Grêmio vira o jogo com maturidade e determinação

Teve a falha de Grohe no gol do Fluminense logo no início – antes de algum jogador suar a camisa -, os dois gols de Lucas Barrios, um autêntico ‘fazedor de gols’; a atuação exuberante de Luan; o desempenho estupendo da dupla Geromel/Kannemann – vacilo apenas no gol do adversário -; o gol de Arthur, a descoberta do ano; e, claro, a arbitragem que deixou o pau comer e permitiu a caça a Luan, e que, espertamente, só passou a usar o cartão amarelo quando o jogo já estava decidido.

Eu poderia me deter nesses aspectos do jogo, mas fico com algo maior, mais abrangente, algo que dá ao torcedor gremista – não a todos, claro – a convicção de que o Grêmio está se revelando um time maduro, consciente de seus problemas e de suas virtudes. Afinal, largar sofrendo um gol logo aos 4 minutos, de um time forte como o treinado por Abel Braga – e ter serenidade e determinação para buscar o empate – com o juiz conivente com a violência dos cariocas,  e depois virar, podendo ainda aplicar uma goleada, não é pouca coisa. Não é pra qualquer um.

Se tivesse havido um resultado negativo do Grêmio – previsto pelos que não confiam no trabalho de Renato e da diretoria de futebol – o discurso nas redes sociais seria marcado mais uma vez pelo mantra da ‘terra arrasada’, que nada presta e tudo precisa ser mudado. Não faltariam aqueles, sempre os mesmos, para dizer que Renato havia levado um nó tático.

Curioso, quando o Grêmio ganha, ninguém diz que Renato deu o tal ‘nó tático’. No caso, seria o festejado e endeusado – aqui na aldeia – Abel Braga, que só parou de mascar chiclete quando sofreu a virada.

GOLS

A virada começou com Arthur invadindo a área depois de tabelar com Barrios. Ele driblou o goleiro com a tranquilidade de um veterano e empatou.

No segundo tempo, outro gol de jogada ensaiada de um técnico que ‘não treina, só quer saber de jogar vôlei’. Luan cobrou, Kannemann desviou para a segunda trave, onde apareceu Lucas Barrios.

O terceiro gol começou com Éverton, que viu Cortez. E este, com visão de jogo e precisão, cruzou na medida para Barrios dominar e meter a bola no canto oposto ao do goleiro.

Quero registrar que ali pelos 18 minutos do segundo tempo, jogo ainda indefinido, houve pênalti em falta cometida sobre Léo Moura. 

INTER

Já o Inter perdeu para o Palmeiras. Foi 1 a 0. Para um time da série B, pode-se dizer que perder por 1 a 0 não chega a ser mau resultado.

O Palmeiras, festejado por muitos aqui na aldeia – não por mim – penou para bater o time da segundona, revelando que não está com essa bola toda.

Digo mais, o Inter tem todas as condições de reverter na volta, no Beira-Rio. 

Se gostou, compartilhe!

  • Humbertosm

    Manchete de parte da torcida: “Mesmo sem treinador Grêmio vira o jogo e mete 3 no Fluminense”.

    • Ilgo Wink

      ehehehehe
      pior que tem gente assim

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      É, Humberto, a urubulândia é dose (kkkkk).

  • Davi Calil

    Fecho contigo, tamo no caminho Ilgo. Basta corrigir, de novo, a bola aérea defensiva. Feito isso, brigaremos por títulos novamente. Dalhe Grêmio.

  • Ricardo

    Bah, o goleirinho conseguiu perder no alto prum cara menor que ele, que saiu dois metros atrás de onde ele estava… lastimável…

    Grande momento do jogo foi a hora que o Ramiro levantou um adversário depois deles fazerem umas 8 faltas de cartão que passaram batidas. A partir dali o juiz começou a apitar normalmente…

    Só o Pedro Rocha e o goleiro que estão mal. O resto do time, mesmo remendado, tá jogando redondinho…

    • Rezende

      Ricardo a falha no gol do Fluminense INFELIZMENTE foi do Geromel que não acompanhou quem ele tinha de marcar, o Renato Chaves do Fluminense. O replay mostra claramente que o jogador do Fluminense entrou pelo segundo pau atrás do Geromel e passou entre Grohe e Michel se antecipando na jogada. Geromel ainda tentou passar por trás do Grohe para alcança-lo mas chegou atrasado.
      O Grohe foi surpreendido e ficou perdido pela antecipação…
      A falha maior foi do Geromito…
      Os mitos também falham humanamente…

      • Ricardo

        Aí que está: me pareceu bem claro que o Michel não acompanha porque o goleiro estava bem posicionado. E dessa vez ele até tentou, pra não repetir o que fez contra o NH (fugir da bola), mas faltaram impulsão e braço.

