positivos na segundona, não faltou colorado para dizer que o Inter tinha, ou tem, um elenco de série A, da divisão de elite. Os mesmos hoje silenciam, porque, à luz da razão e não da emoção, viram que o time é “bem mais ou menos”, sendo generoso.

Bem, se o time é “tão bom”, liderados pelo ídolo D’Alessandro – um ídolo que chama torcedor pra briga – e as atuações decepcionam tanto quanto os resultados, não pode sobrar para o grupo de jogadores. E sim para o pobre do treinador, que nunca vendeu essa ideia e sempre se mostrou cauteloso e realista em meio ao ufanismo de alguns integrantes do lado vermelho da imprensa gaúcha, que é, diga-se de passagem, expressiva maioria.

Sem contar os gremistas seduzidos e convertidos ao coloradismo, que por vezes se comportam como se vermelhos fossem, até mais realistas que o rei.

Claro, sobrou para o Guto, assim como aconteceu com Diego Aguirre – hoje os mesmos que o jogaram na fogueira mostram arrependimento -, Lisca, Argel, Falcão e o eterno Celso Roth, entre outros nomes que não me ocorrem neste momento. A lista é enorme.

Agora, segue a busca de um novo treinador. Roger apareceu com força, mas muito mais como balão de ensaio. O nome assanha os colorados, que acreditam que Roger possa repetir no Grêmio aquela sua fase vitoriosa – antes dos 4 a 0 diante do Coritiba, claro.

É óbvio que Roger não é louco de aceitar. Nem vou me dar ao trabalho de enumerar as razões, porque todos sabem que o Inter vive um período muito turbulento, sem sinais de calmaria no horizonte, pelo contrário.

Mas aí aparece também com força o Carpegiani, que faz ótimo trabalho no Bahia. É outro nome elogiado pelos integrantes da tal IVI criada pelo Ricardo Wortmann, um grupo inquieto e sempre disposto a buscar soluções ao clube do coração. Mas, como tentei demonstrar, não tem alcançado muito sucesso.

São os vitoriosos sempre. Como dizia o argentino César Menotti, são “los invictos”. Ajudam a contratar e ajudam a derrubar. Mas nunca é nada com eles. Sei muito bem disso, porque já ajudei a contratar e a derrubar. Faz parte desse jogo por vezes cruel e até, por que não?, irresponsável.

Se gostou, compartilhe!

  • ATÉAPÉ

    Buemba, buemba… Ilgo Wink assume: Já ajudei a contratar e a derrubar. Como diz aquele meme: Fale-me mais sobre isso… rs

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Eu não deveria, mas vou adiantar para todos você, o nome no novo Treinador do BBinter e já vai chegar agindo fortemente e resolvendo todos os problemas: ”Jesus Cristo”.

      ”Pai nosso, que estais na Arena …..”
      ”Mas livrai-nos do PDF, TAS, CAS, FIFA, CBF, STJD …..”
      ”Ave-Gremista, cheia de Taças …..”
      ”Gloria ao Grêmio, ao BBinter e ao D’Alessandro …..”

      ….. seeeeegue o joooooogo ….. que beleeeeezaaaaa ….. ”siga la pelota, eu ci conságru” ….. (kkkkk).

      • ATÉAPÉ

        Vou modificar uma das frases, rs. “Glória ao Grêmio, e ruína ao BBinter e ao mala argentino, amém.”

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Clima de velório nas mídias da IVI, subiram sem convencer. Agora vai começar um novo martírio, não é só subir, tem que cicatrizar as feridas e pagar os enormes rombos. Aguardemos.

          • Rodrigo Mello

            A Batalha de Barueri kkkkk, não fazemos DVD, mimimi, uma coisa eu tenho certeza. O título da Série b não valerá, pois o América vai levar, vão conseguir a proeza de ser segundo na série B.

          • ATÉAPÉ

            Acabou o papo de campeão de tudo, pois não faturar a B. Kkkkk!

