Grêmio vence, convence e lidera

Nada pode ofuscar a vitória gigante sobre o Atlético Paranaense, que até este domingo só havia sofrido quatro derrotas em sua grama sintética, uma delas para o próprio Grêmio. Muito menos a vacilada de Marcelo Grohe.

Grohe exagerou na ‘cera’, e o juiz foi rigoroso, porque já vi cera muito pior (por exemplo, o goleiro Aranha no tristemente famoso jogo do racismo), e nada aconteceu. Grohe confiou que nada aconteceria, e se deu mal.

Por sorte, o time armado com sabedoria pelo técnico Renato Portaluppi ganhou maturidade e tem qualidade suficiente para resistir 15 minutos e garantir a vitória por 2 a 0, mantendo 100% de aproveitamento (o que não faz uma folga no momento certo…) no Brasileirão.

Se outros candidatos ao título da série A vacilarem como Grohe, o Grêmio vai, como diria um velho amigo dos tempos de redações da Caldas Júnior, ‘abiscoitar’ o tri do Brasileirão. O Grêmio, realmente, está ‘supimpa’.

Voltando ao jogo de Curitiba (cidade que me faz lembrar aqueles dolorosos 4 a 0), espero que os gremistas aliviem as críticas ao grande goleiro gremista, que pensem em suas grandes defesas e esqueçam eventuais falhas ou deslizes.

Deixem isso para os colorados. Acompanhem: eles usarão seus espaços para atacar Grohe, que tem seus defeitos, como todos os goleiros, mas que deve ser defendido pelos gremistas, que precisam colocar a paixão pelo time acima de teses e/ou preferências pessoais.

Não vi até hoje nenhum torcedor dar volta olímpica com troféu na mão por ter confirmada uma tese qualquer. 

Grohe deve ser preservado, até porque não tem substituto à altura, embora Léo tenha entrado bem. Mas isso não impede que Renato tenha uma conversinha ao pé do ouvido com seu goleiro.

Dito isso, só elogios ao Grêmio, que lidera o Brasileiro com 6 pontos e já começa a ser olhado de forma diferente pelos palmeirenses, corinthianos, flamenguistas, atleticanos, sempre apontados como favoritos ao título.

Mais uma vez a defesa foi uma muralha. A dupla de área foi impecável. Os laterais foram eficientes, com destaque para Cortez, que começa a levar jeito de titular.

No meio de campo, Ramiro foi de novo espetacular. Enchem a bola do Rodrigo Dourado, um volante muito bom, mas esquecem que Ramiro é superior, é ele quem dá equilíbrio ao time, e ainda ajuda a fazer gols, quando ele mesmo não os faz. O PGV, apelido que lhe dei há dois anos, está demais.

O novato Arthur mais uma vez encheu os olhos. Só é preciso cuidado com elogios de fonte suspeita, com terceiras e quartas intenções. Pés no chão.

Michel não chegou a brilhar, mas foi correto e importante na marcação, no combate incessante.

Na frente, Pedro Rocha foi taticamente importante, mas precisa jogar mais se quiser continuar na titularidade.

Por fim, o fazedor de gols. Lucas Barrios voltou a marcar e já alcança uma marca invejável.

Confesso que não esperava tanto dele. É, pra mim, uma grata surpresa.

PENALTI

Diferente dos tais observadores de arbitragem, não vi pênalti de Kannemann. A bola bateu em seu corpo e ricochetou no braço esquerdo.

Acertou o juiz.

Só falta dizerem que Grêmio ganhou com erro de arbitragem.

 

Se gostou, compartilhe!

  • Lucas Eduardo Pavão

    Grohe errou e errou muito hoje, mas é o melhor Goleiro que temos, os reservas são piores. Certamente serão tiradas as aprendizagens. Veja o Inter, desde o ano passado já usou um caminhão de Goleiros, mas não deram certo. O importante foi a vitória consistente que fizeram a alegria dos Gremistas. Todo o mundo em campo de futebol podem ser expulsos, o problema é que o Marcelo tá sendo espreitando por qualquer deslize, ai é um prato cheio, em vez de se comemorar a vitória se ataca o Luan por exemplo, até quinta vai ser o Goleiro o bola da vez, pq o Luan jogou bem, vai ter gente torcendo pra ele falhar quinta pra “vencer a guerra”.

  • Querubini

    Excelente texto. Mas tem que ser dado um belo puxão de orelhas no Grohe, pois não é de hoje essa cera ridícula. O time venceu quando tomou a atitude de atacar. Feliz pelo gol do Luan, para calar a IVI.

  • Arthur J

    Só assisti o 2o tempo, em que o Grêmio aplicou um rodiao no atlético.

    Sobre o Grohe, ele tem esse problema de fazer cera há anos. é extremamente irritante…

    A de hj ainda foi uma cera burra, pois o grêmio mandava no jogo e tinha tudo pra fazer mais gols.

    De destaques, cito o Ramiro, Luan e Arthur

  • Andre Peixoto – Sarandi/RS

    Vitória de ponta a ponta. Time tá azeitado e somente esperando a volta do Miller para voar baixo. Acredito que saia o Pedro Rocha, que mais uma vez não jogou nada. Essa parte tática, me perdoem os entendidos, eu não consigo enxergar.
    A parte triste foi a grande cagada do nosso goleiro, que no jogo passado falhou e nesse conseguiu ser expulso com o time ganhando de 2×0. Essa cera é ridícula e patética. Há tempos ele vem fazendo isso. Com 5 minutos de jogo ele já faz essa imbecilidade. Espero que Renato morda ele na caixinha por deixar o time na mão…
    Enfim, somos líderes, para desespero da ivi ridícula…

    • Fernando

      A IVI clama para que o Miller esquente o banco.

      • Andre Peixoto – Sarandi/RS

        Sim, ouvi o idiota do Guerrinha falar isso…

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Tá brabo, Andre, e o Guerrinha na jornada hoje soltou mais três pérolas contra o Zamora, Barrios e a lojística para Recife no sábado.
          Não entendo colocarem um colorado pra comentar os jogos do Grêmio, é pracabá.