        • Ilgo Wink

          Grohe errou, mas tem atenuante. o cara cabeceou sem marcação

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Ilgo, tem goleiro que é bom embaixo da trave, tem goleiro que é bom embaixo da trave e na pequena área, outros embaixo da trave, na pequena área e domina a grande área, e o goleiro completo que é bom embaixo da trave, na pequena e grande área e ainda é líbero jogando muito com os pés dentro e fora da área.

            O Marcelo Grohe com 30 anos terá sempre meus respeitos por estar no clube desde o sub-15 de 2001 e a 12 anos no grupo principal, mas é apenas um goleiro comum, e para quem teve Leão, Mazzaroppi e Danrlei é difícil aceitar o Grohe em 100%.

            Ainda acho que ele pode melhorar trocando o treinador de goleiros, pois tem defeitos nas bolas aéreas e na reposição de bolas com os pés em todos os quesitos.

        • Rezende

          Michel estava na marcação de outro jogador. A marcação do Renato é individual e quem estava encarregado do Renato Chaves no jogo inteiro era o Geromel. É só assistir o VT.
          O erro foi ANTES do Grohe e do Michel deixarem o jogador do Fluminense passar LISO entre os dois sem levar um trancaço para desestabilizar/atrasar e dar uma chance do Geromel de se recuperar na jogada.
          Quando ele passou LISO, BABAU… Gol do Fluminense pois não tinha ninguém no primeiro pau…

      • Arthur J

        Aliás, o próprio escanteio surgiu de uma furada em bola do Geromito…

        • Marcos lena

          tenho uma teoria e muito medo de escanteios dados de graça. Quase sempre resultam e gol do Adversário.

      • Luis Augusto Waschburger

        Não concordo. O goleiro estava no cara. O goleiro, podendo usar as mãos, não pode perder pra um cara de cabeça….
        Grohe tá tentando sair do gol… mas ainda vai ter que treinar muito

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Concordo, Luis, nenhum grande goleiro toma gols de cabeça dentro da pequena área com tanta frequência, é falta de treinamento e aprimoramento.

        • diego amaral

          Exato. Na pequena área, tem que pular com o joelho no nariz do atacante. Falta malandragem pro Ghroe tbm, até em pelada se sabe que encostar no goleiro dentro da pequena área o juiz da falta. Ghroe tem que trombar mais na pequena área.

  • diego amaral

    Muito satisfeito com a raça do time. Renato não é um Brastemp mas também não é uma CCE. Pedro Rocha horrível, merece sair urgente do time. Léo Moura e Michel foram mal hoje. Restante do time foi muito bem. Nossa dupla de zaga e centroavante estão excelentes. Ghroe fraquíssimo, toda bola que vai em gol entra. Temos que contratar um 5 urgente. Levo fé em coisa grande esse ano de novo.

    • Ilgo Wink

      Diego, quem é brastemp na tua opinião?

      • diego amaral

        Tite, Sampaoli, só pra ficar nesses 2. Esses são Brastemp. Renato seria uma Consul.

        • Ilgo Wink

          Quem é melhor que o Renato e viável para contratar se for o caso?
          Caso Grohe, quem poderia ser contratado?

          Melhorou: de CCE subiu para Consul. Nem sei se a CCE um dia fez geladeiras

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Ilgo, no caso do Renato já sabes a minha opinião, mas durante a ascensão do Marcelo Grohe à partir de 2011 e 2012 eu vi passar algumas boas oportunidades como a volta do Cássio ao Brasil, o surgimento de Danilo Fernandes no Sport, Wewerton no Atlético-PR, Muralha no Figueirense, Gatito Fernandes no Figueirense sendo que todos ”hoje” tem 29 anos entre outros, e o Marcelo Grohe com mais de 30 anos ainda sofre críticas.

          • diego amaral

            Ilgo, eu não disse que era CCE. Disse que está entre Brastemp e CCE. Ñ é o melhor e nem o pior. Está na média. E eu não quero sua,saída, só não acho que é acima de críticas. Critica_lo não quer dizer que queira sua saída.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            De pleno acordo, Diego, pois ele acerta e erra como todos os outros treinadores, porém, acho que o Ilgo quis se referir a Urubulândia que só o criticam e não enxergam nenhuma virtude em suas conquistas e trabalhos.

  • Ricardo

    Ah, Ilgo, o MAURÍCIO SARAIVA entrou no Troca de Passes depois do jogo e falou que o Renato foi bem melhor que o Abel. Não falou “nó tático”, mas me surpreendeu… foi a primeira vez que vi um IVI elogiando o Renato.

    • th_albornoz

      Ia ser demais até prá ele não reconhecer que o time jogou bem ontem. mas ele estava louco prá achar defeitos no time ontem, durante a transmissão.

      • Ilgo Wink

        eheheh
        bom mesmo é o Inter…

        • th_albornoz

          Um time de segunda divisão que perdeu só de um, contra ainda por cima, pro campeão da primeira do ano passado. Um feito épico. Podem mandar os reservas prá cá no segundo jogo.