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            E pra igualar nossa façanha, teria que ser precisando um empate na última rodada, na casa lotada do adversário, tendo 2 pênaltis contra si, tendo 4 expulsos, ficando com 7 x 11 e ainda assim ganhar o jogo lá dentro do alçapão deles sendo que o Grêmio nem tinha time.

    • Ilgo Wink

      ehehehe

  • FERNANDO

    Chega de lero lero: o nome ideal para treinar o Binter nos próximos 5 anos chama-se CELSO JUAREZ ROTH!

  • wilson santos

    Pra que outro treinador se eles já tem o Dalebiba.
    É só oficializar o anão da fala fina.

    • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

      Dalebiba é árbitro e não treinador. hahahahah

      • wilson santos

        É arbitro, treinador, presidente e chefe de torcida…haha

        • Ilgo Wink

          quem será o bobo da corte?

          • wilson santos

            Essa é fácil…o Balgaço.

          • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

            boa… hahahahahaha

          • Rodrigo Mello

            Mas tem o filhote dele e candidato a substituto, o Lacerdinha. O JBFilho não emplacou como substituto.

  • Rezende

    O Serviço Nacional de Meteorologia informa:
    Constatada a formação de uma imensa tempestade à OESTE em São Paulo, próximo a cidade de Barueri.
    Este fenômeno SINGULAR, segundo as mais recentes simulações, se ocorrer com sucesso esta noite, tenderá a se deslocar descendo até Porto Alegre e estacionará sobre esta área, pelo menos, até o final do mês.
    OU no pior cenário simulado até o fim de 2018…

    • Rezende

      Infelizmente a sociedade cacique sinpofista cobra-coral fez uma dança da anti-chuva e a tempestade acabou se tornando uma mera chuva tropical…
      Empatinho xôxo para comemorar na GOETHE…
      Bem vindos de volta a séria A, cocôs…
      Ano que vem é o inverso “time de série B na Série A”… he he…

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Gilberto, acho que ano que vem é time de série ”C” no Z4 da ”A”, pois eles só tem goleiro, o olhe lá.

  • GremioSempre

    Torço e muito que o tão consagrado ídolo bermelho continue encolhendo a cabeça que nem tartaruga com braços de boneco de olinda no carnaval e fique por muitos e muitos anos pros lados do lago,devido a este elemento é uma das maiores causas da situação deles mas a soberba não os deixa enxergar, que siga la pelota !

    • Fabiano Adamy

      Contrato vitalício pro anão da fala fina!

  • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

    A queda do Guto é “gópi”… não vai ter “gópi” não!!! #VoltaGuto

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    A IVI CONTINUA MAQUIANDO E PROTEGENDO TUDO

    Ilgo, já escrevi aqui e vou relembrar que um reBBaixamento igual ao deles não acontece por acaso, pois é resultado da soma de uma péssima trajetória onde as várias gestões estavam cegas no percurso e não perceberam os tropeços:

    Começou em 14/12/2010 no Mazembaço, depois em sequência veio as contratações de Forlan, Dátolo, Bolatti, Scôcco entre outros gringos que lotaram o aeroporto e dividiram o vestiário do ”Reizinho de pano”, o sequestro do Oscar do SP, o ”quase” rebaixamento de 2013 onde a CBF os salvou no STJD junto com Flunimed, a venda do Damião que o Zini & Cia da IVI venderam várias vezes por 40, 45 e 50 mi de euros, mas saiu por 13 e o BBinter tinha só 30% …..

    ….. a goleada na Arena do Grêmio de 4×1 na surra do Álan Ruíz em 2014, a mentirosa proposta da China pro tal ídolo ”Reizinho de pano”, os dedinhos do Fabrício naquela noite do ”abafado” racismo vermelho, a surra do time do México naquele Tigraço da Libertadores ”dos gigantes”, a surra de cinco de 2015 no dia do Papai, os quatro casos de Doping do fim do ano 2015, a fuga do ”Reizinho de pano” em janeiro 2016 pulando de ”La Barca” prevendo o desastre para ir respirar no Ríver Plate e em casa …..