          • Fábio Rübenich

            Temos que lançar campanha para o Cacalo comentar todos os 36 jogos restantes deles na B na Gaúcha. Inclusive viajando junto, já a começar por Belém neste sábado.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            kkkkk, seria ótimo & oportuno, Fábio.

          • Ilgo Wink

            baaahhhh

    • diego amaral

      Eu também não vejo essa parte tática toda do Podre Rocha. Só vejo perdendo gols cara a cara. Essa parte tática, não vwjo tanta,dificuldade assim do Miller fazer, é só treinar. Tenho medo que Renato tire Artur para colocar Bolanhos, só pra manter o Podre Rocha.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Acho que não, Diego, o Pedro Rocha será banco do Bolaños, pois o Arthur não sai mais do time.

        O melhor time que temos hoje com a volta dos lesionados, é:
        Grohe(?), Edilson, Geromel, Kannemann e Cortêz.
        Maicon, Ramiro, Arthur, Luan, Bolaños e Barrios.

        Léo Moura, Marcelo Oliveira, Douglas, Pedro Rocha, Michel vão ficar sentadinhos no banco. Que tal ?????

        • diego amaral

          Esse é meu time ideal também, aliás um puta time pra brigar por tudo esse ano. Basta,acertar no planejamento.

  • HENRIQUE MARTINS

    É isso que venho sonhando todos os anos, uma arrancada inicial na ponteira pra correr no pelotão de frente.
    O time “encaixou”.
    Ao meu ver, o responsável por isso chama-se Arthur.
    E digo mais…….me parece uma espécie de Iniesta, joga muito.
    Num futuro, vai render muito $$$ aos cofres do clube.
    Quero ver quando voltar as peças que faltam:
    MC: Maicon, Ramiro, Arthur e Luan
    AT: Bolanos e Barrios.

    Espero que este conjunto do meio pra frente continue este encaixe.

    • Fernando

      Maicon e Arthur são as engrenagens que darão ainda mais eficiência para o toque de bola.

  • Davi Calil

    Faltou o Luan. Ta na hora da torcida do Grêmio, além de Grohe como tu citou, abraçar TODOS os jogadores do Grêmio. Principalmente nosso melhor jogador, sim Luan. Deixem as cornetas pra IVI, que ta fazendo de tudo pra criar uma CRISE no Grêmio, fazendo campanha pra deixar Bolaños no banco, por exemplo. É hora de começarmos a lotar a Arena e abraçar o nosso time. Pois finalmente meus amigos temos um excelente time. Disputaremos títulos com toda certeza, e com a torcida JUNTO, o Grêmio se torna imbatível. Dalhe Grêmio.

    • Fernando

      Exato, no caso dos gurizinhos da B, o apoio a eles é tanto que só falta a IVI abraçar também a hashtag do “nada vai nos separar”.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Tens razão, Fernando, tá ridículo este tratamento da IVI à favor de tudo que é do BBinter e negativar tudo do Grêmio, até nas vitórias.

        Ouvi um comentário que disse tratar-se de birra da RBS e as outras por causa da Grêmio TV e Grêmio Rádio Umbro que fez o clube parar de investir nas mídias.

        Houve também aquele caso da inauguração da Arena onde a Sportv pagou mais pelo evento tirando a RBS da parada onde ela queria fazer um evento só para o estado do RS tratando o assunto como ”coisa nossa”, e a Sportv levou as imagens para o mundo, e isso doeu dimoaaaaaiiiiisssss.

    • Francisco Lanferdini Serafini

      Parece papo dos cara da Geral, hehehe. Da minha parte, se fizer merda, vai ouvir corneta.

      O Luan foi bem hoje. Na verdade, ele costuma ir bem, mas é criticado por errar o mais fácil, por complicar o fácil.

      Se ele simplificasse, tal como o Renato tem feito, renderia ainda mais.

      • Davi Calil

        Cara todos tem o direito de errar, eventualmente. Muitas vezes erramos no nosso dia-a-dia. Suárez hoje errou 2 gols cara a cara com o goleiro. Os craques erram. É simples. A corneta só é válida, se tu elogiar quando o certo for feito (e TODA vez que for feito). Só criticar por criticar, não leva a nada. Luan SE corrigido tais erros, torna-se gênio a nível de Neymar. Mas pra nossa sorte, e isso me basta, ele é somente Craque.

        Pode ser papo da Geral, não faço parte da organizada. Mas minha intenção é a união da torcida. Há muito tempo não temos um time tão bom quanto esse. E temos que aproveitar o momento para conseguir MAIS títulos. Deixando o mimimi pra IVI. A fase é bom, o Grêmio tem um baita time. Temos que converter em títulos. E a torcida precisa pegar junto.

        • Francisco Lanferdini Serafini

          Entendo teu argumento, mas não sei o quanto eu concordo.

          Pra mim, só corneta ou só elogio não são lá muito eficazes. Um tenta diminuir o que é bom e o outro mascarar o que é ruim. Há de ter um equilíbrio.

          Concordo que a fase é boa, mas a corneta não pode ser deixada de lado. O Grohe, por exemplo, tá merecendo tudo que tá ouvindo por conta da cera. O Pedro Rocha também. O Luan, no jogo de ontem não tem porque, vai ouvir corneta quando ele chutar com pé de pantufa de fora da área ou segurar muito a bola.

          A corneta pode mostrar com clareza o que o cara tem feito errado.

          E a IVI é isso aí. Grêmio indo bem ou mal, vão falar mal (nem é corneta o que os caras fazem). Até acho que o Grêmio andou trabalhando a cabeça dos jogadores para ignorarem o que a IVI diz, pois estão mostrando um controle emocional e um futebol muito bons.

    • Ilgo Wink

      Luan está acima de todos…
      na real, eu esqueci mesmo

  • Francisco Coelho

    Hoje foi um dia “muito especial” para que o joio fosse separado do trigo e a verdade triunfasse. O “grupo” ficou muito mais forte.

    O jogo teve 3 partes. A pior foi a presepada do Grohe e obrigou a mudança do Renato que havia acertado no inicio do segundo tempo mas preferiu segurar o jogo nos minutos finais.

    Talvez os mais velhos como eu entendam o que falo. Não gosto de ver o Grêmio segurar resultado. Sou dos que preferem martelar o adversário continuamente.