    • FePoa

      O Mauricio é um dos menos intransigentes da IVI, mas é ivi, heheheh

    • Ilgo Wink

      Ricardo, se não elogiar Renato depois de uma vitória como essa aí tem que internar. Mas deve ser difícil para alguns (gremistas e colorados) elogiar o Renato. Deve doer

  • Rezende

    Um grande jogo na Arena do Grêmio, hoje vi os paulistas no Linha de Passe ironizando os problemas de ataque do Palmeiras contra o BInter lembrando os dois gols do Barrios no Grêmio.
    E lembrando que ele já fez no Grêmio este ano mais gols que na melhor temporada dele no Palmeiras ! UMA DELÍCIA !!!
    Me surpreendi com a atuação do nosso adversário de domingo no Chile e a consequente eliminação dos URUBUS CARIOCAS, OUTRA DELÍCIA !!!
    Tomara que o degaste no Chile tenha sido pesado pros cascudos do Patético-PR e pese para eles no DOMINGO…

    Voltando ao Grêmio as tabelas entre Ramiro, Arthur, Luan e Léo Moura estão fenomenais e o trabalho de centro avante do Barrios é nada menos que espetacular…

    Pedro Rocha continua jogando taticamente muito bem mas as falhas de arremate estão matando ele.

    Neste jogo Cortez PARECEU que está mostrando em campo que sua alegação de que ele melhorou no aspecto defensivo no Japão tem mesmo fundamento.
    Se ele manter este PLUS ofensivo sem pecar lá atrás ele se torna uma ameça real tanto para a titularidade de Marcelo Oliveira tanto quanto para a opção preferencial de Renato por Pedro Rocha sobre Éverton (como no terceiro gol).

    Se Everton começar a criar mais jogadas com Cortez e começar a acertar as bolas a gols que Pedro Rocha teima em desperdiçar a ALA ESQUERDA do Grêmio pode ser mudada em breve para Cortéz e Everton…

    Eu já disse isso Pedro Rocha parece ser talhado para ser secretário do Marcelo Oliveira e Éverton é mais atacante e deve “casar” melhor com Cortez numa ala esquerda para lá de ofensiva…
    SE o Cortez não fraquejar na função defensiva o Grêmio vai aumentar o seu volume de jogo ofensivo no geral e o time jogará no ataque MAIS EQUILIBRADO NOS DOIS LADOS DO CAMPO…

    Esta é a minha PRINCIPAL expectativa neste mês sem o barbudinho…

    • Arthur J

      Olha, vou dizer que no começo do jogo estava sentido saudades do Av. Oliveira, pois o Cortês errava tudo. Aliás, ele e o Leo Moura fizeram um primeiro tempo muito abaixo.

      Mas, ele cresceu no 2o tempo. Como bem falou o Renato, ele sentiu a falta da ritmo de jogo.

  • Fabio Scheffer

    Eu até entendo a paixão tática que o Renato tem, e que o Roger tb tinha, pelo Pedro Rocha. O guri cumpre bem ordens, é bom jogador, tem estrela…
    Mas precisa urgentemente​ dar um tempo pra aprimorar os fundamentos de conclusão. É muito arriscado ter no time um cara que perde tanto gol.

    No mais boa atuação do time por completo, com destaque para Artur se afirmando, Luan mostrando muita disposição e Barrios sendo eficaz.

    Esperando agora o retorno do Miller pra jogar na do P.Rocha, enquanto o Luan permanecer, do Maicon pro lugar do Michel, e ver a direção reforçar o elenco para um restante de ano longo e puxado.

    • Alexandrebg

      Fabio, respeito tua opinião mas vejo o Pedro Rocha melhor a cada jogo. Ele está no lugar certo, na hora certa, em várias oportunidades! Tantos gols perdidos comprovam isso. Concordo que precise controlar sua afobação na hora de concluir, dar aquela olhada para o goleiro antes de finalizar, mas não concordo com sua opinião de tirá-lo do time neste momento.
      Abraço.

      • diego amaral

        Sério? Imagina quando piorar…2 gols em 5 meses.

        • Alexandrebg

          Tento ver o que o jogador produz para o time. O quanto é fiel ao que o treinador solicita… Não avalio ele, embora seja atacante, apenas pelo número de gols marcados.

      • Fabio Scheffer

        Também vejo importância tática do P.Rocha, joga pro time e tal.
        Mas agora imagina no lugar dele um cara que possa realizar parte dessas funções defensivas aliando com muito mais competência ofensiva.
        Acho que é isso que o Renato deve buscar. Abç

  • Nilton Oliveira

    Barrios no seu primeiro gol só teve o trabalho de empurrar para dentro. No outro contou com a ajuda do zagueirão burro que não avançou para dar o bote.
    Pedro Rocha para mim é titular desse time. Com o retorno do Bolaños quem devia rodar era o argentino/paraguaio. Mas isso acontecerá? Evidente que não.