    ….. a mentirosa Liderança do Argel Fuk Fuk nas 5 primeiras rodadas do Brasileirão 2016, o Grenal onde o Douglas saiu bebendo cerveja de trator do Circo Remendado, as seguidas derrotas à partir daquele Trem das Onze, o Renato chegando, ajeitando a casa bagunçada e rumando ao título da CB, o desastre de Chapecó usado para virar a mesa pelo Carvalho da Swat, o Penta do Grêmio jogando uma bola redondinha na grama vistosa do vizinho, o reBBaixamento 4 dias após a festa do Pentaluppi em Porto Alegre …..

    ….. o amador caso Victor Ramos dos ”adevogádus vermelhos”, a violação e falsificação de email em PDF, a surra recebida no TAS, CAS, FIFA, CBF e STJD confirmando o reBBaixamento onde a multa era de no máximo R$ 100 mil, mas foram taxados por R$ 820 mil para não cair para a terceira divisão que era a punição prevista neste caso, o monte de mentiras da mídia, time grande não cai, será campeão faltando 5 rodadas, vai ganhar todas em casa, chegará 15 pontos à frente do 2º, vão se divertir na série B. Aqui se faz, aqui se paga.

    HÁ MALES QUE VEM PARA O BEM, E HÁ MALAS QUE VÃO À BELÉM

    • GremioSempre

      Boas lembranças e fatos Copião parabéns !

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Como esquecer tantas alegrias desde o Mazembaço ?????

        • GremioSempre

          Verdade kkk

    • Ilgo Wink

      Muito bom relembrar isso tudo

    • Fabiano Adamy

      Copião, estou impressionado.
      PQP!
      Que necrológio!
      Sem dúvida, tua melhor colaboração; essa, até o RW assinaria embaixo! (sem ironia)
      Vamos nos unir pelo TRI! DÁ-LHE TRICOLOR!

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Ilgo, só para relembrar o tempo de uma das poucas vezes que ”ainda” ouvi uma parte do Sala de Babação e o ”jornaleiro das ovelhinhas” do caso Tite (abril de 2003), Luiz H. Benfica & Guerrinha (da IVI) denunciaram aos 15m10s do programa de 03/01/2014, (Link abaixo) que tinham várias cagadas de vestiário que não eram publicadas por ”respeito à Direção do BBinter”, e a revelação de Guerrinha logo depois que Damião não ”se dava” com os estrangeiros do grupo na época, aí, Cacalo disse na mesa: ”ferve o caldeirão rubro”. (E se fosse no Grêmio?)

    http://videos.clicrbs.com.br/rs/gaucha/audio/radio-gaucha/2014/01/sala-redacao-03-01-2014/57915/

    Amigo Ilgo, tens uns ”coleguinhas” aí na mídia que são muito fracos e dizem até que alguns deles ”se vendem” em troca de ”pre$entinho$” por proteção ao clube e alguns jogadores, o que eu não acredito, mas onde há fumaça …..

    http://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/internacional/noticia/2013/07/dunga-se-irrita-e-ironiza-pergunta-sobre-datolo-tenho-o-pele-e-nao-sei.html

    • Ilgo Wink

      Não acredito em jornalista engavetado, mas não ponho a mão no fogo

      • Rodrigo Mello

        Eles são apaixonados mesmo Ilgo, anos sofrendo fez eles explodirem quando o Inter passou a vencer, os azarados foram o Balde e o Meneguetti, estes se declararam (como se ninguém soubesse) e o Inter começou a crescer que nem cola de égua, só para baixo.

        • Ilgo Wink

          Realmente, eles piraram. pensaram que ficariam eternamente por cima

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Nem eu ….. nunca. É impossível ser só paixão o que a IVI sente pelo BBinter, deve haver um imenso prazer também na C/C dia 05 de cada mês como insinuou certa vez o Guerrinha.

  • Rodrigo Mello

    Mas mudando um pouco de assunto e falando em Copa do Mundo, que lástima a tetracampeã Itália ficar fora da copa. Já o Brasil não conseguiu se sair bem no primeiro adversário realmente de peso que enfrentou, isto preocupa um pouco.