    Meu trauma acabou com a chegada do Oberdan Nazareno Vilain mas continuo sismado nos momentos finais… O sangue mais antigo me lembra dos momentos de angustia num passado não muito distante.

    Grohe de muito não me transmite confiança. Urge a eleição de um novo guarda metas confiável para tranquilidade dos torcedores.

    É importante e fundamental na minha opinião uma sequencia de bons resultados com muito saldo positivo para ganhar fôlego numa competição por pontos corridos.

    É de se esperar que Recife em 28/05 será um confronto definidor do rumo.

    • Querubini

      A tabela nos é favorável. Basta o time ter a postura de querer ganhar sempre e “martelar” durante todos os jogos.

    • Davi Calil

      Goleiro bom é sempre bem vindo. Grohe falhou é verdade. Mas cresce em momentos decisivos, Foi assim na final da Copa do Brasil, quando 1×0 para o Grêmio em minas, ele defende uma bola a queima roupa do adversário. Lembra muito Danrlei. Acho que estamos bem servido de goleiro, e com certeza vai aprender com esse erro. Mas claro, bons goleiros sempre são bem vindos.

    • HENRIQUE MARTINS

      Vi o jogo de Sport x Cruzeiro, time pernambucano muito mal e sem preparo.
      Se o Grêmio se impor, é vitória na certa.

  • Francisco Lanferdini Serafini

    Eu larguei um sonoro “bem feito” quando o Grohe levou o vermelho. Essa cera patética que ele só ele proporcionava tinha que ser punida. Parabéns a o juiz por ter colocado o goleiro no seu lugar (assim espero). O que ele tem que fazer é o que ele sabe, que é defender (e o faz muito bem). Cera deixa para os outros, de preferencia ninguém do Grêmio.

    O Grêmio foi bem novamente. Não curti muito o primeiro tempo. Pela cera do Grohe e pela velocidade do Luan, pensei que o SINPOF tivesse ativado, embora o Atlético estivesse bem montado em campo e jogando um futebol redondo. Felizmente, no segundo tempo, mostraram que queriam vencer e assim o fizeram. Muito bom isso aí!

    Se o time está numa fase boa, tem que aproveitar. Daqui um tempo, o time vai dar relaxada (é algo natural) e ficaria difícil recuperar pontos perdidos em jogos como de hoje. Por isso, vencer e vencer sempre que possível.

    A ansiedade vai ficando cada vez mais forte. O Grêmio mostrou em 3 jogos seguidos um bom futebol contra adversários duros. Dá pra começar a sonhar (ou a se iludir). Por isso, o jeito mais certo de acompanhar é jogo a jogo, mas é complicado não ser levado pela asas da imaginação e da ilusão.

  • Ricardo

    Grêmio tá jogando demais. Beijos pra quem diz que o Renato não é treinador.

    Ah, Ilgo, aposto um “six-pack” de qualquer cerveja tua que ninguém da IVI vai criticar o Grohe. Nunca criticaram, nunca vi um colorado que não goste dele… o Pedro Legado já começou a defender ele no Facebook.

    Sério, se qualquer um do time da IVI de 2017 ali do corneta do rw “usar o seu espaço para atacar o Grohe” eu pago a ceva e o Ilgo sorteia um felizardo e envia, combinado? Mas alguém tem que me pagar caso contrário… quem aceita?

    • Heraldo

      Talvez o Pedro de Lara aceite, só esperar ele aparecer.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Heraldo, não cutuca a fera ferida, pois ele está só esperando uma ou duas derrotas para estufar o peito e ”esquecer” toda esta fase pra dizer que tinha razão junto com seus outros três seguidores, pois eles são sempre muito previsíveis em defesa de suas teses. Aguarde.

  • Fabio Scheffer

    O Grêmio fez uma boa partida, controlou o jogo no 1° tempo e se soltou indo pra frente no 2° até a palhaçada do Grohe.
    Na boa tomou amarelo por cera, não faz mais e não corre risco caramba !!!
    Time exceção a P.Rocha foi todo bem, com muita pegada na defesa e movimentação do meio pra frente.
    Para mim foi pênalti contra o Grêmio pq se o lance fosse a nosso favor eu estaria cobrando. Mas se não marcou azar o deles, pq sabemos que no futuro vão acabar errando contra nós tb.
    Esse foi meu posto do jogo, agora vou fazer um mais interessante.

  • Rezende

    Um jogaço do Grêmio, não existe pressão pior que estar na segundona e empatar com o ABC e teu arqui-rival na Série A, liderando e JOGANDO MUITA BOLA…
    Cozinhamos o primeiro tempo, teve NANINHA PARANAENSE no segundo tempo e depois da cagada de um goleiro canastrão anunciada a TEMPOS, o Grêmio mostrou um capacidade fenomenal de resistir a pressão de jogar com um a menos.

    Discordo de ti Ilgo, Marcelo Grohe há muito vem com este comportamento RIDÍCULO em campo, simplesmente não por fazer CERA.
    É por fazer CERA MUITO MAL…
    É um canastrão em campo que FINGE muito MAL.
    E neste jogo o que a MAIORIA não enxergou nos comentários (mesmo nas transmissões e no pós-jogo) que a EXPULSÃO no segundo cartão amarelo não foi pelo retardo naquela jogada em si.
    A jogada foi apenas uma pequena gota d´água que transbordou do copo de canastrice da simulação PATÉTICA do “choque” do nosso goleiro com o Grafitte.