    • diego amaral

      Meu Deus, é gostar de sofrer.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Bah, Nilton, qual treinador inteligente no mundo tiraria o Barrios do time nos últimos 11 jogos com 9 gols ?????

      Pedro Rocha é prata da casa, bom jogador, mas erra na hora exata de confirmar seu talento e será banco do Miller Bolaños naturalmente.
      Evidente que sim

      • Nilton Oliveira

        Pedro Rocha fez os gols do título da copa do brasil. Quero ver o Barrios fazer gols realmente decisivos e que não sejam praticamente sem somente empurrar a bola pra dentro. Por enquanto, pra mim, é um Barcos melhorado.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Ainda bem que é só pra você, amigo. Que bom isso.
          Pedro Rocha fez 2 gols em 5 meses, é pouco, pois perdeu mais de 15 e isso é falta de capacidade.
          Por isso eu disse que ele tem futuro, pois é jovem, mas nesse momento é banco do Bolaños naturalmente e sem nenhum esforço. Barcos é uma mentira.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Ilgo !!!!!

    Muito bom o conteúdo mesmo que venhas apimentando (ah, se fosse o Copião, hein !!!) com algum sarcasmo o assunto que parece virou praxe aqui no teu Boteco: os eternos críticos do Bolzan e Renato.

    Mais uma vez, gostei do time como um todo e se confirmou que o Grêmio gosta de jogos cascudos com times que jogam e deixam jogar mesmo quando apelam para as faltas em excesso como fez o time do Abel no jogo de hoje.

    A vitória foi boa, porém, é evidente que falhamos no gol que levamos em bola aérea mais uma vez, pois goleiro nenhum pode levar gol de cabeça dentro da pequena área em hipótese alguma e as finalizações pífias, fracas e sem qualidade nenhuma do Pedro Rocha hoje se esgotaram definitivamente e isso que alguém falou durante a transmissão que ele treinou exaustivamente na 2ª feira conclusões em arremates à gol, mas deve ter sido novamente com bolinhas da sagu. Imagine se ele não treinasse tanto as finalizações.

    Léo Moura foi importante, mas junto com Michel ficou abaixo dos demais que fizeram uma ótima partida tendo o Arthur e Barrios uma harmonia que parece ter 2 ou 3 anos de convivência de tão perfeita, que jogadores.

    Luan, Ramiro e Cortez, foram muito bem e nossa dupla de zaga foi perfeita com o empenho e força de sempre além do time todo ter mostrado uma boa resposta após ter levado o gol cedo atuando com tranquilidade em busca da vitória o tempo todo. Foi mais um jogo bem jogado em sequência contra um grande e bom time.

    O nosso ano realmente promete mesmo que ainda persistam aqui no Boteco uns poucos ”ventos contrários”, e fico imaginando nosso time tendo as voltas de Edilson, Maicon, Bolaños (no lugar do fraco Pedro Rocha urgente) e Douglas quando deveremos consolidar esta fase e crescer mais ainda. Vamos confiando, pois o momento é muito bom.

  • Heraldo

    Como é bom ganhar bem e de virada, impressionante o que tá jogando bem o Arthur e também o aproveitamento do Barrios 2 chutes e 100% de acerto.

  • Deny Camargo

    Que jogador esse Barrios. A cada toque que ele dá na bola é uma pifada (aliás pifa bem mais que o Douglas) deixando o companheiro na frente do goleiro ou um gol.

    Guardadas as devidas proporções lembra muito o Romario. Aliás aquele último gol dele dos atacantes que vi jogar (acompanho futebol desde 94) só ele e o baixinho fariam.

    Quando o Bolanos voltar a esse time o Grêmio vai ter plantel para encarar qualquer time da América.

    Não sou ufanista, mas dificilmente esse time do Grêmio vai deixar de ganhar algo esse ano. Basta continuar com o pé no chão.

    • Ilgo Wink

      meu título deste ano eu já ganhei: ver o Inter disputando a segundona.
      Mas concordo contigo, vem mais título por aí

      • Deny Camargo

        e podem cair pra C ainda kkkkkkkkkkkk

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Deny, acho que eles vão comprar e$$a parada e $ó a$$im eles não vão para a ”C”. Aguarde.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Perfeito, Deny, parece que o Barrios está do time a 3 anos seguidos, e como disse o FePoa, ele é um semi-aipim, pois joga dentro e fora da área, tabela, pifa e conclui com muita exatidão. Titularíssimo.

  • Deny Camargo

    Ps: eu já sabia que o Palmeiras seria a maior decepção do ano quando empataram com a Chapecoense que não fazia nem 2 semanas que estava treinando. Esses times cheios de estrelas dificilmente dão certo.