    • ATÉAPÉ

      Pois é, a Itália começou errando na escolha do treinador porque queria pagar pouco e não quis os top de linha, como Ancelotti. Qto ao Brasil, se não fizer mais testes fortes com europeus corremos o risco de ser surpreendidos na Copa. É bom Tite ficar de olho.

    • Ilgo Wink

      Olha, a Itália há anos pratica um futebol tipo ‘pontinho fora’.
      Até é bom que tenha ficado de fora
      Claro, tem a tradição , a camisa, mas fora isso é uma seleção que não evoluiu

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Também acho, Ilgo, pararam no tempo e o que é esse Treinador bastardo aí ????? Bah …..

      • Rodrigo Mello

        Paga o preço por ser um Campeonato de um time só, a Juventus, e também pelo seu futebol retranqueiro, mas espero que volte ao equilíbrio, este campeonato que sempre sabemos que a Juventus vai ser campeã já encheu o saco.

      • Fabiano Adamy

        Continuam acreditando no futebol que os fez ganhar em 1982;não evoluíram. Como gosto de futebol, não lamento nem um pouco. Se apenas tradição bastasse, o Renner deveria ainda existir.

  • ATÉAPÉ

    Enfim, renascidos do inferno da B, aí vem os vermelhos só prá tomar mais uma sova de 5. Muito azar prá vcs, 5CI.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Nico, acho que começamos a campanha do Tri Brasileiro de 2018 hoje a noite em Barueri, o que achas ?????

      • ATÉAPÉ

        Este ano é o Tri da Liberta. Ano q vem a prioridade tem q ser o BRA, se bem q é mais difícil priorizar um campeonato longo como esse.

  • ATÉAPÉ

    Extra, extra! Foi Ilgo um dos responsáveis pela vinda de Braian Rodriguez, Miralles, Diego Clementino, Júnior Viçosa e mais recentemente, Bobô, Negueba e Arroyo. Kkkkkkk!

    • Ilgo Wink

      Baaaahhhh

      • ATÉAPÉ

        Não resisti ao bullyng…. rs

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Negativo, posso te garantir que aipim para o Ilgo é só frito ou cozido (kkkkk).
      Ele gosta de atacante flutuando.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    ===========================
    AMIGOS, DANE-SE A ITÁLIA (kkkkk)
    ===========================

    https://uploads.disquscdn.com/images/19a4ae50735557a8b40cb0dc717e9de87f98743a4401d4c8ac4c44770cb46d24.jpg

  • Fabiano Adamy

    Belíssima coluna!

    • Ilgo Wink

      Belíssima opinião…
      rsrsrs
      Valeu, amigo

  • Ilgo Wink

    Nesta quarta, 17h, estarei na feira do Livro. Milton Jung vai autografar seu livro.
    Estarei com o Seu Algoz e mister cornetadorw. Depois, juntos, iremos à Arena. Quem viver, verá

    • Rodrigo Mello

      Boa equipe,tomara que deem sorte ao Grêmio contra o SP.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        E deram, o Ilgo levou o ”cachimbo da paz” (kkkkk).

  • Ilgo Wink

    Meu comentário no resenhatricolor.blog.br sobre o belo texto do Gustavo, que de certa forma sintetiza o que a maioria dos gremistas pensa.

    Parabéns, texto lúcido e inteligente. Esta temporada foi das mais difíceis, com muitos desafios e necessidade de optar qual o melhor caminho a seguir. Equívocos foram cometidos, mas todos, a meu ver, com a mira no alvo principal: a Libertadores. Todos no Grêmio trabalharam forte para atingir esse objetivo. Erraram e acertaram. A meu ver o pior foi perder jogadores como Douglas, Maicon, Bolanos e Pedro Rocha.
    Com eles, o título seria certo.
    Agora, vejo que ficou muito complicado, mas nada que não possa ser superado.
    Uma coisa é certa: foi um bom ano. O Grêmio conquistou a admiração de todos que gostam do bom futebol, bonito e ao mesmo tempo competitivo. Uma pena que a fase final da Libertadores não foi como nos outros anos. Como mostrou o Gustavo, o Grêmio atingiu o ápice de abril a agosto, período das fases finais da Libertadores em outros anos.
    Sim, este foi/é um bom ano. Que pode ser extraordinário. Falta pouco. Levo fé.