    ALI ele selou a decisão do juiz de expulsá-lo na primeira mínima gracinha ensebada…

    Ainda bem que seus companheiros competentemente salvaram-lhe a cara e o rabo…

    Não é de hoje que o comportamento dissimulado, ensebado e DESNECESSÁRIO do nosso goleiro, na maior parte das vezes, me irrita profundamente…
    Principalmente pela falta de inteligência da ocasião de fazer e muitas vezes de fazer quando absolutamente não precisava fazê-lo…

    COMO HOJE…

  • Fabio Scheffer

    Não sei se é verdade.
    Mas hoje encontrei em NH um amigo das antigas que me disse estar gravitando no mundo dos empresarios de futebol do RS.
    O cara que no passado não era de contar história acabou por me comenta certos bastidores de negócios do nosso tricolor.
    Repito não sei se é verdade.
    1° Luan tá com um pé no Liverpool (nenhuma novidade pq a mídia já anda divulgando)
    2° Maicon pode ir para China, e um repatriamento do Lucas Leiva estaria encaminhado se o capitão do penta sair
    3° Grêmio sondou Everton Ribeiro, meu sonho pra meia, pra substituir o Luan, mas o valor pedido nesse momento seria inviável mesmo com a grana do Luan entrando
    4° Miller tem sondagens fortes da China e de times da Premier League, chegou a citar Arsenal, mas q o Romildo quer mantê-lo muito pq já vai perder o Luan
    5° Pedro Rocha tem grandes chances de ser vendido para o futebol italiano (essa pra mim uma baita surpresa)
    Vamos ver se alguma dessas coisas acontecem, deixando mais uma vez claro que…
    Eu não sei se é verdade !!!

    • diego amaral

      Beleza Fábio, grandes contribuições. Essa do P.R. ser vendido, vou incluir nas minhas orações.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Fabio, vejo muito fundamento em todas as informações, porém, como o Grêmio já reembolsou o Rigo do arroz Prato Fino, acho que Bolaños fica e Éverton Ribeiro não vem mais por ser muito caro.

      Já Pedro Rocha que será banco do Bolaños, poderia embarcar amanhã de manhã, pois foi ridículo ele alegar cansaço por estar errando tantos gols, e sendo assim, ele está cansado a 3 anos e meio. Foi mal.

      • Robert Plant

        Sem grupo não há como ser campeão de nada. Luan deve sair mesmo e em saindo Maicon e repatriando Lucas Leiva, tudo certo. PR e Miller tem que ficar e bora ganhar ou Br, ou Libertadores ou CB!

    • Francisco Lanferdini Serafini

      Se tudo for verdade, podem ser 4 jogadores indo embora. É um belo desmanche. Embora, os nomes até me agradem. Luan, se for o jogador de ontem, fará falta, mas se for o Luan do começo do ano e o Grêmio conseguir uma bolada é muito bom negócio.

      Maicon seria bom demais indo embora. Pra mim, não tem espaço entre os titulares e é um baita chinelinho.

      Pedro Rocha errando os gols que erra dificilmente terá outra proposta de venda (se é que tem uma).

      Que entre um baita dinheiro, pra que o Miller possa ser mantido e o Lucas trazido.

      • Ilgo Wink

        o Grêmio vai considerar o custo/benefício de cada um, com certeza.

    • Ilgo Wink

      Boas informações, Fábio.
      Vamos esperar que se houver perda de jogador de qualidade venha reposição do mesmo nível ou mais

    • HENRIQUE MARTINS

      Se eu estivesse na diretoria do clube, tentaria manter Bolanos.
      Luan é inevitável pela $$$ que vai entrar, ai precisa repor com inteligência.
      Maicon, pode ir, temos Arthur.
      Pedro Rocha pode ir, prefiro Everton.

  • diego amaral

    O campeão do Penta apareceu novamente. Postura fora excelente. A zaga é uma muralha, nossa dupla parece o policial bom e o policial mau. Ramiro realmente evoluiu demais e eu, que era um crítico de seu futebol, hoje o considero titularíssimo. Participou dos 2 gols hoje. Luan voltando a jogar com vontade e o Rei Artur realmente é craque, lembra muito o Iniesta, joga com a,bola,colada no pé e cabeça erguida. Barrios é muito bom atacante, finaliza muito bem e se posiciona com perfeição dentro da área. Ghroe foi ridículo, não aguento mais esse goleiro, entristece saber que tem contrato até 2020. E Podre Rocha é o pior do time, espero que Renato coloque Miller em seu lugar. Algo diferente disto é bruxismo.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Ilgo !!!!!

    Sobre o Grohe eu fico com a maioria dos críticos aqui do Boteco, pois o que ele faz de cera nos jogos é irritante e tem ainda os gols que toma de cabeça dentro da pequena área, um absurdo, além de não saber jogar com os pés cobrando tiro de meta, ou bolas atrasadas e os balões para o campo de ataque que faz as bolas parar sempre no peito do adversário ou sair para a lateral.

    Ele está a 12 anos no grupo principal (desde 2005) e buscaram o Sajas em 2007, Victor em 2008 e Dida em 2013 porque havia Insegurança no Marcelo Grohe, e olhe que desde 2012 surgiram várias opções como o Cássio, Danilo Fernandes, Muralha, Wewerton, Gatito Fernandes, todos hoje com 28 ou 29 anos e a 5 anos atrás eles tinham 23, 24 anos.

    Sobre o grande jogo de hoje, tivemos um setor defensivo bem postado e firme em todos os lances, Cortêz vem crescendo, o meio combativo e articulado com Ramiro e Arthur voando, mas Luan e Barrios foram decisivos pelos gols, e acrescentando as assistências, passes e participação ativa nas jogadas até lembrou no 2º tempo o Grêmio da Copa do Brasil 2016.

    Liderança merecida pelo bom futebol apresentado mais uma vez contra um time que joga e deixa jogar, e o Pedro Rocha provando que será banco do Bolaños por não aproveitar a chance no time e perder tantos gols. É isso.

  • Heraldo

    Já que ninguém comentou ainda vai lá, não quero time misto ou reserva contra o Sport domingo, tem que jogar os melhores.

  • Nilton Oliveira

    Sou defensor do Grohe, mas o que ele fez ontem foi coisa de juvenil abobado. Se não sabe fazer cera, não faz.

    • Ilgo Wink

      foi o famoso ‘abobado da enchente’

  • Pedro de Lara

    Mais uma sem OS 3 BARBADOS.
    Bom. Muito bom.

    • Heraldo

      O que tá achando do Joel ???