  • Francisco Coelho

    Uma partida bem complicada inicialmente onde erros de passes devolviam a bola constantemente ao adversário. Alguns jogadores com boa atuação na partida anterior não repetiram principalmente as laterais e a volancia. Arthur manteve e foi premiado com um belo gol.

    Já o JACARÉ voltou a ser mais do mesmo. Urgente uma reavaliação de métodos e a substituição para preservar e recuperar ou a substituição definitiva.

    Não houve nenhum NÓ Tático. Partida normal entre 2 camisas históricas.

    Luan ao reter demasiadamente a bola está sendo caçado em campo. Está procurando o confronto físico e pode virar saco de pancadas. Necessita de mais parceria para tocar e receber evitando o contato para finalizar melhor. Miller é no meu entendimento o melhor finalizador de média distância.

    Esta oscilação de alguns é preocupante e mesmo com uma boa vitória tem de ser muito bem avaliada pois regularidade é fundamental.

    No mais é trabalho e treinamento. Assim como “descobriram” o Arthur olhando a base vão encontrar muitos outros…

    Bota meia Renato…

    • Francisco Lanferdini Serafini

      Concordo sobre o Luan. As vezes (sempre), ele tenta o mais complicado e por isso esse número aborrecedor de jogadas que morrem nos seus pés. Segurar muito a bola é um desses defeitos.

  • Pedro de Lara

    A primeira vez sem OS 3 BARBADOS.
    O que pode(ria) significar isso??

    Te amo Renato!!!

    • Ilgo Wink

      Teu amor não dura resiste a uma derrota. Tu é volúvel e interesseiro, ehehhe

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Só isso ????? (kkkkk).
        Deve ser culpa do Copião de Tudo, Ilgo, e seus 5 ou 6 fakes conforme ”dizem” por aqui ….. que fase.

        Ainda bem que tu sabes com quem estás lidando, amigo (kkkkk).
        Oremos !!!!!

  • Alexandrebg

    Ilgo, falaste tanto no tempo que estávamos sem fazer gol em cobrança de escanteio, que eles começaram a sair…
    Sugiro que faça o mesmo agora com cobranças de falta…

    • Ilgo Wink

      esses gols são fruto de treinamento, de orientação do treinador

      • Alexandrebg

        Com certeza Ilgo!

  • FePoa

    Tinha gente apressada que falava que o Lucas teria que ir para reserva né Ilgo, quando da volta dos titulares, todos, acometidos de lesão…Enfim, sou fã de atacante (9) com faro de gol e não tenho predileção se ele é aipim, considero Lucas Barrios semi -aipim, Não gosto do 4231. Lucas é o mais lúcido na frente do gol, nem o papa-léguas é tão efetivo…ele, na esquerda, é tão comum quanto o Fernandinho…é jogador pra entrar quando os defensores e volantes do time adversário se encontram cansados. Tipo Everton, jogadores de características parecidas, nada de luz ofuscante. Partida madura. Agora, penso o seguinte, se o Grêmio após o gol mostrou uma objetividade que ainda não tinha demonstrado no jogo, porque não partiu a ponto de deixar o Flu tonto? Eles tiveram uma supremacia no inicio. No meio campo todo rebote era deles. Se o Grêmio tivesse imprimido a velocidade e objetividade antes de tomar um gol, o que é sempre possivel, com nosso goleiro que parece frágil e não entra rachando com o joelho como a maioria dos goleiros fazem, o susto não teria sido grande. A defesa do Fluminense, é o ponto fraco do Abel, poderiam dar uma blitz e quem sabe não ter tomado gol. Ontem pelo Grêmio, Grohe e Leo Moura destoaram. Arthur, é imposição….quem sai, eu não sei. Esse rapaz, é uma mina de ouro. futebol moderno, Hoje escutei Tarciso pela manhã, falando que o Ramiro lembra o Paulo Isidoro pela movimentação e doação ao time…Mustos, se vier, é o 5 para jogar com o Maicon….jogador com a fibra do Kanemann, ponto pra nós. Nosso goleiro é limitado. Fato. Leo Moura será bancário, não tem como não ser. Problemas bom para o pai da Carol.

    • Ilgo Wink

      Lucas ganhou seu lugar no time titular com gols e boas jogadas, lances de inteligência
      Ele parece identificado com o Grêmio

      • FePoa

        te rendeu ao aipim moderno agora ? vais tomar botinada no boteco, kkkkk

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          kkkkk, mas é que o Barrios é semi-aipim (gostei dessa), pois joga sempre para o time com muitas assistências e parece que ele foi lapidado pra jogar no Grêmio, pois o cara está muito à vontade e preciso nas conclusões. Show.

      • FePoa

        e passou a receber bolas pelos lados e na frente…algo que o Roger nao conseguiu implantar…na boa, a parceria dos centroavantes estava fraca…

  • Francisco Lanferdini Serafini

    Não assisti ao jogo da forma que eu queria (no bar, alternamos entre os dois jogos da dupla), então não posso falar muito do futebol em si.