    • Rodrigo Mello

      Penso o mesmo quanto ao calendário, infelizmente para nós atingimos o ápice na época que em TODOS os outros anos se decidia a Libertadores. Mas por outro lado se não ganharmos a Libertadores o ano será um fracasso em termos do que poderia ter sido. Um bom futebol não ter sido premiado por uma conquista, rezo para os deuses do futebol nos deixarem comemorar alguma coisa.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Peraí, Tenente, e ”se” (o ”se” não joga) o título não aconteça, amigo, caso o Tri não venha, que é uma das poucas hipóteses, você vai fazer o que, virar colorado, ou vai continuar acreditando no teu time num ano tão positivo como tu não vias desde 2001 ?????

        Nunca esqueça que como você mesmo escreveu aqui várias vezes, é uma final, e não não vamos jogar sozinhos, haverá um grande e respeitado adversário do outro lado, não esqueça disso. Abraço.

    • Fabiano Adamy

      Concordo plenamente.
      Mas mesmo com esses desfalques não somos menos time que o Lanus. Se o título seria certo com eles, não posso afirmar, mas acho que se igualarmos ao estado anímico temos time para o tri.
      DA-LHE TRICOLOR, RUMO AO TRI!

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Nenhuma dúvida quanto a capacidade do Tri pelo planejamento bem executado até aqui, e mesmo que o Tri da América não venha, Fabiano, impossível não aplaudir este ano incrível, pois seria burrice não perceber que o futuro é tremendamente positivo nesse momento ao clube, pois isso é nítido demais. Abraço e acredito demais no Tri.

  • Walter Luis Borba

    Com todo respeito aos profissionais do Joranalismo, mas tem alguns que possivelmente recebe $$$ do Inter para falar bem do Inter.
    Assim como recebe para criar crise no Inter…

    O Dalpizol ontem na radio grenal insistia com a história que Renato vai para o Flamengo.

    Hoje nos jornais up Mampituba já li que o Rueda está prestigiado , inclusive, já tem lista de dispensa e reforços…

    Em 2015 não via isentos pautando o destino do Aguirre caso fosse campeão d a libertadores…

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Walter, realmente é visível todos os dias em vários setores das mídias muitos ”jornaleiros” negativando ”tudo” no Grêmio, até vitória de goleada, e positivando qualquer ação e atitude do BBinter, inclusive em derrotas ou em qualquer outro assunto que venha de lá.

      Lembro que o Grêmio inaugurou a Grêmio Rádio Umbro e a Grêmio TV à partir de 2007 ou 2008, e quando em 2012 o clube fechou contrato com Sportv/Globo para transmitir ao vivo para 71 países em dezembro a linda cerimonia de inauguração da Arena com uma cota recebida bem maior, a RBS fez beicinho por causa do Novelettu’s/Gauchitu’s que queria fazer uma transmissão regional somente para o sul do Brasil por se tratar de uma ”coisa nossa”, aqui da terrinha.

      Tudo isso desencadeou uma onda contra tudo e contra todos os assuntos Gremistas no RS, mas sempre à favor do BBinter, e até o Ricardo Wortmann do Corneta do RW criou um Blog em janeiro 2012 de Resistência a IVI exatamente para combater essas sandices das mídias de Porto Alegre, e sabemos que eles sobrevivem dos dois o tempo todo, e o Romildo não dá moleza à eles.

      Vejo que muitas coisas ”ne$$e $entido” começou à partir da chegada do Fernandinho Beira Rio em 2002 para iniciar com o calote no Paysandu no jogo de Belém que salvou a pele deles mais uma vez naquela época, e o Dunga em julho 2013 denunciou isso numa entrevista, está registrado aí.