      • Pedro de Lara

        Nosso Joel é um cara eshperto. Ninguém nega isso. Depois do pito que levou a duas semanas por conta do fiasco no Gauchão, se rendeu ao futebol “bola no chão” e tratou de recuperar os treinos específicos. Não descarto que tenha ligado para algum dos odiosos técnicos “estudiosos” para saber como se faz. Ele ou o seu auxiliar, o Mendes.
        Depois de anos, temos jogadores muito inteligentes no grupo. E são eles que teimam em não perder as características do esquema vencedor. Ramiro, além de ser o motorzinho, que joga em todos os lugares do campo, é um exemplo de jogador inteligente. Procura a bola para impedir que os truculentos do time a rifem a toda hora (caso do Kaneman, do próprio Geromel, do Michel e do Grohe). Mas ainda dá pra ver lapsos preguiçosos durante uma parte da partida.
        No mais, é arquivar os 3 barbados de vez para que sua liderança muitas vezes negativa seja completamente expurgada do time.
        Uma contrataçãozinho ou outra não deve ser descartada.
        E que o Joel continue fazendo o simples: entremeio a coletivos e rachões, uns treininhos escolados para a manutenção da mecânica.

        • Robert Plant

          Quando o time joga bem, é o time do Roger. Quando o time joga mal, é o do Renato. De modo que posso dizer que em Atlético Mg 1 x 2 Fluminense, ontem, no Independência, jogou o time do Renato??

          • Ilgo Wink

            Roberto, discutir com o avesso da Marcia de Windsor não dá, é perda de tempo.

          • Robert Plant

            Tens razão. Melhor ignorar!

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Não é Márcia de Windsor, por se tão ranzinza, ele é a real fotocópia autenticada da Araci de Almeida. (kkkkk).

          • Pedro de Lara

            Bueno, Ilgo. Tu sabes quem são as Marcias de Windsor do blog. Uma delas, inclusive, vive te dizendo que tu sabe com quem tu está lidando. Então, Ilgo, é baixar a orelha e concordar com tudo.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            kkkkk, tens razão, mas continuas ”o alvo” da maioria, porque será ?????

            E tem um outro sábio ineficaz que diz que eu sou um postulante a um cargo no conselho do Grêmio e que estou só esperando uma boquinha, Pedro, pode isso ????? Pois é, tá registrado por aqui em algum lugar.
            (kkkkk).

          • Pedro de Lara

            Copião. Tu estás muito excitado hoje.
            Vai babá o ovo do Joel, in loco, que passa.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Credo, Pedro, que ridículo este gosto teu aí de babar ovo de Joel, eu hein !!!!!
            Prefiro continuar com mulher e nem vou tentar uma coisa dessas, bom proveito se é a tua rotina. Bah …..

          • Rezende

            Pior é esse Frankenstein com nome do Pedro de Lara e cara de José Fernandes…
            Argh que mistura genética…

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Oremos ….. !!!!! (kkkkk).

          • Pedro de Lara

            Argumento raso não vale.

          • Robert Plant

            De acordo. Por isso não seria mais honesto tu admitires que na falta de argumentos fundamentados para criticar o trabalho do Renato, atacas a pessoa (joel, joel, joel, blá, blá, blá)? Decerto, mas considerando que isso jamais irás fazer, não desperdiçarei mais meu tempo contigo. Não há debate com quem tem ideia fixa. Quem tenta arrazoar com quem vive nesse estado, corre o risco de não ser muito diferente. Renato é o meu ídolo pelo que fez ao clube como jogador especialmente e também como técnico, mas estou aberto a criticar o trabalho dele quando vai mal. Aliás, coisa que já o fiz mais de uma vez aqui e em outros espaços. O contrário da tua parte nunca ocorreu (e jamais ocorrerá): Dar o devido crédito quando ele vai bem. Isso porque tens bronca pessoal com o treinador. De modo que, concordando contigo, acrescento que argumento ad hominem não é raso, está situado no subsolo.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Tá brabo, amigo, esse aí é usuário de antolhos desde o berço, ou o Ilgo tem 100% de razão: o Renato roubou uma namorada ou grande paixão dele ….. oremos !!!!!

        • Robert Plant

          E o mais engraçado, quem achou o lugar e recuperou o motorzinho Ramiro foi o “Joel”. Foi ele quem o colocou aberto da direita. Tu não torces para o Grêmio, torce para tuas teses!

          • Pedro de Lara

            Bueno. Alguma iniciativa o cara tem de ter, né?

          • Francisco Lanferdini Serafini

            Acho que o primeiro que o colocou o Ramiro jogar onde joga agora foi o Felipão. De qualquer forma, o Renato tá tirando o melhor do jogador.

          • Ricardo

            Verdade, inclusive foi no grenal do 4×1 a “novidade”. Mas depois ele se lesionou, e o Roger não aproveitou ele ali, foi o Renato que resgatou a ideia do Felipão.

          • Francisco Lanferdini Serafini

            No Grenal do 4×1, o Grêmio jogou assim: GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho (Maxi Rodríguez), Riveros, Ramiro e Alán Ruiz (Léo Gago); Dudu e Barcos . Tem certeza que era 4-2-3-1?

            O Grêmio da final de 2015, em que perdeu o por 2×1, era: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Rhodolfo, Erazo, Marcelo Oliveira; Fellipe Bastos (Walace), Maicon, Douglas (Everton), Giuliano, Luan; Braian Rodríguez (Yuri Mamute). Técnico: Luiz Felipe Scolari. Esse sim tinha cara de 4-2-3-1.

            Ainda em 2015, no jogo Ypiranga 0 x 1 Grêmio, a escalação gremista era: Marelo Grohe; Matías Rodríguez, Erazo, Rhodolfo e Marcelo Hermes; Marcelo Oliveira, Fellipe Bastos, Luan (Ramiro), Douglas (Araújo) e Giuliano; Yuri Mamute (Braian Rodríguez). Técnico: Luiz Felipe Scolari

            Dá pra ver que o Ramiro entrou no lugar do Luan. Se foi pra jogar no mesmo lugar que o Luan, eu não lembro, mas acho que sim.

          • Ricardo

            Tu pegou a escalação errada, no 4×1 foi:
            Marcelo Grohe; Pará, Geromel, Rhodolfo e Zé Roberto;
            Walace, Fellipe Bastos, Ramiro (Giuliano), Luan (Alan Ruiz (Matheus Biteco)) e Dudu;
            Barcos.