    Mas quando o Grêmio tomou o gol, novamente por uma falha bisonha da bola aérea, eu pensei que não tinha mais volta, tanto que voltei a beber, hahaha.

    Mas a virada, sendo ela realizada por 3 belos gols, me animaram. Sinceramente, era isso que eu estava querendo ver: o time submetido a uma situação crítica e reverte-la.

    Digo isso, pois o futebol do Grêmio não estava muito convincente esse ano. Até então, foram jogos no ruralito e contra os times fracos do grupo da Libertadores. Ontem era um jogo importante, em que fazer resultado se fazia necessário. E o Grêmio o fez.

    Realmente, estou satisfeito.

    Pelo que li, o Grêmio pecou em outros lances, tal como gols perdidos pelo Pedro Rocha e jogadores abaixo da média, como o Léo Moura. Isso indica que existem ainda situações pontuais que devem ser corrigidas para o time render ainda mais.

    Teremos mais uma prova dentro de 15 dias lá no Rio. Se a classificação vier com sem sustos, bah, aí é de se animar (ou se iludir, hehe) realmente pelo hexa.

    • Ilgo Wink

      Pedro Rocha perdeu apenas um gol. Vi mais mérito do goleiro do que erro do PR

      • Francisco Lanferdini Serafini

        Não vi nem o lance ainda. Vou dar uma pesquisada.

        E a propósito, dessa vez, o comentário foi, hehe.

        • Ilgo Wink

          ótimo

      • Ricardo

        Uma coisa: não dá pra comparar o Pedro Rocha com os atacantes (Luan, Barrios, Miller). Ele tá jogando como meia aberto, no 442 tradicional (que praticamente nunca foi usado no Brasil e que o torcedor tem dificuldade imensa em compreender, inclusive aqui neste site, pela ausência dos nossos tradicionais meias exclusivamente ofensivos ou defensivos). Tem que comparar com quem faz a mesma função dele, no caso o Ramiro, pela direita, Léo Moura e Fernandinho jogaram por ali, Everton entra pela esquerda também. A velocidade do time é praticamente ditada por eles. Ano passado ele revezava com o Luan durante o jogo, mas agora ele está fixo ali. Com a volta do Miller, provavelmente o Luan vá para essa meia-ala esquerda, tem que ver se o time não vai ficar muito trancado…

  • Arthur J

    Não chegaria a dizer que foi um nó tático, pois acredito que a estratégia do Fluminense era marcar forte e sair nos contra-ataques. O gol cedo deles facilitou essa tática.

    Aliás, no 1o tempo o Flu conseguiu anular bem o ataque do Grêmio, mas também não criou perigo (tirando o gol). Foi um 1o tempo equilibrado.

    O 2o tempo o Grêmio dominou, principalmente porque os 2 laterais subiram de produção. O Flu também não conseguia mais marcar pressão como no 1o tempo.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Vimos o mesmo jogo e só acrescento que o Grêmio sentiu o gol cedo do Flu aos 5 min e empatou aos 17, mas concordo

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    kkkkk …..

  • Walter Luis Borba

    Fiquei satisfeito com o Grêmio ontem.
    O time do Abel é muito rápido, foi um ótimo teste para o Grêmio, acho que esse ano não tínhamos enfrentado um time com as características do Fluminense.

    ———–x————

    O Inter está na dele, time pequeno que joga contra os GRANDES fazem uma copa do mundo.

    ————x———–

    Decepção mesmo é o Flamengo.
    Não classificou num grupo com Universidade Católica – Atl Paranaense e San Lorenzo.
    Com todo respeito aos demais times.

    Flamengo era muito mais time.

    ————x———-

    Libertadores não tem grupo fraco. Muito embora a mídia tenha taxado o grupo do grêmio fraco.

    Iquiqui – Campeão Chileno.
    Guarani – Vice paraguaio.
    Zamora – Bi Campeão Venezuelano.

    Ou seja, grêmio é líder num grupo onde jogou contra os campeões de seus países.

  • Andre Peixoto – Sarandi/RS

    Buenas…
    Dia corrido hoje. Só agora consegui ler e comentar aqui.
    Grêmio fez uma baita partida ontem. Levar um gol no início abalou o time. Errou passes fáceis, se perdeu totalmente. Mas aos poucos foi se impondo até o gol do Arthur. Quando vi esse guri num jogo sub não sei o que (acho que era Copa do Brasil da categoria) fiquei impressionado com a categoria e facilidade com que joga. Na época era o Giuliano que atuava e imaginava o Arthur na função dele. Os que destoaram, na minha opinião, além do Pedro Rocha, foram Leo Moura e Michel. Acho que o Leo Moura caiu na real, infelizmente. Barrios é o fazedor de gols que queríamos. Atacante tem que fazer gols. Nas 2 chances que teve, guardou. Titularíssimo. Creio que, com a volta do Miller, Peter Rock saia. Luan me provou ontem porque erra tanto. Pois se apresenta sempre pro jogo. Não se omite. Erra porque tenta. Fica exposto. Ontem foi muito bem. A dupla de zaga talvez seja a melhor do Brasil. Cortez foi bem também. Esteve mal no início mas depois melhorou muito. Quero dar uns 5 jogos prá ele para poder analisar bem o desempenho. Não gosto de avaliar por 1 jogo.
    Ahhhh, o Flu é um time muito bom. Bem treinado, toques rápidos, deslocamentos. Vai incomodar nesse Brasileirão, pois acho que na Copa do Brasil já era prá eles.
    A ivi disse que o Inter volta vivo. Se esqueceram que se levarem 1 gol terão que fazer 3. Portanto, jesus os chama…

  • Francisco Coelho

    Estava dando uma olhada na partida entre Flamengo x Avaí pela semi da sub 20.
    Que inveja me deu das torcidas dos 2 Clubes. O golaço que o Flamengo marcou é de sair e pagar novo ingresso…
    Nem vou assistir o segundo tempo para não sentir mais raiva da administração da nossa base. Melhor dizendo é das administrações pois mudam tanto e sem chegar nas finais faz tempo…

  • Pedro Cunha

    Dois gols de jogada ensaiada. Há quem não goste do treinador, enfim…

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Pedro Cunha, acho isso normal, pois como diz o Patrono aqui é um espaço democrático de ”bate & debate”, mas se você bater, eles não gostam porque aí apelam para ”debater”, porém, serão eternamente minoria, graças à Deus.

      Teve um momento ano passado logo após a classificação nos pênaltis contra o Atlético-PR que uma Maricota dessas veio aqui criticar o nosso ”Treinador” e eu perguntei qual seria a opção dando cinco nomes: Argel, Falcão, Roth, Lisca e o Racista Zago, e o cara queria me linchar (kkkkk). Como diz o RW: É dose.

  • nelsongz

    Todos concordam que Pedro Rocha está fazendo poucos gols em 2017 e perdendo muitos.
    Com a volta do Miller, na minha opinião e da maioria, quem deve sair é o Pedro Rocha.
    Entretanto, vejam esta interessante estatística dos três jovens atacantes gremistas mais comentados (média = minutos/gols; Luan fez mais gols, mas a melhor média do total dos três anos é do Pedro Rocha; portanto, para aqueles que acham que ele é um grande perna de pau, sejam mais tolerantes com a titularidade dele):

    Jogador 2017 2016 2015 3anos
    minutos gols média; minutos gols média; minutos gols média; média
    Luan 1550 6 258 4647 12 387 4669 17 275 310
    P Rocha 1332 2 666 2526 12 211 2511 9 279 277
    Everton 755 1 755 3038 8 380 1054 5 211 346

    • nelsongz

      Desculpem, mas não consigui fazer a tabela manter a formatação.

      • nelsongz

        ops, consegui…

  • Alexandre Sanz

    Leo Moura e Michel, foram bem na minha opinião, vi o VT da partida e me pareceu que principalmente o Michel deu maturidade ao meio campo, o Léo da regularidade e experiência, entendo a opinião de alguns de crítica a eles nos primeiros 20 minutos, onde quase todos, inclusive o Arthur, foram muito mal, fluminense surpreendeu o grêmio, começou o jogo marcando em cima e atacando como se fosse o mandante, aos poucos o Grêmio equilibrou, principalmente através dos desempenhos de Leo Moura , Michel e Arthur, sem esquecer que os zagueiros passaram a ganhar todas as divididas.

  • diego amaral

    Pra quem defende o Pedro Rocha, Barrios ou Bolanhos tem que ser reserva do P.R., é isso mesmo?

    • nelsongz2

      Eu defendo o Pedro Rocha como um jogador útil, muito útil, ao time do Grêmio. Entretanto, como escrevi há uma hora atrás, ele deve sair do time titular, com a volta do Miller.
      Barrios, Luan e Miller são titulares absolutos, sendo Pedro Rocha a primeira opção na falta de um deles.

  • diego amaral

    Entendi. P.R. e Everton são boas opções pra entrar no segundo tempo. Beto Silva pode ser uma boa opção também, se conseguir jogar.

    • Lucas Eduardo Pavão

      Difícil, pois é canela de vidro, tomara que não seja o Segundo Fábio Aurélio. Os dois primeiros excelentes para segundo tempo qdo o adversário ta mais cansado.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Sim, Lucas, vide resposta acima ao Diego sobre atleta com base.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Diego, o Beto Silva e Maxi Rodrigues sofrem o mesmo problema porque não tiveram evolução atlética física e muscular adequada desde a base, mas o Beto está à frente do Maxi nesta questão e é mais jovem.

      É por isso que o Maxi, por exemplo, teve cinco grandes oportunidades na carreira e não decolou em nenhuma no Grêmio, Vasco, U. de Chile, Penharol e Grêmio de novo.