            O Alan Ruiz entrou, fez a confusão toda e saiu, lembra? O Ramiro fez o segundo gol, jogou aberto pela direita, Dudu aberto pela esquerda. Luan (depois o Alan) pelo meio.

          • Francisco Lanferdini Serafini

            Acho que peguei o Grenal do 4×1 errado. Tu se referia em Grêmio 4 x 1 Inter? A escalação em que peguei, foi a que o Grêmio perdeu por esse resultado.

            Sim, lembro da confusão, mas não lembrava da escalação. Muito bom!

          • Robert Plant

            Justo. Não me recordava de que o gringo foi quem primeiro experimentou o Ramiro ali. Aliás, fez um golaço de centroavante naquele Grenal dos 4 x 1. Mas o confrade aí em cima odeia mais o Renato do que um colorado para dar qualquer crédito a ele. Paciência

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Cara, seja mais inteligente, tu és muito limitado.
          Apaga isso aí, quanta werda nesse cérebro.

  • Pedro de Lara

    Ah! No meu tempo, a ordem para a cera partia da casamata.
    Será que mudou?

    • Robert Plant

      Após esse comentário, tragam um mito para o jurado. Grohe joga no time principal do Grêmio desde 2006, entres idas e vindas do banco. Além do Renato, passou nas mãos de Mano Menezes, Treinador-Trabalhador, Rosbife, Autuori, Pastor Silas, Julinho Camargo, Pofexô, Tio do Posto Ypiranga, Felipão e Roger. Isto é, desde que havia um supercontinente na Terra chamado Pangeia ele faz essa cera e o homem conseguiu insinuar que até isso pode ser culpa do Renato. Alguém ainda tem alguma dúvida de que a coisa é pessoal?

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Nenhuma, e o Ilgo cantou essa bola a uns 90 dias. Fato.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Pois é, Pedroca, foi o Treinador Renato Pentaluppi quem mandou ele fazer cera, tá bom, sei, mas ”o teu tempo” era do Fiat 147 L amarelo canário ou azul calcinha, e já fazem 40 anos (kkkkk).
      Na quarta-feira o Renato bateu no Abelão, ontem o Abelão bateu no Roger Guardiola dentro da casa dele e o Renato bateu no Autuori também dentro da casa dele.
      Pedroca, tu as vezes chega a ser até hilário com essa perseguição boba e sem sentido. Oremos.

  • Daniel Scherer

    Não muito mais a acrescentar ao que já foi dito por aqui. Mas Grohe ontem foi mal, muito mal, mas mal mesmo. Não sou crítico do Jacaré, acho que ele não é nosso maior problema, mas ontem ele abusou de ser burro e idiota. Eram 5 min do primeiro tempo e ele já estava fazendo cera. Ele nãos sabe fazer isso, é muito escancarado, tem que parar com isso. Poderia ter jogado fora uma vitória certa. Menos mal que Renato não passou a mão na cabeça dele. Fora isso, o que de mais importante fica é que nas últimas 3 partidas, contra adversários de série A, ganhamos as três com atuações maduras e consistentes, não foram vitórias circunstanciais. Sobre poupar jogadores, uma bichice diga-se de passagem, se tiver que poupar que seja contra o Zamora. Dá para ganhar do Sport lá e fazer gordura para que , quando nas oitavas da LA tivermos realmente que poupar alguns no BR2017, possamos fazer isso sem maiores consequências na tabela do brasileirão.

  • Robert Plant

    Já posso sonhar?

    • Ricardo

      Putz, eu já estou ficando preocupado porque estarei num avião durante a final da Libertadores (29/11)

      • Robert Plant

        Bah, não tens como trocar? rsrsrsr

        • Ricardo

          Não… passagem “de pobre” não pode ser alterada…

          • Robert Plant

            É, só se o controle de vôo disponibilizar um canal de rádio, kkk! Imagino a angústia!

  • Fábio Rübenich

    Pena que este árbitro não apitou aquele fatídico Grêmio X Santos na Arena em 2014. Aranha teria sido expulso antes de qualquer confusão.

  • Dilamar Costenaro

    Tirando o papelão do Grohe de resto o time foi perfeito, agora, alguém tem que chegar e mostrar a senha pra esse goleirinho, um banco faria muito bem a ele. Ainda bem que não comprometeu o resultado pela sua reincidência.

  • Luis Augusto Waschburger

    Estava ouvindo hoje pela manhã a Rádio Grenal e começou a ladainha de preservação dos titulares.
    Querem o Grêmio com reservas contra o Zamora e Time misto contra o Sport. Tudo em vista de preservar para o jogo contra o Fluminense.
    Haja saco!
    E se tomarmos um gol do Zamora, como fica?
    Deve-se deixar passar a oportunidade de buscar 3 pontos em cima do instável Sport na Ilha?
    O que acham os amigos?

    • Robert Plant

      Concordo. A hora é de ganhar do Sport e colocar 50.000 pessoas contra o Vasco dia 04.06, às 4 da tarde!

    • Fabio Scheffer

      Se confirmar o que dizem do Zamora vir com time reserva a Porto Alegre eu não teria duvida de poupar titulares e dar ritmo a reservas nesse jogo.

      Grohe, Edilson, Thiery, B.Rodrigo, Cortez;
      Kaio, Jailson, Lincoln, Gaston;
      Fernandinho, Everton.

      Talvez acrescentando Maicon e Miller se recuperados pra dar ritmo… Acho que seria suficiente para vencer os reservas do Zamora com certa tranquilidade né.

      Jogo contra o Sport seria um “treino de luxo” para os titulares manterem a ponta no Brasileiro e pegarem o Flu pela CdB semana que vem voando.

      • Luis Augusto Waschburger

        Fábio, o problema desta escalação é que se tomarmos um gol vai ser um desespero pra empatar.
        Eu não correria o risco de ficar fora da libertadores com este time aí…
        Depender de um chute mágico do Fernandinho ou de3 um gol de falta do Lincoln é dose!

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Bah, amigo, acho que ganhamos do Zamora com qualquer time, pois os caras não fizeram um ponto se quer, jogaram 5 e perderam as 5.