      Segundo os especialistas, é uma questão muito importante na formação do perfil atlético do jogador desde a base considerando que de uns 25 anos pra cá, o choque físico aumentou muito no futebol.

  • Gabriel

    Algumas coisas ficaram evidentes quarta, a primeira é que o Luan mal é melhor que a maioria dos Zé Ruelas que jogam por aí.
    A segunda é que temos nove e ele não é aipim, sai pro jogo , dá assistências e se não me engano não fez nenhum golinho de cabeça – tudo com os pés.
    A terceira nosso goleiro não sabe sair do gol e quando tenta nos compromete

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Perfeita visão, Gabriel.

  • Fabio Scheffer

    Everton Ribeiro negociando retorno da Arábia com Flamengo (que já tem Diego e Conca) e São Paulo (que só tem o Brasileiro pra disputar).
    É jogador caro, mas imaginando uma possível substituição pro Luan esse seria um nome a altura.
    E.Ribeiro armando para a dupla Barrios e Miller na frente seria mortal !!!

    • gremiocampeaomundial

      Caro demais e bola de menos.

      É importante sanear as finanças do clube e é mais importante ainda a parte onde diz “bola de menos”. Vai por mim.

      Não dá pra gastar dinheiro (nenhum, nem me refiro à fortuna do ER) com acréscimo de pouca qualidade. Temos igual ou melhor no elenco. ER fez uma onda naquele Cruzeiro encaixadinho de 2013-14 e só.

      Sinceramente, não vejo carências hoje no elenco, nem jogador “sobrando” no futebol pra contratar. Pega o dinheiro e guarda. Hoje não tem, amanhã pode ter e aí a gente gasta.

      • diego amaral

        Discordo solenemente. Temos um bom time e só. Nosso grupo precisa encorpar, 2 a 3 contratações de qualidade são bem vindas. Essa história de guardar dinheiro eu não levo fé, deoois some, como sempre. Sou a favor de investir a maior parte do dinheiro em futebol, que é a razão de ser de um clube.

  • Querubini

    Que loco mala esse tal de Copião. Avaliador de comentário. Afinal, quem é você?

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      kkkkk, tu és muito fraco. Você é o Francisco Coelho e o Francisco Coelho é você. Bah ….. !!!!!
      Fatos ….. kkkkk ….. é muita coincidência um positivando o outro em 100%.
      Show ….. continuem assim ….. é dimoaaaaaiiiiisssss ….. !!!!!

      Perguntem ao Ilgo, ele sabe com quem está lidando aqui, um por um.

      Esquece isso de querer saber quem é quem, Querubini, 95% aqui são fakes iguais à você & o Copião.

      AH, e a minoria odeia o Bolzan, Koff, Odone, Kroeff, Cacalo, etc & etc, além de odiar também Renato, Roger Machado, Felipão, etc & etc … !!

      • gremiocampeaomundial

        Não entendi esses nomes. Roger com Felipão e Renato? Odone com o resto? Resto com o Koff?

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Ei, esta resposta não para o Copião, é para o Querubini que é a bengala do Francisco Coelho.

      • Querubini

        Não palhaço. Não sou fake. Peça ao Ilgo meu telefone se acha que sou fake. Baba-ovo.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Tu não és um fake, tu és muito conhecido com 93 comentários a 2 anos. Cresça & apareça, pangaré do nordeste. (kkkkk).

  • Rezende

    O ABC de Natal e o Geninho já deram a PRIMEIRA LIÇÃO de segundona pros vermelhinhos arrogantes… Toma gol do PARDAL !!! EM CASA !
    Acabaram DE CARA com as fantasias da “Segundona Paraíso Pra Curtir” ou “Vou Subir com 6 Rodadas de Antecipação” da IVI-SCI….
    Podem se preparar para roer o ossinho até a MEDULA…
    E o Palmeiras Sinpof do Cuca tomou da Chapecoense que não poupou ninguém e ganhou. Quer empate ? TOMA DERROTA seu Cuca…
    Quero ver a POSTURA do Renato e do Grêmio contra os Patéticos do Paraná…

    • gremiocampeaomundial

      Mas o PIFA está jogando a Série B?

      Não tinha voltado pra Série A apresentando provas definitivas em Lausanne causando reviravolta no “Caso Victor Ramos”?

      Crefisa perdeu pra Chapecoense? Mas a Chapecoense não é aquele clube que perdeu todo o elenco num acidente aéreo ano passado e recomeçou do zero? E a Crefisa não investiu MÔNEI pra montar o “Melhor Elenco das Américas” (sic)? Não contratou o PODEROSO meia-armador Alejandro Guerra e o FENÔMENO goleador Miguel Borja?

      Mas não precisa ser caro pra ser bom? O bonequinho com o número mais alto não corre mais? No videogame é assim, não entendo mais nada.