        • Fabio Scheffer

          Não velho, se o Zamora vier mesmo com time reserva dá pro Grêmio estar jogadores de boa.
          Eu pouparia certo Geromel e Kannemann (temos reposição), Léo Moura (pq Edilson deve voltar), Ramiro (suspenso), Artur (pq precisa melhorar condicionamento), Luan e Barrios (que poderiam ficar como opção de banco caso haja alguma dificuldade).

      • Francisco Lanferdini Serafini

        caralho, que meio campo horroroso, hahaha.

        “Kaio, Jailson, Lincoln, Gaston;”
        Nível dos Grêmio por 2004 e 2005.

        Mas de qualquer forma, se o Zamora vier como os reservas, tem que ganhar até com o Bolzan sendo o motorzinho do time.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Não, Francisco, vamos com força total nesse jogo com o Zamora e poupamos no domingo contra o Sport.

          • Francisco Lanferdini Serafini

            Tá decidido isso já? Decisão errada, ao meu ver.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Já, é uma decisão tomada hoje e está na capa do ClicRbs.
            Esta decisão é para fazer a melhor pontuação com saldo de gols possível.
            O Sport vai jogar também com time reserva domingo por causa da decisão da Copa do Nordeste.

          • Heraldo

            A decisão da copa nordeste é hoje, Sport vai completo domingo contra nós.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Sim, Heraldo, o jogo é hoje, viagem pra Bahia, concentração, jogo, desgaste, retorno, comemoração= festa ou perda=abalo.
            Por isso, no domingo a informação é de que vão com time misto ou reservas.
            Eu acho que podemos ganhar lá até com time alternativo, pois o Zamora e Fluminense são mais importantes ”neste momento”.

          • Francisco Lanferdini Serafini

            Chega a ser piada o Grêmio ter poupado contra o Guaraní pra privilegiar o Gauchão. Taí o resultado! Agora que importa, os caras tem que escolher se sairão prejudicados na Libertadores, na Copa do Brasil ou no Brasileirão.

            Parabéns aos envolvidos que tanto queriam essa merda de ruralito.

          • Fabio Scheffer

            Reserva na Ilha é arriscado demais pq historicamente o Grêmio não tem bons resultados naquele estádio.
            Eu continuo achando que pela fragilidade do Zamora e por ser o jogo na Arena, um time reserva reforçado de alguns titulares pontuais poderia dar conta.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Fabio, respeito tua opinião, mas na Libertadores e na Copa do Brasil ”neste momento” estamos apenas por um jogo, e o brasileirão tem ainda 36 rodadas.
            Mesmo assim, com gramado ruim e nossos resultados não muito positivos na Ilha do Retiro, ainda acho que com time alternativo é possível vencer domingo.
            O momento do time é muito bom e assim, joga amanhã e descansa os titulares por uma semana pra pegar o Fluminense. Achei boa a decisão.

          • Ricardo

            Pelo mesmo motivo (ainda ter 36 rodadas) é que eu acho que tem que jogar com os titulares domingo. Estamos em boa fase e eles em má, tem que aproveitar, daqui a pouco machuca um, sai outro, e o time dá uma oscilada, isso VAI acontecer (com todos os times). Os pontos perdidos não voltam.

          • Francisco Lanferdini Serafini

            Eu tô achando que é mais uma daquelas decisões que os caras da IVI querem nos empurrar sem combinar com os russos. O Saraiva, em coluna pós-jogo contra o CAP, já afirmava que o Grêmio ia poupar os titulares contra o Sport.

        • Fabio Scheffer

          Pois esses são os meio campistas reservas do elenco gremista (acrescentando-se o Michel quando o Maicon voltar), por isso é necessário o quanto antes a direção acrescentar mais um volante de qualidade e experiencia a esse grupo.

      • Nilton Oliveira

        Eu não pouparia Kannemann, Arthur, Pedro Rocha e Barrios pra esse jogo.

        E nem fodendo colocaria esse Gaston. O cidadão que teve a idéia de contratar esse cara merece como prêmio descascar um abacaxi de Itú com uma faquinha de passar manteiga.

        • Fabio Scheffer

          Pô, já eu acho o Gaston é um bom jogador que ainda não teve sequencia pra mostrar o seu melhor.

          • Daniel Scherer

            Exatamente Fabio. O cara só jogou uma partida inteira com os RESERVAS contra o São Paulo em Rio Grande e nas demais entrou faltando 15 min. Mas claro, ele deveria nestes poucos jogos estar totalmente entrosado, adaptado e fazer chover, acabar com os jogos. Essa visão é que não entendo. Não digo se ele joga ou não, apenas que não teve como mostrar se será útil, mas já colocaram uma pecha de que ele não joga nada. E outra, o cara se machucou.

    • Arthur J

      Acho que tirar 1 ou 2 que estiverem muito desgastados até vale. Mas não o time inteiro.

      Pra quinta o Ramiro não vai poder jogar, pois foi expulso. Então ele já é um poupado garantido. Edilson, se estiver recuperado, poderia entrar na vaga do Leo Moura.

      Contra o Sport, Maicon e Miller poderiam entrar, poupando o Arthur e o Luan, por exemplo.

      O Cortez eu deixaria jogando todos os jogos, até pra ganhar mais ritmo.

    • Querubini

      Na última entrevista o Renato salientou que vai levar em consideração na escalação os exames fisiológicos. Ou seja, é para ser por critério técnico e não apenas por critério do técnico. Tomara.

    • Nilton Oliveira

      O grande adversário em Pernambuco nem é o time do Sport em si, mas o gramado da Ilha do Retiro. Importantíssimo então ir com força total para lá e dar uma mesclada contra o Zamora amanhã. Contra o Fluminense? força máxima também.

    • Marcio Luiz

      Poupa qm está com desgaste ou risco de lesão e time titular em todas as partidas.

  • Deny Camargo

    Fico imaginando quando o Grêmio tiver no mesmo time 2 goleadores: Bolaños e Barrios. Quantos times no mundo tem 2 jogadores no elenco com a média de gols deles?

  • Andre Peixoto – Sarandi/RS

    Gurizada, precisamos achar o áudio do Mortadela naquele jogo da Batalha dos Aflitos. Precisamos de parte desde o penalti até o gol do Anderson. Quem conseguir, por favor, entre em contato…

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      André, achei na Rádio Gaúcha um arquivo reduzido de 30m44s com uma narrativa completa de todo o imbróglio, antes, durante e depois com Pedro, Rui, Benfica e Zé Alberto.

      Elimine os espaços e emocione-se mais uma vez, pois tem a narrativa até após o jogo. Show.

      http : // videos . clicrbs . com . br /rs/gaucha/audio/radio-gaucha/2015/11/arquivo-gaucha-batalha-dos-aflitos-parte/143554/

    • Francisco Coelho
  • Luiz Carlos Tavares da Silva

    Roubaram vergonhosamente do Atlético PR. Pênalti contra o BBrêmio está proibido de marcar?

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Achei que foi pênalti, pois se fosse na outra área, eu queria que fosse dado também, e mesmo assim, a vitória viria por 1×2 merecidamente.

      Porém, o ”se” não joga, senão, o BBinter não teria sido reBBaixado, né !!!!!

  • Robert Plant

    Acho que vem mais de uma taça neste ano!

  • Gilberto Rezende

    35 minutos do primeiro tempo, O Bahia vence o Sport na Copa do Nordeste por 1 x 0 e Rogério do Sport acaba de ser expulso por simulação.
    O time pernambucano está virtualmente derrotado, num clima tenso de decisão acirradíssima de ânimos na Fonte Nova.
    E o Sport terá de jogar 55 minutos mais acréscimos com um jogador a menos aumentando o desgaste num jogo pesadíssimo e muito disputado.
    Diego Souza muito nervoso e agressivo e os baianos focando nele.

    O Sport vai sair deste jogo DESTROÇADO.

    O Grêmio poupar 100% dos titulares domingo desconhecendo esta situação do adversário será um erro imenso !!!

    Se bobear o Ney Franco perde o emprego no Sport por inventar um esquema de três zagueiros e tomar uma sova do Bahêa….

  • Querubini

    Teste

  • COPIÃO DE TUDO

    Decisão corretíssima da comissão e direção do clube, time titular contra o Zamora e Fluminense. Domingo é time alternativo com uma semana de descanso para os titulares e vamos ganhar do Sport lá, pois temos que testar alguns jogadores porque o ano é longo e a viagem a Recife é desgastante.

  • Gilberto Rezende

    Termina o jogo Bahia campeão do Nordeste e o MELHOR ficou só no 1 x 0 !!!
    O Sport teve que jogar TUDO pois um gol levava a decisão por pênalti…
    O jogão foi lá e cá e foi uma GRANDE decisão típica que te deixa sem energia alguma no final !!!
    O jogo terminou e na imagem tinham 3 jogadores do Sport que se atirarão no gramado por exaustão assim que o juiz apitou o final e os demais segurando os joelhos extenuados…

    Será o maior erro da história o Grêmio poupar o time no domingo…

    É BEM provável quer tanto o Sport como o Bahia percam seus jogos no Brasileiro contra o Grêmio e Botafogo…

    Não podia ser melhor para o Grêmio e as expulsões automáticas (3) terão de ser cumpridas no brasileiro (só não tenho CERTEZA se já contra o Grêmio)…

  • Gilberto Rezende

    Conforme o previsto o Sport DEMITIU o treinador Ney Franco após a derrota na decisão da Copa do Nordeste…

    3 pontos fora de casa madurinhos para COLHER no domingo em Recife…

    TEM CERTEZA de devemos escalar um time 100% reserva no domingo ???

  • COPIÃO DE TUDO

    Gilberto Medeiros, acho que é possível vencer sim no domingo com uma escalação assim:

    Léo, Léo Moura,Bruno Rodrigo Thiery e Cortêz.
    Jailson, Arthur, Maicon, Gata (Lincoln), Bolaños e Éverton

    O ano é longo, são três competições fortes, a viagem à Recife é longa e cansativa e precisamos testar outros jogadores do grupo para o futuro.

  • Heraldo

    Domingo é o dia do Sport devolver os 3 pontos que o Grêmio entregou ano passado na arena.

  • Gilberto Rezende

    Se o Renato montar um time como ele fez quando poupou o Time NA LIBERTADORES no Paraguai contra o Guaraní não vai ser nem perto do time que tu supõe aí XEROX OF EVERYTHING…
    Ele poupa os 17 titulares…
    Aí pode ter até Bressan de lateral esquerdo…

  • COPIÃO DE TUDO

    Gilberto Rezende, é que Cortêz e Arthur precisam de mais ritmo de jogo e Maicon e Bolaños estão voltando de lesão e Éverton é a velocidade necessária nas retomadas de bola.

  • Francisco Coelho

    Muitos Clubes estão dando um alívio ou reformando seu plantel para a segunda etapa de 2017. Muito se lê e escuta da chegada e saída de jogadores para o Grêmio.

    Só que as peças ou posições necessárias não ficam claras pela direção. Falo da camisa 1, 6 e 10 que na minha opinião não esta ao nível que se deseja para grandes conquistas.

    Nosso “grupo” de jogadores é grande e em algumas posições há muita gente. Gente sem necessidade é custo e custo. É possível formar várias equipes e isso é desperdício.

    Claro que sabemos ser longo o caminho e cartões ou lesão podem causar baixas só que a base pode suprir. Até para dar ritmo de jogo e aprimoramento não seria melhor emprestar estes jogadores para outros clubes?

  • heraldo

    Everton Ribeiro ou Diego Tardelli ???
    Noticia da Fox Sports, com apoio financeiro de Celso Rigo (o tio do arroz) Gremio entra forte para contratar Everton Ribeiro ou Diego Tardelli.

  • Gilberto Rezende

    Francisco repito o que venho dizendo, o Grêmio tem de PERCEBER que este ano não tem precedente no futebol Brasileiro com as mudanças nos calendários brasileiros e sul-americanos de competições…

    Quase todas competições relevantes passaram para o segundo semestre que será PESADÍSSIMO, quem perceber isso e concentrar AGORA seus esforços no TURNO do campeonato brasileiro será recompensado mais adiante com uma possibilidade MAIOR de ser o Campeão Brasileiro de 2017.

  • Querubini

    Vimos o time de Roger Machado hoje na Arena novamente.